Sei sulla pagina 1di 17

Cordas

Para muitas pessoas pode parecer estranho que existam regras para se fazer um n. Porm, a complexidade que existe no que podemos chamar inclusive de arte, na verdade, prazeroso para uns e necessrio para outros.
Quantas vezes nos vemos em situaes em que temos que amarrar algo de maneira firme, porm logo em seguida teremos a necessidade de desamarrar, sem usar uma faca ou, pior, algo que no corta. Durante muito tempo os ns foram de exclusivo conhecimento de marinheiros, arteses e pescadores que necessitavam seu conhecimento profundo para as mais variadas finalidades. Dos marinheiros, porm, surgiu a arte de se atar duas cordas de maneira segura e bonita. Antes da polmica de cabos e cordas um alpinista nos relata sua instruo um marinheiro teimoso, que para subir a montanha insistia em usar um cabo. Este alpinista, farto de tentar convec-lo, num gesto de desabafo, ordenou que o marinheiro, no mais subiria encordado, mas sim, encabado. No alpinismo e na espeleologia, os ns representam nada menos que a unio da pessoa, quilo que vem salvando-lhe a vida. No incio, alis, era muito comum que os alpinistas usassem, apenas, uma corda, de sisal, atada s suas cinturas. O risco que isso representava pode ser comparado s demonstraes de tcnica e agilidade que alguns escaladores nos fazem sem corda alguma a dezenas de metros do solo, onde fica visvel que o risco o preo do prazer. O prazer em cair escalando uma montanha muito prximo do que nos propicia a chegada ao cume, com a diferena de que a descrio do cume muito montona. Uma queda, confiante no equipamento e sem risco, d um grande prazer. Porm, pode representar a unio eterna do alpinista com a corda, pois seguramente ele no ter uma faca quando mais lhe for necessrio. Em uma corda, onde na ponta fazemos um n, que receber um grande esforo (peso x altura), estaremos comprometendo aquele ponto da corda, se o n, por sua vez, no for adequado ou estiver mal feito.

muito importante um minucioso estudo preliminar, dos tipos de corda que existem e o desgaste que o n exerce em cada parte que compe a corda. Vejamos o quadro a seguir: SENSIBILIDADE RAIOS ULTRA-VIOLETAS

TIPO DE CORDA

% ELAST.

RESISTNCIA ABRASIVA

%DE PERDA NO N

SISAL SEDASINTTICA POLIETILENO POLISTER KEVLAR

13 30 20 15 2

MODERADA EXCELENTE EXCELENTE MODERADA PSSIMA

0 60 50 50 98

ALTA ALTA BAIXA MNIMA ALTSSIMA

Tipos de corda
Sisal De conceito primitivo, a corda de sisal das piores cordas para se trabalhar. Normalmente de constituio torcida, elaboradas com durssimas fibras vegetais, so engomadas e oferecem uma enorme resistncia a toro. Por outro lado, uma vez feito um n, dificilmente ir ceder ou romper. Em contato com gua a fibra encolhe e apodrece. Seda Sinttica Normalmente utilizada na construo da alma torcida em cordas dinmicas, a seda sinttica possui uma tima relao entre peso, resistncia e elasticidade. So cordas delicadas e merecem cuidados especiais, em funo de seu custo. Devem ser lavadas sempre que em contato com lama ou rocha mida, para que as pequenas partculas abrasivas no machuquem sua estrutura. So sensveis a ao do sol, que resseca a fibra e desbota sua colorao. Recomendvel variar o ponto do n ou da fixao distribuindo o esforo, para que no haja ruptura das fibras aloucadas na parte superior do n. Polietileno Corda tipicamente de utilizao nutica, sua alma possui fios contnuos e esticados, apresenta boa resistncia a esforos unidirecionais, porm, deformam com muita facilidade, fazendo com que sua capa, de pontos largos, escorregue pela alma e estrangule os ns.

