Sei sulla pagina 1di 10

Centro de Estudos Anglicanos

39 ARTIGOS DE RELIGIO ARTIGO I DA F NA SANTSSIMA TRINDADE. H um nico Deus, vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo, sem partes nem paixes, de infinito poder, sabedoria e bondade; Criador e Conservador de todas as coisas visveis e invisveis. E na unidade desta Divindade h trs Pessoas, da mesma substncia, poder e eternidade: o Pai, o Filho, e o Esprito Santo. ARTIGO II DO VERBO OU FILHO DE DEUS, QUE SE FEZ VERDADEIRO HOMEM. O Filho, que o Verbo do Pai, gerado da eternidade do Pai, verdadeiro e sempiterno Deus, e consubstancial com o Pai, tomou a natureza humana no ventre da bendita Virgem e da Sua substncia; de sorte que as duas inteiras e perfeitas Naturezas, isto , Divina e Humana, se reuniram em uma Pessoa, para nunca mais se separarem, das quais resultou Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem; que verdadeiramente padeceu, foi crucificado, morto e sepultado, para reconciliar Seu Pai conosco, e ser vtima no s pela culpa original, mas tambm pelos atuais pecados dos homens. ARTIGO III DA DESCIDA DE CRISTO AO HADES.

Assim como Cristo morreu por ns, e foi sepultado; assim tambm deve ser crido que desceu ao Hades. ARTIGO IV DA RESSURREIO DE CRISTO. Cristo verdadeiramente ressurgiu dos mortos e tomou de novo o Seu corpo, com carne, ossos e tudo o mais pertencente perfeio da natureza humana; com o que subiu ao Cu, e l est assentado, at que volte a julgar todos os homens, no derradeiro dia. ARTIGO V DO ESPRITO SANTO O Esprito Santo, procedente do Pai e do Filho, da mesma substncia, majestade e glria que o Pai e o Filho, verdadeiro e eterno Deus. ARTIGO VI - DA SUFICINCIA DAS ESCRITURAS SAGRADAS PARA A SALVAO A Escritura Sagrada contm todas as coisas necessrias para a salvao; de modo que tudo o que nela no se l, nem por ela se pode provar, no deve ser exigido de pessoa alguma seja crido como artigo de F ou julgado como requerido ou necessrio para a salvao. Pelo nome de Escritura Sagrada entendemos os Livros cannicos do Velho e Novo Testamentos, de cuja autoridade jamais houve qualquer dvida na Igreja.

NON-ACTIVATED VERSION www.avs4you.com

Centro de Estudos Anglicanos

DOS NOMES E NMEROS DOS LIVROS CANNICOS Gnesis xodo Levtico Nmeros Deuteronmio Josu Juzes Ruth Primeiro Livro de Samuel Segundo Livro de Samuel Primeiro Livro de Reis Segundo Livro de Reis Primeiro Livro de Crnicas Segundo Livro de Crnicas Primeiro Livro de Esdras Segundo Livro de Esdras Ester J Salmos Provrbios Eclesiastes ou Pregador Cntico dos Cnticos Os quatro Profetas Maiores Os doze Profetas Menores.

E os outros Livros (como diz Jernimo) a Igreja os l para exemplo de vida e instruo de costumes; mas no os aplica para estabelecer doutrina alguma; tais so os seguintes: Jesus, filho de Sirac Terceiro livro de Esdras O Profeta Baruch Quarto Livro de Esdras O Cntico dos Trs Mancebos Livro de Tobias A histria de Suzana Livro de Judite De Bel e o Drago O restante dos livros de Ester Orao de Manasss Livro da Sabedoria Segundo Livro de Macabeus.

NON-ACTIVATED VERSION www.avs4you.com

Recebemos e contamos por cannicos todos os Livros do Novo Testamento, como so comumente recebidos. ARTIGO VII DO VELHO TESTAMENTO O Velho Testamento no contrrio ao Novo; porquanto em ambos, tanto Velho como Novo, se oferece a vida eterna ao gnero humano, por Cristo, que o nico mediador entre Deus e o homem sendo ele mesmo Deus e homem. Portanto no devem ser ouvidos os que pretendem que os antigos pais s esperaram promessas transitrias. Ainda que a Lei de Deus, dada por meio de Moiss, no que respeita a Cerimnia e Ritos, no obrigue os cristos, nem devem ser recebidos necessariamente os seus preceitos civis em nenhuma comunidade; todavia, no h cristo algum que esteja isento, da obedincia aos Mandamentos que se chamam Morais. ARTIGO VIII DOS CREDOS O Credo Niceno e o que ordinariamente se chama Smbolo dos Apstolos devem ser inteiramente recebidos e cridos; porque se podem provar com autoridade muito certas da Escritura Sagrada.

