Sei sulla pagina 1di 52

LITERATURA

A ARTE LITERRIA O artista eterniza o efmero.(Rubem Alves)

Prof. JOZY

Fig.2: Mona Lisa, Leonardo da Vinci. leo sobre tela, 1503.

Fig. 1: Pousada em Campos do Jordo Foto: Jozyclecio Mgda

INTERTEXTUALIDADE

difcil pensar em um texto indito gerado a partir do nada. Em todo o texto, outros textos esto presentes nele, em formas diferentes, podendo ser reconhecido de acordo com as experincias de vida do leitor. Assim como um hipertexto, todo texto possui ligaes links- com outros textos ou manifestaes artsticas que podem estar implcitos ou explcitos. A esse fenmeno chamamos INTERTEXTUALIDADE. A palavra intertextualidade significa interao entre textos, um dilogo entre eles. E texto no sentido amplo: um conjunto de signos organizados para transmitir uma mensagem, portanto, no mundo atual da multimdia, ela acontece entre textos de signos diferentes. Das inmeras relaes de intertextualidade, podemos destacar trs como especiais: intertextualidade referencial: Fundamenta-se na citao ou aluso de outros textos. Exemplo: - Freud nomeando a inclinao ertica de um filho pela me de Complexo de dipo, referenciando a tragdia grega. intertextualidade temtica: Fundamenta-se abordagem de um mesmo assunto. Exemplo: na
Fig.5:Mano Liso Prof. Joz, 2009

intertextualidade estrutural: Fundamenta-se no uso de modelos de estrutura preexistentes para a produo de textos. Exemplo: - Soneto: poema contendo dois tercetos. quartetos e dois

- Uma tela que retrate a Mona Lisa e um texto ou msica que descreva a monalisa.

- receita: sequencia de ingredientes e modo de preparo. - Bula de remdios: informaes seqenciadas aos pacientes e aos tcnicos. 1

LITERATURA
Tecendo a manh
Joo Cabral de Melo Neto

Prof. JOZY

Era um sonho dantesco... O trombadilho Que das luzernas avermelha o brilho, Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... estalar do aoite... Legies de homens negros como a noite, Horrendos a danar... Castro Alves, O Navio Negreiro.

Um galo sozinho no tece uma manh: ele precisar sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito que um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manh, desde uma teia tnue, se v tecendo, entre todos os galos. E se encorpando em tela, entre todos, se erguendo tenda, onde entrem todos, se entretendendo para todos, no toldo (a manh) que plana livre de armao. A manh, todo de um tecido to areo que, tecido, se eleva por si: luz balo.

Intertextualidade Implcita*

Ocorre quando o artista no menciona diretamente a relao entre as artes ou entre os textos. Na Literatura, a intertextualidade uma constante, porque cada estilo de poca se ope ao anterior e retoma parte da esttica passada. Exemplos: o Classicismo retomou a Antigidade Clssica, assim fez tambm o Arcadismo e o Parnasianismo. O Realismo combatia os excessos do Romantismo, j este contrariava o formalismo dos clssicos. O soneto de Antero de Quental uma evidncia de como uma corrente literria se contrape outra. Mais Luz romnticos: uma crtica Mais luz!
Antero de Quental Amem a noite os magros crapulosos, E os que sonham com virgens impossveis, E os que se inclinam, mudos e impassveis, borda dos abismos silenciosos... Tu, Lua, com teus raios vaporosos, Cobre-os, tapa-os e torna-os insensveis, Tanto aos vcios cruis e inextinguveis Como aos longos cuidados dolorosos! Eu amarei a santa madrugada, E o meio-dia, em vida refervendo, E a tarde rumorosa e repousada. Viva e trabalhe em plena luz: depois, Seja-me dado ainda ver, morrendo, O claro Sol, amigo dos heris!

Quando um (a) jovem tenta esboar um poema, esforando para colocar no papel a sua subjetividade trabalhada em forma de palavras, qualquer escritor se encanta, pois mais um que quer ser gua no rio caudaloso da literatura. Poetas, sorriem porque com esse gesto no deixa a literatura morrer. Intertextualidade tambm isso: os cantares de cada gerao dialogando entre si. ____________________________________________ Leia o poema a seguir e veja como ele se parece com um outro tipo de texto... Receita de heri
Tome-se um homem feito de nada Como ns em tamanho natural Embeba-se-lhe a carne Lentamente De uma certeza aguda, irracional Intensa como o dio ou como a fome. Depois perto do fim Agite-se um pendo E toque-se um clarim Serve-se morto. (Reinaldo Ferreira em "Portos de Passagem" - Joo Wanderley Geraldi, So Paulo: Martins Fontes, 1991)

implcita

aos

poetas

O poeta usa a estrutura e os elementos de uma receita de cozinha para falar como se faz um heri. Analise, por exemplo: os verbos que indicam ordem (imperativo): "Tome-se", "Embeba-se-lhe", "Agite-se", "toque-se", "Serve-se"; o advrbio de modo: "lentamente", ou seja, o "modo de fazer", caracterstico das receitas culinrias; As receitas de cozinha terminam geralmente com a expresso: "Serve-se... (frio ou quente ou gelado etc.).

Nesse caudal de retomada e oposio, acontece a intertextualidade que forma a histria da literatura de uma nao. Joo Cabral de Melo Neto tem um poema que ilustra muito bem esse fenmeno com a metfora do cantar dos galos: 2

LITERATURA
O ltimo verso do poema feito de uma maneira realista ou crtica, isto , um heri "Serve-se morto." O poema de Reinaldo Ferreira faz uma referncia "implcita" s receitas culinrias - a referncia no clara, direta, a nenhuma receita em especfico, mas o modo como o texto construdo lembra as tais receitas. Outro exemplo interessante, de Drummond. Ele fala da "medicalizao" do mundo moderno, por meio da gnese de palavras que lembram os nomes de diversos remdios... Receiturio Sortido Calma. preciso ter calma no Brasil calmina calmarian calmogen calmovita. Que negcio esse de ansiedade? No quero ver ningum ansioso. O cordo dos ansiosos enfrentemos: aspiran! ansiotex! ansiex ansiax ansiolax ansiopax, amigos!

Prof. JOZY
E comearam a se configurar Vises das coisas grandes pequenas Que nos formaram e esto a nos formar Todos e muitos: Deus e o Diabo, Vidas Secas, os Fuzis, Os Cafajestes, o Padre e a Moa, a Grande Feira, o Desafio Outras conversas, outras conversas sobre os jeitos do Brasil.

Na citao sobre o samba, Caetano Veloso diz que o Cinema Novo quer representar o Brasil, como fez o samba da poca de Crmen Miranda. Referncia e Aluso Machado de Assis mestre nesse tipo de intertextualidade. Ele foi um escritor que visualizou o valor desse artifcio no romance bem antes do Modernismo. No romance Dom Casmurro, ele cita Otelo, personagem de Shakespeare, para que o leitor analise o drama de Bentinho.

Parfrase A parfrase a reproduo do texto de outrem com as palavras do autor. Ela no confunde com o plgio porque seu autor explicita a inteno, deixa claro a fonte. Exemplo de parfrase o poema Orao, de Jorge de Lima:
- Ave Maria cheia de graas... A tarde era to bela, a vida era to pura, as mos de minha me eram to doces, havia, l no azul, um crepsculo de ouro... l longe... - Cheia de graa, o Senhor convosco, bendita! Bendita! Os outros meninos, minha irm, meus irmos menores, meus brinquedos, a casaria branca de minha terra, a burrinha do vigrio pastando junto capela... l longe... Ave cheia de graa - ...bendita sois entre as mulheres, bendito o fruto do vosso ventre... E as mos do sono sobre os meus olhos, e as mos de minha me sobre o meu sonho, e as estampas de meu catecismo para o meu sonho de ave! E isto tudo to longe... to longe...

Intertextualidade Explcita Dentre a intertextualidade explcita, temos vrios gneros, como: epgrafe, citao, referncia, aluso, parfrase, pardia, pastiche e traduo. Epgrafe Epgrafe ( do grego epi = em posio su-perior + graph = escrita) constitui uma escrita introdutria de outra. A Cano de Exlio, de Gonalves Dias, apresenta versos introdutrios de Goethe, com a seguinte traduo: Conheces o pas onde florescem as laranjeiras? Ardem na escura fronde os frutos de ouro... Conhec-lo? Para l , para l quisera eu ir! A epgrafe e o poema mantm um dilogo, pois os dois tm caractersticas romnticas, pertencem ao gnero lrico e possuem carter nacionalista. Citao uma transcrio de texto alheio, marcada por aspas. A msica Cinema Novo, de Caetano Veloso, faz citaes:
O filme quis dizer Eu sou o samba A voz do morro rasgou a tela do cinema

O autor retoma explicitamente a orao Ave Maria e mantm-se fiel a ele, justape a figura de Maria da sua me, refere-se hora do Angelus. Pardia

LITERATURA
A pardia uma forma de apropriao que, em lugar de endossar o modelo retomado, rompe com ele, sutil ou abertamente. Ela acontece no famoso poema de Carlos Drummond de Andrade No Meio do Caminho, que faz uma pardia do soneto Nel Mezzo del Camin, de Olavo Bilac que, por sua vez, remete ao primeiro verso da Divina Comdia, de Dante Alighiere: "Nel mezzo del camin de nostra vita". Alm do ttulo, Drummond imitou o esquema retrico do soneto de Bilac, ou seja, em vez de parodiar o significado, promoveu um pardia na forma: empenhou-se na imitao irnica da estrutura, reproduzindo apenas o quiasmo (repetio invertida) do texto.
No Meio do Caminho No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra. Nel Mezzo del Camin Olavo Bilac Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada E triste, e triste e fatigado eu vinha. Tinhas a alma de sonhos povoada, E a alma de sonhos povoada eu tinha... E paramos de sbito na estrada Da vida: longos anos, presa minha A tua mo, a vista deslumbrada Tive da luz que teu olhar continha. Hoje, segues de novo... Na partida Nem o pranto os teus olhos umedece, Nem te comove a dor da despedida. E eu, solitrio, volto a face, e tremo, Vendo o teu vulto que desaparece Na extrema curva do caminho extremo.

Prof. JOZY
Traduo A traduo de um texto literrio implica em recriao, por isso ela est no campo da intertextualidade. Segue um poema de Edgar A. Poe traduzido por dois escritores da lngua portuguesa:
Once upon a midnight dreary, while i ponde-red weak ande weary Over many a quaint and curious volume of for-got-tem lore, while i modded, neraly napping, su-ddenly there came a tapping, As of some one gently rapping, rapping at may chamber door Only this and nothing more. (Edgar A. Poe)

1
Numa meia-noite agreste, quando eu lia, lento e triste, Vagos curiosos tomos de cincias ancestrais, E j quase adormecia, ouvi o que parecia O som de algum que batia levemente a meus umbrais Uma visita eu me disse, est batendo a meus umbrais E s isto, e nada mais. (Traduo de Fernando Pessoa) 2 Em certo dia, hora, hora Da meia-noite que apavora, Eu caindo de sono e exausto de fadiga, Ao p de muita lauda antiga, De uma velha doutrina, agora morta Ia pensando, quando ouvi porta Do meu quarto um soar devagarinho E disse estas palavras tais: algum quje me bate porta de mansinho: H de ser isso e nada mais. (Traduo de Machado de Assis)

O poema o mesmo, mas Machado de Assis traduziu do francs para o portugus, enquanto Fernando Pessoa partiu direto do ingls, por isso as tradues ficarem bem diferentes, embora a essncia dele continue nos dois textos traduzidos.
Estes textos so parfrase do livro Intertextualidades: Teoria e Prtica, vrias autoras, Editora L, e do site http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/intertext

Pastiche O pastiche pode ser plgio, por isso tem sentido pejorativo, ou uma recorrncia a um gnero. A esttica clssica, por exemplo, promovia o pastiche e no era desdouro fazer isso. O pastiche insiste na norma a ponto de esvazi-la, como acontece com o dramalho, que leva o gnero drama s ltimas conseqncias. bom esclarecer que a questo da originalidade e da autenticidade nas artes nasceu com o Romantismo, cuja concepo artstica era que a obra expressasse a subjetividade do autor. Intertextualidade na poesia Chico Buarque de Holanda, um dos mais importantes compositores brasileiros, utiliza a intertextualidade. Em sua cano "Bom Conselho", ele faz referncias a provrbios populares. Exemplo 1: Provrbios populares Cano de Chico Buarque
Bom Conselho

Uma boa noite de sono combate os males

LITERATURA
Oua um bom conselho Que eu lhe dou de graa Intil dormir que a dor no passa Espere sentado Ou voc se cansa Est provado, quem espera nunca alcana Venha, meu amigo Deixe esse regao Brinque com meu fogo Venha se queimar Faa como eu digo Faa como eu fao Aja duas vezes antes de pensar Corro atrs do tempo Vim de no sei onde Devagar que no se vai longe Eu semeio vento na minha cidade Vou pra rua e bebo a tempestade (Chico Buarque, 1972)

Prof. JOZY
educao onde o autor utiliza uma frase de um poema de Carlos Drummond de Andrade. Carlos Drummond Poema de sete faces Informativo CRA
Na comparao com 2008, o MEC recebeu 10 (dez) bilhes de reais a mais no seu oramento e consequentemente, em 2009, a educao est no alvo das mudanas. um mundo, um vasto mundo de investimentos, este mundo da educao. Investir na educao um processo mais que necessrio, urgente! Estamos fadados deste conhecimento. A atual articulao do ministrio demonstra o interesse em fazer uma renovao hierrquica decrescente nos sistemas de ensino. Comear melhorando a formao dos doutores, mestres e assim por diante. (Ministrio das Promesas, Jozyclcio Mgda, CRA Pr-Vestibular)

Quem espera sempre alcana Faa o que eu digo, no faa o que eu fao" Pense, antes de agir Devagar se vai longe Quem semeia vento, colhe tempestade

Mundo mundo vasto mundo se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, no seria uma soluo. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto meu corao.

Tabela 1: Intertextualidade. Fonte: http://educacao.uol.com.br/portugues.

Chico Buarque inverte os provrbios, questionando-os e olhando-os sob outro ngulo, atribuindo-lhes novos sentidos.

Tabela 3: Intertextualidade. Fonte: http://www.craprevestibular.com.br

Exemplo 2: Veja, a seguir, como Ricardo Azevedo brinca com


o famoso poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade.

Exemplo 3: Em um artigo do Portal da Famlia o colunista intertextualiza de modo subversivo a clebre frase de Machado de Assis, em Memrias Pstumas de Brs Cubas. Machado de Assis
No tive filhos, no transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa misria.

Quadrilha
Joo amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que no amava ningum. Joo foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou-se com J. Pinto Fernandes que no tinha entrado na histria. (Carlos Drummond de Andrade)

Quadrilha da sujeira
Joo joga um palitinho de sorvete na rua de Teresa que joga uma latinha de refrigerante na rua de Raimundo que joga um saquinho plstico na rua de Joaquim que joga uma garrafinha velha na rua de Lili. Lili joga um pedacinho de isopor na rua de Joo que joga uma embalagenzinha de no sei o qu na rua de Teresa que joga um lencinho de papel na rua de Raimundo que joga uma tampinha de refrigerante na rua de Joaquim que joga um papelzinho de bala na rua de J.Pinto Fernandes que ainda nem tinha entrado na histria. Ricardo Azevedo (Voc Diz Que Sabe Muito, Borboleta Sabe Mais, Fundao Cargill)

Portal da Famlia
O grande desafio dos pais de hoje poder dizer com sinceridade, por pautar suas vidas por esse ideal: tive filhos, transmiti a essas criaturas o legado de minha alegria.

Tabela 4: Intertextualidade. Fonte: http://www.portaldafamilia.org.br

EXERCCIOS 1- (Enem 99)- Quem no passou pelas experincia de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens j lidas em outros? Os textos conversam entre si em um dilogo constante. Esse fenmeno tem a denominao de intertextualidade. Leia os seguintes textos: I. Quando nasci, um anjo torto Desses que vivem na sombra Disse: Vai Carlos! Ser "gauche" na vida (ANDRADE, Carlos Drummond de. ALGUMA POESIA. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964) II. Quando nasci veio um anjo safado O chato dum querubim E decretou que eu tava predestinado A ser errado assim J de sada a minha estrada entortou Mas vou at o fim. (BUARQUE, Chico. LETRA E MSICA. So Paulo: Cia das Letras, 1989) 5

Tabela 2: Intertextualidade. Fonte: http://educacao.uol.com.br/portugues.

A intertexualidade tambm um recurso comumente utilizado pelas crnicas e artigos de jornais e de informativos. Observe abaixo no trecho do artigo sobre

LITERATURA

Prof. JOZY
poemas que cantam as saudades da terra. Uma delas foi a de Chico Buarque, da qual se apresenta um fragmento a seguir: Sabi Vou voltar ainda vou voltar para meu lugar E ainda l que eu hei de ouvir cantar uma sabi... Vou deitar sombra de uma palmeira que j no h Colher a flor que j no d... Considerando as semelhanas e diferenas entre os dois poemas, assinale a alternativa incorreta. a) O primeiro poema, representando o Romantismo, apresenta uma viso otimista da pujana da natureza brasileira, enquanto o segundo, representando o Modernismo, atualiza criticamente o dito e expressa a conscincia pessimista das carncias e da destruio da natureza na terra natal. b) Gonalves Dias descreve a sua terra com formas verbais no tempo presente; Chico Buarque o faz numa tenso entre o futuro e o presente, que se mostra negativo. c) Em ambos os poemas, o advrbio l refere-se a um lugar de que esto distantes as vozes eu potico. d) A musicalidade dos versos, a rima, a mtrica o sentimento de perda que compem a poesia saudosista do Romantismo so retomados nos versos de Chico Buarque. e) Assim como o texto atual, os versos do poeta maranhense fazem apologia da infncia, dos amores vividos e das belezas naturais de seu pas, preservadas pela ao dos nativos. 4- (UEPB)Foi na venda e de l trouxe/Trs moedas de cruzado/Sem dizer nada a ningum,/Para no ser censurado:/no fiof do cavalo/ Fez o dinheiro guardado [...]/Disse o pobre: Ele est magro,/ S tem o osso e o couro,/Porm, tratando-se dele,/Meu cavalo um tesouro./Basta dizer que defeca/Nquel, prata, cobre e ouro. (Histria do cavalo que defecava dinheiro obra popular recolhida por Leonardo Mota). [...] mesmo, Joo, do jeito que as coisas vo eu no me admiro mais de nada! Pra uma pessoa cuja fraqueza dinheiro e bicho, no vejo nada melhor do que um bicho que descome dinheiro (Auto da Compadecida Editora Agir, 2005, p. 72). Os trechos citados tornam bvia a interferncia de uma obra sobre outra. Este recurso pode ser interpretado, no mbito dos estudos literrios: I. Como apropriao, ou seja, uma determinada obra, tema, imagem 6

III. Quando nasci um anjo esbelto Desses que tocam trombeta, anunciou: Vai carregar bandeira. Carga muito pesada pra mulher Esta espcie ainda envergonhada. (PRADO, Adlia. BAGAGEM. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986) Adlia Prado e Chico Buarque intertextualidade, em relao a Carlos Drummond de Andrade, por a) reiterao de imagens b) oposio de idias c) falta de criatividade d) negao dos versos e) ausncia de recursos estabelecem

Textos para a questo 2. Texto 1 Mulher, Irm, escuta-me: no ames, Quando a teus ps um homem terno e curvo jurar amor, chorar pranto de sangue, No creias, no, mulher: ele te engana! As lgrimas so gotas da mentira E o juramento manto da perfdia. (Joaquim Manoel de Macedo) Texto 2 Teresa, se algum sujeito bancar o sentimental em cima de voc E te jurar uma paixo do tamanho de um bonde Se ele chorar Se ele ajoelhar Se ele se rasgar todo No acredite no Teresa lgrima de cinema tapeao Mentira CAI FORA (Manuel Bandeira) 2- (ENEM)- Os autores, ao fazerem aluso s imagens da lgrima sugerem que: a) h um tratamento idealizado da relao homem/mulher. b) h um tratamento realista da relao homem/mulher. c) a relao familiar idealizada. d) a mulher superior ao homem. e) a mulher igual ao homem. 3- (UFPE) Minha terra tem palmeiras onde canta o sabi As aves que aqui gorjeiam no gorjeiam como l Do poema Cano do Exlio, do romntico Gonalves Dias, resultou uma srie de parfrases e pardias de

LITERATURA
rearticulada por outro escritor/artista em outra poca (ou at na mesma poca), em outro espao, como muito fizeram os modernistas no Brasil. II. Como plgio, ou seja, em momento posterior exibio/ conhecimento de uma obra, algum inadvertidamente se apropria da obra ou parte dela sem atribuir os valores de crdito a seu respectivo autor, como muito fizeram os modernistas no Brasil. III. Como inteira falta de criatividade de um indivduo, ou seja, algum se apropria da obra (ou parte dela) de outrem e a reproduz estetizando uma simples parfrase sem valor artstico. Marque a alternativa correta: a) Apenas a proposio III est correta. b) Apenas a proposio II est correta. c) Apenas a proposio I est correta. d) Apenas as proposies I e III esto corretas. e) Apenas as proposies II e III esto corretas. 5- (UNICAMP-SP) Leia com ateno esse poema de Carlos de Oliveira e responda s questes que seguem. Lavoisier Na poesia, natureza varivel das palavras, nada se perde ou cria, tudo se transforma: cada poema, no seu perfil inderto e calgrafo, j sonha outra forma. O princpio enunciado por Lavoisier, na Qumica, diz que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. a) O que teria levado Carlos de Oliveira a dar a esse poema o ttulo de Lavoisier? _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ b) Como podem ser interpretados seus versos finais (cada poema / no seu perfil / incerto / e calgrafo, / j sonha / outra forma.)? _____________________________________________ _____________________________________________

Prof. JOZY
preciso queimar. A vela que ilumina uma vela alegre. A luz alegre. Mas a vela que ilumina uma vela que morre. preciso morrer para iluminar. H uma tristeza na luz da vela. Razo por que ela, a vela, ao iluminar, chora. Chora lgrimas quentes que escorrem da sua chama. H velas felizes cuja chama s se apaga quando toda a cera foi derretida. Mas h velas cujachama subitamente apagada por um golpe de vento... (...) (Rubem Alves) Um texto, ao dialogar com outras manifestaes culturais, pode estabelecer com elas diferentes relaes: de parfrase, quando lhe mantm o sentido original; de estilizao, quando complementa esse sentido; ou de pardia, quando lhe inverte o sentido original. Transcreva um fragmento do primeiro pargrafo da narrativa em que haja referncia a outra manifestao cultural e indique o modo como o texto de Rubem Alves se relaciona com ela ? se na forma de parfrase, estilizao ou pardia.

FIGURAS DE LINGUAGEM So recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construo, figuras de pensamento e figuras de palavras.

Figuras de som a) aliterao: consiste na repetio ordenada de mesmos sons consonantais. Esperando, parada, pregada na pedra do porto.

b) assonncia: consiste na repetio ordenada de sons voclicos idnticos. Sou um mulato nato mulato democrtico do litoral. no sentido lato

c) paronomsia: consiste na aproximao de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos. Eu que passo, penso e peo.

Figuras de construo

6-(UERJ)Quarto de badulaques (XIV) Terminando a minha crnica do ltimo domingo eu me referi a Ravel que, ao final da vida, dizia, como um lamento: Mas h tantas msicas esperando ser escritas! E acrescentei um comentrio meu: Com certeza o tempo no se detm para esperar que a beleza acontea... (...) A vida como a vela: para iluminar 7

a) elipse: consiste na omisso de um termo facilmente identificvel pelo contexto. Na sala, apenas quatro ou cinco convidados. (omisso de havia) b) zeugma: consiste na elipse de um termo que j apareceu antes. Ele prefere cinema; eu, teatro. (omisso de prefiro)

LITERATURA

Prof. JOZY

c) polissndeto: consiste na repetio de conectivos ligando termos da orao ou elementos do perodo. E sob as ondas ritmadas e sob as nuvens e os ventos e sob as pontes e sob o sarcasmo e sob a gosma e sob o vmito (...) d) inverso: consiste na mudana da ordem natural dos termos na frase. De tudo ficou um pouco. Do meu medo. Do teu asco. e) silepse: consiste na concordncia no com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que est implcito. A silepse pode ser: De gnero Vossa Excelncia est preocupado. De nmero Os Lusadas glorificou nossa literatura. De pessoa O que me parece inexplicvel que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que se derrete na boca. f) anacoluto: consiste em deixar um termo solto na frase. Normalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construo sinttica e depois se opta por outra. A vida, no sei realmente se ela vale alguma coisa. g) pleonasmo: consiste numa finalidade reforar a mensagem. redundncia cuja

A excelente Dona Incia era mestra na arte de judiar de crianas. c) eufemismo: consiste em substituir uma expresso por outra menos brusca; em sntese, procura-se suavizar alguma afirmao desagradvel. Ele enriqueceu por meios ilcitos. (em vez de ele roubou) d) hiprbole: trata-se de exagerar uma idia com finalidade enftica. Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede). e) prosopopia ou personificao: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que so prprios de seres animados. O jardim olhava as crianas sem dizer nada.

f) gradao ou clmax: a apresentao de idias em progresso ascendente (clmax) ou descendente (anticlmax) Um corao chagado de desejos Latejando, batendo, restrugindo. g) apstrofe: consiste na interpelao enftica a algum (ou alguma coisa personificada). Senhor Deus dos desgraados! Dizei-me vs, Senhor Deus!

Figuras de palavras a) metfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relao de similaridade entre o sentido prprio e o sentido figurado. A metfora implica, pois, uma comparao em que o conectivo comparativo fica subentendido. Meu pensamento um rio subterrneo. b) metonmia: como a metfora, consiste numa transposio de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposio de significados no mais feita com base em traos de semelhana, como na metfora. A metonmia explora sempre alguma relao lgica entre os termos. Observe: No tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa) c) catacrese: ocorre quando, por falta de um termo especfico para designar um conceito, torna-se outro por emprstimo. Entretanto, devido ao uso contnuo, no mais se percebe que ele est sendo empregado em sentido figurado. O p da mesa estava quebrado 8

E rir meu riso e derramar meu pranto. h) anfora: consiste na repetio de uma mesma palavra no incio de versos ou frases. Amor um fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer

Figuras de pensamento

a) anttese: consiste na aproximao de termos contrrios, de palavras que se opem pelo sentido. Os jardins tm vida e morte. b) ironia: a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crtico ou humorstico.

LITERATURA

Prof. JOZY

d) antonomsia ou perfrase: consiste em substituir um nome por uma expresso que o identifique com facilidade: ...os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles) e) sinestesia: trata-se de mesclar, numa expresso, sensaes percebidas por diferentes rgos do sentido. A luz crua da madrugada invadia meu quarto.

Fonte: http://www.brasilescola.com/portugues/figuras-linguagem.htm

Exerccios: 1-(Enem)- Ferreira Gullar, um dos grandes poetas brasileiros da atualidade, autor de Bicho urbano, poema sobre a sua relao com as pequenas e grandes cidades.

Vcios de linguagem A gramtica um conjunto de regras que estabelecem um determinado uso da lngua, denominado norma culta ou lngua padro. Acontece que as normas estabelecidas pela gramtica normativa nem sempre so obedecidas pelo falante. Quando o falante se desvia do padro para alcanar uma maior expressividade, ocorrem as figuras de linguagem. Quando o desvio se d pelo no-conhecimento da norma culta, temos os chamados vcios de linguagem. a) barbarismo: consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. pesquiza (em vez de pesquisa) prototipo (em vez de prottipo) b) solecismo: consiste em desviar-se da norma culta na construo sinttica. Fazem dois meses que ele no aparece. (em vez de faz ; desvio na sintaxe de concordncia) c) ambigidade ou anfibologia: trata-se de construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido. O guarda deteve o suspeito em sua casa. (na casa de quem: do guarda ou do suspeito?) d) cacfato: consiste no mau som produzido pela juno de palavras. Paguei cinco mil reais por cada. e) pleonasmo: consiste na repetio desnecessria de uma idia. A brisa matinal da manh deixava-o satisfeito.

