Sei sulla pagina 1di 144

CNEF FASE DE FORMAO INICIAL PROGRAMA DE PRTICA PROCESSUAL CIVIL I

I LEI DE ORGANIZAO E FUNCIONAMENTO DOS TRIBUNAIS JUDICIAIS

II JULGADOS DE PAZ

III JURISDIO DO MINISTRIO PBLICO

IV JURISDIO DO CONSERVADOR DO REGISTO CIVIL

V - ACESSO AO DIREITO

Modalidades do acesso ao direito e justia. O conceito de insuficincia econmica. Revogao e caducidade do benefcio. Efeitos na instncia. Proteco jurdica em casos de litgios transfronteirios.

VI - ACTOS PROCESSUAIS DAS PARTES Forma dos actos. Lugar da prtica dos actos. Modalidades do prazo. Prazo supletivo legal. Suspenso e interrupo do prazo. Justo impedimento.

VII ACTOS DA SECRETARIA Distribuio

Distribuio de papeis. Papeis sujeitos a distribuio.

Como e quando se faz distribuio. Modalidades de distribuio.

VIII - EXAMES DE PROCESSOS E PASSAGEM DE CERTIDES

Processos que podem ser examinados na secretaria e em que condies. Processos que podem ser examinados fora da secretria e em que condies. Prazo para exame. Dever de restituio do processo secretaria. Limites e prazo para passagem de certides.

IX CUSTAS, MULTAS, TAXAS DE JUSTIA E PREPAROS

As taxas de justia. Iniciativas e prazos de pagamento. Consequncias de falta de pagamento. Responsabilidade pelas custas. A restituio de custas de parte.

X - COMUNICAO DE ACTOS

Formas de requisio e comunicao dos actos. Cartas precatrias e cartas rogatrias. Prazos de cumprimento. Efeitos no desenvolvimento da instncia. Outras formas possveis de comunicao de actos pela secretaria.

XI - CITAO E NOTIFICAO

Modalidades da citao. A regra da oficiosidade das diligncias de citao. Citao promovida por mandatrio judicial. Quando pode ser adoptada.

Responsabilidades. Notificao. As notificaes entre mandatrios. A notificao judicial avulsa.

XII - PATROCNIO JUDICIRIO

O mandato judicial. Consequncias da no atribuio do mandato. Poderes forenses gerais e especiais. O estabelecimento do mandato judicial. A representao sem mandato. A insuficincia de poderes. Ratificao da gesto. Renncia ao mandato.

XIII - A INSTNCIA

O princpio da estabilidade. O princpio da cooperao. A iniciativa da instncia. Incidentes da instncia. Suspenso, interrupo e extino da instncia.

XIV - O PROCESSO

Formas de processo comum e especial. O processo especial para cumprimento de pequenas obrigaes.

XV - PROCEDIMENTOS CAUTELARES

Noo e natureza. Tramitao processual.

Regras gerais. Caducidade. Recursos e seus efeitos. O procedimento cautelar comum. Os procedimentos cautelares especificados.

XVI - O PROCESSO COMUM DE DECLARAO

A) PETIO INICIAL

A petio inicial A apresentao da petio inicial. Requisitos essenciais. A causa de pedir e a formulao do pedido. O pedido alternativo e o pedido subsidirio Os pedidos genricos e de prestaes vincendas. A cumulao de pedidos Indicao do valor. Pagamento da taxa de justia.

B) CONTESTAO

Prazo em que deve ser apresentada. A defesa: por impugnao e por excepo. nus de impugnao especificada. A alegao de desconhecimento de factos: consequncias. A reconveno. Requisitos substanciais e formais. Pagamento da taxa de justia. Revelia.

C) RPLICA

Quando admitida. Prazo em que deve ser apresentada.

Alterao da causa de pedir e do pedido. Consequncias da causa de pedir e do pedido. Consequncias da no apresentao da rplica. Casos em que deve ter lugar pagamento de taxa de justia.

D) TRPLICA

Quando admitida. Prazo em que deve ser apresentada.

E) ARTICULADOS SUPERVENIENTES

Noo. Quando podem ser deduzidos e relativamente a que factos. Oferecimento da prova da supervenincia. Aproveitamento dos factos que eles objectivaram.

F) AUDINCIA PRELIMINAR.

Quando pode ter lugar. Definio do respectivo objecto. Discusso de excepes. Discusso acerca dos termos da lide. Fixao da base instrutria. Reclamaes. Indicao dos meios de prova. Requerimento da gravao da audincia final. Designao de data para a audincia final.

G) DESPACHO SANEADOR

Sua formulao fora da audincia preliminar. Como pode ser elaborado.

O requerimento de prova. Reclamao e resposta. Irrecorribilidade da deciso proferida sobre reclamao. Atendibilidade da matria objecto da reclamao.

H) AS PROVAS Provas admissveis. Espcies de provas. Prova por confisso. Prova testemunhal. Prova pericial Prova documental. Produo antecipada de prova.

I) AUDINCIA FINAL

Sua marcao consensual. Casos de adiamentos. Disciplina da audincia. Gravao da audincia. Sequncia dos actos. Disciplina dos depoimentos de parte. Limitaes quanto s matrias a que cada testemunha depor. A razo de cincia. Possibilidade de se ouvir testemunha que no foi arrolada. Acareao. Contradita. Juno de documentos fora dos articulados. Alegaes sobre a matria de facto. Respostas aos quesitos da base instrutria e sua fundamentao. Reclamao. Alegaes de direito.

J) SENTENA

Limites da condenao e extino do poder jurisdicional. Nulidades da sentena. Rectificao da sentena. Aclarao. Reforma quanto a condenao em custas e em multa. Noo de trnsito em julgado. Valor do trnsito em julgado.

L) RECURSOS

Espcies. Indeferimento do recurso. Recursos ordinrios: Recurso de apelao. Recurso de revista. Recurso per saltum. Recursos extraordinrios: Recurso para uniformizao de jurisprudncia. Recurso de reviso.

XVII - OUTROS PROCESSOS.COMUNS

Processo sumrio. Processo sumarssimo.

XVIII PROCESSOS DE APLICAO RESTRITA

Processo simplificado. Processo de injuno. Processo experimental.

