Sei sulla pagina 1di 23

A CRIANA E SEUS DIFERENTES NOMES: ADJETIVAES NO

DISCURSO HISTRICO
Ana Lucia Adriana Costa e Lopes*

Resumo
Este texto pretende lanar um olhar sobre em que contexto se situa a infncia, mais especificamente a infncia excluda no Brasil, atravs das nomeaes de crianas que aparecem no discurso histrico, apontando que estas crianas carregam, implcito nas diferentes adjetivaes, o lugar que cada qual deve ocupar. Palavras-chave: Infncia. Discurso histrico.

Abstract
This text intends to launch a look on where context if points out infancy, more specifically the infancy excluded in Brazil, through the nominations of children who appear in the historical speech, pointing that these children load, implicit in the different adjectives, the place that each one must occupy. Keywords: Infancy. Historical speech.

Resum
Ce texte prtend lancer un regard sur o contexte se place lenfance, plus spcifiquement lenfance exclue au Brsil, travers les nominations denfants qui apparaissent dans le discours historique, en indiquant que ces enfants chargent, implicite dans diffrents adjectifs, la place que chacun doit occuper. Mots-cls: Lenfance. Discours historique.
Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

* Professora, Psicloga. Mestre em Educao UFF alacl@uol.com.br

Ana Lcia Adriana Costa e Lopes

Dia gordo de novidades. Logo pela manh apareceu Ema, filha de dona Josefina Strambi, riso aberto, ansiosa por dar-me a boa nova; descobrira, por acaso, timo colgio onde eu poderia prosseguir meus estudos gratuitamente. (...)Uma escola catlica, porm liberal, explicava Ema. Ela prpria estivera com as freiras no dia anterior, falara de mim, as freiras aceitaram sem reservas ou restries a aluna pag. Ali eu aprenderia, alm de conhecimentos gerais, a falar francs e bordar. A escola no tinha nome, nem currculo. Era um anexo de famoso colgio de meninas ricas de So Paulo, o Des Oiseaux ocupando todo um quarteiro fora construdo um modesto pavilho onde funcionava a escola que eu freqentaria, a das meninas pobres. Na companhia de Ema, dirigi-me rua Caio Prado. Minha primeira surpresa foi constatar que a entrada para a minha escola era pela Rua Augusta, nos fundos do grande colgio, e no pelo porto central de Caio Prado, como eu julgara. Em meio a rvores frondosas, um pavilho, isolado. Ema apresentou-me s duas freiras responsveis pela classe: Madre Tereza e Irm Calixta. (...)Irm Calixta mostrou-se interessada em meus conhecimentos na arte de bordar. Sabe bordar? No, eu no sabia bordar. Pois vai aprender. Tem vontade de aprender? As alunas, debruadas, olhos fixos sobre finas cambraias, bordavam para as freiras, que recebiam encomendas, muitas encomendas. (...)Voltei para casa bastante murcha, mas no disse nada a ningum que me sentira pouco vontade naquele ambiente. Eu no desejava desistir, no ia perder a chance de voltar a estudar. Durante um ano freqentei a escola nos fundos do Des Oisseux. Depois cansei de bordar para as freiras. Zlia Gattai

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

68

As palavras de Gattai (1984), presentes em seu conhecido livro Anarquistas Graas a Deus, remetem para a vivncia das diferentes infncias. Ao evidenciar a situao da infncia excluda e suas interaes com a educao institucionalizada, demonstram os diferentes lugares ocupados por essas crianas no espao escolar. Suas palavras nos fazem refletir sobre o destino que lhes traado pelo mundo adulto e as representaes existentes pelos diversos segmentos sociais em suas formaes.

Este texto pretende refletir sobre essas dimenses, num primeiro momento sobre as relaes da Modernidade com a infncia e suas implicaes. Num segundo momento trazer essa reflexo para o Brasil a partir da nomeao das crianas e de seus lugares ocupados. A separao do mundo adulto para o da criana tida, para muitos, como uma diferenciao que est naturalizada, mas Veiga (2004) nos mostra que o processo que se nos aparenta como natural foi sendo apreendido na mudana conceitual do mundo Medieval para o Modernoque,gradativamente,modificouosconceitosexistentespara depois naturaliz-los na Modernidade. A Modernidade se institui a partir do desmoronamento da visomedievaldeserhumanoquetinhasuavivnciapredeterminada no mundo por um plano divino em uma ordem social esttica, cujo objetivo era a preparao para uma vida aps a morte. Para Baudrillard (apud VEIGA, 2004) existe, no um conceito, mas uma lgica da Modernidade que se realiza nos costumes, no modo de vida cotidiano, que embora no tenha ocorrido de forma radical, ela esteve presente nas mudanas ocorridas a partir do sculo XVI: tais como as viagens ultramarinas, reformas religiosas, iluminismo entre outras. Porm at o incio do sculo XVIII, a Modernidade ainda no era um modo de vida. Sua gnese se realiza no sculo XIX, quando a maioria das naes europias se auto referem como civilizadas, como tambm se reconhecem universalizadas na modernidade. (VEIGA, 2004, p. 36) Esse processo de modernizao, ao instituir um processo civilizatrio do mundo do adulto o institui tambm para o mundo da criana, criando um mecanismo no qual, se o fim a ser atingido do adulto civilizado, a criana deve ser civilizada para que este fim futuramente se cumpra. A relao ento entre modernidade e infncia se estabeleceatravsdaproduodeumsercrianacivilizada.Otempo da infncia aqui compreendido como produo sociocultural, que produz o aparecimento de um tratamento distinto da criana em relao ao mundo adulto e essa distino se associa produo de lugares destinados a ela. Produz tambm novas relaes de autoridade e a elaborao de novas formas de comportamento. (Ibidem, p. 37) Taldiferenciaotrouxe,consequentemente,umadistino geracional que ultrapassa a viso de etapas da vida, concebida numa viso evolucionista e v o tempo de infncia num contexto que se relaciona com o tempo de adulto. No perdendo de vista que o tempo um smbolo cultural, o modo como o concebemos varia de