Bicho urbano Se disser que prefiro morar em Pirapemas ou em outra qualquer pequena cidade do pas estou mentindo ainda que l se possa de manh lavar o rosto no orvalho e o po preserve aquele branco sabor de alvorada. A natureza me assusta. Com seus matos sombrios suas guas suas aves que so como aparies me assusta quase tanto quanto esse abismo de gases e de estrelas aberto sob minha cabea.
(GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1991)

f) neologismo: a criao desnecessria de palavras. Segundo Mrio Prata, se adolescente aquele que est entre a infncia e a idade adulta, envelhescente aquele que est entre a idade adulta e a velhice. g) arcasmo: consiste na utilizao de palavras que j caram em desuso. Vossa Merc me permite falar? (em vez de voc) h) eco: trata-se da repetio de palavras terminadas pelo mesmo som. O menino repetente mente alegremente. 9

Embora no opte por viver numa pequena cidade, o poeta reconhece elementos de valor no cotidiano das pequenas comunidades. Para expressar a relao do homem com alguns desses elementos, ele recorre sinestesia, construo de linguagem em que se mesclam impresses sensoriais diversas. Assinale a opo em que se observa esse recurso. A) e o po preserve aquele branco / sabor de alvorada. B) ainda que l se possa de manh / lavar o rosto no orvalho C) A natureza me assusta. / Com seus matos sombrios suas guas D) suas aves que so como aparies / me assusta quase tanto quanto E) me assusta quase tanto quanto / esse abismo / de gases e de estrelas 2-(Enem)-Oxmoro (ou paradoxo) uma construo textual que agrupa significados que se excluem mutuamente. Para Garfield, a frase de saudao de Jon (tirinha abaixo) expressa o maior de todos os oxmoros.

LITERATURA

Prof. JOZY
(B) At que uma delas, um leve tremor no canto dos lbios, balbuciou: (C) deixava que pusessem no seu colo os desejos que a morte em vida proibira... (D) e o bronze das armas odeia canes, especialmente quando falam de flores, 5-(UEL-PR)- MAR PORTUGUS

Nas alternativas abaixo, esto transcritos versos retirados do poema O operrio em construo. Pode-se afirmar que ocorre um oxmoro em:

mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal!


Fonte: PESSOA, F. Mensagem. In: Mensagem e outros poemas afins seguidos de Fernando Pessoa e idia de Portugal. Mem Martins: Europa-Amrica [19-].

A) Era ele que erguia casas Onde antes s havia cho. B) a casa que ele fazia Sendo a sua liberdade Era sua escravido. C) Naquela casa vazia Que ele mesmo levantara Um mundo novo nascia De que sequer suspeitava. D) o operrio faz a coisa E a coisa faz o operrio. E) Ele, um humilde operrio Um operrio que sabia Exercer a profisso.
MORAES, Vincius de. Antologia Potica. So Paulo: Companhia das Letras, 1992.

nos versos da questo anterior, ocorrem, respectivamente, duas figuras de linguagem nomeadas: a) Metfora e onomatopia. b) Catacrese e ironia. c) Anacoluto e anttese. d) Sindoque e aliterao. e) Pleonasmo e metfora. 6- (UEL-PR)A tua saudade corta como ao de navaia. O corao fica aflito, bate uma a outra faia. E os io se enche dgua que at a vista se atrapaia.
Fonte: Tema folclrico. Adaptao Musical: Wagner Tiso e Milton Nascimento. Texto potico: Paulo Vanzolini e Antnio Xand. In: NASCIMENTO, M. Milton Nascimento ao Vivo. So Paulo: Polygram, 1983.

3- (Enem)- Nesta tirinha, a personagem faz referncia a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para

Em relao ao verso A tua saudade corta como ao de navaia, quais figuras de linguagem foram utilizadas pelo autor? a) Silepse de pessoa e onomatopia. b) Metfora e metonmia. c) Aliterao e prosopopia. d) Prosopopia e comparao. e) Onomatopia e catacrese.

a) condenar a prtica de exerccios fsicos. b) valorizar aspectos da vida moderna. c) desestimular o uso das bicicletas. d) caracterizar o dilogo entre geraes. e) criticar a falta de perspectiva do pai.
4-(UERJ)- A metonmia uma figura de linguagem que consiste no uso de uma palavra em lugar de outra, estabelecendo-se entre elas diferentes relaes de sentido. O fragmento que apresenta um exemplo de metonmia construda por meio da relao entre matria e objeto : (A) E o que que se pode fazer com um morto, se no enterr-lo? 10

7-

Cidade grande Que beleza, Montes Claros. Como cresceu Montes Claros. Quanta indstria em Montes Claros. Montes Claros cresceu tanto, ficou urbe to notria, prima-rica do Rio de Janeiro, que j tem cinco favelas por enquanto, e mais promete. (Carlos Drummond de Andrade)

Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a:

LITERATURA
(A) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se prpria linguagem. (B) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos. (C) ironia, que consiste em se dizer o contrrio do que se pensa, com inteno crtica. (D) denotao, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido prprio e objetivo. (E) prosopopia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.

Prof. JOZY
venerados pelos cristos. Essa poca foi caracterizada por uma viso Teocntrica (Deus como o centro do Universo). At mesmo as artes tiveram como tema motivos religiosos. Tanto a pintura quanto a escultura procuravam retratar cenas da vida de santos ou episdios bblicos. Quanto arquitetura, o estilo gtico o que predominava, atravs da construo de catedrais enormes e imponentes, projetadas para o alto, semelhana de mos em prece entanto tocar o cu. Na literatura, desenvolveu-se em Portugal um movimento potico chamado Trovadorismo. Os poemas produzidos nessa poca eram feitos para serem cantados por poetas e msicos: Trovadores - poetas que compunham a letra e a msica de canes. Em geral uma pessoa culta. Menestris msicos - poetas sedentrios; viviam na casa de um fidalgo, enquanto o jogral andava de terra em terra. Jograis - cantores e tangedores ambulantes, geralmente de origem plebia. Segris trovadores profissionais, fidalgos desqualificados que iam de corte em corte, acompanhados por um jogral. Recebiam o nome de cantigas, porque eram acompanhados por instrumentos de corda e sopro. Mais tarde, essas cantigas foram reunidas em Cancioneiros: o da Ajuda, o da Biblioteca Nacional e o da Vaticana. A Poesia Medieval Portuguesa A produo potica medieval portuguesa pode ser agrupada em dois gneros: Gnero Lrico Em que o amor a temtica constante, so as cantigas de amor e as cantigas de amigo.

Escolas Literrias

Trovadorismo Contexto Histrico O Trovadorismo foi a primeira escola literria portuguesa. Esse movimento literrio compreende o perodo que vai, aproximadamente do sculo XII ao sculo XIV. A partir desse sculo, Portugal comeava a afirmar-se como reino independente, embora ainda mantivesse laos econmicos, sociais e culturais com o restante da Pennsula Ibrica. Desses laos surgiu, prximo a Galcia (regio ao norte do rio Douro), uma lngua particular, de traos prprios, chamada galego-portugus. A produo literria dessa poca foi feita nesta variao lingstica. A cultura trovadoresca refletia bem o panorama histrico desse perodo: as Cruzadas, a luta contra os mouros, o Feudalismo, o poder espiritual do clero. O perodo histrico em que surgiu o Trovadorismo foi marcado por um sistema econmico e poltico chamado Feudalismo, que consistia numa hierarquia rgida entre senhores: um deles, o suserano, fazia a concesso de uma terra (feudo) a outro indivduo, o vassalo. O suserano, no regime feudal, prometia proteo ao vassalo como recompensa por certos servios prestados. Essa relao de dependncia entre suserano e vassalo era chamada de vassalagem. Assim, o senhor feudal ou suserano era quem detinham o poder, fazendo a concesso de uma poro de terra a um vassalo, encarregado de cultiv-la. Alm da nobreza (classe que pertenciam os suseranos) e a classe dos vassalos ou servos, havia ainda uma outra classe social: o clero. Nessa poca, o poder da Igreja era bastante forte, visto que o clero possua grandes extenses de terras, alm de dedicar-se tambm poltica. Os conventos eram verdadeiros centros difusores da cultura medieval, pois era neles que se escolhiam os textos filosficos a serem divulgados, em funo da moral crist. A religiosidade foi um aspecto marcante da cultura medieval portuguesa. A vida do povo lusitano estava voltada para os valores espirituais e a salvao da alma. Nessa poca, eram freqentes as procisses, alm das prprias Cruzadas - expedies realizadas durante a Idade Mdia, que tinham como principal objetivo a libertao dos lugares santos, situados na Palestina e 11

Pergaminhos de Vindel. Utilizado pelos trovadores. Cantiga da Ribeirinha No mundo non me sei parelha mentre me for como me vai, ca ja moiro por vs e ai! mia senhor branca e vermelha, queredes que vos retraia quando vos eu vi em saia.

LITERATURA
Mao dia me levantei que vos entom nom vi fea! E, mia senhor, des aquelha me foi a mi mui mal diai! E vs, filha de Dom Paai Moniz, e bem vos semelha daver eu por vs guarvaia, pois eu, mia senhor, dalfaia nunca de vs ouve nem ei valia dua correa.

Prof. JOZY

Glossrio: non me sei parelha: no conheo ningum igual a mim. mentre: enquanto.ca: pois. branca e vermelha: a cor branca da pele, contrastando com o rosado do rosto. retraia: pinte, retrate, descreva. en saia: sem manto. que: pois ds: desde semelha: parece daver eu por vs: receber por seu intermdio. guarvaia: manto luxuoso, provavelmente vermelho, usado pela nobreza. alfaia: presente valia dun correa: objeto de pequeno valor. Esta cantiga de Paio Soares de Taveirs considerada o mais antigo texto escrito em galegoportugus: 1189 ou 1198, portanto fins do sculo XII. Segundo consta, esta cantiga teria sido inspirada por D. Maria Pais Ribeiro, a Ribeirinha, mulher muito cobiada e que se tornou amante de D. Sancho, o segundo rei de Portugal. Cantigas de Amor Nesta cantiga o eu-lirico masculino e o autor geralmente de boa condio social. uma cantiga mais "palaciana", desenvolve-se em cortes e palcios. Quanto temtica, o amor a fonte eterna, devendo ser leal, embora inatingvel e sem recompensa. O amante deve ser submetido dama, numa vassalagem humilde e paciente, honrando-a com fidelidade, sempre. O nome da mulher amada vem oculto por fora das regras de mesura (boa educao extrema) ou para no compromet-la (geralmente, nas cantigas de amor o eulrico um amante de uma classe social inferior da dama). A beleza da dama enlouquece o trovador e a falta de correspondncia gera a perda do apetite, a insnia e o tormento de amor. Alm disso, a coita amorosa (dor de amor) pode fazer enlouquecer e mesmo matar o enamorado.

Cantigas de Amigo As cantigas de amigo apresentam eu-lrico feminino, embora o autor seja um homem. Procuram mostrar a mulher dialogando com sua me, com uma amiga ou com a natureza, sempre preocupada com seu amigo (namorado). Ou ainda, o amigo o destinatrio do texto, como se a mulher desejasse fazer-lhe confidncias de seu amor. (Mas nunca diretamente a ele. O texto dialogado com a natureza, como se o namorado estivesse por perto, a ouvir as juras de amor). Geralmente destinam-se ao canto e a dana. A linguagem, comparando-se s cantigas de amor mais simples e menos musical, pois as cantigas de amigo no se ambientam em palcios e sim em lugares mais simples e cotidianos. Conforme a maneira como o assunto tratado, e conforme o cenrio onde se d o encontro amoroso, as cantigas de amigo recebem denominaes especiais: Alvas (quando se passam ao amanhecer): Levantou-s'a velida (a bela) Levantou-s' alva; E vai lavar camisas E no alto (no rio) / Vai-las lavar alva (de madrugada). D. Dinis. Bailias (quando seu cenrio uma festa onde se dana): E no sagrado (local sagrado, possivelmente frente de uma igreja), em Vigo Bailava corpo velido (uma linda moa) amor ei! Martim Codax. Romarias (sobre visitas a santurios, enquanto as "madres queymam candeas"): Pois nossas madres van a San Simon De Val de Prados candeas queimar (pagar promessas) Ns, as menininhas, punhemos d'andar (vamos passear). Pero de Vivies Barcarolas ou marinhas (falam do temor de que o amigo v s expedies martimas; do perigo de que ele no volte mais). Vi eu, mia madre, andar As barcas e no mar, 12

LITERATURA
E moiro de amor!

Prof. JOZY

Nuno Fernandes Torneol

Pastorelas (quando seu cenrio o campo, prximo a rebanhos): Oi (ouvi) oj'eu ua pastor andar, Du (onde) cavalgava per ua ribeira, E o pastor estava i senlheira, (sozinha) A ascondi-me pola escuitar... Airas Nunes de Santiago Gnero Satrico Em que o objetivo criticar algum, ridicularizando esta pessoa de forma sutil ou grosseira; a este gnero pertencem as cantigas de escrnio e as cantigas de maldizer. So composies que expressam melhor a psicologia do tempo, aonde vm tona assuntos que despertam grandes comentrios na poca, nas relaes sociais dos trovadores; so stiras que atingem a vida social e poltica da poca, sempre num tom de irreverncia; so stiras de grande riqueza, uma vez que se apresentam num considervel vocabulrio, observando-se, muitas vezes o uso de trocadilhos; fogem s normas rgidas das cantigas de amor e oferecem novos recursos poticos. Os principais temas das cantigas satricas so: a fuga dos cavaleiros da guerra, traies, as chacotas e deboches, escndalos das amas e tecedeiras, pederastia (homossexualismo) e pedofilia (relaes sexuais com crianas), adultrio e amores interesseiros e ilcitos. Obs: Tanto nas cantigas de escrnio quanto nas de maldizer, pode ocorrer dilogo. Quando isso acontece, a cantiga denominada tenso (ou teno). Pode mostrar a conversa entre a me a moa, uma moa e uma amiga, a moa e a natureza, ou ainda, a discusso entre um trovador e um jogral, ambos tentando provar que so mais competentes em sua arte. Cantigas de Escrnio Apresentam crticas sutis e bem-humoradas sobre uma pessoa que, sem ter nome citado, facilmente reconhecvel pelos demais elementos da sociedade. Cantigas de Maldizer Neste tipo de cantiga feita uma crtica pesada, com inteno de ofender a pessoa ridicularizada. H o uso de palavras grosseiras (palavres, inclusive) e cita-se o nome ou o cargo da pessoa sobre quem se faz a stira. As Novelas de Cavalaria

O cavaleiro, heri ideal da Idade Mdia Nem s de poesia viveu o Trovadorismo. Tambm floresceu um tipo de prosa ficcional, as novelas de cavalaria, originrias das canes de gesta francesas (narrativas de assuntos guerreiros), onde havia sempre a presena de heris cavaleiros que passavam por situaes perigosssimas para defender o bem e vencer o mal. Sobressai nas novelas a presena do cavaleiro medieval, concebido segundo os padres da Igreja Catlica (por quem luta): ele casto, fiel, dedicado, disposto a qualquer sacrifcio para defender a honra crist. Esta concepo de cavaleiro medieval opunha-se do cavaleiro da corte, geralmente sedutor e envolvido em amores ilcitos. A origem do cavaleiro-heri das novelas feudal e nos remete s Cruzadas: ele est diretamente envolvido na luta em defesa da Europa Ocidental contra sarracenos, eslavos, magiares e dinamarqueses, inimigos da cristandade. As novelas de cavalaria esto divididas em trs ciclos e se classificam pelo tipo de heri que apresentam. Assim, as que apresentam heris da mitologia greco-romana so do ciclo Clssico (novelas que narram a guerra de Tria, as aventuras de Alexandre, o grande); as que apresentam o Rei Artur e os cavaleiros da Tvola Redonda pertencem ao ciclo Arturiano ou Breto (A Demanda do Santo Graal); as que apresentam o rei Carlos Magno e os doze pares de Frana so do ciclo Carolngio. A histria geralmente, as novelas de cavalaria no apresentam uma autoria. Elas circulavam pela Europa como verdadeira propaganda das Cruzadas, para estimular a f crist e angariar o apoio das populaes ao movimento. As novelas eram tidas em alto apreo e foi muito grande a sua influncia sobre os hbitos e os costumes da populao da poca. As novelas Amadis de Gaula e A Demanda do Santo Graal foram as histrias mais populares que circulavam entre os portugueses.

13

LITERATURA
HUMANISMO

Prof. JOZY
Surgimento da imprensa, desenvolvimento dos canhes e mosquetes no campo das armas, das bssolas, das lentes de culos, do relgio mecnico; A produo literria em Portugal desse perodo deve ser assim organizada: Prosa: crnicas histricas de Ferno Lopes; Poesia: poesias palacianas, recolhidas no Cancioneiro Geral; Teatro: dramaturgia de Gil Vicente; A Crnica de Ferno Lopes Crnica o nome que se d narrao dos feitos da nobreza na idade mdia. Ferno Lopes foi incumbido de escrever sobre os acontecimentos de diversos perodos histricos. Esse autor se destacou por no se limitar a tecer elogios aos reis, como era comum na poca. Faz descries mais detalhadas, no s do ambiente da corte, mas tambm das festas populares e do papel do povo nas festas e rebelies. Soube sintetizar em suas narrativas toda a tradio da prosa anterior, da novela de cavalaria crnica histrica ou moralstica, preparando terreno para as novelas sentimentais, surgidas a partir do sculo XVI. Tambm pode ser apontado por explorar com propriedade a tenso dramtica criada pelo confronto de personagens e de situaes, bem como por caracterizar suas personagens de forma bem definida e finalmente por preparar, com o nacionalismo e o sentimento de coletividade presente em suas crnicas, o ambiente para o surgimento da grande epopia de Cames - Os lusadas. A Poesia Palaciana As cantigas trovadorescas e os trovadores medievais deixaram de existir em meados do sculo XIV. Dessa poca at 1450 (portanto, durante um sculo) a poesia sofreu uma intensa crise, quase desaparecendo. Tal fato est relacionado com a nova ordem de preocupaes e valores que envolviam Portugal no sculo XV: uma viso de mundo burguesa, voltada para as coisas prticas, em especial para as navegaes e os sonhos de conquista ultramarina. Somente a partir de 1450 que se verificaram novamente certas condies necessrias ao florescimento da poesia na poca: uma vida cultural mais intensa e prestigiada nas cortes; um rei (D. Afonso V) protetor das letras, e uma nobreza que se voltava para o rei e para a vida palaciana. Assim, a poesia que da surgiu palaciana, aristocrtica e sofisticada. Diferentemente das cantigas trovadorescas, que eram cantadas e danadas, a poesia palaciana distanciou-se do acompanhamento musical, do canto e da dana e passou a ser lida ou declamada. Por isso tendeu a aprimorar-se tecnicamente, buscando expressividade nas prprias palavras. 14

Senhora, partem tam tristes Meus olhos por vs, meu bem, Que nunca tam tristes vistes Outros nenhuns por ningum . Contexto Histrico No mundo todo, a prosa literria uma manifestao que surge depois da poesia. No podendo ser memorizada com a mesma facilidade dos poemas, a prosa necessita de algumas condies especficas para surgir e se definir enquanto gnero, tais como uma lngua mais evoluda e formas mais sofisticadas de pensamento. Em Portugal no foi diferente: as manifestaes literrias da primeira poca medieval caracterizavam-se pelo predomnio da oralidade e, por essa razo, as cantigas trovadorescas tiveram maior destaque. J no sculo XV, na segunda poca medieval, a prosa e o teatro ganharam o primeiro plano, sendo seguidos pela poesia palaciana. A produo literria portuguesa da segunda poca medieval representa um momento de transio entre a literatura trovadoresca e o Renascimento do sculo XVI e, como em toda transio, o velho e o novo conviviam ente si. Assim, ao mesmo tempo em que se mantinham alguns aspectos das cantigas - por exemplo, a idealizao amorosa -, aspectos novos surgiram preparando a literatura renascentista: por exemplo, a poesia amorosa de fundo sensual. O termo humanismo utilizado para designar o estudo das letras humanas em oposio teologia. De forma resumida, o humanismo surgiu no seguinte contexto histrico: O surgimento da burguesia que traz consigo as relaes comerciais; Alterao nas relaes sociais, j que os nobres empobreceram e as pessoas de classes menos favorecidas na poca comearam a enriquecer; Ascenso do Absolutismo, o poder centrado no Rei; O problema da peste negra; Surgimento de crticas ao comportamento da Igreja Romana e a diminuio de seu poder; Viso antropocntrica;

LITERATURA
Observando-se a forma, os poemas de ento fazem uso consciente de rimas, mtricas e ritmos bem marcados, de ambigidades e jogos de palavras, e de aliteraes e de figuras de linguagem em geral. A mtrica empregada so principalmente as redondilhas: a maior, com sete slabas poticas e a menor, com cinco. De acordo com a disposio dos versos e das estrofes, os poemas da poca so chamados vilancetes (um mote de dois ou trs versos e uma glosa de sete), cantigas (um mote de quatro ou cinco versos e uma glosa de oito a dez) e esparsas (nica estrofe com nmero de versos que varia entre oito e dezesseis). Quanto ao contedo, embora a poesia palaciana tenha retomado os temas do Trovadorismo, acrescentou a eles aspectos novos, inspirados na atmosfera do Renascimento emergente. Observemos a concepo de amor existente nestes dois textos da poca, o primeiro do poeta Aires Teles, e o segundo do poeta Conde de Vimioso. A poesia palaciana foi coletada pelo poeta Garcia de Resende e publicada na obra Cancioneiro Geral, de 1516, contento textos de 1450 at a data da publicao da coletnea. Como o objetivo do poeta era apenas o de no deixar aquela produo potica desaparecer por falta de registro, a qualidade dos textos reunidos bastante desigual. Verifica-se ainda, um predomnio da lrica sobre a stira. O Teatro de Gil Vicente

Prof. JOZY
quem trabalhou durante 34 anos - era bilnge, Gil Vicente criou peas em portugus, em castelhano e algumas nas duas lnguas. Do ponto de vista tcnico, a dramaturgia de Gil Vicente era rstica e primitiva. Desconhecia o teatro greco-latino e a tradicional lei das trs unidades (nico lugar, tempo delimitado e apresentar o mesmo tipo de ao), que sempre caracterizou o teatro clssico. A formao teatral de Gil Vicente, portanto, reside fundamentalmente nas poucas manifestaes de dramaturgia existentes na Idade Mdia, em geral representaes relacionadas com datas religiosas. Apesar dessas origens, o carter do teatro vicentino no teocntrico. A obra de Gil preocupa-se essencialmente em apresentar o homem em sociedade, criticando-lhe os costumes e tendo em vista reform-los. Trata-se portando, de uma obra com misso moralizante e reformadora. No visa atingir instituies, mas os homens inescrupulosos que as compem. As peas de fundo religioso, portanto, no almejam difundir a religio nem converter os pecadores, mas demonstrar como o ser humano em geral independentemente da classe social, raa, sexo ou opo religiosa - egosta, falso, mentiroso, orgulhoso e frgil perante os apelos da carne e do dinheiro. Dessa forma, nenhuma classe ou grupo social escapa stira mordaz de Gil Vicente: o rei, o papa, o clrigo corrupto e devasso, o mdico incompetente, o curandeiro, a mulher adltera, a alcoviteira, o juiz desonesto, o campons, a donzela, o velho, o parvo, a beberrona, a moa da vila, o soldado, o judeu oportunista, o burgus ignorante e materialista. Neste sentido, Gil Vicente mostrava-se crtico diante da nova ordem social e dos valores burgueses que surgiram na sociedade portuguesa do incio do sculo XVI.

pintura do contemporneo Vicente Gil CLASSICISMO Mas, tu, terra de Glria Se eu nunca vi tua essncia, Como me lembrais na ausncia? No me lembras na memria, Seno na reminiscncia? Contexto Histrico - O Renascimento O Renascimento, importante movimento de renovao cultural ocorrido na Europa durante os sculos XV e XVI, considerado o marco inicial da era moderna. A base desse movimento encontra-se no crescimento gradativo da burguesia comercial e das atividades econmicas entre as cidades europias. Esse desenvolvimento estimulou a vida urbana e o surgimento de um novo homem, cujo valor no se apia mais no nome da famlia mas no prestgio adquirido por seu prprio esforo e talento, contribuindo para o enriquecimento do ambiente cultural. As expedies ocenicas, por sua vez, alargaram a viso do homem europeu, pondo-o em contato com povos de culturas diferentes. O desenvolvimento da matemtica e do mtodo experimental propiciou o surgimento das bases da cincia moderna. 15

Nos primrdios do sculo XIV, era costume na corte portuguesa, durante os ofcios religiosos do Natal, pastores irromperem na capela, e danando e cantando, para louvar o Deus menino. Eis que na noite de 7 para 8 de julho de 1502 um homem fantasiado de vaqueiro repentinamente entra na cmara da rainha D. Maria, mulher de D. Manuel de Portugal, a qual havia dado a luz a um menino, futuro rei D. Joo III. Esta manifestao agradou os presentes e foi pedido ao seu autor e intrprete que a repetisse nos festejos de Natal, em honra ao nascimento do Redentor. Este homem de controvertida biografia, a quem alguns identificam como o ourives da clebre custdia de Belm, era Gil Vicente. Ele tinha na corte portuguesa a funo de organizador das festas palacianas, e foi para ela que escreveu suas comdias, farsas e moralidades. Ao homenagear o nascimento de um homem e no o de Cristo, como at ento faziam os autos de Natal, Gil Vicente, com seu Auto da visitao ou Monlogo do Vaqueiro, deu incio ao teatro leigo em Portugal, isto , o teatro profano, praticado fora da Igreja. Essa primeira pea de Gil Vicente apresentava uma ntida influncia da dramaturgia do espanhol Juan del Encina, de carter pastoral e religioso. Como a corte portuguesa - para

LITERATURA
Graas aos humanistas, numerosas obras gregas e latinas, de assunto literrio, filosfico e cientfico, foram traduzidas e difundidas. A filologia desenvolveu-se; surgiram as primeiras gramticas das lnguas modernas. O pensamento da poca nutria-se da filosofia grega e das realizaes artsticas, patrocinadas cada vez mais por ricos comerciantes (os burgueses), inspirava-se nas obras da Antigidade Clssica. Todas essas atividades resultaram na formao de um clima intelectual otimista e confiante na fora do ser humano, que se torna o centro do universo, "a medida de todas as coisas". O Renascimento constituiu, pois, um dos mais prsperos movimentos intelectuais do Ocidente, mudando a imagem que o homem tinha de si mesmo. O Renascimento no apresentou as mesmas caractersticas em todos os lugares em que se desenvolveu. Rico e fecundo, adquiria aspectos diferentes medida que saa de Florena, na Itlia, onde surgiu em meados do sculo XV, e se difundia pelo resto da Europa. No entanto, apesar desta diversidade, manifesta sempre uma caracterstica comum: a ruptura, em maior ou menor grau, com a tradio feudal, marcadamente religiosa e teocntrica. O sculo XVI tambm foi marcado por dois movimentos religiosos que tiveram funda repercusso social e cultural: a Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero, na Alemanha, e a Reforma Catlica (tambm chamada de ContraReforma), movimento de reao da Igreja de Roma. Na verdade, antes mesmo que Lutero desencadeasse uma vigorosa reao contra os abusos da Igreja de Roma, muitos catlicos j tinham protestado contra essa situao, particularmente o humanista Erasmo (14651536), que, em seu livro O Elogio da Loucura, de 1511, faz uma crtica ferina da sociedade da poca, ridicularizando inclusive membros corruptos do clero catlico. No teatro fora de Portugal, predominou a idia de Bertolt Brecht, autor da pea A vida de Galileu Galilei, que considerava que o teatro tinha que ter uma funo conscientizadora, que provocasse o espectador para lev-lo a refletir sobre a realidade social. Embora a pea transcorra na Itlia do sculo XVII, o problema de Galileu - a liberdade de pensamento e expresso - mais atual que nunca. Assim, mesmo falando do passado, Brecht nos leva a refletir sobre problemas do presente. O CLASSICISMO LITERRIO PORTUGUS Gnero Literrio ESPCIE LITERRIA AUTORES E OBRAS PRINCIPAIS Poesia Lrica Luis de Cames e S Miranda Poesia pica Luis de Cames - Os lusadas Prosa Novela Sentimental Bernardim Ribeiro Menina moa Prosa Novela de Cavalaria Francisco de Morais - Palmeirim da Inglaterra Prosa Crnica Histrica Joo de Barros 16 Prosa Teatro

