Sei sulla pagina 1di 2

Convencionou-se chamar de Revoluo Industrial o perodo histrico durante o qual a Inglaterra se transformou, de sociedade feudal-mercantil, de economia preponderantemente agrria,

em uma sociedade de tipo novo para o sculo 18, ou seja, numa economia industrial, caracterizada pela produo em grande escala, mediante a utilizao crescente de mquinas. Apesar de a Inglaterra ter entrado tardiamente na era dos descobrimentos - e, portanto, na competio com Portugal e Espanha pela diviso das terras descobertas -, ela foi a nao europeia que mais rapidamente adaptou suas estruturas internas s novas condies competitivas que se instauraram no mundo. Outro fato que contribui reestruturao da Inglaterra foi a reforma protestante, o que levou diminuio da influncia da nobreza, liquidao do poder do clero e ao sequestro e redistribuio das terras e dos bens da Igreja. Numa fase seguinte, durante a Revoluo Inglesa, a burguesia nascente consegue debilitar tambm o poder do rei, criando assim uma nova classe dirigente, voltada ao comrcio e busca de enriquecimento. Lentamente, a Inglaterra se especializa em no s tirar proveito das colnias alheias, mas em comerciar com elas, transportando inclusive escravos. Para se ter uma idia desse comrcio, entre 1700 e 1750, as indstrias inglesas voltadas para o consumo interno (alimentos e l, por exemplo) aumentaram sua produo em 7%; ao passo que as indstrias destinadas exportao (tecidos de algodo) aumentaram a produo em 75%. A rpida industrializao inglesa tambm foi favorecida pelos "cercamentos": as terras que, durante o feudalismo, haviam sido de uso dos camponeses e moradores das vilas, comearam a ser apropriadas por aquela nova classe dirigente. Nessas propriedades, a agricultura era mais eficiente e a pecuria mais produtiva. Ao mesmo tempo, os camponeses emigravam para as cidades, criando uma massa em busca de emprego.

A Revoluo Industrial foi um importante movimento organizado no sculo XVIII que renovou as formas do processo industrial. Foi um movimento que marcou no somente a histria da Inglaterra, mas sim de todo o mundo. Alguns historiadores consideram a Revoluo Industrial at hoje, onde os avanos tecnolgicos e as novas fontes de matria-prima e produo industrial se renovam a cada ano. Revoluo Industrial causas No sculo XVIII, a Inglaterra sofria um grande processo de mutao na produo industrial. A burguesia procurava aumentar sua faixa de lucros, e para isso precisava acelerar o processo de produo, que antes era feito manualmente pelos trabalhadores. A Revoluo Industrial no foi somente um processo de mutao econmica, mas tambm social, pois em seu contexto aplicam-se grandes ideias Iluministas e a Teoria do Liberalismo Econmico. Novas fontes de produo durante a Revoluo Industrial A Inglaterra foi considerada a terra onde a Revoluo Industrial nasceu. Isto se deve ao fatode que a Inglaterra possua reservas gigantescas de carvo mineral, o combustvel principal para o funcionamento das locomotivas a vapor. As locomotivas a vapor foram um grande marco do sculo XVIII. Isto ocorreu porque com a inveno deste meio de transporte, as mercadorias e os trabalhadores eram transportados mais rpidos e assim, poderiam acelerar a produo de mais produtos para o mercado ingls. Mquinas a vapor As mquinas a vapor so basicamente o produto da Revoluo Industrial, e vice-versa. Isto pode ser definido, porque com a inveno das mquinas a vapor, os burgueses viam-se satisfeitos com a rapidez na produo, e na mesma forma, rapidez no lucro. Deste modo, os empresrios ingleses iniciaram a introduo de mquinas, no que resultou na origem das primeiras indstrias. O aparecimento de indstrias logo se espalhou por toda a Europa, e por isto denominada a Revoluo Industrial. O capitalismo e a tecnologia so originrios desta poca.

Revoluo Industrial problemas Desemprego Com a introduo de mquinas em fbricas, a taxa de desemprego comeou a surgir, este fato deu-se pela substituio do trabalho manual pelo trabalho de mquinas. Os grandes teares criados aceleraram a produo e diminuram o preo das mercadorias. Ms condies de trabalho No incio da Revoluo Industrial, quando as primeiras mquinas foram introduzidas e as primeiras fbricas comearam a surgir, o ambiente de trabalho apresentava condies precrias. Eram ambientes sujos, abafados e quase sem iluminao. Os trabalhadores eram obrigados a trabalhar at quando os burgueses queriam, e muitas vezes chegavam a trabalhar 18 horas por dia. Os salrios eram muito baixos, as mulheres e crianas eram condenadas ao mesmo tipo de trabalho dos homens. No haviam quaisquer benefcios ao trabalhador como dcimo terceiro, frias, auxlio doena e finais de semana de descanso remunerado. Revolta dos trabalhadores Em muitos pases da Europa, onde a Revoluo Industrial foi introduzida, os trabalhadores organizaram lutas para a melhora nas suas condies de trabalho. Algumas espcies de sindicatos dos trabalhadores foram criadas como a Trade Union. Alguns movimentos mais revoltantes como o Movimento Ludista, onde os trabalhadores invadiam as fbricas e destruam as mquinas. Houve tambm, o Movimento Cartismo, onde os operrios lutavam pela incluso da classe operria na poltica em termos gerais. Revoluo Industrial consequncias

A Revoluo Industrial tornou a produo um mtodo mais rpido e eficiente. Os preos passaram a custar menos, o que aumentou o consumo. Mas em contrapartida, a introduo de mquinas aumentou o nmero de habitantes desempregados, pela substituio do trabalho manual pelo trabalho industrial. A Revoluo Industrial trouxe muitos benefcios, mas junto com a introduo de mquinas, houve tambm o incio da poluio tanto ambiental quanto sonora, e houve tambm uma grande expanso das zonas urbanas, o que esvaziou o territrio rural. A Revoluo Industrial um fator estudado at hoje, pois alguns consideram que a ltima fase da Revoluo o que acontece hoje em dia, com os avanos da tecnologia e a inovao nas formas de produo de material em geral.

Potrebbero piacerti anche