Sei sulla pagina 1di 9

A Monarquia Conhecemos a histria de Roma, hoje, atravs, principalmente de relatos de historiadores romanos antigos, muito baseados em lendas (como

O rapto das Sabinas e a de Rmulo e Remo) e muito influenciados pela ideologia do perodo em que foram escritos. Alm desses relatos, temos as fontes arqueolgicas, que nos permitem inferir a data mais provvel para fundao de Roma no ano de 753 a.C. Inicialmente, seu povoamento se deu nos montes Palatino e Quirinal, pelos migrantes indo-europeus (latinos) e pelos sabinos, respectivamente. Eram povos dedicados especialmente agricultura e ao pastoreio e que foram, gradualmente, se fundindo. A partir do sculo VI a.C. as antigas comunidades de latinos e sabinos organizaram-se em cidades-Estado, com a criao de instituies permanentes, jurisdio e a introduo de uma forma estvel de governo, a realeza. O rei era um membro da nobreza que desempenhava funes de chefe-militar, juiz e sacerdote. A formao das cidades-Estado inseparvel do domnio etrusco sobre Roma, j que as instituies e formas de governo foram inspiradas no modelo etrusco 9os etruscos nunca formaram um Estado unificado). Sem dvida, os etruscos, bem como os povos indo-europeus e os gregos exerceram uma grande influncia na histria da Roma primitiva. A estrutura social etrusca foi praticamente transferida para Roma, na forma da nobreza patrcia, dos clientes e dos escravos. Tal organizao se manteve mesmo aps o fim da realeza, quando, ento, a nobreza passou a exercer as funes do rei. importante ressaltar que durante o perodo monrquico, a plebe ainda no havia se constitudo como um grupo social em luta por seu prprio direito.

Patrcios: nobreza de sangue e baseada na posse da terra e de grandes rebanhos. Formava um grupo social fechado que dificilmente admitia novos membros. Dominavam exrcitos e vida poltica. Plebeus: homens livres, com direito cidadania, mas sem os privilgios dos patrcios. Sua origem est ligada ao perodo monrquico, mas s vai ter as caractersticas de um grupo social em oposio nobreza por volta de 500 a.C. Clientes: Parte da plebe que mantinha laos de fidelidade com a nobreza. Na verdade, no podemos traar uma distino clara em plebeus e clientes, pois esses grupos se alternavam em seus papis. Um dado importante que os plebeus conseguiram se constituir num grupo social fechado, o que no ocorreu com os clientes. Escravos: a escravido durante o perodo monrquico era bastante diferente da escravido em fins da Repblica. Tinha, nesse perodo, uma funo dentro da famlia. J no perodo monrquico a instituio fundamental era a famlia, uma unidade econmica, poltica e social que servia de referncia s outras. Plebeus e nobres constituam laos estreitos por pertencerem a uma mesma gens, o que fazia com que todos se vissem como uma grande famlia. Em conseqncia, a plebe no se via como um grupo social em oposio nobreza. Era a partir desses laos de dependncia muito ligados s famlias que se constitua uma grande clientela de parentes pobres, dependentes e que no podiam se opor nobreza devido aos laos de fidelidade. O fim do domnio etrusco sobre Roma levou ao fim da monarquia. Isso ocorreu em funo de revoltas da nobreza contra a monarquia etrusca, no sculo VI a.C. Entretanto, a nobreza manteve

a mesma estrutura social do perodo monrquico: apenas passaram a desempenhar o papel dos reis.

A Repblica Uma grave crise, porm, se iniciou com o fim da monarquia. Ela era decorrente, sobretudo, da forte oposio que foi surgindo entre plebeus e patrcios (os primeiros tendo, finalmente, se constitudo como um grupo social fechado): os patrcios dominavam uma grande quantidade de terras e exploravam os plebeus, que, ademais, no possuam direitos polticos e temiam as dvidas com a nobreza, o que podia lev-los escravido. Muitos plebeus chegavam a vender seus filhos como escravos para tentar solucionar seus problemas. Em vista de tudo isso, uma alternativa encontrada foi a expanso territorial: em meados do sculo V a.C., Roma aumentou consideravelmente seu territrio, na tentativa de resolver os problemas entre patrcios e plebeus. Entretanto, as terras conquistadas com as guerras no foram divididas entre aqueles que no tinham nada, mas sim anexadas s terras dos grandes proprietrios. Isso gerou um grande descontentamento na plebe, grupo social que contribuiu para as vitrias nas guerras de conquista, mas que no teve o reconhecimento econmico e poltico proporcional. Em 387 a.C., Roma foi saqueada, o que s agravou a crise. Uma reforma decisiva foi a Lei de Caio Licnio e de Lcio Sextio, que estabelecia a reforma agrria. Essas leis, que melhoraram as condies dos plebeus pobres e aumentam a igualdade poltica dos plebeus em relao nobreza, foram as primeiras de uma seqncia de reformas:

