Sei sulla pagina 1di 222

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

Introduo
Inspeo da lngua, uma alternativa da poca Os melhores textos surgiram a partir dos anos 600 d. C. Importante no diagnstico e na evoluo

INSPEO DA LNGUA

Relao da Lngua
Existe uma ntima relao da lngua com os rgos internos Segundo a MTC a lngua representa a exteriorizao do Qi dos Zang Fu Se relaciona diretamente com o estmago atravs do tubo digestivo, j que juntamente com a boca compe a parte inicial desse sistema Com o Pulmo, pois a base da lngua se encontra na orofaringe Com o Corao j que a lngua considerada a abertura somtica do mesmo

INSPEO DA LNGUA

A evoluo embrionria do pericrdio, corao, lngua e intestino Delgado

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

DIAGNSTICO ATRAVS DA LNGUA 1. CONCEITO

Mtodo que aponta patologias segundo a M.T.C atravs da observao de colorao, forma e sua saburra e umidade. umidade. COR: COR: indica condies do sangue, Qi nutritivo e sistemas Yin. Yin. FORMA: FORMA: estado do sangue e do Qi nutritivo. nutritivo. SABURRA: SABURRA: estado do sistema Yang. Yang. UMIDADE: UMIDADE: estado dos fluidos corpreos (Jin Ye). Ye).

INSPEO DA LNGUA
2. TEORIAS

H manifestaes na lngua atravs dos meridianos principais e seus acoplados. Exemplos: acoplados. Exemplos: C: se distribui pela base da lngua. lngua. BP: base da lngua esse ramifica por baixo dela. BP: dela. R: percorre as 2 laterais da lngua a partir de sua base. base. F: se entrelaam na base da lngua. lngua. Todos os rgos macios Zang e os oco F, possuem uma comunicao direta ou indireta com a lngua. lngua. Alteraes energticas nesses meridianos se manifestaro na lngua consequentemente. Os meridianos que se manifestam com consequentemente. mais claridade so: C, BP e E. so: A lngua o broto do Corao. Corao. A saburra a manifestao da evaporao da energia Qi proveniente do Estmago. Estmago.

INSPEO DA LNGUA
3. CORAO

Comanda os vasos sangneos e na lngua possui forte vascularizao. vascularizao. Tem o domnio da mente, sistema nervoso, funes cerebrais, movimentos da lngua, articulao de palavras e expresso de sentimentos. sentimentos. "Todas as emoes geram Fogo", "As cinco emoes podem se transformar em Fogo", pois a maioria das emoes podem estagnar o Qi e o Qi comprimido por muito tempo, pode gerar Fogo. Fogo. 4. BAO PNCREAS

Paladar e apetite esto relacionados com BP e E. Transformao e distribuio de energia. energia.

INSPEO DA LNGUA

5.

MICROSSISTEMA DA LNGUA

Segundo o livro denominado "Espelho da Medicina", encontra-se Medicina", encontraescrito: escrito: " A extremidade da lngua indica o estado geral do Corao e a rea central, o estado geral do Bao e do Estmago. Estmago. J as laterais da lngua demonstram as condies do Fgado e da Vescula Biliar e finalmente, a raiz da lngua reflete o estado geral dos Rins". Rins". Ou simplesmente que a extremidade da lngua reflete o TA superior, a rea central o TA mdio, e a raiz da lngua o TA inferior. inferior.

INSPEO DA LNGUA

6.

ALTERAES ESTACIONAIS

Com relao saburra podemos encontrar: encontrar: VERO: VERO: saburra aumenta em quantidade e torna-se espessa, tornaalgumas vezes apresenta colorao amarelo-clara. amarelo-clara. OUTONO: OUTONO: a quantidade de saburra grande, mas fina e ressecada. ressecada. INVERNO: INVERNO: geralmente se torna mais mida. mida.

Escala de Cor

INSPEO DA LNGUA

Plida Vermelho Clara Vermelho Escuro Roxo Clara Roxa Roxa Escuro Roxa Azulada Obs: variao de cor determina alterao de Frio/Calor; Estagnao de Xue, Estagnao de Qi.

INSPEO DA LNGUA

7.

DIAGNSTICO DIFERENCIAL

Usar outros mtodos de diagnsticos para no precipitar-se no precipitardiagnstico. Exemplos: diagnstico. Exemplos: Saburra Cinza-Escura: febre extrema ou frio extremo. Cinza-Escura: extremo. Lngua Cor Vermelho-Escuro: estagnao de calor perverso Vermelho-Escuro: (gerado pela invaso de fatores patognicos exgenos no sistema Yin de nutrio). Exacerbao da deficincia do Yin (gerado por fatores nutrio). patognicos endgenos). endgenos). Geralmente o aspecto e a saburra coincidem, mas deve-se observar deveseparadamente. Exemplos: separadamente. Exemplos:

INSPEO DA LNGUA

Lngua Vermelha Com Saburra Amarela E Ressecada: sndrome de calor macio. Vermelho Escura: sintomas de calor. Saburra mida E Esbranquiada: sndrome de frio.

INSPEO DA LNGUA

ALTERAO DA SABURRA: Fase Inicial de Invaso por Fatores Patognicos Exgenos: na Exgenos: maioria dos casos no h alterao da saburra. saburra. Interiorizao da Energia Perversa: saburra fina torna-se Perversa: tornaespessa. espessa. Gerao de Calor devido Interiorizao da Energia Perversa: Perversa: saburra esbranquiada torna-se amarelada. torna- amarelada. Excesso de Calor acompanhado de Desgaste de Essncias Nutrientes (Fluidos Corpreos): saburra amarela e ressecada Corpreos):

INSPEO DA LNGUA

Regresso da Energia Perversa e Recuperao da Energia Verdadeira: saburra espessa vai gradativamente desaparecendo e tornando a cor da lngua mais clara. Saburra da Lngua apresenta alguns locais Destacados ou Desprendidos, tornando-se Desprovida de Saburra e a Superfcie da Lngua tornandotornatorna-se Lisa: indica o ressecamento das essncias nutrientes (fluidos corpreos) geralmente um mal prognstico.