Poliester Por sua grande resistncia e excelente compatibilidade com outras fibras, um material importantssimo na composio de cordas estticas e na capa de cordas dinmicas. Nas cordas estticas a alma tambm de poliester tranado. Cordas compostas unicamente de poliester no exigem cuidados especiais e so bem agradveis de se trabalhar. Kevlar Este material apresenta tamanha dureza, que sequer poderia ser comparado a uma corda, no fosse sua aparncia de corda. Muitas vezes, chega a ser mais resistente que o ao, com a vantagem de ser mais leve e malevel. O Kevlar em si, uma fibra sinttica, extremamente dura, porm frgil. Sua utilizao mais voltada para equipamentos de vo, como paraglider etc., onde a necessidade de um material leve e resistente muito grande. Nunca deve ser utilizado para manufatura de ns, caso contrrio, sua alma pode se romper parcialmente, ou em casos de esforos muito grandes, chega at expor-se capa. A ao prolongada de raios ultravioleta danifica sua estrutura fsica e causa uma perda considervel na resistncia. Cordas Dinmicas Cordas dinmicas so as que possuem maior elasticidade. Sua alma composta por vrios cordins torcidos, que facilitam o alongamento em caso de um esforo muito grande. Mais utilizadas para a prtica de alpinismo pelo fato de aliviarem o impacto em caso de queda. Sua elasticidade pode chegar a at 30% do comprimento antes de romper. Cordas Estticas Muito utilizadas para a prtica de tcnica vertical, so compostas em sua alma, de diversos cordins tranados com recheio de fibras esticadas. A principal caracterstica que ao subir ou descer, o espelelogo no gira em torno da corda, porque a mesma no tende a desenrolar a alma. Outras porm, utilizadas em nutica, possuem a alma puramente composta de fibras esticadas. Sua elasticidade no passa de 10%. Cordas Especiais As cordas de Kevlar so consideradas de tecnologia de ponta. Pode-se obter resistncias super elevadas com dimetros pequenos. Sua elasticidade no ultrapassa 2%. RESISTNCIA ABRASIVA Dependendo da maneira como a capa tranada, obtm-se maior ou menor resistncia abrasiva. As capas mais resistentes apresentam maior nmero de pontos e mais apertados, desta forma, consegue-se que as fibras dificultem o desfiar provocado por superfcies speras, o que no ocorre com capas de pontos largos. % DE PERDA NO N Todo n enfraquece a corda no local onde apresenta curvatura. Dependendo do tipo de n e corda, o percentual de perda na resistncia pode chegar a 60%. Existem

ns, que por possurem curvas menos acentuadas no sacrificam tanto a estrutura da corda. Vale lembrar, que um esforo contnuo, sacrifica menos a estrutura (alma), do que um esforo de impacto. SENSIBILIDADE Uv Os raios Ultravioleta tem uma grande influncia sobre fibras sintticas. Principalmente eles ressecam e desbotam fibras tingidas. Uma vez ressecadas, a perda da resistncia muito grande. Uma boa maneira de evitar esse tipo de desgaste, prevenir a corda de exposies muito prolongadas ao tempo.

Cordas para Escalada


Comeo de conversa...

-por: Maurcio "Tonto" Clauzet-

Qualquer um que j escalou, se parar para refletir, perceber que provavelmente j na sua primeira escalada a corda salvou sua vida, ou, no mnimo, evitou que se machucasse. A corda como a fina linha da vida e tem fundamental importncia dentro do nosso esporte. Este artigo enfoca as cordas especiais para a escalada, as chamadas cordas dinmicas. As cordas dinmicas tem as caractersticas fundamentais para escalada por terem um pouco de elasticidade e uma grande capacidade de absorver impactos. Essas so caractersticas vitais para uma corda de escalada, mas que no so desejveis em outras aplicaes, como por exemplo o canyoning e a espeleologia. Nestes esportes, a corda usada basicamente para rapel e ascenso atravs da corda com uso de ns blocantes (prussik e machand por exemplo) ou equipamentos ascensores (como o Ascender e Croll da Petzl ou o Jumar americano). Para o canyoning, para a espeleologia e para o rapel de forma geral, deve-se utilizar cordas estticas, que possuem o mnimo possvel de elasticidade e no possuem capacidade de absoro de impacto. No rapel e na ascenso pela corda, a elasticidade permite que a corda estique e se contraia, fazendo um perigoso vai e vem da corda roando sobre quinas e arestas, que podem assim cort-la com facilidade, tornando as cordas dinmicas inapropriadas e perigosas. Por outro lado, escalar com corda esttica loucura, pois ao segurar uma eventual queda, ela, por no absorver impacto, transmite ao escalador, s ancoragens e todo sistema foras muito grandes. Muito maiores do que uma corda dinmica na mesma situao faria. Isso extremamente perigoso, pois pode desde arrancar ancoragens, machucar o escalador devido fortssima fora de impacto, ou at mesmo romper a corda. Portanto, escalada S com corda dinmica, espeleo, canyoning e rapel S com corda esttica.