Dvidas parcialmente anuladas. Estabelecimento de limite de terras estatais que cada cidado podia possuir (muitos ricos proprietrios tiveram que restituir parte de suas terras). Abolio da servido por dvidas. Escravos libertos podiam receber terras rurais e influenciar nas decises polticas. Tratamento igual de todos os cidados perante os tribunais. Equiparao dos senadores plebeus aos patrcios. Decretos da assemblia dos plebeus passaram a ser considerados vlidos mesmo sem o acordo do Senado. As reformas produzem uma nova diferenciao da sociedade: as ligaes gentlicas continuaram sendo importantes, mas deixaram de ser critrio principal de estruturao da sociedade; o sangue patrcio, apesar de manter a importncia, deixou de ser critrio para determinar posio na sociedade; a diviso entre patrcios e plebeus foi substitudo por modelo mais complexo, baseado na riqueza. Este modelo marca a dissoluo da estrutura social arcaica: as tenses, agora, no mais poderiam se restringir a um conflito entre aristocracia e povo. As lutas sociais em Roma, durante esse perodo, deram origem a uma nova aristocracia: a vitria poltica da plebe com as leis licnias-sextias foi uma vitria dos plebeus ricos. Apesar da possibilidade de acesso dos plebeus aos cargos pblicos, somente os aristocratas possuam independncia econmica suficiente para assumir (os cargos pblicos, em Roma, no eram remunerados). Ao final do sculo III a.C. a aristocracia romana era muito poderosa.

A Segunda Guerra Pnica (contra a cidade de Cartago) marcou o incio de um processo que alterou profundamente a estrutura do Estado romano: Roma tornou-se uma potncia mundial. Isso se deu devido s conseqncias da Segunda Guerra Pnica, em decorrncia da expanso territorial: decadncia do campesinato, formao de grandes propriedades fundirias e utilizao de escravos em grande escala. Tudo isso levou a uma forte diferenciao social:
O estatuto social do indivduo derivava agora da combinao de diferentes fatores, como: nascimento, formao e experincia polticas, posse de terras, dinheiro, ambio e capacidade de aproveitar a conjuntura econmica, atividade produtiva na cidade ou campo, situao jurdica, pertena a um grupo tnico ou, pelo menos, regional. 1

A acentuada diferenciao social deu origem a conflitos que levaram a sociedade romana crise, a guerras civis e desagregao da Repblica. A leis licnia-sextianas no eram mais respeitadas e instituiu-se o esprito de busca pelo lucro. Havia conflitos no interior na nobreza, entre estrangeiros e romanos e entre Roma e suas provncias. O tratamento dado aos escravos nos ltimos anos da Repblica era o pior de todos. Alm disso, a partir da Segunda Guerra Pnica afrouxaram-se os laos familiares que antes uniam os indivduos e que impediam revoltas devido fidelidade que uns deviam aos outros. Outro problema foi o do anacronismo do sistema poltico: Roma ainda mantinha uma forma de governo pensada para uma cidade-Estado, porm tinha de manter a coeso de um imprio mundial. Ou seja, a expanso deixou de ser alternativa para os problemas internos e passou a ser, ao contrrio, fonte de conflitos e tenses. Entretanto, esses conflitos, em geral, no buscavam resolver os problemas, nem alterar a ordem social, mas sim a obteno de poder. O resultado foi o fim da Repblica romana.
1

P. 58.

Conflitos da Repblica: 1) lutas de escravos: Ocorreram principalmente entre os sculos I e II a.C. Muitos homens inteligentes e cultos foram escravizados e eles, ento, se revoltavam contra sua condio. Porm, no havia grupos organizados. A revolta mais perigosa foi a de Esprtaco. Grupos isolados de escravos. Geralmente entre escravos cuja vigilncia era difcil. Geralmente entre escravos que tinham acesso s armas (p. ex: pastores e gladiadores). Transformavam-se rapidamente em movimentos de massa. Ocorriam principalmente entre escravos de propriedades agrcolas e muito maltratados. Homens livres pobres das cidades no apoiavam os escravos. Escravos das cidades no apoiavam os revoltosos. Escravos aderiam a um lder (tambm escravo revoltoso) por seu carisma sagrado ou habilidades militares. No pretendiam abolir a escravido (pretendiam tornarem-se senhores e fazer de seus senhores escravos). Careciam de apoio de outros grupos sociais. A situao dos escravos passou a melhorar aps essas revoltas, mas no chegaram a modificar o sistema.

2) Resistncia dos habitantes das provncias contra o domnio romano: Os habitantes das provncias romanas eram obrigados a pagar altos impostos. Suas revoltas atenuaram a opresso sobre as provncias.

