Sei sulla pagina 1di 17

Lei n.

61/2008 de 31 de Outubro

NOVA LEI DO DIVRCIO

Divrcio palavra que deriva do latim divortium, da famlia do divertre, "afastarse, separar-se", i.e. o rompimento legal e definitivo do vnculo de casamento civil.

TRABALHO DE GRUPO:

Carla Maria Rodrigues Gregrio - 20097524 Jos Manuel Barros Vieira - 20096394 Jos Joaquim Cebola Gomes - 20097544 Victor Manuel Nunes Monteiro - 20097229

ndice

ndice
Noo de casamento Breve introduo histrica do casamento Noo de divrcio Modalidades de divrcio Efeitos do divrcio Debate sobre a nova Lei do divrcio Concluso

Noo de Casamento

Noo de Casamento
Importa desde j definir a figura do casamento enquanto fonte da relao jurdica familiar para posteriormente encontrar o significado do seu antnimo, i., o divrcio. Noo de casamento nos termos das disposies do Cdigo Civil. 1 um acordo entre duas pessoas que pretendem constituir famlia mediante uma plena comunho de vida, Sendo Portugal um pas catlico, devido sobretudo tradio e s circunstncias histricas que teve e viveu no passado, a lei portuguesa actual prev duas formas de casamento, a saber, o casamento catlico e o casamento civil. O casamento catlico rege-se pelo direito cannico de acordo com a Concordata de 1940 e o segundo, pela Lei Civil. At ao ano de 2010 o casamento s poderia ser com pessoas de sexo diferente, aceitando-se apenas a Unio de Facto entre pessoas do mesmo gnero. Em conformidade com a Lei n 9/2010, de 31 de Maio, passa a ser permitido o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Artigo. 1577 do Cdigo Civil - Redaco do Dec.-Lei 496/77, de 25-11

Noo de Casamento

Dirio da Repblica, 1. srie N. 105 31 de Maio de 2010

1853
Artigo 1690.
[]

ASSEMBLEIA DA REPBLICA
Lei n. 9/2010
de 31 de Maio

1 Qualquer dos cnjuges tem legitimidade para contrair dvidas sem o consentimento do outro. 2 Artigo 3.
Adopo

Permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: Artigo 1.
Objecto

A presente lei permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Artigo 2.
Alteraes ao regime do casamento

1 As alteraes introduzidas pela presente lei no implicam a admissibilidade legal da adopo, em qualquer das suas modalidades, por pessoas casadas com cnjuge do mesmo sexo. 2 Nenhuma disposio legal em matria de adopo pode ser interpretada em sentido contrrio ao disposto no nmero anterior. Artigo 4.
Norma revogatria

Os artigos 1577., 1591. e 1690. do Cdigo Civil passam a ter a seguinte redaco: Artigo 1577.
[...]

revogada a alnea e) do artigo 1628. do Cdigo Civil. Artigo 5.


Disposio final

Casamento o contrato celebrado entre duas pessoas que pretendem constituir famlia mediante uma plena comunho de vida, nos termos das disposies deste Cdigo. Artigo 1591.
[]

Todas as disposies legais relativas ao casamento e seus efeitos devem ser interpretadas luz da presente lei, independentemente do gnero dos cnjuges, sem prejuzo do disposto no artigo 3. Aprovada em 11 de Fevereiro de 2010. O Presidente da Assembleia da Repblica, Jaime Gama. Promulgada em 17 de Maio de 2010. Publique -se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendada em 18 de Maio de 2010. O Primeiro -Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

O contrato pelo qual, a ttulo de esponsais, desposrios ou qualquer outro, duas pessoas se comprometem a contrair matrimnio no d direito a exigir a celebrao do casamento, nem a reclamar, na falta de cumprimento, outras indemnizaes que no sejam as previstas no artigo 1594., mesmo quando resultantes de clusula penal.