INSPEO DA LNGUA

ALTERAO DA COR DA LNGUA: Caso a Lngua adquira uma Colorao Vermelho-Escura: Vermelho-Escura: isto representa a invaso de calor no sistema Yang (de nutrio) e no Xue (sangue). (sangue).

INSPEO DA LNGUA

8. SEMIOLOGIA DA LNGUA

Com relao lngua devemos basicamente observar 3 fatores: Cor, Forma e Mobilidade. fatores: Mobilidade. Com relao saburra devemos observar: Cor e observar: Qualidade. Qualidade.

INSPEO DA LNGUA

Topografia da Lngua
A ponta da lngua representa o Corao e o Pulmo Meio o Bao - pncreas A raiz da lngua representa o Rim As bordas representam o Fgado e a Vescula biliar

INSPEO DA LNGUA

Condies Ideais para o Exame da Lngua


Iluminao adequada Exteriorizao correta Evitar o uso de substncias que alterem a colorao normal da lngua

INSPEO DA LNGUA

Lngua Normal
Consistncia apropriada - nem muito mole nem muito dura Deve apresentar movimentos livres Colorao deve ser rsea Volume adequado ao tamanho da boca Forma regular e harmnica Livre de rachaduras

INSPEO DA LNGUA

Etapas do Exame da Lngua


Estudo do corpo da lngua - conjunto de tecidos msculo vasculares que a formam Estudo da saburra da lngua - delgada capa que recobre o corpo da lngua

INSPEO DA LNGUA

Estudo do Corpo da Lngua


Os desequilbrios internos se refletem com fidelidade no corpo da lngua Se a lngua apresenta-se com alterao em sua cor, forma, tamanho etc. possvel que esse mesmo desequilbrio esteja ocorrendo nos rgos internos Alteraes do corpo da lngua - desequilbrio profundo Alteraes da saburra - desequilbrio superficial

INSPEO DA LNGUA

Avaliao Global do Corpo da Lngua


Avaliao global, refere-se a inspeo inicial, ou a primeira impresso, que se tem ao visualizar a lngua Observa-se inicialmente, de uma forma geral: a cor, o brilho, a mobilidade e a tonicidade

INSPEO DA LNGUA

A Cor do Corpo da Lngua


A cor normal do corpo da lngua o vermelho claro As principais coloraes presentes so:
branca vermelha vermelha escura arroxeada

INSPEO DA LNGUA

FORMA DA LNGUA: VIVACIDADE (mida x ressecada): ressecada): Definio: Definio: aquela cujo corpo vermelho claro e mido, indicando energia verdadeira em abundncia e suficincia de lquidos corpreos. corpreos. RESSECADA, ESCURA E ATROFIADA Sinal: Sinal: desgaste dos fluidos corpreos e esgotamento do Yin. Yin. Exemplos: fase terminal de doenas febris de origem infecto contagiosa.

INSPEO DA LNGUA

ENVELHECIDA X VIOSA: VIOSA: Definio: Definio: forma rgida, cor opaca e desenho epitelial spero. spero. Sinal: Sinal: sndrome de calor. calor. Exemplos: Exemplos: fase crtica de doenas agudas. agudas.

INSPEO DA LNGUA

VIOSA: corpulenta, macia e desenho epitelial fino. Sinal: sndrome de frio. Exemplo: fase final de doena crnica

INSPEO DA LNGUA

MACROGLOSSIA Definio: inchao e aumento de tamanho da lngua. Sinais: plida, inchada, macia e excessivamente mida : deficincia do Yang do Bao ou dos Rins ou ainda estagnao de lquidos corpreos e mucosidade mida. inchada, cor vermelho-escura : exacerbao de calor vermelhono Corao e no Bao ou calor mido e energia nociva. inchao, cor azul-arroxeada : intoxicao. azulintoxicao.

INSPEO DA LNGUA

MAGRA E FINA Definio: Definio: corpo da lngua pequeno e fino. fino. Sinais: Sinais: com colorao palidamente esbranquiada ou avermelhada: deficincia de Qi e avermelhada: de Xue. Xue. Vermelha escura: escura: deficincia manifestao excessiva de Fogo. Fogo. Exemplo: doenas consuptivas. de Yin com

INSPEO DA LNGUA

FISSURADA Definio: Definio: rachadura tanto no sentido longitudinal quanto na horizontal. horizontal. Sinais: CalorSinais: Calor-Cheio ou deficincia do Yin (atingindo os lquidos corpreos). corpreos). horizontal curta: deficincia do Yin do Estmago curta: (Wei). (Wei).

INSPEO DA LNGUA

longa no meio que atinge a ponta: tendncia para o padro do Corao (Xin). superficial no meio que no atinge a ponta: deficincia do Estmago (Wei). curta e transversa nas laterais, na seo mdia da lngua: deficincia crnica do Qi do Bao. Exemplos: febre alta, desidratao, desnutrio.

INSPEO DA LNGUA

ESPINHOSA Definio: Definio: multiplicao e hipertrofia das papilas linguais que adquirem aspecto de espinho que pode ser sentido com o dedo. dedo. Sinal: Sinal: hiperatividade do Calor Perverso. Perverso. Exemplos: febres altas, pneumonias graves e escarlatina.

INSPEO DA LNGUA

ESTRELADOS (Lngua de morango) Definio: Definio: multiplicao, congesto sangnea, inchao e edemaciamento das papilas linguais concentradas na metade anterior da lngua. lngua. Sinal: Sinal: exacerbao de calor nocivo com interiorizao no sistema Xue. Xue. Exemplos: fase crtica de doenas febris de origem infecto contagiosa, em pacientes com queimaduras ou estado de desnutrio de carter consuntivo.

INSPEO DA LNGUA

MARCAS DENTRIAS Definio: Definio: marcas de dentes nas bordas da lngua. lngua. Sinais: Sinais: deficincia do BP, deficincia de energia Qi e exacerbao de umidade. umidade. Exemplos: edema, anemias e nefrites crnica.