ORDEM DOS ADVOGADOS CONSELHO DISTRITAL DO PORTO CENTRO DISTRITAL DE ESTGIO

PRTICA DE PROCESSO CIVIL (Tpicos para Orientao)

ORGANIZAO JUDICIRIA
A principal base legal est na Lei n. 3/99, de 13 de Janeiro, com as alteraes que lhe foram introduzidas pela Lei n. 101/99, de 26 de Julho, pelos Decs.-Lei n. 323/01, de 17 de Dezembro, 38/03, de 8 de Maro, pela Lei n. 105/03, de 10 de Dezembro, pelo Dec.Lei n. 53/04, de 18 de Maro, pela Lei n. 42/05, de 29 de Agosto, e pelo Dec.-Lei n. 303/07, de 24 de Agosto. A regulamentao da Organizao Judiciria consta do Dec.Lei n. 186-A/99, de 31 de Maio, com as alteraes introduzidas pelo Dec.-Lei n. 148/04, de 21 de Junho. A Lei de Organizao e Funcionamento dos Tribunais Judiciais (LOFTJ), porm, s se aplica a estes, pelo que no esto abrangidos por ela outros tribunais que tambm existem: os Tribunais Administrativos, os Tribunais Tributrios, os Tribunais Militares, o Tribunal Constitucional e o Tribunal de Contas. Estes tribunais dispem da sua prpria lei orgnica. Principais aspectos a sublinhar: a) - a correspondncia do ano judicial com o ano civil (art. 11-1 da Lei 3/99); b) - as frias judiciais, de 22 de Dezembro a de Domingo de Ramos de 1 a 31 de Agosto que so (art. 12): 3 de Janeiro (Natal) 2 feira de Pscoa (Pscoa) (Vero);

c) - as audincias de julgamento: 1 - so pblicas (art. 9), excepto:

a) - para salvaguardar a dignidade das pessoas (v. gr., certas aces de divrcio litigioso), b) - para salvaguarda da moral pblica (v. gr., julgamento de certos crimes), c) - para garantir o normal funcionamento do prprio tribunal (v. gr., quando o assunto a julgar se mostre exageradamente sensvel na opinio pblica local). Contudo, a deciso no sentido de que a audincia de julgamento decorra porta fechada ter de ser proferida em despacho fundamentado, pois que se no trata de exerccio de poder discricionrio do Juiz. 2 - em princpio, tm lugar na Sede do respectivo tribunal judicial (art. 10), excepto: a) - se o interesse da justia justificar que decorram noutro local (v. gr., o julgamento no local dos factos, para melhor esclarecimento do tribunal acerca deles), b) - quando circunstncias ponderosas o justifiquem (v. gr., se for excessiva a quantidade de pessoas que participaro nela para as dimenses da Sede, ou quando razes de segurana do prprio tribunal o aconselhem). Em tais casos, os tribunais judiciais podero funcionar noutro local, seja da mesma circunscrio, seja mesmo de fora dela. d) - a Organizao Judicial: - o territrio nacional divide-se em 4 Distritos Judiciais (Porto, Coimbra, Lisboa e vora), Crculos Judiciais (cf. Mapa II anexo ao Dec.-Lei 186-A/99) e Comarcas (art. 15) - cf. Mapa III, idem. - h tribunais judiciais de 1 Instncia, de 2 Instncia e o Supremo Tribunal de Justia (art. 16-1). Os Tribunais da Relao so, em regra, tribunais de 2 Instncia (art. 16-2). - os Tribunais de 1 Instncia so, em regra, de comarca (art. 62-1), sendo que, nos casos em que o volume ou a natureza do servio o justifiquem, na mesma comarca podem existir vrios tribunais (art. 62-2). Normalmente, a rea de competncia dos tribunais judiciais de 1 Instncia a comarca (art. 63-1). So de primeiro acesso e de acesso final, sendo a sua classificao definida por Portaria do Ministro da Justia, ouvidos o Conselho Superior da Magistratura, a Procuradoria Geral da Repblica e a Ordem dos Advogados, de acordo com a natureza, complexidade e volume do servio (art. 16-4). e) - quanto competncia em razo da matria, os Tribunais Judiciais tm competncia para julgar todas as causas que no sejam atribuidas a outros tribunais (art. 18-1). Os Tribunais Judiciais podem ser (arts. 77 e segs.): de Competncia Genrica (art. 77)

de Competncia Especializada (arts. 78 e segs.). Conhecem de matrias determinadas, independentemente da forma de processo aplicvel (art. 64-2). So os Tribunais de Instruo Criminal Tribunais de Famlia e Menores Tribunais do Trabalho Tribunais de Comrcio Tribunais Martimos Tribunais de Execuo das Penas de Competncia Especfica (art. 96 e segs.). Conhecem de matrias determinadas pela espcie de aco ou pela forma de processo aplicvel, assim como de recursos administrativos em processo de contra-ordenao, nos termos do art. 102-2 (art. 64-2). So Varas Cveis Varas Criminais Juzos Cveis Juzos Criminais Juzos de Pequena Instncia Cvel Juzos de Pequena Instncia Criminal Juzos de Execuo Em casos em que isso se justifique podem ser criados tribunais de Competncia Especializada Mista (art. 64-3). Todavia, sem prejuzo da competncia dos Juzos de Execuo, os tribunais de competncia especializada e de competncia especfica so competentes para executar as respectivas decises (art. 103). Os Tribunais Judiciais podem desdobrar-se em juzos (art. 65-1) e os Tribunais de Comarca podem ainda desdobrar-se em Varas com competncia especfica (art. 65-3). Os Crculos Judiciais podem abranger a rea de uma s ou de vrias comarcas e em cada um exerce funes o Juiz de Crculo (art. 661 e 2). Os que existem so os que constam do Mapa II anexo ao Dec.-Lei 186-A/99. f) - para efeitos de recurso das decises proferidas, os tribunais esto hierarquizados (art. 19): - o Supremo Tribunal de Justia tem jurisdio em todo o territrio nacional (art. 21-1). - as Relaes tm, em regra, jurisdio no respectivo Distrito Judicial (idem). Mas, no mesmo Distrito Judicial pode haver mais que um Tribunal da Relao, como so os casos das Relaes de Guimares (Distrito Judicial do Porto) e de Faro (Distrito Judicial de vora). - os Tribunais de 1 Instncia tm jurisdio na rea da respectiva circunscrio (ibidem).

