Sei sulla pagina 1di 3

DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO APLICADO A MEDIO DE CONDUTIVIDADE DE SOLUES SALINAS.

Renato A. Freitas1, Cristvo M. de O. L. Filho 1, Reginardo T. L. Jnior 1, Raimundo C. S. Freire 1, Eudsio O. Vilar 1, Kaline M. de S. Viana1, Arcio C. O. Feitosa1
1

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campina Grande, Brasil, (renato.freitas@ee.ufcg.edu.br, cristovao.molf@gmail.com, kakarotu@gmail.com, rcsfreire@dee.ufcg.edu.br, vilar@deq.ufcg.edu.br, kalinesouto@yahoo.com.br, aerciofeitoza@gmail.com)

Resumo: Apresenta-se neste trabalho o desenvolvimento de um instrumento aplicado medio da condutividade eltrica de solues salinas, destinado a laboratrios de engenharia eletroqumica, para a determinao do Nmero de MacMullin. A determinao do Nmero de MacMullin necessria para a caracterizao do diafragma utilizado no processo de produo de cloro-soda. Tais diafragmas so feitos de amianto, material txico, por isso torna-se necessria sua substituio por materiais que possuem as mesmas caractersticas. Palavras chave: condutivmetro, solues salinas, nmero de MacMullin. 1. INTRODUO No processo de produo de cloro-soda so utilizados diafragmas de amianto, como interface para separao do cloro e da soda. Atualmente o amianto foi proibido de ser utilizado por ser altamente prejudicial sade, assim pesquisas esto sendo realizadas para substituio do amianto por materiais alternativos. Os diafragmas alternativos devem possuir propriedades semelhantes aos diafragmas de amianto, tais como serem permeveis e possurem baixa queda hmica. Para a caracterizao do diafragma utilizado no processo de produo de cloro-soda utilizado o Nmero de MacMullin (NM) que uma medida adimensional dada pela relao entre a resistividade do meio eletrlito com o diafragma (d) e a resistividade do meio eletrlito sem o diafragma (s) [1,2]. Para a realizao do experimento de determinao do Nmero de MacMullin necessria a medio da resistncia de solues salinas, como idealizado em [1], em que o diafragma introduzido entre os eletrodos ambos em um recipiente contendo a soluo salina, como mostrado na Fig. 1.

Fig. 1. Experimento de Poush[1].

Uma maneira de obter o valor da resistncia dessas solues utilizando um condutivmetro, porm os condutivmetros convencionais no possuem a capacidade de medir a alta condutividade de tais solues. Portanto, para possibilitar a realizao do experimento foi desenvolvido um condutivmetro que atendesse as especificaes requeridas. O condutivmetro desenvolvido utiliza um microcontrolador da famlia PIC, da Microchip, para realizar as medies e em seguida apresentar os resultados obtidos em um display LCD. 2. OBJETIVO O Objetivo deste trabalho apresentar o desenvolvimento de um condutivmetro, baseado em microcontrolador da famlia PIC, para a medio da condutividade de solues salinas. Esse condutivmetro ser utilizado em laboratrios de engenharia eletroqumica para caracterizao de diafragmas utilizados em processos de produo de cloro-soda.

VIII Semetro. Joo Pessoa, PB, Brasil, Junho 17 19, 2009

3. METODOLOGIA O experimento para a determinao do Nmero de MacMullin (NM), o qual representado pela equao 1, consiste em realizar as medies da condutividade eltrica da soluo com o diafragma (d) e sem o diafragma (s).

4. DESENVOLVIMENTO O princpio de funcionamento do condutivmetro desenvolvido efetuar a medio da corrente que passa pela clula de soluo salina, na qual aplicada uma tenso conhecida. Na Fig. 4 mostrado o diagrama em blocos do circuito do condutivmetro.

NM =

d s = s d

(1)

Na equao 2, est apresentada a relao entre a condutividade eltrica (), de uma soluo salina em geral, a condutncia (G), a distncia entre os eletrodos (L) e a rea eletrdica (A).