A criana e seus diferentes nomes: adjetivaes no discurso histrico

69

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

Ana Lcia Adriana Costa e Lopes

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

70

acordo com o momento histrico e a forma utilizada pelo homem para perceber e relacionar os acontecimentos sob a forma deste smbolo. Essa percepo implica a produo de unidades de referncias temporais/culturais de maior ou menor amplitude, padronizadas e socialmente e reconhecidas para servirem de orientao no curso do tempo da vida dos indivduos e/ou grupos da sociedade. (Ibidem, p. 39). Desta forma percebe-se que a contribuio de Veiga para nossa discusso a distino entre o tempo de infncia do ciclo natural da vida e o tempo social de infncia em que no primeiro est o nascer, crescer, reproduzir e morrer; e fazendo parte deste tempo o ser crianae o segundo, em que a infncia se constitui enquanto uma categoria de tempo inventada, atravessada pelo imaginrio da Modernidade. No seu conhecido texto, Aris (1981) afirma que o sentimento de infncia foi sendo organizado a partir do sculo XVII, em conjunto comasmudanassociais,econmicasepolticasporquaispassavamas diversas regies da Europa naquele momento. Para esse autor, no perodo anterior, a durao da infncia era reduzida a seu perodo mais frgil, enquanto o filhote do homem ainda no conseguia bastar-se; a crianaentomaladquiriaalgumdesembaraofsico,eralogomisturada aos adultos e partilhava de seus trabalhos e jogos. (Ibidem, p. 10). Para ele a trade famlia, educao escolar e infncia imbricam-se na emergncia desse sentimento. A elaborao de um sentido de infncia, a organizao da famlia so acompanhadas por um modelo de escola que se torna, no incio do mundo Moderno, um meio de isolar cada vez mais a criana durante um perodo de formao tanto moral como intelectual, de adestr-la graas a uma disciplina autoritria, e, deste modo, separ-la da sociedade dos adultos. (ARIS, 1981, p. 165) Anterior a esta viso moderna de educao escolar a aprendizagem se dava na convivncia da criana ou do jovem com o adulto, no havendo um controle da famlia sobre os valores e conhecimentos aseremtransmitidosouadquiridospelascrianasejovens,aprendia-se ajudando o adulto. As escolas existiam, mas no havia separao de alunos por idade; velhos, jovens e crianas dividiam o mesmo espao sem gradao de currculo. A idade para alunos iniciantes girava em torno dos 10 anos, estes geralmente moravam com o mestre em regime de penso, cujos contratos eram uma espcie de contrato de aprendizagem. Como no era dada importncia idade, poder-se-ia aprender em qualquer idade; no causando estranheza a ningum o fato de que diferentes idades e geraes estivessem num mesmo cenrio escolar.

Aris postula ainda que o movimento de reformas e moralizao ligadas, tanto s instituies religiosas quanto ao Estado, s foram possveis devido cumplicidade sentimental da famlia, pois esta tornou-se lugar de afeio entre seus membros principalmente dos pais pelos filhos, o que se exprimiu atravs da importncia dada educao. Isso teve conseqncias na reproduo e em seu controle, questo j observvel no sculo XVIII, uma vez que, para melhor cuidar da criana e de sua educao, era necessrio reduzir o nmero de filhos. No sculo XIX, j no h mais resqucios da vida social do adulto misturada da criana, a vida social da criana gira em torno da famlia e de sua educao. A partir da publicao das teses postuladas por Aris, muitos outros textos surgiram, concordando ou discordando de suas ideias. Postman (1999) compartilha da ideia de um sentido de infncia construdo no bojo da Modernidade, porm ir associar estas mudanas ao surgimento da tipografia e trar a prtica da leitura e escrita como um dos divisores entre o mundo adulto e o da criana. A inveno da imprensa e a proliferao de livros marcam uma separao entre os que sabem ler e escrever, mundo adulto; e os que no o fazem, mundo da infncia, materializando na prtica mais um trao social que institui essas duas realidades. Assim vrios fatores vo estruturando um modelo ideal de infncia construda na tica da burguesia que se estruturava como fora ideolgica dominante. Segundo Lopes (2003), todas as crianas, que no se enquadram no modelo de infncia burgus, acabam sendo rotuladas como crianas-problema e tambm suas famlias que, ao no se organizarem no modelo padro, no possurem residncias adequadas, nem acesso informao (livros, revistas, jornais...) e outros, so incapazes de cuidar da entrada dos seus filhos no mundo adulto (LOPES, 2003). E a, entram em cena os outros atores sociais, para Perrot (apud KUHLMANN JR, 1998, p. 25), quando a famlia pobre e tida como incapaz, insinuam-se como terceiros filantropos, mdicos e estadistas que pretendem proteger, educar e disciplinar seus filhos. Na interface dessas dimenses, acaba sendo produzido um conjunto de nomenclaturas, de nomeaes, organizado por aqueles que no vivem essa realidade, nem esse segmento social, mas trazem essa infncia diferenciada do projeto burgus em seus discursos, ao utilizarem expresses como: meninos de rua, menores carentes, crianas com dificuldades de aprendizagem e outras.

A criana e seus diferentes nomes: adjetivaes no discurso histrico

71

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

Ana Lcia Adriana Costa e Lopes

Os sujeitos se tornam uma construo da realidade, medida que so nomeados por outros sujeitos atravs da linguagem, pois o sujeito social desde que nasce, constitui-se sempre em relao a outros, mediado pelas significaes sociais de seu mundo... sujeito e mundo no so entes independentes e sim se constituem um ao outro. (EDWARDS, 1998, p.14). No Brasil, desde o incio da colonizao as crianas trazem nas diferentes nomeaes o conceito subjacente que se faz delas ou da infncianaqueleperodohistrico.Acreditandonessespressupostos, partiremos das nomeaes para traar um caminho de anlise sobre a viso da infncia no Brasil, deixando claro para o leitor que a cronologia ser preterida em funo destas nomeaes, num breve apanhado de alguns perodos histricos.

Grumetes, pagens, e rfs do Rei: Os midos da expanso martima


Os midos, assim eram chamadas as crianas que embarcavam para o incio do povoamento das terras do Brasil, a partir de 1530. Segundo RAMOS (1999, p. 19), as crianas subiam a bordo somente na condio de grumetes, pajens, como rfs do Rei ou, mais raramente, como passageiros embarcados em companhia dos pais ou de algum parente. Mas quem eram esses midos? Por que recebiam diferentes nomeaes? Os grumetes eram crianas entre 09 e 16 anos, recrutadas entre as famlias pobres da rea urbana ou eram rfos desabrigados. No caso dos primeiros, a possibilidade de aumentar a renda familiar, uma vez que os pais recebiam um soldo, tornava-se uma oferta tentadora para quem no sabia se seus filhos, ficando em terra, no morreriam de doenas ou inanio. Tais atitudes se justificavam pela realidade do momento, j que nessa poca a mortalidade infantil era alta e as expectativas de vida das crianas portuguesas geralmente no passavam dos 14 anos, o que demonstrava a dura rotina das famlias e crianas menos favorecidas economicamente.
Isto fazia com que principalmente entre os estames mais baixos da sociedade as crianas fossem consideradas como pouco mais que animais, cuja fora de trabalho deveria ser aproveitada enquanto durassem suas curtas vidas. (Ibidem, p. 20).