10

g) - Os factores que definem a competncia territorial esto definidos no Cd. Proc. Civil (arts. 73 e segs. da Seco IV - Cap. III). h) - a competncia fixa-se no momento da propositura da aco (art. 22-1 e 2), sendo, em princpio, irrelevantes modificaes de facto ou de direito que surjam mais tarde. i) - quanto ao valor, existem as aladas que, em matria cvel, so (art. 24 da Lei n. 3/99, na redaco dada pelo Dec.-Lei n. 303/07, de 24 de Agosto): - de EURO 30.000,00, para as Relaes, - de EURO 5.000,00, para os Tribunais de 1 Instncia. A admissibilidade de recurso em funo das aladas aferida pela lei em vigor data em que foi instaurada a aco (art. 24-3). Para matria criminal no h aladas mas outras regras referentes admissibilidade de interposio de recursos, regras que esto definidas no Cd. Proc. Penal (art. 24-2). j) - Os tribunais judiciais de 1 Instncia podem ser singulares, colectivos, com ou sem juzes sociais, e de jri (art. 67). l) - o Supremo Tribunal de Justia tem a sede em Lisboa e Seces em matria cvel, em matria penal e em matria social (arts. 25-2 e 27-1). Pode funcionar em Plenrio, em pleno das seces especializadas e por Seces (art. 28-1). Em regra, o Supremo apenas conhece de matria de direito (art. 26). m) - as Relaes tm tambm Seces em matria cvel, penal e social (art. 51-1), com excepo das Relaes de Guimares e de Faro, pois estas no tm Seco Social - cf. Mapa V anexo ao Dec.-Lei 186A/99. Podem funcionar em Plenrio e por Seces (art. 52). n) - os tribunais so rgos de Soberania (art. 1; Constituio da Repblica, arts. 205-1 e 113-1). E tm uma tripla funo (art. 2): a) - a defesa dos direitos e interesses dos cidados legalmente protegidos; b) a represso da violao da legalidade democrtica; c) - dirimir os conflitos de interesses, pblicos e privados. So independentes em relao aos demais rgos de Soberania (art. 3; CRP, art. 207), e as suas decises prevalecem sobre quaisquer outras, pelo que se tornam obrigatrias, no seu acatamento, para todas as autoridades (art. 8; CRP, art. 209).

11

Para o cumprimento das suas decises, os tribunais tm direito a obter a colaborao das outras autoridades pblicas (p. ex., organismos policiais e administrativos). Existem mesmo sanes previstas nas leis de processo aplicveis aos responsveis pela inexecuo delas.

OS JULGADOS DE PAZ A Lei n. 78/2001, de 13 de Julho, criou os Julgados de Paz, que podem ser concelhios, de agrupamentos de concelhos contguos, de freguesia ou de agrupamentos de freguesias contguas (art. 4-1). Nos processos que corram nestes tribunais h lugar a custas mas estas so calculadas por tabela definida em Portaria do Ministro da Justia (art. 5). O Dec.-Lei n. 329/2001, de 20 de Dezembro, veio regulamentar aquela Lei. Os procedimentos nos Julgados de Paz esto concebidos e orientados pelos princpios da simplicidade, adequao, informalidade, oralidade e absoluta economia processual (art. 2-2). Os Julgados de Paz apenas tm competncia material para dirimir aces declarativas, pelo que as execues correro no Tribunal Judicial e mediante a aplicao do que, a este respeito, consta do Cd. Proc. Civil e legislao conexa (art. 6-1 e 2). A sua competncia em razo da matria , porm, pelo menos por agora, alternativa em relao dos tribunais judiciais com competncia territorial concorrente (Ac. 11/2007 do STJ, no D. Rep. 1 Srie n. 142, de 25 de Julho de 2007, pg. 4733). Os Julgados de Paz s podem julgar aces de valor no excedente ao da alada dos Tribunais Judiciais de 1 Instncia e quanto s seguintes matrias (arts. 8 e 9): a) - cumprimento de obrigaes, com excepo das que sejam obrigaes pecunirias e quanto s quais seja, ou tenha sido, credor originrio uma pessoa colectiva; b) - entrega de coisas mveis; c) - aces que resultem de direitos e deveres de condminos, quando a assembleia de condminos no tenha deliberado sobre a obrigatoriedade de compromisso arbitral para a resoluo de litgios entre os condminos ou entre eles e o administrador do condomnio; d) - resoluo de litgios entre proprietrios de prdios e relativos a passagem forada momentnea, escoamento natural de guas, obras defensivas de guas, comunho de valas, regueiras e valados, sebes vivas, abertura de janelas, portas, varandas e obras semelhantes, estilicdio, plantao de rvores e arbustos, paredes e muros divisrios; e) - aces possessrias, usucapio e acesso; f) - direito de uso e administrao da compropriedade, da superfcie, do usufruto, de uso e habitao e direito real de habitao peridica;

12

g) - aces respeitantes ao arrendamento urbano, com excepo de aces de despejo; h) - responsabilidade civil contratual e extra-contratual; i) - incumprimento de contrato, exceptuados os casos de contrato de trabalho e de arrendamento rural; j) - garantia geral das obrigaes; l) - apreciao de pedidos de indemnizao civil, quando no tenha sido apresentada participao criminal ou depois de desistncia desta, o que far caducar a possibilidade de instaurar o respectivo procedimento criminal, emergentes de: 1 - ofensas corporais simples; 2 - ofensas, por negligncia, integridade fsica; 3 - difamao e injrias; 4 - furto simples; 5 - dano simples; 6 - alterao de marcos; 7 - burla para obteno de alimentos, bebidas ou servios.