INSPEO DA LNGUA

MANCHAS HEMORRGICAS NA LNGUA Definio: Definio: hemorragia na lngua. lngua. Sinais: Sinais: sintoma de exacerbao de calor nos rgos internos Zng e F. F. Exemplos: patologias de sangue, leucemia, anemia aplstica, etc.

INSPEO DA LNGUA

ABSCESSO Definio: Definio: abscesso na lngua com vermelhido e inchao. inchao. Sinais: Sinais: exacerbao de calor no Corao ou acmulo de calor no BP. BP. Exemplos: glossites, tumor lingual, infeco piognica da lngua.

INSPEO DA LNGUA

LCERAS LINGUAIS Definio: Definio: pequenas ulceraes linguais. linguais. Sinais: Sinais: fogo do Corao. Deficincia de Yin no TA Corao. inferior e ascenso do Fogo falso gera na lngua leses de difcil cicatrizao. cicatrizao. Exemplos: glossite de carter ulcerativo e inflamao da cavidade bucal.

INSPEO DA LNGUA

LESES BACTERIANAS OU FNGICAS Definio: Definio: leses infecciosas na lngua com mucosa ulcerada e dor intensa. intensa. Sinais: Sinais: estagnao de Calor no Corao e no Bao ou Calor nocivo. nocivo. Exemplos: Exemplos: cncer de lngua ou tumores benignos de lngua. lngua.

INSPEO DA LNGUA

MOVIMENTOS DA LNGUA: LNGUA: 1. RGIDA: RGIDA: vento interior. interior.

2. EDEMACIADA: plida - reteno de umidade causada EDEMACIADA: pela deficincia do Yang. Yang. vermelha ou normal - reteno de umidade-calor. umidade-calor. 3. CURTA: plida e mida - frio interior. CURTA: interior. vermelha e spera - deficincia extrema do Yin. Yin.

INSPEO DA LNGUA

4. 5. 6.

DESVIADA: vento interior. TRMULA: deficincia do Qi do BP. ESTICADA E COM ASSOMA

INSPEO DA LNGUA

7.

PARALISIA DA LNGUA:

Descrio: sensao de adormecimento acompanhada de paralisia. Sinal: deficincia de sangue provocado por vento do Fgado.

INSPEO DA LNGUA

8.

MOLE E ATROFIADA:

Descrio: lngua perde sua flexibilidade (capacidade de retrao e extenso). Sinais: plida - indica tanto de energia Qi quanto de Xue. vermelhovermelho-escura: deficincia extrema de Yin. Yin.

INSPEO DA LNGUA

Lngua Plida
uma lngua descorada, podendo chegar at o branco sempre indicativa de quadros de vazio de Qi, vazio de yang, deficincia de sangue ou invaso pelo frio

INSPEO DA LNGUA

Lngua Vermelha
uma lngua que se apresenta com uma colorao mais vermelha que o normal indicativa de afeco pelo calor Quanto mais calor mais vermelha ser a lngua

INSPEO DA LNGUA

Lngua Vermelha Escura


Lngua de um vermelho bastante acentuado
Calor de grande magnitude em profundidade atingindo o Qi e o sangue Diminuio importante do yin com aumento relativo de yang Aumento relativo do yang, associado com penetrao de calor de origem externa, caracterizando uma sndrome mista

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelha e sua anlise

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelha e brilhante

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelha com pontos brancos com revestimento branco e fino.

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelho-clara com revestimento preto e seco.

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelha e fissurada com revestimento fino, branco e mido.

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelha e fissurada, com pouco revestimento (saburra).

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelha com revestimento destacado em forma de flor (lngua geogrfica).

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelha com revestimento branco deteriorado (putrefeito).

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelha descamada no centro e com revestimento amarelo-claro.

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelha com descamao na parte central e com revestimento amarelo e pegajoso (saburra tipo corao de galinha).

INSPEO DA LNGUA

Lngua com pontos vermelhos e com revestimento amarelo esbranquiado e aspecto de p acumulado.

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelha com revestimento amarelo queimado e colorao acinzentada na raiz.

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelha com revestimento preto nas duas laterais.

INSPEO DA LNGUA

VERMELHA: Descrio: Descrio: mais escura em relao a uma lngua normal. normal. Sinal: Sinal: indica interiorizao de enfermidades febris causadas por fatores patognicos externos. Sndrome de externos. calor macio (pleno) interno ou calor interno com deficincia de Yin, originrio de leses internas. internas. Exemplos: doenas febris de origem infecciosa, sndromes toxmicas e septicmicas.

INSPEO DA LNGUA

Lngua Vermelha Prpura


uma lngua vermelha escura, j tomando a tonalidade escurecida, como um azul avermelhado ou mesmo azulada

Persistncia de um calor de grande monta por um bom tempo Concentrao dos lquidos orgnicos e penetrao de calor no sangue

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelho-escura e sua anlise

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelho-escura e brilhante.

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelho-escuro com fissuras e pontos vermelhos e com revestimento destacado (descamado) na parte central.

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelhoescuro, magra e fina com revestimento amarelo e de aspecto sujo e flutuante (solto).

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelho-escuro com pontos vermelhos, e com revestimento spero de colorao pretoesverdeada e fissurada.

INSPEO DA LNGUA

VERMELHOVERMELHO-ESCURA: Descrio: Descrio: mais escuro que uma lngua normal. normal. Sinal: Sinal: penetrao de calor nos sistemas Ying (de nutrio) e Xue devido a invaso de fatores patognicos exgenos. exgenos. Pode tambm estar associado a deficincia de Yin e a exacerbao do calor geradas por leses internas. internas. Exemplos: doenas infecciosas na fase crtica, quando a febre alta pode ser sndrome leucmica.

INSPEO DA LNGUA

Lngua Roxa Clara


Estado de frio interno, com com yang deficiente e yin prspero O ponto arroxeados sobre a lngua refletem local de maior estase

INSPEO DA LNGUA

Lngua roxoazulada e sua anlise

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelho-clara com manchas roxas e com revestimento fino, branco e mido.

INSPEO DA LNGUA

Lngua roxo-azulada com fissuras e com revestimento fino e branco.

