Sei sulla pagina 1di 21

Instituto Politcnico de Setbal

Departamento de Sistemas e Informtica

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

0
0 1 2 3

ndice
ndice ........................................................................................................ 2 Objetivos ................................................................................................... 3 Instalao do software .............................................................................. 3 IDE Code::Blocks Ambiente de Desenvolvimento ................................... 9

Pgina 2 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Objetivos

Com a utilizao deste guia, pretende-se que o aluno seja capaz de: Efetuar o descarregamento do Code::Blocks 10.05. Instalar o Code::Blocks 10.05. Ter o primeiro contacto com o Integrated Development Environment (IDE) do CodeBlocks.

Instalao do software

O software a instalar dever ser o Code::Blocks 10.05 e pode ser descarregado a partir da hiperligao http://www.codeblocks.org/ ou plataforma Moodle. Neste caso vamos usar a hiperligao acima referenciada. Para usar a hiperligao basta usar a tecla CTRL do seu teclado premindo-a e em simultneo clicar na hiperligao. E ir aparecer a seguinte pgina de Internet. Nesta pgina vai clicar no menu horizontal onde diz Downloads.

Depois de clicar em Downloads ir aparecer a seguinte pgina:

Nesta pgina vai clicar em Dowload the binary release, e ir aparecer uma nova pgina.

Pgina 3 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Nesta pgina, e uma vez que o Sistema Operativo pretendido baseado no Windows e nas verses 2000/XP/Vista/7 vamos escolher o ficheiro codeblocks-10.05mingw-setup.exe, para o efeito temos de clicar na ligao BerliOS que se encontra na coluna que diz Download from.

Quando esta pgina aparecer vamos clicar na ligao que diz download. Depois de termos clicado ir aparecer o seguinte ecr:

Neste ecr vamos clicar no boto Save (Guardar). Vamos guardar o ficheiro no Desktop (Ambiente de trabalho). Depois de clicar no boto Save (Guardar). O ecr seguinte mostra que o descarregamento do ficheiro est em curso.

Pgina 4 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Caso no existam problemas com a ligao Internet e depois de concludo o descarregamento, o ficheiro, codeblocks-10.05mingw-setup.exe, ir aparecer no seu Ambiente de trabalho.

No seu Ambiente de trabalho vamos clicar no cone setup.exe.

codeblocks-10.05mingw-

Neste ecr basta clicar no boto Next, para iniciar a instalao do IDE.
Pgina 5 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Neste ecr necessrio concordar com a licena de utilizao para poder prosseguir com a instalao, para tal s clicar no boto I Agree.

Aqui no vamos alterar os componentes por defeito, e apenas clicar no boto Next.

Pgina 6 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Neste ecr vamos ser questionados sobre a pasta de destino do IDE Code::Blocks, vamos clicar no boto Next.

Depois de concluda a instalao, aparece este ecr, que pergunta se queremos iniciar o Code::Blocks, neste tutorial vo clicar no boto No.

Neste ecr, e para finalizar a instalao, vamos clicar no boto Finish. A partir deste momento dispe do IDE Code::Blocks instalado no seu computador. Para aceder ao IDE Code::Blocks, clicamos no menu Iniciar (Start), depois em Todos os programas (All Programs), de seguida em CodeBlocks e por fim clicamos de novo em CodeBlocks.

Pgina 7 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Para evitar esta operao sempre que se pretenda usar o IDE, vamos criar um atalho no Ambiente de trabalho. Para criar um atalho procedemos como foi dito anteriormente, mas com uma diferena ao invs de clicar com o boto da esquerda do rato em CodeBlocks (o segundo), clicamos com o boto do lado direito do rato, como resultado vai aparecer o seguinte ecr:

Ento escolhemos com o boto do lado esquerdo do rato Enviar para (Send to) e depois Ambiente de trabalho (criar atalho) (Desktop (create shortcut)).

Como podemos verificar existe um novo cone no Ambiente de trabalho (Desktop), CodeBlocks

portanto a partir de agora para iniciar o IDE Code:Blocks basta clicar nesse cone.
Pgina 8 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

IDE Code::Blocks Ambiente de Desenvolvimento

Para iniciar o IDE Code::Blocks vamos clicar no cone CodeBlocks que se encontra no Ambiente de trabalho. O prximo ecr aparece sempre que se inicia o IDE Code::Blocks. Ele exibe sempre uma dica, se no pretendermos que ele exiba as dicas s clicar na caixa de verificao Show tips at startup para retirar o visto. No entanto, aqui vamos clicar apenas no boto Close.

Aparece tambm outra janela Scripting console que dever tambm ser fechada. O prximos ecrs demonstram como se inicia um novo Projeto, bem como de outras funcionalidades deste IDE. Ento para iniciar um novo Projeto basta clicar no menu File, depois New e finalmente Project .

Pgina 9 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Depois necessrio escolher qual a Categoria do Projeto, vamos escolher Console application, clicando em cima do cone respetivo e de seguida clicar no boto Go.

O ecr seguinte tambm s ir aparecer uma nica vez, portanto s clicar no boto Next.

Pgina 10 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Este ecr ir aparecer sempre que iniciarmos um novo projeto, e a nossa escolha para a linguagem de programao a usar ser sempre C, de seguida clique no boto Next.

