Sei sulla pagina 1di 3

ANARQUISMO BREVE PANORAMA NO SCULO XIX De origem grega, a palavra anarquismo a juno da palavra archon (governante soberano) e o prefixo

xo na (que quer dizer sem) o que significa portanto viver sem governante, sem uma autoridade. Apesar das variaes que existem dentro da prpria concepo de anarquia, predomina sobretudo a crena de que o Estado ao mesmo tempo perigoso e desnecessrio. O Estado seria a fonte da maioria dos problemas sociais e seria possvel, segundo o anarquismo, elaborar formas alternativas de organizao voluntria. Os anarquistas buscavam ordem e liberdade para todos, sem exceo, mas nada imposto por outras pessoas e sim um processo natural que viria da disciplina prpria de cada um e da cooperao voluntria. Dividiram-se em vrias correntes, entre elas a individualista, a mutualista e o anarquismo de estado;

WILLIAM GODWIN (1756-1835) Escritor e filsofo ingls, considerado o percussor do pensamento anarquista moderno, nascido em 3 de maro de 1756 em wisbeach de uma famlia de dissidentes calvinistas. Seguindo a tradio da famlia, estudou teologia e foi nomeado pregador em 1778, chegando a ser pastor em diversas comunidades dissidentes at 1883, Influenciado pelas ideias da Revoluo Francesa, sobretudo de Rousseau e Helvtius, afastou-se da religio, iniciando ento sua reflexo sobre a realidade social. A partir de 1871 comeou elaborar seu livro Investigao Acerca da Justia Poltica, editado em 1873. O livro causou escndalo e polmica na sociedade inglesa pelas suas ideias filosficas e polticas revolucionrias, tornando Godwing famoso. Godwing o primeiro pensador a considerar que todo estado e todo o governo um mal, e que a sociedade poderia existir sem eles.

PIERRE-JOSEPH PROUDHON (1809-1865)

Nasceu em Frana, em 1809, numa famlia do povo. Operrio, tipgrafo, autodidata, desenvolveu suas prprias teorias sobre organizao social, baseada na cooperao e mutualismo. Em 1840 publicou o livro O que Propriedade?, onde se declara pela primeira vez anarquista.

Em 1848, Proudhon foi eleito deputado Assembleia Nacional por Paris. Em julho desse ano pronunciou um discurso violento na Assembleia onde expe a oposio entre proletrios e burgueses, sendo objeto de advertncia pelo Presidente do parlamento.

Organizador do Banco do Povo e autor de vrias obras que denunciavam as mazelas da sociedade europeia do sculo XIX, Proudhon foi preso e teve que exilar-se vrias vezes da Frana.

Morreu pouco tempo da organizao da Primeira Internacional, da qual participaram vrios de seus discpulos. Quer os operrios saibam ou no, no nos seus interesses mesquinhos que consiste a importncia da sua obra, mas na negao do regime capitalista, agiota e governamental. (...) A revoluo est acima da Repblica.

MIKHAIL BAKUNIN (1814-1876)

O mais brilhante dos tericos e agitadores anarquistas, nasceu em Premukhino, Rssia em 11 de maio de 1814, originrio de uma rica famlia da nobreza russa. Hegeliano de esquerda, em 1843, aproximou-se do pensamento socialista a partir do contato Proudhton, s vindo no entanto a se tornar um anarquista j nos anos 60.

Por todo lado que passou Bakunin participou da agitao social e da fundao de associaes revolucionrias, tornando-se o mais conhecido revolucionrio da sua poca.

Membro da 1 Internacional, foi decisivo na evoluo das discusses entre as concepes de socialismo de estado e de socialismo libertrio, Bakunin foi um dos principais representantes da corrente anarquista que se opunha a Marx, o que o levou posteriormente a expulso do grupo.

Potrebbero piacerti anche