Os primrdios

As primeiras cordas eram feitas de cabelo de cavalo. Depois surgiram as feitas de fibras vegetais, como o cisal e o cnhamo. Eram essas as cordas utilizadas nos primrdios do montanhismo, mas que seguramente no exigiam tanto da corda quanto a escalada em rocha atual. Mesmo assim, so conhecidos casos nos Alpes de cordas que se arrebentaram, e muitas vezes provocaram acidentes horrveis. Aps a II Guerra, concluiu-se atravs de pesquisas impulsionadas pela guerra que o nylon possua caractersticas de resistncia, elasticidade e durabilidade superiores a qualquer fibra natural, e a partir de 1945 as cordas comearam a ser fabricadas de nylon, ou perlon, nome comercial de um tipo de nylon. No entanto, nessa poca as cordas tinham sua forma construtiva bem diferente das de hoje. Elas eram feitas por 3 ou 4 subcordas torcidas, em uma arquitetura semelhante a que se usa hoje em dia para as cordas de cisal e aquelas de polipropileno azul. Esse arranjo era conhecido como 'goldline'. Essa arquitetura era extremamente resistente, mas tinha muita elasticidade (esticava como um elstico) e sua maneabilidade e usabilidade eram ruins. No comeo da dcada de 70 surgiu a arquitetura que usamos hoje, a de capa e alma. Trata-se de uma srie de sub-cordas tranadas individualmente e acondicionadas dentro de uma capa tubular tambm de nylon. Cada uma dessas sub-cordas uma alma, e usualmente as cordas modernas tem cerca de 12~13 almas, dependendo do dimetro e fabricante. O comprimento padro antigamente era de 45m, mas isso mudou e hoje em dia o comprimento mais comum de 50m, apesar de que as cordas de 60m andam ganhando espao ultimamente. Os dimetros para cordas de escalada esto em geral entre 9,5 e 11mm. Existem cordas mais finas, de 8,5 e 9mm mas que devem ser sempre usadas duplas (twin ropes ou half ropes como veremos mais adiante).

O desenvolvimento atual e principais tipos existentes


Hoje em dia a UIAA (Unio Internacional de Associaes de Alpinismo, sediada na Frana-veja o site da UIAA na seo de links do Hang On) possui uma norma bastante severa para as cordas de escalada vendidas comercialmente. No se tem conhecimento de uma corda aprovada pela UIAA que tenha se rompido devido a uma queda, por maior que seja. Sim, existem casos de cordas que se rompem, mas em geral ocorrem quando a queda est associada a uma quina, aresta cortante, queda de rochas, etc. A grande maioria das cordas encontradas hoje em dia no comrcio so extremamente confiveis e suplantam as rigorosas exigncias da UIAA. No entanto, entre cada modelo e fabricante existem considerveis diferenas de durabilidade, resistncia abraso, neutralidade toro e maneabilidade da corda. Infelizmente esses parmetros no vm na etiqueta da corda de uma maneira quantitativa, levantada a partir de testes. Pior que isso, aquela corda que novinha na loja bastante malevel depois de algum uso pode ser tornar dura e torcida... O melhor sempre ter referncias do fabricante com outros escaladores que j tiveram cordas da marca ou recorrer revistas especializadas do exterior, que j publicaram testes de cordas que no so meramente laboratoriais, mas sim prticos e impuseram s cordas um uso normal por um certo tempo.

A reduo do impacto de uma queda atravs do efeito de amortecimento da corda fundamental tanto para o escalador quanto para os equipamentos e ancoragens. A UIAA regulamenta as cordas de escalada basicamente atravs de dois testes (os mais importantes pois dizem respeito diretamente performance). No primeiro, chamado de chute UIAA, prende-se um peso de 80Kgf ponta de um pedao de corda com 2,80m. Simulando uma queda em ponta de corda, uma ponta fixada uma ancoragem, 50cm acima passa-se a corda por uma costura (simulando o 1 pino) e posiciona-se o peso 2,3m acima dessa costura (como se o guia estivesse 2,3m acima do ltimo pino). O teste constitui em soltar o peso simulando uma queda vrias vezes consecutivas at que a corda arrebente. Ao ser aparado pela corda, o peso est uma velocidade de 36Km/h e a durao da queda aproximadamente 1 segundo. O nmero de quedas que a corda suporta at arrebentar o resultado do teste. Assim, uma corda 8 chutes UIAA suportou oito quedas nas condies acima sem arrebentar. Para ser aprovada pela UIAA, uma corda deve suportar no mnimo 5 chutes.