=G

L A

(2)

A clula de soluo salina utilizada, mostrada na Fig. 2, possui L = 4 cm e A 3.141592653cm.

Fig. 2. Clula de soluo salina.

Fig. 4. Diagrama em blocos do circuito eletrnico do condutivmetro.

Para a realizao dos ensaios experimentais o condutivmetro conectado aos terminais da clula de soluo salina, conforme apresentado na Fig. 3.

Inicialmente um oscilador gera um sinal senoidal de amplitude fixa na freqncia de 1400 Hz, que ser aplicado aos terminais da clula de soluo salina. O sinal senoidal com essa freqncia evita que os ons da soluo se polarizem, permitindo a medio correta da condutantncia. O sinal proveniente do oscilador passa por um atenuador de sinal da ordem de 100 vezes com um intuito de diminuir sua amplitude e limitar a corrente que circula pela soluo. O sinal atenuado passa por um estgio de potncia que consiste em uma fonte de corrente capaz de fornecer uma corrente em torno de 40mA para a soluo. Aps a soluo, o sinal passa por um amplificador de ganho 100 para elevar sua amplitude seguido de um filtro passa faixa, centralizado na freqncia de 1400Hz.

Fig. 3. Desenho esquemtico da montagem do experimento.

Como o microcontrolador PIC opera com valores positivos de tenso necessrio retificar o sinal senoidal obtido na sada do filtro passa faixa. Para tal aplicado um retificador de onda completa de preciso que possui caractersticas de transferncia de alta preciso [2].

VIII Semetro. Joo Pessoa, PB, Brasil, Junho 17 19, 2009

O sinal obtido na sada do retificador de preciso discretizado por meio do conversor A/D, interno do microcontrolador PIC utilizado (PIC18F2550), o qual possui uma resoluo de 10 bits. O valor da tenso do oscilador tambm discretizado pelo mesmo conversor. Com os valores da tenso proveniente da soluo e o valor da tenso do oscilador, armazenados, efetuado o clculo da condutncia, obtido dividindo o valor da corrente da soluo (is) pela tenso do oscilador (Vos) como apresentado na equao 3.

Tabela 1: Nmeros de MacMullin calculados

Espessura do Diafragma(mm) 1,55 1,80 2,77 3,02 3,25

N de MacMullin obtido em [1] 5,15 5,3 4,63 7,5 7,45

N de MacMullin Experimental 5,1613 5,5000 4,7259 8,0860 7,4247

i G= s Vos

(3) A grande vantagem do instrumento desenvolvido est no fato de que o mesmo possibilita a leitura de condutividade de solues salinas em concentrao considervel, em torno de 80 g/l de NaCl, na qual os condutivmetros convencionais no conseguiram medir. REFERNCIAS [1] K.A. Poush, D.L. Caldwell, J. Van Zee, R.E. White Characterization of Asbestos Diaphgrams for Chloralkali Electrolysis, Modern Chlor-Alkali Technology, Vol.2, 1983. [2] D. L. Caldwell, K. A. Poush Porous separators for electrolytic processes, United State Patent, number 4,464,238, Midland, Michigan, maio de 1983. [3] A. S. Sedra, K. C. Smith Microeletrnica, Editora Makron Books, 2004.

Com isso, por meio da equao 2, pode-se calcular a condutividade. Na Fig. 5 mostrado o condutivmetro em funcionamento.

Fig. 5. Condutivmetro em utilizao.

5. CONCLUSO O experimento de determinao do Nmero de MacMullin foi realizado com o condutivmetro desenvolvido, fornecendo resultados considerados coerentes. Os nmeros de MacMullin calculados com os valores das condutibilidades obtidas com diferentes diafragmas de amianto, apresentado na tabela 1 e pode ser comparado com os valores obtidos em [1].

VIII Semetro. Joo Pessoa, PB, Brasil, Junho 17 19, 2009

Potrebbero piacerti anche