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

72

O rapto de crianas judias tambm era uma forma de recrutamento. O mtodo cruel significava, simultaneamente, um meio de obter mo-de-obra e de manter sob controle o crescimento da populao judaica em Portugal. Osgrumetesrealizavamostrabalhosmaisperigososepesados das embarcaes e tinham as piores acomodaes e alimentao. Entregues a um cotidiano difcil e cheio de privaes, essas crianas viamse rapidamente obrigadas a largar o universo infantil para enfrentar a realidade da vida adulta (Ibidem, p. 27). Os pajens, diferentemente dos grumetes, provinham de setores mdios urbanos, de famlias protegidas pela nobreza ou da baixa nobreza, pois estas viam na expanso martima a possibilidade de ascenso social de seus filhos. Seus servios eram mais leves e, geralmente, atuavam junto aos oficiais, o que lhes dava diversas vantagens, inclusive de alimentao; raramente eram castigados, o que era comum para os grumetes e ainda tinham poder sobre esses. Se muitos meninos embarcavam por vontade de seus familiares ou por vontade prpria, assim como os judeus, as meninas rfs e pobres eram levadas contra sua vontade e nomeadas como rfs do Rei. Tinham entre 14 e 30 anos, porm dava-se preferncia s menores de 17, que eram enviadas s colnias portuguesas para constiturem famlia. A travessia era difcil para os adultos, qui para os midos. Assim as crianas que chegavam ao Brasil no eram ainda adultos, mas eram tratadas como se fossem. Traziam j essas crianas uma herana de pobreza, conheciam a hierarquia social e no havia para com elas nenhum sentimento de proteo ou cuidado, mas sim de explorao. Sim, eles eram midos frente a um mundo que no se compadecia com seu sofrimento, pois combater o universo adulto desde o incio seria tentar vencer uma batalha que j estava perdida. (Ibidem, p. 49) Nesse momento j podemos perceber as diferentes adjetivaes que esto presentes nos discursos que nomearam essas crianas e figuram, no s no contexto da colnia e da metrpole, mas tambm se fizeram presentes nos registros e documentos de poca: grumetes, pajens, midos. Na base de suas diferenas est a condio social e econmica de suas famlias, para cada nome um lugar nas embarcaes, para cada nome uma realidade vivida na travessia martima, para cada nome um papel na empresa colonial.

A criana e seus diferentes nomes: adjetivaes no discurso histrico

73

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

Ana Lcia Adriana Costa e Lopes

Curumins e rfos: os pequenos da colnia


A sociedade colonial instalada no Brasil tinha um modelo agroexportador, fundamentado na produo de produtos primrios que eram destinados Metrpole. A estrutura social era formada pelos senhores latifundirios, donos de engenhos e escravos. O sistema depoderrepresentadopelafamliapatriarcalfavoreceuaimportao de formas de pensamento da cultura europia. Como nesse momento a escola no servia como reproduo de fora de trabalho, serviu como reproduo das relaes de dominao e de suas ideologias, papel que foi desempenhado pelos Jesutas (ROMANELLI, 2003). Os portugueses, desde o sculo XII, eram pioneiros na empresa de expanso martima e, no sculo XV, procuravam lugares onde no houvesse concorrncia, como a costa ocidental da frica, o Oriente. A colonizao brasileira acabou fazendo parte desse contexto. O principal objetivo dessa empreitada era o lucro, e a funo da populao da colnia era promov-lo para a metrpole. Segundo Ribeiro (1998), a organizao escolar no Brasil no poderia deixar de estar estritamente ligada poltica colonizada. Em 1549, desembarcavam em Vila Velha quatro padres e dois irmos da Companhia de Jesus sob a liderana do padre Manuel da Nbrega. Entre as vrias funes, estava as de ensinar a ler e fazer oraes aos pequenos. Umas das primeiras preocupaes dos Jesutas era, alm da converso do gentio, o ensino das crianas. A preocupao era tamanha que estava expressa no regimento do Governador Tom de Sousa, no qual o rei determinava que aos meninos porque nelesimprimirmelhoradoutrina,trabalhareispordarordemcomo se faam cristos (CHAMBOULEYRON, 1999, p. 53). Havia outras ordens que tambm tiveram papel importante na converso dos Curumins, como eram chamadas as crianas indgenas, e no ensino dos filhos dos portugueses, mas a Ordem dos Jesutas aos poucos foi se transformando em uma ordem docente que orientou seus esforos no sentido de se ocupar da formao, no s dos seus prprios membros, mas tambm da juventude, o que correspondia ao desejo de formar jovens nas letras e virtude, a fim de faz-los propagar eles mesmos no mundo onde vivessem, os valores defendidos pela companhia (Ibidem, p. 56). Como a Companhia de Jesus se contrapunha ao avano da Reforma Protestante, demonstrou um apego pelas formas dogmticas de pensamento, revalorizao da escolstica e uma educao

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

74

literria e humanstica. Assim, seu ensino era alheio realidade da vida da Colnia, uniforme, neutro e sem qualificao para o trabalho, servia s classes dominantes, pois no perturbava a estrutura vigente. Seu principal objetivo era a catequizao da populao indgena, papel que se estendia aos filhos dos colonos. Preparavam ainda os servidores para o sacerdcio e, nos colgios que fundaram ensinavam Letras, Cincias Humanas e Teologia. Nessa conjuntura, podemos ver que todas as representaes sociais da poca passavam pela religio, tendo como discurso a converso f catlica e a educao humanstica. Assim, a educao era um fator importante, mas como meio de se catequizar, pois esses missionrios acreditavam, como a maior parte do mundo europeu dessa poca, que o cristianismo era a nica religio verdadeira e que seu objetivo na colnia era civilizar os habitantes, no por meio do conhecimento em si, mas por meio de um conhecimento que os levasse a alcanar o reino dos cus. AconsolidaodaCompanhiaJesuticaenquantoformadora vai se estruturando na relao que se estabelece entre os jesutas e os moradores do Novo Mundo. Conquanto essa relao tenha se estruturado neste convvio no se pode ignorar que nesse momento estava se concebendo um novo olhar para a infncia no Velho Mundo:
resultados da transformao nas relaes entre indivduo e grupo, o que ensejava o nascimento de novas formas de afetividade e a prpria afirmao do sentimento de infncia na qual Igreja e Estado tiveram um papel fundamental. Neste sentido foi tambm esse movimento que fez a Companhia escolher as crianas indgenas como o papel blanco, a cera virgem em que tanto se desejava escrever; e inscrever-se. (Ibidem, p. 59)