Figura: Esquema montado para o teste UIAA. Cabe ressaltar que este um teste extremamente severo, e que a classificao da corda ser 8 chutes UIAA no significa que ela suporte apenas 8 quedas do guia. Antes de prosseguir com esta explanao vamos definir o conceito de fator de impacto, cujo entendimento bsico e fundamental a qualquer um que queira pratica a escalada. Fator de impacto uma relao entre o comprimento de corda corrido entre guia e o escalador que est fornecendo sua segurana dividido pela altura da queda do guia (o dobro da distncia deste at a

ultima costura que ele fez). Assim, o fator de impacto exprime para uma queda o quanto a corda poder absorver de impacto. Assim, como no caso dos chutes UIAA, cair aproximadamente 5 metros com apenas 2,8m de corda corridos resulta em um fator de impacto de 1,78. Em uma queda de tambm 5m s que depois de 40m de corda corridos o fator de impacto cai para 0,125. No primeiro caso, do teste UIAA, existe muito menos comprimento de corda para atuar como um amortecedor, enquanto que no segundo caso existe 40m de corda para se alongar e absorver o impacto. Com base no fator de impacto podemos concluir que no comeo das vias deve-se colocar as ancoragens/costuras mais prximas umas das outras, procurando que o fator de impacto no passe de 1 (fatores maiores que 1 so considerados crticos e devem ser evitados a todo custo). Conforme se afasta da base da via pode-se comear a espaar as ancoragens/costuras. Fator de impacto = Altura da queda (dobro da distncia do guia at a ltima costura) Comprimento total de corda existente entre o guia e o segurana

Figura: Croqui de uma via com as suas ancoragens e o fator de impacto associado a cada ponto. Assim, no caso dos chutes UIAA, temos Fimpacto = 5m/2,8m = 1,78. Trata-se de um fator de impacto extremamente severo. Alm disso, no teste as quedas solicitam a corda sempre no mesmo ponto, o que muito dificilmente ocorre em uma situao real.

No caso do teste UIAA para cordas duplas (Twin Ropes), utiliza-se uma massa de 66Kg ao invs de 80Kg, como nas cordas simples. Outro teste UIAA a fora de impacto, onde sob as mesmas condies de queda do teste anterior (Fimpacto = 1,78), medida qual a mxima fora transmitida corda e, por ao e reao, tambm ao escalador e restante do sistema. A medida feita atravs de um dinammetro de mximo, preso entre a corda e o peso de 80 Kgf. A fora medida seria o pico da fora de impacto que o escalador receberia (e todo restante do equipamento por reao) no caso de uma queda de fator de impacto 1,78. Diferentes alturas de queda com o mesmo fator de impacto tem a mesma fora de impacto, ou seja a fora de impacto depende do fator de impacto e no da altura da queda unicamente. O teste impe a condio de fator de impacto 1,78, sendo assim, quanto menor a especificao de fora de impacto de uma corda melhor, tanto do ponto de vista do equipamento e das ancoragens como tambm para o escalador no que diz respeito ao "conforto da queda". Portanto deve-se procurar cordas com um grande N de chutes UIAA e pequena fora de impacto, pois estas sero as que possuem melhores caractersticas de absoro de impacto. Em geral, as boas cordas de escalada so tem entre 6 a 9 chutes UIAA e fora de impacto em torno de 900Kgf. Outros testes no fazem parte dos testes mnimos para obter o selo UIAA e so realizados apenas por alguns fabricantes mais conceituados. So eles os mais significativos:

Teste de ruptura com carga esttica- aumentada gradativamente a fora aplicada corda at a sua ruptura, que em geral est em torno/acima dos 2000Kgf. A corda tencionada por dois rolos de grande raio, de modo que todas suas fibras sejam tencionadas igualmente ao longo da seo da corda.

Figura: Teste ruptura esttica.

Teste de ruptura sobre quina- sobre quinas, e portanto fazendo curva, as fibras da corda no so solicitadas de forma igual. As fibras externas da curva so mais solicitadas que as internas, o que leva na prtica a uma reduo da resistncia da corda. O

teste de ruptura sobre quina vai gradativamente solicitando a corda que est fazendo uma curva de 105 sobre um mosqueto (que faz o papel da quina) at que ela se arrebente. Um mosqueto de dimetro 10mm (que o usual) nestas condies reduz em 30% a carga de ruptura da corda em relao ao teste de ruptura esttica (acima). Caso a quina seja mais aguda do que isso, a resistncia tambm ser menor.

