Sei sulla pagina 1di 4

EXECELENTSSIM O SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___VARA CVEL DA COMARCA DE CAMPINAS, ESTADO DE SO PAULO/SP

ARCOS DOURADOS LTDA, pessoa jurdica de direito privado, CNPJ:__, estabelecida profissionalmente na Rua ____Bairro___, na cidade Campinas/SP, via de seu scio administrativo ______________, portador da CI ___e CPF__, residente e domiciliado na Rua__ Bairro___, cidade___, devidamente representada por sua procuradora _____OAB N__, com escritrio profissional Rua___, Bairro___, Cidade___, vem respeitosamente ao douto juzo de Vossa Excelncia, com fulcro nos arts. 51 e 71 da Lei 8.245/1991, promover: AO RENOVATRIA DE LOCAO EMPRESARIAL Em face de IMOBILIRIA SOL NASCENTE, pessoa jurdica de direito privado, CNPJ: ___, estabelecida profissionalmente na Rua___, Bairro____, na cidade de ____, pelos seguintes fatos e fundamentos:

DOS FATOS A Requerente empresa idnea que exerce suas atividades empresariais h 10 anos, tendo sempre pautado sua conduta de acordo com os ditames legais e ticos que regem as relaes comerciais. Ressalte-se que desde o incio do negcio, estabeleceuse profissionalmente no mesmo endereo cuja renovao compulsria do contrato de locao se busca na presente ao. A Requerente, para justificar o pedido de renovao do referido contrato, ampara-se na necessidade de dar continuidade ao seu labor, tendo em vista que ponto comercial indiscutivelmente conhecido pelos moradores circunvizinhos e, estando toda sua clientela acostumada a ir de encontro mesma junto ao local estabelecido e, a mudana de regio, poder causar-lhe prejuzos de grave monta, o que comprometer o seu sustento e de sua famlia. Importante salientar que durante o perodo de 07 (sete) anos, o contrato em litgio, foi renovado por diversas vezes, porm, tendo j manifestado a Requerida de que no pretende assim, faz-lo novamente, vem a Requerente, dentro do prazo legal, buscar tutela junto este r. juzo. Oportuno informar que o valor pago pelos aluguis de R$ 3.500,00 (trs mil e quinhentos reais), no sendo, no entanto, bice Requerente para que continue efetuando-o. Finalmente, ressalte-se que o prazo de trmino do contrato ser na data de 03/06/2013, motivo pelo qual, tempestivamente, vem a Requerente amparar-se na tutela jurisdicional, tendo em vista estar acobertada pelo direito material e processual ptrios. DO DIREITO A Requerente destina suas atividades comerciais no mesmo ramo h cerca de 10 anos e, celebrou contrato escrito, por tempo determinado com a Requerida e j est no imvel por tempo superior a 07 (sete) anos, e conforme j demonstrado, busca pela via judicial os direitos que lhes so negados pela Requerida. Para confirmar as afirmativas aludidas, importante analisar os mandamentos do art. 51, I,II e III, da Lei n 8.245/1991:
Nas locaes de imveis destinados ao comrcio, o locatrio ter direito a renovao do contrato, por igual prazo, desde que, cumulativamente: I - o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado; II - o prazo mnimo do

contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos; III - o locatrio esteja explorando seu comrcio, no mesmo ramo, pelo prazo mnimo e ininterrupto de trs anos.

No obstante, o ilustre doutrinador____ escreveu acerca deste instituto, trazendo maior respaldo ao entendimento:
(...)

Necessrio, no entanto, para concretizar a convico de V.Exa., em consonncia com art. 71 da Lei 8.245/91, apresentar as provas que so cabveis ao caso, veja-se: 1) Conforme j mencionado, a Requerente est na posse direta do bem, exercendo suas atividades empresariais h cerca de 07 (sete) anos, sem interrupo, explorando a mesma atividade h mais de 10 (dez) anos; 2) O contrato que se busca renovar, foi celebrado formal e expressamente (documento 02), e a Requerente honrou com todas as clusulas ali previstas e acordadas; 3) A Autora, durante todo o perodo de locao, guardou o imvel como seu, pagando em dias todos os impostos e taxas que lhe incidiram, conforme se comprova no documento 03 (trs), anexo; 4) No houve condies para que se pudesse renovar contrato, tendo sido a Requerida bastante clara em afirmar que no pretende dar continuidade ao vinculo contratual, sem apresentar justificativa plausvel. Assim, de acordo com os requisitos previstos na Lei 8.245/91, e tendo atendido as demais exigncias legais, outro fim no poder ser levada a pretenso da Requerente, seno a procedncia dos pedidos constantes adiante.

Diante do respeitosamente a Vossa Excelncia:


1) Citao da Requerida, apresente sua defesa, dentro do prazo legal;

Exposto,
para que,

requer
querendo,

2) Condenao da R para que proceda a renovao compulsria do aluguel, firmando-o com a Requerente, compelindo-a ao pagamento de custas e honorrios advocatcios;

3) Que todas as citaes, intimaes e quaisquer documentos referentes ao processo sejam encaminhados ao endereo da procuradora sito Rua___Cidade____.

Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidas, inclusive pelo depoimento pessoal da Requerida. D-se a causa o valor de R$ 42.000,00 (quarenta e dois mil reais). So os termos que, Aguarda deferimento. Rio Verde, Gois, 18 de setembro de 2012. Lorena Magalhes Gonalves OAB/GO: 21.09.12

Potrebbero piacerti anche