COMPETNCIA TERRITORIAL DOS JULGADOS DE PAZ a) - no Julgado da situao dos bens, as aces referentes a direitos reais ou pessoais de gozo sobre imveis, assim como aces de diviso de coisa comum (art. 11-1); b) - no Julgado da situao dos bens imveis de maior valor patrimonial, as aces que objectivem uma universalidade de facto, bens mveis ou imveis sitos em diferentes circunscries, mas se o prdio objecto da aco se situar em mais de uma circunscrio, pode a aco ser proposta em qualquer delas (art. 11-2); c) - no Julgado em que a obrigao deveria ser cumprida, ou no do domiclio do ru, quando se trate de aces para exigncia de cumprimento de obrigaes ou para exigncia de indemnizao pelo no cumprimento ou por cumprimento defeituoso, ou para resoluo de contrato por falta de cumprimento (art. 12-1); d) - no Julgado do lugar onde o facto ocorreu, para aces destinadas a exigir indemnizao por responsabilidade civil emergente de facto ilcito ou de risco (art. 12-2); e) - se o ru for pessoa colectiva, competente o Julgado da sede principal ou de sucursal, agncia, filial, delegao ou representao, conforme a aco seja intentada contra a primeira ou contra qualquer das demais (art. 14); f) - regra supletiva - para os casos no previstos como atrs, competente o Julgado de Paz do domiclio do ru, a menos que este seja incerto ou ausente ou domiciliado no estrangeiro, casos em que ser competente o do domiclio do autor; se este residir no estrangeiro, competente Julgado de Paz de Lisboa (art. 13).

13

PROCESSO As partes tm de comparecer pessoalmente e podem fazer-se acompanhar por Advogado, Advogado-estagirio ou Solicitador, assistncia que obrigatria quando a parte seja cega, surda, muda, analfabeta, no souber falar portugus ou esteja em posio de manifesta inferioridade (art. 38-1). obrigatria a constituio de Advogado na fase de recurso, se a houver (art. 38-2). Tem aplicabilidade o regime do apoio judicirio (art. 40). I - O processo inicia-se com a apresentao do requerimento inicial na secretaria do Julgado, verbalmente ou por escrito, em formulrio prprio, com (art. 43): - nome e domiclio do autor - nome e domiclio do ru; - exposio sucinta dos factos; - formulao do pedido; - indicao do valor da causa. Se o requerimento inicial for verbal, o funcionrio deve reduzi-lo a escrito no formulrio. No acto da apresentao na secretaria esta cobra a taxa de justia. II - Se o ru estiver presente, pode desde logo apresentar a sua contestao que conter os elementos exigidos para o requerimento inicial, nas partes aplicveis. III - Se o ru no estiver presente na altura da apresentao do requerimento inicial, ser citado pela Secretaria para que tome conhecimento de que lhe foi instaurado um processo, enviandose-lhe cpia daquele requerimento (art. 45-1) e advertindo-se-lhe quanto data da sesso de pre-mediao, quanto ao prazo para contestar e quanto a cominaes em caso de revelia (n. 2); IV - a citao faz-se por via postal ou pessoalmente e pelo funcionrio e no admissvel a citao edital (art. 46-1 e 2); V - a contestao tambm pode ser apresentada por escrito ou verbalmente, sendo, neste caso, reduzida a escrito pelo funcionrio, e no prazo de 10 dias a contar da citao (art. 47-1); no permitida reconveno a no ser para compensao ou para exigir direito a benfeitorias ou a reembolso de despesas feitas com a coisa cuja entrega est a ser exigida ao ru (art. 48); VI - o Autor imediatamente notificado da apresentao da contestao assim como da data designada para a sesso de pre-mediao, se o no tiver sido j (art. 47-3); VII - tem lugar sesso de pre-mediao se alguma das partes no tiver afastado essa possibilidade (art. 49), que se destina a explicar s partes em que consiste a mediao e a explorar acerca de possibilidade de acordo (art. 50); VIII - segue-se a fase de mediao, escolhendo as partes mediador dentro dos constantes de lista anexa Lei (art. 51);

14

IX - se alguma das partes faltar sesso de pre-mediao ou mediao mesmo em segunda marcao, o processo segue para julgamento a realizar em 10 dias (art. 54); X - as partes apresentam as provas at ao dia designado para a audincia de julgamento, sendo que, quanto a testemunhas, no podero indicar mais que cinco, e estas no sero notificadas (art. art. 59); XI - a sentena proferida em audincia, reduzida a escrito e logo notificada s partes pessoalmente antes do encerramento da audincia (art. 60); XII - as decises proferidas tm o proferida por tribunal de 1 Instncia (art. 61); valor de sentena

XIII - se a causa tiver valor que exceda metade do valor da alada da 1 Instncia, da sentena cabe recurso para o Tribunal de Comarca ou para o tribunal de competncia especfica que for o competente, em que esteja sediado o Julgado de Paz, recurso que tem efeito meramente devolutivo e segue o regime da apelao (art. 62 desapareceu o recurso de agravo); XIV com a apresentao das alegaes de recurso anexa-se o documento comprovativo do pagamento da taxa de justia devida, paga em auto-liquidao.

COMPETNCIA ESPECIAL DO MINISTRIO PBLICO

O Dec.-Lei n. 272/01, de 13 de Outubro, veio competncia exclusiva ao Ministrio Pblico quanto a:

atribuir

a) - suprimento do consentimento com fundamento em incapacidade ou ausncia da pessoa, a no ser quando seja do Conservador do Registo Civil a competncia, nos termos do disposto no art. 1604-a) do Cd. Civil (falta de autorizao dos pais ou do tutor para casamento de nubente menor); b) - autorizao para a prtica de actos pelo representante legal de incapaz, quando exigida por lei, a no ser quando esteja em causa autorizao para outorga em partilha extrajudicial e o legal representante concorra sucesso com o seu representado e ainda quando se trate de caso em que o pedido de autorizao seja dependente de processo de inventrio ou de interdio; c) - autorizao para a alienao ou onerao de bens do ausente, quando lhe tenha sido deferida a curadoria provisria ou definitiva; d) - confirmao de actos praticados sem a necessria autorizao pelo representante do incapaz (art. 2); e) - decises relativas a pedidos de notificao do representante legal para providenciar quanto a aceitao ou rejeio de liberalidades a favor de incapaz (art. 4-1).

