Sei sulla pagina 1di 7

Economia Brasileira Lacerda; Ildebrando; Rego; Maria Anglica; Rosa Marques Captulo 14 Abertura comercial e o governo Collor

Abertura comercial nos pases em desenvolvimento Discusso sobre como deve ser feita a liberalizao; o que deve ser liberado primeiro, mercado de bens ou de capitais? No deve ser rpido para no agravar o ajuste; tambm no pode ser lento a ponto de sofrer presses polticas. Necessrio um ambiente macroeconmico estvel para liberalizao e cmbio desvalorizado no incio do processo. Polmica maior em relao sequncia de liberalizao; pautados em experincias de Chile e Argentina, sugere-se primeiro abertura do mercado de bens. Argumentos: Aspecto micro Mercado de capitais mais gil, se adapta mais rapidamente s mudanas profundas do que o mercado de bens. Aspecto macro A existncia de diferenciais de taxas de juros e rentabilidade incentivaria a entrada de recursos externos em larga escala, apreciando a taxa de cmbio real (preocupao em aumentar o endividamento externo). Este processo compensado por desvalorizaes cambiais de efeito deletrio (Chile e Argentina anos 70). Ou deteriorao do balano de pagamentos causado pelo dficit em conta corrente (aumento dos preos relativos desfavorveis aos bens comercializveis). Ambos provocariam atraso abertura comercial. A partir da dcada de 1980 j havia a ideia de que a abertura comercial era inevitvel, primeiro pelo esgotamento do PSI e depois pela crena no livre comrcio e sua eficincia ao alocar recursos. O Chile foi o primeiro em 1956, mas reverteu em 1961 dado desequilbrio na BC; o Brasil ensaiou o mesmo movimento em 1964, mas pelo mesmo motivo falhou. Muitos pases da Amrica Latina promoveram liberalizaes na dcada de 1970, mas foram abortados pela crise das dvidas, com exceo do Chile. Na segunda medade da dcada de 1980 h uma generalizada abertura comercial e, em 1988 o Brasil iniciava sua reforma comercial com eliminao dos controles quantitativos e administrativos sobre suas importaes e uma proposta de reduo tarifria.

Intensificao da abertura a partir de 1990; esgotamento do PSI e crescente desregulamentao dos mercados internacionais, tudo contribui reestrturao brasileira (as tarifas de importao de 40% em 1988 vo a 13% em 1995). H pequena reverso destas tarifas em fins da dcada de 1990, mas mantm-se a relativa abertura; Necessidade de ajuste das empresas para que sobrevivessem nova realidade.

Abertura comercial brasileira o governo Collor At a dcada de 1980, a poltica econmica brasileira caracterizava-se pelo ajuste determinado pela crise de endividamento externo Obteno de supervits comerciais atravs da conteno de M e incentivo s X. Medidas no tarifrias (Lei do Similar Nacional produtos proibidos de serem importados); forte controle da Cacex (carteira de comrcio exterior do BB). Em paralelo havia um programa de incentivo s X; apesar de gerar distores houve avano, pois aumentou a participao de setores da indstria pesada e reduziu-se a participao de setores intensivos em mo-de-obra. Entre 1980-90, as X aumentaram mdia anual de 4%. Reviso deste modelo a partir do fim da dcada de 1980; Instabilidade, recesso e inflao aparecem como reflexos da poltica do feijo-com arroz de Malson da Nbrega marcando o fim da dcada de 1980 e incio da de 1990. Predominava o atraso tecnolgico em comparao com os setores internacionais; obsolescncia de bens e quipamentos, mtodos administrativos e nas relaes capital/trabalho. Restruturao industrial com a abertura; benefcios aos consumidores pela maior disponibilidade de bens e servios e impactos negativos sobre o emprego. Abertura em condies particulares, sem que os fatores de competitividade fossem ajustados. Profundas mudanas em mbito internacional e o avano da microeletrnica e informtica obrigam uma poltica industrial articulada a estas transformaes. Poucos investimentos na dcada de 1980 refletiam-se na precariedade da infra-estrutura e do sistema educacional, entre outros problemas (ineficincia, custos elevados, falta de adaptao aos padres tecnolgicos mais avanados e estagnao de ganhos de produtividade como consequncia). Entre 1980-90 a produtividade cresceu 3,6% a.a., muito abaixo do padro internacional. Capacidade instalada da indstria, em nveis satisfatrios apenas em alguns setores exportadores e produtores de bens intermedirios bsicos; ociosidade elevada no segmento de bens de K pressionando custos e provocando atraso tecnolgico.