Modalidades de divrcio

Breve introduo histrica


Com a proclamao da Repblica em 1910, o divrcio admitido em Portugal pela 1 vez (Decreto de 3 de Novembro). Os cnjuges passam a ter desde ento o mesmo tratamento legal, quanto aos motivos de divrcio, aos direitos sobre os filhos. A esposa deixa de ter o dever de obedecer ao marido. O adultrio crime, mas no se distingue o cometido pela mulher ou pelo homem. Em 1940 Portugal assina com o Vaticano a Concordata na qual se consagra o regime de casamento catlico facultativo, i. , admite ao lado do casamento regulado nos termos do Cdigo Civil, o casamento catlico, celebrado nos termos da legislao concordatria, reconhecendo-lhe valor e eficcia art. 1587, n 2 do C.C. Apesar da lei vigente, a referida Concordata assinada entre Portugal e a Santa S, retira a faculdade dos que se casem na Igreja Catlica, o direito de se divorciar, restrio que ser revogada em 1975, ou seja; Eram indissolveis por divrcio os casamentos celebrados canonicamente, por outras palavras, os casados catolicamente no podiam recorrer ao divrcio. Alterada a Concordata de 1940 pelo protocolo adicional assinado no Vaticano em 15 de Janeiro de 1975, o decreto-lei 261/75, de 27 de Maio, veio estabelecer que os efeitos do casamento, seja ele civil ou catlico, passariam a reger-se pela lei civil; Em 31 de Outubro de 2008, foi publicada a Lei n 61/2008 que altera o regime jurdico do divrcio.

Noo de divrcio

Noo de divrcio
Numa frase simples, o Divrcio a forma de extino legal do casamento em vida de ambos os cnjuges. Num sentido figurado poder-se- dizer separao, desunio, desacordo ou desavena. O divrcio enquanto forma legal de extino do contrato celebrado entre duas pessoas introduzido no direito portugus pelo j mencionado Decreto de 3 de Novembro de 1910, ou seja., o divrcio admitido em Portugal pela 1 vez. Contudo cada religio tem a sua prpria maneira de encarar o divrcio, e porquanto encontrarmo-nos num pas catlico importa dizer que para o catolicismo este no possvel, uma vez que defendem os catlicos que na Bblia encontra-se a frase Quod ergo Deus coniunxit, homo ne separet (o que Deus uniu o homem no separe. Mc 10,2-16). A possibilidade de qualquer um dos cnjuges poder requerer o divrcio, independentemente da violao dos deveres conjugais: a grande alterao legislativa introduzida. Com a publicao da Lei n 61/2008, em 31 de Outubro de 2008, alterado o regime jurdico do divrcio. Nesta nova redaco emprestada pelo Cdigo civil deixa de existir a figura do divrcio litigioso, introduzindo-se o divrcio sem consentimento de um dos cnjuges. Passa a haver a possibilidade de o cnjuge considerado culpado (segundo o anterior regime), poder tambm requerer o divrcio, ou seja, desapareceu a ideia formal do litgio do cnjuge culpado. A ltima novidade introduzida na Lei o do litgio deslocar-se para os tribunais civis, antes era dos tribunais de famlia.

Modalidades de divrcio

Modalidades de divrcio
Em razo da matria das modalidades de divrcio, estas, esto plasmadas no Cdigo Civil nos seus artigos 1773. e seguintes. Assim, de acordo com o artigo 1773 do Cdigo Civil, o divrcio pode ser por mtuo consentimento, ou sem consentimento de um dos cnjuges. Duas modalidades so extradas do artigo infra, no seu nmero 1 a que resulta da anuncia por partes das partes do contrato de casamento designada por mtuo consentimento e a modalidade prevista no seu nmero 3, ou seja, Divrcio sem consentimento.

Artigo 1773.
[...]

1 O divrcio pode ser por mtuo consentimento ou sem consentimento de um dos cnjuges. 2 O divrcio por mtuo consentimento pode ser requerido por ambos os cnjuges, de comum acordo, na

Conservatria do registo civil, ou no tribunal se, neste caso, o casal no tiver conseguido acordo sobre algum dos assuntos referidos no n. 1 do artigo 1775. 3 O divrcio sem consentimento de um dos cnjuges requerido no tribunal por um dos cnjuges contra o outro, com algum dos fundamentos previstos no artigo 1781.

