Sei sulla pagina 1di 26

A CONSTRUO DO CONCEITO DE CONSCINCIA EM FREUD, MARX E ADORNO*

Camila Passos Fleury de Oliveira**

RESUMO No presente artigo, o conceito de conscincia ser discutido a partir da leitura das obras de Freud, Marx e Adorno. Em alguns de seus textos, buscar-se-o os elementos de anlise, assim como o caminho percorrido por cada autor para o desenvolvimento e a apreenso de tal conceito. Ao final, ser realizada uma anlise a respeito das rupturas e aproximaes dos trs tericos. Palavras-chave: conscincia; trabalho; civilizao; indivduo.

A CONSTRUO DO CONCEITO DE CONSCINCIA EM FREUD


Freud, o fundador da psicanlise, estudou a fundo a psiqu humana. Dentre as suas incontveis descobertas, o inconsciente aparece como o mais revelador e fundamental representante da teoria psicanaltica. Freud ps a nu o fato de que o homem no senhor de si como se comumente acreditava, mas, ao contrrio, guiado por pensamentos dos quais nem sempre tem conhecimento ou controle. A tenso entre os sistemas consciente e inconsciente permeia toda a obra freudiana, e dela que parte o desenvolvimento de suas principais contribuies. Em meio a essa tenso, uma certa confuso ou sobreposio de dois conceitos se faz presente. Embora pouco se reflita sobre esse tema nos escritos psicanalticos, os termos conscincia e sistema consciente aparecem como instncias equivalentes, o que no
* Artigo recebido em 12/5/2005 e aprovado em 11/8/2005. ** Graduada em Psicologia (UCG) e mestranda em Educao Escolar Brasileira (FEUFG). E-mail: cafleury@bol.com.br.

306

OLIVEIRA, C. P. F. de A construo do conceito de conscincia...

de fato correto, ainda que no se possa cindi-los por completo. no interesse de identificar como se d a construo do conceito de conscincia em Freud que buscaremos, no interior de sua obra, os elementos que possibilitam sua anlise. Na teoria psicanaltica, a apreenso da gnese do conceito de conscincia pode ser buscada na tenso existente na relao entre id, ego e superego, ou seja, no desenvolvimento do aparelho psquico dos indivduos. Como se d o processo de desenvolvimento psquico? Para Freud, este est diretamente vinculado ao funcionamento pulsional. O corpo da criana, desde o momento do nascimento, uma fonte de energia que, em contato com o mundo externo, buscar o objeto de que necessita para a satisfao do seu desejo. Essa energia da qual o corpo dispe, denominada de libido, canalizada para a obteno do equilbrio homeosttico temporariamente perdido devido a alguma carncia do organismo a qual Freud (1915) denominou de pulso.1 Esta seria ento o representante psquico dos estmulos somticos. Para cada carncia/ pulso do organismo, existe um objeto correspondente, ou seja, o objeto da pulso, que pode ser representado tanto por pessoas (me) quanto por coisas (alimento). A finalidade de cada pulso seria obter satisfao que, em ltima anlise, representa o retorno de um estado de equilbrio. No incio da vida, o ambiente representa para a criana uma fonte de gratificaes ou descargas para essas necessidades pulsionais que surgem do id e que motivam as relaes do indivduo com o mundo. Essa instncia est sujeita s determinaes daquilo que Freud (1911) denominou de princpio do prazer, segundo o qual o prazer deve ser alcanado de forma imediata sem considerar a realidade externa. Ao mesmo tempo em que o prazer buscado, qualquer expresso de desprazer deve ser afastada. Como o objetivo do id a obteno imediata de prazer a qualquer preo, no caracterstica sua a preocupao com as restries morais. Segundo Freud, O id no conhece nenhum julgamento de valores: no conhece o bem nem o mal, nem moralidade (1933, p. 79). As demandas dessa instncia so imperiosas e imediatistas. Como a figura materna a maior fonte de gratificao pulsional que o indivduo dispe nesse momento, ser altamente catexizada, ou seja, ter um grande investimento de energia psquica. Nessa etapa, ainda no possvel falar de um ego diferenciado, j que a criana encontra-se em estado de fuso com a me. Devido a esse fator, segundo Freud, o seio da me , nesse estgio, a mais desejada de todas as fontes e

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 30 (2): 305-329, jul./dez. 2005

307

tambm o primeiro objeto a contrastar a criana sob a forma de algo que exige exteriormente e que s forado a surgir atravs de uma ao especial (1930, p. 76), ou seja, por meio do choro. a partir das primeiras experincias de frustrao, quando a realidade externa apresentada ao sujeito gradativamente, que este comear a desenvolver um sentido de realidade e a entender que existe um mundo externo independente dele prprio. A criana ento aprende a diferenciar os estmulos provenientes do id daqueles oriundos do ambiente. Origina-se assim, a partir desse momento, um processo de diferenciao de um primitivo ego a partir do id. O ego, nesse momento ainda primitivamente organizado, ser o mediador entre os impulsos do id e o ambiente, a fim de encontrar meios de execut-los. Essa funo de mediao fundamental para o desenvolvimento do sujeito, como observa Freud:
a relao com o mundo externo tornou-se fator decisivo para o ego, esse assumiu a tarefa de representar o mundo externo perante o id que no poderia escapar destruio se, em seus cegos intentos que visam satisfao de seus instintos, no atentasse para esse poder externo supremo. (1933, p. 81)

Juntamente com esse processo de amadurecimento e diferenciao do ego, o sujeito progressivamente passa a adquirir a capacidade de adiar a descarga de energia at que as circunstncias ambientais sejam favorveis, ou seja, ele adquire a capacidade de tolerncia. Desse modo, esto lanadas as bases para a introduo do princpio da realidade que, a partir desse momento, deve dominar o desenvolvimento futuro. Segundo Freud,
sob a influncia dos instintos de autopreservao do ego, o princpio do prazer substitudo pelo principio da realidade. Este ltimo princpio no abandona a inteno de fundamentalmente obter prazer; no obstante exige e efetua o adiamento da satisfao, o abandono de uma srie de possibilidades de obt-la e a tolerncia temporria do desprazer como uma etapa no longo e indireto caminho para o prazer. (1920, p. 20)

Porm, o princpio do prazer nunca abandonado e persiste nos sujeitos como uma tendncia. Mas no so somente as pulses relacionadas com a autopreservao que provm do id. Segundo Freud, as

308

OLIVEIRA, C. P. F. de A construo do conceito de conscincia...