Os Planos Collor I e II Collor assume em 1990 e adota dois planos de estabilizao que implicam em retrao da atividade econmica; medidas fiscais e monetrias. Collor I 03/1990 Confisco dos depsitos vista e aplicaes financeiras com prefixao de preos e salrios; cmbio flutuante; tributao ampliada sobre as aplicaes financeiras e reforma administrativa que fechou diversos rgos pblicos e demitiu grande quantidade de funcionrios. Drstica reduo da dvida interna, corte de gastos pblicos e aumento da receita (supervit operacional de 1,2% do PIB em 1990 ao custo de 4,5% do PIB de supervit primrio). Efeitos apenas passageiros, o supervit primrio reduz-se metade em 1991. Collor II 01/1991 Reacelerao da inflao; congelamento de preos e salrios e unificao das datas de rejuste, alm de nova contrao monetria e fiscal. Combate inflao + reestruturao que se vislumbrava fez com que o perodo 1990-92 fosse marcado por forte recesso; queda do PIB de quase 10%; aumento do desemprego e queda dos salrios reais. A precariedade do II Plano aliada ao desgaste do governo com os efeitos do confisco no Plano anterior e mais crecentes denncias de corrupo levaram ao impeachment de Collor em 10/1992. Assume Itamar Franco e FHC, primeiro como ministro das relaes exteriores, depois da Fazenda nova concepo de estabilizao.

Captulo 15 Novo modelo de insero da economia brasileira A nova poltica industrial Primeiras indicaes da nova poltica, explicitadas na Exposio de Motivos da MP 158 de 15/03/1990 enfoque na competitividade, o oposto do aumento de capacidade produtiva do PSI. Proposta detalhada no documento Diretrizes Gerais para Poltica Industrial e de Comrcio Exterior (Pice) de 1990. Aumento da eficincia na produo e comercializao de bens e servios, com base na modernizao e reestruturao da indstria. a) b) c) d) e) Reduo da proteo tarifria; Reestruturao competitiva da indstria; Fortalecimento de segmentos potencialmente competitivos; Exposio da indstria competio internacional; Capacitao tecnolgica da empresa nacional;

Para o cumprimento de tais objetivos foram criados o Programa de Competitividade Industrial (PCI) e o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP). Importante papel do BNDES com o modelo de integrao competitiva, baseado em conceitos de competitividade e produtividade, desvinculado de polticas setoriais. Financiamento direcionado s empresas que apresentassem resultados em termos de competitividade e aprimoramento de tecnologia e mo-de-obra. s pequenas empresas uma carteira de investimentos de risco (contec). O financiamento do comrcio exterior ficou a cargo do Finamex; o Finame destinava-se agroindstria. Programa de Reestruturao e Racionalizao Empresarial no segundo semestre de 1992, com intuito de fomentar fuses e incorporaes. BNDES como gestor do Programa Nacional de Desestatizao (PND). BNDES e suas trs prioridades: a) Modernizao da estrutura existente; b) Ampliao da capacidade produtiva por meio de expanses e novas instalaes em setores de bens de consumo e de insumos bsicos; c) Investimentos em setores de infra-estrutura, particularmente nos setores de energia eltrica, transportes e portos; Redefinio do papel do Estado; parceria com a iniciativa privada e tentativa de diminuio de desequilbrios regionais e sociais. A nova poltica industrial mais a recesso provocada pela poltica de estabilizao implicou s empresas um severo ajuste (sobre isto, um grande nmero de demisses considerando tambm o grande nmero de terceirizaes). Demisses atingem no apenas os operrios, mas cargos administrativos e de direo processo de reengenharia (kanban). O primeiro ajuste das empresas se deu no mbito financeiro-patrimonial (reduo dos nveis de endividamento 1980-83 compensao da reduo da demanda com ganhos operacionais). O segundo ajuste provocou uma reestrturao produtiva propriamente dita (1989-92): *Concentrao em linha de produtos competitivos; reduo e diversificao da produo; terceirizao de atividades; implementao de programas de qualidade e produtividade. No houve investimentos em ampliao da capacidade produtiva, mas sim nos processos de produo que tiveram de ser adaptados nova conjuntura de abertura. Deficincias apresentadas pelas empresas: *lentido de resposta s alteraes de demanda; baixa flexibilidade na produo; deficincia de qualidade e desempenho dos produtos.

