Sei sulla pagina 1di 9

Sistema de Segurana para reuso de Linhas de Sangue em Hemodilise utilizando RFID

ALUNA: THAMIRIS YSIS BARROSO NUNES ORIENTADOR: MARCLIO ANDR FLIX FEITOSA

Recife, Setembro de 2012

1. Caracterizao do Problema
A hemodilise um processo teraputico utilizado em pacientes que possuem insuficincia renal. Esse tratamento tem como objetivo substituir o funcionamento dos rins, j que nesse caso o organismo no capaz de eliminar substncias indesejadas devido falncia dos mecanismos excretores renais [1]. Seu funcionamento se baseia no processo de difuso e filtragem de substncias indesejveis do sangue, que ocorre por diferena de concentrao entre o sangue e solues dialticas. O sangue a ser filtrado retirado do paciente por um acesso vascular e retorna, sem toxinas, por um acesso venoso. Para isso, so utilizados dialisadores e linhas de sangue, tambm chamados de equipos, que so tubulaes plsticas por onde o sangue circula fora do corpo do paciente. Um paciente sujeito a esse tipo de tratamento o realiza em torno de 3 vezes por semana, com durao mdia de 4 horas cada. Isso representa um alto custo para as clnicas de hemodilise. Devido a esse fator, essas clnicas fazem o reprocessamento, que o procedimento de limpeza e desinfeco dos equipos e depois os reutilizam no mesmo paciente. Essa prtica permitida pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), em uma resoluo normativa do ano de 2004 [2]. Segundo essa resoluo, os dialisadores e as linhas arteriais e venosas podem ser utilizadas, para o mesmo paciente, at 12 (doze) vezes, quando utilizado o reprocessamento manual, ou at 20 (vinte) vezes, quando utilizado reprocessamento automtico em mquinas registradas na ANVISA. Na maioria dos casos essa reutilizao no feita em hospitais, j que o risco de contaminao e infeco maior. Nas clnicas de hemodilise, os materiais reutilizveis ficam armazenados em recipientes plsticos identificados por etiquetas de papel, com o nome e a data da primeira utilizao. Os enfermeiros e os prprios pacientes so os responsveis pela identificao correta dos equipos. Por isso, esse processo de identificao, no confivel o bastante.

2. Objetivos e Metas
Diante da problemtica em questo, o projeto visa desenvolver um sistema de identificao das linhas de sangue de cada paciente utilizando a tecnologia de identificao por rdio frequncia, RFID. Como j foi dito, hoje em dia essa identificao feita por etiquetas contendo o nome do paciente e a data da primeira utilizao. A proposta que essa forma de identificao seja reforada com a utilizao da tecnologia RFID, provendo maior segurana no processo de reuso dos equipos, controlando de forma mais eficaz a quantidade de vezes que as linhas de sangue sero reutilizadas. Esse sistema utilizando RFID dever ser incorporado s novas mquinas de hemodilise ou adaptado s mquinas j existentes, para que o funcionamento seja interrompido caso a linha de sangue no seja do paciente ou se a quantidade de reutilizaes j passou do limite mximo permitido pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA). Pretende-se, no futuro, realizar-se parcerias com empresas fabricantes de tais mquinas para que o sistema j venha incorporado s mesmas.