pulses sexuais esto presentes desde o incio da vida e no aparecem apenas como fruto do desenvolvimento posterior: como todos sabem, as crianas de tenra idade so amorais e no possuem inibies internas contra seus impulsos que buscam o prazer (1933, p. 67) Como no tm inibies, esse papel a princpio ser desempenhado por seus pais. funo dos pais governar a criana, guiando suas atitudes, impondo leis e interdies e concedendo-lhe provas de amor, o que preparar o indivduo para viver em sociedade. Com o conseqente desenvolvimento da criana, essa influncia externa, exercida pela autoridade dos pais, internalizada sob a forma de um superego. De acordo com Freud, No devemos falar de conscincia at que um superego se ache demonstravelmente presente (1930, p. 139).
A influncia dos pais governa a criana, concedendo-lhe provas de amor e ameaando com castigos, os quais, para a criana, so sinais de perda do amor e se faro temer por essa mesma causa. Essa ansiedade realstica o precursor da ansiedade moral subseqente. Na medida em que ela dominante no h necessidade de falar em superego e conscincia. Apenas posteriormente que se desenvolve a situao secundria quando a coero externa internalizada, o superego assume o lugar da instncia parental e observa, dirige e ameaa o ego, exatamente da mesma forma como anteriormente os pais faziam com a criana. (FREUD, 1933, p. 67-68)

O superego assume, assim, o poder, a funo e at mesmo os mtodos da instncia parental (p. 68). Na origem do superego, as imagos parentais mais primitivas desempenham uma funo determinante. por meio da internalizao do superego que a criana torna-se um ser moral e social. Segundo Freud, a base desse processo [de internalizao da instancia parental] o que se chama de identificao isto , a ao de assemelhar um ego a outro ego, em conseqncia do que o primeiro ego se comporta como o segundo em determinados aspectos, imita-o, e em certo sentido, assimila-o dentro de si (1921, p. 68). Dito de outro modo, a identificao esfora-se por moldar o prprio ego de uma pessoa segundo o aspecto daquele que foi tomado como modelo (1921, p.116).
A instalao do superego pode ser classificada como exemplo bemsucedido de identificao com a instncia parental. O fato que fala

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 30 (2): 305-329, jul./dez. 2005

309

decisivamente a favor desse ponto de vista que essa nova criao de uma instncia superior dentro do ego est intimamente ligada ao destino do Complexo de dipo, de modo que o superego surge como herdeiro dessa vinculao afetiva to importante para a infncia. (FREUD, 1930, p. 69)

A identificao desempenha assim um papel decisivo na histria primitiva do Complexo de dipo: o menino tem em seu pai um ideal e, com base nessa admirao, gostaria de ser como ele. Concomitantemente a essa identificao com o pai, o menino comea a desenvolver um interesse especial pela me. O pai ento assume o papel de rival, impedindo a concretizao de seu desejo. A sada possvel renunciar a essas satisfaes pulsionais:
a represso que ento se estabelece, compele-a [a criana] a renunciar a maior parte desses objetivos sexuais infantis e deixa atrs de si uma profunda modificao em sua relao com seus pais. A criana permanece ainda ligada a eles, mas por instintos que devem ser descritos como inibidos em seu objetivo. As emoes que da passa a sentir por esses objetos de seu amor so caracterizadas como afetuosas. (FREUD, 1921, p. 121)

A resoluo do Complexo de dipo consiste em assumir sua identidade renunciando ao objeto de prazer. A criana, ao renunciar aos desejos edipianos amorosos e hostis, identifica-se com seus pais e internaliza suas interdies, assim como os valores dos pais e da sociedade. Essas identificaes so fundamentais na formao do superego. A aquisio do sentimento de identidade forma-se a partir da elaborao das mais variadas identificaes e sofrer contnuas e sucessivas transformaes ao longo da vida de cada indivduo.
Abandonando o Complexo de dipo, uma criana deve, conforme podemos ver, renunciar s intensa catexias objetais que depositou em seus pais, e como compensao por essa perda de objetos que existe uma intensificao to grande das identificaes com seus pais, as quais provavelmente h muito estiveram presentes em seu ego. [...] No decurso do desenvolvimento, o superego tambm assimila as influncias que tomaram o lugar dos pais, educadores, professores, pessoas escolhidas como modelos ideais. (FREUD, 1933, p. 69-70)

310

OLIVEIRA, C. P. F. de A construo do conceito de conscincia...

Outro importante fator na formao do superego , segundo Freud, a existncia nos seres humanos de inclinao para a agresso: os homens so criaturas entre cujos dotes instintivos deve se levar em conta uma poderosa quota de agressividade (1930, p. 116). Freud afirma que provavelmente se tenha desenvolvido na criana uma agressividade contra a autoridade dos pais que a impede de ter algumas de suas primeiras satisfaes pulsionais. Como essa agressividade vingativa que ento se estabelece contra os pais no pode ser satisfeita, a criana obrigada a renunci-la e o faz por meio do processo de identificao e internalizao da autoridade, processo esse que encontra-se, como ressaltamos, na origem do superego.
Quais os meios que a civilizao utiliza para inibir a agressividade que se lhe ope, torn-la incua ou talvez livrar-se dela? [...] Sua agressividade [do indivduo] introjetada, internalizada: ela na realidade enviada de volta para o lugar de onde proveio, isto , dirigida no sentido do seu prprio ego. A assumida por uma parte do ego que se coloca contra o resto do ego, como superego, e que ento, sob a forma de conscincia, est pronta para pr em ao contra o ego a mesma agressividade rude que o ego teria gostado de satisfazer sobre outros indivduos a ele estranhos. A tenso entre o severo superego e o ego, que a ele se acha sujeito, por ns chamada de sentimento de culpa; expressa-se como uma necessidade de punio. A civilizao, portanto, consegue dominar o perigoso desejo de agresso do indivduo, enfraquecendo-o, desarmando-o e estabelecendo no seu interior um agente para cuidar dele, como uma guarnio numa cidade conquistada. (FREUD, 1930, p. 127)

Freud nos esclarece que, na realidade, existem duas origens do sentimento de culpa: uma que surge do medo da autoridade e, posteriormente, outra que surge do medo do superego. No primeiro processo, o sentimento de culpa est diretamente vinculado ao medo da perda do amor: o motivo que faz uma pessoa diferenciar o que bom do que mau descoberto no desamparo e na dependncia dela em relao a outros indivduos, e pode ser mais bem designado como medo de perda do amor (FREUD, 1930, p. 128). O autor explica que de incio aquilo que considerado mau o que de alguma forma ameaa a perda do amor e, conseqentemente, da proteo a ele vinculada. O medo da perda do amor leva a uma renncia das satisfaes instintivas. O conflito entre a necessidade do amor e o impulso no sentido da satisfao instintiva geram

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 30 (2): 305-329, jul./dez. 2005