Assim, procurar-se- analisar a primeira parte do artigo, i. , o divrcio por mtuo consentimento. Num processo de mtuo consentimento, artigo 1775. e seguintes obriga aos cnjuges a um conjunto de procedimentos, sejam eles na Conservatria de Registo Civil ou em Tribunal, na falta de acordo em alguma matria. Ou seja, o requerimento, instruo, procedimento na Conservatria do Registo Civil, adiante designado por C.R.C. requerido por ambos os cnjuges quando de comum acordo em todas as matrias e pode ser instaurado a todo o tempo, mediante requerimento assinado pelos cnjuges ou seus procuradores. necessrio no requerimento os documentos referentes ; Relao especificada dos bens comuns, com indicao dos respectivos valores ou acordo sobre a partilha ou pedido de elaborao do mesmo; Certido da sentena judicial que tiver regulado o exerccio das responsabilidades parentais ou acordo sobre o exerccio das mesmas quando existam filhos menores e no tenha previamente havido regulao judicial; Acordo sobre a prestao de alimentos ao cnjuge que deles carea (ou escrever um artigo na petio do divrcio a dizer que os cnjuges prescindem mutuamente de alimentos, por deles no carecerem); Acordo sobre o destino da casa de morada da famlia; Caso os cnjuges tenham casado num regime que no o da comunho de adquiridos (regime supletivo), deve juntar-se tambm escritura da conveno antenupcial, conforme artigo 1775. do C.C.

Modalidades de divrcio Contudo e apesar de um divrcio de mtuo consentimento poder ser remetido o tribunal, caso algum dos acordos no acautele os interesses de um dos cnjuges.

para

Tambm nos casos em que os requerentes e o Ministrio Pblico no esto de acordo em relao ao exerccio das responsabilidades parentais relativo a filhos menores e mantenham o propsito de se divorciar e nos casos em que os cnjuges no consigam acordar nos termos do n 1 do artigo 1775. Ainda ser apresentado em tribunal o requerimento de divrcio se os cnjuges no o acompanharem de algum dos acordos previstos no n. 1 do artigo 1775., conforme disciplina o artigo 1778.. O Juiz procurar acautelar os interesses de algum deles ou dos filhos, depois de os ter convidando a alter-los se desses acordos os no acautelarem, fixa as consequncias do divrcio nas questes referidas no n. 1 do artigo 1775. sobre que os cnjuges no tenham apresentado acordo, como se tratasse de um divrcio sem consentimento de um dos cnjuges.

Artigo 1775.
Requerimento e instruo do processo na conservatria do registo civil

1 O divrcio por mtuo consentimento pode ser instaurado a todo o tempo na conservatria do registo civil, mediante requerimento assinado pelos cnjuges ou seus procuradores, acompanhado pelos documentos seguintes: a) Relao especificada dos bens comuns, com indicao dos respectivos valores, ou, caso os cnjuges optem por proceder partilha daqueles bens nos termos dos artigos 272. -A a 272. -C do Decreto Lei n. 324/2007, de 28 de Setembro, acordo sobre a partilha ou pedido de elaborao do mesmo; b) Certido da sentena judicial que tiver regulado o exerccio das responsabilidades parentais ou acordo sobre o exerccio das responsabilidades parentais quando existam filhos menores e no tenha previamente havido regulao judicial; c) Acordo sobre a prestao de alimentos ao cnjuge que deles carea; d) Acordo sobre o destino da casa de morada de famlia; e) Certido da escritura da conveno antenupcial, caso tenha sido celebrada. 2 Caso outra coisa no resulte dos documentos apresentados, entende -se que os acordos se destinam tanto ao perodo da pendncia do processo como ao perodo posterior. Artigo 1776.
Procedimento e deciso na conservatria do registo civil

1 Recebido o requerimento, o conservador convoca os cnjuges para uma conferncia em que verifica o preenchimento dos pressupostos legais e aprecia os acordos referidos nas alneas a), c) e d) do n. 1 do artigo anterior, convidando os cnjuges a alter-los se esses acordos no acautelarem os interesses de algum deles ou dos filhos, podendo determinar para esse efeito a prtica de actos e a produo da prova eventualmente necessria, e decreta, em seguida, o divrcio, procedendo -se ao correspondente registo, salvo o disposto no artigo 1776. -A. 2 aplicvel o disposto no artigo 1420., no n. 2 do artigo 1422. e no artigo 1424. do Cdigo de Processo Civil, com as necessrias adaptaes. 3 As decises proferidas pelo conservador do registo civil no divrcio por mtuo consentimento produzem os mesmos efeitos das sentenas judiciais sobre idntica matria. Artigo 1778.
Remessa para o tribunal

Se os acordos apresentados no acautelarem suficientemente os interesses de um dos cnjuges, e ainda no caso previsto no n. 4 do artigo 1776. -A, a homologao deve ser recusada e o processo de divrcio integralmente remetido ao tribunal da comarca a que pertena a conservatria, seguindo se os termos previstos no artigo 1778. -A, com as necessrias adaptaes Artigo 1778. -A
Requerimento, instruo e deciso do processo no tribunal

1 O requerimento de divrcio apresentado no tribunal, se os cnjuges no o acompanharem de algum dos acordos previstos no n. 1 do artigo 1775.