INSPEO DA LNGUA

Lngua roxoescura com revestimento amarelo e pegajoso.

INSPEO DA LNGUA

Lngua roxo-clara e curta com revestimento amarelo-queimado, cinza e preto.

INSPEO DA LNGUA

Lngua roxa com revestimento amarelo nas bordas e preto no centro.

INSPEO DA LNGUA

Lngua roxo-azulada com revestimento parcialmente branco e escorregadio, e parcialmente amarelo e preto.

INSPEO DA LNGUA

AZULAZUL-ARROXEADA: Descrio: Descrio: alterao de sua cor, passando a uma cor mais azulada, azul marinho ou arroxeada. arroxeada. Sinal: Sinal: roxa com tom claro ou roxo-azulado provido de roxoumidade sintoma de estagnao sangnea acompanhada de excesso de frio. frio. roxa escura acentuada calor extremo com estagnao de energia Qi e de sangue Xue. Xue.

INSPEO DA LNGUA

roxa tendendo para o negro e com manchas indica estagnao sangnea. Exemplos: doenas infecto contagiosa grave com insuficincia no sistema respiratrio ou circulatrio em pessoas com hipxia com coagulao intravascular disseminada.

INSPEO DA LNGUA

Lngua Roxa Escura


Pode surgir tanto por um agravamento das sndromes de frio quanto de calor Com reas avermelhadas ressequidas - calor Com sinais de estase invaso do frio

INSPEO DA LNGUA

Corpo da Lngua com mais de uma Cor


Lngua rsea com ponta vermelha Lngua rsea com bordos vermelhos Lngua rsea com centro vermelho Lngua rsea com bordos plidos Lngua vermelha com a ponta prpura Lngua plida com a ponta vermelha Lngua plida com os bordos purpricos

INSPEO DA LNGUA

Corpo da Lngua com mais de uma Cor

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA FORMA E TAMANHO DA LNGUA

Lngua Diminuda de Tamanho


Surge por fatores constitucionais ou por deficincia de Qi
Lngua pequena, fina e vermelho claro - vazio de sangue de Pi (Bao) e Xin (corao) Lngua pequena, fina, vermelho escuro e seca - vazio de yin

INSPEO DA LNGUA

Lngua Diminuda de Tamanho

INSPEO DA LNGUA

Lngua Aumentada de Volume


Surge por acumulo hdrico, yang deficiente, mucosidade ou calor excessivo
Lngua grande vermelha e inchada - calor excessivo comprometendo Pi e Xin Lngua grande flexvel e plida - deficincia de yang

INSPEO DA LNGUA

Lngua Aumentada de Volume


Lngua aumentada de tamanho e roxa - quadros de intoxicao Lngua aumentada, plida e com marcas dos dentes - deficincia do Qi de Pi

INSPEO DA LNGUA

Lngua Gretada
Surge geralmente por calor, deficincia de yin ou constituio
Lngua vermelha escura, sem saburra e gretada - calor de grande magnitude ou deficincia de yin com aumento relativo de calor

INSPEO DA LNGUA

Lngua Gretada
Lngua plida e com rachadura - estado de vazio de yang Lngua gretada em pessoas com boa sade constitucional

INSPEO DA LNGUA

Lngua Espinhosa
Lngua que se apresenta com papilas dilatadas assumindo um aspecto rugoso, espinhoso

Surge por conta de um grande calor O local do surgimento das papilas depende do Zang Fu afetado

INSPEO DA LNGUA

Inspeo dos Movimentos e Consistncia da Lngua


Lngua normal harmnica e flexvel, existem no entanto lnguas com consistncia e movimentos anormais

INSPEO DA LNGUA

Lngua Trmula
Formao de vento interno
Calor de grande monta Deficincia de sangue Deficincia do yin de Shen e Gan

INSPEO DA LNGUA

Lngua Rgida
a lngua que quando exteriorizada no se dobra com facilidade permanecendo a maior parte do tempo reta e com dificuldade de movimentao.

Calor de origem externa que penetra em profundidade Def. importante do yin de Shen e Gan

INSPEO DA LNGUA

Lngua Desviada
a lngua que quando exteriorizada desvia-se para um dos lados Surge geralmente por desequilbrio interno por obstruo do Qi ou vento mucosidade

INSPEO DA LNGUA

Lngua Paralisada Mole Impotente


uma lngua que quando exteriorizada apresenta-se com uma movimentao bastante reduzida.
Consumo importante de Qi e sangue em desequilbrio crnico por comprometimento de Gan e Pi Desequilbrio agudo por conta de um grande calor, com consumo exagerado dos lquidos orgnicos

INSPEO DA LNGUA

Lngua Contrada
uma lngua que no consegue ser exteriorizada, mostrando-se sempre encolhida e curta. Frio exagerado que paralisa os tendes Bloqueio interno por mucosidade Agresso pelo calor com consumo de lquidos orgnicos

INSPEO DA LNGUA

Inspeo da Saburra da Lngua


A saburra normal fina, branca, ligeiramente mida, praticamente sem viscosidade Origina-se da subida do Qi de Wei e Pi

Os aspectos valorizados na inspeo so: Tipo de saburra Cor de Saburra Distribuio de saburra Saburra com mais de uma cor

INSPEO DA LNGUA

Tipos de Saburra
Vrios aspectos so valorizados:
Espessura Umidade Secura A ausncia de saburra A saburra solta Saburra gordurosa Saburra pegajosa

INSPEO DA LNGUA

SABURRA
A Saburra de um modo geral tem sua origem na evaporao da energia do Qi do Estmago. Estmago. Reflete o estado dos sistemas Yang. Yang. formada por resduos "midos impuros" os quais so formados pela digesto do Estmago e alcanam a lngua em escendncia. escendncia. Normalidade: Normalidade: saburra branca e fina e Estmago est digerindo normalmente. normalmente. Indica presena ou ausncia dum fator patognico e sua fora. fora. Espessa: Espessa: presena de um fator patognico. patognico. Ausncia: deficincia do Yin do Estmago e/ ou dos Rins.