A criana e seus diferentes nomes: adjetivaes no discurso histrico

A educao escolarizada servia pequena nobreza que necessitava de mo-de-obra sem custos e, consequentemente, aos interesses da metrpole. Conquanto fossem os indgenas e principalmente os curumins o alvo dos padres para essa educao, foi necessrio incluir os filhos dos colonos, pois os Jesutas eram os nicos educadores de profisso e recebiam subsdios para fundar colgios, desde que formassem gratuitamente sacerdotes para a catequese. Padre Manuel da Nbrega elaborou, ento, um plano educacional e planejou os Recolhimentos nos quais se educaria ndios

75

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

Ana Lcia Adriana Costa e Lopes

mestios e os rfos, alm dos filhos dos colonos brancos em regime de externato.
No tinha inicialmente, de modo explcito, a inteno de fazer com que o ensino profissional atendesse populao indgena e o outro populao branca exclusivamente (posteriormente). Nota-se que a orientao contida na Ratium concentra sua programao nos elementos da cultura europia. Evidencia desta forma um desinteresse ou a constatao da impossibilidade de instruir tambm o ndio. Era necessrio concentrar pessoal e recursos em pontos estratgicos, j que aqueles eram reduzidos. E tais pontos eram os filhos dos colonos em detrimento do ndio, os futuros sacerdotes em detrimento do leigo, justificam os religiosos. (RIBEIRO, 1998, p. 22)

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

76

Esseltimoapontamentodemonstraqueoscolgiosjesutas constituam-se como instrumento de formao da elite colonial. Os padres foram percebendo a dificuldade de evangelizao dos nativos adultos que se convertiam mais por medo do que por acreditarem na f crist, e reforava-se a ideia de que a criana se converteria mais facilmente, sendo o caminho para a evangelizao e converso do gentio. Acreditava-se que ocorreria algo que o Padre Nbrega em suas cartas chamava de substituio das geraes: os meninos, ensinados na doutrina, em bons costumes, sabendo falar, ler e escrever em portugus terminariam sucedendo a seus pais. Entretanto, a cera virgem no se mostrou to fcil de imprimir, j que para os padres o mais difcil era manter os nativos nos bons costumes. O ensino dos curumins prosperava, como mostra a carta Anua de 1583, abriam-se mais escolas e aumentava o nmero de frequentadores. Porm os padres receavam que, uma vez passada a infncia, o aluno esquecesse o que havia aprendido e voltasse aos costumes dos ndios. Duas situaes que propiciavam esse acontecimento eram o nomadismo dos pais, que carregavam a criana consigo quando partiam, e a puberdade que levava os ndios a terem prticas consideradas abominveis pelos padres, como bebedeira e mulheres. Esses problemas levavam os padres a uma evangelizao pelo temor, que passava por um rgido sistema de disciplina com vigilncia, delao e castigos corporais.

Outra dificuldade de evangelizao era a falta de domnio da lnguafaladapelosnativos.Tamanhaimportnciatinhamasestratgias que permitissem tanto o aprendizado dos indgenas como dos filhos dos portugueses, que os Jesutas faziam arranjos para que toda dificuldade fosse sanada. Uma delas foi trazer jovens rfos de Portugalondejuridicamenteessascrianaseramconsideradasdesvalidas, nome que quer dizer desprotegidas ou sem valor. Pensava-se que estes seriam capazes de aprender facilmente a lngua dos curumins, e assim, pudessem ensinar-lhes o latim e a doutrina da igreja catlica. Porm, como demonstram as palavras de Anchieta, ao falar da chegada, em 1550 ao Brasil de dez a doze rfos, tal iniciativa no propiciou bons resultados que os chama de um bando de moos perdidos, ladres e maus, que aqui chamam de patife. Isso porque, escreve ele, em pouco tempo, assediados pelas ndias, no resistiram tentao, fugindo com elas. Solicitou, enfim, na mesma carta que fossem enviados para c jovens que tivessem boas qualidades, para serem irmos e atuarem como intrpretes do latim ajudando assim na converso do gentio e infiis. (LEITE, 2001, p. 10) Os pedidos do padre Anchieta foram atendidos, j que nem todos os rfos eram patifes e esses meninos de boas qualidades se transformavam em doutrinadores e catequizadores. Junto com os padres percorriam as aldeias e faziam pregaes, resolvendo o problema de falta de religiosos para dar conta de misso to grande. Para esses rfos foi criada uma casa com o auxlio de Tom de Souza. Segundo Leite (2001), foi para abrigar esses meninos bonzinhos que os padres inacianos fundaram os primeiros colgios internos, construindo de imediato duas casas: uma para menina e uma para meninos. Aqui, mais uma vez marcam-se as diferenas das crianas a partir de suas nomenclaturas: s crianas nativas do-se o nome de curumins, essas devem ser convertidas ao catolicismo e empregados todos os esforos (inclusive fsico) para que essa converso no desaparea na medida em que se adentra na vida adulta. Aos jovens rfos couberam duas nomenclaturas: patifes e pequenos de Jesus. Aos primeiros a infncia desvalida teve o sentido de sem valor, meninos que no prestavam e, segundo Anchieta, caam em qualquer tentao. E os pequenos de Jesus encarnavam os meninos de boas qualidades que eram desprotegidos, para quem foi criado um lugar para a sua proteo. Aos patifes que fugiram podemos ainda inferir

A criana e seus diferentes nomes: adjetivaes no discurso histrico

77

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

Ana Lcia Adriana Costa e Lopes

que foram os primeiros meninos de rua do Brasil, enquanto os pequenos de Jesus foram as primeiras crianas recolhidas, inaugurando, nas palavras de Leite (2001, p. 19) uma poltica de recolhimento de menores que vigorou at 1990 - por quase cinco sculos.