Noo de divrcio

2 Recebido o requerimento, o juiz aprecia os acordos que os cnjuges tiverem apresentado, convidando-os a alter-los se esses acordos no acautelarem os interesses de algum deles ou dos filhos. 3 O juiz fixa as consequncias do divrcio nas questes referidas no n. 1 do artigo 1775. sobre que os cnjuges no tenham apresentado acordo, como se se tratasse de um divrcio sem consentimento de um dos cnjuges.

4 Tanto para a apreciao referida no n. 2 como para fixar as consequncias do divrcio, o juiz pode determinar a prtica de actos e a produo da prova eventualmente necessria. 5 O divrcio decretado em seguida, procedendo-se ao correspondente registo. 6 Na determinao das consequncias do divrcio, o juiz deve sempre no s promover mas tambm tomar em conta o acordo dos cnjuges.

A outra modalidade de divrcio aquela que um dos cnjuges requer ao tribunal a resoluo do contrato conforme esplanada no artigo 1577, ou seja, sem consentimento de um dos cnjuges (art.1779. e seguintes). Quanto ao divrcio sem consentimento de um dos cnjuges, a Nova Lei do Divrcio, assume em especial novidade a figura designada por ruptura do casamento, que em conformidade com o disposto no artigo 1781 do C.C., so fundamento de divrcio sem consentimento de um dos cnjuges:

A separao de facto por um ano consecutivo; A alterao das faculdades mentais do outro cnjuge, quando dure h mais de um ano e, pela sua gravidade, comprometa a possibilidade de vida em comum; A ausncia, sem que do ausente haja notcias, por tempo no inferior a um ano; Quaisquer outros factos que, independentemente da culpa dos cnjuges, mostrem a ruptura definitiva do casamento.

No obstante a vontade de uma das partes (cnjuges) em terminar a relao matrimonial, que para muitos se afigura uma instituio sagrada, o juiz dever procurar afastar esta resoluo numa tentativa de conciliao, que caso se frustre, o juiz procurar obter o acordo dos cnjuges para o divrcio por mtuo consentimento. Obtido o acordo ou optando os cnjuges, em qualquer altura do processo, por essa modalidade de divrcio, seguir-se-o os termos do processo de divrcio por mtuo consentimento supra mencionados. O divrcio pode ser requerido por qualquer dos cnjuges com os fundamentos supra referidos, previstos no artigo 1781 do C.C.

Artigo 1779.
Tentativa de conciliao; converso do divrcio sem consentimento de um dos cnjuges em divrcio por mtuo consentimento

divrcio, seguir-se-o os termos do processo de divrcio por mtuo consentimento, com as necessrias adaptaes. Artigo 1781.
Ruptura do casamento

1 No processo de divrcio sem consentimento de um dos cnjuges haver sempre uma tentativa de conciliao dos cnjuges. 2 Se a tentativa de conciliao no resultar, o juiz procurar obter o acordo dos cnjuges para o divrcio por mtuo consentimento; obtido o acordo ou tendo os cnjuges, em qualquer altura do processo, optado por essa modalidade do

So fundamento do divrcio sem consentimento de um dos cnjuges: a) A separao de facto por um ano consecutivo; b) A alterao das faculdades mentais do outro cnjuge, quando dure h mais de um ano e, pela

Modalidades de divrcio

sua gravidade, comprometa a possibilidade de vida em comum; c) A ausncia, sem que do ausente haja notcias, por tempo no inferior a um ano; d) Quaisquer outros factos que, independentemente da culpa dos cnjuges, mostrem a ruptura definitiva do casamento. Artigo 1785.
[...]