INSPEO DA LNGUA

COR DA SABURRA: SABURRA: 1. ESBRANQUIADA: ESBRANQUIADA:

Sinal: Sinal: de modo geral indica frio. frio. 2. AMARELADA: AMARELADA: Sinal: Calor-Cheiro; Sinal: Calor-Cheiro; sndrome de calor ou de interior. interior. Quanto mais amarelo maior o Calor. Calor.

INSPEO DA LNGUA

3. ACINZENTADA: Sinais: cinza e ressecada indcio de desgaste dos lquidos corpreos devido a exacerbao do calor ou excesso de Fogo causado por deficincia de Yin. Cinza e mida indica sndrome de interior, sndrome de calor ou frio. Geralmente revela estagnao interna devido ao frio mido ou estacionamento dos fluidos orgnicos.

INSPEO DA LNGUA

4. NEGRA: Descrio: geralmente evoluo da acizentada ou amareloamareloqueimada (escuro). Sinais: negra e seca - ressecamento dos lquidos corpreos provocado por calor extremo. negra e mida - exacerbao do frio devido a deficincia do Yang.

INSPEO DA LNGUA

QUALIDADE DA SABURRA: SABURRA: 1. ESPESSURA DA SABURRA: SABURRA:

Descrio: Descrio: aquela que permite a visualizao do corpo da lngua considerada fina caso contrrio espessa. espessa.

INSPEO DA LNGUA

Sinais: fina - fatores patognicos externos ou doenas leves. espessa - reteno alimentar devido a umidade causada pela interiorizao de energia perversa.

INSPEO DA LNGUA

2.

UMIDADE E RESSECAMENTO: RESSECAMENTO:

Descrio de Saburra Seca: visivelmente ressecada, Seca: geralmente spera e com aspecto de grnulos de areia. areia. Sinais: Sinais: reduo dos lquidos orgnicos por excesso de Calor ou esgotamento dos lquidos corpreos e desgaste do Yin. Tambm sintoma de deficincia de Yang, surgindo Yin. pela impossibilidade de ascenso das essncias nutrientes. nutrientes. Exemplos: Exemplos: febre alta e acidose. acidose.

INSPEO DA LNGUA

Descrio de Saburra mida: apresenta umidade e aspecto escorregadio. Sinal: estagnao de mucosidade lquidos orgnicos. Exemplo: portadores de doenas leves ou insuficincia cardaca.

INSPEO DA LNGUA

3. 4.

DETERIORADA OU PEGAJOSA DESCAMAO: DESCAMAO:

Saburra Descamada em Forma de Flor: Flor: Descrio: Descrio: a saburra no se descama completamente, deixa brilhante e escorregadio os locais descamados. descamados. Sinal: Sinal: comprometimento da energia Qi e do Yang do E.

INSPEO DA LNGUA

Quando Existes Pegajosidade: Sinal: mucosidade mida (no consegue evaporar) ou existe danos na energia de defesa. Saburra em Mapa Geogrfico (lngua geogrfica) Sinal: deficincia de Yin ou de energia Qi e sangue (Xue).

INSPEO DA LNGUA

Saburra Semi-Descamada: Semi-Descamada: Descrio: Descrio: no local descamado no escorregadio (liso), dando a impresso de haver o surgimento de uma nova granulao. granulao. Sinal: Sinal: deficincia de energia Qi e de sangue Xue. Xue. Exemplo: Exemplo: enfermidades que duram por um longo perodo de tempo. tempo.

INSPEO DA LNGUA

Lngua em Espelho ou Lngua Lisa Descrio: saburra descamou completamente, tornando-se lisa, tornandoescorregadia e com aspecto de espelho. Sinal: falncia do Yin e da energia Qi do BP e E. Exemplos de modo geral: todas as lnguas acima podem ser encontradas com freqncia em doenas de grande gravidade, desnutrio, anemia e em crianas, alrgicas.

INSPEO DA LNGUA

5. DESPROPORCIONDADA OU DESIGUAL: DESIGUAL: Saburra em Concentrao lateral: lateral: Descrio: Descrio: saburra se encontra na extremidade anterior (ponta da lngua). lngua).

INSPEO DA LNGUA

Sinal: interiorizao no profunda de E perversa no organismo ou deficincia de energia Qi do Estmago. Saburra em Desequilbrio Interno: Descrio: a saburra se encontra concentrada na raiz da lngua. Sinal: energia perversa no interior do organismo foi reduzida, mas o Estmago continua congestionado ou j apresentava mucosidade e fluidos orgnicos.

INSPEO DA LNGUA

Concentrao da Saburra no Lado Esquerdo Sinal: Sinal: estagnao energtica dos rgos Zan e interiorizao de energia perversa nos rgos Zng e F. F. Concentrao no Lado Direito: Direito:

INSPEO DA LNGUA

Sinal: invaso de energia perversa no plano entre as partes internas e externas do organismo. Concentrao em Ambos os Lados: Sinal: doena no Fgado e VB. Distribuda por Toda a Extenso da Lngua: Sinal: estagnao da mucosidade mida no aquecedor mdio.

INSPEO DA LNGUA

Saburra Espessa
Saburra espessa aquela que consegue encobrir o corpo da lngua. indicativa de um desequilbrio interno com acmulo de umidade e mucosidade ou estagnao de alimentos

INSPEO DA LNGUA

Saburra Fina
aquela que no consegue encobrir o corpo da lngua. indicativa de um desequilbrio superficial e portanto de fcil resoluo

INSPEO DA LNGUA

UMIDADE E SECURA DA SABURRA


A Saburra normal deve apresentar-se ligeiramente mida e brilhosa revelando a normalidade dos lquidos orgnicos

Saburra Seca
indicativa de deficincia de lquidos orgnicos - calor excessivo, perdas hdricas importantes, vazio de yin

INSPEO DA LNGUA

Saburra Excessivamente mida


indicativa de infiltrao hdrica com estagnao de gua e umidade. Principal padro de desarmonia envolvido a deficincia de yang ou de Qi de Pi