Centro de Estudos Anglicanos

ARTIGO IX DO PECADO ORIGINAL O pecado original no consiste na imitao de Ado (como vmente pregado pelos pelagianos); , porm, a falta e corrupo da Natureza de todo o homem gerado naturalmente da semente de Ado; pelas quais o homem dista muitssimo da retido original e de sua prpria natureza inclinado ao mal, de sorte que toda a carne sempre cobia contra o esprito; e, por isso, toda pessoa que nasce neste mundo merece a ira e condenao de Deus. E esta infeco da natureza ainda permanece tambm nos que so regenerados, pela qual o apetite carnal chamado em grego Phrnema sarks (que uns interpretam sabedoria, outros sensualidade, outros afeio e outros desejo carnal), no sujeito Lei de Deus e apesar de que no h condenao para os que crem e so batizados, contudo o Apstolo confessa que a concupiscncia e luxria tm de si mesmas a natureza do pecado. ARTIGO X DO LIVRE ARBTRIO A condio do homem depois da queda de Ado tal que ele no pode converter-se e preparar-se a si mesmo por sua prpria fora natural e boas obras, para a f e invocao a Deus. Portanto no temos o poder de fazer boas obras agradveis e aceitveis a Deus, sem que a graa de Deus por Cristo nos previna[9], para que tenhamos boa vontade, e coopere conosco enquanto temos essa boa vontade. ARTIGO XI DA JUSTIFICAO DO HOMEM

NON-ACTIVATED VERSION www.avs4you.com

Somos reputados justos perante Deus, somente pelo mrito do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo pela F, e no por nossos prprios merecimentos e obras. Portanto, doutrina mui saudvel e cheia de consolao a de que somos justificados somente pela F, como se expe mais amplamente na Homilia da Justificao. ARTIGO XII DAS BOAS OBRAS Ainda que as boas obras, que so os frutos da F, e seguem a Justificao, no possam expiar os nosso pecados, nem suportar a severidade do Juzo de Deus; so, todavia, agradveis e aceitveis a Deus em Cristo, e brotam necessariamente duma verdadeira e viva F; tanto que por elas se pode conhecer to evidentemente uma f viva como uma rvore se julga pelo fruto. ARTIGO XIII DAS OBRAS ANTES DA JUSTIFICAO As obras feitas antes da graa de Cristo, e da inspirao do seu Esprito, no so agradveis a Deus, porquanto no procedem da f em Jesus Cristo; nem fazem os homens dignos de receber a graa, nem (como dizem os autores escolsticos) merecem a graa de congruidade; muito pelo contrrio visto que elas no so feitas
3

Centro de Estudos Anglicanos

como Deus quis e ordenou que fossem feitas, no duvidamos terem elas a natureza do pecado. ARTIGO XIV DAS OBRAS DE SUPEREROGAO As obras voluntrias, que excedem os Mandamentos de Deus, e que se chamam Obras de Supererogao, no se pode ensinar sem arrogncia e impiedade; porque por elas declaram os homens que no s rendem a Deus tudo a que so obrigados, mas tambm a favor dele fazem mais do que, como rigoroso dever, lhes requerido; ainda que Cristo claramente disse: Quando tiveres feito tudo o que vos est ordenado dizei: Somos servos inteis. ARTIGO XV DE CRISTO, NICO SEM PECADO Cristo, na verdade de nossa natureza foi feito semelhante a ns em todas as coisas exceto no pecado, do qual foi totalmente isento, tanto na sua carne como no Seu esprito. Ele veio para ser o Cordeiro imaculado, que, pelo sacrifcio de si mesmo uma vez oferecido tirasse os pecados do mundo; e o pecado (como diz S. Joo) no estava nele. Porm ns, os demais homens, posto que batizados, e nascidos de novo em Cristo, ainda pecamos em muitas coisas; e se dissermos que no temos pecado, a ns mesmos nos enganamos, e no h verdade em ns. ARTIGO XVI DO PECADO DEPOIS DO BATISMO