Figura: Teste de ruptura sobre quina.

Teste de ruptura em n- Pelo mesmo motivo da solicitao sobre quina, o n apresenta uma resistncia menor do que a corda sem n. Este teste aplica gradativamente carga sobre uma corda presa com um n at sua ruptura. O teste distingue os ns em dois tipos, os de conexo (para juntar duas cordas, como o pescador duplo por exemplo) e os de lao (usados em cadeirinha, etc... como o oito duplo). Para o teste de ns de conexo, utilizase o mesmo esquema para carga de ruptura esttica, s que com um n entre os dois rolos. Cada tipo de n apresenta uma perda de resistncia diferente.

Figura: Teste de ruptura em n de conexo (emenda). Para os ns de lao, aplica-se o n em torno de uma ancoragem com dimetro 10mm, como um pino por exemplo, e tenciona-se a ponta da corda com um rolo de grande raio.

Teste de maleabilidade- Aplica-se uma carga de 10Kg por um minuto sobre uma corda com um n tipo overhand. Aps isso,

reduz-se a carga para um quilo e mede-se com uma cunha cnica o dimetro interno do n. Quando menor o dimetro, mais malevel a corda, caracterstica esta desejvel. A relao entre o dimetro interno do n e o dimetro da corda deve ser menor que 1,1.

Figura: Teste de maleabilidade

Teste de alongamento- Os padres mximos de alongamento para uso normal so de 8% para cordas simples e 10% para cordas duplas (twin e half ropes). O teste feito da seguinte maneira para as cordas simples:
Depois de deixar a corda com uma carga de 80Kg por 10 min e mais 10 min sem carga alguma, aplicada uma pr-carga de 5Kg e marcado na corda um pedao com 1m de comprimento. Finalmente aplicada a carga de 80Kg novamente e novamente medido o pedao marcado, que tinha 1m apenas com a pr carga. Dividindo-se o comprimento inicial pelo comprimento do mesmo trecho alongado obtm-se a taxa de alongamento.

Figura: Teste de alongamento.

Medida do dimetro da corda- Por no possuir uma seo perfeitamente circular, a medida exata do dimetro difcil. Assim, normalizou-se que so tomadas duas medidas do dimetro e o dimetro nominal a mdia entre elas. Para cordas simples toma-se as medidas com uma carga de 10Kg, 6Kg para cordas simples e 4Kg para cordins.

Outras caractersticas e inovaes


Tambm criou-se um tratamento de impermeabilizao de cordas, que evita que ela absorva gua e fique encharcada. Uma corda que recebeu este tratamento chamada de dry (seca), e em geral custa entre 20 a 30 dlares a mais. Para escaladas onde se encontre gelo e neve este um requisito fundamental. No nosso caso, de escaladas tropicais, este tratamento no to importante, apesar de conferir uma resistncia abraso ligeiramente maior (testes indicam 33% mais resistentes). Os primeiros tratamentos eram feitos base de parafina, mas logo saiam. Depois surgiram os que so base de silicone, mais duradouros. Por fim, o mais recente e melhor o feito base de fluoroqumicos. No entanto, nenhuma corda vai ser dry para sempre, por melhor que seja seu tratamento. Existem cordas que mudam o padro de cor da trama no meio, como uma forma de marcar, de maneira confivel e permanente, o meio da corda. O hbito de marcar o meio da corda com fita adesiva perigoso, pois essa pode ser arrastada alguns metros pelo freio em um rapel ou top rope, e colocar o escalador em uma situao de rapel difcil. Tambm existem cordas com um dimetro maior perto das extremidades, reas supostamente mais solicitadas que o resto, pois onde a corda dobra sobre o mosqueto da costura em uma queda. Ambas so caractersticas interessantes, mas esteja preparado para pagar a mais por isso. A medida do dimetro das cordas dinmicas, na sua maioria, variam entre 9,5 e 11 mm quando vo ser usadas simples. Cordas mais finas so utilizadas sempre em par ( duas cordas ), chamada ento de corda dupla, twin rope ou double rope ou ainda half rope. A maioria dos equipamentos tambm projetada para estas medidas de corda simples, portanto, no tente usar um Grigri com uma corda de 9mm. A corda dupla adequada para usos onde a escalada oferea riscos de ruptura da corda, grandes quedas e a existncia de quinas e arestas cortantes. Esse sistema de corda dupla possui uma maior resistncia abraso e corte sobre quina, devido maior superfcie de contato entre rocha e corda (somadas as duas cordas). Tambm oferece como uma grande vantagem que o rapel feito no mesmo comprimento da cordada, em outras palavras, o que se consegue escalar em uma cordada o mesmo que se consegue descer em um nico rapel. Com cordas simples s se pode fazer rapis de metade do comprimento da corda. Estas caractersticas tornam as cordas duplas bastante adequadas para escaladas