Prof. JOZY
Literatura de viagem de Mendes Pinto Peregrinao Ferreira, com a tragdia Castro A Linguagem Clssico-Renascentista A linguagem clssico-renascentista a expanso das idias e dos sentimentos do homem do sculo XVI. Seus temas e sua construo traduzem, de um lado, o esprito de aventuras trazido pelas navegaes: de outro, refletem a busca dos modelos literrios greco-latinos e dos humanistas italianos. Emprego da medida nova: Os humanistas passaram a empregar sistematicamente o verso decasslabo, denominado ento de medida nova, em oposio s redondilhas medievais, chamadas de medida velha. Gosto pelo soneto: No Renascimento tambm foi criado o soneto, um tipo de composio potica formada por duas quadras e dois tercetos, com versos decasslabos, que at hoje cultivado pelos poetas. Essa nova forma de fazer poesia foi chamado de "dolce stil nuovo", ou "doce novo estilo", por Dante. Formas de inspirao clssica: Alm de criarem o soneto, os humanistas italianos recuperaram outras formas, j cultivadas pela literatura grega e latina: A cloga: composio geralmente dialogada, em que o poeta idealiza assuntos sobre a vida no campo. Suas personagens so pastores (clogas pastoris), pescadores (clogas pisctrias) ou caadores (clogas venatrias); A elegia: poema de fundo melanclico; A ode: composio pequena, de carter erudito, com elevao do pensamento, sobre vrios assuntos. As odes podem ser classificadas em pendricas (cantam heris ou acontecimentos grandiosos), anacrenicas (cantam o amor e a beleza), e satricas (celebram assuntos morais e / ou filosficos); A epstola: composio em que o autor expe suas idias e opinies, em estilo calmo e familiar. Pode ser doutrinria, amorosa ou satrica; Epitalmio: composio em honra aos recm casados, prpria para ser recitada em bodas; Cano: composio erudita, de longas estrofes, versos decasslabos por vezes entremeados com outros de seis slabas (hericos) e de carter amoroso; Epigrama: composio de 2 ou 3 versos com pensamentos engenhosos e de estilo cintilante: Sextilha: composio de seis estrofes de seis versos com uma forma muito engenhosa, em que as palavras finais dos versos de todas as outras, apenas com a ordem trocada. Ditirmos: canto festivo para celebrar o prazer dos banquetes; Antropocentrismo: O mundo e as idias deixam de girar em torno de Deus (teocentrismo) e passam a centrar-se no homem. A natureza passa a ser valorizada e investigada, encarada como fonte de vida e prazer, posta a servio do homem, e no mais como pecado. Foi a valorizao das capacidades fsicas e espirituais do homem. Ferno Antnio

LITERATURA
Influncia da Cultura Greco-Latina (Paganismo): A imitao dos modelos greco-romanos da antigidade est na base da renovao literria surgida no Renascimento que tomou o nome de Classicismo. Como nas outras artes, tambm na literatura isso no significa copiar, e sim recriar. Os autores clssicos mais seguidos no Classicismo foram Homero, Virglio, Ovdio, dentre outros. Tambm a teoria de Plato (essncia x aparncia) na concepo do amor foi muito difundida. Racionalismo / Universalismo: Observemos essa estrofe de um soneto de Cames: No h coisa a qual natural seja Que no queira perptuo o seu estado No quer logo o desejo o desejado, Por que no falte nunca onde sobeja. (sobra) Podemos perceber como o autor nesses versos trabalha mais com o conceito do amor do que propriamente com os sentimentos. (Diz-se que ele universaliza os sentimentos, tira o carter individual dos mesmos). A conjuno conclusiva logo confirma a preocupao do texto com a lgica e com as idias. Esse racionalismo, contudo, no se d apenas na literatura. Manifesta-se tambm na cincia e nas atividades econmicas daquela sociedade, voltada para o comrcio, para as navegaes e para os lucros. Pode-se dizer que a necessidade de compreender melhor, dominar e transformar a natureza experimentada pelo burgus do sculo XVI levou-o a substituir a f crist pela razo, pondo fim mentalidade teocntrica medieval. Uso da mitologia: Um grupo de artistas, chamados de humanitas, defendia que a cultura pag, anterior ao aparecimento do cristianismo, era mais rica e expressiva, pois valorizava o indivduo, seus feitos hericos e sua capacidade de dominar e transformar o mundo. Por isso, se empenhavam em imitar as obras da arte da Antiguidade greco-latina, difundir suas idias e traduzir suas obras para a lngua falada na poca, o italiano. A partir da, seres, deuses e personagens da cultura dos Helenos e Romanos (Vnus, Zeus, Marte, Afrodite, Baco, Eolo...) foram sendo "incorporados" nas artes dos autores Clssicos. Exaltao das faculdades humanas: A valorizao das capacidades fsicas e espirituais do homem foi chamada de antropocentrismo e, naturalmente, contrapunha-se viso teocntrica do mundo imposta pela Igreja. Busca do amor platnico, elevado, espiritual / Neoplatonismo: Seguindo a concepo platnica onde existem um mundo que percebemos com os sentidos, ilusrio e confuso, de sombras onde nada estvel ou permanente chamado Mundo dos Fenmenos e um outro mais elevado, espiritual e eterno, onde est a imutvel essncia de todas as coisas e acessvel somente atravs da razo chamado Mundo das Idias, os autores clssicos buscavam um amor idealizado, espiritualizado e racional, que se aproximava da Verdade Absoluta. A partir da, o amor visto de uma forma distante, onde 17

Prof. JOZY
muitas vezes o ser amado no tem conhecimento de sua situao e o desejo aplacado pelo juzo. A filosofia de Plato exerceu grande influncia no Ocidente. At o sculo XV, apenas uma pequena parte de sua obra era conhecida. Em 1481, o humanista italiano Ficino traduziu todos os seus textos para o latim, colocando-o ao alcance dos intelectuais. Mas a leitura de Plato sofreu influncias das idias crists que imperavam na poca. Com isso, o Mundo das Idias, o reino da Verdade absoluta, passou a ser associado ao Cu cristo. De qualquer forma, seu pensamento marcou bastante a vida cultural do Renascimento. Observa-se, por exemplo, nesses versos de Cames do poema "Babel e Sio", de Cames, a presena clara das idias platnicas: Mas, tu, terra de Glria Se eu nunca vi tua essncia, Como me lembrais na ausncia? No me lembras na memria, Seno na reminiscncia? Que alma tabua rasa Que com a escrita doutrina Celeste tanto imagina, Que voa da prpria casa E sobe a ptria divina No logo a saudade Das terras onde nasceu A carte, mas do Cu Daquela santa Cidade De onde esta alma descendeu. Sujeio a Regras Rgidas de Contedo e Forma: Os escritores renascentistas trouxeram tona a valorizao de contedo, com temas universalistas e racionais e de forma, com versos decasslabos distribudos em duas quadras e dois tercetos (medida nova - soneto). Tambm recuperaram outras, de inspirao clssica, anteriormente citadas. Clareza e objetividade e uso de linguagem sbria, simples e precisa: Pelo prprio Universalismo e objetivismo, anteriormente citados. Valorizao do gnero pico para cantar os feitos de heris nacionais: A mais importante obra pica do classicismo portugus a epopia Os lusadas que narra os feitos hericos dos portugueses (os lusos, da o nome da obra), que, liderados por Vasco da Gama, lanaram-se ao mar numa poca em que ainda se acreditava em monstros marinhos e abismos. Ultrapassando os limites martimos conhecidos - no caso o cabo das Tormentas ao sul da frica - chegariam a Calicute, na ndia. Tal faanha, que uniu o Oriente ao Ocidente pelo mar, deslumbrou o mundo e foi alvo de interesses polticos e econmicos de diversas naes europias. nsia de fama e glria terrenas / Culto da beleza e da perfeio: Repudiando a concepo medieval do mundo como um "vale de lgrimas", um lugar de tentaes e pecados que desviam o homem do caminho da salvao espiritual, os Renascentistas exaltaram a dignidade do ser humano,

LITERATURA
destacando-o como um ser livre, capaz de alcanar a felicidade terrena e de criar seu prprio projeto e vida. O Cristianismo, evidentemente, continua imperando, mas o homem renascentista j no vive to angustiado com as questes religiosas quanto vivera o homem medieval. Ao recolocar o ser humano no centro do universo o Renascimento muda tambm o conceito que se tinha da natureza. Ela passa a ser vista como o reino do homem, um livro que deve ser investigado e compreendido, estimulando, assim, as pesquisas e as experincias cientficas. Redimensionada, a natureza encarada como fonte de vida e prazer, que deve ser posta a servio d a felicidade do ser humano. Essa nova forma de considerar o homem representou, pois, uma ruptura com a viso de mundo medieval e fez do Renascimento o marco inicial da era moderna: "Miserveis mortais, abri os olhos. QUINHENTISMO Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade. (Oswald de Andrade)

Prof. JOZY
Descrio da flora, fauna e do selvagem. Aspectos pitorescos, exticos e etnogrficos. Linguagem puramente referencial (objetivos e concisos) Modelos Clssicos e Renascentistas que tendem erudio. Ideologia mercantilista e religiosa Importncia Valor histrico e documental Classificao Os textos quinhentistas classificam-se modalidades: Informativos. Propagandsticos. Catequticos. Viajantes "Estrangeiros". Diviso Quinhentismo, modalidades: porm, dividido em duas em quatro

Literatura de Informao Literatura dos Jesutas Literatura informativa A Carta de Caminha inaugura o que se convencionou chamar Literatura de Informao sobre o Brasil. O prprio nome j diz tudo: informar sobre a nova Colnia de Portugal. O perodo tambm ficou conhecido como Literatura dos Viajantes ou dos Cronistas. As crnicas histricas ou literatura de viagens faziam muito sucesso no sculo XVI em Portugal e Espanha. Os textos satisfaziam a curiosidade e despertavam a imaginao dos europeus. As obras desses cronistas pareciam mais notcias, documentos, relatos de viagens do que literatura.

Oscar Pereira da Silva, Desembarque de Pedro lvares Cabral em Porto Seguro em 1500, pintada em 1922

Introduo Quinhentismo a denominao genrica de todas a manifestaes "literrias" ocorridas no Brasil durante a primeira fase do Descobrimento (sc. XVI). Caracterizase pela introduo da cultura europia em terras brasileiras, informao sobre a nova Colnia e catequizao. Momento histrico No mundo: Reforma Protestante Auge do Renascimento Grandes Navegaes Capitalismo Mercantil Urbanizao No Brasil: Descobrimento (1500) Ciclo do Pau-brasil. Caractersticas 18

Textos importantes: 1. Carta do descobrimento - Pero Vaz de Caminha a el-rei D. Manuel, referindo o descobrimento de uma nova terra e as primeiras impresses da natureza e do aborgine (ndio). Escrita em 1500 e publicada pela primeira vez em 1817. 2. Dirio de Navegao - Pero Lopes de Sousa, escrivo do primeiro grupo colonizador, o de Martim Afonso de Sousa (1530). 3. Tratado da terra do Brasil - Pero Magalhes Gandavo. Escrito por volta de 1570 e impresso pela primeira vez em 1826, 4. Histria da Provncia de Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil - Pero Magalhes Gandavo. Editada em 1576, em Portugal. 5. Dilogo sobre a converso dos gentios - Padre Manuel da Nbrega. Escrito em 1557 e impresso pela primeira vez em 1880. 6. Narrativa Epistolar e os Tratados da Terra e da Gente do Brasil - Padre Ferno Cardim (a primeira certamente de 1583).

LITERATURA
7. Tratado descritivo do Brasil - Gabriel Soares de Sousa. Escrito em 1587 e impresso por volta de 1839 8. Dilogos das Grandezas do Brasil - Ambrsio Fernandes Brando (1618). 9. Histria do Brasil - Fr. Vicente do Salvador (1627). 10. Cartas dos missionrios jesutas escritas nos dois primeiros sculos de cateque Literatura?! Percebe-se que discutvel a nomenclatura de literatura para este perodo. As obras apresentavam mais caractersticas documentais e histricas do que literrias. Literatura dos jesutas Com a misso de catequizao e educao, os primeiros jesutas chegaram em 1549. Os primeiros sinais de racismo j eram cultivados no pas. A catequizao ficou restrita somente aos ndios; os negros, que comearam a chegar, eram ignorados. Os missionrios fundaram os primeiros colgios, fato que, durante muito tempo, era a nica atividade intelectual desenvolvida na Colnia. Classificao A obra jesutica pode ser assim classificada: Poemas e pea teatrais com o objetivo de catequizar e moralizar; Textos informativos, que abordam principalmente questes relativas catequese; Poemas sem finalidade catequtica ou informativa. Autores e Obras Pero Vaz de Caminha (1437-1500) Pero Vaz de Caminha nasceu, por volta de 1437, provavelmente no Porto. Foi escrivo da armada de Cabral e da feitoria de Calecute que os portugueses posteriormente fundaram na ndia. Morreu na ndia em 1500, trucidado por comerciantes mouros. Sua Carta [ver Antologia], o mais vivo e colorido retrato do Brasil primitivo, possui catorze pginas manuscritas e data de 1 de maio de 1500. Foi publicada pela primeira vez em 1817, havendo atualmente edies modernas e, devido a sua importncia histrica, j foi traduzida para vrias lnguas. Dirigida a D. Manuel, narra o descobrimento do Brasil, as primeiras impresses da frota de Cabral sobre a terra, seus habitantes e as providncias tomadas. Em forma de crnica de viagem, gnero largamente utilizado em Portugal e Espanha no sculo XV, e numa linguagem fluente e de transparente singeleza, Caminha relata o que viu. As descries, pormenorizadas, de certos eventos ou coisas revelam, no autor, um aguado senso de observao e expem uma clara ideologia mercantilista. Ao valorizar a flora e a fauna do territrio recm descoberto, aponta ao colonizador e aos aventureiros martimos suas possveis riquezas e vantagens. Sem deixar de lado o ideal portugus de propagao da cristandade, Caminha descreve o ndo como um ser bom, natural, ingnuo, saudvel e pronto para aceitar os valores da civilizao crist. 19 Barroco OBRA Crnica de viagem: A Carta (1500).

Prof. JOZY

LITERATURA
Introduo O tempo barroco denomina genericamente todas as manifestaes artsticas dos anos 1600 e incio dos anos 1700. Alm da literatura, estende-se msica, pintura, escultura e arquitetura da poca. O estilo Barroco um dos mais complexos que iremos examinar. A crtica oscila entre a recusa do Barroco, por alegada pobreza temtica e exagerada manipulao da palavra, apaixonada apologia da escola que fazem os anatomistas do estilo, encantados com a engenhosidade e agudeza das produes da poca. A origem da palavra Barroco controvertida. Alguns etimologistas afirmam que est ligada a um processo mnemnico (relativo memria) que designava um silogismo aristotlico com concluso falsa (num silogismo a partir de duas premissas infere-se uma concluso lgica; nesse caso, a concluso seria falsa). Segundo outros, designaria um tipo de perolo de forma irregular, ou mesmo um terreno desigual, assimtrico. Mesmo considerando o Barroco o primeiro estilo de poca da literatura brasileira e Gregrio de Matos o primeiro poeta efetivamente brasileiro, com sentimento nativista manifesto, na realidade ainda no se pode isolar a Colnia da Metrpole. Ou, como afirma Alfredo Bosi: "No Brasil houve ecos do Barroco europeu durante os sculos XVII e XVIII: Gregrio de Matos, Botelho de Oliveira, Frei Itaparica e as primeiras academias repetiram motivos e formas do barroquismo ibrico e italiano". Alm disso, os dois principais autores Pe. Antnio Vieira e Gregrio de Matos tiveram suas vidas divididas entre Portugal e Brasil. Por essas razes, neste estilo no separaremos as manifestaes barrocas de Portugal e do Brasil. Em Portugal, o Barroco ou Seiscentismo tem seu incio em 1580 com a unificao da Pennsula Ibrica, o que acarretar um forte domnio espanhol em todas as atividades, da o nome Escola Espanhola, tambm dado ao Barroco lusitano. O Seiscentismo se estender at 1768, com a fundao da Arcdia Lusitana, j em pleno governo do Marqus de Pombal, aberto aos novos ares da ideologia liberal burguesa iluminista, que caracterizar a segunda metade do sculo XVIII. No Brasil, o Barroco tem seu marco inicial em 1601 com a publicao do poema pico Prosopopia, de Bento Teixeira, que introduz definitivamente o modelo da poesia camoniana em nossa literatura. Estende-se por todo o sculo XVII e incio do sculo XVIII. O final do Barroco brasileiro s se concretizou em 1768, com a fundao da Arcdia Ultramarina e com a publicao do livro Obras, de Cludio Manuel da Costa. No entanto, j a partir de 1724, com a fundao da Academia Braslica dos Esquecidos, o movimento 20

Prof. JOZY
academicista ganhava corpo, assinalando a decadncia dos valores defendidos pelo Barroso e a ascenso do movimento rcade. Momento Histrico

Portugal sob o domnio espanhol


Se o incio do sculo XVI, notadamente seus primeiros 25 anos, pode ser considerado o perodo ureo de Portugal, no menos verdade que os 25 ltimos anos desse mesmo sculo podem ser considerados o perodo mais negro de sua histria. O comrcio e a expanso do imprio ultramarino levaram Portugal a conhecer uma grandeza aparente. Ao mesmo tempo que Lisboa era considerada capital mundial da pimenta, a agricultura lusa era abandonada. As colnias, principalmente o Brasil, no deram a Portugal riquezas imediatas; com a decadncia do comrcio das especiarias orientais observa-se o declnio da economia portuguesa. Paralelamente, Portugal vive uma crise dinstica: em 1578, levando adiante o sonho megalomanaco de transformar Portugal novamente num grande imprio, D. Sebastio desaparece em Alccer-Quibir, na frica; dois anos depois, Filipe II da Espanha consolida a unificao da Pennsula Ibrica tal situao permaneceria at 1640, quando ocorre a Restaurao (Portugal recupera sua autonomia). A perda da autonomia e o desaparecimento de D. Sebastio originam em Portugal o mito do Sebastianismo (crena segundo a qual D. Sebastio voltaria e transformaria Portugal no Quinto Imprio). O mais ilustre sebastianista foi sem dvida o Pe. Antnio Vieira, que aproveitou a crena surgida nas "trovas" de um sapateiro chamado Gonalo Anes Bandarra.

D. Sebastio A unificao da Pennsula veio favorecer a luta conduzida pela Companhia de Jesus em nome da Contra-Reforma: o ensino passa a ser quase um monoplio dos jesutas e a censura eclesistica torna-se um obstculo a qualquer avano no campo cientficocultural. Enquanto a Europa conhecia um perodo de efervescncia no campo cientfico, com as pesquisas e descobertas de Francis Bacon, Galileu, Kepler e

LITERATURA
Newton, a Pennsula Ibrica era um reduto da cultura medieval. Com o Conclio de Trento (1545-1563), o Cristianismo se divide. De um lado os estados protestantes (seguidores de Lutero introdutor da Reforma) que propagava o "esprito cientfico", o racionalismo clssico, a liberdade de expresso e pensamento. De outro, os redutos catlicos (a Contra-Reforma) que seguiam uma mentalidade mais estreita, marcada pela Inquisio (na verdade uma espcie de censura) e pelo teocentrismo medieval. nesse clima que se desenvolve a esttica barroca, notadamente nos anos que se seguem ao domnio espanhol, j que a Espanha o principal foco irradiador do novo estilo. O quadro brasileiro se completa, no sculo XVII, com a presena cada vez mais forte dos comerciantes, com as transformaes ocorridas no Nordeste em conseqncia das invases holandesas e, finalmente, com o apogeu e a decadncia da cana-de-acar. Caractersticas

Prof. JOZY
Cultismo- O jogo de palavras - caracterizado pela linguagem rebuscada, culta, extravagante (hiprboles), descritiva; pela valorizao do pormenor mediante jogos de palavras (ludismo verbal), com visvel influncia do poeta espanhol Lus de Gngora, que tem como seguidores entre ns, Botelho de Oliveira e, em alguns momentos, Gregrio de Matos; da o estilo ser tambm conhecido por Gongorismo. No cultismo valoriza-se o "como dizer". O termo cultismo deriva da obsesso barroca pela linguagem culta e erudita. Ocorre nesse estilo um abuso no uso de figuras de linguagem, especialmente as semnticas(metforas, antteses e hiprboles); as sintticas ( de inverso oracional, de repetio ou supresso de termos, como hiprbatos, anforas, anadiploses, quiasmos) e as sonoras(paranomsias). Conceptismo O jogo de idias - marcado pelo jogo de idias, de conceitos, seguindo um raciocnio lgico, racionalista, que utiliza uma retrica aprimorada (arte de bem falar, ou escrever, com o propsito de convencer; oratria). Um dos principais cultores do Conceptismo foi o espanhol Francisco de Quevedo, de onde deriva o termo Quevedismo. Valoriza-se, neste estilo, "o que dizer". O conceptismo intelectual barroco voltado para a argumentao sutil, que opera por meio de associaes inesperadas, ainda fundada em metforas e, especialmente em procedimentos da Lgica, como o silogismo, o sofisma e o paradoxo. Na literatura, as caractersticas principais so: Culto do contraste: o poeta barroco se sente dividido, confuso. A obra marcada pelo dualismo: carne X esprito, vida X morte, luz X sombra, racional X mstico. Por isso, o emprego de antteses. Pessimismo: devido a tenso (dualidade), o poeta barroco no tinha nenhuma perspectiva diante da vida. Literatura moralista: a literatura tornou-se um importante instrumento para educar e para "pregar" por parte dos religiosos (padres). Autores e Obras Nota: Os dois estilos, cultismo e conceptismo so aspectos que no se separam, mas so complementares. Nada impede que o mesmo texto tenha, simultaneamente, aspectos cultistas e conceptistas. De modo superficial pode-se dizer que o cultismo predominante na poesia e o conceptismo predominante na prosa. Barroco Brasileiro

Os chineses desenvolveram um pensamento muito profundo sobre a existncia de coisas, seres e aes contrrios ou opostos, que formam a realidade. Deram s oposies o nome de dois princpios: Yin e Yang. Yin o princpio feminino passivo na Natureza, representado pela escurido, o frio e a umidade; Yang o princpio masculino ativo na Natureza, representado pela luz, o calor e o seco. Os dois princpios se combinam e formam todas as coisas, que, por isso, so feitas de contrrios ou de oposies. O mundo, portanto, feito da atividade masculina e da passividade feminina.

O estilo barroco nasceu da crise de valores renascentistas ocasionada pelas lutas religiosas e pela crise econmica vivida em conseqncia da falncia do comrcio com o Oriente. O homem do Seiscentismo vivia um estado de tenso e desequilbrio, do qual tentou evadir-se pelo culto exagerado da forma, sobrecarregando a poesia de figuras, como a metfora, a anttese, a hiprbole e a alegoria. Todo o rebuscamento que aflora na arte barroca reflexo do dilema, do conflito entre o terreno e o celestial, o homem e Deus (antropocentrismo e teocentrismo), o pecado e o perdo, a religiosidade medieval e o paganismo renascentista, o material e o espiritual, que tanto atormenta o homem do sculo XVII. A arte assume, assim, uma tendncia sensualista, caracterizada pela busca do detalhe num exagerado rebuscamento formal. Podemos notar dois estilos no barroco literrio: o Cultismo e o Conceptismo. 21

O Barroco contemporneo da formao da famlia patriarcal nos engenhos de cana de Pernambuco e da Bahia, da economia apoiada na trade monoculturalatifndio- trabalho escravo, bem como dos primrdios da educao brasileira, nos colgios jesuticos.

LITERATURA

Prof. JOZY
sermes que, em linguagem simples e sem torneios de estilo, revelam extraordinrio domnio da lngua, imaginao, sensibilidade, humanidade e convices. Utilizando-se da retrica jesutica no trabalho das idias e conceitos, Vieira mostrou-se um barroco conceitista, no desenvolvimento de idias lgicas, destinadas a persuadir o pblico, e clssico na clareza e simplicidade de expresso. Seus temas preferidos foram: a valorizao da vida humana, para reaproximla de Deus, e a exaltao do sofrimento, porque nele est o caminho da salvao. Sermes Sermo do Bonsucesso das Armas de Portugal contra os de Holanda (Bahia, 1640); Sermo da Sexagsima (Lisboa, 1655); Sermo de Santo Antonio aos Peixes (Maranho, 1653); Sermo da Primeira Dominga da Quaresma (Maranho, 1653); Sermo do Mandato (Lisboa, 1643); Sermo do Rosrio (Bahia, 1633). Obras de Profecia Histria do Futuro; Histria de Portugal; Esperanas de Portugal;Clavis Prophetarum. Gregrio de Matos (1623-1696) Gregrio de Matos Guerra nasce na Bahia, em1623, e morre no Recife em 1696. Filho de fidalgo portugus e de me brasileira, cursou humanidades com os Jesutas da Bahia e se formou em Direito pela Universidade de Coimbra. Passou a advogar em Lisboa, ocupando cargos de magistratura. Por sua stira, foi obrigado a voltar Bahia e, aqui, esta foi aguada, tornando-o motivo de reaes e perseguies. Acabou deportado para Angola, retornando um ano antes de morrer em Pernambuco. Gregrio de Matos, que em vida nada publicou, produziu uma obra vasta e diversificada, mas, em sua poca, muitos de seus poemas circulavam entre o povo, oralmente ou em manuscritos. A poesia de Gregrio de Matos religiosa e lrica [ver Antologia]. Absolutamente conforme com a esttica do Barroco, abusa de figuras de linguagem; faz uso do estilo cultista e conceitista, atravs de jogos de palavras e raciocnios sutis. As contradies, prprias, talvez, de sua personalidade instvel, so uma constante em seus poemas, oscilando entre o sagrado e o profano, o sublime e o grotesco, o amor e o pecado, a busca de Deus e os apelos terrenos. mais conhecido por sua stira ferina, azeda e mordaz, usando, s vezes, palavras de baixo calo, da seu epteto Boca do Inferno. Critica todos os aspectos da sociedade baiana, particularmente o clero e o portugus. A atitude nativista que disso resulta apenas conseqncia da situao na Colnia brasileira. Poesia Obras de Gregrio de Matos, em seis volumes: (I) Sacra (1929); (II) Lrica (1923); (III) Graciosa (1930); (IV) e (V) Satrica (1930); (VI) ltima (1933). Outros: Manoel Botelho de oliveira Exerccios Texto para as questes 01 a 03 22

Bento Teixeira (1561-1600) Bento Teixeira, nasceu no Porto em 1561. Cristo novo estudou para seguir a carreira eclesistica, mas desistiu. Formou-se no Colgio da Bahia, onde lecionou. Por ter assassinado a esposa, teve de se esconder em Pernambuco, onde redigiu Prosopopia [ver Antologia], publicada em 1601. Faleceu em Pernambuco, na segunda dcada de 1600. Prosopopia, poemeto encomistico a Jorge de Albuquerque Coelho, 3 donatrio da capitania de Pernambuco, marca o incio do movimento Barroco no Brasil e pode ser considerado um primeiro exemplo de estilo rebuscado no Brasil-Colnia. Escrito em oitavas hericas, reflete forte influncia dos Lusadas pela sintaxe, mximas camonianas e lugares-comuns mitolgicos. Revela, tambm, atitude nativista lusobrasileira, ao louvar a terra, enquanto Colnia e os feitos do heri. Poesia Prosopopia (1601). Padre Antnio Vieira (1608-1697) Padre Antnio Vieira nasceu em Lisboa, em 1608. Veio para a Bahia, aos seis anos de idade, ingressando pouco tempo depois no Colgio dos Jesutas, do qual no mais se afastou. Iniciou sua carreira de pregador em 1633; viajou para Portugal, to logo soube que este havia se libertado do domnio espanhol (A Restaurao). Em 1641, j havia proferido alguns sermes que o tornaram famoso. Em Portugal participou ativamente da vida poltica da poca, colocando-se em defesa dos cristo-novos e suscitando dio da Inquisio, que o prendeu. Anos depois, regressou ao Brasil e se estabeleceu no Maranho, dedicando-se evangelizao dos ndios e defesa destes contra os colonos. Tal conflito terminou com sua expulso e de toda a Companhia. Novamente em Portugal foi perseguido e processado pela Inquisio; aps o perdo, viajou para Roma, onde pregou durante alguns anos. Retornou definitivamente Bahia em 1681, onde reviu e organizou seus sermes para publicao. Morreu em 1697, no Colgio da Bahia. Dividido entre Portugal e Brasil, Vieira foi um produtivo escritor do Barroco brasileiro, que se imps como terico e como modelo. Sua obra constitui-se de 200 sermes, entre os quais o Sermo da Sexagsima, cerca de 500 cartas importantes documentos histricos que abordam a situao da Colnia, a Inquisio, os cristo-novos, a relao entre Portugal e Holanda, entre outros fatos e profecias. parte suas opinies profticas, que revelam nacionalismo exacerbado e um servilismo extraordinrio dos jesutas, e as inmeras cartas, abordando os mais diversos assuntos, o melhor de sua obra encontra-se nos