Nhonhs, Muleques e Gente de Cor no contexto escravocrata


Segundo Scarano (1999), no sculo XVIII, no h interesse em se relatar como viviam os escravos e pobres na correspondncia entre Lisboa e o Brasil, pois estes no acrescentavam nos assuntos polticos e econmicos e s eram citados, caso houvesse, perigo de revoltas ou problemas. Assim, a documentao oficial pouco informa sobre crianas e, se informa, porque esto envolvidas em atitudes marginais. Porm, a falta de referncias no significa que no lhe dessem valor, ela era a continuao da famlia, gozavam de afeto dos seus, participavam dos acontecimentos e das festas, enfim tinha presena na vida do momento. (Ibidem, p. 110) Se compararmos o que nos relata Aris (1981) sobre a vida da criana na Europa, antes do perodo que esse autor delimita para a inveno da infncia, veremos as semelhanas sobre a vivncia da criana entre os adultos, em que as crianas transitavam pelas ruas e cidades, pois no eram separadas do mundo adulto. O mesmo se dava com as crianas escravas, que circulavam tanto pela senzala como pela casa de seus donos, participando da vida dos seus filhos, muitas vezes servindo de distrao para as mulheres ou de brinquedos para os filhos dos senhores. Meninos brancos recebiam amas africanas que lhes faziam todo tipo de mimos. Quando cresciam, recebiam um companheiro de brincadeira: o muleque que servia de brinquedo, enquanto o dono, o nhonh, divertia-se com as brincadeiras geralmente maldosas e repeties dos castigos impostos aos escravos adultos. A nomeao atrela a idade ao trabalho, o escravo adulto deveria ter mais de quinze anos, os abaixo desta idade, o muleque, traz uma designao de um campo restrito de trabalho, tendo por isso menor valor. As crianas que nasciam escravas no serviam de reposio para outros escravos, pois isso levava anos, maior importncia era dada s suas mes, que serviam de amas de leite para os nhonhs, atitude considerada importante tanto pela igreja como pela medicina vigente. O filho das escravas muitas vezes era prejudicado pela

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

78

falta do alimento e abandonado com outros membros mais idosos para servir os donos. A hierarquia se mantm: privilgio de uns em detrimento de outros. Crianas filhas de escravos com escravos nascidos no Brasil eram chamadas de crioulos, porm, gente de cor era o nome com o qual se agrupavam crianas nascidas de brancos com pessoas de outra etnia (Ibidem, p. 113), que podiam ser designadas de cabra, mestio, mulato ou pardo. Este grupo tornou-se ascendente no s em populao, mas tambm em caractersticas culturais, e sua classificao dependia da situao social da criana. Se esta fosse aceita pelos pais, podiam ser aceitas como brancas. Independente de serem escravas ou livres, estas crianas eram batizadas. A igreja julgava isso to indispensvel que o batismo ocorria independente da vontade dos pais e deles podiam ser separadas se aps os sete anos de idade estes quisessem afast-la dos preceitos da igreja catlica. A igreja enxergava esta idade como o incio da idade da razo. Em contradio viso do escravo enquanto mercadoria, dar criana de cor um batismo significava entend-la como algum que tinha alma e capacidade para o discernimento. Porm essa ao no avalizava s a idade da razo, ela permitia que a criana, se escrava, fosse separada de seus pais e vendida, mas nessa idade, como dissemos anteriormente, ela s seria vista como fonte de distrao ou brinquedo ou para fazer pequenos servios, como carregar coisas ou abanar o seu senhor. As relaes entre negras e homens brancos geraram inmeras crticas e filhos ilegtimos. Crticas porque no se via com bons olhos o reconhecimento desses filhos, uma vez que o entendimento era de que um branco, ao assumir uma criana mestia, estava lhe dando posse do que pertencia aos brancos. Alm disto raramente um branco se casava oficialmente com uma negra, o que os mantinha na situao de concubinato. A outra crtica se referia quantidade de pessoas a integrar outra categoria populacional: no eram brancos e nem africanos ou seus descendentes. Logo foram vistos como um grupo a parte, gerando o desfavor dos habitantes das vilas (...) que se consideravam brancos e constituam a categoria dos favorecidos (SCARANO, 1999, p. 120). Contudo, essa nova categoria, com ou sem recurso, no gostava de ser associada aos escravos e, sempre que possvel, buscava se associar aos brancos. Essas crianas quando j com idade para acompanhar pais, padrinhos ou outros que eram artesos, podiam

A criana e seus diferentes nomes: adjetivaes no discurso histrico

79

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

Ana Lcia Adriana Costa e Lopes

aprender o ofcio e, posteriormente, ter um lugar privilegiado nessa sociedade. Podemos perceber que entre o muleque e o nhonh o lugar de cada um no discurso se institui a partir da hierarquia social do dominante sobre o dominado. Porm, entre pardos e mestios, vemos surgir um outro lugar no discurso, aquele que se diferencia tanto do negro quanto do branco e estabelece uma outra hierarquia, pois o mulato pardo ou mestio pode ora ser considerado branco, ora considerado negro ou nenhum dos dois, mas outro que desses se constitui. A criana aparece como aquela que no participa do universo crioulo, mas que tambm no aceita pelo universo do homem branco. Na discursividade, ela transita, e se nomeia: nem branca, nem negra, mas gente de cor.

Crianasanormaesecreanasdifficeis:Ofocoda Higiene
Se h um lugar onde o discurso sobre a infncia e as nomeaes se encontram e trazem uma viso das vrias reas como a jurdica, mdica, psicolgica e pedaggica que convergem em um mesmo princpio: da infncia enquanto profilaxia, este lugar no cenrio histrico localizado no fim do sculo XIX, na Repblica. Patto (1999) sinaliza que no podemos deixar de negar a existncia de um movimento higienista entre 1889 e 1930, movimento que no adveio apenas da necessidade de diminuir o atraso frente aos pases civilizados e deles fazer parte. A Repblica comea a atuar com um pensamento xenofbico, racista e moralista que esconde, atrs da preveno, uma proposta de aprimoramento e branqueamento do povo brasileiro que no vinha da crena na igualdade entre as raas, mas da necessidade de excluso do negro como condio para o progresso social. Os pobres tambm estavam includos no discurso de inferioridade que era compartilhado nos meios cientficos, e estes eram adjetivados como vadios e incapazes at simiescos e criminosos. (Ibidem, p. 3) Temos aqui o que Veiga (2004) nos aponta na criana como um sujeito que deve ser civilizado, para possibilitar um desenvolvimento. a partir desse objetivo da viso da criana, um pr-cidado, que os psiquiatras, juristas, educadores incluem a questo infantil nos seus projetos, passando a considerar crucial a necessidade de cuidados desde a mais tenra idade.