COMPETNCIA TERRITORIAL

15

As pretenses Ministrio Pblico:

so

formuladas

perante

magistrado

do

a) - junto do tribunal onde teve lugar a nomeao do representante, quando tenha havido nomeao judicial; b) - junto do tribunal onde tenha corrido o processo de curadoria para as autorizaes de alienao ou de onerao de bens do ausente: c) - junto do tribunal de 1 Instncia competente em razo da matria, no mbito da circunscrio da residncia do representante (art. 3-1).

PROCESSO a) - com a petio formula-se o pedido, so apresentados os fundamentos de facto e de direito, junta-se a prova documental e requerem-se as demais provas pertinentes; b) - procede-se citao e a oposio deduzida no prazo de 15 dias; c) - o Ministrio Pblico decide depois de produzidas as provas que admitir, de concludas outras diligncias que entenda necessrias e de ouvir o Conselho de Famlia quando o seu parecer for obrigatrio; d) - em 10 dias, contados da notificao da deciso, o requerente ou o oponente podero requerer a reapreciao da pretenso junto do tribunal (art.3-2 a 6).

COMPETNCIA ESPECIAL DO CONSERVADOR DO REGISTO CIVIL

O Cd. do Registo Civil aprovado pelo Dec.-Lei n. 131/95, de 6 de Junho, cometera ao Conservador do Registo Civil competncia para homologar divrcios por mtuo consentimento nos quais no houvesse, ou j no houvesse, que providenciar quanto a regulao do exerccio do poder paternal. O processo respectivo est regulado nos arts. 271 e segs. desse diploma, sendo que a petio instruda com os seguintes elementos documentais: a) - assento do registo de casamento; b) assentos de nascimento de filhos; c) - certido da sentena que procedeu regulao do exerccio do poder paternal, se houver filhos menores, ou acordo sobre esse exerccio se no houve j regulao judicial (alterao introduzida pelo Dec.-Lei n. 272/01, art. 14-2, cf. adiante); d) - acordo sobre alimentos entre os cnjuges; e) - certido de conveno ante-nupcial, se a houver; f) - acordo quanto ao destino da casa de morada da famlia; g) relao especificada dos bens comuns, com a indicao dos valores dos bens. O Dec.-Lei n. 272/01, atrs citado, veio atribuir ao Conservador do Registo Civil mais as seguintes competncias no exclusivas (art. 5): 16

pedidos de alimentos para filhos maiores ou emancipados; pedidos de atribuio da casa de morada da famlia; privao do direito ao uso dos apelidos do outro cnjuge; autorizao de uso dos apelidos do ex-cnjuge, - todos desde que no tenham sido cumulados com outros pedidos no mbito da mesma aco judicial, nem sejam incidente ou dependncia de aco que esteja pendente e) - converso de separao judicial de pessoas e bens em divrcio. E as seguintes competncias exclusivas (art. 12): f) - reconciliao dos cnjuges separados; g) - separao e divrcio por mtuo consentimento, fora dos casos resultantes de acordo obtido no mbito de separaes ou divrcios litigiosos; h) - declarao de dispensa do prazo inter-nupcial.

a) b) c) d)

COMPETNCIA TERRITORIAL a) - a da rea da residncia do requerido, quanto a a), c) e d); b) - a da rea da situao da casa de morada da famlia, quanto a b); c) - a da rea da residncia de qualquer dos cnjuges, ou outra por ambos escolhida, quanto a e), f) e g) - (arts. 6 e 12-2); d) - a da Conservatria competente para a organizao do processo de publicaes para o casamento da requerente, quanto a h) (art. 12-3).

PROCESSOS a) - o pedido apresentado por requerimento com fundamentao de facto e de direito, logo com a indicao das provas e junta a prova documental; b) - o requerido citado e pode apresentar a sua oposio no prazo de 15 dias, com ela oferecendo logo a prova e juntando a prova documental adequada; c) - se no for deduzida oposio e devendo considerar-se confessados os factos aduzidos no requerimento inicial, verificados os pressupostos legais, o Conservador declara a procedncia do pedido; d) - se houve oposio, o Conservador designa tentativa de conciliao, que dever realizar-se em 15 dias; e) - o Conservador pode mandar proceder prtica de actos e produo de prova necessria verificao dos pressupostos legais (art. 7); f) - se houve oposio e no h possibilidade de acordo, as partes so convidadas a, em 8 dias, alegarem e requererem a produo de novos meios de prova; g) - o processo , seguidamente, remetido ao tribunal judicial de 1 Instncia competente em razo da matria dentro da circunscrio a que pertena a Conservatria (art. 8); h) - aqui, o Juiz ordena a produo de prova e marca a audincia de julgamento com observncia da disciplina das regras gerais dos

17

processos de jurisdio voluntria (art. 9 e arts. 1409 a 1411 do Cd. Proc. Civil); i) - das decises do Conservador do Registo Civil cabe recurso para o tribunal judicial de 1 Instncia dentro do prazo de 10 dias a contar da notificao delas (art. 10); j) - nos casos de separao ou de divrcio por mtuo consentimento em que seja apresentado acordo dos progenitores sobre regulao do exerccio do poder paternal, o processo vai ao visto do Ministrio Pblico junto do tribunal judicial de 1 Instncia competente, para que ele se pronuncie sobre o acordo gizado, no prazo de 30 dias (art. 144); l) - se o Ministrio Pblico no concordar com o acordo, os requerentes podero alter-lo em conformidade e h nova vista quele (n. 5); m) - se os requerentes no concordarem com as alteraes ao acordo impostas pelo Ministrio Pblico, o processo remetido ao tribunal da comarca a que pertena a Conservatria (n. 7), para deciso; n) - estando tudo em ordem, o Conservador convoca os requerentes para uma conferncia na qual procurar reconcili-los e, caso eles mantenham o propsito de se separarem ou divorciarem, verificados os pressupostos legais, o Conservador decreta a separao ou o divrcio e procede-se ao correspondente registo (ns. 3 e 6).