3. Metodologia e Estratgia de ao
Inicialmente foi realizada uma sondagem de aceitao e necessidade do equipamento proposto junto comunidade mdica. Para isso, no ms de agosto de 2012, foi realizada uma pesquisa de campo em uma clnica de hemodilise (Uninefron Boa Viagem - Recife). Nesta visita, foram consultados mdicos e enfermeiros envolvidos com a rea nefrolgica. Todos esses profissionais j tiveram conhecimento (embora no tenham vivenciado isso) de casos de trocas das linhas de sangue, o que poderia expor o paciente a riscos de infeces. Logo, o processo de identificao atual no oferece garantias de segurana como deveria. Por isso, a aceitao da ideia do uso de RFID para oferecer maior segurana foi bastante positiva. Para que os objetivos desse projeto sejam alcanados, sero necessrios estudos sobre RFID e seu funcionamento. O RFID um sistema de identificao de objetos (ou pessoas) por rdio frequncia. Dados informativos do objeto so gravados em etiquetas eletrnicas (transponders ou tags [3]) presas ao mesmo e a leitura (reconhecimento do objeto) realizada remotamente, de forma automtica, pelo sistema. Nesse projeto, os objetos a serem reconhecidos so as linhas de sangue de cada paciente. Os tags so dispositivos onde ficam armazenadas as informaes, tais como o nome da clnica, do paciente, a data da primeira utilizao das linhas de sangue e quantas vezes as mesmas foram reutilizadas. Existem dois tipos de tags, os ativos, que possuem bateria e os passivos, que no possuem alimentao prpria, sendo essa provida atravs de sinais recebidos pela antena. O tag a ser utilizado neste projeto ser do tipo passivo, pois de interesse que o mesmo seja robusto e barato, para no aumentar o custo com os equipos. Esses tags esto disponveis em vrios formatos como cartes, pastilhas, argolas, e em materiais como plsticos, vidros ou epxi. Depois de um estudo de viabilidade tcnica e financeira, ser decidido qual o tipo de tag RFID mais adequado para a aplicao em linhas de sangue de hemodilise, lembrando que as solues qumicas usadas no processo de desinfeco dos equipos poder danificar o material usado na construo do tag. A viabilidade tcnica ser necessria para decidir a interface entre o circuito e a mquina de hemodilise. Levando em considerao o custo de cada etiqueta RFID e a segurana que o processo atual oferece, tambm se faz necessrio o estudo de viabilidade econmica do projeto.

4. Resultados e Impactos Esperados


Com o projeto executado, a segurana dos pacientes ir aumentar, pois a utilizao da tecnologia RFID reduzir drasticamente a probabilidade da ocorrncia de erros por troca das linhas de sangue entre os pacientes. As informaes contidas nesses tags tambm serviro para controlar, de forma mais eficiente, a quantidade de vezes que os equipos j foram reutilizados. Ajudar tambm no controle e identificao do lixo hospitalar, caso o descarte desse lixo seja inadequado, pois nas etiquetas estaro gravadas informaes sobre o local de utilizao das mesmas.

5. Concluses
Espera-se desenvolver um sistema aplicando a tecnologia RFID, que seja de baixo custo e de grande aceitao no mercado hospitalar e que, futuramente, a ideia seja incorporada pelos fabricantes nas novas mquinas de hemodilise. Com o aumento da confiabilidade no mtodo de reutilizao das linhas de sangue, espera-se que outras unidades de sade, que no fazem a reutilizao dos equipos por incertezas no processo, passem a adotar essa tcnica. Com isso ter-se- a diminuio dos custos e, de forma indireta, a reduo do descarte de materiais hospitalares contribuindo para o desenvolvimento sustentvel do planeta.

6. Referncias Bibliogrficas
[1] HOEFEL, H.H.K. Riscos ocupacionais para a equipe de enfermagem que trabalha em hemodilise. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, p. 13-14, 2012. [2] BRASIL, Ministrio da Sade. Resoluo n. 154, de 15 de junho de 2004. Estabelece o regulamento tcnico para o funcionamento dos servios de dilise. Dirio Oficial da Unio, Braslia. ANVISA, 2004. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br.> Acesso em: 10 set. 2012. [3] OLIVEIRA, A. S; PEREIRA. M. F. Estudo da tecnologia de identificao por radiofrequncia RFID. Braslia: Universidade de Braslia, p. 1-4, 2006.

ANEXO I Cronograma de Atividades:


Atividades: 123456Estudos sobre Hemodilise e entrevistas com mdicos; Estudos sobre RFID; Estudos sobre tags e seus custos e caractersticas; Definio do circuito Definio do processo de atuao nas mquinas. Escrita da Monografia Tabela 1. Cronograma das Atividades
Atividade 1 2 3 4 5 6 Semanas 4 5

PROJETO DE FINAL DE CURSO

De acordo:

Assinatura do Discente

Assinatura do(a) Orientador(a)

Recife: _____ / _____ / _____

Potrebbero piacerti anche