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

80

Para estes cuidados utilizavam-se de modelos cientficos, reproduzidos dos pases europeus e americanos, que eram considerados exemplos de pases civilizados. Esse pensamento se dava em todos os mbitos e nas reformas educacionais tambm. Porm cientifizar a educao significava principalmente psicologiz-la, transformar os conhecimentos psicolgicos em regras pedaggicas. (NAGLE apud PATTO, 1999, p. 5) A entrada dos princpios higienistas na escola respaldada por mdicos que queriam a vigilncia sanitria dos prdios escolares, dos professores e alunos e a identificao antecipada das anormalidades infantis; por juristas que viam a instituio como preveno e cura da criminalidade infantil e pelos educadores para quem a escola, nas palavras de Azevedo transcritas por Patto (1999), seria um laboratrio social de trabalho, disciplina patriotismo, cooperao e solidariedade organizados em bases cientficas, lugar de construo do homem novo exigido pela ordem urbano-industrial nascente. (Ibidem, p. 5) Tendo em vista esse panorama podemos nos concentrar em profissionais como mdicos psiquiatras, mdicos-pedagogistas, psiquiatras-escolares, mdicos-escolares e no que se chamava de profilaxia mental. Destinava-se s crianas anormaes para dar-lhes tratamentos diferenciados que pudessem evitar o crime e, ainda dentre essas crianas anormaes, estariam as crianas que no respondiam aos contedos escolares da forma esperada que eram nomeadas de cabeas duras e idiotas. Havia ainda as creanas difficeis classificao da Psicologia Mrbida que vinha dos estudos franceses em que estas se distinguiam pela desateno e pela instabilidade ou eram apticas ou agressivas e no se portavam de acordo com o esperado pela famlia ou escola. Cabia a esses mdicos a concretizao de um olhar vigilante e minucioso, que examinaria permanentemente as crianas e as constituiria como normais ou anormais corrigveis ou incorrigveis (...) Validava-se um olhar mdico sobre a populao escolar e punha o entendimentodosproblemasdeescolarizaodascrianasdasclasses populares na chave da doena fsica e mental. (PATTO, 1999, p. 13) A nomeao nesse contexto recebe filiao das diversas reas, enjeitados, expostos, abandonados delinquentes, psicopatas criminosos, histricos, tarados, idiotas, imbecis, apticos, agressivos e extensa classificao para crianas consideradas anormaes, difficeis, apoiada no compndio mdico que se contrape a um nico termo: normal.

A criana e seus diferentes nomes: adjetivaes no discurso histrico

81

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

Ana Lcia Adriana Costa e Lopes

Criana ou Menor: uma distino jurdica


A chegada a uma viso jurista da criana com a fundao de um juizado de menores em 1923, e posteriormente o surgimento do primeiro Cdigo de Menores em 1927, so aes que mostram uma condensao de fatores histricos que vinham ocorrendo desde as primeiras dcadas de 1800 em debates mdicos em que a criana no estava dissociada dos problemas sociais mais amplos. Do ponto de vista jurdico as questes residiam, inicialmente, na questo da responsabilidade penal aos 14 anos. Porm os problemas sociais como a pobreza, mendicncia e a escravido urbana, em meados do sculo XIX, trouxeram a discusso da infncia para outras instituies e para o legislativo que passou a encarar a criana como um problema social. Assim, menores descendentes de escravos libertos, estrangeiros e pobres se tornaram o foco no s de mdicos e psiclogos como tambm de polticos, advogados e filantropos. Estes associavam as famlias dos setores populares ignorncia, ao vcio e abandono, acusando-os, muitas vezes, de incapazes no que diz respeito educao e a formao de suas crianas:
Como alternativa os reformadores, homens pblicos e filantropospropunhamentreoutrasiniciativas,afundaode escolas pblicas, asilos, creches, escolas industriais e agrcolasdecunhoprofissionalizante,almdacriaoespecficade umalegislaoparamenores.Buscava-setambminserirnas prticasjurdico-policiaisumtratamentoespecial,incluindo o estabelecimento de casas de correo, Educandrios e Reformatrios para os chamados menores, abandonados e delinqente. (MARTINEZ, 1997, p. 25)

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

82

Ao definir a criao de escolas, creches e asilos, ao mesmo tempo em que se fala de reformatrios e casas de correo, podemos perceber que no sero as mesmas crianas que habitaram esses lugares. Martinez aponta que as famlias de parcos recursos eram assistidas pela medicina e pelas polticas de instruo pblica, enquanto ao menor abandonado e delinqente caberia a assistncia jurdica, questo que se legitima mais tarde com a j citada criao do Juizado de Menor. Menor e criana deixam, ento, de ter conotaes sinnimas, como nos coloca Rezzini (1993): Verificamos que, na

produo terica do juzo, os autores dirigem-se criana e ao adolescente, entendidos como o sujeito que tem necessidades psicolgicas, afetivas, fsicas, educacionais, morais, sociais e econmicas. Porm, ao referir-se ao termo menor a autora nos alerta que este ultrapassa a concepo jurista do termo que seria o sujeito inferior a 18 ou 21 anos:
menor aquele que, proveniente de famlia desorganizada, onde imperam os maus costumes, a prostituio, a vadiagem, a frouxido moral e mais uma infinidade de caractersticas negativas, tem sua conduta marcada pela amoralidade e pela falta de decoro, sua linguagem de baixo calo, sua aparncia descuidada, tem muita doena e pouca instruo, trabalha nas ruas para sobreviver e anda em companhias suspeitas. (Ibidem p. 96)

A criana e seus diferentes nomes: adjetivaes no discurso histrico

A criao do Cdigo de Menores marca uma poltica de regulamentao da infncia como forma de preveno e recuperao de menores considerados delinqentes e refora uma poltica de atendimentos e recolhimentos de crianas em instituies onde o Juiz de Menores detm o poder. As justificativas para o internamento de crianas e jovens muitas vezes se fundamentavam no diagnstico mdico-jurista e lhe era atribuda uma personalidade normal ou patolgica.
O objetivo principal era combater o indivduo perigoso com tratamentomdicoacompanhadodemedidasjurdicas,para esta vertente interpretativa a personalidade do criminoso era considerada to importante quanto o ato criminal e por isso o infrator deveria ser internado para, no futuro, vir a ser reintegrado socialmente. (PASSETTI, 1999, p. 357)

Estas polticas de cunho repressivo se mantm at 1940, quando a promulgao do novo cdigo penal trouxe tona a discusso para uma atualizao do cdigo de menores que lhe conferisse um carter mais social do que punitivo. Neste contexto criouse o Servio de Assistncia ao Menor - SAM. Esse rgo recebeu crticas por sua atuao e inmeras denncias. Nas dcadas de 1940 e 1950 vinham ocorrendo debates que visavam ao estabelecimento de um atendimento mais adequado s crianas e jovens, porm estes foram interrompidos pelo golpe militar de 1964.