LITERATURA

Prof. JOZY
c) Dos poetas arcdicos eminentes, foi sem dvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idias da ilustrao francesa. d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vcios, os ridculos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da poca. e) Sua famosa stira autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro prova de que seus talento no se restringia ao lirismo amoroso. 06. Assinale a alternativa incorreta sobre o Barroco portugus: a) Foi mais expressivo na prosa do que na poesia. b) Corresponde a uma fase de decadncia de Portugal, primeiro dominado pela Espanha (1580-1640) e depois pressionado pela concorrncia da Holanda e outro pases. c) A cultura acadmica era frvola, rebuscada e voltada para a bajulao dos poderosos. d) O surgimento do Mito Sebastianista, associada aos mitos messinicos do Encoberto e do Quinto Imprio, pode ser interpretado como uma reao nacionalista estagnao e decadncia do pas. e) A poesia pica, voltada para a exaltao dos heris do passado, foi o gnero literrio mais significativo no Barroco luso. 07. Assinale a alternativa que no corresponde ao Barroco: a) Bifrontismo, dualismo, fusionismo, sentido dilemtico. b) Fesmo, pessimismo, oscilao entre o sublime e o grotesco. c) Teocentrismo X Antropocentrismo, F X Razo, Alma X Corpo. d) Universalismo, uniformidade de caractersticas e projees. e) n.d.a. 08. Assinale a incorreta: a) O cultismo, ou gongorismo, a vertente barroca voltada para as imagens, a manipulao verbal, a ornamentao estilstica. b) O conceptismo a vertente barroca voltada para o jogo de idias, a argumentao sutil que visa a convencer pelos recursos da lgica. c) A linguagem cultista tende ao rebuscamento, ao preciosismo, pelo acumulo de figuras (metforas, antteses, hiprboles, sinestesias, hiprbatos, quiasmos, anforas etc.) d) A linguagem conceptista menos rebuscada que a gongrica, volta-se mais para o contedo das palavras, para a essncia de sua significao. e) Cultismo e conceptismo so plos opostos do Barroco e tendem a ser mutuamente excludentes. 09. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impresses sensoriais so recursos lingsticos presentes na poesia ________. 23

INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO Nasce o Sol, e no dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em continuas tristezas a alegrias, Porm, se acaba o Sol, por que nascia? Se to formosa a Luz, por que no dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto, da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, Na formosura no se d constncia, E na alegria, sinta-se triste. Comea o Mundo enfim pela ignorncia A firmeza somente na inconstncia. 01. No texto predominaram as imagens: a) olfativas; b)gustativas; c)auditivas; d)tteis; e)visuais. 02. A idia central do texto : a) a durao efmera de todas as realidades do mundo; b)a grandeza de Deus e a pequenez humana; c) os contrastes da vida; d)a falsidade das aparncias; e) a durao prolongada do sofrimento. 03. Qual o elemento barroco mais caracterstico da 1 estrofe? a) disposio antittica da frase; b) cultismo; c) estrutura bimembre; d) concepo teocnctrica; e) estrutura correlativa, disseminativa e recoletiva. 04. (SANTA CASA) A preocupao com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que: a) descr da misericrdia divina e contesta os valores da religio; b) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza; c) se deixa subjugar pelo desnimo e pela apatia dos cticos; d) se revolta contra os insondveis desgnios de Deus; e) quer gozar ao mximo seus dias, enquanto a mocidade dura. 05. (UEL) Identifique a afirmao que se refere a Gregrio de Matos: a) No seu esforo da criao a comdia brasileira, realiza um trabalho de crtica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do sculo XIX. b) Sua obra uma sntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo portugus, mas combina-os com a paixo das imagens pr-romnticas.

LITERATURA

Prof. JOZY
c)Dualidade temtica da sensualidade e do refreamento, construo sinttica por simtrica por simetrias sucessivas, predomnio figurativo das metforas e pares antitticos que tendem para o paradoxo. d)Temtica naturalista, assimetria total de construo, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo. e)Verificao clssica, temtica neoclssica, sintaxe preciosista evidente no uso das sntese, dos anacolutos e das alegorias, construo assimtrica. 13. A respeito de Gregrio de Matos, assinale a alternativa, incorreta: a)Alguns de seus sonetos sacros e lricos transpem, com brilho, esquemas de Gngora e de Quevedo. b)Alma maligna, carter rancoroso,relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas stiras. c)Na poesia sacra, o homem no busca o perdo de Deus; no existe o sentimento de culpa, ignorando-se a busca do perdo divino. d) As suas farpas dirigiam-se de preferncia contra os fidalgos caramurus. e)A melhor produo literria do autor constituda de poesias lricas, em que desenvolve temas constantes da esttica barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas. 14. Assinale a afirmao falsa: a) A cultura portuguesa, no sculo XII, conciliava trs matrizes contraditrias: a catlica, a islmica e a hebraica. b) A cultura catlica, tcnica e literariamente superior s culturas islmica e hebraica, imps-se naturalmente desde os primrdios da formao de Portugal. c) A expulso dos mouros e judeus e a Inquisio foram os aspectos mais dramticos da destruio sistemtica que a cultura triunfante imps s culturas opostas. d) O judeu Maimnides e o islamista Averris so expresses do que as culturas dominadas produziram de mais significativo na Pennsula Ibrica. e) Pode-se dizer que a cultura portuguesa esteve desde seu incio assentada na diversidade e na contradio, do que resultaram alguns de seus traos positivos (miscibilidade, aclimatabilidade etc.) e negativos (tendncia ao ceticismo quanto a idias, desconfiana etc. 15. Assinale a afirmao falsa sobre as cantigas de escrnio e mal dizer: a) A principal diferena entre as duas modalidades satricas est na identificao ou no da pessoa atingida. b) O elemento das cantigas de escrnio no temtico, nem est na condio de se omitir a identidade do ofendido. A distino est no retrico do equvoco, da ambigidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer. c) Os alvos prediletos das cantigas satricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultrio, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os prprios poetas (trovadores e jograis eram 24

a) simples b) rebuscada c) objetiva d) subjetiva e) detalhada

a a a o o

anttese anttese metfora verso livre subjetivismo

parnasiana barroca simbolista romntica simbolista

10.(MACKENZIE-SP) Assinale a alternativa incorreta: a) Na obra de Jos de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradio medieval e textos para teatro com clara inteno catequista. b) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, da ser predominantemente descritiva. c) A literatura seiscentista reflete um dualismo:o ser humano dividido entre a matria e o esprito, o pecado e o perdo. d) O Barroco apresenta estados de alma expressos atravs de antteses, paradoxos, interrogaes. e) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo marcado pelo jogo de idias, seguindo um raciocnio lgico, racionalista. 11.Com referncia ao Barroco, todas as alternativas so corretas, exceto: a) O Barroco estabelece contradies entre esprito e carne, alma e corpo, morte e vida. b)O homem centra suas preocupaes em seu prprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina. c) O Barroco apresenta, como caracterstica marcante, o esprito de tenso, conflito entre tendncias opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista. d) A arte barroca vinculada Contra-Reforma. e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hiprbole e de metforas. 12. (VUNESP) Ardor em firme corao nascido; pranto por belos olhos derramado; incndio em mares de gua disfarado; rio de neve em fogo convertido: tu, que em um peito abrasas escondido; tu, que em um rosto corres desatado; quando fogo, em cristais aprisionado; quando crista, em chamas derretido. Se s fogo, como passas brandamente, se s fogo, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente! Pois para temperar a tirania, como quis que aqui fosse a neve ardente, permitiu parecesse a chama fria. O texto pertencente a Gregrio de Matos e apresenta todas seguintes caractersticas: a)Trocadilhos, predomnio de metonmias e de smiles, a dualidade temtica da sensualidade e do refreamento, antteses claras dispostas em ordem direta. b)Sintaxe segundo a ordem lgica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomnio das metforas e das antteses, temtica da fugacidade do tempo e da vida.

LITERATURA
freqentemente ridicularizados), a avareza, a corrupo e a prpria arte de trovar. d) As cantigas satricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galegoportugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausncia de preconceito ou censura (institucional, esttica ou pessoal) eram componentes da vida literria no perodo trovadoresco, antes de a represso inquisitorial atir-las clandestinidade. e) Algumas composies satricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a sobrevivncia, j bastante atenuada, da linguagem livre e da violncia verbal dos antigos trovadores. Questes 16 e 17 - Assinale V (verdadeiro) e F para (falso) 16. ( ) A Provena, regio sul da Frana, chamada Langue dOc ou Languedo, foi o bero das primeiras manifestaes de uma lrica sentimental, corts, refinada, que fazia da mulher o santurio de sua inspirao potica e musical. 17. ( ) Enquanto no sul da Europa, nas proximidades do Mediterrneo, alastrava-se o lirismo trovadoresco, voltado para a exaltao do amor, para a vassalagem amorosa, no norte predominava o esprito guerreiro, pico, que celebrava nas canes de gesta o herosmo da cavalaria medieval. Questes 18 a 22 - Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) 18. ( ) No inicio do sculo XIII, a intransigncia religiosa arrasou a Provena e dispersou seus trovadores, mas a lrica provenalesca j havia fecundado a poesia ocidental com a beleza meldica e a delicadeza emocional de sua poesia-msica, impondo uma nova concepo do amor e da mulher. 19. ( ) A cano associava o amor-elevao, puro, nobre, inatingvel, ao amor dos sentidos, carnal, ertico; a alegria da razo (o amor intelectual) alegria dos sentidos. 20. ( ) A poesia lrica dos provenais teve seguidores na Frana, na Itlia, na Alemanha, na Catalunha, em Portugal e em outras regies , onde tambm os temas folclricos foram beneficiados com a forma mais culta e elaborada que os trovadores disseminaram. 21. ( ) Foi o que ocorreu em Portugal e Galiza: a poesia primitiva, oral, autctone, associada musica e coreografia e protagonizada por uma mulher, as chamadas cantigas de amigo, passaram a se beneficiar do contato com uma arte mais rigorosa e mais consciente de seus meios de realizao artstica. 22. ( ) O primeiro trovador provenal foi Guilherme IX, da Aquitnia (1071-1127). Bernart de Ventadorn e Jaufre Rudel representam a poesia mais simples, facilmente inteligvel; Marcabru, Raimbaut dAurenga e especialmente Arnault Daniel representam a poesia 25

Prof. JOZY
mais elaborada, com imagens e associaes inesperadas, capazes de encantar os mais rigorosos exegetas, de Dante Alighieri a Ezra Pound. 23. (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relao a Gil Vicente: a)Comps peas de carter sacro e satrico. b)Introduziu a lrica trovadoresca em Portugal. c)Escreveu a novela Amadis de Gaula. d)S escreveu peas e portugus. e)Representa o melhor do teatro clssico portugus. 24. (FUVEST-SP) Caracteriza o teatro de Gil Vicente: a) A revolta contra o cristianismo. b) A obra escrita em prosa. c) A elaborao requintada dos quadros e cenrios apresentados. d) A preocupao com o homem e com a religio. e) A busca de conceitos universais. 25.(FUVEST-SP) Indique a afirmao correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: a) intricada a estruturao de suas cenas, que surpreendem o pblico com a inesperado de cada situao. b) O moralismo vicentino localiza os vcios, no nas instituies, mas nos indivduos que as fazem viciosas. c) complexa a critica aos costumes da poca, j que o autor primeiro a relativizar a distino entre Bem e o Mal. d) A nfase desta stira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas. e) A stira aqui demolidora e indiscriminada, no fazendo referncia a qualquer exemplo de valor positivo. 26.(FUVEST-SP) Diabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florena, Brsida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros so personagens do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Analise as informaes abaixo e selecione a alternativa incorreta cujas caractersticas no descrevam adequadamente a personagem. a)O Onzeneiro idolatra o dinheiro, agiota e usurrio; de tudo que juntara, nada leva para a morte, ou melhor, leva a bolsa vazia. b) O Frade representa o clero decadente e subjugado por suas fraquezas: mulher e esporte; leva a amante e as armas de esgrima. c)O Diabo, capito da barca do inferno, quem apressa o embarque dos condenados; dissimulado e irnico. d)O Anjo, capito da barca do cu, quem elogia a morte pela f; austero e inflexvel. e)O Corregedor representa a justia e luta pela aplicao integra e exata das leis; leva papis e processos. 27.Leia com ateno o fragmento do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: Parvo- Hou, homens dos brevirios, Rapinastis coelhorum Et pernis perdigotorum

LITERATURA
E mijais nos campanrios. No correto afirmar sobre o texto: a) As falas do Parvo, como esta, sempre so repletas de gracejos e de palavres, com inteno satrica. b) Nesta fala, o Parvo est denunciando a corrupo do Juiz e do Procurador. c) O latim que aparece na passagem exemplo de imitao pardia dessa lngua. d)Por meio de seu latim, o Parvo afasta-se de sua simplicidade, mostrando-se conhecedor de outras lnguas. e)Ao misturar um falso latim com palavres, Gil Vicente demonstra a natureza popular de seu teatro e de seus canais de expresso. 28. Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa: a)Em sentido amplo, designa a atitude de valorizao do homem, de seus atributos e realizaes. b)Configura-se na mxima de Protgoras: O homem a medida de todas as coisas. c) Rejeita a noo do homem regido por leis sobrenaturais e ope-se ao misticismo. d)Designa tanto uma atitude filosfica intemporal quanto um perodo especifico da evoluo da cultura ocidental. e)Fundamenta-se na noo bblica de que o homem p e ao p retornar, e de que s a transcendncia liberta o homem de sua insignificncia terrena. 29. Ainda sobre o Humanismo, assinale a afirmao incorreta: a)Associa-se noo de antropocentrismo e representou a base filosfica e cultural do Renascimento. b)Teve como centro irradiador a Itlia e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca. c)Denomina-se tambm Pr-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao sculo XV. d)Representa o apogeu da cultura provenal que se irradia da Frana para os demais pases, por meio dos trovadores e jograis. e) Retorna os clssicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeio. 30. Sobre a poesia palaciana, assinale a alternativa falsa: a) mais espontnea que a poesia trovadoresca, pela superao da influncia provenal, pela ausncia de normas para a composio potica e pelo retorno medida velha. b)A poesia, que no trovadorismo era canto, separa-se da msica, passando a ser fala. Destina-se leitura individual ou recitao, sem o apoio de instrumentos musicais. c) A diversidade mtrica da poesia trovadoresca foi praticamente reduzida a duas medidas: os versos de 7 slabas mtricas (redondilhas menores). d)A utilizao sistemtica dos versos redondilhas denominou-se medida velha, por oposio medida nova,denominao que recebemos os versos decasslabos, trazidos da Itlia por S de Miranda, em 1527. 26

Prof. JOZY
e)A poesia palaciana foi compilada em 1516, por Garcia de Resende, no Cancioneiro Geral, antologia que rene 880 composies, de 286 autores, dos quais 29 escreviam em castelhano. Abrange a produo potica dos reinados de D. Afonso V (1438-1481), de D. Joo II (1481-1495) e de D. Manuel I O Venturoso (14951521). 31. O Cancioneiro Geral no contm: a)Composies com motes e glosas. b)Cantigas e esparsas. c)Trovas e vilancetes. d)Composies na medida velha. e)Sonetos e canes. 32. A obra de Ferno Lopes tem um carter: a)Puramente cientfico, pelo tratamento documental da matria histrica; b)Essencialmente esttico pelo predomnio do elemento ficcional; c)Basicamente histrico, pela fidelidade documentao e pela objetividade da linguagem cientfica; d)Histrico-literrio, aproximando-se do moderno romance histrico, pela fuso do real com o imaginrio. e)Histrico-literrio, pela seriedade da pesquisa histrica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literrio, que reveste a narrativa histrica de um tom pico e compe cenas de grande realismo plstico, alm do domnio da tcnica dramtica de composio. 33. Identifique a alternativa que no contenha ideais clssicos de arte: a) Universalismo e racionalismo. b) Formalismo e perfeccionismo. c) Obedincia s regras e modelos e conteno do lirismo. d) Valorizao do homem (do aventureiro, do soldado, do sbio e do amante) e verossimilhana (imitao da verdade e da natureza). e) Liberdade de criao e predomnio dos impulsos pessoais. 34. O culto aos valores universais o Belo, o Bem, a Verdade e a Perfeio e a preocupao com a forma aproximaram o Classicismo de duas escolas literrias posteriores. Aponte a alternativa que identifica essas escolas: a) Barroco e Simbolismo; b) Arcadismo e Parnasianismo; c) Romantismo e Modernismo; d) Trovadorismo e Humanismo; e) Realismo e Naturalismo. 35. a) b) c) d) e) No se relaciona medida nova: versos decasslabos; influncia italiana; predileo por formas fixas; sonetos, tercetos, oitavas e odes; cultura popular, tradicional.

36. Assinale a incorreta sobre Cames: a) Sua obra compreende os gneros pico, lrico e dramtico.

LITERATURA
b) A lrica de Cames permaneceu praticamente indita. Sua primeira compilao e pstumas, datada de 1595, e organizada sob o ttulo de As Rimas de Luis de Cames, por Ferno Rodrigues Lobo Soropita. c) Sua lrica compe-se exclusivamente de redondilhas e sonetos. d) Apesar de localizada no perodo clssicorenascentista, a obra de citaes barrocas. e) Representa a amadurecimento de lngua portuguesa, sua estabilizao e a maior manifestao de sua excelncia literria. 37. Ainda sobre Cames, assinale a incorreta: a) No h um texto definitivo de lrica camoniana. Atribuem-se-lhe cerca de 380 composies lricas, destacando-se os cerca de 200 sonetos, alguns de autoria controversa. b) Cames teria reunido sua lrica sob o titulo de O Parnaso Lusitano, que se perdeu, e do qual h algumas referncias nas cartas do poetas. c) As redondilhas de Cames seguem os moldes da poesia palaciana do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende e, mesmo na medida velha, o poeta superou seus contemporneos e antecessores. d) A lrica na medida velha, tradicional, medieval valese dos motes glosados, das redondilhas e so de cunho galante, alegres e madrigalesco. e) A principal diferena entre a poesia lrica e a poesia pica formal e manifesta-se da utilizao de versos de diferentes metros. 38. a) b) c) d) e) No so modalidade da medida nova: cano e elegia; soneto e ode; terceto e oitava; cloga e sextina; trova e vilancete.

Prof. JOZY

Gabarito 01.E 07.E 13.D 19.V 25.B 31.E 37.E 02.A 08.E 14.B 20.V 26.E 32.E 38.E 03.A 09.B 15.A 21.V 27.D 33.E 39.D 04.E 10.E 16.V 22.V 28.E 34.B 40.E 05.D 11.B 17.V 23.A 29.D 35.E 06.E 12.C 18.V 24.D 30.A 36.C

ARCADISMO OU NEOCLASSICISMO O termo Arcadismo deriva de Arcdia, regio da antiga Grcia, localizada na parte central do Peloponeso. De relevo montanhoso, a Arcdia era habitada por pastores e, desde a Antiguidade, foi exaltada como uma regio mtica, cujos habitantes entremeavam trabalho com poesia, cantando o paraso rstico em que viviam como a terra da inocncia e da felicidade. Na Renascena, a palavra Arcdia passou a simbolizar um lugar ideal para se viver, sinnimo de equilbrio e serenidade de esprito. Adquiriu tambm certa tonalidade sensual: pastores e pastoras vivendo amores espontneos, junto a uma natureza amena e acolhedora. Essas imagens de bonana sentimental vm sugeridas no romance pastoril Arcdia (1504), escrito em verso e prosa pelo italiano Sannazaro (1456-1530). No sculo XVIII, Arcdia passa a designar agremiaes de poetas, que se reuniam regularmente, visando a restaurar a sobriedade dos poetas clssicorenascentistas. Essas sociedades literrias unificaram-se em torno de um princpio bsico: fazer a poesia voltar ao equilbrio das regras clssicas. Da, a expresso Neoclassicismo ser muitas vezes veiculada como sinnimo de Arcadismo. , mais propriamente, uma tendncia que procurou reabilitar gneros, formas e tcnicas da expresso clssica, especialmente aquelas que tinham sido desenvolvidas no sculo XVI. A fundao da Arcdia Lusitana (1756) constituiuse no marco inicial do movimento em Portugal. Seu emblema apresentava uma rstica mo segurando um podo, acompanhada da inscrio inutilia truncat (corta o intil), que ressaltava a rejeio fbica ao Barroco. Deste movimento, os rcades criticavam os vcios e os excessos, caracterizando-os como defeitos a serem corrigidos, para que, assim, a literatura pudesse cumprir sua funo moral. Panorama Histrico Literrio O sculo XVIII ficou conhecido como o sculo das luzes, graas ao esforo desenvolvido por um grupo de pensadores, que fizeram da razo o soberano condutor da vida humana, procurando irradiar a luz do conhecimento. A Ilustrao (ou Iluminismo) foi um movimento que se empenhou em retomar e expandir o fio revolucionrio do Renascimento, truncado pela ContraReforma. Foi um perodo particularmente progressista 27

39. (FUVEST-SP) Na Lrica de Cames: a) o verso usado para a composio dos sonetos o redondilho maior; b) encontram-se sonetos, odes, stiras e autos; c) cantar a ptria o centro das preocupaes; d) encontra-se uma fonte de inspirao de muitos poetas brasileiros do sculo XX; e) a mulher vista em seus aspectos fsicos, despojada de espiritualidade. 40. (MACKENZIE-SP) Sobre o poema Os Lusadas, incorreto afirmar que: a) quando a ao do poema comea, as naus portuguesas esto navegando em pleno Oceano ndico, portanto no meio da viagem; b) na Invocao, o poeta se dirige s Tgides, ninfas do rio Tejo; c) Na ilha dos Amores, aps o banquete, Ttis conduz o capito ao ponto mais alto da ilha, onde lhe descenda a mquina do mundo; d) Tem como ncleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato martimo com as ndias; e) composto em sonetos decasslabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.

LITERATURA
da Histria, pois instaurou um novo humanismo, orientado pela cincia e pela filosofia. Em nome desse racionalismo, imps-se, na literatura, a disciplina como norma de criao: os rcades, por obedecerem a princpios muito rgidos, tornaram sua arte repleta de clichs. Os mais criativos reagem a esse enquadramento, abrindo dissidncia do movimento por rejeitarem seu formalismo inspido e redundante. Com essa atitude, alguns poetas apresentam sugestes que prenunciam o Romantismo, tendncia que comeava a se manifestar na Alemanha e na Inglaterra, na segunda metade do sculo XVIII. Ao homem do sculo XVIII interessava explicar os fenmenos naturais, determinado que estava em querer saber no s o porqu mas o corno das coisas. Montesquieu, Voltaire e Rousseau, os mais importantes pensadores iluministas, submeteram as crenas tradicionais, as opinies polticas, sociais e econmicas ao crivo da razo. Subordinaram as explicaes da realidade ao esprito crtico, aplicando-o no livre exame dos problemas, ora de forma picante e sarcstica (como Montesquieu nas Cartas persas, e Voltaire em Cndido), ora imprimindo um tom mais grave e reflexivo (como Rousseau no Contrato social). A corajosa edio da Enciclopdia, dicionrio arrazoado das cincias, das artes e dos ofcios (28 volumes, publicados entre 1751-80) representou o ponto mais alto desse processo de fermentao de idias que, somado aos conflitos de ordem social e poltica, conduziram Revoluo Francesa, em 1789. Coordenada por Diderot e DAlembert, a Enciclopdia teve seus verbetes redigidos por pensadores como Voltaire e Condorcet (filosofia), Rousseau (msica), Buffon e DHolbach (cincias). Acreditavam firmemente que a difuso universal dos conhecimentos e das tcnicas possibilitaria a libertao do homem, concorrendo para sua progressiva felicidade neste mundo. Diderot atribuiu a finalidade da Enciclopdia pretenso de reunir todos os conhecimentos esparsos sobre a superfcie da terra, para exp-los aos homens contemporneos, e transmiti-los aos do futuro, a fim de que os trabalhos dos sculos passados no tenham sido inteis; que os homens do futuro, tornando-se mais instrudos, tornem-se ao mesmo tempo mais virtuosos e mais felizes. De certa maneira, esse esprito enciclopdico refletirse- na literatura da poca, na medida em que esta se prope a doutrinar moralmente o leitor. Esse empenho fica bem caracterizado na produo de fbulas, gnero clssico por excelncia, que vinha sendo retomado desde o fim do sculo XVII. Correia Garo, um dos fundadores da Arcdia Lusitana, afirmava que o compromisso dessa academia era o de formar uma escola de bons ditames e de bons exemplos em matria de eloqncia e de poesia. O triunfo desse esprito crtico se espalhou por todo o mundo. O cosmopolitismo do movimento se acentuou, com muitas cortes europias acolhendo filsofos e escritores Franceses. Muitas monarquias absolutistas, pressionadas pela aristocracia, procuraram adaptar-se s novas idias, gerando o fenmeno do despotismo esclarecido. 28

Prof. JOZY
Os reflexos dessa rebeldia intelectual alcanaram a Amrica: a independncia dos Estados Unidos (1776) e a Constituio dela resultante permitiram concretizar (graas aos esforos de Benjamin Franklin, Thomas Jefferson e Tom Paine) o que na Europa permanecia no plano ideal. No Brasil, padres, militares, literatos, representantes da pequena burguesia urbana, enfim, os intelectuais que participaram da frustrada Conjurao Mineira (1789), conheceram o Iluminismo em Coimbra, onde muitos estudaram. No panorama europeu do sculo XVIII, outro fenmeno relevante foi o da intensificao da atividade comercial pela burguesia, favorecida por inventos como o tear mecnico e a mquina a vapor, marcos da Revoluo Industrial. Desenvolveram-se os meios de transporte, com a implantao das estradas de ferro, e assim, pequenas oficinas transformaram-se em grandes fbricas de tecidos, cujo lucro ensejou o surgimento de bancos e companhias de seguro. Pases como a Inglaterra, Frana e Holanda alcanaram extraordinrio desenvolvimento econmico. Esse processo gerou uma crescente e desordenada urbanizao: todos queriam trabalhar nas indstrias nascentes. As cidades incharam, sem infra-estrutura para oferecer condies mnimas de moradia. Foi essa desenfreada urbanizao que despertou nos poetas certa nostalgia pela vida campestre, levando-os explorao da temtica do pastoralismo. O desenvolvimento desse filo na poesia manifestavase como compensao para uma existncia que se tornava perigosamente complexa e desencantada. A constante evocao ao bucolismo apresentada como alternativa saudvel para a violncia e a intranqilidade urbanas. Os rcades recomendavam o fugere urbem (fugir da cidade), associando-o postura da aurea mediocritas (o equilbrio de ouro), como meio de se levar uma vida mais serena e equilibrada. Originalmente, essas expresses latinas eram versos dos poetas Virglio e Horcio: foram destacadas para se transformarem em convenes que orientaram a literatura do sculo XVIII. Pensadores iluministas como Rousseau, passaram a ser cultuados por valorizarem a vida em contato com a natureza. O compromisso ticoesttico dos rcades exigia tambm que os poetas adotassem um nome de pastor. Assim, Elmano Sadino ser o pseudnimo de Bocage; Tomaz Antnio Gonzaga assinar seus versos como Dirceu e Critilo; Cludio Manuel da Costa ser o Glauceste Satrnio; Baslio da Gama, o Termindo Siplio etc. No plano terico, os rcades procuraram seguir o princpio da mmesis (imitao), desenvolvido por Aristteles (384 a.C.-322 a.C.). Em sua Potica, Aristteles preconizava que imitar natural ao homem desde a infncia e nisso difere dos outros animais, em ser o mais capaz de imitar e de adquirir os primeiros conhecimentos por meio da imitao e todos tm prazer em imitar. Para aquele pensador, quando um artista coloca um espelho diante da natureza, no o faz apenas para reproduzir seu aspecto exterior, mas para captar seus significados mais profundos. Horcio (65a.C. - 8a.C.), outro que meditou sobre a imitao, foi tambm referncia para os rcades. Em sua