311

o sentimento de culpa. Freud esclarece que nessa etapa o sentimento de culpa apenas uma ansiedade social (1930, p. 129) Posteriormente, no segundo processo, a autoridade dos pais internalizada por meio do estabelecimento do superego. Como nada pode ser escondido do superego, a distino entre fazer algo mau e desejar faz-lo desaparece completamente. De acordo com o autor, nesse momento os fenmenos da conscincia atingem ento um estgio mais elevado. Na realidade ento devemos falar de conscincia ou sentimento de culpa (129). Freud acrescenta que o sentimento de culpa, a severidade do superego, , portanto, o mesmo que a severidade da conscincia (1930, p. 139). Segundo Freud (1930), podemos aprender que a severidade do superego as exigncias da conscincia deve ser entendida como uma continuao da severidade da autoridade externa, qual sucedeu e que, em parte, substituiu (p. 131). De acordo com o autor (1930), pode-se afirmar que a conscincia o resultado da renncia instintiva, ou que a renncia instintiva (imposta a ns de fora) cria a conscincia, a qual ento exige mais renncias instintivas (p. 131). Essa renncia ao instinto, condio necessria para o estabelecimento de um superego (ou da conscincia), desempenha um importante papel no desenvolvimento da civilizao:
impossvel desprezar o ponto de vista o qual a civilizao construda sobre uma renncia ao instinto, o quanto ela pressupe exatamente a no satisfao (pela opresso, represso, ou algum outro meio?) de instintos poderosos. Essa frustrao cultural domina o grande campo das relaes sociais entre os seres humanos. a causa da hostilidade contra a qual todas civilizaes tm de lutar. (FREUD, 1930, p. 103-104)

No seu texto Mal-estar na civilizao (1930), Freud estabelece uma relao direta entre os sacrifcios causados pela renncia das satisfaes pulsionais e a impossibilidade de o homem obter felicidade quando vivendo em sociedade. A conseqncia dessa relao para a sociedade civilizada que esta encontra-se em permanente ameaa de desintegrao, o que a obriga a cuidar constantemente do estabelecimento e da manuteno dos limites reguladores das necessidades pulsionais dos homens. Segundo Freud,
Se a civilizao impe sacrifcios to grandes, no apenas sexualidade do homem, mas tambm sua agressividade, podemos compreender

312

OLIVEIRA, C. P. F. de A construo do conceito de conscincia...

melhor porque lhe to difcil ser feliz nessa civilizao. [...] O homem civilizado trocou uma parcela de suas possibilidades de felicidade por uma parcela de segurana. (1930, p. 119)

nesse processo que se inicia com o nascimento do sujeito e se completa com seu desenvolvimento e que implica renncias constantes que Freud estabelece a construo do conceito de conscincia ou de superego. No transcorrer de sua obra, podemos perceber que, para o autor, o superego e a conscincia so instncias equivalentes. Freud chega mesmo a afirmar que podemos denominar o superego como conscincia tranqilamente. A conscincia no aparece em Freud como um conceito dado, mas como um processo em constante construo, na qual existe uma luta permanente entre desejo e renncia, prazer e desprazer, satisfao e frustrao.

A CONSTRUO DO CONCEITO DE CONSCINCIA EM MARX


Segundo Marx, a existncia humana constitui-se em determinadas condies histricas que demarcam as possibilidades de desenvolvimento de sua condio. Sendo assim, as possibilidades de o homem efetivar-se na realidade objetiva so determinadas pelo modo de produo material. Para compreender uma determinada sociedade, basta compreender sua estrutura produtiva. Sendo assim, para compreender qual a perspectiva de Marx na anlise do conceito de conscincia, preciso analisar seu modo de compreender a sociedade. Marx analisa a conscincia a partir das condies de existncia material, ou seja, atravs da anlise das relaes de produo. Segundo a anlise de Marx (2002), o ser humano, para alm de sua condio biolgica, se inaugura e se constitui como ser humano no registro de uma objetividade histrica, que s se efetiva pela mediao do trabalho. Assim, no centro do processo de constituio da humanidade, o trabalho aparece como dimenso fundamental. Nessa medida, a idia de trabalho vital para a compreenso do homem, de sua trajetria histrica e de sua realidade presente. O trabalho , assim, a categoria explicativa do homem.

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 30 (2): 305-329, jul./dez. 2005

313

Carente, o homem dever por meio de sua ao produtiva criar as condies de possibilidade de sua existncia, criando tambm, por essa via, o mundo em que vive. Nesse sentido, a necessidade determinante na conduo do homem ao trabalho, processo material de produo de sua vida. Est lanado, a, o fato fundante da sociabilidade humana. Segundo Marx e Engels (2002), o primeiro pressuposto de toda a existncia humana e, portanto, de toda a histria o de que todos os homens devem ter condies de viver para poder fazer a histria (p. 21).
Mas, para viver, preciso antes de tudo beber, comer, morar, vestir-se e algumas outras coisas mais. O primeiro fato histrico , portanto, a produo dos meios que permitem satisfazer essas necessidades, a produo da prpria vida material; e isso mesmo constitui um fato histrico, uma condio fundamental de toda a histria que se deve, ainda hoje como h milhares de anos, preencher dia a dia, hora a hora, simplesmente para manter os homens com vida. (MARX; ENGELS, 2002, p. 21)

Assim, o trabalho inscreve-se como a possibilidade de constituio e produo da humanidade. Atravs do trabalho, o homem constitui-se como homem e constitui a realidade material e espiritual em que vive. Nesse sentido, a relao entre sociedade e indivduo apresenta-se como uma relao dialtica de reciprocidade: produtor da realidade social, o homem tambm , por ela, produzido. Segundo Marx (1998), o processo de humanizao concretiza-se por meio da relao de intercmbio do homem com a natureza pela mediao do trabalho. Conforme as suas necessidades e no intuito de satisfaz-las, o homem atua sobre a natureza atravs da prxis humana, transformando-a e colocando-a a seu servio.
Antes de tudo, o trabalho um processo entre o homem e a Natureza, um processo em que o homem, por sua prpria ao, media, regula e controla seu metabolismo com a Natureza [...]. Ao atuar, por meio desse movimento, sobre a natureza externa a ele e ao modific-la, ele modifica, ao mesmo tempo, sua prpria natureza. (MARX, 1998, p. 142)

por meio de sua ao sobre a natureza, a partir de suas necessidades individuais, que o homem se exterioriza e se objetiva,

314

OLIVEIRA, C. P. F. de A construo do conceito de conscincia...

refletindo-se assim no mundo objetivo. Assim, para Marx, a conscincia aparece a princpio com a carncia, o que determina a necessidade de intercmbio com outros homens. Assim, como objetivao humana, o trabalho conserva, em si, a possibilidade da conscincia.
A conscincia , portanto, de incio, um produto social e o ser enquanto existirem homens. Assim, a conscincia , antes de mais nada, apenas a conscincia do meio sensvel mais prximo e de uma interdependncia limitada com outras pessoas e outras coisas situadas fora do indivduo que toma conscincia; ao mesmo tempo a conscincia da natureza que se ergue primeiro em face dos homens como uma fora fundamentalmente estranha, onipotente e inatacvel, em relao qual os homens se comportam de um modo puramente animal e que se impe a eles tanto quanto aos rebanhos; , por conseguinte, uma conscincia da natureza puramente animal (religio da natureza). (MARX; ENGELS, 2002, p. 25)