1 O divrcio pode ser requerido por qualquer dos cnjuges com o fundamento das alneas a) e d) do artigo 1781.; com os fundamentos das alneas b) e c) do mesmo artigo, s pode ser requerido pelo cnjuge que invoca a alterao das faculdades mentais ou a ausncia do outro. 2 Quando o cnjuge que pode pedir o divrcio estiver interdito, a aco pode ser intentada pelo seu representante legal, com autorizao do conselho de famlia; quando o representante legal seja o outro cnjuge, a aco pode ser intentada,

em nome do titular do direito de agir, por qualquer parente deste na linha recta ou at ao 3. grau da linha colateral, se for igualmente autorizado pelo conselho de famlia. 3 O direito ao divrcio no se transmite por morte, mas a aco pode ser continuada pelos herdeiros do autor para efeitos patrimoniais, se o autor falecer na pendncia da causa; para os mesmos efeitos, pode a aco prosseguir contra os herdeiros do ru. Artigo 1789.
[...]

1 2 Se a separao de facto entre os cnjuges estiver provada no processo, qualquer deles pode requerer que os efeitos do divrcio retroajam data, que a sentena fixar, em que a separao tenha comeado. 3

10

Efeitos do divrcio

Efeitos do divrcio
Na matria da partilha de bens, uma das alteraes desta Nova Lei do Divrcio o facto de nenhum dos cnjuges poder receber mais do que receberia se o casamento tivesse sido celebrado nos termos do regime da comunho de adquiridos conforme artigo 1790 do Cdigo Civil. No anterior regime, esta regra apenas vigorava para os casos em que um dos cnjuges era considerado o cnjuge culpado.
[...]

Artigo 1790.
[...]

Em caso de divrcio, nenhum dos cnjuges pode na partilha receber mais do que receberia se o casamento tivesse sido celebrado segundo o regime da comunho de adquiridos. Artigo 1791.

1 Cada cnjuge perde todos os benefcios recebidos ou que haja de receber do outro cnjuge ou de terceiro, em vista do casamento ou em considerao do estado de casado, quer a estipulao seja anterior quer posterior celebrao do casamento. 2 O autor da liberalidade pode determinar que o benefcio reverta para os filhos do casamento.

Poder-se- dizer ento que qualquer dos cnjuges tem direito a alimentos, independentemente do tipo de divrcio, no obstante o disposto no artigo 2016 do Cdigo Civil. Mais, a Nova Lei do Divrcio vm disciplinar que o cnjuge credor de alimentos no ter direito a exigir que os mesmos tenham por objectivo a manuteno do padro de vida de que beneficiou durante o casamento.

Artigo 2016. [...] 1 Cada cnjuge deve prover sua subsistncia, depois do divrcio. 2 Qualquer dos cnjuges tem direito a alimentos, independentemente do tipo de divrcio.

3 Por razes manifestas de equidade, o direito a alimentos pode ser negado. 4

A Nova Lei do Divrcio acrescenta que o regime fixado atravs do artigo 1793 do Cdigo Civil, quer seja por homologao do acordo dos cnjuges, quer seja por deciso do tribunal, pode ser alterado nos termos gerais da jurisdio voluntria. Os ns 1 e 2 no sofreram alteraes. Em sede penal, os artigos 249 e 250 do Cdigo Penal tambm acompanharam este novo regime e foram alvo de alteraes relevantes. Concretizando, a Nova Lei do Divrcio pune com pena de priso at dois anos ou multa at 240 dias, o progenitor que de modo repetido e injustificado no cumprir o regime estabelecido para a convivncia do menor na regulao do exerccio das responsabilidades parentais, ao recusar, atrasar ou dificultar significativamente a sua entrega ou acolhimento. No que concerne ao Cdigo Penal, concretamente no referido artigo 250, introduz alteraes significativas no regime do crime de violao da obrigao de alimentos.

11

Efeitos do divrcio

Deixou de ser necessrio que a falta de prestao de alimentos coloque em perigo a satisfao, sem auxlio de terceiro, das necessidades fundamentais de quem a eles tem direito, passando a ser criminalizada a actuao daquele que, com a inteno de no prestar alimentos, se colocar na impossibilidade de o fazer.