83

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

Ana Lcia Adriana Costa e Lopes

Durante o regime militar, foi criada a Fundao Nacional do Bem Estar do Menor - FNBEM e as Fundaes Estaduais do Bem Estar do Menor - FEBEMs como uma poltica de bem estar do menor(MARTINEZ,1997).Adotou-seumavisobiopsicossocialpara romper com a prtica repressiva anterior, criando um sistema que considerasse as condies materiais de vida dos abandonados, carentes e infratores, seus traos de personalidade, alm de serem observados tambm o desempenho escolar, as deficincias potenciais e as de crescimento. Os menores agora tomavam um carter de moradores de periferia, pertencentes a famlias desestruturadas, com pais desempregados e migrantes e que no tinham noes da vida em sociedade. Anovapolticadeatendimentoorganizadaparafuncionarnombito nacionalpretendiamudarcomportamentosnopelarecluso,maspela educao em recluso.(PASSETTI, 1999, p. 367) Essa nova concepo passa a relacionar a criana pobre delinqncia e, em 1979, o Novo Cdigo de Menores reafirma essa concepo, ao caracterizar uma srie de situaes chamadas de risco, que necessitaria de uma ao e interveno do Estado pelo judicirio. O cdigo se revela uma verso melhorada do de 1927, substitui termos como menor exposto, menor infrator e menor delinqente por menor carente e menor de conduta antisocial, alm de buscar expressar que o menor era uma vtima da sociedade e que deveria ser tratado e no punido, assim como eles no eram presos, mas internados; no eram punidos mas protegidos, educados ou reeducados; no eram acusados, mas encaminhados como nos coloca Silva (apud RODRIGUES, 2001, p. 39). No entanto, independente da mudana de termos, o menor continuava sendo apreendido e retirado de seu grupo para ser colocado em instituies que, sob o signo da educao na recluso, privava estes de seu convvio na sociedade e de sua liberdade e muitas vezes, ao invs de tir-los da marginalidade levava-os ao encontro dela:
o mundo do prisioneiro no existe como algo separado do mundo marginal, ele se comunica com o mundo dos cidados livres por meio das ilegalidades, interceptaes e excluses(...)o internato em vez de corrigir, deforma. (PASSETTI, 1999, p. 357)

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

84

Assim podemos perceber que, desde as navegaes at a dcada 70 do sculo XX, h uma continuidade da difuso de discursos voltados para a preveno e repreenso da possvel criminalidade

dos estratos excludos da sociedade e a classificao das crianas relacionada a sua condio social, sua etnia, sua cultura prosseguiu se desdobrando de acordo com os feixes ideolgicos que atravessam os diferentes perodos histricos. A abertura democrtica da dcada 1980, a contestao da estigmatizao do menor, a denncia do preconceito existente nas situaes de risco e, posteriormente, a aprovao do estatuto da criana e do adolescente em 1990, estudos da infncia e a legitimizao da viso dos sujeitos da infncia e adolescncia como sujeitos de direito nos levam a repensar os nomes dados a seus atores sociais, mas no impedem que os sentidos que foram construdos historicamente deixem de circular no universo social. Segundo Kuhlmann (2004 p. 30):
A modernidade faz da denominao infncia um guardachuva a abrigar um conjunto de distribuies sociais, relacionadas a diferentes condies: classes sociais, grupos etrios, os grupos culturais, a raa, o gnero: bem como diferentes situaes: a deficincia, o abandono, a vida no lar, na escola (a criana e o aluno) e na rua (como espao de sobrevivncia e/ou de convivncia/brincadeira). nessa distribuio que as concepes de infncia se amoldam s condies especficas que resultam na incluso e na excluso de sentimentos, valores e direitos.

A criana e seus diferentes nomes: adjetivaes no discurso histrico

Consideraes finais
Ao lanarmos um olhar sobre em que contexto se situa a infncia, mais especificamente a infncia excluda no Brasil, atravs das nomeaes de crianas que aparecem no discurso histrico, podemos constatar que, estas carregam, implcito, nas diferentes denominaes, o lugar que cada qual deve ocupar. BLIKSTEIN (2003, p. 46) ao abordar a questo do discurso produzido, fala de um referente ilusrio, num primeiro plano, enquanto no nvel mais profundo do intertexto outro referente est em questo. O que este autor quer dizer que, por trs de um fato ou de um discurso em questo pode estar outro implcito. Situao que pode ser percebida ao analisarmos a historiografia oficial que nos apresenta um discurso unvoco, monolgico e totalitrio, levandonos a crer que esta a nica maneira de conceber os fatos e a nossa prpria histria, pois

85

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

Ana Lcia Adriana Costa e Lopes

(...) este discurso aquele que abafa as vozes dos percursos em conflito em que se perde a ambiguidade das mltiplas posies, em que o discurso se cristaliza e se faz discurso da verdade nica absoluta e incontestvel. (BARROS, 2003, p. 6).