LITERATURA
Epstola aos Pises, examinou o problema sob o prisma da relao entre o criador e o receptor. Dizia que no basta aos poemas serem belos; tm de ser emocionantes, de conduzir os sentimentos do ouvinte aonde quiserem. O rosto da gente, como ri com quem ri, assim se condi de quem chora; se me queres ver chorar, tens de sentir a dor primeiro tu. Arcadismo em Portugal Pouco antes do inicio da era Pombalina, fundou-se a Arcdia Lusitana (1756). A ela pertenceram Antonio Diniz da Cruz e Silva (o Elpino Nonacriense), Domingos Reis Quita (o Alcino Micnio), e Correia Garo (o Cridon Erimmanteu). Na sede da instituio, denominada Monte Mnalo, realizavam-se periodicamente reunies, em que os poetas-pastores portavam lrios brancos e cajados para reforar sua identidade com o campo, j anunciada pelos pseudnimos escolhidos. Defendiam os seguintes princpios estticos: a Arte como imitao da Natureza, tendo como fundamento a Verdade; a Poesia devia apresentar forma simples, clara e comedida, eliminando frases pomposas e metforas rebuscadas, traos barrocos considerados defeituosos; retomada dos autores clssicos (da Antiguidade e do Renascimento) como modelos dignos da imitao. Segundo Correia crtico da Arcdia Lusitana, o poeta que no seguir aos Antigos perder de todo o norte e no poder jamais alcanar aquela fora, energia e majestade que nos retratam o famoso e anglico semblante da natureza. Devemos imitar os Antigos: assim no-lo ensina Horcio no-lo dita a razo, e o confessa todo o mundo literrio. Mas esta doutrina, este bom conselho, devemos abra-lo e segui-lo de modo que mais parea que o rejeitamos, isto , imitando e no traduzindo (...) quem imita deve fazer seu o que imita (...) Feliz aquele que no s imita, mas excede o seu original. Posteriormente, Filinto Elsio liderou o Grupo da Ribeira das Naus, que se ops Arcdia Lusitana e foi o germe da Nova Arcdia, fundada em 1790. Dela participou o maior talento da poesia portuguesa da poca: Bocage. Manuel Bocage VIDA Filho de pais intelectuais. Manuel Maria Barbosa du Bocage desde pequeno revelou temperamento inquieto. Aos 10 anos, perdeu a me, o que marcou sua hipersensibilidade, levando-o a se fixar na imagem gloriosa do av materno, o almirante francs GuIes Le Doux du Bocage. Da, a deciso de alistar-se na Real Companhia de Guardas-Marinha, aos 18 anos. Comeou a freqentar o Rossio, bairro bomio de Lisboa, onde conheceu Gertrudes da Cunha de Ea, cantada como Gertrria em sua poesia. 29

Prof. JOZY
Completado o curso nutico, Bocage embarcou para a ndia, servindo como guarda-marinha em Goa at 1789. Promovido a tenente, foi transferido para Damo, onde desertou, viajando para Macau. Na China, reabilitou-se e regressou a Portugal (1790), sofrendo do duro golpe ao encontrar sua Gertrria com Gil Francisco du Bocage, seu irmo mais velho. Passou a compor versos de improviso em troca de alojamento, comida e bebida. Cada vez mais solicitado as rodas dos botequins, foi convidado a ingressar na Nova Arcdia, adotando o pseudnimo de Elmano Sadino. Elmano anagrama de Manoel, ao passo que Sadino referncia ao rio Sado que banha Setbal, sua cidade natal. Participou de algumas sesses naquela academia, dela se desligando aps polmica com o Pe. Jos Agostinho de Macedo. Em 1791, Bocage publicou o primeiro volume de suas Rimas, tornando-se respeitado pela poesia lrica e famoso pela satrica. O denso erotismo e a stira mordaz de seus versos, somados a um certo liberalismo poltico, fizeram com que fosse perseguido e hostilizado. Em 1797, por ordem do intendente Pina Manique (que queria calafetar Portugal das idias francesas), Bocage foi encarcerado no temido presdio do Limoeiro, acusado de papis mpios, sediciosos e crticos. Condenado a receber boa doutrina, foi enclausurado no Mosteiro de S. Bento da Sade e depois no Hospcio das Necessidades. Libertado em 1799, mudou radicalmente seu estilo de vida: abandonou definitivamente as noitadas bomias, numa deciso de prudente convenincia poltica. Para sustentar-se, e tambm irm e sobrinha, Bocage passou a fazer tradues das obras de Ovdio, Racine, Voltaire e Rousseau. Essa drstica metamorfose conduziu o poeta a uma certa apatia scio-poltica, levando-o a conciliar-se com antigos adversrios. Aos 40 anos, sofreu um aneurisma fatal, falecendo em 21 de dezembro de 1805. Indiscutivelmente, Bocage tornou-se um dos poetas mais populares da literatura portuguesa. Sua fama advm, sobretudo, da exuberante veia ertico - satrica, manifesta em versos de linguagem obscena e/ou agressiva. Impiedoso, caricaturou assim os poetas que freqentavam as sesses da Nova Arcdia. Na poesia satrica de Bocage, a comunicao direta envolve facilmente o leitor. Boa parte dessa vertente de sua poesia, de corte ora lnguido, ora desbocado, foi produzida sob o embalo das madrugadas bomias. De certo modo, representa uma retomada das cantigas de escrnio e maldizer do Trovadorismo, adaptadas para a linguagem do sculo XVIII. O destaque de sua obra vai para a poesia lrica, especialmente a que se concentra nos sonetos. Depois de Cames, no por acaso seu modelo, s Bocage conseguiu dar uma dimenso de grandeza a esta forma potica. No sculo XIX, Antero de Quental tambm comps apreciveis sonetos. Num primeiro momento, sua lrica obedeceu aos clichs e lugares-comuns do Arcadismo: pastoras, prados, ovelhas, ribeiros, fontes, recorrncia freqente mitologia, uso de um vocabulrio erudito, permeado de figuras de retrica como alegorias, prosopopias, perfrases.

LITERATURA
O cdigo literrio que resultou desses chaves no l muito acessvel aos que se acostumaram ao imediatismo de recepo de sua poesia satrica ou fescenina. Esse convencionalismo no tratamento das imagens vai se atenuando medida que se liberta do asfixiante programa rcade. Como a disciplina exigida pelo iderio da escola no satisfazia sua sensibilidade, o poeta abriu dissidncia do movimento e passou a tratar de temas e situaes condizentes com um esprito mais avanado e que melhor atendia sua sensibilidade: o do Romantismo. Importante destacar que essa antecipao romntica tambm se manifestou na poesia de Filinto Elsio e da Marquesa de Alorna (em Portugal) e em Tomz Antnio Gonzaga e Baslio da Gama (no Brasil), que tambm desobedeceram aos regulamentos limitadores do Arcadismo. Os temas mais constantes de sua poesia lrica so o amor, a morte, o destino, a natureza. Com o salto rumo ao Romantismo, o tratamento destes temas passou a ser outro, qualificando-se pelos seguintes traos: valorizao do sentimento e da emoo, em detrimento da razo; o culto do eu, o egocentrismo; o desespero ntimo, que conduziu preferncia por imagens macabras e situaes ttricas: o locus horrendus substituiu o locus amoenus dos primeiros poemas; o horror e o aniquilamento provocados pelo medo da morte; o impulso para a solido, que o levou a escolher lugares ermos e a preferir a paisagem noturna. Em muitos desses poemas pr-romnticos, percebe-se uma dubiedade, revelando o quanto ele oscilou entre um estado de contemplao filosfica e uma submisso total ao amor ou obsesso pela morte. Se se somar a isso um certo individualismo, a certeza de um destino infeliz e a dinamizao da natureza, delineiam-se com mais preciso os contornos antecipadores do Romantismo em sua poesia. O Arcadismo No Brasil O sculo XVIII destaca-se, nas letras brasileiras, por ter marcado o incio das atividades de escritores enquanto grupo: fundaram-se vrias sociedades literrias, das quais a mais importante foi a primeira: a Academia Braslica dos Esquecidos (Salvador, 1724). A ela seguiram-se a Academia dos Felizes (Rio de Janeiro, 1736), a dos Seletos (Rio, 1752), a dos Renascidos (Salvador, 1759), e finalmente, a dos Felizes (So Paulo, 1770). Beneficiando-se da maior organizao cultural, cujo indcio fora a proliferao das Academias Literrias, o Arcadismo brasileiro constituiu o primeiro esforo conjunto de criao de uma literatura nacional, embora esta ainda estivesse ligada produo potica que se fazia na Europa. Os poetas ligados a esse movimento da literatura brasileira foram rcades sem Arcdias, j que no se formou no pas nenhuma academia do tipo das que proliferaram na Europa. Foi tambm naquele sculo que se promoveu o desenvolvimento cultural de regies que at ento 30

Prof. JOZY
estavam isoladas: Minas Gerais, Rio de Janeiro e, em menor escala, So Paulo. Daqui partiram as bandeiras, expedies que levaram descoberta de ouro, diamante e outros metais preciosos. Esse ciclo econmico desencadeou a ocupao do interior do pas: atrados pelo ouro, muita gente foi para Minas Gerais, regio responsvel por dois teros da produo mundial desse minrio. Com lastro nessa riqueza, a Corte portuguesa se esbaldou em banquetes e na aquisio de artigos de luxo importados da Inglaterra. Para compensar a inevitvel queda da produo aurfera, a Metrpole passou a cobrar impostos e taxas absurdas, no volume e na variedade. Com o agravamento da crise, a regio das minas tornou-se cada vez mais receptiva s idias iluministas, que muitos brasileiros conheceram em Portugal, onde estudaram, estimulados pela independncia dos E.U.A. e pelas manifestaes prrevolucionrias na Frana, membros da elite de Vila Rica, o principal ncleo urbano surgido com a minerao, no esconderam seu descontentamento: O vasto emprio das douradas Minas Por mim o falar: quando mais finas Se derramam as lgrimas no imposto De uma capitao, clama o desgosto De um pas decadente. Cludio Manuel da Costa Militares, padres, comerciantes, fazendeiros, juristas e poetas, enfim representantes dessa elite, no suportando mais a injustia dos encargos cobrados para sustentar o bem-estar de uma corte decadente, mobilizaram-se para organizar um movimento pela independncia do pas. Entre os sediciosos, centralizados em Minas Gerais, encontravam-se trs poetas: Alvarenga Peixoto, Tomz Antnio Gonzaga e Cludio Manuel da Costa. O envolvimento deles na causa da libertao do pas evidencia-se atravs das Cartas Chilenas, escritas por Tomz A. Gonzaga e dirigidas a Cludio M. da Costa. Em tom satrico, Gonzaga (protegido pelo pseudnimo de Critilo), comenta com o amigo Cludio (denominado Doroteu) as arbitrariedades e os desmandos do governador de Vila Rica, Lus da Cunha Menezes. Para burlar a censura, o poeta localizou a ao do poema no Chile, embora se refira evidentemente a Vila Rica. De nada adiantou o truque porque a sublevao foi denunciada, seus participantes presos e condenados. Frustrou-se assim o sonho da independncia, sintetizado no verso de Virglio Libertas quae sera tamen, escolhido pelos poetas para servir de lema bandeira dessa conjurao, que a Coroa portuguesa chamou de Inconfidncia Mineira (1789). Autores e Obras A poesia brasileira do sculo XVIII, embora dominantemente rcade, conjugou influncias camonianas, barrocas, elementos buclicos e motivaes pr-romnticas nas obras dos vrios autores. Do ponto de vista da literariedade, as melhores produes rcades foram as que se orientaram pela vertente do lirismo,

LITERATURA
como o de Tomz Antnio Gonzaga. Alm dele, destacam-se: as Obras, de Cludio Manuel da Costa, cuja publicao, em Coimbra, no ano de 1768, indicou oficialmente o incio do Arcadismo brasileiro. rcade ultramarino, Cludio M. da Costa incorporou em seus sonetos forte influncia de Cames, a que mesclou consciente sentimento nativista. As imagens da pedra, to marcantes em sua poesia, expressam o enraizamento na terra natal e constituem-se em elemento diferenciador dos clichs buclicos que, invariavelmente, formam a paisagem rcade. Glaura (1799), de Silva Alvarenga (o Alcindo Palmireno), cujos madrigais e ronds destacam- se pela fina musicalidade e pelo requinte com que desenhou a natureza do Rio de Janeiro. Brbara Heliodora (lira) e Estela e Nise (soneto), poemas de Alvarenga Peixoto; o restante de sua obra pouco expressivo, porque se atrelou completamente s convenes rcades. lembrado hoje muito mais por sua participao na Conjurao Mineira e por seu envolvimento com Brbara Heliodora, tambm artista e revolucionria. No gnero pico, sobressaem os seguintes trabalhos: O Uraguai (1769), de Baslio da Gama, poema em cinco cantos, composto em versos brancos e estrofao livre, O tema da epopia a luta entre a populao indgena dos Sete Povos das Misses e o exrcito lusoespanhol, comandado por Gomes Freire de Andrade, responsvel pela execuo dos dispositivos do Tratado de Madri (1750). A estriatura do poema rompe com o esquema tradicional da pica camoniana, at ento dominante. Afasta-se tambm dos cenrios buclicos e das referncias mitolgicas convencionais do Arcadismo, para instaurar um espao mais adequado ao tema: a exaltao do ndio como heri, prenunciando o indianismo romntico. Caramuru (1781), de Santa Rita Duro, poema que segue rigorosamente o modelo camoniano, aplicado n Os Lusadas: dez cantos, versos decasslabos organizados em oitava-rima. O tema o naufrgio, o resgate e as aventuras de Diogo lvares Correia, apelidado de Caramuru pelos ndios. O relato enriquecido por referncias a fatos que vo desde o achamento do Brasil at o sculo XVIII. Tomz Antnio Gonzaga Vida Filho de pai brasileiro e me portuense, veio para o Brasil com 7 anos, acompanhando o pai que fora nomeado ouvidor-geral em Recife. Logo depois foi enviado para a Bahia, para estudar no colgio de jesutas de Salvador. L permaneceu at 1759, ano em que os jesutas foram expulsos do Brasil, por decreto do Marqus de Pombal. Retornou a Portugal em 1761; depois de breves passagens por Lisboa e Porto, foi para Coimbra, onde se matriculou no curso de Direito, formando-se em 1768. Planejando uma carreira universitria, defendeu uma tese sobre o Direito Natural, tratado de saber iluminista, dedicado ao Marqus de Pombal. Acabou seguindo, no entanto, a carreira da magistratura, sendo nomeado para juiz de fora em Beja (1779) pela rainha D. Maria I. 31

Prof. JOZY
Tambm por determinao da rainha, foi transferido para Vila Rica em 1782, para assumir a funo de ouvidor-geral. Tornou-se amigo de Cludio Manuel da Costa e de Alvarenga Peixoto, que j conhecia de Coimbra. Lus da Cunha Menezes, ao assumir o governo de Minas, em 1783, criou uma srie de conflitos para Tomz A. Gonzaga, que ridicularizar o prepotente governador nas Cartas chilenas. Foi tambm em 1783 que Gonzaga conheceu Maria Joaquina Dorotia do Seixas, transformando-a em musa de sua poesia, onde foi exaltada como Marilia. Dela se enamorou, apesar da diferena de idade: ela com 17 anos e ele chegando aos 40. Gonzaga teve uma promoo do tipo remoo para o cargo de Desembargador na Bahia, mas adiou o quanto pde essa transferncia, por interesse poltico e pessoal. Com a posse do Visconde de Barbacena, em 1788, Gonzaga sentiu-se aliviado e pediu rainha licena para se casar com Maria Dorotia. Sua participao na Conjurao Mineira foi denunciada por Joaquim Silvno dos Reis, de quem era inimigo pessoal, desde que o ridicularizara como Silverino, nas Cartas chilenas. Preso em 21 de maio de 1789, foi enviado para a Ilha das Cobras, no litoral do Rio de Janeiro, onde permaneceu durante trs anos at que fosse decidida sua sorte: degredo perptuo na frica. Em Moambique, conseguiu reconstruir sua vida, casando-se com Juliana de Sousa Mascarenhas, filha de um rico comerciante de escravos, e tornando-se conselheiro jurdico do governo daquela colnia portuguesa. Dedicou-se tambm ao comrcio e, j no fim da vida, foi nomeado juiz da alfndega local. Obra Marlia de Dirceu (l parte, 1792; 2 parte, 1799;3parte, 1812) Cartas chilenas (1845) Tratado de Direito Natural (1944) Cartas sobre a usura (1957) A poesia lrica de Tomz A. Gonzaga representa, sem dvida, o melhor momento da criao literria no Brasil do sculo XVIII. Marlia de Dirceu, por justia e mrito, tornou-se uma das obras de maior receptividade na literatura de lngua portuguesa, encantando os leitores desde o seu lanamento. Manuel Bandeira afirma que nenhum poema, a no ser Os Lusadas, tem tido to numerosas edies. A paixo de um homem maduro por uma adolescente de 17 anos o fio condutor de Marlia de Dirceu. A primeira parte rene vinte e trs liras compostas por Gonzaga desde quando conheceu Manha at ser preso pelo envolvimento na Conjurao Mineira. A segunda parte, com trinta e duas liras, foi escrita na priso, durante os trs anos em que o poeta ficou aguardando uma definio para o seu caso. Alis, o drama poltico que levou o poeta separao definitiva de sua amada, j que foi condenado permanncia definitiva na frica, um outro fator que desperta interesse em torno da obra. A terceira parte, de qualidade inferior s outras, exalta outras musas, como Nise, Lidora, Elvira e Laura; no entanto, ainda Marlia quem inspira os melhores versos

LITERATURA
da lrica de Gonzaga, especialmente quando descreve a natureza brasileira e o ambiente social do ciclo do ouro. Em Marlia de Dirceu, Gonzaga satisfez aos principais cnones rcades, como o de cultivar o to decantado equilbrio existencial (a aurea mediocritas), e ainda o de defender a utopia de que o homem que vive prximo natureza torna-se um ser superior por depurar sua fora interior. A sinceridade das confisses e o tom de ingnua simplicidade deste longo poema de amor, no entanto, superam em muito os clichs ditados pelos convencionalismos daquela escola. Como poeta satrico, Thoms A. Gonzaga produziu as Cartas chilenas, que circularam clandestinamente em Vila Rica e registraram a insatisfao das elites mineiras para com a administrao do governador Cunha Menezes, ridicularizado como Fanfarro Minsio. Em treze cartas, assinadas por Critilo (pseudnimo do poeta), escritas em versos decasslabos brancos e endereadas a Doroteu (que se pressupe seja o amigo Cludio M. da Costa), Gonzaga denunciou as estripulias e a corrupo produzidas pelo louco chefe asno e pela corja de velhacos que ele protegia. A paternidade das Cartas chilenas foi discutida durante muito tempo; hoje, aps minuciosa pesquisa realizada pelo professor Rodrigues Lapa, no se tem mais dvida de que o autor realmente Tomz Antnio Gonzaga. Suas desventuras polticas tiveram origem com essa obra, que representou melhor qualquer documento histrico a vida naquela pequena capital das artes e da luxuria: a cidade de Vila Rica no sculo XVIII. EXERCCIOS 01.(EFOA 99) Considere as afirmaes a respeito do Arcadismo brasileiro. Todas as alternativas esto corretas, EXCETO: a) Foi o movimento literrio que se desenvolveu no sc. XVIII, quando o saber assumiu uma importncia fundamental. b) Confirmou um dos princpios ideolgicos do Iluminismo, por uma forte preocupao com a cincia e com o raciocnio. c) Empreendeu uma minuciosa anlise do personagem, revelando-nos claramente os traos de seu corpo e de sua alma. d) Sob o ponto de vista literrio reagiu contra o Barroco, retomando a simplicidade e o bucolismo dos clssicos. e) Vivenciou uma expressiva transformao social, sendo fortemente marcado pelos ideais polticofilosficos do enciclopedismo francs. 02.(EFOA 2002/1) O rcades, no Brasil, assimilaram as idias neoclssicas europias, muitas vezes, reinterpretando, cada um ao seu estilo, a realidade sociopoltica e cultural do pas, como se observa no seguinte fragmento das Cartas Chilenas: Pretende, Doroteu, o nosso chefe erguer uma cadeia majestosa, que possa escurecer a velha fama da torre de Babel e mais dos grandes, custosos edifcios que fizeram, 32

Prof. JOZY
para sepulcros seus, os reis do Egito. Talvez, prezado amigo, que imagine que neste monumento se conserve, eterna a sua glria, bem que os povos, ingratos, no consagrem ricos bustos nem montadas esttuas ao seu nome. Desiste, louco chefe, dessa empresa: um soberbo edifcio levantado sobre ossos de inocentes, construdo com lgrimas dos pobres, nunca serve de glria ao seu autor, mas sim de oprbrio. Todas as alternativas abaixo apresentam caractersticas desse estilo literrio, presente nos versos acima citados, exceto: a) b) c) d) e) Valorizao do ideal da vida simples e tranqila. Tendncia ao discurso em forma de dilogo do eu potico com um interlocutor. Utilizao de linguagem elegante, rebuscada e artificial. Intenes didticas, expressas no tom de denncia e stira. Caracterizao do poeta como um pintor de situaes e no de emoes.

03.(EFOA 2003) Assinale a afirmativa Incorreta a respeito do Arcadismo: a) A temtica amorosa rcade apresenta-se como expresso de conteno emocional e da simplicidade da vida pastoril. b) Revigorando a esttica clssica, o Arcadismo enfatiza o racionalismo, o bucolismo e a mitologia grecoromana. c) O heri rcade no um guerreiro fisicamente poderoso. Personifica o pastor de vida simples, natural e dedicado ao trabalho. d) No Arcadismo a natureza torna-se tambm personagem, cmplice do sujeito potico e totalmente integrada s suas emoes. e) Os poemas rcades Uraguai e Caramuru antecipam a temtica indianista, posteriormente revigorada pelo ideal nacionalista romntico. 04.(EFOA 2004/1) Todos os fragmentos abaixo representam, pela linguagem ou pela temtica, o movimento rcade brasileiro, EXCETO: a) A mesma formosura/ dote que s goza a mocidade:/ rugam-se as faces, o cabelo alveja/ mal chega a longa idade. b) Pastores que levais ao monte o gado,/ Vede l como andais por essa serra,/ Que para dar contgio a toda a terra,/ Basta ver-se o meu rosto magoado. c) Passam, prezado amigo, de quinhentos/ Os presos que se ajuntam na cadeia./ Uns dormem encolhidos sobre a terra,/ Mal cobertos dos trapos, que molharam/ de dia, no trabalho. d) Que havemos de esperar, Marlia bela?/ que vo passando os florescentes dias?/ as glrias que vm tarde, j vm frias,/ e pode enfim mudar-se a nossa estrela.

LITERATURA
e) Oh! Que saudades que eu tenho/ Da aurora da minha vida,/ Da minha infncia querida/ Que os anos no trazem mais! 05.(UFLA 2003/1) Sobre o Arcadismo brasileiro, todas as alternativas so corretas, EXCETO: a) Tem suas fontes nos antigos grandes autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e as formas. b) Legou-nos os poemas de feio pica Caramuru (de Frei Jos de Santa Rita Duro) e O Uraguai (de Baslio da Gama), no qual se reconhece qualidade literria destacada em relao ao primeiro. c) Norteou, em termos dos valores estticos bsicos, a produo dos versos de Marlia de Dirceu, obra que celebrizou Toms Antnio Gonzaga, e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas, pelo autor. d) Apresentou uma corrente de conotao ideolgica, envolvida com as questes sociais do seu tempo, com a crtica aos abusos de poder da Coroa Portuguesa. e) Teve em Cludio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusou a motivao buclica e os modelos camonianos da lrica amorosa. Gabarito 01.C 02.C 03.D 04.E 05.E ROMANTISMO Introduo Acredita-se que o Romantismo pode ter sido originado do Ossianismo. O poeta escocs James Macpherson, para alcanar prestgio, dizia psicografar poemas de Ossian - poeta clssico, do sculo V a. C que cultivava a oralidade da linguagem, o apego natureza e os sentimentos (essenciais caractersticas do movimento romntico). O termo Romantismo possui diversas significaes: Romant ou Romaunt: lngua romnica ou neolatina; Narrativas escritas em lngua romnica; Narrativa em geral; Termo de oposio o Classicismo; Sentimentalismo, como designado atualmente. Momento Histrico Origens O Romantismo tem o seu incio, provavelmente, nos pases europeus mais desenvolvidos: Esccia. Inglaterra e Alemanha. Contudo, na Frana, a partir do fim do sculo XVIII (Revoluo Francesa), que o novo movimento ganha propores revolucionrias. Alguns fatos importantes: Decadncia do Absolutismo; Guerras napolenicas; 33

Prof. JOZY
O trmino do ciclo das grandes navegaes; O capitalismo mercantilista se desenvolve contribuindo para aumentar a influncia da burguesia; A Reforma Protestante, movimento religioso, que foi liderada por Lutero e Calvino; A Contra-Reforma em reao Reforma marcando tambm a ciso da Igreja Catlica. Werther, do escritor alemo Johann Wolfgang Goethe, destaca-se como obra romntica que chegou alcanar dimenses mundiais. Neste livro, o sentimentalismo exagerado de mos dadas com o amor impossvel caminham tragicamente para o suicdio do jovem Werther. O romance desencadeou uma onda de suicdios entre os jovens, influenciou a arte (principalmente a pintura e escultura) e a moda da poca. Na Inglaterra, destacam-se os poetas Lord Byron, Walter Scott, Shelley, Wordsworth, Coleridge e Samuel Taylor. Portugal Iniciou-se em 1825, Almeida Garrett publicou o poema Cames, biografia do clebre poeta, em versos brancos, que retratava principalmente o sentimentalismo. O Romantismo durou cerca de 40 anos e termina por volta de 1865, com a Questo Coimbr ou Questo do Bom Senso e do Bom Gosto, encabeada por Antero de Quental. Assim como em outros pases, o Romantismo portugus uniu-se ao liberalismo e ideologia burguesa. O movimento romntico nasceu dentro de uma atmosfera poltica bastante conturbada, que defendia a implantao do liberalismo no pas. Esse movimento tinha por objetivo a implantao de uma poltica de cortes, eleita por todas as classes sociais. De um lado, D. Pedro IV (D. Pedro I do Brasil) representava o liberalismo; de outro, D. Miguel, seu irmo absolutista. Derrotado, D. Pedro cede o trono portugus ao irmo e s consegue reav-lo em 1834, quando o liberalismo finalmente vence. em meio a esse desenrolar de anos to caticos, de lutas entre liberais e conservadores, que os romnticos foram implantando as reformas literrias. H trs momentos distintos no desenvolvimento do Romantismo portugus: 1 Romantismo (ou primeira gerao): atuante entre os anos de 1825 e 1840, ainda bastante ligado ao Classicismo, contribui para a consolidao do liberalismo em Portugal, Os ideais romnticos dessa gerao esto embasados na pureza e originalidade. Principais escritores: Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Antnio Feliciano de Castilho. 2 Romantismo (ou segunda gerao): tambm conhecido como Ultra-Romantismo, marcado pelo exagero, desequilbrio, sentimentalismo, prevalece at 1860. Principais escritores: Camilo Castelo Branco e Soares Passos. 3 Romantismo ( ou terceira gerao): de de 1860 a 1870, considerado momento de transio, por j anunciar o Realismo. Traz um Romantismo mais equilibrado, regenerado (corrigido, reconstitudo).