NON-ACTIVATED VERSION www.avs4you.com

Nem todo pecado mortal voluntariamente cometido depois do Batismo pecado contra o Esprito Santo, e irremissvel. Pelo que no se deve negar a graa do arrependimento aos que tiverem cado em pecado depois do Batismo. Depois de termos recebido o Esprito Santo, podemos apartar-nos da graa concedida, e cair em pecado, e pela graa de Deus levantar-nos de novo e emendar nossas vidas. Devem, portanto, ser condenados os que dizem que j no podem pecar mais, enquanto aqui vivem, ou os que negam a oportunidade de perdo s pessoas verdadeiramente arrependidas. ARTIGO XVII PREDESTINAO E ELEIO A predestinao para a vida o eterno propsito de Deus, pelo qual (antes de lanados os fundamentos do mundo) tem constantemente decretado por seu conselho, a ns oculto, livrar da maldio e condenao os que elegeu em Cristo dentre o gnero humano, e conduzi-los por Cristo salvao eterna, como vasos feitos para a honra. Por isso os que se acham dotados de um to excelente benefcio de Deus, so chamados segundo o propsito de Deus, por seu Esprito operando em tempo devido; pela graa obedecem vocao; so justificados gratuitamente; so feitos filhos de Deus por adoo; so criados conforme imagem de Seu Unignito Filho Jesus Cristo; vivem religiosamente em boas obras, e enfim chegam, pela misericrdia de Deus, felicidade eterna.
4

Centro de Estudos Anglicanos

Assim como a pia considerao da Predestinao, e da nossa Eleio em Cristo, cheia de um doce, suave, e inexplicvel conforto para as pessoas devotas, e os que sentem em si mesmos a operao do Esprito de Cristo, mortificando as obras da carne, e seus membros terrenos, e levantando o seu pensamento s coisas altas e celestiais, no s porque muito estabelece e confirma a sua f na salvao eterna que ho de gozar por meio de Cristo, mas porque veemente acende o seu amor para com Deus; assim para as pessoas curiosas e carnais, destitudas do Esprito de Cristo, o ter de contnuo diante dos seus olhos a sentena da Predestinao de Deus, um princpio muitssimo perigoso, por onde o Diabo as arrasta ao desespero, ou a que vivam numa segurana de vida impurssima, no menos perigosa que a desesperao. Alm disso devemos receber as promessas de Deus de modo que nos so geralmente propostas nas Escrituras Sagradas; e seguir em nossas obras a Vontade de Deus, que nos expressamente declarada na Sua Palavra. ARTIGO XVIII DE OBTER A SALVAO ETERNA UNICAMENTE PELO NOME DE CRISTO. Devem ser tambm tidos por amaldioados os que se atrevem a todo o homem ser salvo pela lei ou seita que professa, contanto cuidadoso em modelar sua vida segundo essa lei e o lume da natureza. Escritura Santa somente nos prope o Nome de Jesus Cristo, como nico qual os homens se ho de salvar. ARTIGO XIX DA IGREJA dizer que que seja Porque a meio pelo

NON-ACTIVATED VERSION www.avs4you.com

A Igreja visvel de Cristo uma congregao de fiis, na qual pregada a pura Palavra de Deus, e so devidamente administrados os Sacramentos conforme Instituio de Cristo em todas as coisas que necessariamente se requerem neles. Assim como a Igreja de Jerusalm, de Alexandria, e de Antioquia erraram; assim tambm a Igreja de Roma errou, no s quanto s suas prticas, ritos e cerimnias, mas tambm em matria de f. ARTIGO XX DA AUTORIDADE DA IGREJA A Igreja tem poder de decretar Ritos ou Cerimnias, e autoridade nas controvrsias da F, todavia no lcito Igreja ordenar coisa alguma contrria Palavra de Deus escrita, nem expor um lugar da Escritura de modo que repugne a outro. Portanto, se bem que a Igreja seja testemunha e guarda da Escritura Sagrada, todavia, assim como no lcito decretar coisa alguma contra ela, tambm no se deve obrigar a que seja acreditada coisa alguma, que nela no se encontra, como necessria para a salvao. ARTIGO XXI DA AUTORIDADE DOS CONCLIOS GERAIS