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

86

Porm, se este mesmo discurso constri uma histria e nos imprime um passado, nele esto presentes tambm em suas dobras e rugosidades situaes que nos desvelam os seus reais propsitos, o que pode ser percebido ao analisarmos os diferentes nomes dados criana. Para as crianas portuguesas originrias de famlias pobres, o mundo do trabalho era uma das poucas sadas para sua sobrevivncia e de seus prprios pais. Crianas de nove anos consideradas aptas para trabalho pesados e perigosos nas embarcaes; meninos tratados como animais, e, na pior das hipteses, como adultos; meninas de doze anos consideradas prontas para o casamento, cobiadas como se fossem mulheres adultas; a explorao do trabalho infantil em substituio da mo-de-obra adulta, que se tornou imprescindvel para a expanso martima. Nestas condies, porm, sua perda no trazia qualquer sentimento de pesar, pois neste mundo no havia ainda lugar para um sentimento de infncia. No caso da colnia o discurso oficial era catequizar e instruir os ndios, sendo o primeiro mais importante que o segundo, pois os instrudos seriam os descendentes dos colonizadores numa manuteno da estrutura vigente. Assim, para cada objetivo um tipo de educao, para cada criana um tipo de escola. Aqui comea o carter dual da escola, a educao dada pelos Jesutas, transformada em educao de classe, que atravessou o perodo colonial, imperial, chegando ao perodo republicano. Nas nomeaes referentes ao perodo da escravido, a hierarquizao vigente se materializa no discurso, marcando o lugar do dominador no nhonh, e do que dominado no muleque e mostra a construo no entremeio dessa situao de uma nova identidade de quem se considera gente de cor. A pobreza e a doena so os lugares que marcaram a criana no perodo da higiene que, respaldada pelo discurso mdico, defender um conceito de infncia homognea, padronizada e idealizada. Nesta perspectiva, a criana que se distancia desse padro tem, na escola, nas instituies de atendimento e na sade, o lugar de preveno e de correo.

importante perceber que, seja no navio, seja na colnia, seja na escravido, seja no discurso mdico e jurista, existe um outro que nomeia. Tal nomeao delimita o lugar que esta criana deve ocupar, este lugar fsico apenas a materializao do lugar simblico que o outro designa atravs do discurso. O discurso esconde atrs das vrias nomeaes a manuteno de uma poltica de excluso dessa infncia no pas. Herana advinda dos grumetes, pajens, rfs do Rei, jovens rfos, patifes, pequenos Jesus e curumins, nhonhs, moleques, gente de cor, anormais, difficeis e menores. Nas palavras de Monarcha (2001, p. 163) A construo de determinada vivncias e imagens da infncia varia de acordo com a posio social e econmica e com os diferentes universos culturais que fazem parte de uma sociedade. A existncia de adjetivaes diferenciadas, dentro da categoria infncia, aponta para uma diferena dos lugares que as diversas crianas apresentadas ocupam no discurso histrico.

A criana e seus diferentes nomes: adjetivaes no discurso histrico

Referncias bibliogrficas
ABREU, Martha; MARTINEZ, Alessandra F. Olhares sobre a criana no Brasil: Perspectivas Histricas. In: RIZZINI, Irene (org.). Olhares sobre a criana no Brasil - Sculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Petrobras - BR: Ministrio da Cultura: USU Ed. Universitria: Amais, 1997. p. 19-38. ARIS, Philippe. Histria social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: LTC, 1981. BARROS, Diana L.P. Dialogismo, polifonia e enunciao. In: BARROS, D. L. P.; FIORIN, J. L. (orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: Em torno de Bakhtin. 2. ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2003. p. 1-11. BLIKSTEIN, Izidoro. Intertextualidade e polifonia. In: BARROS, D. L.P.; FIORIN, J. L. (orgs.). Dialogismo, polifonia, inter textualidade: Em torno de Bakhtin. 2ed-So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2003. p. 45-47.

87

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

Ana Lcia Adriana Costa e Lopes

CHAMBOULEYROM, Rafael. Jesutas e as crianas no Brasil Quinhentista.In:DELPRIORE,Mary.(org.).Histriadascrianas no Brasil. So Paulo, So Paulo: Contexto, 1999. p. 55-83. EDWARDS, Veronica. Os sujeitos no universo da escola: um estudo etnogrfico no ensino primrio. So Paulo: tica, 1997. FERNANDES, Rogrio; KUHLMANN JR, Moyss. Sobre a histria da infncia. In: Faria Filho, Luciano Mendes (org). A infncia e sua educao - materiais, prticas e representaes (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autntica, 2004. GATTAI, Zlia. Anarquistas, graas a Deus. Rio de Janeiro: Record, 1986. KUHLMANN JR, Moyss. Infncia e educao infantil: uma abordagem histrica. Porto Alegre: Mediao, 1998. LEITE, Ligia Costa. Meninos de Rua: A infncia Excluda no Brasil. So Paulo: Atual, 2001. LOPES, Jader J. M. Ento Somos Mudantes: Espao, Lugar e Territrio de Identidades em crianas migrantes. Tese de doutorado. Niteri : UFF. 2003. MONARCHA, Carlos (org.). Educao da Infncia Brasileira: 1875-1983. Campinas, So Paulo: Autores Associados, 2001. PASSETTI, Edson. Crianas carentes e polticas pblicas. In: DEL PRIORE, Mary. (org.)Histria das crianas no Brasil. So Paulo: Contexto, 1999.p. 347-374. PATTO,MariaHelenaS.AproduodoFracassoescolar:histrias de submisso e rebeldia. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2002. PATTO, Maria Helena S. Cincia e poltica na primeira repblica: origens da psicologia escolar. Disponvel em: http:www.2uerj.Br/%7eclipseche/site/revistaamonemose/ LIVRO CLIOPARAITERNET/artigo27 p.1-35. sithtm . Acesso em: 03 set 2005.
88

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infncia. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. RAMOS, Fbio Pestana. A historia trgico-martima das crianas nas embarcaes portuguesas do sculo XVI. In: DEL PRIORE, Mary.(org.).HistriadasCrianasnoBrasil.SoPaulo:Contexto, 1999. p. 19-54. RIBEIRO,MariaLuizaSantos.Histria da Educao Brasileira: a organizao escola. 15 ed. rev. e ampl. Campinas: Autores Associados, 1998. RIZZINE, Irene. As Bases da Nova Legislao da Infncia. Braslia: INESC, 1993. RODRIGUES, Luzania Barreto. De pivetes e meninos de rua um estudo sobre o projeto Ax e os significados da infncia. Salvador: EDUFBA, 2001. ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da Educao no Brasil. Petrpolis: Vozes, 2003. SCARANO, Julita.Crianas esquecidas de Minas Gerais. In: DEL PRIORE, Mary. (org.). Histria das crianas no Brasil. So Paulo, So Paulo: Contexto, 1999. p. 107-136. VEIGA, Cynthia Greive. Infncia e modernidade: aes, saberes e sujeitos. In: Faria Filho, Luciano Mendes (org). A infncia e sua educao - materiais, prticas e representaes (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autntica, 2004. p. 35-82.

A criana e seus diferentes nomes: adjetivaes no discurso histrico

89

Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 67-89, set 2008/fev 2009

Potrebbero piacerti anche