As principais caractersticas do ajuste foram: desverticalizao e terceirizao em sntese, dedicao s atividades principais e aquisio de servios de outras firmas.

O programa de privatizaes Ponto mais polmico, questionou-se a prpria importncia do programa. Reprivatizao de empresas absorvidas pelo Estado na dcada de 1980, pois estavam em dificuldades financeiras; no havia um plano definido, mas era consenso reduzir a presena do Estado no setor produtivo (resultado obtido com a reprivatizao de 38 empresas pequenas foi de U$780 milhes). Criao do PND em 1990 e o programa foi intensificado; inicialmente 68 empresas foram includas. Importante papel do BNDES como gestor deste processo.

Resultados das privatizaes aps a criao do PND 1991 2001. Incio do processo com a venda da siderrgica Usiminas por U$2,31 bilhes ( 18 privatizaes no setor entre 1991-92 com receita de U$4 bilhes). Concentrao dos esforos na venda de estatais produtivas, pertencentes a setores anteriormente considerados estratgicos no desenvolvimento do pas incentivo compra realizada mediante a aceitao das moedas de privatizao: *Dvidas contradas no passado pelo governo federal, aceitas como forma de pagamento das aes das epresas estatais que esto sendo privatizadas. Dessa forma o governo federal reduz seu endividamento e liquida os compromissos financeiros provenientes dessas dvidas. Entre 1993-94 conclui-se a desestatizao do setor siderrgico; mudanas importantes na legislao para facilitar o processo, inclusive permitindo aos estrangeiros terem 100% na participao das empresas. A partir de 1995, criao do CND e a privatizao das estatais do setor industrial. Ampliao do escopo do PND com concesses de servios pblicos iniciativa privada (eletricidade, transporte e telecomunicaes). *Incluso da Vale do Rio Doce(1997) e apoio s privatizaes estaduais. Primeira venda do PND no setor financeiro (Banco Meridional do Brasil S/A). Grande impulso nas privatizaes estaduais a partir de 1997. No mbito legal: Aprovao da Lei 9.491/91: Passa-se a usar o FGTS no PND, por meio de investimentos em fundos de privatizao.

O maior impacto, porm, ocorreu com a aprovao da Lei 9.472/97, a Lei Geral das Telecomunicaes que autorizou a privatizao do Sistema Telebrs e criou o rgo regulador do setor, Anatel. A partir deste momento inicia-se o processo de privatizao das telecomunicaes. Licitadas concesses de telefonia mvel e celular para trs reas do pas, no valor de U$4 bilhes. Desde a criao do PND at 01/2002, 68 empresas foram privatizadas, rendendo ao Governo Federal um total de U$28,58 bilhes. Um total de U$38,78 bilhes fora arrecado com o PND. Recorde com a Vale do Rio Doce U$6,858 bilhes. Os anos de 1998 a 2001 foram marcados por vrios processos de desestatizao no setor de energia e tambm de telecomunicaes; esse movimento continuou em 1999 e 2000 com a venda de mais reas de telefonia. No final de 2001, o PND contabilizava uma receita de U$82 bilhes, alm de transferncias de dvida de U$18 bilhes.