18

ACESSO AO DIREITO

Mostra-se consagrado o acesso ao direito e aos tribunais na Constituio da Repblica (art. 20), princpio reafirmado no art. 7 da Lei n. 3/99, de 13 de Janeiro (Lei Orgnica): no pode ser denegada a justia por insuficincia de meios econmicos. na Lei n. 34/2004, de 29 de Julho, com as alteraes que lhe foram introduzidas pela Lei n. 47/2007, de 28 de Agosto, que se encontra regulado o referido acesso. Tal Lei transpe para a ordem jurdica nacional a Directiva n. 2003/8/CE, do Conselho, de 27 de Janeiro de 2004, relativa melhoria do acesso justia nos litgios transfronteirios. A mencionada Lei foi regulamentada pela Portaria n. 1085-A/2004, de 31 de Agosto (que definiu os critrios de prova e de apreciao da insuficincia econmica), pela n. 10/2008, de 3 de Janeiro (que, alm do mais, disciplina a interveno de profissionais do direito no esquema do acesso ao direito e sua remunerao) e veio a ser alterada pela n. 210/2008, de 29 de Fevereiro, e a n. 11/2008, da mesma data (que aprovou novos formulrios de requerimento de proteco jurdica). O acesso ao direito e justia conceito que se desdobra em dois aspectos: a informao jurdica (arts. 4 e 5) - papel do Estado, atravs do Ministrio da Justia, na divulgao pblica do direito e do ordenamento legal, mediante eventuais protocolos a celebrar por ele com as entidades interessadas; e - a proteco jurdica (arts. 6 e segs.) - que, por sua vez, se desdobra em: - consulta jurdica (arts. 14 e seg.) - feita pelo Ministrio da Justia em cooperao com a Ordem dos Advogados e com as autarquias locais interessadas. Pode ser prestada em gabinetes de consulta jurdica e em escritrios de advogados que sejam participantes no sistema de acesso ao direito (Portaria n. 10/08, art. 1-2). A nomeao de advogados para a prestao de consulta jurdica feita pela Ordem dos Advogados a pedido dos Servios de Segurana Social (art. 1-3) e devido o pagamento de uma taxa de 30,00, cujo pagamento se faz na Caixa Geral de Depsitos ou, atravs do sistema electrnico, a favor do Instituto de Gesto Financeira e de InfraEstruturas da Justia (art. 1-4 e 5). - apoio judicirio (arts. 16 e segs.; Portaria n. 10/08, arts. 2 e segs.) - que tem a cooperao da Ordem dos Advogados ao nvel da designao de patronos oficiosos, sem prejuzo das nomeaes a que, em sede de processo penal, sejam feitas pelo Ministrio Pblico em casos de diligncias de carcter urgente (Portaria, art. 3). As nomeaes so sempre comunicadas Ordem dos Advogados. Para candidatura de profissionais do foro prestao de servios no esquema do acesso ao direito, os candidatos devem optar por (art. 18-1): a) lotes de processos;

19

b) c) d) e)

nomeao isolada para processos; lotes de escalas de preveno; designao isolada para escalas de preveno; designao para consulta jurdica.

A PROTECO JURDICA A - CONCESSO concedida para as questes e causas, deflagradas ou a intentar, nas quais o interessado tenha um interesse prprio (art. 62). Quando se trate de litgio transfronteirio, em que os tribunais competentes pertenam a outro Estado da Unio Europeia (UE), abrange ainda o apoio pre-contencioso e os encargos especficos que decorram do carcter transfronteirio do litgio (n. 4). Pode ser concedida a todos os cidados nacionais e da UE, assim como a estrangeiros e aptridas com ttulo de residncia vlido num Estado membro da UE, os quais demonstrem ter insuficincia econmica (art. 7-1). Os estrangeiros sem ttulo de residncia vlido em Estado da UE tero direito a proteco jurdica na medida em que tal direito seja atribuido aos Portugueses nos seus Estados (n. 2). Quanto a pessoas colectivas, se tiverem fins lucrativos, no tero direito a proteco jurdica, assim como no o tm os estabelecimentos individuais de responsabilidade limitada (n. 3); se aquelas no tiverem fins lucrativos, apenas podero ter direito a proteco jurdica na modalidade de apoio judicirio e desde que faam prova da sua insuficincia econmica (n. 4). No pode ser concedida a proteco jurdica a quem tenha alienado ou onerado todos ou parte dos seus bens para se colocar em condies de a obter (art. 7-5). Quanto a cessionrios do direito ou do objecto controvertido, e relativamente ao apoio judicirio, este no poder serlhes concedido quando a cesso tenha sido realizada com o propsito de o obter (idem). H iseno de impostos, de emolumentos e de taxas quanto a requerimentos, certides e outros documentos que sejam pedidos para instruir pedido de proteco jurdica (art. 9). B REVOGAO A proteco jurdica ser retirada, no seu todo ou quanto a alguma das suas modalidades, oficiosamente, pelos servios da segurana social, ou a requerimento do Ministrio Pblico, da Ordem dos Advogados, da parte contrria, do patrono ou do solicitador de execuo nomeados (art. 10-1 e 3): a) se o beneficirio, ou o seu agregado familiar, vieram a adquirir meios que lhe permitam dispens-la; b) quando se prove, atravs de novos documentos, a insubsistncia das razes pelas quais ela fora concedida;

20

c) se os documentos com base nos quais ela foi concedida forem declarados falsos por deciso transitada em julgado; d) se, em recurso, veio a ser confirmada a condenao do beneficirio como litigante de m f; e) se, em procedimento cautelar de alimentos provisrios, for atribuda ao requerente uma quantia para custeio das despesas da demanda; f) se o beneficirio na modalidade de pagamento faseado no pagar uma prestao e assim se mantiver mesmo depois de ter sido notificado para pag-la com multa equivalente prestao no paga. O beneficirio da proteco jurdica ser sempre ouvido antes de ser proferida deciso de revogao (arts. 10-4 e 23-1). Se, notificado, nada disser, a proposta automaticamente convertida em deciso definitiva, de revogao ou de indeferimento, total ou parcial (art. 23-2 e 3). Relativamente a a), o beneficirio dever, logo que o facto se verifique, declarar que j se encontra em condies de dispensar a proteco jurdica, em alguma ou em todas as suas modalidades, pois, no o fazendo, ficar sujeito s sanes prprias da litigncia de m f (art. 10-2). A deciso de revogao comunicada ao tribunal competente e Ordem dos Advogados ou Cmara de Solicitadores, consoante os casos (n. 5). Tal deciso susceptvel de impugnao judicial, como adiante se explicar (art. 12). C CADUCIDADE A proteco jurdica caduca (art. 11-1): a) com o falecimento da pessoa singular ou com a extino ou dissoluo da pessoa colectiva beneficirias, a no ser que os sucessores na causa, em incidente de habilitao, juntem cpia de requerimento seu de apoio judicirio e este lhes venha a ser deferido; b) decorrido o prazo de um ano aps a sua concesso, sem que tenha sido prestada consulta ou sem que tenha sido instaurada a aco pretendida, por razo imputvel ao requerente. A deciso que verifique a caducidade susceptvel impugnao judicial, como adiante se explicar (art. 12). de