Artigo 7. Alterao ao Cdigo Penal Os artigos 249. e 250. do Cdigo Penal, aprovado pelo Decreto -Lei n. 400/82, de 23 de Setembro, e alterado pela Lei n. 6/84, de 11 de Maio, pelos DecretosLeis n.os 101 -A/88, de 26 de Maro, 132/93, de 23 de Abril, e 48/95, de 15 de Maro, pelas Leis n.os 90/97, de 30 de Julho, 65/98, de 2 de Setembro, 7/2000, de 27 de Maio, 77/2001, de 13 de Julho, 97/2001, 98/2001, 99/2001 e 100/2001, de 25 de Agosto, e 108/2001, de 28 de Novembro, pelos Decretos -Leis n.os 323/2001, de 17 de Dezembro, e 38/2003, de 8 de Maro, pelas Leis n. os 52/2003, de 22 de Agosto, e 100/2003, de 15 de Novembro, pelo Decreto -Lei n. 53/2004, de 18 de Maro, e pelas Leis n.os 11/2004, de 27 de Maro, 31/2004, de 22 de Julho, 5/2006, de 23 de Fevereiro, 16/2007, de 17 de Abril, e 59/2007, de 4 de Setembro, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 249. [...] 1 a) b) c) De um modo repetido e injustificado, no cumprir o regime estabelecido para a convivncia do menor na regulao do exerccio das responsabilidades parentais, ao recusar, atrasar ou

dificultar significativamente a sua entrega ou acolhimento; punido com pena de priso at dois anos ou com pena de multa at 240 dias. 2 Nos casos previstos na alnea c) do n. 1, a pena especialmente atenuada quando a conduta do agente tiver sido condicionada pelo respeito pela vontade do menor com idade superior a 12 anos. 3 Artigo 250. [...] 1 Quem, estando legalmente obrigado a prestar alimentos e em condies de o fazer, no cumprir a obrigao no prazo de dois meses seguintes ao vencimento, punido com pena de multa at 120 dias. 2 A prtica reiterada do crime referido no nmero anterior punvel com pena de priso at um ano ou com pena de multa at 120 dias. 3 (Anterior n. 1.) 4 Quem, com a inteno de no prestar alimentos, se colocar na impossibilidade de o fazer e violar a obrigao a que est sujeito criando o perigo previsto no nmero anterior, punido com pena de priso at dois anos ou com pena de multa at 240 dias. 5 (Anterior n. 3.) 6 (Anterior n. 4.)

Uma curiosidade introduzida pela Nova Lei do Divorcio o facto de a afinidade cessar pela dissoluo do casamento por divrcio, artigo 1585 do Cdigo Civil. Alterado pela Lei n. 61/2008, de 31.10. Redaco anterior: Artigo 1585. [...] A afinidade determina -se pelos
mesmos graus e linhas que definem o parentesco e no cessa pela dissoluo do casamento.

Artigo 1585. [...]

A afinidade determina-se pelos mesmos graus e linhas que definem o parentesco e no cessa pela dissoluo do casamento por morte.

Em relao reparao de danos, o cnjuge lesado tem o direito de pedir a reparao dos danos causados pelo outro cnjuge. Segue os termos gerais da responsabilidade civil nos tribunais comuns. O cnjuge que pediu o divrcio com fundamento na alterao das faculdades mentais do outro cnjuge, quando dure h mais de um ano e, pela sua gravidade, comprometa a possibilidade de vida em comum, deve nos termos do artigo 1792 do Cdigo Civil, reparar os danos no patrimoniais causados ao outro cnjuge pela dissoluo do casamento.

12

Efeitos do divrcio

Artigo 1792.
Reparao de danos

1 O cnjuge lesado tem o direito de pedir a reparao dos danos causados pelo outro cnjuge, nos termos gerais da responsabilidade civil e nos tribunais comuns. Artigo 1585.
[...]

2 O cnjuge que pediu o divrcio com o fundamento da alnea b) do artigo 1781. deve reparar os danos no patrimoniais causados ao outro cnjuge pela dissoluo do casamento; este pedido deve ser deduzido na prpria aco de divrcio. A afinidade determina-se pelos mesmos graus e linhas que definem o parentesco e no cessa pela dissoluo do casamento por morte.

Os incumprimentos em sede de RP vo passar a ser alvo de sistemtica queixa-crime, pelo que ser interessante avaliar a resposta dos nossos Tribunais originalidade do artigo 249 do Cdigo Penal.

Lei n 59/2007 de 04-09-2007 ANEXO - CDIGO PENAL LIVRO II - Parte especial TTULO IV - Dos crimes contra a vida em sociedade CAPTULO I - Dos crimes contra a famlia, os sentimentos religiosos e o respeito devido aos mortos SECO I - Dos crimes contra a famlia ---------Artigo 249. - Subtraco de menor 1 - Quem: a) Subtrair menor; b) Por meio de violncia ou de ameaa com mal importante determinar menor a fugir; ou c) Se recusar a entregar menor pessoa que sobre ele exercer poder paternal ou tutela, ou a quem ele esteja legitimamente confiado; punido com pena de priso de um a cinco anos. 2 - O agente punido com pena de priso at dois anos ou com pena de multa at 240 dias, se for ascendente, adoptante ou tiver exercido a tutela sobre o menor. 3 - O procedimento criminal depende de queixa.