Centro de Estudos Anglicanos

[O vigsimo primeiro artigo dos precedentes omitido porque , em parte, dum carter local e civil, e provido, no tocante s restantes partes dele, em outros artigos.] ARTIGO XXII DO PURGATRIO A doutrina romana relativa ao Purgatrio, Indulgncias, Venerao e Adorao tanto de imagens como de relquias, e tambm invocao dos Santos, uma coisa ftil e vmente inventada, que no se funda em testemunho algum da Escritura, mas ao contrrio repugna Palavra de Deus. ARTIGO XXIII DA MINISTRAO NA IGREJA A ningum lcito tomar sobre si o cargo de pregar publicamente, ou administrar os Sacramentos na Congregao, antes que seja legalmente chamado, e enviado a execut-lo. E devemos julgar por legalmente chamados e enviados aqueles que tiverem sido escolhidos e chamados para esta obra pelos homens revestidos publicamente de autoridade, dada a eles na Congregao, para chamar e enviar Ministros Vinha do Senhor. ARTIGO XXIV DA LNGUA VERNCULA DO CULTO

Repugna evidentemente Palavra de Deus, e ao uso da Igreja Primitiva dizer Oraes Pblicas na Igreja, ou administrar os Sacramentos em lngua que o povo no entende. ARTIGO XXV DOS SACRAMENTOS Os Sacramentos institudos por Cristo no so unicamente designaes ou indcios da profisso dos Cristos, mas antes testemunhos certos e firmes, e sinais eficazes da graa, e da boa vontade de Deus para conosco pelos quais ele opera invisivelmente em ns, e no s vivifica, mas tambm fortalece e confirma a nossa f nele. So dois os Sacramentos institudos por Cristo nosso Senhor no Evangelho, isto , o Batismo e a Ceia do Senhor. Os cinco vulgarmente chamados Sacramentos, isto , Confirmao, Penitncia, Ordens, Matrimnio, e Extrema Uno, no devem ser contados como Sacramento do Evangelho, tendo em parte emanado duma viciosa imitao dos Apstolos, e sendo em parte estados de vida aprovados nas Escrituras; no tem, contudo, a mesma natureza de Sacramentos peculiar ao Batismo e Ceia do Senhor, porque no tem sinal algum visvel ou cerimnia instituda por Deus. Os Sacramentos no foram institudos por Cristo para servirem de espetculo, ou serem levados em procisso, mas sim para devidamente os utilizarmos. E s nas pessoas que dignamente os recebem que produzem um saudvel efeito ou operao; mas os que indignamente os recebem adquirem para si mesmos a condenao, como diz So Paulo.
6

NON-ACTIVATED VERSION www.avs4you.com

Centro de Estudos Anglicanos

ARTIGO XXVI DA INDIGNIDADE DOS MINISTROS, A QUAL NO IMPEDE O EFEITO DOS SACRAMENTOS. Ainda que na Igreja visvel os maus sempre estejam misturados com os bons, e s vezes os maus tenham a principal autoridade na Administrao da Palavra e dos Sacramentos; todavia, como o no fazem em seu prprio nome, mas no de Cristo, e em comisso e por autoridade dele administram, podemos usar do seu Ministrio, tanto em ouvir a Palavra de Deus, como em receber os Sacramentos. Nem o efeito da ordenana de Cristo tirado pela sua iniqidade, nem a graa dos dons de Deus diminui para as pessoas que com f e devidamente recebem os Sacramentos que se lhe administram; os quais so eficazes por causa da instituio e promessa de Cristo, apesar de serem administrados por homens maus. No obstante, disciplina da Igreja pertence que se inquira acerca dos Ministros maus, e que sejam estes acusados por quem tenha conhecimento de seus crimes; e sendo, enfim, reconhecidos culpados, sejam depostos mediante justa sentena. ARTIGO XXVII DO BATISMO