Ao criar os produtos de sua conscincia que vo satisfazer suas necessidades, o homem deposita neles sua vida, subjetivando-os, ao mesmo tempo em que internaliza os objetos da realidade, internalizando dessa forma as conscincias depositadas naquele objeto. Os contedos dos outros homens so, assim, internalizados como seus pelo processo de subjetivao e objetivao que constitui a realidade concreta. Nesse processo, as subjetividades encontram-se, constituindo, assim, a realidade social. Ao se exteriorizar em sua particularidade, o indivduo marcado pela universalidade. Dessa forma, no momento de confronto com suas necessidades que a conscincia humana realiza-se. O ser da conscincia constitui-se a partir e ao mesmo tempo do ser real concreto. A sua conscincia ser constituda nesse processo dinmico de intercmbio com as conscincias dos outros indivduos pela mediao do trabalho, no processo em que o sujeito, ao construir a realidade concreta, constri-se a si mesmo. A conscincia assim produto de uma relao social, fruto do trabalho, que um processo de socializao. Mas o encontro do homem com a realidade em que vive , no limite, o encontro com a vida humana passada, com as geraes que o precederam, das quais herdeiro. Ao nascer, o homem herda uma realidade transformada por outros homens, marcada por suas conscincias, e essa realidade condiciona as possibilidades de ao desse sujeito. Dessa

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 30 (2): 305-329, jul./dez. 2005

315

forma, o homem atua sempre sob objetivaes humanas pretritas, j cristalizadas, significando-as e moldando-as conforme suas possibilidades presentes. Este o segredo da histria revelado por Marx e Engels:
A histria no seno a sucesso das diferentes geraes, cada uma das quais explora os materiais, os capitais, as foras produtivas que lhes so transmitidas pelas geraes precedentes; assim sendo, cada gerao, por um lado, continua o modo de atividade que lhe transmitido, mas em circunstncias radicalmente transformadas, e, por outro lado, ela modifica as antigas circunstncias entregando-se a uma atividade radicalmente diferente. (2002, p. 46-47)

Para Marx, ento, a possibilidade da conscincia no est dada no plano das idias, mas, sim, no campo da sociabilidade, da realidade concreta.
Na produo social da prpria existncia, os homens entram em relaes determinantes, necessrias, independentes de sua vontade; estas relaes de produo correspondem a um grau determinado de desenvolvimento de suas foras produtivas materiais. O conjunto dessas relaes de produo constitui a estrutura econmica da sociedade, a base real sobre a qual se eleva uma superestrutura jurdica e poltica e qual correspondem formas sociais determinadas de conscincia. O modo de produo da vida material condiciona o processo de vida social, poltica e intelectual. No a conscincia dos homens que determina a realidade; ao contrario, a realidade social que determina sua conscincia. (MARX apud IANNI, 1995, p. 31-32)

Marx nos esclarece que esse mesmo trabalho que encerra a possibilidade de constituio do homem e de sua conscincia pode converter-se no processo em que o homem pode se perder. Ao analisar a sociedade capitalista e sua forma de produo historicamente desenvolvida, Marx demonstra a complexidade do processo de alienao, revelando o aspecto negativo do trabalho e sua conseqncia para a produo da conscincia dos homens. Assim, para Marx, o trabalho manifesta-se em dois momentos contraditrios: como meio atravs do qual o homem constitui-se e como fator gerador de alienao e de constituio de uma falsa conscincia.

316

OLIVEIRA, C. P. F. de A construo do conceito de conscincia...

Com a consolidao do capitalismo como modo de produo material, ocorreram profundas transformaes sociais e econmicas que modificaram drasticamente a existncia humana. Economicamente, o trabalhador foi separado dos seus meios de produo, que se tornaram propriedade privada do capitalista, assim como do produto do seu trabalho. O trabalhador perdeu, dessa forma, o controle do processo global de produo e foi obrigado a vender a sua fora de trabalho para viver. Uma nova forma particular de trabalho emergiu desse processo: o trabalho livre ou assalariado. A idia de trabalho livre absolutamente necessria ao capitalismo. O trabalhador livre para qu? Para vender sua fora de trabalho, ou seja, para se vender como fora de trabalho no mercado. somente nessa forma desenvolvida historicamente que o trabalho assume as condies ideais de reproduo do capital. A fora de trabalho convertese, dessa forma, em uma mercadoria, a mais miservel de todas as mercadorias.
A fora de trabalho pois uma mercadoria que o seu proprietrio, o operrio assalariado, vende ao capital. E por que razo a vende? Para viver. Mas a manifestao da fora de trabalho, o trabalho mesmo a atividade vital prpria do operrio, a sua maneira especfica de manifestar a vida. E essa atividade vital que ele vende a um terceiro para conseguir os necessrios meios de subsistncia. Quer isto dizer que a sua atividade vital no mais do que um meio para poder existir. Trabalha para viver. Para ele, o trabalho no uma parte de sua vida, antes um sacrifcio da sua vida. uma mercadoria que os outros utilizaro. (MARX, s.d., p. 22)

A existncia do trabalhador fica assim condicionada sua venda em uma relao de oferta e procura caracterstica do mercado. Ao comprar a fora de trabalho do homem, o capitalista no apenas adquiriu uma mercadoria, como tambm o direito de explor-la:
o operrio, cujo nico recurso a venda de sua fora de trabalho, no pode desligar-se de toda a classe de compradores, isto , da classe capitalista, sem renunciar existncia. Ele no pertence a este ou aquele patro, mas classe capitalista e compete-lhe a ele encontrar quem o queira, isto , encontrar um comprador dentro dessa classe burguesa. (MARX, s.d., p. 23)

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 30 (2): 305-329, jul./dez. 2005

317

A atividade produtiva do homem agora canalizada para a produo de objetos que no lhe pertencem, pois so propriedade do capitalista. O trabalhador assim alienado do produto de seu trabalho, do qual no apenas perdeu a posse como tambm no poder usufruir como fruto de sua prpria criao. Sem o controle do processo de produo, nem mesmo do produto final, o trabalhador no estabelece um vnculo com o produto de sua criao, e configura-se uma relao de oposio. O objeto produzido pelo trabalhador apresenta-se, assim, como um ser estranho e independente:
o objecto produzido pelo trabalho, o seu produto, se lhe ope como um ser estranho, como um poder independente do produtor. O produto do trabalho o trabalho que se fixou num objeto, que se transformou em coisa fsica, a objectivao do trabalho. A realizao do trabalho constitui simultaneamente a sua objectivao. A realizao do trabalho aparece na esfera da economia poltica como desrealizao do trabalhador, a objectivao como perda e servido do objecto, a apropriao como alienao. (MARX, 1964, p. 159)