livres de vrias cordadas e escaladas alpinas. Elas no so adequadas para Big Wall, artificial, ou outras modalidades onde se tenha que jumarear pela corda. Outra vantagem das cordas duplas no caso de uma cordada de trs escaladores. O guia sobe assegurado pelas duas cordas, e uma vez estando no topo da cordada, pode se utilizar de tcnicas e equipamentos especficos para cordas duplas e dar segurana para os outros 2 ao mesmo tempo, cada um vindo por uma corda. As cordas duplas so demasiado finas para guiar com apenas uma, mas esto bem em simples para top rope.

Cuidados com a Corda


A corda requer alguns cuidados. interessante medir o tamanho exato da corda antes do uso. Se o comprimento aumentar em mais de 10% depois do uso, principalmente depois de uma queda, ela deve ser deixada de lado. Frequentemente inspecione a corda visualmente, buscando danos na capa e apertando, usando o tato para verificar se no h nenhum ndulo ou parte mais vazia. Quando a corda ficar suja (o que deve ser evitado ao mximo) ela deve ser lavada, para que os cristais de rocha no penetrem na alma e fiquem atritando com esta, agindo como uma lixa. Alem disso, uma corda suja aumenta muito o desgaste dela prpria e dos equipamentos que se atritam com elas, como o "8" e mosquetes. No se deve lavar a corda com sabo (se inevitvel, opte por sabo neutro), apenas use gua e esfregue (no exterior existem sabes especiais que no atacam as fibras) e no a deixe secar no sol. A corda nunca deve ser guardada mida, e deve ficar em um lugar seco, arejado e livre de sol direto. A longa exposio aos raios solares deve ser evitada, uma vez que os raios ultra violeta do sol degradam o nylon mais rapidamente (so um dos maiores inimigos da corda). Para cordas, fitas e equipamentos de nylon em geral, a cor azul a mais indicada, pois a que mais reflete os raios UV, melhorando a durabilidade exposio de raios solares. Deve-se tomar cuidado para evitar a todo custo o contato da corda com agentes qumicos, como gasolina, leos, cidos, etc. Teve-se tomar cuidado particularmente com cidos, principalmente gua de bateria, que enfraquecem e degradam rapidamente o polmero, mas no entanto o seu estrago pode dificilmente ser determinado por um exame visual. A corda possui uma grande resistncia a trao, mas no to resistente abraso. Assim, qualquer canto vivo onde a corda carregada v apoiar deve ser protegido (como sadas de rapel por exemplo). Um pedao de mangueira tipo de bombeiro muito bom para proteo. A corda tambm no deve em hiptese alguma correr ou friccionar sobre arestas ou pontas cortantes, sob o risco de danificar definitivamente a corda (ser necessrio cort-la neste ponto) ou at mesmo colocar a segurana da equipe em risco. Quedas de rocha sobre a corda tambm podem danificar seriamente a corda. Tambm devese evitar pisar sobre a corda ou jog-la sobre a areia ou cho

de terra. Pisar na corda de algum um ato extremamente deselegante. Crie o hbito de regularmente inspecionar a sua corda de forma visual e apalpando, e no hesite em cortar a corda em algum ponto danificado ou at mesmo de aposent-la por completo dependendo das condies. Trate a corda com carinho: lembre-se, na maior parte do tempo ela uma pea fundamental para sua segurana.

Outras questes
Na hora da compra, caso voc seja um novato, opte por algo geral e robusto. Uma corda dinmica de 10,5mm X 50m funcionar muito bem para voc. Cordas mais longas, como 60 ou 65m so interessantes caso escale em vias tradicionais de montanha, que em geral envolvem longos rapis. Na hora de decidir qual o fabricante ou modelo de corda, leve em conta dois fatores que devem vir especificados na embalagem: nmero de chutes UIAA e fora de impacto (como descrito anteriormente). Quanto maior o nmero de chutes UIAA e menor a fora de impacto, melhor a corda, sendo o fator de impacto o parmetro mais importante. Claro que isso no especifica o quanto resistente abraso e durvel a corda, informao sobre a marca que voc deve adquirir consultando outros escaladores mais experientes. A corda tambm deve ser malevel e fcil de atar e desatar ns. Uma boa corda tambm deve ter um deslizamento relativo entre capa e alma da corda muito pequeno, ou ainda melhor, inexistente. Este um parmetro que poucos fabricantes divulgam em sua embalagem. Se voc encontrar em uma embalagem a especificao deste teste, conte um ponto positivo para este fabricante. Como recado final, gostaria de lembrar mais uma vez que qualquer equipamento de escalada s vai funcionar adequadamente se voc souber us-lo. Isso o mais importante, e disso depende a sua segurana e de seus amigos.