O Batismo no s um sinal de profisso e marca de diferena, com que se distinguem os Cristos dos que o no so, mas tambm um sinal de Regenerao ou Nascimento novo, pelo qual, como por instrumento, os que recebem o Batismo devidamente, so enxertados na Igreja; as promessas da remisso dos pecados, e da nossa adoo como filhos de Deus pelo Esprito Santo, so visivelmente marcadas e seladas, a F confirmada, e a Graa aumentada por virtude da orao de Deus. O Batismo das crianas deve conservar-se de qualquer modo na Igreja como sumamente conforme instituio de Cristo. ARTIGO XXVIII DA CEIA DO SENHOR A Ceia do Senhor no s um sinal de mtuo amor que os cristos devem ter uns para com os outros; mas antes um Sacramento da nossa Redeno pela morte de Cristo, de sorte que para os que devida e dignamente, e com f o recebem, o Po que partimos uma participao do Corpo de Cristo; e de igual modo o Clice de Bno uma participao do Sangue de Cristo. A Transubstanciao (ou mudana da substncia do Po e Vinho) na Ceia do Senhor, no se pode provar pela Escritura Sagrada; mas antes repugna s palavras terminantes da Escritura, subverte a natureza do Sacramento, e tem dado ocasio a muitas supersties. O Corpo de Cristo dado, tomado, e comido na Ceia, somente dum modo celeste e espiritual. E o meio pelo qual o Corpo de Cristo recebido e comido na Ceia a F. O Sacramento da Ceia do Senhor no foi pela ordenana de Cristo reservado, nem levado em procisso, nem elevado, nem adorado.
7

NON-ACTIVATED VERSION www.avs4you.com

Centro de Estudos Anglicanos

ARTIGO XXIX DOS MPIOS, QUE NO COMEM O CORPO DE CRISTO NA CEIA DO SENHOR. Os mpios, e os destitudos da f viva, ainda que carnal e visivelmente comprimam com os dentes (como diz Santo Agostinho) o Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo; nem por isso so de maneira alguma participantes de Cristo: mas antes, para sua condenao, comem e bebem o sinal ou Sacramento de uma coisa to importante. ARTIGO XXX DE AMBAS AS ESPCIES O Clice do Senhor no se deve negar aos Leigos; porque ambas as partes do Sacramento do Senhor, por instituio e ordem de Cristo, devem ser administradas a todos os cristos igualmente. ARTIGO XXXI DA NICA OBLAO DE CRISTO CONSUMADA NA CRUZ A oblao de Cristo uma s vez consumada a perfeita redeno, propiciao, e satisfao por todos os pecados, tanto originais como atuais, do mundo inteiro; e no h nenhuma outra satisfao pelos pecados, seno esta unicamente. Portanto os sacrifcios das Missas, nos quais vulgarmente se dizia que o Sacerdote oferecia Cristo para a remisso da pena ou culpa, pelos vivos ou mortos, so fbulas blasfemas e enganos perigosos.

NON-ACTIVATED VERSION www.avs4you.com

ARTIGO XXXII DO CASAMENTO DE SACERDOTES Os Bispos, Presbteros e Diconos no so obrigados, por preceito algum da lei de Deus, a votar-se ao estado celibatrio, ou abster-se do matrimnio; portanto -lhes lcito, como aos demais Cristos, casar como entenderem, se julgarem que isso lhes mais til piedade. ARTIGO XXXIII - COMO DEVEMOS EVITAR AS PESSOAS EXCOMUNGADAS Aquele que por denncia pblica da Igreja for justamente separado da unidade da Igreja, e suspenso da Comunho, deve ser tido por Pago e Publicano por todos os fiis, at que seja mediante penitncia recebido na Igreja por um juiz que tenha autoridade para isso. ARTIGO XXXIV DAS TRADIES DA IGREJA No necessrio que as tradies e Cerimnias sejam em toda parte as mesmas, ou totalmente semelhantes; porque em todos os tempos tem sido diversas, e podem ser alteradas segundo as diversidades dos pases, tempo e costumes dos homens, contanto que nada se estabelea contrrio Palavra de
8