INSPEO DA LNGUA

Saburra Enraigada
aquela que apresenta-se bastante ligada a superfcie da lngua, sendo bastante difcil remov-la, fazendo com que o corpo da lngua e a saburra se confundam. indicativa de uma sndrome de excesso de calor e um Qi de Wei em plenitude

INSPEO DA LNGUA

Saburra Solta
aquela que d a aparncia de estar solta sobre a lngua, sendo fcil remov-la. indicativa de um Qi deficiente com um Qi de Wei vazio

INSPEO DA LNGUA

Lngua sem Saburra ou com Saburra Descascada


Lngua sem saburra
Indicativa da diminuio importante do yin orgnico, com repercusses no yin do estmago

INSPEO DA LNGUA

Lngua Descascada
oriunda de uma deficincia moderada do yin, que no suficiente para fazer com que a lngua fique totalmente sem saburra

INSPEO DA LNGUA

Lngua Pegajosa
Se caracteriza por um revestimento pegajoso, turvo gorduroso, com granulaes finas e estreitas. indicativa de distrbios causados pela umidade - mucosidade, estagnao de alimentos ou calor umidade, levando ao espessamento dos fludos corporais

INSPEO DA LNGUA

Lngua Pegajosa

INSPEO DA LNGUA

Saburra Granulosa
Saburra com aspecto granuloso, espessa, com grnulos grossos e moles que se destacam com facilidade Causada por calor excessivo agindo sobre os fludos de Wei

INSPEO DA LNGUA

A COR DA SABURRA

Saburra Branca
Surge geralmente por quadro de def. de Qi, de yang ou invaso de frio e umidade Lngua com saburra branca, fina e brilhante - invaso pelo vento frio externo Lngua plida com saburra espessa, mida, brilhante - frio externo que penetrou em profundidade ou def. do yang de Pi

INSPEO DA LNGUA

Lngua com saburra branca, espessa, lodosa - acmulo de alimentos e mucosidades Lngua com saburra branca, espessa e seca - consumo exagerado dos lquidos orgnicos

INSPEO DA LNGUA

Saburra Amarela
Geralmente causada por calor de origem interna ou externa Saburra amarela fina e brilhante - calor em superfcie por invaso externa

INSPEO DA LNGUA

Saburra Amarela
Saburra amarela, fina, brilhante e mida calor umidade de origem interna ou uma fase inicial de calor de origem externa

INSPEO DA LNGUA

Saburra Amarela
Saburra amarela, fina e seca - calor exagerado com consumo de yin de Fei e Fluidos de Wei Saburra amarela espessa - calor excessivo em Wei ou estagnao de alimentos

INSPEO DA LNGUA

Saburra Amarela
Saburra amarela espessa e pegajosa - calor e umidade no interior Saburra espessa, amarela, seca - acmulo de calor no estmago e intestino com consumo de lquidos

INSPEO DA LNGUA

Saburra Cinza
Sempre indicativa de um distrbio interno e crnico, com importante comprometimento orgnico Saburra acizentada, espessa e mida - presena de frio e umidade interna em excesso ou acmulo de mucosidade Saburra acizentada, espessa e seca - calor excessivo, com consumo de lquidos orgnicos, ou deficincia de yin

INSPEO DA LNGUA

Saburra Preta
Representa grau importante de desequilbrio interno. Surge nas fases graves das doenas. Pode evoluir a partir das saburras amarelas e cinza

Lngua com saburra negra, espessa e seca - calor de origem interna e consumo dos lquidos orgnicos

INSPEO DA LNGUA

Saburra Preta
Lngua com saburra negra, espessa e mida - vazio de yang com frio interno e ou frio - mucosidade

INSPEO DA LNGUA

Distribuio da Saburra
A saburra se deposita em maior volume nos locais que representam rgos em maior desequilbrio

Saburra mais evidente no centro da lngua desequilbrio em Wei e Pi Saburra nos bordos da lngua - agresso a Gan e vescula biliar

INSPEO DA LNGUA

Saburra com Mais de Uma Cor


Lnguas com saburra de mais de uma cor, so prprias de doenas em estado de transformao, ou agentes patgenos levando a alteraes diferentes no interior e exterior

Saburra branca com reas amarelas - doena de frio se transformando em calor Saburra amarela com reas brancas - doena do calor em processo de regresso ou se transformando em frio Saburra branca com centro cinza - deficincia de Pi com acmulo de frio

INSPEO DA LNGUA

Evoluo da Doena e as Variaes da Lngua


As variaes da saburra servem como um guia prognstico, j que as modificaes que ocorrem em seu corpo e saburra durante o evoluir das doenas refletem com clareza a luta entre os fatores patgenos e defensivos Saburra Fina que se transforma em espessa - passagem de uma doena leve para uma grave. O fenmeno inverso significa que a doena est em estado de resoluo Saburra seca que se transforma em mida - revela processo de cura. Saburra mida que vai secando, mostra calor se instalando e consumindo os lquidos orgnicos

INSPEO DA LNGUA

Evoluo da Doena e as Variaes da Lngua


Saburra branca que vai evoluindo para amarela - significa agravamento do quadro com penetrao de calor Corpo da lngua inicialmente vermelho escuro decorrente de um grande calor - com o tratamento vai clareando, significa um processo de cura Corpo da lngua plida - com o tratamento vai se tornando mais rosado, menos mido, menos infiltrado, indica regresso do frio interno e aumento do yang

INSPEO DA LNGUA

Evoluo da Doena e as Variaes da Lngua

PR

PS

INSPEO DA LNGUA

LINGUAS E SABURRA NORMAIS

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelha e suas Ansises

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

Lngua vermelho-escura e suas anlises vermelho-

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

Lngua roxo-azulada e suas anlises roxo-

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

OUTROS

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

Outros

INSPEO DA LNGUA

Abscesso lingual.

INSPEO DA LNGUA

Lngua fngica.

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA

INSPEO DA LNGUA
VERDADEIRA OU FALSA UMIDADE CalorCalor-Cheio : saburra CalorCalor-Vazio : sem saburra

Forma da lngua em problemas mentais

Lados vermelhos da lngua, provenientes da raiva. raiva.