LITERATURA
Principais escritores: Joo de Deus, na poesia, e Jlio Dinis, na prosa. Brasil O Romantismo no Brasil foi inaugurado com a publicao do livro Suspiros Poticos e Saudades (1836), de Gonalves de Magalhes. O nascimento do Romantismo Brasileiro confunde-se (coincide-se) com a histria da independncia poltica do Brasil. Com a invaso de Napoleo em Portugal, a Coroa portuguesa obrigada a transferir-se para o Brasil em 1808. Esse fato ocasiona uma srie de mudanas: O Brasil passa de colnia Reino Unido, ao lado de Portugal e Algarves; Proteo ao comrcio, indstria, agricultura; Desenvolvimento na educao: reformas do ensino, criao de escolas de nvel superior e uma universidade; Incentivo e desenvolvimento da cultura, das artes e das cincias, pois as misses culturais estrangeiras so convidadas e aceitas pela hospitalidade oficial; Desenvolvimento da imprensa: criao de tipografias, iniciao da atividade editorial, imprensa peridica, comrcio do livro; Instalao de biblioteca pblica, museus, arquivos; Culto oratria religiosa; Desenvolvimento do teatro. A vida brasileira foi alterada profundamente com esses acontecimentos que favoreceram o processo de independncia poltica da nao. A Independncia, em 1822 desperta tanto nos intelectuais como nos artistas uma necessidade de se formar uma identidade nacional. Floresce uma conscincia voltada paras suas prprias razes histricas, lingsticas e culturais. Nasce o Brasil. Nasce o Romantismo. Gmeos de uma mesma poca, sentimento e esttica. Caractersticas

Prof. JOZY
Idealizao do heri: o ndio o nosso heri nacional, o "bom selvagem", contudo moldado com as qualidades e padres europeus. Reformismo: O Romntico um revolucionrio. Existe em seu corao um desejo intenso e imenso de mudana. Tal sentimento levou muitos escritores a movimentos democrticos. Nacionalismo, patriotismo e lusofobia: H uma intensa exaltao do pas e das coisas nacionais existindo tambm um sentimento de averso ex-metrpole, Portugal. Nativismo: H um deslumbramento pela natureza extica e rica. Escapismo psicolgico: Fuga (evaso) da realidade. O romntico que ir e estar alm de sua realidade, por isso a volta ao passado tanto individual (sua prpria infncia) bem como histrico (poca medieval). Medievalismo: Acontece uma volta ao passado retomando antigos valores. As origens do pas, de seu povo e de seus heris sero ressuscitados. Na Europa, volta-se Idade Mdia, tambm conhecida como a "idade das trevas" ou a "noite da humanidade". E essas sombras do mistrio fascinam a imaginao do romntico. No Brasil, encontrar-se- ndio, como personagem de exaltao do passado. Religiosidade: A vida espiritual retoma sua fora e influncia no Romantismo. Acontece uma reao ao Racionalismo materialista dos clssicos. A crena em Deus uma forma de escape das frustraes e desiluses da vida e do mundo. Culto ao fantstico: Tudo que no necessita de fundamentao lgica ou do uso da razo. o sonho, a fantasia, a imaginao, o sobrenatural, o mistrio, a noite e suas nuances. Pessimismo: Estado ou sentimento que foi denominado como "mal-do-sculo". A impossibilidade ou utopia de se realizar os sonhos, provoca no romntico uma reao de profunda tristeza, desiluso, angstia, desespero, frustrao e inquietao. Tal reao em cadeia dentro do pensamento e corao do romntico, leva-o ao sucidio como soluo catrtica para o seu mal ("mal-do-sculo"). Byronismo: Deriva do nome do poeta ingls Lord Byron. Caracteriza-se por um estilo de vida bomia, noturna, voltada para os vcios e aos prazeres da bebida, do fumo e do sexo. Tm uma forma sombria (por vezes satnica) de ver o mundo, ofuscada pelo egocentrismo, narcisismo, pessimismo, angstia e inquietao. O Byronismo foi profundamente cultivado dentre os ultra-romnticos (2 gerao). Condoreirismo: Deriva do nome condor, nobre ave de vo sublime e estar sempre nas alturas. Os poetas condoreiros (3 gerao), influenciados pelo poeta francs Victor Hugo, defendem a justia social e a liberdade. Todas as caractersticas comparecem nas trs geraes romnticas, mas existem as que se destacam mais.
34

Subjetivismo: a emoo retratada de forma pessoal a sua realidade interior. Sentimentalismo: Os sentidos so libertados. A imaginao criadora regada pelo orvalho do sonho e pela luz da fantasia. Individualismo / Egocentrismo: O lirismo caracterstica dominante. um narcisismo artstico em que se reproduz o "eu" interior num mundo exterior idealizado. Idealizao: O romntico no v as coisas como so, contudo como poderiam (deveriam) ser. O olhar romntico filtra como um prisma as imperfeies tornando os detalhes ainda mais belos: Idealizao do pas: perfeito e belo; Idealizao da mulher: virgem, pura, frgil, delicada, nobre, submissa, inatingvel, musa inspiradora, "deusa protetora"; Idealizao do amor: quase sempre espiritual, supremo, incansvel;

LITERATURA
Autores e Obras POESIA 1 Gerao Gonalves de Magalhes (1811-1882) Domingos Jos Gonalves de Magalhes nasceu em 1811, em Niteri. Muda-se para a Europa, onde adquiri influncia romntica local. Travou amizade com Dom Pedro II, quem o considerava profundo filsofo e pensador. Morre em Roma em 1882. Este autor de pouca expresso literria do posto de vista de qualidade, mas foi muito inovador, estreando o estilo no Brasil. Escreveu sobre temas essencialmente religiosos, mas publicou tambm obras caractersticas da primeira gerao romntica, como em A Confederao dos Tamoios. Conhecido por ser extremamente patriota, chegando ao ponto de fundar um revista em Paris chamada Niteri, com o lema "Tudo pelo Brasil e para o Brasil". Gonalves Dias Antnio Gonalves Dias poeta romntico da l fase do romantismo brasileiro, que no satisfeito de descrever subjetivamente a impresso que lhe causavam as particularidades do amor, da natureza e dos costumes da ptria, conseguiu tambm, identificarse mais objetivamente com as idias e expresses dos indgenas apesar de tambm idealiz-los ao modo romntico. Usando para tal, impresses que guardara dos nossos nativos de quando teve contato na sua infncia. preciso atentar para um detalhe da obra deste autor sua verdadeira verve musical que encontra abrigo nas canes e tambores nativos. Por esta razo, na viso de alguns crticos, ele um vate indgena, pois, na sua poesia indianista, explica ou ressuscita as vises, entoa cnticos guerreiros, canta sacrifcios e combate sanguinolentos. Ora outra tambm chora como um Marab os desgnios de raa indgena, ora se reveste de menino ndio rara falar dos encantos da me dgua.Ou, como o nosso caso se transviaste no ndio Timbira, relembra as proezas do heri Tupi, em I - Juca Pirama. Gonalves Dias publicou ltimos Cantos em 1851, obra em que se encontra o poema "I Juca Pirama". Esta obra considerada pelos crticos como um dos mais elaborados poemas do Romantismo brasileiro. OBS: I Juca Pirama, traduzido literalmente da lngua tupi equivale em portugus a quele que h de ser morto e, como veremos este o grande tema da obra.

Prof. JOZY
para a orao fnebre. Presencia tambm a morte prematura de seu irmo. Em 1848 comea a sofrer os males da tuberculose, e em 1851 passa a assombrar a si prprio com a idia da prpria morte. Morre de tuberculose em 25 de abril de 1852, aos 21 anos. A morte foi uma constante na vida deste homem. Sua poesia parece obcecada com a mistura da morte e o amor. lvares do Azevedo foi o grande poeta da segunda gerao, mostrando tpico pessimismo, influenciado principalmente por Lord Byron e por Musset. O amor em sua poesia sempre irreal, imaginrio, impossvel, geralmente atrs de mulheres misteriosas, no materializadas. A morte uma fuga da realidade, levando o poeta para longe de tudo que material. lvares de Azevedo frequentemente descrito por anjodemnio. Casimiro de Abreu (1839-1860) Nasceu no Rio de Janeiro a 4 de janeiro de 1839, aonde tambm morreu em 18 de outubro de 1860. Escreveu poesias fceis e sem novidades, temticas ou formais. Suas rimas eram ainda pobres e repetitivas. apenas conhecido e estudado pela popularidade que atingiu na poca, por estas mesmas caractersticas. Fagundes Varela (1841-1875) Fagundes Varela nasceu em 1841 em Santa Rita do Rio Claro, Rio de Janeiro, e morreu em 1875 em Niteri, produzindo entre estas duas datas obras de variados estilos, sendo classificado como autor de ambas a segunda e a terceira gerao romntica. Foi o segundo filho de dezessete na famlia. Escreveu sobre todos os temas romnticos: amor natureza, mal-do-sculo, poesia social, e religiosidade. Sua obra pode ser divida em dois perodos: antes e aps o ano de 1870. O primeiro perodo caracteriza-se pela luta pela abolio, pela exaltao da natureza, da morte, e do patriotismo. A partir do segundo perodo, Fagundes Varela passa a abordar temas religiosos. Esta mudana conseqncia da morte de dois filhos, da mulher, e de vrios amigos, como Castro Alves, fase em que se entregou bebida. Escreveu repleto de sentimentalismo em ambas as fases. OUTROS: Junqueira Freire 3 Gerao Castro Alves (1847-1871) Antnio Frederico de Castro Alves nasceu a 14 de maro de 1847, em Curralinho, Bahia. Muda-se para Recife, onde vive um romance com Eugnia Cmara, atriz portuguesa. Foi l tambm que iniciou seus problemas de sade, comeando pelos pulmes. Volta para a Bahia para uma curta temporada, e depois segue para So Paulo. Tem o p amputado em 1869, por um acidente de arma de fogo. Volta para a Bahia, onde morre por causa de seu pulmo, no dia 6 de julho de 1871, com 24 anos. 35

2 Gerao lvares de Azevedo (1831/1852) lvares de Azevedo Em 12 de setembro de 1831, nasce lvares de Azevedo, em So Paulo. Nos tempos em que estudava Direito, morria um de seus colegas a cada ano de curso, e lvares de Azevedo era sempre escolhido

LITERATURA
Enquanto a maioria dos outros poetas romnticos revelavam certo egocentrismo em suas obras, Castro Alves procurou estender os horizontes de sua pena. Foi quem liderou a terceira gerao romntica no Brasil, escrevendo sobre vrios fatores sociais, como a abolio da escravatura, a Repblica, a igualdade social e de direitos, as lutas das diferentes camadas da populao, etc. O poeta expes estas idias com muita coragem, em plena monarquia de Dom Pedro II. Sua poesia mais memorvel provavelmente O Navio Negreiro. Nela, o autor critica violentamente o trfico negreiro, chegando a afirmar, em certa passagem, que tem vergonha de ser brasileiro. Poderia ser incluso entre os realistas, mas considerado romntico pela forma com que trabalha. Emprega vrias vezes grandes exageros em seus versos, caracterstica tpica romntica. normalmente considerado o maior poeta do Brasil, chegando a superar todos seus sucessores. PROSA Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882) Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itabora, Estado do Rio de Janeiro, e faleceu na cidade do Rio de Janeiro. Mdico, jornalista, professor secundrio, dramaturgo e romancista, obteve glria, literria em vida. De sua obra bastante volumosa merecem referncia alguns poucos romances: A Moreninha, O Moo Loiro, Os Dois Amores, Vicentina, Mulheres de Mantilha. A obra que o consagrou perante a crtica e o pblico e a primeira. Muito embora seja um dos ficcionistas mais estimados do pblico leitor, particularmente das leitoras adolescentes, Macedo tem para a crtica valor quase que estritamente histrico. Deve-se-lhe a criao, nos leitores, do gosto pelo romance, e foi quem primeiro procurou imprimir feies brasileiras nossa prosa de fico, tanto nos motivos como na linguagem. Seus romances, girando em torno do amor, enquadram-se dentro do esquema romntico, sentimental e idealista. Dedicando-se fico urbana, retratou com bastante fidelidade, os usos e costumes da burguesia carioca. Esse o seu forte, acrescentando-se-lhe a fluncia e naturalidade de linguagem. Pontos negativos: caracterizao psicolgica dos personagens bastante frgil e superficial; "a puerilidade dos entrechos; "a mediocridade das idias". Jos de Alencar (1829-1877) Jos Martiniano de Alencar nasceu em Mecejana , perto de Fortaleza, Provncia do Cear, no ano de1829. Ainda na primeira infncia, transferiu-se com a famlia para o Rio. Onde o pai desenvolveria a carreira poltica e onde fez os estudos elementares e alguns preparatrios, tendo, retornado terra natal apenas uma vez, aos doze anos. Apaixonado pela Literatura desde a infncia levava em 1843 esboos de romance para So Paulo. Nesta cidade ficou at 1850. Terminando os preparatrios e cursando Direito. Em 1877, morre, cansado, desiludido, sempre magoado na vaidade, to intensa quanto retrada, 36

Prof. JOZY
embora j ento considerado a primeira figura das nossas letras. Romances: Cinco Minutos, O Guarani, A Viuvinha, Lucola, As Minas de Prata, Diva, Iracema, O Gaucho, A pata da Gazela, Sonhos d'ouro, Alfarrbios, A Guerra dos Mascates, Ubirajara, Senhora, O Sertanejo, Encarnao. Teatro: O Demnio Familiar Verso e Reverso, As Asas de um Anjo, Me, O Jesuta. Crtica, Polmica, Publicista: Cartas sobre a Confederao dos Tamoios: Ao Imperador: Cartas Polticas de Erasmo: Ao Povo: O Juzo de Deus: A Viso de J: O Sistema Representativo. Crnicas e Autobiografia: Ao Correr de Pena, Como e Por que sou Romancista. Diviso da obra Alencariana: A - O romance indianista: O Guarani, Iracema, Ubirajara. Caracteriza-se por forte impregnao lrica: fundado antes no lendrio que no histrico um mundo potico que o leitor encontra, no ambiente, no enredo e principalmente na linguagem. Esse romance, de carter lrico, poemtico, aproveita o mito e o smbolo como elemento esttico. O mito do "bom selvagem" (Peri, Iracema, Poti) que contrasta com a ganncia e a falsidade do civilizado europeu. Tem-se criticado com demasiada falsidade do civilizado europeu. Tem-se criticado com demasiada facilidade a idealizao Alencariana do nosso ndio. A verdade que novelas como Iracema e o Guarani so inegavelmente belas e vlidas como obras de arte. B - Como romancista histrico: As Minas de Prata, A guerra dos Mascates, O Garatuja, Alfarrbios. Alencar explorou, por exemplo , o mito do tesouro escondido, a lenda das riquezas inesgotveis de nossa terra descoberta, que atraiu para ela ondas de imigrantes e aventureiros, as lutas pela posse definitiva da terra e alargamento das fronteiras. Mas o histrico mero pretexto para a trama novelesca da intensa movimentao e aventuras de imaginao. C - No romance urbano: Cinco Minutos, A Viuvinha, Lucola, Diva, A Pata da Gazela, Sonhos d'ouro, Senhora, Encarnao. Alencar retrata a vida carioca, com sua gente e costumes. Dramas morais, tipos femininos complicados, problemas do amor e do casamento com patriarcalismo determinando as unies dos filhos- so outros tantos temas para as novelas de Alencar, que nelas realiza considervel levantamento da vida burguesa brasileira do seu tempo. Em Lucola e Senhora j se notam prenncios do Realismo. D - No romance Regionalista: um dos aspectos mais admirveis do autor: d-nos um painel das principais regies culturais do Pas, a regio sulina, com seus pampas e suas coxilhas (O Gacho), a vida rural fluminense (O Tronco do Ip), o planalto paulista e o nordestino (O Sertanejo). Como no caso do romance

LITERATURA
histrico, no a realidade, a verdade em si, que atrai o romancista, e sim o tema que possibilite dar largas a fantasia, ao seu estilo e ao desejo de lanar os fundamentos de uma literatura nacional. Visconde de Taunay (1843-1899) Alfredo D' Escragnolle Taunay,natural do Rio de Janeiro, formou-se engenheiro militar, participou da Retirada da Laguna, episdio da Guerra do Paragui, ocupando mais tarde cargos pblicos de relevo. Da sua estada na regio de Mato Grosso resultaram dois livros. A Retirada da Laguna e Inocncia. Aquele mais um relato militar, de valor documental, que uma obra de fico. Escrito em francs, foi logo traduzido para o vernculo. Inocncia um romance regionalista de rara beleza lrica. Tratando-se embora de histria sentimental e dramtica de uma jovem cabocla e de problemas gerados pelo conceito de honra numa famlia sertaneja do interior de Mato Grosso. Taunay no se entregou aos excessos de pieguismo romntico. Ao contrrio, sbrio, denotando acentuada tendncia para o realismo, sobretudo na espontaneidade da fala dos personagens. "Taunay, na maior parte de sua produo literriarelatos de viagem e romances- revelou-se excepcional paisagista. Com grande riqueza de observaes e de pormenores descritivos, alm de notvel preciso geogrfica e tambm cientfica, reveladora do naturalista e do pintor de belos quadros dessa imensa e variada natureza brasileira que tanto o impressionou e seduziu (...) Tambm foi observador seguro de tipos, costumes, hbitos, tradies, psicologia, e linguagem do caboclo, ou caipira. apreciaes , psicologia e linguagem do caboclo , ou caipira. aprecivel a contribuio que nos oferece sua obra, para o estudo do linguajar do nosso sertanejo, pois Taunay teve a louvvel preocupao de registrar expresses regionais ouvidas dos contadores de histrias, ou da simples conversao do matuto". OUTROS: Franklin Tvora Manuel A. de Almeida Teatro Gonalves de Magalhes Gonalves Dias Arajo Porto Alegre Martins Pena Jos de Alencar EXERCCIOS 01.(EFOA 99)Sobre o Romantismo brasileiro, CORRETO dizer que: a) teve como iniciador o consagrado romancista Jos de Alencar que, com suas obras de cunho indianista, revelou o verdadeiro carter do nativo brasileiro. 37

Prof. JOZY
b) em sua segunda fase, apresentou poetas cuja inclinao para o mistrio e a morte os colocava sob a gide do mal do sculo. c) no tocante prosa, tem como epgonos as figuras de Jos de Alencar, Bernardo Guimares, Manuel Antnio de Almeida e Castro Alves. d) explorando o lado mais sentimental das figuras femininas, um perfeito retrato da mulher do sculo XVIII, totalmente submissa e sem qualquer expresso social. e) tematizando as grandes tenses que marcavam a poca, detm-se principalmente na oposio sagrado x profano. 02.(EFOA 2000) Observe com ateno o fragmento abaixo: I-Juca-Pirama No meio das tabas de amenos verdores, Cercadas de troncos cobertos de flores, Alteiam-se os tetos daltiva nao; So muitos seus filhos, nos nimos fortes, Temveis na guerra que em densas coortes Assombram das matas a imensa extenso. So rudos, severos, sedentos de glria, J prlios incitam, j cantam vitria, J meigos atendem voz do cantor: So todos Timbiras, guerreiros valentes! Seu nome l voa na boca das gentes, Condo de prodgios, de glria e terror! [...] Reflita sobre as tendncias da poesia romntica indianista e assinale a alternativa que NO confirma a viso idealizada do poeta em relao ao indgena brasileiro: a) O ndio de Gonalves Dias ganhou o tom dos valorosos cavaleiros medievais e reafirmou o sentimento nacionalista de nosso Romantismo. b) O poeta romntico transformou o silvcola em um dos smbolos da autonomia cultural e da superioridade da nao brasileira. c) O poema gonalvino enalteceu e preservou as tradies indgenas brasileiras, incorporando-as ao orgulho nacional. d) I-Juca-Pirama expressa o nacionalismo de seu autor, que, ao idealizar a coragem e o herosmo do ndio brasileiro, atribuiu-lhe tambm alguns distrbios de personalidade. e) A poesia romntica indianista resgatou o passado histrico do Brasil e valorizou a bravura de seus habitantes naturais. 03.(EFOA 2001) O gnero romance surgiu no Brasil durante o Romantismo e moldou-se segundo os gostos e preferncias da burguesia em ascenso. Com uma temtica diversificada, logo tornou-se o tipo de leitura mais acessvel a essa nova classe social. Dentre as

LITERATURA
afirmativas seguintes, assinale aquela que NO corresponde s tendncias do romance romntico: a) As obras romnticas conhecidas como romances de folhetins caracterizaram-se pelo tom gua-com-acar, pela presena de elementos pitorescos e pela superficialidade de seus conflitos. b) O romance romntico identificado como histrico retratou os fatos polticos brasileiros da poca, e tambm as correntes materialistas daquela segunda metade do sculo XIX. c) As narrativas ambientadas na cidade foram rotuladas como romances urbanos, sendo ainda conhecidas como obras de perfis de mulher, por privilegiar as personagens femininas e seus pequenos conflitos psicolgicos. d) O romance indianista enfatizou nossa cor local ao retratar as lendas, os costumes e a linguagem do ndio brasileiro, acentuando ainda mais o cunho nacionalista do Romantismo. e) A narrativa romntica de carter regionalista tematizou, de forma idealizada, a vida e os costumes do brasileiro do interior. 04.(EFOA 2003) O indianismo foi temtica comum a dois momentos expressivos da Literatura Brasileira: o Romantismo e o Modernismo. Observe as alternativas abaixo e assinale aquela que NO caracteriza integralmente as obras e os autores indianistas pertencentes aos respectivos perodos literrios: a) O personagem Macunama, semelhana do ndio romntico, possui valentia, esprito cavalheiresco e honradez, traos com os quais Mrio de Andrade moldou o carter do nativo brasileiro. b) As narrativas romnticas de temtica indianista expressaram, em sua maioria, o desajustamento entre a cultura primitiva e a cultura civilizada oriunda do processo de nossa colonizao. c) O romntico Gonalves Dias idealizou o indgena brasileiro, equiparando-o, em altivez e coragem, ao heri medieval das novelas de cavalaria. d) Os neo-indianistas de 1922 interessaram-se pela autenticidade do ndio brasileiro, realando as contradies entre o primitivismo indgena e os costumes europeus transplantados para a colnia. e) O indianismo foi utilizado pelo nosso Romantismo como forma de compensar o vazio histrico do Brasil daquela poca, a que se somou, ainda, o desejo nacionalista de uma autonomia poltico-cultural. 05.(EFOA 2003) Leia com ateno a crtica de Alfredo Bosi sobre a obra de Gonalves Dias: [...] preciso ver na fora do Gonalves Dias indianista o ponto exato em que o mito do bom selvagem, constante desde os rcades, acabou por fazer-se verdade artstica. (Bosi, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. 3. ed. So Paulo: Cultrix, 1981. p. 115.) Agora leia os versos citados abaixo e assinale a alternativa em que Gonalves Dias NO retrata o perfil do heri nacional a que se refere Alfredo Bosi: a) Andei longes terras, lidei cruas guerras, Vaguei pelas serras 38

Prof. JOZY
Dos vis aimors (p. 79) b) Um velho Timbira, coberto de glria, guardou a memria do moo guerreiro, do velho Tupi! (p. 86) c) Adeus queu parto, senhora; Negou-me o fado inimigo Passar a vida contigo (p. 58) d) Viu primeiro os ncolas Robustos, das florestas, Batendo os arcos rgidos (p. 73) e) Tamoio nasceste, Valente sers. (p. 89) (DIAS, Gonalves. Poemas. 14. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.) 06.(EFOA 2004/1) Leia com ateno o texto crtico de Antonio Candido: maneira do Arcadismo, o Romantismo surge como movimento de negao; negao neste caso, e na literatura luso-brasileira, mais profunda e revolucionria, porque visava redefinir no s a atitude potica, mas o prprio lugar do homem no mundo e na sociedade. O Arcadismo se irmanava aos dois sculos anteriores pelo culto da tradio greco-romana; aceitava o significado literrio da mitologia e da histria clssica; aceitava a hierarquia dos gneros [...]. Os romnticos foram buscar nos pases estranhos, nas regies esquecidas e na Idade Mdia pretextos para desferir o vo da imaginao. (CANDIDO, Antonio. Formao da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1975. p. 23.) Com base nas informaes contidas no fragmento acima. NO se pode dizer que o Romantismo: a) concebeu de maneira nova o papel do artista atravs de uma viso mais antropocntrica. b) assimilou alguns valores rcades como o culto tradio greco-romana e o retorno histria clssica. c) procurou fixar novos valores que dariam literatura uma dimenso mais atuante e revolucionria. d) reestruturou a teoria clssica dos gneros literrios, quebrando a hierarquia existente e miscigenando as antigas formas. e) redimensionou o sentido da obra de arte a partir da liberdade e da imaginao, princpios estes que nortearam os passos do escritor romntico. 07.(UFLA 2003/1) Em relao ao Romantismo brasileiro, todas as afirmaes so verdadeiras, exceto:

a) Expresso do nacionalismo atravs da descrio de costumes e regies do Brasil. b) Anlise crtica e sociedade brasileira. c) d)
cientfica dos fenmenos da Desenvolvimento do teatro nacional. de temas confessionais, forma de

Expresso potica indianistas e humanistas.

e) Caracterizao do romance entretenimento e moralizao.

como

LITERATURA
08.(UFLA 2003/2) Todas as alternativas caractersticas do Romantismo, EXCETO: contm

Prof. JOZY

a) Apologia ao homem natural. Idealizado, cheio de bondade nata, possui ndole mansa, vive em contato com a natureza. b) Apego ao elementos do entendidos. presente. Os romnticos valorizam cotidiano, na tentativa de serem

Dai-me a fria grande e sonorosa, E no de agreste avena ou frauta ruda, Mas de tuba canora e belicosa, Que o peito acende e a cor ao gesto muda; Dai-me igual canto aos feitos da famosa Gente vossa, que a Marte tanto ajuda; Que se espalhe e se cante no universo, Se to sublime preo cabe em verso. E vs, bem nascida segurana Da Lusitana antiga liberdade, E no menos certssima esperana De aumento da pequena Cristandade; Vs, novo temor da Maura lana, Maravilha fatal da nossa idade, Dada ao mundo por Deus, que todo o mande, Pera do mundo a Deus dar parte grande; Vs, tenro e novo ramo florecente De a rvore, de Cristo mais amada Que nenhua nascida no Ocidente, Cesrea ou Cristianssima chamada (Vede-o no vosso escudo, que presente Vos amostra a vitria j passada, Na qual vos deu por armas e deixou As que Ele pera si na Cruz tomou);

c) Culto natureza. Ela vista pelo romntico como blsamo s dores, refgio do sofrimento; elemento de guia, inspira e encanta. d) Intenso emocionalismo. O poeta baseia-se na emoo, d largas fantasia, valoriza a imaginao, no processo de criao artstica. e) Evocao da mulher. Ela surge ora como santa feita para o amor sublime, ora como satnica - a que se deseja e cuja voluptuosidade se torna ameaadora. Gabarito 01. B 02.D 03.B 04.A 05.C 06.B 07.B 08.B

Exerccios Complementares 01.(CRA) Exercite a mtrica nos versos abaixo do poeta Cames: E tambm as memrias gloriosas Daqueles Reis que foram dilatando A F, o Imprio, e as terras viciosas De frica e de sia andaram devastando, E aqueles que por obras valerosas Se vo da lei da Morte libertando, Cantando espalharei por toda parte, Se a tanto me ajudar o engenho e arte. Cessem do sbio Grego e do Troiano As navegaes grandes que fizeram; Cale-se de Alexandro e de Trajano A fama das vitrias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram. Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta. E vs, Tgides minhas, pois criado Tendes em mi um novo engenho ardente, Se sempre em verso humilde celebrado Foi de mi vosso rio alegremente, Dai-me agora um som alto e sublimado, Um estilo grandloco e corrente, Por que de vossas guas Febo ordene Que no tenham enveja s de Hipocrene. 39

Gabarito Lembre-se que todos (todos!) versos de Os Lusadas so decasslabos por isso encontrando algum verso que fuja desta regra considere errada a mtrica por voc aplicada!