3) Luta entre os prprios cidados romanos: A nobreza senatorial lutava entre si, num movimento que se iniciou com os irmos Graco (Tibrio e Caio) e se estendeu at as guerras civis. Tibrio Graco, tribuno da plebe, tentou produzir uma legislao que fizesse uma reforma agrria em Roma, redistribuindo terras entre os pobres e criando limites para o tamanho das terras dos grandes proprietrios (inspirada na lei de Licnio e Sextio). Foi criada uma comisso para fazer a reforma ser cumprida e tal comisso de fato passou a atuar nesse sentido. Quando Tibrio tentou se eleger para o tribunato do ano seguinte, foi linchado e assassinado. Muitos de seus partidrios foram mortos. A comisso seguiu seu trabalho, mas o verdadeiro objetivo de Tibrio nunca foi alcanado. O irmo de Tibrio, Caio Graco, em 123 e 122 a.C. tentou um programa de reformas expresso em 17 leis, cuja inteno era a melhoria de vida do campesinato. No foi muito bem sucedido. Sofreu violentas reaes. Em 121 a.C. Caio Graco foi derrubado do poder pela fora. Caio Mario, cnsul romano, estabeleceu reformas no exrcito: passou a recrutar os proletrios que no possuam bens. Os soldados sem bens gostaram da idia, pois esperavam ser recompensados com terras quando voltassem da guerra. Por outro lado, ao serem mandados para a guerra, os sem terra eram afastados de Roma e no causavam confuses. Acabaram se formando laos de clientelismo entre os lderes polticos e os soldados.

Desde o incio, as lutas entre os cidados romanos foram marcadas pela forte oposio entre os dois grupos polticos da Repblica: os populares e os optimates. Os Populares uniram-se a Mario (Caio Mario) e os optimates uniram-se a Sila, membro de uma famlia patrcia empobrecida, que ingressou na poltica. Houve um duro conflito entre os dois grupos e a vitria foi dos optimates. Sila, ento, executou massivamente seus adversrios e se tornou ditador. O se objetivo era ressuscitar o domnio do Senado. Fez reformas que minaram os sustentculos da Repblica aristocrtica em Roma: este foi o primeiro passo de Roma rumo a uma nova monarquia. A ascenso desses generais ao poder tinha sido preparada pela reforma do exrcito de Mario. As disputas pelo poder passaram, ento, ao longo dos ltimos 40 anos da Repblica, a girar em torno da questo de quem tomaria o poder totalitrio em Roma. Tudo isso colocaria um fim definitivo na Repblica romana e levaria formao do Imprio. Em 79 a.C., Sila foi forado a deixar o poder devido a seu estilo antipopular de governo, pois a situao social estava incontrolvel. Em 60 a.C.estabeleceu-se o Primeiro Triunvirato, formado por Crasso, Julio Csar e Pompeu para governar Roma. Pouco tempo depois de assumir o poder, Crasso foi assassinado. Surgiu, ento, sria rivalidade entre Pompeu e Julio Csar. Csar saiu vitorioso e tornou-se ditador supremo de Roma.Promoveu, durante o seu governo, diversas reformas sociais para controlar a situao. Em 44 a.C. foi assassinado por uma conspirao organizada por membros do Senado. Em 43 a.C., estabeleceu-se o Segundo Triunvirato, composto por Marco Antnio, Octvio e Lpido. O poder foi dividido entre os trs: Lpido ficou com os territrios africanos, mas depois foi forado a retirar-se da poltica; Octvio ficou responsvel pelos territrios ocidentais; e Marco Antnio assumiu o controle dos territrios do Oriente. Surgiu intensa rivalidade entre Otavio e
8

Marco Antnio, que se apaixonara pela rainha Clepatra, do Egito. Declarando ao Senado que Marco Antnio pretendia formar um imprio no Oriente, Octvio conseguiu o apoio dos romanos para derrota-lo. Assim, tornou-se o grande senhor de Roma. Imprio: Apogeu e queda de Roma: A partir de 27 a.C., Octvio foi acumulando poderes e ttulos, entre eles o de Augusto*, e o de imperador. Octvio Augusto tornou-se, na prtica, rei absoluto de Roma . Mas no assumiu oficialmente o ttulo de rei e permitiu que as instituies republicanas (Senado, Comcio Centurial e Tribal etc.) Continuasse existindo na aparncia. Alto Imprio (27 a.C.-235 d.C.): O alto imprio foi a fase de maior esplendor desse perodo. Durante o longo governo de Octvio Augusto ( 27 a.C.-14 d.C.), uma srie de reformas sociais administrativas foi realizada. Roma ganhou em prosperidade econmica. O imenso imprio passou a desfrutar um perodo de paz e segurana, conhecido como Pax Romana.

Fonte: ALFOLDY, Geza. A histria social de Roma. Lisboa: Presena, 1989.

Potrebbero piacerti anche