A conscincia dos sujeitos exprime as relaes sociais nas quais esto inseridos. Se, no sistema capitalista as relaes sociais entre operrio e capitalista so relaes de dependncia e alienao, essa realidade que a conscincia internalizar. As classes trabalhadoras apreendem essas relaes de produo de maneira invertida, j que no surgem de forma transparente. Marx, ento, revela a existncia de uma ligao entre formas invertidas de conscincia e a existncia material dos homens. O conceito de ideologia expressa, no limite, essa relao. Se a realidade no revela os nexos que a constituem e se apresenta de uma forma invertida, se as contradies sociais so ocultadas pela ideologia e, dessa forma, o sujeito privado de tal entendimento, a conscincia fica prejudicada pela distoro a que o pensamento submetido. A conscincia converte-se em uma conscincia invertida, que fruto de uma realidade invertida. Essa opacidade no uma opacidade que est na conscincia do sujeito, mas uma opacidade que est na realidade. O operrio e o capitalista esto em um processo de compra e venda de fora de trabalho e de produo de mercadoria, e nesse processo que se funda a conscincia de classe. E a conscincia de cada

318

OLIVEIRA, C. P. F. de A construo do conceito de conscincia...

um determinada ou constituda pela posio que ocupa dentro do processo produtivo, de acordo com seus interesses que representam.
A perspectiva de classe no a nica, mas a determinante na produo da conscincia das pessoas e grupos sociais. O operrio no pode elidir a alienao do produto do seu trabalho excedente (no pago), da mesma forma que o capitalista no pode elidir essa alienao. Sob as mais diversas formas, um luta para modificar essa situao, enquanto o outro luta para mant-la. (IANNI, 1995, p. 26)

Segundo Marx e Engels (2002), as idias da classe dominante tendem a ser as idias predominantes em cada poca. Essas idias so generalizadas s demais classes de tal forma que acabam por transformarem-se em idias naturais, perdendo seu carter de historicidade.
Os pensamentos da classe dominante so tambm, em todas as pocas, os pensamentos dominantes; em outras palavras, a classe que o poder material dominante numa determinada sociedade tambm o poder espiritual dominante. A classe que dispe dos meios de produo material, dispe tambm dos meios de produo intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles aos quais so negados os meios de produo intelectual est submetido tambm classe dominante. Os pensamentos dominantes nada mais so do que a expresso ideal das relaes materiais dominantes; eles so essas relaes materiais dominantes consideradas sob forma de idias, portanto a expresso das relaes que fazem parte de uma classe, a classe dominante; em outras palavras, so as idias de sua dominao. (2002, p. 48)

Mas, gradativamente, os operrios passam a adquirir uma compreenso cada vez maior do carter alienado de sua condio, no prprio interior de suas relaes de trabalho. Uma conscincia poltica comea a surgir paulatinamente, e os operrios tendem a organizar as suas atividades a partir dessa compreenso. O operrio comea a compreender o Estado burgus como o gerador da sua alienao. A sua conscincia vai assim se desenvolvendo ao longo de suas prprias lutas, como classe. Em seu Manifesto do Partido Comunista (1998), Marx defende o desenvolvimento de uma conscincia poltica que possibilite elementos para uma revoluo comunista, que rompa com as relaes de produo

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 30 (2): 305-329, jul./dez. 2005

319

tradicionais e promova uma melhoria nas condies de vida dos trabalhadores. Segundo o autor, a classe trabalhadora a classe revolucionria, ou seja, a classe que traz nas mos o futuro (MARX, 1988, p. 17). Marx levanta ento uma questo:
Ser necessria uma inteligncia excepcional para compreender que, ao mudarem as condies de vida dos homens, as suas relaes sociais, a sua existncia social, mudam tambm as suas representaes, as suas concepes, os seus conceitos numa palavra, a sua conscincia? (MARX, 1998, p. 28)

A CONSTRUO DO CONCEITO DE CONSCINCIA EM ADORNO


Theodor W. Adorno foi um dos representantes que mais se destacou na chamada Escola de Frankfurt. Seus escritos incorporam uma preciosa crtica da sociedade, apoiada em uma interlocuo com diversos tericos, principalmente com Marx e Freud. Na teoria marxiana, Adorno busca os elementos objetivos que fundam a sociedade capitalista, que se sustenta nas contradies e nos conflitos. Na teoria freudiana, busca as causas subjetivas que tornam possvel a adaptao e a adeso do sujeito a tal sociedade. Contudo, apesar de se valer de elementos da teoria marxiana e freudiana, Adorno no permite uma fuso ou sequer uma conciliao entre ambas. A tenso entre a objetividade e a subjetividade inerente sua obra. Seus escritos revelam, para alm do tempo, a atualidade de sua anlise. A dialtica entre indivduo e sociedade referncia fundamental utilizada por Adorno na construo do conceito de indivduo e na anlise da cultura como um todo, servindo de parmetro para a crtica da sociedade. No cerne do seu repertrio analtico crtico, a razo iluminista aparece como elemento fundamental na gnese da irracionalidade produzida pelos homens. A razo iluminista, tomada como elemento de emancipao humana, possibilitada pelo progresso inerente sua idia, converte-se em seu oposto: instrumento de irracionalidade e regresso. Dentro dessa perspectiva de crtica da sociedade, o conceito de conscincia em Adorno aparece em dois plos opostos: como meio de adeso ao mundo da cultura administrada e como seu contraponto, qual seja, a possibilidade de crtica e conseqente transformao da sociedade existente. na transio entre esses dois plos que se desenvolve a

320

OLIVEIRA, C. P. F. de A construo do conceito de conscincia...

construo do conceito de conscincia em Adorno, imanente crtica do mundo da cultura administrada, crtica norteadora de sua obra. No prefcio da obra Dialtica do esclarecimento (1985), escrita por Adorno em conjunto com Horkheimer, uma questo aparece como crucial: descobrir por que a humanidade em vez de entrar em um estado verdadeiramente humano est se afundando em uma nova espcie de barbrie (p. 11). apoiado nessa questo que os autores desenvolvem a sua crtica da sociedade. Segundo Adorno, a sociedade capitalista converteu-se em uma sociedade inteiramente administrada pelos interesses do capital em detrimento dos interesses humanos. Permeado pela irracionalidade, o progresso converteu-se em progresso da dominao e transformou a conscincia em sua presa fcil. Nessa linha de raciocnio, segundo Crochik (2003), a dominao da conscincia reflete-se na adaptao dos indivduos a essa sociedade contraditria e irracional.
O que permite a adaptao a uma sociedade contraditria a ideologia, que substitui, em grande parte, a fora bruta direta necessria para que a ordem social se mantenha segundo os interesses dominantes, mas a ameaa da fora a substncia. Assim, a conscincia no reage diretamente ao contedo da ideologia, mas ameaa. O que nos faz trabalhar continuamente menos a justificativa ideolgica e mais o medo do que aconteceria se assim no o fizssemos. (CROCHIK, 2003, p. 21)

Segundo Adorno (1993), a cultura cria a iluso de uma sociedade digna do homem que no existe; ela escamoteia as condies materiais com base nas quais so produzidas todas as obras humanas [...] Tratase da noo da cultura como ideologia (p. 48). Essa ideologia ceifa dos sujeitos a possibilidade de perceber a sua dominao, impedindo-o de se libertar dela. Estes converteram-se em obedientes instrumentos da ordem vigente, possibilitando a manuteno do existente por meio de uma adaptao passiva s leis da irracionalidade. A compreenso das condies de perpetuao da dominao, presente na sociedade atual, seja no indivduo, seja na cultura, seria o primeiro passo para a sua eliminao, para uma transformao social.