Balano de Pagamentos, Fluxo de Capitais e Investimentos Diretos Estrangeiros A partir dos anos 1990, sobretudo aps o Plano Real, um aspecto importante o aumento da vulnerabilidade externa; aumento sucessivo do dficit em conta corrente e pelo passivo externo acumulado. Sucetibilidade s alteraes no mercado internacional (necessidade de recursos externos para cobrir as necessidades de financiamento em moeda forte). Forte ampliao do dficit em conta corrente nos ltimos anos (U$1,6 bilho em 1994 U$33 bilhes em 1997-98). O longo perodo de valorizao do real implicou aumento significativo das importaes que no foi acompanhado pelo movimento das exportaes o que, combinado ao dficit de servios ampliou o dficit em conta corrente. A mudana cambial em 1999, decorrente do efeito da diminuio do dficit comercial, provoca uma reduo no dficit em conta corrente. Um fator crucial para o financiamento do dficit em conta corrente brasileiro na segunda metade dos anos 1990 o significativo aumento do fluxo de investimentos diretos estrangeiros (IDE). Recorde de inverses em 2000; antes recebia pouco mais de U$1bilho, depois chega a U$32 bilhes. O controle da inflao foi fundamental para isto.

Debate Acerca da Viabilidade do Modelo de Insero Internacional da Economia Brasileira Questinamentos sobre o modelo de insero brasileira Juros elevados e Cmbio sobre valorizado (1994-98), mesmo recebendo volumosos investimentos. Lacerda apontava distores entre a poltica de estabilizao e a ausncia de uma melhor definio de polticas de competitividade.

Argumentos favorveis posio do governo Mendona de Barros e Goldenstein: Economia brasileira passando por quatro processos integrados: globalizao; abertura da economia; estabilizao e privatizao as crticas, para eles, derivavam da dificuldade em separar as mediadas conjunturais (taxas de juros altas) e as estrturais (descentralizao produtiva). Quanto s crticas sobre a concentrao excessiva dos investimentos nos setores de bens de consumo durveis, respondiam ambos: decorrente da expanso do mercado domstico em funo da estabilizao da economia. Capacidade do Brasil financiar o dficit em conta corrente no balano de pagamento: O dficit apresentaria sua contrapartida na capto de poupana externa, pois viria esta da participao do IED por meio de instalaes de novas fbricas ou pelo movimento de fuses e aquisies, inclusive as privatizaes (Brasil, 2lugar no ranking de captao dos emergentes, atrs da China). Desvalorizao gradual do real como amenizador dos problemas do produtor interno e privatizaes, como trrunfo para o rompimento de dois gargalos estruturais: atrativo ao mercado externo para grandes investimentos; superao das restries de recursos estatais para financiar elevados investimentos em infra-estrutura que suportasse o crescimento de longo prazo.

Crticas posio do governo Cmbio sobrevalorizado e altas taxas de juros at 1999 seriam os principais fatores de restrio dos investimentos; o acrscimo de poupana externa no teria se refletido no aumento do investimento. O dficit em conta corrente mais a vulnerabilidade externa tendo como contrapartida a poupana externa, financiaram o consumo e no o investimento. Esforo no aumento da carga tributria sendo consumida pelos juros reais (cerca de 4,6% do PIB). Dvida pblica de R$60 bi no incio do Plano Real, vai a R$626 bi em 2001. Com juros elevados dificilmente se reduz o custo no curto prazo. A partir da criao do Regime de Metas de Inflao em 1999, havia espao para o corte dos juros, porm, no foi realizado especialmente em relao mdia internacional. Em sntese, o debate fora pautado pela combinao do elevado passivo externo e crescimento da dvida interna entre os defensores do livre mercado e os que apontavam a necessidade de maior interveno estatal.

Potrebbero piacerti anche