D REEMBOLSOS Se se vier a verificar que o beneficirio da proteco jurdica j tinha, data do pedido que formulou, ou veio a adquirir no decurso da causa ou dentro dos quatro anos aps o termo dela, meios econmicos suficientes para poder pagar honorrios, despesas, custas, imposto, emolumentos, taxas e outros quaisquer encargos de que estivera isento, o Ministrio Pblico ou outro qualquer interessado instaurar aco para cobrana dessas importncias (art. 13-1). Tal aco segue a forma sumarssima e o juiz pode condenar no prprio processo, precedendo parecer a ser por ele pedido segurana social, quando, neste, o beneficirio obteve vencimento, total ou parcial, a menos que o que, pela sentena, obtenha no possa ser tido em conta na apreciao da insuficincia econmica (ns. 2, 3 e 4).

21

1 - CONSULTA JURDICA Tem que ver com o aconselhamento e orientao tcnicos das pessoas com carncias econmicas que afluem aos locais previamente definidos como gabinetes de consulta para atendimento gratuito. Compreende ainda a realizao de diligncias extra-judiciais que directamente decorram do conselho jurdico dado ou que sejam necessrias para o devido esclarecimento da questo colocada (n. 2). prestada por advogados em gabinetes de consulta jurdica ou em escritrios de advogados que tenham aderido ao sistema de acesso ao direito (art. 15-1), ou por outras entidades sem fins lucrativos, pblicas ou privadas, protocoladas para esse efeito, com a Ordem dos Advogados (n. 5)

2 APOIO JUDICIRIO Reveste as seguintes modalidades e pode ser requerido apenas quanto a uma delas ou quanto a mais que uma (art. 16-1): - dispensa de pagamento das taxas de justia e demais encargos com o processo (alnea a); - nomeao e pagamento de compensao de patrono (b); - pagamento de remunerao de defensor oficioso (c); - pagamento faseado de taxas de justia e demais encargos com o processo, e de compensaes de patrono ou de defensor oficioso (d) a f)); - atribuio de agente de execuo (g). Na modalidade de pagamento faseado no so exigveis as prestaes que se venam volvidos quatro anos a partir do trnsito em julgado da deciso final sobre a causa (art. 16-3). Esta modalidade, por outro lado, incompatvel com o patrocnio pelo Ministrio Pblico como previsto do Cd. Proc. Trabalho (art. 11-2). E no se aplica aos casos em que o requerente seja pessoa colectiva (art. 16-6). Em geral:

- a) - o apoio judicirio aplica-se a todos os tribunais e aos julgados de paz, noutras estruturas de resoluo alternativa de litgios definidas por Portaria, seja qual seja a forma do processo, assim como, com as devidas adaptaes, a processos de contra-ordenaes e aos processos de divrcio por mtuo consentimento que corram nas Conservatrias do Registo Civil (art. 17). - b) o procedimento de proteco jurdica na modalidade de apoio judicirio autnomo quanto causa a que respeite, no tendo, em regra, nenhuma repercusso no andamento dessa causa (art. 24-1, ver adiante excepes).

22

- c) o apoio judicirio concedido independentemente da posio processual que o seu requerente ocupe na causa, tenha ou no tenha sido j concedido parte contrria (art. 18-1). - d) - pode ser requerido em qualquer estado da causa (sem prejuzo do que vai dito adiante em Iniciativa b)), e, concedido, mantm-se para efeitos de recurso, qualquer que tenha sido a deciso da causa, e extensivo a todos os processos que se tramitem por apenso causa respectiva (art. 17-2), e vice-versa. - e) estende-se ainda s execues baseadas na sentena proferida no processo em que ele foi concedido (n. 5). - f) se um processo for desapensado por deciso com trnsito, mantm-se o apoio concedido, devendo ser-lhe junta, oficiosamente, certido da deciso que concedeu o apoio (n. 7). - g) se, com deciso transitada, vier a ser declarada a incompetncia relativa do tribunal, mantm-se a concesso do apoio judicirio, mas a deciso ser notificada ao patrono oficioso para que este se pronuncie sobre a manuteno ou a escusa do patrocnio (n 6). - h) a prova da entrega do requerimento de proteco jurdica no servio de segurana social faz-se ou por exibio ou entrega da sua cpia com carimbo da recepo, ou por qualquer meio idneo de certificao mecnica ou electrnica da recepo nesse servio, quando ele foi enviado por tele-cpia ou por correio electrnico (art. 22-6). - i) - os encargos decorrentes da concesso do apoio judicirio so includos na conta de custas a final, quando haja processo judicial (art. 36-1) - o que se afigura inquo: a parte vencida, v. gr., vai suportar os honorrios da vencedora que tenha litigado sob patrocnio oficioso. Iniciativa: - a) - o pedido de apoio judicirio pode ser formulado ainda antes da propositura de aco ou de interveno do requerente como parte, em aco que tenha sido contra ele intentada. - b) o apoio judicirio deve ser requerido antes da primeira interveno processual do requerente (art. 18-2), a no ser que: 1 seja superveniente a situao de insuficincia econmica; 2 em virtude do decurso do processo, ocorra um encargo excepcional (idem). - c) nos casos referidos em b) o apoio judicirio deve ser requerido antes da primeira interveno processual aps o conhecimento da respectiva situao (n. 2) e, requerido que seja, suspende-se o prazo de pagamento da taxa de justia e demais encargos com o processo at deciso definitiva do pedido de apoio (n. 3), ou interrompe-se o prazo se tal pedido envolver a nomeao de patrono. - d) - o pedido de apoio judicirio pode ser feito pelo directo interessado, pelo Ministrio Pblico em sua representao,