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 30 (2): 305-329, jul./dez. 2005

321

importante frisar a falsidade inerente ideologia atual que tem como um de seus principais traos fixar-se ao existente, dificultando a possibilidade de se pensar a transformao social necessria para uma sociedade justa. Se a ideologia atual tenta preservar o existente, a nica alternativa que resta aos homens a de se adaptar ou, em outras palavras, tornarem-se o que j so. Como no h possibilidade de transformao, s cabe aperfeioar o que existe. (CROCHK, 2003, p. 30)

No cerne da anlise de Adorno, o que se percebe uma denncia: a impossibilidade de realizao plena do indivduo. A sociedade administrada retira do indivduo a possibilidade de efetivar-se como sujeito emancipado, livre e autnomo, como um partcipe de uma sociedade verdadeiramente humana. O progresso, ao mesmo tempo que toma esses ideais como princpios, nega a sua possibilidade de realizao. Esse o paradoxo da razo iluminista:
hoje o homem adapta-se s condies dadas em nome do realismo. Os indivduos sentem-se, desde o comeo, peas de um jogo e ficam tranqilos. Mas, como a ideologia j no garante coisa alguma, salvo que as coisas so o que so, at a sua inverdade especfica se reduz ao pobre axioma de que no poderiam ser diferentes do que so. Os homens adaptam-se a essa mentira, mas, ao mesmo tempo, enxergam atravs do seu manto [...] a ideologia e a realidade correm uma para a outra; porque a realidade dada, a falta de outra ideologia mais convincente, converte-se em ideologia de si mesma, bastaria ao esprito um pequeno esforo para se livrar do manto dessa aparncia onipotente, quase sem sacrifcio algum. Mas esse esforo parece ser o mais custoso de todos. (ADORNO; HORKHEIMER, 1973, p. 203)

A questo fundamental que permeia a obra de Adorno : como possvel para a conscincia a adeso a um iderio irracional? O que leva os indivduos a aderir a essa cultura administrada? Em seu texto Acerca de la relacin entre sociologia e psicologia (1986), Adorno, ao buscar delimitar o objeto da psicologia social, aponta para a necessidade de se apreender os elementos que impossibilitam ao sujeito a percepo de sua condio de sujeitos dominados pela irracionalidade. No interior dessa discusso, a conscincia aparece como objeto privilegiado de anlise medida que traz a chave do entendimento das

322

OLIVEIRA, C. P. F. de A construo do conceito de conscincia...

razes subjetivas que levam o sujeito adeso e imobilizao social. Segundo Crochk (2001),
A atual ideologia mentira manifesta. [...] A crtica ideologia, ou seja, negao determinada, deve se voltar tambm aos mecanismos psquicos que levam a adeso mentira manifesta. Ou seja, a questo para esses autores a de saber o que leva os homens a se conformar com uma sociedade que expropria continuamente os sentidos de suas vidas. (p. 6)

A indstria cultural, crtica fundamental de Adorno, reconstri a sociedade opacizando-a, banindo a dialtica da reflexo da conscincia. Ao refletir a irracionalidade da sociedade capitalista, a indstria cultural, por meio da manipulao das massas, contribui para o surgimento de um sujeito identificado com a subjetividade que esta impe. Assim, o que externamente ditado pela indstria converte-se em necessidade interna, e o consumo revela mais uma forma de internalizao da dominao. Dessa forma, desapropria do sujeito sua possibilidade de autodeterminao e contestao. O indivduo busca se realizar de forma individualizada e fragmentada, perdendo a sua dimenso de universalidade. A heteronomia a forma dominante do sujeito nessa sociedade. Segundo Adorno (1995),
a organizao social em que vivemos continua sendo heternoma, isto , nenhuma pessoa pode existir na sociedade atual realmente conforme suas prprias determinaes; enquanto isto ocorre, a sociedade forma as pessoas mediante inmeros canais e instncias mediadoras, de um modo tal que tudo absorvem e aceitam nos termos dessa configurao heternoma que se desviou de si mesma em sua conscincia. (p. 181)

Segundo Adorno (1972), a formao no outra coisa que a cultura pelo lado de sua apropriao subjetiva (p. 142). Assim, somente pelo processo de internalizao da cultura que dar-se- a diferenciao do sujeito com relao a seu meio. A cultura o caminho possvel para a individuao, que significa possibilidade de pens-la, question-la. Ao internalizar a cultura administrada, o indivduo internaliza a dominao. Nesse sentido, o processo de individuao impedido pelo processo de individualizao, incentivado pela indstria cultural e que retira dos sujeitos a capacidade de crtica. Segundo Adorno (1995), atualmente a sociedade premia uma no individuao, uma atitude colaboracionista (p. 153).

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 30 (2): 305-329, jul./dez. 2005

323

Na indstria, o indivduo ilusrio no apenas por causa da padronizao do modo de produo. Ele s tolerado na medida em que sua identidade incondicional com o universal est fora de questo. [...] o que domina a pseudoindividualidade. [...] a individuao jamais chegou a se realizar de fato. O indivduo, sobre o qual a sociedade se apoiava, trazia em si mesmo sua mcula; em sua aparente liberdade, ele era o produto de sua aparelhagem econmica e social. (ADORNO; HORKHEIMER, 1985, p. 144-145)