Introduo a Literatura Texto para as questes 1 a 3. poesia: Muita coisa se poderia fazer em favor da

1 Esfregar pedras na paisagem. 2 Perder a inteligncia das coisas para v-las. (Colhida em Rimbaud) 3 Esconder-se por trs das palavras para mostrar-se. 4 Mesmo sem fome, comer as botas. O resto em Carlitos. 5 Perguntar distrado: O que h de voc na gua? 6 No usar colarinho duro. A fala de furnas brenhentas de Mrio-pega-sapo era na rua. Por isso as crianas e as putas no jardim o entendiam. 7 Nos versos mais transparentes enfiar pregos sujos, terns de rua e de msica, cisco de olho, moscas de penso... 8 Aprender a capinar com enxada cega. 9 Nos dias de lazer compor um muro podre para os caramujos. 10 Deixar os substantivos passarem anos no esterco, deitados de barriga, at que eles possam carrear para o

LITERATURA
poema um gosto de cho como cabelos desfeitos no cho ou como uma bule de Braque spero de ferrugem, mistura de azuis e ouro um amarelo grosso de ouro da terra, carvo de folhas. 11 Jogar pedrinhas nim moscas... BARROS, Manoel de. Matria de Poesias, 3 ed. Rio de Janeiro/So Paulo: Record, 1999. 1. (UFMS)- Esse poema uma espcie de manifesto, uma tomada de posio ante o fazer potico; prope que a palavra seja descarregada de seus significados j prontos, automatizados, portanto. Nessa concepo, o verso 10 ressalta que na poesia a palavra deve ser: a) exata. d) vaga. b) impermevel. e) cristalina. c) fecunda. 2. (UFMS)- O poema cita Rimbaud, poeta francs do sculo passado, e Carlitos, personagem dos filmes de Charles Chaplin. Perder a inteligncia das coisas para v-las, de acordo com o texto de Manuel de Barros olhar as coisas: a) em seu significado mais moderno. b) com objetividade, deixando de lado o sujeito que olha. c) recusando seu invlucro utilitrio. d) pelo ponto de vista do especialista. e) sem se preocupar com sua carga simblica. 3. (UFMS)- Mesmo sem fome, comer as botas uma referncia a Carlitos que, em um filme, com fome, isolado na neve e no tendo com que se alimentar, cozinhou as botas e as comeu, at os cadaros. A expresso mesmo sem fome muda a situao. Se consideramos o poema uma espcie de conselho a um aprendiz de poeta, o verso citado prope que, em favor da poesia, necessrio: a) duvidar das imagens carregadas de sugestes. b) apropriar-se de realidades aparentemente estreis. c) sofrer privaes materiais. d) alimentar-se bem para ter boas idias. e) isolar-se do resto da humanidade. Texto para as questes 4 a 7. Soneto do amor total 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 Amo te tanto, meu amor... no cante O humano corao com mais verdade... Amo-te como amigo e como amante Numa sempre diversa realidade. Amo-te afim, de um calmo amor prestante, E te amo alm, presente na saudade. Amo-te, enfim, com grande liberdade Dentro da eternidade e a cada instante. Amo-te como um bicho, simplesmente, 40 12 13 14 15 16 17

Prof. JOZY
De um amor sem mistrio e sem virtude Com um desejo macio e permanente. E de te amar assim muito e amide, que um dia em teu corpo de repente Hei de morrer de amar mais do que pude. MORAES, Vincius de. Poesia completa e prosa. RJ: Nova Aguilar, 1986, p. 336. 4. (UFPI)- Completam-se no soneto os elementos do dualismo: a) amizade inimizade; b) pureza impureza; c) verdade mentira; d) vcio virtude; e) vida morte. 5. (UFPI)- Na seqncia ... no cante / O humano corao com mais verdade..., existe: a) a surpresa de se ver amando tanto; b) a sensao de que o amor indescritvel; c) a pretenso de cantar como ningum o amor; d) o desencanto com a impossibilidade de cantar o amor; e) o temor de que outro poeta cante o amor mais fielmente. 6. (UFPI)- Dos versos 3 e 4, pode-se inferir que: a) O poeta confunde as formas de amar. b) A realidade diferente para quem ama pouco. c) O amante experimenta formas diferentes de amar. d) O amor do amigo vale mais que a paixo do amante. e) O artista recria a realidade usando palavras de amor. 7. (UFPI)- Sobre a ltima estrofe correto afirmar que: a) o amor culmina com a morte; b) o amor destri o corpo amado; c) o amante d a vida pela amada; d) o amor se esgota no prprio desejo; e) o amante vive a descrever o ser amado. Texto para as questes 8 e 9. POTICA 1 Que Poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados. 2 Que o Poeta? um homem que trabalha o poema com o suor do seu rosto. Um homem que tem fome como qualquer outro homem.

LITERATURA
RICARDO, Cassiano. Jeremias Sem-Chorar. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1964. 8. (UERJ)- A repetio da palavra homem na segunda estrofe exemplifica a seguinte caracterstica: a) variao semntica; c) reiterao expressiva; b) vcio de linguagem; d) onomatopia modernista. 9.(UERJ)- O eu-lrico no texto de Cassiano Ricardo expressa uma definio sobre a elaborao da poesia. Essa definio semelhante ao contedo do seguinte fragmento: a) Como varia o vento o cu o dia, / Como estrelas e nuvens e mulheres, / Pela regra geral de todos seres, / Minha lira tambm seus tons varia, / e sem fazer esforo ou maravilha. (lvares de Azevedo). b) O artista intelectual sabe que o trabalho a fonte da criao e que a uma maior quantidade de trabalho corresponder uma maior densidade de riquezas. (Joo Cabral de Melo Neto). c) [Minhas poesias] no tm unidade de pensamento entre si, porque foram compostas em pocas diversas debaixo de cu diverso e sob a influncia de impresses momentneas. (Gonalves Dias). d) Um dia (...) tive saudades da casa paterna e chorei. As lgrimas correram e fiz os primeiros versos da minha vida, que intitulei As Ave-Maria a saudade havia sido a minha primeira musa. (Casimiro de Abreu). 10. (UFRS)- Leia as estrofes abaixo, de Vincius de Moraes, e a afirmao que as segue. 01 02 03 04 05 06 07 08 Uma lua no cu apareceu cheia e branca; foi quando, emocionada a mulher a meu lado estremeceu e se entregou sem que eu dissesse nada. Larguei-as pela jovem madrugada ambas cheias e brancas e sem vu perdida uma, a outra abandonada uma nua na terra, outra no cu.

Prof. JOZY
Voc no sabe quando a gente criana e de repente v uma lagarta listada? A moa se lembrava: A gente fica olhando... A meninice brincou de novo nos olhos dela. O rapaz prosseguiu com muita doura: Antnia, voc parece uma lagarta listada. A moa arregalou os olhos, fez exclamaes. O rapaz concluiu: Antnia, voc engraada! Voc parece louca. BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira: poesias reunidas. Rio, Jos Olympio, 1979. 11. (UFR-RJ)- Analise as afirmativas a seguir e depois assinale a opo correta. I. Lanando mo de um procedimento moderno, o poeta torna tnue o limite entre prosa e poesia. II. A mtrica rgida do poema um procedimento comum do estilo de poca ao qual se filia o texto. III. O ttulo do poema encerra uma ironia, pois no h no texto o lirismo que caracteriza as composies poticas romnticas. a) I e III so corretas; correta; b) somente III correta; c) II e III so corretas; d) somente I

e) I e II so corretas.

12. (UFR-RJ)- A pergunta feita pelo rapaz provocou na moa: a) a constatao da fugacidade do tempo; b) a lembrana de um certo namorado de infncia; c) um brilho amargo e saudoso no olhar de menina; d) um retorno ao comportamento infantil diante do inusitado; e) a descoberta da efemeridade dos namoros da sua infncia. 13. (U. Salvador-BA) A Transao Vaguei pelas ruas e recolhi-me s nove horas. No podendo dormir, atirei-me a ler e escrever. s onze horas estava arrependido de no ter ido ao teatro, consultei o relgio, quis vestir-me, e sair. Julguei, porm, que chegaria tarde; demais, era dar prova de fraqueza. Evidentemente, Virglia comeava a aborrecerse de mim, pensava eu. E esta idia fez-me sucessivamente desesperado e frio, disposto a esquecla e a mat-la. Via-a dali mesmo, reclinada no camarote, com os seus magnficos braos nus, braos que eram meus, fascinando os olhos de todos, com vestido soberbo que havia de ter, o colo de leite, os cabelos postos em maneira do tempo, e os brilhantes, menos luzidios que os olhos dela... Via-a assim, e doa-me que a vissem outros. Depois, comeava a despi-la, a pr de lado as jias e sedas, a despente-la com as minhas mos sfregas e lascivas, a torn-la, no sei se mais bela, se mais natural, torn-la minha, somente minha, unicamente minha. 41

Por meio de versos ............... em que perceptvel um lirismo ..............., tpico de sua poesia, Vincius de Moraes aproxima a mulher e a lua, fundindo-as, em alguns momentos, como acontece no verso de nmero ............... . Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a) octosslabos amoroso 06 b) heptasslabos social 07 c) decasslabos moralizante 08 d) octosslabos despojado 07 e) decasslabos sensual 06 Texto para as questes 11 e 12. Namorados O rapaz chegou-se para junto da moa e disse: Antnia, ainda no me acostumei com o seu corpo, com a sua cara. A moa olhou de lado e esperou.

LITERATURA
ASSIS, Machado de. Memrias Pstumas de Brs Cubas. 18 ed. So Paulo: tica, 1992, p. 96. Marque com V as caractersticas comprovveis com o texto e com F, as demais. ( ) Atitude reflexiva do narrador em face da realidade. ( ) Ser humano revelado como contraditrio. ( ) Relao amorosa caracterizada pela possessividade. ( ) Sublimao do amor. ( ) Imagem da mulher amada envolvida pelo tom irnico. 14. (U.F. Santa Maria-RS)- Observe a postura do narrador no seguinte fragmento de Dom Casmurro, de Machado de Assis: LXIII Metades de um Sonho Fiquei ansioso pelo sbado. At l os sonhos perseguiam-me, ainda acordado, e no os digo aqui para no alongar esta parte do livro. Um s ponho, e no menor nmero de palavras, ou antes porei dois, porque um nasceu de outro, a no ser que ambos formem duas metades de um s. Tudo isto obscuro, dona leitora, mas a culpa do vosso sexo, que perturbava assim a adolescncia de um pobre seminarista. No fosse ele, e este livro seria talvez uma simples prtica paroquial, se eu fosse padre, ou uma pastoral, se bispo, ou uma encclica47, se papa, como me recomendara tio Cosme. Anda l, meu rapaz, volta-me papa! Ah! por que no cumpri esse desejo? Depois de Napoleo, tenente e imperador, todos os destinos esto neste sculo. Vocabulrio: 47 Encclica Carta solene dirigida pelo Papa ao clero do mundo catlico ou unicamente aos bispos de uma nao. (N.E.) correto afirmar que o narrador: a) em terceira pessoa culpa a leitora por ele no ter sido padre e no ter escrito uma encclica, como era seu sonho de adolescncia; b) Machado de Assis culpa as mulheres, por ter sido escritor de romances, e tio Cosme, por t-lo induzido a casar cedo; c) machista e culpa as mulheres pelas mudanas nos destinos dos homens que no querem escrever romances; d) em primeira pessoa dirige-se a uma leitora, culpando as mulheres de terem perturbado sua adolescncia e mudado, no s a sua vocao, como tambm o enredo da narrativa; e) em primeira pessoa culpa as mulheres por no ter sido Napoleo, dirigindo-se a uma leitora que, nesse caso, torna-se tambm culpada pelo destino dele. 15. (UFMG)- Leia estes trechos de dois poemas de Gonalves Dias. Meu Deus, Senhor meu Deus, o que h no mundo Que no seja sofrer? O homem nasce, e vive um s instante, E sofre at morrer! (Sofrimento) 42

Prof. JOZY
Tup, Deus grande! cobriste o teu rosto Com denso velmen de penas gentis; E jazem teus filhos clamando vingana Dos bens que lhes deste da perda infeliz! Tup, Deus grande! teu rosto descobre: Bastante sofremos com tua vingana! J lgrimas tristes choram teus filhos, Teus filhos que choram to grande mudana. (Deprecao) Com base nessa leitura, incorreto afirmar que, em ambos os trechos, a) o eu potico enuncia uma proposta de mudana; b) o eu potico se dirige a Deus; c) o eu potico fala de um estado de sofrimento; d) o eu potico se refere a uma situao que no apenas individual. 16. (U.F. Uberlndia-MG)- Assinale a alternativa correta. a) No Barroco a religiosidade aparece como em um cenrio idealizado onde todos so felizes e os poetas so pastores. b) A fico um produto da imaginao criadora que lida com fatos verossmeis, isto , fatos passveis de serem verdade. c) A prosa existe em funo da confisso amorosa, pessoal; e a poesia, para a criao de personagens. d) Enredo, tempo e espao so elementos que no podem entrar na composio de um texto do gnero lrico. . Humanismo, Quinhentismo, Barroco e Arcadismo 17. (Uniube-MG)- Assinale a afirmativa correta a respeito do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: a) O que mais se evidencia o propsito de stira social, de tal modo que a inteno religiosa v-se sufocada ou pelo menos minimizada pelo gosto de stira da prpria sociedade. b) O elemento religioso oferece apenas um pretexto, um quadro exterior para a apresentao no palco de stiras ou caricaturas profanas. c) A stira social se liga de modo ntido ao objetivo de edificao espiritual, colocandose a questo da salvao post mortem (aps a morte), o que demostra que a inteno religiosa ainda aqui dominante. d) As personagens so personificaes alegricas (tipos reais caricaturizados), o que evidencia o propsito de stira social que, nesta pea, substitui o propsito de edificao espiritual. 18. (UFRS)- Em relao ao Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, considere as seguintes afirmaes. I. Trata-se de um grande painel que satiriza a sociedade portuguesa do seu tempo. II. Representa a transio da Idade Mdia para o Renascimento, guardando traos dos dois perodos. III. Sugere que o diabo, ao julgar justos e pecadores, tem poderes maiores que Deus.

LITERATURA

Prof. JOZY
como em outra qualquer coisa que de Vossos servios for, Vossa Alteza h de ser de mim muito bem servida, a Ela peo que, por me fazer singular merc, mande vir a ilha de So Tom a Jorge Osrio, meu genro - o que dEla receberei em muita merc. Beijo as mos de Vossa Alteza. Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500. 20. (AEU-DF)- Julgue os itens abaixo em relao compreenso e interpretao do texto. F V F V FF ( ) O texto lido uma descrio bem objetiva da terra descoberta. ( ) Nele, Caminha menciona as duas principais finalidades das expedies martimas portuguesas: a expanso da f catlica e a descoberta de ouro e prata. ( ) Por no terem os portugueses se aventurado, at ento, terra a dentro, as nicas informaes que nos d do interior so as transmitidas pelos indgenas. ( ) No entender do autor, mesmo que Portugal no explorasse e colonizasse a nova terra, t-la unicamente como suporte das viagens s Indias, j seria uma grande ddiva. ( ) Para Caminha, o maior bem a que se deviam dedicar os portugueses aquele que deriva das guas, tamanha a sua abundncia na nova terra. ( ) O ser salvar a gente o que os soldados portugueses deveriam fazer para evitar que tribos indgenas mais fortes dizimassem outras menores e mais frgeis. 21. (AUE-DF)- Julgue os itens que seguem, em relao teoria literria e aos estilos de poca na Literatura Brasileira. F V F F ( ) Este texto, por se tratar de uma missiva, tem caracterstica oratrias. ( ) A Carta, de Pero Vaz de Caminha, o primeiro de uma srie de textos no nosso primeiro sculo, que constituem a Literatura de Informao do Brasil. ( ) As constantes inverses e a sintaxe rebuscada da Carta uma caracterstica da literatura clssica do perodo, quase j uma transio do Renascimento para o Barroco. ( ) Ainda dentro do Humanismo renascentista, que tinha o homem no centro de tudo, vemos a preocupao de Caminha com o silvcola brasileiro e a preservao de sua cultura. 22. UFR-RJ No h mais a moralidade do pecado, na qual o pecador vivia um conflito interno entre ceder ou no tentao. O fragmento destacado reflete uma temtica recorrente durante o: a) Barroco. d) Simbolismo. b) Arcadismo. e) Modernismo. c) Realismo. 23. U.F. Santa Maria-RS A respeito da poesia de Gregrio de Matos, assinale a alternativa incorreta. 43

Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 19.(PUC-SP)- O argumento da pea A Farsa de Ins Pereira, de Gil Vicente, consiste na demonstrao do refro popular Mais quero asno que me carregue que cavalo que me derrube. Identifique a alternativa que no corresponde ao provrbio, na construo da farsa. a) A segunda parte do provrbio ilustra a experincia desastrosa do primeiro casamento. b) O escudeiro Brs da Mata corresponde ao cavalo, animal nobre, que a derruba. c) O segundo casamento exemplifica o primeiro termo, asno que a carrega. d) O asno corresponde a Pero Marques, primeiro pretendente e segundo marido de Ins. e) Cavalo e asno identificam a mesma personagem em diferentes momentos de sua vida conjugal. Texto para as questes 20 e 21.

CARTA

(Pero Vaz de Caminha)

Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, at outra ponta que contra o norte vem, de que ns deste porto houvemos vista, ser tamanho, que haver nela, bem vinte ou vinte e cinco lguas de costa. Traz ao longo do mar em algumas partes longas barreiras, umas vermelhas e outras brancas; e a terra de cima, toda ch e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta, toda a praia muito ch e muito formosa. Pelo serto, nos pareceu vista do mar, muito grande; porque a estender olhos, no podamos ver, seno terra e arvoredos - terra que nos parecia muito extensa. At agora no pudemos saber se h ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal ou ferro, nem lha vimos. Contudo a terra em si de muito bons ares frescos e temperados como o de EntreDouro-e-Minho, porque neste tempo de agora assim os achvamos como os de l. guas so muitas, infinitas. Em tal maneira graciosa que, querendo a aproveitar, dar-se- nela tudo, por causa das guas que tem! Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar, pareceme que ser salvar esta gente, e esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lanar. E que no houvesse mais do que ter Vossa alteza aqui esta pousada para esta navegao de Calicute bastava; quanto mais disposio para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentando da nossa f! E desta maneira, dou aqui a Vossa Alteza conta do que nesta Vossa terra vi. E se a um pouco alonguei, Ela me perdoe, porque o desejo que tinha de Vos tudo dizer, mo fez pr assim pelo mido. pois que, Senhor, certo que tanto neste cargo que me elevo

LITERATURA
a) Tematiza motivos de Minas Gerais, onde o poeta viveu. b) A lrica religiosa apresenta culpa pelo pecado cometido. c) As composies satricas atacam governantes da colnia. d) O lirismo amoroso marcado por sensvel carga ertica. e) Apresenta uma diviso entre prazeres terrenos e salvao eterna. 24. UFRS Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes abaixo sobre os dois grandes nomes do barroco brasileiro. ( ) A obra potica de Gregrio de Matos oscila entre os valores transcendentais e os valores mundanos, exemplificando as tenses do seu tempo. ( ) Os sermes do Padre Vieira caracterizam-se por uma construo de imagens desdobradas em numerosos exemplos que visam a enfatizar o contedo da pregao. ( ) Gregrio de Matos e o Padre Vieira, em seus poemas e sermes, mostram exacerbados sentimentos patriticos expressos em linguagem barroca. ( ) A produo satrica de Gregrio de Matos e o tom dos sermes do Padre Vieira representam duas faces da alma barroca no Brasil. ( ) O poeta e o pregador alertam os contemporneos para o desvio operado pela retrica retumbante e vazia. A seqncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : a) V F F F F. d) F F V V V. b) V V V V F. e) F F F V V. c) V V F V F. 25. F.I. Viria-ES Ah! Peixes, quantas invejas vos tenho a essa natural irregularidade!... A vossa bruteza melhor que o meu alvedrio. Eu falo, mas vs no ofendeis a Deus com as palavras; eu lembro-me, mas vs no ofendeis a Deus com a memria; eu discordo, mas vs no ofendeis a Deus com o entendimento; eu quero, mas vs no ofendeis a Deus com a vontade. O fragmento prprio do estilo: a) medieval, por sua religiosidade; b) clssico-renascentista, pelas comparaes; c) barroco, pelo conceitismo e cultismos; d) rcade, pelo bucolismo; e) romntico, pelo sentimentalismo. Instruo: As questes de nmeros 25 e 26 referem-se a Os Lusadas, de Cames. 26. UFRS Assinale a alternativa correta. No canto I, na passagem que narra o conclio dos deuses, Jpiter: a) conclama os deuses a auxiliarem os portugueses na sia, como recompensa pelos speros perigos da viagem; b) encontra acolhida a suas palavras entre os deuses maiores e menores; 44

Prof. JOZY
c) reconhece a grandeza do povo lusitano, que enfrenta o mar desconhecido em frgeis embarcaes; d) aceita as justificativas de Baco para impedir a chegada dos navegadores portugueses ndia. e) mostra dvidas quanto possibilidade de que os feitos do povo lusitano venham a suplantar a glria dos gregos e romanos. 27. U.E. Ponta Grossa-PR O termo Barroco denominou manifestaes artsticas dos anos 1600 e incio dos anos 1700. Alm da literatura, estende-se msica, pintura, escultura e arquitetura da poca. Entre as vozes do Barroco brasileiro figuram: 18 01. Cludio Manuel da Costa 02. Gregrio de Matos 04. Manuel Botelho de Oliveira 08. Toms Antnio Gonzaga 16. Padre Antnio Vieira D, como resposta, a soma das alternativas corretas. 28. F.M. Itajub-MG Na fase quase inicial de nossa literatura, uma nova tendncia, de traos bem definidos, fazendo ressaltar ..............., bem como aspiraes religiosas, e que se convencionou chamar de ..............., tem como representante maior no Brasil o poeta baiano ............... . Marque a opo que preenche adequadamente o enunciado. a) Sonhos Romantismo Bento Teixeira. b) Figuras Dadasmo Emiliano Perneta. c) Contraste Barroco Gregrio de Matos. d) Silepses Parnasianismo Castro Alves. e) A mtrica Concretismo Caetano Veloso. 29. F.M. Tringulo Mineiro-MG Sobre Gregrio de Matos, correto afirmar que: a) se insere no Arcadismo brasileiro, ao qual imprimiu caractersticas barrocas, por ser um poeta de transio; b) pertenceu ao Barroco brasileiro e tematizou, sobretudo, a natureza mineira; c) pertenceu ao Barroco brasileiro e sua veia crtica valeu-lhe a alcunha de Boca do Inferno; d) se insere no Barroco brasileiro e sua produo literria abrange, basicamente, textos em prosa; e) narra, nos seus poemas de contestao social, episdios da Inconfidncia Mineira, da qual participou. 30. U.F. Santa Maria-RS O Quinhentismo, enquanto manifestao literria, pode ser definido como uma poca em que: I. no se pode falar, ainda, na existncia de uma literatura brasileira, pois a cultura portuguesa estabelecia as formas de pensamento e expresso para os escritores na colnia; II. se pode falar na existncia de uma literatura brasileira porque, ao descreverem o Brasil, os textos

LITERATURA
mostram um forte instinto de nacionalidade, na medida em que todos os escritores eram nativos da terra; III. a produo escrita se prende descrio da terra e do ndio ou a textos escritos pelos jesutas, ou seja, uma produo informativa e doutrinria. Est(o) correta(s): a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) Apenas III.

Prof. JOZY

32. FEI-SP No caracterstica da escola literria a que Padre Vieira pertence: a) emprego freqente de palavras que designam cores, perfumes e sensaes tteis. b) uso constante da metfora e da anttese. c) unio de duas idias contrrias em um nico pensamento. d) composio de cantigas de amor e cantigas de amigo. e) utilizao de muitas frases interrogativas. 33. FEI-SP Padre Vieira freqentemente estudado como um autor contemporneo a: a) Lus de Cames. d) Carlos Drummond de Andrade. b) Gregrio de Matos. e) Fernando Sabino. c) Jos de Alencar. 34. FEI-SP O sermo pode ser definido como: a) composio em versos recitados nos palcios para divertir os nobres. b) texto curto, em que predomina o desenvolvimento de um nico conflito. c) narrativa longa em que so apresentados diversos conflitos paralelos. d) soneto com versos decasslabos. e) discurso religioso cujo objetivo principal a edificao moral dos ouvintes. 35. FEI-SP Sobre o fragmento do sermo acima transcrito, possvel afirmar que: a) o autor discorre sobre a inabalvel f da corte e da nobreza. b) Padre Vieira critica o povo por no ter a f que os nobres possuem. c) o autor conclui que no possvel encontrar a f em uma casa onde se encontram aqueles que exploram e maltratam os homens do povo. d) o sermo um elogio corte pela maneira como trata os seus serviais, dignificandoos e humanizando as relaes entre os nobres e o povo. e) segundo o autor, a f no tem qualquer relao com as aes desenvolvidas pelos homens. 36. FEI-SP Verifica-se nesse fragmento inteno de o autor: a) divertir a platia. b) convencer e ensinar o seu pblico. a franca

O texto abaixo refere-se s questes de 31 a 36.