Segue matria do fabricante de cordas nacionais, bem interessante, mas tambm e bem tcnico. Copia do site do fabricante em 06/2002.

Cordas estticas so melhor descritas como cordas de baixa elongao. Compare nossas especificaes com os produtos para rapel oferecido pelos nossos concorrentes e voc ver que ns fazemos as melhores cordas do planeta.

Cordas para Rapel PAR


Descrio: Fabricada com polister de alta resistncia (PAR) no revestimento, e nylon de alta resistncia no ncleo. Aplicao: Rapel em geral, tarabalho em altura e resgate. | 10.5 mm 12.0 mm

Especificaes Dimetros (mm) Peso (g/m) Resistncia de Ruptura (kg) Carga permitida (kg) Elongao com 80 kg (%) Fusos de tranagem Percentual de revestimento Fotos do produto Preos (R$) 50 metros 60 metros 120 metros preo p/ metro

10.5 74,0 3.090 185 1,5 40 42 283 339 610 5,85 ||

12.0 102,0 3.950 235 1,3 48 36 383 460 827 786

Disponvel em embalagens de 50 e 60 metros, e bobinas de 120 metros.

BRC Rapel

Especificaes Dimetro (mm) Peso (g/m) Resistncia de Ruptura (kg) Descrio: A corda Carga permitida (kg) para rapel de alta Elongao com 80 kg (%) performance. 100% Fusos de tranagem nylon, 4% a 8% mais leve e 10% e 18% mais Percentual de revestimento Preo (R$) 50 metros resistentes do que as cordas para rapel 100% 60 metros polister ou 120 metros polister/nylon. preo p/ metro (Clique para baixar arquivo PDF) Aplicao: Rapel de alta performance, onde leveza e alta resistncia necessria.

9.0 55,9 2.310 150 2,1 32 42 230 276 497 4,80

10.0 71,0 2.920 190 1,7 40 39 274 329 592 5,69

11.0 81,9 3.190 210 1,7 40 42 300 360 647 6,19

9.0 mm 10.0 mm 11.0 mm

Cordas para Cavernas

(Clique para baixar arquivo PDF) Descrio: Desenvolvida para explorao de cavernas esta alva, com 4 fibras refletivas entrelaadas no revestimento. 100% nylon. Aplicao: Explorao de cavernas e uso noturno onde as fibras refletivas no revestimento so

Especificaes Dimetro (mm) Peso (g/m) Resistncia de Ruptura (kg) Carga permitida (kg) Elongao com 80 kg (%) Fusos de tranagem Percentual de revestimento Preo (R$) 50 metros 70 metros 120 metros

9.0 56,0 2.310 150 2,1 32 42 237 331 511

10.0 71,1 2.920 190 1,7 40 39 283 396 610

necessrias. 9.0 mm 10.0 mm

preo p/ metro

4,94

5,85

Resgate

Especificaes Dimetro (mm) Peso (g/m) Resistncia de Ruptura Descrio: Fabricadas em mquinas de tranagem com 31 e (kg) 40 carretis para melhor resistncia Carga permitida (kg) a abraso. Rijo, com revestimento Elongao com 80 kg (%) espesso em polister com o ncleo Fusos de tranagem em nylon , faz deste produto uma Percentual de excelente corda para resgate e trabalho em altura. revestimento Preo (R$) 50 metros Aplicao: Resgate e operaes de 75 metros trabalho em altura. 100 metros preo p/ metro 12,5 mm (Clique para baixar arquivo PDF) 14,0 mm