Centro de Estudos Anglicanos

Deus. Todo aquele que por seu particular juzo, com nimo voluntrio e deliberado, quebrar manifestamente as Tradies e Cerimnias da Igreja, que no so contrrias Palavra de Deus, e se acham estabelecidas e aprovadas pela autoridade comum, (para que outros temam fazer o mesmo), deve ser publicamente repreendido, como quem ofende a ordem comum da Igreja, fere a autoridade do Magistrado, e vulnera as conscincia dos irmos dbeis. Toda a Igreja particular ou nacional tem autoridade, para ordenar, mudar e abolir as Cerimnias ou Ritos da Igreja, institudos unicamente pela autoridade humana, contanto que tudo se faa para edificao. ARTIGO XXXV DAS HOMILIAS O Segundo livro das Homilias, cujos ttulos reunimos abaixo deste artigo, contm doutrina pia, saudvel e necessria para estes tempos, como tambm o primeiro livro das Homlias, publicado ao tempo de Eduardo VI; e portanto julgamos que devem ser lidas pelos Ministros, diligente e distintamente nas Igrejas, para que sejam entendidas pelo povo. DOS NOMES DAS HOMILIAS 1. Do uso correto da Igreja. 2. Contra o perigo da idolatria. 3. Do reparo e asseio das Igrejas. 4. Das boas obras: principalmente jejum. 5. Contra a glutonaria e embriaguez. 6. Contra o luxo do vesturio. 7. Da orao 8. Do lugar e Templo da Orao. 9. De como Oraes e Sacramentos se devem ministrar em lngua conhecida 10. Da reverente estima Palavra de Deus.

NON-ACTIVATED VERSION www.avs4you.com

11. Das esmolas. 12. Da natividade de Cristo. 13. Da Paixo de Cristo. 14. Da ressurreio de Cristo. 15. Da digna recepo do Sacramento do Corpo de Cristo. 16. Dos dons do Esprito Santo. 17. Para os dias de Rogaes. 18. Do estado do matrimnio. 19. Do arrependimento. 20. Contra a ociosidade. 21. Contra a rebelio.

[Este Artigo recebido nesta Igreja enquanto declara que os livros das Homilias so explicaes da doutrina crist, e se destinam instruo na piedade e moralidade. As referncias constituio e leis da Inglaterra so, porm, consideradas implacveis s circunstncias desta Igreja pelo que est suspensa tambm a ordem para leitura das referidas Homilias nas Igrejas, at que se proceda reviso que se impe, para livr-las tanto de palavras obsoletas como das referncias de natureza local.] ARTIGO XXXVI DA SAGRAO DE BISPOS E MINISTROS O livro da Sagrao de Bispos, e Ordenao de Presbteros e Diconos, estabelecido pela Conveno Geral desta Igreja em 1792 contm tudo quanto necessrio para a referida Sagrao e Ordenao; nem h nele coisa alguma que seja por si mesma supersticiosa e mpia. E, por conseqncia, todos aqueles que so
9

Centro de Estudos Anglicanos


sagrados ou ordenados segundo a referida Frmula, decretamos que todos eles so reta, cannica e legalmente ordenados. ARTIGO XXXVII DO PODER DOS MAGISTRADOS CIVIS O poder do Magistrado Civil estende-se a todos os homens, tanto Clrigo como Leigos, em todas as coisas temporais; porm no tem autoridade alguma em coisas puramente espirituais. E temos por dever de todos os homens que professam o Evangelho o renderem obedincia respeitosa Autoridade Civil, que regular e legitimamente constituda. ARTIGO XXXVIII - DE QUE NO SO COMUNS OS BENS ENTRE CRISTOS As riquezas e bens dos cristos no so comuns quanto ao direito, ttulo e posse, como falsamente apregoam certos anabatistas. Todos, no entanto, das coisas que possuem devem dar liberalmente esmola aos pobres, segundo o seu poder. ARTIGO XXXIX DO JURAMENTO DUM CRISTO

Assim como confessamos que o Juramento vo e temerrio proibido aos cristos por nosso Senhor Jesus Cristo, e por Tiago, seu apstolo, assim tambm julgamos que a religio crist de nenhum modo probe que uma pessoa jure quando o Magistrado o exige em causa de f e caridade; contanto que isto se faa segundo a doutrina do profeta, em justia, juzo e verdade. o tocante verdadeira Religio. (Livro de Orao Comum, publicado em portugus em 1866, pela Society for Promoting Christian Knowledg . pg. 432 - 444). Extrado do Livro de Orao Comum da Igreja Episcopal do Brasil (1950), p. 601-611.

NON-ACTIVATED VERSION www.avs4you.com

10

Arquivo de Textos Histria da Igreja e do Anglicanismo - Documentos

Potrebbero piacerti anche