No mais, registam-se algumas inconsistncias de sistema: O artigo 1760, alnea b) e o artigo 1766, alnea c) do Cdigo Civil ainda se referem ao divrcio e separao judicial de pessoas e bens em que um dos cnjuges tenha sido considerado nico ou principal culpado, o que levanta problemas de interpretao: eliminam-se estas alneas ou proceder o aplicador do direito a uma interpretao correctiva?

Debate sobre a nova Lei do divrcio

Debate sobre a nova Lei do divrcio


A nova lei, em vigor, traz alguns problemas do ponto de vista prtico. As alteraes consagradas na legislao mudam por completo a forma como advogados e juzes estavam habituados a tratar estes processos. Apesar de acabar com o divrcio litigioso e a necessidade de prova de culpa, a introduo dos crditos de compensao e das responsabilidades parentais so vistas por advogados e juzes como focos de litgio. So exemplo disso as alteraes relativas atribuio de alimentos, aos crditos de compensao por quem "manifestamente" contribuir "mais do que era devido para os encargos da vida familiar" ou ainda ao princpio do exerccio conjunto das responsabilidades parentais so as reas que suscitam mais dvidas, sobretudo na forma como ser feita a sua aplicao prtica. Esta nova lei, que se baseia na liberdade de escolha e igualdade de direitos e deveres entre cnjuges, bem como o apoio mtuo na educao dos filhos, quando os houver, gera dvidas precisamente porque fragiliza a posio das partes mais fracas em caso de divrcio, no acautelando os direitos de mulheres e crianas. O artigo que prev que "cada cnjuge deve prover sua subsistncia aps o divrcio" um dos focos gerador das diferenas de opinio. Porque se de facto o artigo atrs referido insere a noo de igualdade entre cnjuges, um outro artigo "reconhece, pela primeira vez, a importncia dos contributos para a vida conjugal e familiar dos cuidados com os filhos e do trabalho despendido no lar. E, de facto, o artigo relativo fixao do montante de alimentos refere que deve ser tido em conta "a durao do casamento, a colaborao prestada economia do casal, a idade e estados de sade dos cnjuges, as suas qualificaes profissionais e possibilidades de emprego". Ora numa sociedade que ainda est em transformao em que as mulheres no estavam minimamente protegidas com a lei anterior, (as penses foram sempre baixssimas) e nem sequer havia a contabilizao do esforo trazido para o casamento, que, apesar de agora pode ser considerado pelos magistrados, as mulheres com mais de 35, 40 anos, que dedicaram a vida famlia, com essa idade e sem experincia profissional, como que vo entrar no mercado de trabalho? De acordo com as alteraes lei, se um cnjuge teve um contributo manifestamente superior financeiramente tem direito a ser compensado, tornando-se credor do outro, assim o ex-cnjuge na partilha, apresenta contas dos valores com que contribuiu para a vida em comum e fica credor do outro. Ora se este no souber demonstrar os valores com que contribuiu como que se vai quantificar, por exemplo, o valor/hora em que se passou as camisas ou lavou a roupa ou prestou assistncia ao outro, em troca daquele poder beneficiar de um emprego fora de casa?

14

Debate sobre a nova Lei do divrcio Como os cnjuges de ora adiante se comportaro, entrar-se- num ambiente de desconfiana e de contabilizao que vai contra a economia comum do casal, acabando por desvalorizar o casamento em si. Ser que a manuteno dos deveres conjugais e parentais posto em causa neste diploma sem benefcio para as pessoas.