Segundo Crochk (2001), como a formao, a diferenciao individual, significa a apropriao subjetiva da cultura, o que essa tem de racionalidade e de irracionalidade transposto para o indivduo (p. 7). Nesse processo, o indivduo levado a aceitar as condies que a sociedade impe passivamente, acatando, como seus, os padres sociais impostos. O sujeito, ao se relacionar com a realidade, internaliza essa realidade em sua forma aparencial que oculta a sua forma de opresso, o que impossibilita a conscincia dela, do seu processo de opresso. Assim, os sujeitos, destitudos de sua prpria histria, perpetuam sua condio alienada e alienante. A possibilidade de constituir-se como sujeito est dada na possibilidade de ter conscincia de si. A conscincia manipulada um reflexo de um sujeito que desconhece a si mesmo, ainda que acredite que tenha o controle de si. Ao reproduzir as formas de dominao, deixa de construir a sua possibilidade de mudana para perpetuar-se como sujeito da sujeio. A indstria cultural contribui maciamente para o impedimento de que haja transformao social medida que a idia que se difunde que esta j existe. A indstria cultural emblemtica da perda da dimenso emancipatria que deveria ser imanente ao movimento da razo. Adorno (1995) defende o princpio do esclarecimento da conscincia que inevitavelmente levaria a um questionamento e a uma resistncia sociedade em contraponto ao que chama de conformismo onipresente (p. 144). Para o autor, de um certo modo, emancipao significa o mesmo que conscientizao, racionalidade (ADORNO, 1995, p. 143). Uma idia vendida pela indstria cultural e que perpassa a democracia a de que os indivduos desfrutam no somente da igualdade de direitos como, de fato, de possibilidades, dificultando a identificao dos mecanismos de dominao. Negando-se a desigualdade social historicamente determinada no modo de produo capitalista, difunde-se a

324

OLIVEIRA, C. P. F. de A construo do conceito de conscincia...

crena na possibilidade de uma sociedade igualitria com oportunidades ao alcance de todos, na qual o esforo individual levaria conseqentemente mobilidade social. Esta a idia produzida pela racionalidade capitalista e absorvida pela conscincia. Segundo Adorno (1995), Uma democracia efetiva s pode ser imaginada enquanto uma sociedade de quem emancipado (p. 142).
Numa democracia, quem defende ideais contrrios emancipao, e, portanto, contrrios deciso consciente independente de cada pessoa em particular, um antidemocrata, at mesmo se as idias que correspondem a seus desgnios so difundidas no plano formal da democracia. As tendncias de apresentao de ideais exteriores que no se originam a partir da prpria conscincia emancipada, ou melhor, que se legitimam frente a essa conscincia, permanecem sendo coletivistas-reacionrias. Elas apontam para uma esfera a que deveramos nos opor no s exteriormente pela poltica, mas tambm em outros planos muito mais profundos. (ADORNO, 1995, p. 142)

Em Adorno, a discusso do conceito de conscincia equivalente discusso da racionalidade. Assim, no possvel pens-la seno inserida dentro da crtica da sociedade, pois, para ele, a conscincia no se restringe a um mero pensar, mas a um pensar que possa resultar conseqentemente em ao. Para o autor o conceito de racionalidade ou de conscincia , em geral,
apreendido de um modo excessivamente estreito, como capacidade formal de pensar. Mas esta constitui uma limitao da inteligncia, um caso especial da inteligncia, de que certamente h necessidade. Mas aquilo que caracteriza propriamente a conscincia o pensar em relao realidade, ao contedo a relao entre as formas e estruturas de pensamento do sujeito e aquilo que este no . Este sentido mais profundo de conscincia ou faculdade de pensar o mesmo que fazer experincias. Eu diria que pensar o mesmo que fazer experincias intelectuais. Nesta medida, e nos termos que procuramos expor, a educao para a experincia idntica educao para a emancipao. (ADORNO, 1995, p. 151)

Conforme o autor, como a sociedade em que vivemos regida pela dominao e pela irracionalidade, a formao cultural se converte em uma pseudoformao socializada, na onipresena do esprito alienado [...] a pseudoformao passou a ser a forma dominante da conscincia

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 30 (2): 305-329, jul./dez. 2005

325

atual (ADORNO, 1972, p. 142). Sem liberdade no h autonomia e sem autonomia no h possibilidade de reflexo e crtica. A anlise de Adorno a respeito da conscincia, nessa sociedade convertida em conscincia manipulada, culmina com uma reflexo acerca da educao como nico meio possvel de negao e resistncia. Adorno (1995), ao apresentar sua concepo de educao, defende no a chamada modelagem de pessoas, nem tampouco a mera transmisso de conhecimentos, mas a produo de uma conscincia verdadeira. Isso seria inclusive de maior importncia poltica (p.141). Alcanar esse objetivo em uma sociedade que subtrai do homem a possibilidade de tornar-se um sujeito autnomo, crtico do sistema em que vive, no tarefa fcil. Como produzir conscincias verdadeiras em uma sociedade que forma (e conforma) seus membros realidade tal como est posta? Tamanho empreendimento no constitui tarefa fcil. Para tanto, o resgate de uma Educao que priorize a formao de sujeitos autnomos faz-se vital. Este deve ser o primeiro passo para a construo de uma possvel resistncia hegemnica racionalidade instrumental capitalista. Para Adorno (1995), somente atravs da construo desse processo crtico, tendo como objetivo a educao para a emancipao, seria possvel impedir a barbrie. [...] a nica concretizao efetiva da emancipao consiste em que aquelas poucas pessoas interessadas nesta direo orientem toda a sua energia para que a educao seja uma educao para a contradio e para a resistncia (p. 183).
A educao seria impotente e ideolgica se ignorasse o objetivo de adaptao e no preparasse os homens para se orientarem no mundo. Porm ela seria igualmente questionvel se ficasse s nisso, produzindo nada alm do que Well ajusted people, pessoas bem ajustadas, em conseqncia do que a situao existente se impe precisamente no que tem de pior. Nestes termos, desde o incio, existe no conceito de educao para a conscincia e para a racionalidade uma ambigidade. Talvez no seja possvel super-la no existente, mas certamente no podemos nos desviar dela. (ADORNO, 1995, p. 143-144)

CONSIDERAES FINAIS
Aps percorrer um longo perodo a fim de obter a apreenso do conceito de conscincia na originalidade das obras de Freud, Marx e

326

OLIVEIRA, C. P. F. de A construo do conceito de conscincia...

Adorno, possvel agora buscar os elementos que permitem identificar as aproximaes e divergncias entre os autores citados. De acordo com Freud (1933), a origem do superego ou da conscincia pressupe um fato biolgico extremamente importante e um fato psicolgico decisivo; ou seja, a prolongada dependncia da criana em relao a seus pais e ao Complexo de dipo, ambos intimamente relacionados (p. 72). Assim, em sua obra, percebemos que o interesse de Freud est voltado para o modo como, na origem da conscincia, se d a interao entre os fatores biolgicos e psquicos, ou seja, como, a partir das apetncias e necessidades fsicas, o indivduo se constri como um ser psquico. Ao refletir sobre a origem do superego ou da conscincia, Freud (1933) ressalta que Quando levamos em conta o superego estamos dando um passo importante para a nossa compreenso do comportamento social da humanidade (p. 72). Os fatores psicolgicos so, na viso do autor, imprescindveis para qualquer anlise que se queira fazer sobre a civilizao, j que esta constituda por seres humanos e para seres humanos. Assim, em sua anlise, considera os fatores psquicos determinantes em qualquer fator relativo cultura. Ao analisar os textos de Marx e Freud, percebemos que ambos apresentam focos de anlise distintos. Enquanto para Marx a objetividade sobrepe-se subjetividade, em Freud ocorre o oposto:
Parece provvel que aquilo que se conhece como viso materialista da histria peque por subestimar esse fator. Ele pe de lado, com o comentrio de que as ideologias do homem nada mais so do que produto e superestrutura de suas condies econmicas contemporneas. Isto verdade, mas muito provavelmente no a verdade inteira. A humanidade nunca vive inteiramente o presente. O passado, a tradio da raa e do povo, vive nas ideologias do superego e s lentamente cede s influncias do presente, no sentido de mudanas novas; e enquanto opera atravs do superego, desempenha um poderoso papel na vida do homem, independente de condies econmicas. (FREUD, 1933, p. 73)

