Sei sulla pagina 1di 5

Universidade Estadual de Feira de Santana Curso: Odontologia Discentes: Maria Palma, Fernanda Rebouas, Mnica Beltrame e Babriela Barbosa

Docente: Danilo Nunes Costa e Costa

Plano de Tratamento

Paciente: Antnio Timteo dos Santos Nascimento Cirurgio: Danilo Nunes Costa e Costa

Exame Clnico: 1. Anamnese: foi visto que o paciente j se queixava e desejava a extrao dos dentes, que alegava ter s os restos, e por isso retira-los. Foi visto que no est em tratamento mdico algum, no toma medicamentos e nem apresenta alergia aos mesmos. J consultou o dentista algumas vezes, no entanto foi a mais de 14 anos e para fazer 3 extraes. ex-fumante, parou h 18 anos. 2. Exame fsico: no apresentou nenhuma alterao de significncia, mantendo a presso normal e caractersticas da mucosa jugal, labial, palato, dentes e gengiva tambm normais. 3. Exame imaginolgico: visto que h presena de resto radicular das unidades 1.4, 1.6, 2.4, 4.6 e 4.8. No foi observada nenhuma leso nem alterao da normalidade.

Cirurgia: Extrao de resto radicular das unidades dentais 4.6 e 4.8

Procedimento cirrgico: Biossegurana: Manter todo o instrumental estril Uso correto do EPI completo: gorro, mscara, culos, pijama cirrgico, avental cirrgico e luvas cirrgicas. Uso de lcool 70 para a desinfeco da rea (processo de assepsia) Realizar a antissepsia intra-oral do paciente com o bochecho de clorexidina e passar soluo de PVPI em sentido centrfugo, da boca do paciente para regies circundantes.

Conhecimento da anatomia local:

Tcnica anestsica: Bloqueio regional no nervo alveolar inferior (NAI) Nervos bloqueados: NAI, lingual e bucal. Depois de j passado o anestsico tpico... Estando a boca do paciente aberta feito a palpao do ramo ascendente da mandbula, e trgono retromolar como reparos anatmicos de pontos de referncia. Estando localizados esses pontos, o cirurgio deve com o dedo indicador tocar no ramo ascendente da mandbula, e estando com a unha voltada para a face interna da boca do indivduo com o dedo devidamente apoiado na face oclusal dos dentes posteriores. Agora o novo ponto de referncia do cirurgio a sua unha, pois com a percepo da sua medida de centralizao o mesmo vai penetrar a agulha lentamente na mucosa do indivduo, com o bisel voltado para o osso, e depositando lentamente pequenas pores de anestsico (mepivacaina com vaso) at que a agulha esteja a mais de 2/3 dentro a mucosa. Nesse ponto deve ser visto se no h refluxo de sangue no tubete do anestsico para evitar uma intoxicao acidental. Estando a situao normal, feito o depsito de meio tubete de anestsico, logo depois feito um pequeno retorno da agulha e uma rotao de toda a carpule para ser apoiada entre os pr-molares da outra hemi-arcada. empurrada novamente a agulha mais para dentro da mucosa do indivduo, caso bata em osso deve ser um pouco retirada, olhado novamente o refluxo, caso negativo pode ser feito o depsito do anestsico, gradativamente. Por ltimo deve ser feito uma anestesia infiltrativa circular ao redor das unidades a serem extradas.

Tcnica cirrgica: Estando o paciente anestesiado deve ser feita uma inciso contnua tipo envelope com a lmina 12 ou 15. A inciso primria deve ser feita num ngulo de 90, e a contnua em 45, ao redor de todo o dente, estando lmina apoiada na crista ssea do mesmo a ser extrado. Aps a inciso com o uso do sindesmtomo feita a sindesmotomia com o intuito de quebra das fibras gengivais ao redor de toda a gengiva. Estando esse tecido frouxo deve-se fazer uso ou de algum extrator (reto ou bandeira), frceps 203 (resto radicular) ou 151 (dentes anteriores) e, a depender da situao com qual se tiver mais base de apoio feita a luxao do resto radicular para uma posterior extrao. Feita a extrao deve ser feita a curetagem de inspeo do alvolo com a cureta de Lucas e sempre com muita irrigao com soro fisiolgico para remoo de qualquer resto radicular local. Deve ser feito uma averiguao da higidez da tbua ssea, caso se tenha espculas deve ser feita uma quebra dessas pontas com o uso da pina-goiva e posterior limagem do osso, para que haja uma uniformidade da crista ssea. O alvolo limpo e com a formao do cogulo pode ser feita a sutura, em X ou simples, a depender do tamanho da abertura do alvolo.

Recomendaes: Uso correto da medicao Dieta Higiene oral Evitar bochecho Evitar mexer na sutura Retorno aps 7 dias para a remoo da sutura

Potrebbero piacerti anche