INSPEO DA LNGUA

Lngua com os lados e a ponta vermelhos. vermelhos.

Fissura do Estmago e do Corao em problemas mentais. mentais.

INSPEO DA LNGUA

DISCUSSO DE CASOS CLNICOS A) Uma mulher de 48 anos de idade sofria de dispnia h 10 anos. anos. Apresentava dificuldade na inspirao, principalmente noite. noite. A dispnia aparentemente teve incio aps a paciente Ter enfrentado uma tempestade de areia no Oriente Mdio, quando contraiu broncopneumonia. Teve pneumonia anteriormente durante broncopneumonia. a infncia. Apresentava tambm reteno de fluido no abdmen e infncia. tornozelos h dez anos. Com freqncia sentia-se obstinada e com anos. sentiasensao de frio, especialmente nas pernas. pernas. Pulso era fino e profundo e particularmente fraco em ambas as posies posteriores. posteriores. Lngua era plida e inchada, com revestimento branco e pegajoso. pegajoso.

INSPEO DA LNGUA

Diagnstico: Diagnstico: Este um caso evidente de dispnia proveniente de deficincia do Yang do Rim e Pulmo. Obviamente, a Pulmo. paciente vinha sofrendo de fraqueza nos Pulmes desde a infncia, originaria da pneumonia e mais tarde agravada pela broncopneumonia. Tendo em vista broncopneumonia. a idade da paciente, a energia do Rim comeou a declinar, combinando-se com a deficincia do Pulmo e combinandogerando o incio da dispnia. A deficincia do Yang do dispnia. Rim confirmada pela reteno de fluido muito fraco em ambas as posies posteriores. posteriores.

INSPEO DA LNGUA

Tratamento: Tratamento: Tratamento com acupuntura e ervas. O tratamento de acupuntura ervas. foi: foi: Tonificao dos Pulmes e dos rins atravs dos pontos: E 36, BP 6, pontos: 36, V 13, VG 12, B 23, Vaso Maravilhoso ( p 7 e R 6), ervas (Su Zi Jiang Qi 13, 12, 23, Tang). Tang).

INSPEO DA LNGUA

B) Uma mulher de 42 anos de idade sofria de dispnia desde os 7 anos. Quando mudou-se h 13 anos para uma casa velha e anos. mudouempoeirada, seu quadro de dispnia piorou. Apresentava dificuldade na piorou. inspirao, principalmente noite e mediante exposio ao frio ou poeira. poeira. Sofria ainda de dor na parte inferior das costas e de tontura. tontura. Durante a gravidez de seus dois filhos, a dispnia apresentou melhora. melhora. Com freqncia sentia frio e apresentava inchao nos tornozelos. tornozelos. Aos seis meses de idade contraiu coqueluche, a qual permaneceu por longo tempo. tempo. Pulso: Pulso: profundo e fraco, especialmente em ambas as posies posteriores. posteriores. Lngua: Lngua: era vermelha, rija e apresentava rachadura do Estmago pouco profunda e revestimento amarelo. amarelo.

INSPEO DA LNGUA

Diagnstico: Diagnstico: A dispnia era proveniente de Deficincia do Yang dos Pulmes e dos Rins. No incio, a dispnia originava-se apenas de deficincia Rins. originavados Pulmes, que enfraqueceram a partir da coqueluche. Mais coqueluche. tarde, o incio da deficincia do Rim contribuiu para a dispnia. Os dispnia. sintomas de dificuldade em inspirar, sensao de frio, dor nas costas, inchao nos tornozelos, tontura e pulso fraco nas posies posteriores indicavam deficincia dos Rins (Yang). O fato da (Yang). paciente ter apresentado melhora durante a gravidez dos filhos tambm apontava para uma deficincia do Rim. Rim.

INSPEO DA LNGUA

Entretanto a lngua mostrava tambm outra condio de calor e mucosidade. O Pulmo e os Rins deficientes, falhando na transformao dos fluidos, davam origem formao de mucosidade, que mais tarde agravou a dispnia. Aps um longo perodo, a mucosidade facilmente d origem formao de calor. Portanto este caso mostra facilmente a deficincia (dos Pulmes e dos Rins) e de frio (proveniente da deficincia do Yang do Rim) e calor (nos Pulmes). A raiz a deficincia do Yang do Pulmo e do Rim, enquanto a mucosidade-calor nos Pulmes a manifestao. mucosidade-

INSPEO DA LNGUA

Tratamento: Tratamento: Tratar simultaneamente a raiz e a manifestao. manifestao. Tonificar o Yang do Pulmo e do Rim, restabelecendo a descida do Qi do Pulmo, eliminando a mucosidade, e clareando o calor. Uma vez que o fator patognico calor. interno, podemos tonificar simultaneamente o Qi do corpo (Yang do Pulmo e Rim) e expelir o fator patognico (mucosidade-calor). A paciente foi tratada (mucosidade-calor). com acupuntura, utilizando-se apenas os seguintes utilizandopontos em vrias sesses durante 12 meses de tratamento. tratamento.

INSPEO DA LNGUA

Pontos: VC 12, VC 9, E 40: usados para eliminar a mucosidade. Alm disso E 40 em combinao com CS 6 abre o trax e auxilia a respirao. CS 6: foi usado para abrir o trax e aliviar a dispnia. Vaso Concepo (P 7 e R 6) Vaso Maravilhoso.

INSPEO DA LNGUA

B 13, B 20, B 23: foram usados para tonificar e aquecer os Pulmes, BP e Rins, atravs de agulhas e moxa. P 5: foi utilizado para clarear o calor e eliminar a mucosidade dos Pulmes. R 7 e BP 6: foram utilizados para tonificar o Yang do BP e do Rim e para eliminar o edema. Foram utilizadas agulhas e moxas.