A conscincia para Marx determinada pelas relaes sociais do indivduo, relaes de produo. J, para Freud, a conscincia d-se a partir do desenvolvimento pulsional dos indivduos por meio da luta entre os desejos pulsionais e a sua represso. A anlise de Marx objeto de crtica de Freud:

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 30 (2): 305-329, jul./dez. 2005

327

A fora do marxismo est, evidentemente, no em sua viso da histria, ou nas profecias do futuro baseadas nela, mas sim na arguta indicao da influncia decisiva que as circunstncias econmicas dos homens tm sobre as suas atitudes intelectuais, ticas e artsticas. Com isso foram descobertas numerosas correlaes e implicaes, que anteriormente haviam sido quase totalmente negligenciadas. No se pode, contudo, supor que os motivos econmicos sejam os nicos que determinam o comportamento dos seres humanos em sociedade [...]. completamente incompreensvel como os fatores psicolgicos podem ser desprezados, ali onde o que est em questo so as reaes dos seres humanos vivos; pois no s essas reaes concorreram para o estabelecimento das condies econmicas, mas at mesmo apenas sob o domnio dessas condies que os homens conseguem pr em execuo seus impulsos instintuais originais. (FREUD, 1933, p. 173-174)

J com relao teoria de Adorno, ficou evidenciado que os conceitos de conscincia em ambos no so equivalentes. Adorno, ao discutir a conscincia, toma-a no sentido de racionalidade, analisando no que de fato esta se converteu na sociedade administrada. Seus escritos concentram uma anlise crtica da sociedade e do homem que nela vive. Para Adorno, na sociedade atual, conscincia implica necessariamente inconscincia; racionalidade, irracionalidade. Apesar de se utilizar da teoria freudiana, Adorno no toma de emprstimo a mesma concepo de Freud a respeito da conscincia. Em sua anlise, busca elementos da teoria psicanaltica que possibilitem a apreenso dos motivos que levam os sujeitos a aderirem irracionalidade da sociedade administrada. Nos escritos de Adorno, a anlise do conceito de conscincia parece aproximar-se mais da teoria marxiana. Apesar de o interesse de Adorno concentrar-se na compreenso dos fatores subjetivos que permeiam a sociedade capitalista e, mais especificamente, no desenvolvimento da irracionalidade, ele parte da obra de Marx e tenta buscar em Freud elementos que possibilitem preencher algumas lacunas que considera presentes na anlise marxiana. Contudo, vale ressaltar que Adorno no concilia as duas teorias. J Freud, ainda que tome a conscincia em sua relao com o desenvolvimento da civilizao, o faz conferindo nfase s questes pulsionais do indivduo e no a uma anlise diante da racionalidade ou irracionalidade existente.

328

OLIVEIRA, C. P. F. de A construo do conceito de conscincia...

NOTA 1. preciso distinguir a palavra pulso da palavra instinto. Segundo Zimmerman (1999), a palavra pulso (empregada por Freud com o termo original alemo trieb) alude a necessidades biolgicas com representaes psicolgicas, que urgem em ser descarregadas, sendo que necessrio distingui-lo de instinto (traduo do termo instinkt, que tambm aparece na obra de Freud, embora poucas vezes), o qual designa mais explicitamente fixos padres hereditrios de comportamento animal, tpicos de cada espcie (p. 77).

ABSTRACT Based on a study of the works of Freud, Marx and Adorno, this article discusses the concept of conscience. The elements of analysis will be identified in some of their texts as well as the journey of each author towards development and understanding of the concept. An analysis of the points of convergence and differentiation of all three theorists concludes the article. Key words: conscience; labor; civilization; individual. REFERNCIAS ADORNO, T. W. Teoria de la seudocultura. In: Filosofia y superticin. Madrid: Alianza Editorial, 1972. _____. Acerca de la relacin entre sociologia e psicologia. In: JENSEN, H. Teoria crtica del sujeito. Buenos Aires: Siglo XXI, 1986. p. 36-83. _____. Educao e emancipao. Traduo de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Temas bsicos da sociologia. So Paulo: Cultrix/USP, 1973 _____. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. CROCHK, J. L. A formao do indivduo e a dialtica do esclarecimento. Nuances: Revista do Curso de Pedagogia, Unesp, v. 7, n. 7, 2001. _____. O desencanto sedutor: a ideologia da racionalidade tecnolgica. InterAo: Revista da Faculdade de Educao. Goinia: Editora da UFG, v. 28, n. 1, jan.-jun. 2003. p.15-35. FREUD, S. Formulaes sobre os dois princpios do funcionamento mental. In: Obras psicolgicas. Rio de Janeiro: Imago, v. XII, 1996.

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 30 (2): 305-329, jul./dez. 2005

329

_____. As pulses e suas vicissitudes. In: Obras psicolgicas. Rio de Janeiro: Imago, v. XIV, 1996. _____. Alm do princpio do prazer. In: Obras psicolgicas. Rio de Janeiro: Imago, v. XVIII, 1996. _____. A psicologia de grupo e a anlise do ego. In: Obras psicolgicas. Rio de Janeiro: Imago, v. XVIII, 1996. _____. O mal-estar na civilizao. In: Obras psicolgicas. Rio de Janeiro: Imago, v. XXI, 1996. _____. Novas conferncias introdutrias sobre psicanlise. In: Obras psicolgicas. Rio de Janeiro: Imago v. XXII 1996. p. 63-84 e 155-188. IANNI, O. (Org.) Marx. So Paulo: Editora tica, 1995. MARX, K. Manuscritos econmicos-filosficos. Lisboa: Edies 70, 1964. _____. O capital: crtica da economia poltica, v. I. So Paulo: Nova Cultural, 1988. _____. Trabalho assalariado e capital. So Paulo: Global Editora, s.d.. p 11-49. MARX, K; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. So Paulo: Cortez, 1998. _____. A ideologia alem. So Paulo: Martins Fontes, 2002. ZIMERMANN, D. E. Fundamentos psicanalticos: teoria, tcnica e clnica uma abordagem didtica. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Potrebbero piacerti anche