Pgina 11 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Para iniciar um novo projeto temos que lhe atribuir um nome, neste caso o nome atribudo ser Proj1. De seguida vamos atribuir uma pasta onde o nosso projeto ir ficar guardado, temos que clicar no quadrado com 3 pontos que se encontra no final da caixa de texto com o nome Folder to create Project in, aps o clique surge este ecr:

Neste ecr possvel navegar at ao local onde se encontra a pasta que ir guardar o nosso projeto (se esta pasta tiver sido previamente criada) ou ento criamos uma nova pasta usando o boto Criar nova pasta.(Make New Folder).

Pgina 12 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Vamos criar uma nova pasta com o nome IPC_2011_2012 e de seguida basta clicar no boto OK.

Neste ecr, uma vez que j definimos o ttulo do projeto e a pasta que o vai conter, s clicar no boto Next.

Pgina 13 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Neste ecr, caso no esteja definido por omisso, o compilador a usar e quais as pastas que iro conter as verses de Debug e de Release, dever ser alterado como mostra a imagem e de seguida clicar no boto Next.

Finalmente chegamos ao ponto pretendido o ecr principal do nosso IDE Code::Blocks, no painel que se encontra do lado esquerdo que tem o nome Managment, vo clicar no separador Projects e de seguida no sinal de mais que antecede Sources, para ser possvel visualizar o cdigo fonte.

Pgina 14 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Neste ecr vamos clicar em Main.c e no painel central vamos poder ver o cdigo fonte associado ao ficheiro Main.c, este painel onde vamos escrever o nosso cdigo. Para executarmos o nosso primeiro programa, podemos usar no menu do IDE a opo Build e a opo Debug, ou ento usamos os atalhos seguintes:

Para efetuar um Build do projeto clicamos na roda de cor amarela, para executar um programa clicamos na seta de cor verde, para fazer um Build and Execute, utilizamos a roda de cor amarela com uma seta de cor verde. Neste tutorial clicmos na seta de cor verde.

Aps termos clicado surge o resultado do nosso primeiro programa, a clebre frase Hello World!
Agora vamos prestar ateno ao painel que se encontra do lado esquerdo Managment e vamos clicar no separador Symbols, como podemos observar ele vai exibir todas as nossas funes globais, variveis, etc.

Pgina 15 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Neste exemplo clicamos em Global Functions e o IDE vai exibir a nica funo existente neste exemplo main():int

De novo no painel central, introduziu-se uma nova varivel do tipo inteiro e inicializada int numero1=10, e vamos usar a funo printf para mostrar o seu valor no ecr, reparem que o IDE mal se digitou as primeiras letras da funo exibiu logo a instruo completa.

Como tambm exibe quais os argumentos para essa mesma funo.

Pgina 16 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Inclusive o IDE conhece todas as variveis declaradas, neste caso numero1 a nossa varivel do tipo inteiro.

No ecr seguinte, de uma forma intencional, definimos duas vezes a mesma varivel, e, quando vamos executar a aplicao o IDE assinala a linha que contm o erro (a vermelho), como tambm nos informa qual o tipo de erro no painel Logs & others, separador Build messages.

Este IDE tambm permite que se definam pontos de paragem durante a execuo do programa para podermos seguir a execuo linha a linha e em simultneo monitorizar as variveis. Para isso colocamos a ponta da seta do rato, (por exemplo na linha 7) e clicamos com o boto do lado direito.
Pgina 17 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Neste menu que exibido vamos escolher a opo Add breakpoint com o boto do lado esquerdo, para definir um ponto de paragem do programa quando em execuo.

E de seguida no menu principal do IDE, clicamos na opo Debug, depois escolhemos Debugging Windows e por fim a opo watches. De seguida escolhemos de novo a opo Debug e Run to cursor.

O programa entra em execuo e pra no ponto de paragem por ns definido, e, se repararem, existe uma janela watches que exibe o valor da varivel numero1.

Pgina 18 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Para executarmos a prxima instruo podemos usar as combinaes de teclas ALT + F7, ou ento usar os smbolos . Basta parar um pouco com o apontador do rato em cima de cada um dos smbolos e o IDE informa qual a funo de cada um. O que pretendemos Next instruction para executar as instrues de forma sequencial e assim visualizar o valor que as variveis tomam.

Neste ecr como podem verificar a nossa varivel numero1 j possui um valor igual a 100, isto, porque o programa acabou de executar a linha que define um novo valor para ela. A indicao da linha a ser executada dada pela seta de cor amarela. NUNCA esquecer de gravar sempre o trabalho. Para o efeito utilizamos no menu principal a opo File, e, neste exemplo concreto foi usada a opo Save all projects.

Pgina 19 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Para voltar a abrir um projeto que j foi iniciado podemos escolher no painel central do IDE a opo Recent projects e clicar na ligao correspondente ao projeto que se pretende reabrir.

E podemos retomar o nosso projeto. Para abandonarmos o trabalho basta escolher no menu a opo File e depois escolher a opo Quit.
Pgina 20 de 21

Introduo Programao de Computadores

Guia de CodeBlocks

Quando escolhemos a opo Quit o IDE vai perguntar se pretendemos gravar o nosso espao de trabalho.

Depois deste pequeno tutorial, o aluno dever ser capaz de instalar o software necessrio para a disciplina de Introduo Programao. Dever tambm ser capaz de trabalhar com o IDE proposto, bem como de possuir algumas noes das vantagens do uso de um IDE. Contudo, necessrio uma postura pr ativa por parte do aluno, para explorar mais detalhes quer da linguagem C quer do IDE proposto (Code::Blocks 10.05).

Pgina 21 de 21

Potrebbero piacerti anche