INSPEO DA LNGUA

A dispnia da paciente diminuram drasticamente em intensidade e freqncia num perodo de 12 meses de tratamento. tratamento. A) Uma mulher de 40 anos de idade queixava-se de asma queixavaque iniciara aos 20 anos, a partir de um trauma emocional. emocional. Conforme a prpria descrio do paciente. Usava inaladores paciente. Ventolin e Becotide diariamente, bem como comprimidos de Prednisolona. Prednisolona. As crises eram claramente geradas por tenso emocional e a asma no apresentava nenhuma base alrgica. alrgica. SentiaSentia-se muito tensa e irritvel e muitas vezes sentia dor no hipocndrio direito. Sofria ainda de tenso pr-menstrual. A direito. pr-menstrual. lngua era vermelha, ainda mais vermelha nos lados, com revestimento amarelo. amarelo. O pulso era fraco no lado direito e em corda no esquerdo. esquerdo.

INSPEO DA LNGUA

Diagnstico: Diagnstico: O problema fundamental neste caso a estagnao do Qi do Fgado, gerando Fogo no Fgado. A estagnao prolongada de Qi, Fgado. durante anos, freqentemente gera Fogo. O Fogo do Fgado pode Fogo. transbordar no trax e obstruir a decida do Qi do Pulmo, causando asma. Este tipo de asma inicia mais tarde durante a asma. vida (no durante a infncia) e claramente relacionado com tenso emocional, como neste caso. O Fogo do Fgado evidente a caso. partir da lngua com os lados vermelhos, porm no pelos outros sintomas: sintomas: isto porque o Fogo do Fgado no se forma independentemente, mas a partir de uma estagnao do Qi do Fgado. Fgado. Da os sintomas de estagnao de Qi do Fgado tais como dor na regio do hipocndrio, irritabilidade, tenso prprmenstrual e o pulso em corda do lado esquerdo. esquerdo.

INSPEO DA LNGUA

Tratamento: Tratamento: Quando o Fogo do Fgado se desenvolve a partir da estagnao do Qi do Fgado, no necessita ser drenado com ervas amargas e frias ou depurativas, mas apenas clareado com uma combinao de ervas picantes para abrir e mover o Qi, e algumas levemente amargas para clarear. clarear. Assim sendo, o princpio de tratamento consiste em mover o Qi, clarear o Fogo do Fgado, restabelecer a descida do Qi do Pulmo acalmar a mente e assentar a Alma Etrea. Etrea.

INSPEO DA LNGUA

Pontos: Pontos: P 7, P 1: restabelecem a 'descida do Qi do Pulmo. Pulmo. VB 34, F 3, F 14: movem o Qi do fgado. F 14 em 34, 14: fgado. particular move o Qi do Fgado no Trax. Trax. CS 6, CS 6: acalmam a mente, assentam a Alma Etrea , movem indiretamente o Qi do Fgado, restabelecem a descida do Qi do Pulmo e abrem do Trax. Trax. E 40: especialmente em combinao com CS abre 40: o Trax e facilita a respirao. respirao. Ervas: Ervas: Si Ni San - p das quatro rebelies. rebelies.

LNGUA

INSPEO DA LNGUA

1. Vescula 2. Duodeno 3. Pncreas 4. Crdia 5. Corao 6. Sulcos mdios 7. Rim-Bexiga-Intestino 7.Rim-Bexiga8. Clon 9. Apndice 10.Pylorus 10. Pylorus 11.Esfago 11. 12. Fgado-Vescula12. Fgado-VesculaPncreasPncreas-Duodeno

INSPEO DA LNGUA

1. Na rea da vescula, o epitlio da lngua est nitidamente descamado. Tendncia a clicas descamado. biliares. biliares.

2. A beirada da lngua est vermelha faltando a camada superior, a saburra. saburra.

3. Lngua com impresses dos dente:. dente: Impresso dos dentes na beirada da lngua significa um vazio na funo do Fgado, mas considera tambm a funo Bao-Pncreas. Bao-Pncreas. Na medicina ayurvdica visto como sinal de mmabsoro. absoro.

INSPEO DA LNGUA

4.Lngua com sulcos oblquos na lateral: lateral: Significa, alm de distrbios de Fgado-PncreasFgado-PncreasDuodeno, paredes gstricas atrofiadas e fracas. fracas. EncontraEncontra-se muito em pessoas que fizeram gastrectomia. gastrectomia. 5 a. Lngua com beiradas vermelhas: vermelhas: Condio Yang do orbes heptico. Pessoas colricas. s vezes apresentam sintomas de asma e dispnia por causa da energia bloqueada.

5 b. Lngua com beiradas vermelhas e lngua esbranquiada: esbranquiada: Indicao de distrbios crnicos do Fgado-VesculaFgado-VesculaPncreas. Pncreas.

INSPEO DA LNGUA

6.Lngua violeta: violeta: Qualquer colorao interpretada como distrbio heptico. heptico.

7. Lngua envernizada ou esmaltada: esmaltada: Indicao de doena heptica grave. Na grave. medicina chinesa, a falta de uma saburra significa a desidratao dos sucos Yang e da energia gstrica. Quando a lngua parece gstrica. envernizada, lisa, seca e brilhante, o Rim e o Fgado tambm j esto prejudicados. prejudicados.

INSPEO DA LNGUA

8. Lngua plicada: plicada: Quase sempre aponta para casos de distrbios digestivos por falta enzimtica. Terapeuticamente a enzimtica. produo de enzimas deve ser estimulada. estimulada.

9. Lngua parasitria: parasitria: EncontraEncontra-se principalmente em crianas plidas e cansadas. cansadas. Uma lngua que contenha em sua superfcie pequenos risquinhos brancos, denota a presena de parasitas intestinais. intestinais. 10. Lngua preta: 10. preta: A superfcie encontra-se mudada pela hiperplasia encontradas papilas filiformes e comprometida com o fungo aspergillus niger ou cndida albicans. Muitas albicans. vezes esta colorao aparece como produto de terapia com antibiticos. antibiticos. Diagnstico diferencial: tabaco. diferencial: tabaco.

INSPEO DA LNGUA

11. Lngua com sulco profundo: Indica sinal antigo de lcera.

12. Saburra cinza-esbranquiada: cinzaAparece em casos de gastrite aguda. Uma lcera normalmente no d saburra.

Potrebbero piacerti anche