12,5 107,0 2.600 215 1,4 40 40 406 607 771 8,32

14,0 131,0 3.660 305 1,2 48 34 487 730 925 9,45

Resgate Nutico Econmica

Especificaes Dimetro (mm) 9.0 10.0 11.0 Peso (g/m) 43.4 52.2 62.3 (Clique para baixar arquivo PDF) Tenso de Ruptura (kg) 960 1,160 1,470 Cdigo do Produto 2061 2062 2063 Descrio: Esta corda flutua na Cor do Produto amarelo/ amarelo/ amarelo/ gua! 100% polipropileno com um vermelho vermelho vermelho revestimento espesso e colorido um escolha econmica para resgate | nutico. Embalagens de 25 metros - enrolamento manual Aplicao: Resgate nutico, balsa, Custo por embalagem R$33,14 $39,92 $48,40 canoagem, mergulho e caa | submarina. Nota - estas cordas tem o ncleo de Embalagens de 50 metros - enrolamento polipropileno, no sendo adequadas manual para rapel! Custo por embalagem R$60,26 R$72,59 R$88,00 | 9.0 mm Embalagens de bobinas de alta capacidade Extenso da corda 140 125 125 10.0 mm Custo por bobina R$151,86R$163,32 R$198,00 11.0 mm Custo por metro R$1,08 R$1,31 R$1,58

Resgate Nutico ProfIssional


(Clique para baixar arquivo PDF) Descrio: Esta corda flutua na gua! 100% polipropileno com um revestimento espesso e colorido um escolha econmica para resgate nutico. Aplicao: Resgate nutico, balsa, canoagem, mergulho e caa submarina.

Especificaes Dimetro (mm) Peso (g/m) Tenso de Ruptura (kg) Cdigo do Produto Cor do Produto

11.0 72.9 1,990 2071 amarelo/azul

14.0 88.7 2,420

2072 amarelo/azul | Embalagens de 25 metros - enrolamento manual Custo por embalagem R$75,90 R$90,35 |

Nota - estas cordas tem o ncleo de Embalagens de 50 metros - enrolamento polipropileno, no sendo adequadas manual para rapel! Custo por embalagem R$138,00 R$164,28 | 11.0 mm Embalagens de bobinas de alta capacidade 14.0 mm Extenso da corda 125 100 Custo por bobina R$310,51 R$295,70 Custo por metro R$2,48 R$2,96

10.0mm - Alpinismo
Descrio: Leve, durvel, corda de alta performance para escalada. Para alpinistas experientes. Aplicao: Leve - para escaladas tradicionais e esportivas 10.0 mm

Especificaes Dimetro (mm) Peso (g/m) Resistncia de Ruptura (kg) Elongao Esttica (%) N de Quedas Impacto de Queda (kN) Massa de Queda (kg) Sheath slippage (%) Massa de sheath (%) Knotability (mm) Certificao |

10.0 62.0 3,640 9.0 6-8 14.2 80 1.2 33 0.6 EN892 single ||

Disponvel em embalagens de enrolamento manual de 50, 60, 70 e 80 metros, e bobinas de 150 metros.

10.5 - Montana
Descrio: Uma corda para escalada com finalidades diversas, podendo ser usada para todas as atividades de escalada. Aplicao: Uma boa corda para escalada com diversas finalidades. Com 10.5mm de dimetro, esta corda ter uma vida til mais longa do que as cordas para escalada de menor dimetro. 10.5 mm 10.5 mm |

Especificaes Dimetro (mm) Peso (g/m) Resistncia de Ruptura (kg) Elongao Esttica (%) N de Quedas Impacto de Queda (kN) Massa de Queda (kg) Sheath slippage (%) Massa de sheath (%) Knotability (mm) Certificao

10.5 68.0 4,180 9.1 10-12 13.5 80 1.0 34 0.9 EN892 single ||

Disponvel em embalagens de enrolamento manual de 50, 60 e 70 metros, e bobinas de 150 metros.

10.5mm - BRC Corda para Escalada - Indoors


Descrio: Um revestimento espesso em polister, fabricado com mquinas de 32 carretis, ao invs de mquinas de 48 carretis. Desenvolvida para uso mais prolongado do que as cordas comuns de escalada. Aplicao: Cordas acessrias para escalada, rapel, e operaes de resgate, etc. 10.5 mm |

Especificaes Dimetro (mm) Peso (g/m) Resistncia de Ruptura (kg) Elongao Esttica (%) N de Quedas Impacto de Queda (kN) Massa de Queda (kg) Sheath slippage (%) Massa de sheath (%) Knotability (mm) Certificao Disponvel em bobinas de 120 metros.

10.5 74.0 3,971 8.5 none 0 0 0 42 0.5 ||

Potrebbero piacerti anche