15

Debate sobre a nova Lei do divrcio

Concluso
Pretendermos tirar concluses da matria em apreo de uma forma cientfica, procurando concluir com constataes e poucas consideraes, deixando para os Srs. doutos uma melhor apreciao acadmica da resoluo de alguns problemas com a aplicao da Lei. Poder-se- concluir que esta nova lei do divrcio por um lado vem facilitar a resoluo do contrato casamento por outro lado traz alguns problemas do ponto de vista prtico, ou seja; Este novo diploma vai estimular o aumento dos divrcios, acaba com o divrcio litigioso e a necessidade de prova de culpa abrindo a possibilidade de um cnjuge unilateralmente fazer a resoluo do contrato de casamento evitando assim alguns sofrimentos silenciosos. O afastamento da culpa poder trazer algumas fragilidades, como a lavagem de roupa suja nas aces de responsabilidade civil aps o divrcio. Assim, tambm poder-se- dizer que haver um aumento exponencial de processos em tribunal, bem como dos conflitos relacionais aps o divrcio so algumas das consequncias desta Nova Lei do Divrcio. A moldura penal tambm vem contribuir para a assuno da responsabilidade dos progenitores na educao dos filhos, pretendendo por termo ao crime de desobedincia no caso da violao das responsabilidades parentais, uma vez que no dia-a-dia h demisso das responsabilidades, acreditando que a responsabilizao criminal pode ajudar atravs dos mecanismos de coaco No entanto, acreditamos que a regulao do poder paternal se vai agravar, uma vez que o conflito sobre as consequncias do divrcio vo aumentar, bem como o desgaste e a crispao das partes (vai-se notar sobretudo o enfraquecimento da parte que fica com os filhos) e a penso de alimentos passa a estar limitada. Um pai que entregue as crianas sempre com cinco minutos de atraso est sujeito a um processo, um caso que esta nova lei permite. A complexidade processual vai ser mais elevada, porque o tribunal continua sem conseguir pr as duas partes a comunicar, a mediao poder no ser a soluo, para alm de que s no caso de a conciliao entre os pais falhar que o tribunal ir ouvir os menores a partir dos 12 anos, uma medida contestada pelos especialistas, pois uma criana com oito anos, por exemplo, que se agarra perna da me a chorar j sabe o que quer? A introduo dos crditos de compensao e das responsabilidades parentais so vistas por advogados e juzes como focos de litgio

16

Debate sobre a nova Lei do divrcio

A cessao da afinidade, isto , as linhas que definem o parentesco s no cessa pela dissoluo do casamento por morte (artigo 1585). Concluindo. O diploma prev que o divrcio sem o consentimento de um dos cnjuges pode ser requerido com base na separao de facto por um ano consecutivo, na alterao das faculdades mentais do outro cnjuge, quando dure h mais de um ano e, pela sua gravidade, comprometa a vida em comum. So ainda fundamentos a ausncia, sem que do ausente haja notcias, por tempo no inferior a um ano e quaisquer outros factores que, independentemente da culpa dos cnjuges, mostrem a ruptura definitiva do casamento. No mbito do Cdigo Penal, alarga-se a tipificao da violao do exerccio das responsabilidades parentais e alteram o regime sancionatrio. No crime de subtraco de menor, as penas diminuem, mas alargam-se as situaes possveis de serem punidas. Assim, punido com pena de priso at dois anos ou multa at 240 dias quem de modo repetitivo e injustificado, no cumprir o estabelecido para a convivncia do menor na regulao das responsabilidades parentais, ao recusar, atrasar ou dificultar significativamente a sua entrega ou acolhimento. Tambm quem falhar a prestao de alimentos durante dois meses ser sancionado com multa at 120 dias e se o incumprimento se repetir, poder ser aplicada uma multa at 120 dias ou pena de priso. Com a dissoluo do casamento cessa a afinidade. Alm disso, "recorre a conceitos indeterminados que suscitam fundadas dvidas interpretativas, dificultando a sua aplicao pelos tribunais e, pior ainda, aprofundando situaes de tenso e conflito na sociedade portuguesa". Os direitos das mulheres vtimas de violncia domstica e das que realizaram, durante a constncia do casamento, o trabalho domstico e o cuidado das crianas no foi acautelado, colocando-as numa situao ainda mais frgil. Tambm no que concerne ao casamento ter sido celebrado no regime da comunho geral de bens, podendo o cnjuge que no provocou o divrcio ser, na partilha, duramente prejudicado em termos patrimoniais. Alm disso, tudo indicia que o novo diploma far aumentar a litigiosidade, ao invs de a diminuir, transferindo-a para uma fase subsequente dissoluo do diploma "com consequncias especialmente gravosas para as diversas partes envolvidas, designadamente para as que cumpriram os deveres conjugais e para as que se encontram numa posio mais fragilizada, incluindo os filhos menores.

17

Potrebbero piacerti anche