Trata-se de um sermo do quinto Quaresma, do Padre Antnio Vieira:

domingo

da

Como estamos na corte, onde das casas dos pequenos no se faz caso, nem tm nome de casas, busquemos esta f em alguma casa grande e dos grandes. Deus me guie. () Entremos e vamos examinando o que virmos, parte por parte. Primeiro que tudo vejo cavalos, liteiras e coches; vejo criados de diversos calibres, uns com libr, outros sem ela; vejo galas, vejo jias, vejo baixelas; as paredes vejo-as cobertas de ricos tapizes; das janelas vejo ao perto jardins, e ao longe quintas; enfim, vejo todo o palcio e tambm o oratrio; mas no vejo a f. E por que no aparece a f nesta casa: eu o direi ao dono dela. Se o que vestem os lacaios e os pajens, e os socorros do outro exrcito domstico masculino e feminino depende do mercador que vos assiste, e no princpio do ano lhe pagais com esperanas e no fim com desesperaes, a risco de quebrar, como se h de ver a f na vossa famlia? Se as galas, as jias e as baixelas, ou no Reino, ou fora dele, foram adquiridas com tanta injustia ou crueldade, que o ouro e a prata derretidos, e as sedas se se espremeram, haviam de verter sangue, como se h de ver a f nessa falsa riqueza? Se as pedras da mesma casa em que viveis, desde os telhados at os alicerces esto chovendo os suores dos jornaleiros, a quem no fazeis a fria, e, se queriam ir buscar a vida a outra parte, os prendeis e obrigveis por fora, como se h de ver a f, nem sombra dela na vossa casa? Vocabulrio: libr: uniforme de criados de casas nobres os socorros do outro exrcito domstico: a vestimenta dos outros serviais jornaleiros: trabalhadores que recebiam pagamento ao final do dia a quem no fazeis a fria: a quem no concedeis dias de folga 31. FEI-SP O autor do texto, Padre Vieira, pertence escola literria conhecida como: a) Baroco. d) Realismo. b) Trovadorismo. e) Romantismo. c) Arcadismo.

c) afastar os homens da verdadeira f crist. d) provocar fortes emoes em seu pblico. e) confundir seus ouvintes. GERAL 37. Assinale a afirmao falsa: a) A cultura portuguesa, no sculo XII, conciliava trs matrizes contraditrias: a catlica, a islmica e a hebraica. b) A cultura catlica, tcnica e literariamente superior s culturas islmica e hebraica, imps-se naturalmente desde os primrdios da formao de Portugal. 45

LITERATURA
c) A expulso dos mouros e judeus e a Inquisio foram os aspectos mais dramticos da destruio sistemtica que a cultura triunfante imps s culturas opostas. d) O judeu Maimnides e o islamista Averris so expresses do que as culturas dominadas produziram de mais significativo na Pennsula Ibrica. e) Pode-se dizer que a cultura portuguesa esteve desde seu incio assentada na diversidade e na contradio, do que resultaram alguns de seus traos positivos (miscibilidade, aclimatabilidade etc.) e negativos (tendncia ao ceticismo quanto a idias, desconfiana etc. 38. Assinale a afirmao falsa sobre as cantigas de escrnio e mal dizer: a) A principal diferena entre as duas modalidades satricas est na identificao ou no da pessoa atingida. b) O elemento das cantigas de escrnio no temtico, nem est na condio de se omitir a identidade do ofendido. A distino est no retrico do equvoco, da ambigidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer. c) Os alvos prediletos das cantigas satricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultrio, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os prprios poetas (trovadores e jograis eram freqentemente ridicularizados), a avareza, a corrupo e a prpria arte de trovar. d) As cantigas satricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galegoportugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausncia de preconceito ou censura (institucional, esttica ou pessoal) eram componentes da vida literria no perodo trovadoresco, antes de a represso inquisitorial atir-las clandestinidade. e) Algumas composies satricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a sobrevivncia, j bastante atenuada, da linguagem livre e da violncia verbal dos antigos trovadores. Questes 39 e 40 - Assinale V (verdadeiro) e F para (falso) 39. ( v ) A Provena, regio sul da Frana, chamada Langue dOc ou Languedo, foi o bero das primeiras manifestaes de uma lrica sentimental, corts, refinada, que fazia da mulher o santurio de sua inspirao potica e musical. 40. ( v ) Enquanto no sul da Europa, nas proximidades do Mediterrneo, alastrava-se o lirismo trovadoresco, voltado para a exaltao do amor, para a vassalagem amorosa, no norte predominava o esprito guerreiro, pico, que celebrava nas canes de gesta o herosmo da cavalaria medieval. Questes 41 a 45 - Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) 41. ( v ) No inicio do sculo XIII, a intransigncia religiosa arrasou a Provena e dispersou seus trovadores, mas a lrica provenalesca j havia 46

Prof. JOZY
fecundado a poesia ocidental com a beleza meldica e a delicadeza emocional de sua poesia-msica, impondo uma nova concepo do amor e da mulher. 42. ( v ) A cano associava o amor-elevao, puro, nobre, inatingvel, ao amor dos sentidos, carnal, ertico; a alegria da razo (o amor intelectual) alegria dos sentidos. 43. ( v ) A poesia lrica dos provenais teve seguidores na Frana, na Itlia, na Alemanha, na Catalunha, em Portugal e em outras regies , onde tambm os temas folclricos foram beneficiados com a forma mais culta e elaborada que os trovadores disseminaram. 44. ( v ) Foi o que ocorreu em Portugal e Galiza: a poesia primitiva, oral, autctone, associada musica e coreografia e protagonizada por uma mulher, as chamadas cantigas de amigo, passaram a se beneficiar do contato com uma arte mais rigorosa e mais consciente de seus meios de realizao artstica. 45. ( v ) O primeiro trovador provenal foi Guilherme IX, da Aquitnia (1071-1127). Bernart de Ventadorn e Jaufre Rudel representam a poesia mais simples, facilmente inteligvel; Marcabru, Raimbaut dAurenga e especialmente Arnault Daniel representam a poesia mais elaborada, com imagens e associaes inesperadas, capazes de encantar os mais rigorosos exegetas, de Dante Alighieri a Ezra Pound. 46. (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relao a Gil Vicente: a)Comps peas de carter sacro e satrico. b)Introduziu a lrica trovadoresca em Portugal. c)Escreveu a novela Amadis de Gaula. d)S escreveu peas e portugus. e)Representa o melhor do teatro clssico portugus. 47. (FUVEST-SP) Caracteriza o teatro de Gil Vicente: a) A revolta contra o cristianismo. b) A obra escrita em prosa. c) A elaborao requintada dos quadros e cenrios apresentados. d) A preocupao com o homem e com a religio. e) A busca de conceitos universais. 48.(FUVEST-SP) Indique a afirmao correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: a) intricada a estruturao de suas cenas, que surpreendem o pblico com a inesperado de cada situao. b) O moralismo vicentino localiza os vcios, no nas instituies, mas nos indivduos que as fazem viciosas. c) complexa a critica aos costumes da poca, j que o autor primeiro a relativizar a distino entre Bem e o Mal. d) A nfase desta stira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas. e) A stira aqui demolidora e indiscriminada, no fazendo referncia a qualquer exemplo de valor positivo.

LITERATURA
49.(FUVEST-SP) Diabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florena, Brsida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros so personagens do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Analise as informaes abaixo e selecione a alternativa incorreta cujas caractersticas no descrevam adequadamente a personagem. a)O Onzeneiro idolatra o dinheiro, agiota e usurrio; de tudo que juntara, nada leva para a morte, ou melhor, leva a bolsa vazia. b) O Frade representa o clero decadente e subjugado por suas fraquezas: mulher e esporte; leva a amante e as armas de esgrima. c)O Diabo, capito da barca do inferno, quem apressa o embarque dos condenados; dissimulado e irnico. d)O Anjo, capito da barca do cu, quem elogia a morte pela f; austero e inflexvel. e)O Corregedor representa a justia e luta pela aplicao integra e exata das leis; leva papis e processos. 50.Leia com ateno o fragmento do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: Parvo- Hou, homens dos brevirios, Rapinastis coelhorum Et pernis perdigotorum E mijais nos campanrios. No correto afirmar sobre o texto: a) As falas do Parvo, como esta, sempre so repletas de gracejos e de palavres, com inteno satrica. b) Nesta fala, o Parvo est denunciando a corrupo do Juiz e do Procurador. c) O latim que aparece na passagem exemplo de imitao pardia dessa lngua. d)Por meio de seu latim, o Parvo afasta-se de sua simplicidade, mostrando-se conhecedor de outras lnguas. e)Ao misturar um falso latim com palavres, Gil Vicente demonstra a natureza popular de seu teatro e de seus canais de expresso. 51. Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa: a)Em sentido amplo, designa a atitude de valorizao do homem, de seus atributos e realizaes. b)Configura-se na mxima de Protgoras: O homem a medida de todas as coisas. c) Rejeita a noo do homem regido por leis sobrenaturais e ope-se ao misticismo. d)Designa tanto uma atitude filosfica intemporal quanto um perodo especifico da evoluo da cultura ocidental. e)Fundamenta-se na noo bblica de que o homem p e ao p retornar, e de que s a transcendncia liberta o homem de sua insignificncia terrena. 52. Ainda sobre o Humanismo, assinale a afirmao incorreta: a)Associa-se noo de antropocentrismo e representou a base filosfica e cultural do Renascimento. b)Teve como centro irradiador a Itlia e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca. 47

Prof. JOZY
c)Denomina-se tambm Pr-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao sculo XV. d)Representa o apogeu da cultura provenal que se irradia da Frana para os demais pases, por meio dos trovadores e jograis. e) Retorna os clssicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeio. 53. Sobre a poesia palaciana, assinale a alternativa falsa: a) mais espontnea que a poesia trovadoresca, pela superao da influncia provenal, pela ausncia de normas para a composio potica e pelo retorno medida velha. b)A poesia, que no trovadorismo era canto, separa-se da msica, passando a ser fala. Destina-se leitura individual ou recitao, sem o apoio de instrumentos musicais. c) A diversidade mtrica da poesia trovadoresca foi praticamente reduzida a duas medidas: os versos de 7 slabas mtricas (redondilhas menores). d)A utilizao sistemtica dos versos redondilhas denominou-se medida velha, por oposio medida nova,denominao que recebemos os versos decasslabos, trazidos da Itlia por S de Miranda, em 1527. e)A poesia palaciana foi compilada em 1516, por Garcia de Resende, no Cancioneiro Geral, antologia que rene 880 composies, de 286 autores, dos quais 29 escreviam em castelhano. Abrange a produo potica dos reinados de D. Afonso V (1438-1481), de D. Joo II (1481-1495) e de D. Manuel I O Venturoso (14951521). 54. O Cancioneiro Geral no contm: a)Composies com motes e glosas. b)Cantigas e esparsas. c)Trovas e vilancetes. d)Composies na medida velha. e)Sonetos e canes. 55. A obra de Ferno Lopes tem um carter: a)Puramente cientfico, pelo tratamento documental da matria histrica; b)Essencialmente esttico pelo predomnio do elemento ficcional; c)Basicamente histrico, pela fidelidade documentao e pela objetividade da linguagem cientfica; d)Histrico-literrio, aproximando-se do moderno romance histrico, pela fuso do real com o imaginrio. e)Histrico-literrio, pela seriedade da pesquisa histrica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literrio, que reveste a narrativa histrica de um tom pico e compe cenas de grande realismo plstico, alm do domnio da tcnica dramtica de composio. 56. Identifique a alternativa que no contenha ideais clssicos de arte: a) Universalismo e racionalismo. b) Formalismo e perfeccionismo. c) Obedincia s regras e modelos e conteno do lirismo.

LITERATURA
d) Valorizao do homem (do aventureiro, do soldado, do sbio e do amante) e verossimilhana (imitao da verdade e da natureza). Liberdade de criao e predomnio dos impulsos pessoais. c) d) e) terceto e oitava; cloga e sextina; trova e vilancete.

Prof. JOZY

e)

57. O culto aos valores universais o Belo, o Bem, a Verdade e a Perfeio e a preocupao com a forma aproximaram o Classicismo de duas escolas literrias posteriores. Aponte a alternativa que identifica essas escolas: a) Barroco e Simbolismo; b) Arcadismo e Parnasianismo; c) Romantismo e Modernismo; d) Trovadorismo e Humanismo; e) Realismo e Naturalismo. 58. No se relaciona medida nova: a) versos decasslabos; b) influncia italiana; c) predileo por formas fixas; d) sonetos, tercetos, oitavas e odes; e) cultura popular, tradicional. 59. Assinale a incorreta sobre Cames: a) Sua obra compreende os gneros pico, lrico e dramtico. b) A lrica de Cames permaneceu praticamente indita. Sua primeira compilao e pstumas, datada de 1595, e organizada sob o ttulo de As Rimas de Luis de Cames, por Ferno Rodrigues Lobo Soropita. c) Sua lrica compe-se exclusivamente de redondilhas e sonetos. d) Apesar de localizada no perodo clssicorenascentista, a obra de citaes barrocas. e) Representa a amadurecimento de lngua portuguesa, sua estabilizao e a maior manifestao de sua excelncia literria. 60. Ainda sobre Cames, assinale a incorreta: a) No h um texto definitivo de lrica camoniana. Atribuem-se-lhe cerca de 380 composies lricas, destacando-se os cerca de 200 sonetos, alguns de autoria controversa. b) Cames teria reunido sua lrica sob o titulo de O Parnaso Lusitano, que se perdeu, e do qual h algumas referncias nas cartas do poetas. c) As redondilhas de Cames seguem os moldes da poesia palaciana do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende e, mesmo na medida velha, o poeta superou seus contemporneos e antecessores. d) A lrica na medida velha, tradicional, medieval vale-se dos motes glosados, das redondilhas e so de cunho galante, alegres e madrigalesco. e) A principal diferena entre a poesia lrica e a poesia pica formal e manifesta-se da utilizao de versos de diferentes metros. 61. No so modalidade da medida nova: a) cano e elegia; b) soneto e ode; 48

62. (FUVEST-SP) Na Lrica de Cames: a) o verso usado para a composio dos sonetos o redondilho maior; b) encontram-se sonetos, odes, stiras e autos; c) cantar a ptria o centro das preocupaes; d) encontra-se uma fonte de inspirao de muitos poetas brasileiros do sculo XX; e) a mulher vista em seus aspectos fsicos, despojada de espiritualidade. 63. (MACKENZIE-SP) Sobre o poema Os Lusadas, incorreto afirmar que: a) quando a ao do poema comea, as naus portuguesas esto navegando em pleno Oceano ndico, portanto no meio da viagem; b) na Invocao, o poeta se dirige s Tgides, ninfas do rio Tejo; c) Na ilha dos Amores, aps o banquete, Ttis conduz o capito ao ponto mais alto da ilha, onde lhe descenda a mquina do mundo; d) Tem como ncleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato martimo com as ndias; e) composto em sonetos decasslabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.

LITERATURA DE INFORMAO 64.(UNIFAL) Leia atentamente a seguinte afirmao de Jos Guilherme Merquior: costume iniciar a histria da literatura nacional pelo exame das obras escritas, quase sempre sem inteno artstica, por colonos ou viajantes, nos dois primeiros sculos do Brasil. O maior, quando no exclusivo interesse dessa prosa de notcia do pas documental: so textos que mostram as condies de vida e a mentalidade de seus fundadores e primeiros habitantes. Exibem concretamente a atmosfera cultural das capitanias, no no sentido de ilustrar-lhes o ambiente literrio praticamente inexistente mas no de revelar a psicologia do colono. (MERQUIOR, J. G. De Anchieta a Euclides: breve histria da literatura brasileira I. Janeiro: Topbooks, 1996. p. 12.) A partir do que declara Merquior, assinale a nica alternativa que NO apresenta obra representativa desse perodo inicial de formao literria brasileira: a) Histria da Provncia de Santa Cruz, de Pero de Magalhes de Gandavo. 3. ed. Rio de

LITERATURA
b) c) d) e) Dilogo sobre a Converso do Gentio, de Manuel Os Timbiras, de Gonalves Dias. Dilogo das Grandezas do Brasil, de Ambrsio Cultura e Opulncia do Brasil, de Andr Joo c) d)

Prof. JOZY
a causa de o Novo Mundo ter sido posto altura da lenda do paraso perdido. a) b) O escrivo criou uma discusso histrica em torno da intencionalidade ou no da conquista de Cabral. No esforo de catalogar a vegetao, o clima, o autor passeia pela geografia, botnica, zoologia, de maneira vaga. Caminha se revela um mestre na fixao pormenores; inegvel sua fluncia literria. de

da Nbrega.

Fernando Brando. Antonil. 65.(UFLA) INSTRUO: Leia texto 4 para responder questes de 07 a 10. TEXTO 4 ESTA TERRA MUITO FORMOSA Esta terra, Senhor, me parece que da ponta que mais contra o sul vimos at outra ponta que contra o norte vem, de que ns deste porto houvemos vista1, ser tamanha que haver nela bem vinte ou vinte cinco lguas por costa. Tem, ao longo do mar, nalgumas partes, grandes barreiras, delas vermelhas, delas2 brancas; e a terra por cima toda ch3 e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta, tudo praiapalma4, muito ch e muito formosa. Pelo serto nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, no podamos ver seno terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, at agora, no pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porm a terra em si de muito bons ares, assim frios e temperados, como os de Entre-Douro e Minho5, porque neste tempo de agora os achvamos como os de l. guas so muitas; infindas. E em tal maneira graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se- nela tudo, por bem das guas que tem. Porm o melhor fruto, que dela se pode tirar me parece que ser salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lanar. E que no houvesse mais que ter aqui esta pousada para esta navegao de Calecute6, isso bastaria. Quanto mais disposio para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento7, da nossa santa f. (In Jaime Corteso, org. A Carta de Pero Vaz de Caminha, p.239)
1 2 3 4

A produo informativa constitui a primeira viso da terra virgem, intocada pela civilizao estranha. A terra, para ele, era frtil e abenoada por Deus. O autor limitou-se a escrever um registro impessoal, marcado pela inteno de informar, apesar do tom ufanista do texto.

e)

66.(UFLA) A Carta considerada a "certido de nascimento" do Brasil porque a) contm as primeiras informaes oficiais sobre o Brasil. b) marca o incio da literatura brasileira. c) foi escrita nos primrdios do descobrimento. d) denota inegvel fluncia literria de seu autor. e) as descries constituem informaes precisas do lugar.

BARROCO 67.(UNIFAL) Considere as afirmaes que se seguem. Todas elas vinculam a poesia de Gregrio de Matos aos princpios estticos e ideolgicos do Barroco brasileiro, EXCETO: a) A produo literria de Gregrio de Matos dividiu-se entre a temtica lrico-religiosa e uma viso crtica das mazelas sociais oriundas do processo de colonizao no Brasil. b) O Boca do Inferno insurgiu-se no s contra os desmandos administrativos e polticos da Bahia do sculo XVII, mas contra o prprio ser humano que, na concepo do poeta, por natureza corrupto e mau. c) Os poemas religiosos de Gregrio de Matos fundiram a contemplao da divindade, o complexo de culpa, o desejo de arrependimento e o horror de ser p, sensaes, enfim, freqentes no atormentado esprito barroco. d) O significado social do Barroco brasileiro foi marcante, uma vez que a poesia de Gregrio de Matos revestiu-se de alto sentido crtico aos vcios e violncias da sociedade colonial. e) A vertente lrica da potica de Gregrio de Matos cultuou o amor feito de pequenos afetos, da meiga 49

5 6

houvemos vista: pudemos ver delas... delas: umas... outras ch: plana praia-palma: segundo J. Corteso, pode significar "toda praia, como a palma, muito ch e muito formosa" Minho: nome de uma regio de Portugal Calecute: cidade da ndia para onde se dirigiam os portugueses acrescentamento: difuso, expanso

Embora tenha carter informativo e descritivo, a Carta possui caractersticas quase sempre fantasiosas.Indique

LITERATURA
ternura e dos torneios gentis, tendo como cenrio o ambiente campestre e pastoril. 68.(UNIFAL) Leia atentamente o poema: Nasce o Sol, e no dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contnuas tristezas a alegria. Porm, se acaba o Sol, por que nascia? Se to formosa a Luz, por que no dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, Na formosura no se d constncia, E na alegria sinta-se tristeza. Comea o mundo enfim pela ignorncia, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstncia. (Matos, Gregrio de. Poemas escolhidos. So Paulo: Editora Cultrix, 1997, p. 317.) Todas as alternativas que se seguem inserem o autor e seu texto em uma viso do mundo de sculo XVII, EXCETO: a) O trao temtico caracteristicamente barroco

Prof. JOZY
nem mil, para um s grande [...]. Os homens, com suas ms e perversas cobias, vm a ser como os peixes que se comem uns aos outros. To alheia cousa no s da razo, mas da mesma natureza, que, sendo criados no mesmo elemento, todos cidados da mesma ptria, e todos finalmente irmos, vivais de vos comer. VIEIRA, Antnio. Obras completas do padre Antnio Vieira: sermes. Prefaciados e revistos pelo Pe. Gonalo Alves. Porto: Lello e Irmo Editores, 1993. v. III, p. 264-265. O texto de Vieira contm algumas caractersticas do Barroco. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela em que NO se confirmam essas tendncias estticas: a) A utilizao da alegoria, da comparao, como recursos oratrios, visando persuaso do ouvinte. b) A tentativa de convencer o homem do sculo XVII,

imbudo de prticas e sentimentos comuns ao semipaganismo renascentista, a retomar o caminho do espiritualismo medieval, privilegiando os valores cristos. c) A presena do discurso dramtico, recorrendo ao

princpio horaciano de ensinar deleitando tendncia didtica e moralizante, comum Contra-Reforma. d) O tratamento do tema principal a denncia

presente no texto o carter fugidio das coisas do mundo. b) A aproximao de sentimentos contrastantes, como a tristeza e a alegria, confirma a tendncia paradoxal da poesia do sculo XVII. c) O poema explora a inconstncia dos bens mundanos atravs de um jogo de idias e palavras que tanto motivou o escritor barroco. d) O poeta baiano vale-se da linguagem figurada para persuadir o leitor e convenc-lo da instabilidade da beleza e da felicidade. e) A retomada de elementos da natureza e da

cobia humana atravs do conceptismo, ou jogo de idias. e) O culto do contraste, sugerindo a oposio bem x

mal, em linguagem simples, concisa, direta e expressiva da inteno barroca de resgatar os valores greco-latinos.

70.(UFLA) INSTRUO: Leia as estrofes abaixo para responder questo "Que falta nesta cidade? Verdade. Que mais por sua desonra? Honra. Falta mais que se lhe ponha? Vergonha. O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha." Pode-se reconhecer nos versos acima, de Gregrio de Matos, a) o carter do jogo verbal prprio da poesia religiosa do sculo XVI, sustentando piedosa lamentao pela falta de f do gentio. 50

melancolia identifica o soneto com a produo potica de inspirao byroniana. 69.(UNIFAL) Leia atentamente o fragmento do sermo do Padre Antnio Vieira: A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vs, que comeis uns aos outros. Grande escndalo este, mas a circunstncia o faz ainda maior. No s vos comeis uns aos outros, seno que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrrio era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, no bastam cem pequenos,

LITERATURA
b) o estilo pedaggico da poesia neoclssica, por meio da qual o poeta se investe das funes de um autntico moralizador. c) o carter de jogo verbal prprio do estilo barroco, a servio de uma crtica, em tom de stira, do perfil moral da cidade da Bahia. d) o carter do jogo verbal prprio do estilo barroco, a servio da expresso lrica do arrependimento do poeta pecador. e) o estilo pedaggico da poesia neoclssica, sustentando em tom lrico as reflexes do poeta sobre o perfil da cidade da Bahia.

Prof. JOZY
com lgrimas dos pobres, nunca serve de glria ao seu autor, mas sim de oprbrio. (GONZAGA, Toms Antnio. Cartas chilenas. In: COSTA, Cludio M. da; GONZAGA, Toms A., PEIXOTO; Alvarenga. A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p. 814.) Todas as alternativas abaixo apresentam caractersticas desse estilo literrio, presente nos versos acima citados, EXCETO: a) b) ARCADISMO Valorizao do ideal da vida simples e tranqila. Tendncia ao discurso em forma de dilogo do eu Utilizao de linguagem elegante, rebuscada e

potico com um interlocutor. c) d) e) alternativas esto artificial. Intenes didticas, expressas no tom de denncia Caracterizao do poeta como um pintor de e stira. situaes e no de emoes. 73.(UNIFAL) Leia atentamente o texto abaixo: Eu, Marlia, no fui nenhum Vaqueiro, Fui honrado Pastor da tua Aldeia;

71.(UNIFAL) Considere as afirmaes a respeito do Arcadismo a) brasileiro. Todas as corretas, EXCETO: Foi o movimento literrio que se desenvolveu no sc. XVIII, quando o saber assumiu uma importncia fundamental. b) Confirmou um dos princpios ideolgicos do Iluminismo, por uma forte preocupao com a cincia e com o raciocnio. c) Empreendeu uma minuciosa anlise do personagem, revelando-nos claramente os traos de seu corpo e de sua alma. d) Sob o ponto de vista literrio reagiu contra o Barroco, retomando a simplicidade e o bucolismo dos clssicos. e) Vivenciou uma expressiva transformao social, fortemente marcado pelos ideais polticosendo

Vestia finas ls e tinha sempre


A minha choa do preciso cheia. Tiraram-me o casal, e o manso gado, Nem tenho, a que me encoste, um s cajado. Ah! minha Bela, se a Fortuna volta, Se o bem, que j perdi, alcano, e provo; Por essas brancas mos, por essas faces Te juro renascer um homem novo; Romper a nuvem, que os meus olhos cerra, Amar no Cu a Jove, e a ti na terra. Fiadas comprarei as ovelhinhas, Que pagarei dos poucos do meu ganho; E dentro em pouco tempo nos veremos Senhores outra vez de um bom rebanho. Para o contgio lhe no dar, sobeja Que as afague Marlia, ou s que as veja Nas noites de sero nos sentaremos C os filhos, se os tivermos, fogueira; Entre as falsas histrias, que contares, Lhes contars a minha, verdadeira: Pasmados te ouviro; eu, entretanto, Ainda o rosto banharei de pranto. Quando passarmos juntos pela rua, Nos mostraro c o dedo os mais Pastores;

filosficos do enciclopedismo francs. 72.(UNIFAL) O rcades, no Brasil, assimilaram as idias neoclssicas europias, muitas vezes, reinterpretando, cada um ao seu estilo, a realidade sociopoltica e cultural do pas, como se observa no seguinte fragmento das Cartas Chilenas: Pretende, Doroteu, o nosso chefe erguer uma cadeia majestosa, que possa escurecer a velha fama da torre de Babel e mais dos grandes, custosos edifcios que fizeram, para sepulcros seus, os reis do Egito. Talvez, prezado amigo, que imagine que neste monumento se conserve, eterna a sua glria, bem que os povos, ingratos, no consagrem ricos bustos nem montadas esttuas ao seu nome. Desiste, louco chefe, dessa empresa: um soberbo edifcio levantado sobre ossos de inocentes, construdo 51

Dizendo uns para os outros: Olha os nossos


Exemplos da desgraa, e so amores.

LITERATURA
Contentes viveremos desta sorte, At que chegue a um dos dois a morte. (GONZAGA, Toms Antnio. Marlia de Dirceu. In: PROENA FILHO, Domcio (Org.). A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p. 646-647.) Assinale a alternativa que NO corresponde a uma leitura possvel do poema: a) O equilbrio, uma das principais caractersticas do b)

Prof. JOZY
Pastores que levais ao monte o gado,/ Vede l

como andais por essa serra,/ Que para dar contgio a toda a terra,/ Basta ver-se o meu rosto magoado. c) Passam, prezado amigo, de quinhentos/ Os presos que se ajuntam na cadeia./ Uns dormem encolhidos sobre a terra,/ Mal cobertos dos trapos, que molharam/ de dia, no trabalho. d) Que havemos de esperar, Marlia bela?/ que vo passando os florescentes dias?/ as glrias que vm tarde, j vm frias,/ e pode enfim mudar-se a nossa estrela. e) Oh! Que saudades que eu tenho/ Da aurora da minha vida,/ Da minha infncia querida/ Que os anos no trazem mais! 76.(UFLA) Sobre o Arcadismo brasileiro, todas as alternativas so corretas, EXCETO: a) Tem suas fontes nos antigos grandes autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e as formas. b) Legou-nos os poemas de feio pica Caramuru (de Frei Jos de Santa Rita Duro) e O Uraguai (de Baslio da Gama), no qual se reconhece qualidade literria destacada em relao ao primeiro. c) Norteou, em termos dos valores estticos bsicos, a produo dos versos de Marlia de Dirceu, obra que celebrizou Toms Antnio Gonzaga, e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas, pelo autor. d) Apresentou uma corrente de conotao ideolgica, envolvida com as questes sociais do seu tempo, com a crtica aos abusos de poder da Coroa Portuguesa. e) Teve em Cludio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusou a motivao buclica e os modelos camonianos da lrica amorosa. GABARITO- LITERATURA 1 1-C 2-C 8-C 9-B 14-D 15-A 20-F-V-F-V-F-F 25-C 26-B 31-A 32-D 38-A 39-V 45-V 46-A 52-D 53-A 59-C 60-E 66-A 67-E 73-C 74-D 3-B 4-B 10-E 11-D 16-B 17-A 21-F-V-F-F 27-SOMA 18 33-B 34-B 40-V 41-V 47-D 48-B 54-E 55-E 61-E 62-D 68-E 69-E 75-E 76-E 5-C 12-A 18-E 22-A 28-C 35-C 42-V 49-E 56-E 63-E 70-C 6-C 7-D 13-F-V-V-F-F 19-E 23-E 24-C 29-C 30-C 36-B 37-B 43-V 44-V 50-D 51-E 57-B 58-E 64-C 65-D 71-C 72-C

Arcadismo, transparece na forma contida com que o eu lrico reflete sobre os dissabores de sua vida. b) A natureza, espao de refgio para o poeta rcade, cumpre aqui o seu papel de locus amoenus, onde o eu lrico deseja viver placidamente o restante dos seus dias. c) A linguagem rebuscada, que o eu lrico utiliza para expressar os seus sentimentos,aproxima essa lira de Toms Antnio Gonzaga do estilo Barroco, que o precedeu. d) A posse de bens materiais, que o eu lrico, na estrofe inicial do poema, lamenta ter perdido, contrasta com o despojamento da vida buclica, preconizada pelo Arcadismo. e) A mudana da Sorte, tema que aparece em vrias poema, que anseia por recuperar os bens liras de Gonzaga, est presente no discurso do eu lrico desse perdidos. 74.(UNIFAL) a) A temtica Assinale amorosa a afirmativa rcade INCORRETA a

respeito do Arcadismo: apresenta-se como expresso de conteno emocional e da simplicidade da vida pastoril. b) Revigorando a esttica clssica, o Arcadismo enfatiza o racionalismo, o bucolismo e a mitologia greco-romana. c) O heri rcade no um guerreiro fisicamente poderoso. Personifica o pastor de vida simples, natural e dedicado ao trabalho. d) No Arcadismo a natureza torna-se tambm personagem, cmplice do sujeito potico e totalmente integrada s suas emoes. e) Os poemas rcades Uraguai e Caramuru antecipam a temtica indianista, posteriormente revigorada pelo ideal nacionalista romntico. 75.(UNIFAL) representam, a) Todos pela os fragmentos ou pela abaixo o

linguagem

temtica,

movimento rcade brasileiro, EXCETO: A mesma formosura/ dote que s goza a mocidade:/ rugam-se as faces, o cabelo alveja/ mal chega a longa idade. 52

Potrebbero piacerti anche