23

por advogado ou por advogado-estagirio ou por solicitador em sua representao, o que bastante para comprovar a representao (art. 19). - e) o pedido formulado em modelo aprovado pela Portaria n. 1085-B/2004 (art. 22-2). - f) - pode ser apresentado em qualquer servio de atendimento ao pblico dos servios de segurana social (art. 22-1), pessoalmente, por tele-cpia, por via postal ou por transmisso electrnica, aqui mediante o preenchimento do respectivo formulrio digital, acessvel por ligao e comunicao informtica (art. 22-2). - g) quando seja apresentado por via postal, o servio que o receba enviar ao requerente uma cpia com o carimbo de entrada (art. 22-3). - h) o pedido de concesso de apoio judicirio deve especificar a modalidade ou as modalidades de apoio que o interessado pretende (art. 22-4). O que deve ser alegado e junto: - a) deve ser indicado o rendimento anual lquido do agregado familiar, quanto a pessoa singular, o nmero de trabalhadores e o patrimnio quanto a pessoa colectiva ou equiparada (Portaria n. 1085B/2004). - b) deve ser descrito o agregado familiar (idem). - c) quanto a pessoa singular, devem inventariar-se os bens de que seja proprietria, com seus valores de aquisio, e enumerar-se os encargos do requerente (idem). - d) quanto a pessoa colectiva ou equiparada, deve ser indicado o seu activo e o seu passivo (idem). requerimento: I Pessoas singulares: 1 cpia da ltima declarao de rendimentos apresentada para efeitos do IRS (Portaria n. 1085-A/2004, art. 3-1); 2 cpias dos recibos de vencimentos de salrios emitidos pela entidade patronal nos ltimos seis meses, do requerente e das pessoas do seu agregado familiar (idem, art. 3-2-a); 3 cpias das declaraes apresentadas de IVA dos dois ltimos trimestres e dos documentos comprovativos do respectivo pagamento (idem, b); 4 se o requerente for trabalhador independente, cpias dos recibos por si emitidos nos ltimos seis meses (idem); 5 documento comprovativo do valor actualizado de qualquer prestao social de que beneficie e se no inclua no sistema de segurana social portugus (idem, c); 6 declarao de inscrio no Centro de Emprego (idem, d); 7 cpias actualizadas das cadernetas prediais ou certido emitida pelo servio de finanas (idem, art. 4-1-a); e) devem juntar-se com o formulrio do

24

8 quanto a valores mobilirios, documento comprovativo do valor da sua cotao no dia anterior ou cpia do documento que titulou a respectiva aquisio (idem, b); 9 cpia do livrete e do registo de propriedade, quanto a automveis (idem, c); 10 cpia de contrato de arrendamento da casa de morada da famlia ou do ltimo recibo da renda paga (idem, art. 5-a); 11 documento comprovativo do pagamento da ltima prestao quanto a emprstimo para aquisio de casa de morada da famlia (idem, b). II Pessoas colectivas ou equiparadas: 1 cpia da ltima declarao de rendimentos para efeitos do IRC ou do IRS, consoante os casos (cit. Portaria, art. 14-a); 2 cpias das declaraes de IVA dos ltimos 12 meses e documentos comprovativos do seu pagamento (idem, b); 3 cpias dos documentos de prestao de contas dos 3 ltimos exerccios findos ou dos exerccios findos desde a constituio da pessoa colectiva (idem, c). Processo: - a) a competncia para decidir sobre pedido de concesso de proteco jurdica do dirigente mximo dos servios de segurana social da rea da residncia ou da sede do requerente (art. 20-1). - b) se o requerente no tiver domiclio em territrio nacional, a competncia cabe ao dirigente mximo do servio de segurana social onde tiver sido entregue o requerimento (n. 2). - c) h lugar audincia prvia do requerente quando esteja proposta uma deciso de indeferimento, nos termos do Cdigo do Procedimento Administrativo (art. 23). - d) o prazo para concluso do procedimento administrativo e deciso quanto ao pedido de proteco jurdica de 30 dias, contnuo, que no se suspende em frias judiciais e, se terminar em dia no qual os servios de segurana social estejam encerrados, o seu termo transfere-se para o primeiro dia til seguinte (art. 25-1). proferida que deve tribunal responder - e) decorrido tal prazo sem que tenha sido deciso, o pedido considera-se tacitamente deferido (n. 2), o ser confirmado junto dos servios da Segurana Social pelo ou pela Ordem dos Advogados, devendo os ditos servios no prazo mximo de dois dias teis (n. 4).

- f) a deciso final notificada ao requerente e, quando o pedido tenha envolvido designao de patrono, tambm ao Conselho Distrital da OA (art. 26-1). - g) quando o pedido de apoio judicirio tiver sido apresentado na pendncia de causa, a deciso final notificada ao tribunal em que a causa pende e, atravs do mesmo tribunal, notificada parte contrria, e, se estiver em causa nomeao de patrono, o tribunal deve solicitar Ordem dos Advogados que faa nomeao de patrono (art. 25-3-a).

25

- h) se o pedido no tiver sido apresentado na pendncia da causa e estiver em causa a nomeao de patrono, cabe ao interessado pedir a nomeao Ordem dos Advogados (b). - i) a deciso sobre o pedido de proteco jurdica no admite nem recurso hierrquico ou tutelar, nem reclamao, mas susceptvel de impugnao judicial, por escrito, que no precisa de ser articulada e s admite prova documental, que pode ser requerida atravs do tribunal (arts. 26-2 e 27-2), impugnao para a qual tm legitimidade o requerente e a parte contrria (arts. 26-3 e 27-1). - j) a impugnao pode ser intentada, directamente pelo interessado, mesmo sem advogado, e deve ser apresentada no servio de segurana social que apreciara o pedido (art. 27-1). - l) a impugnao no tem efeito suspensivo, pelo que, se j tiver sido proferida deciso negativa pelo servio da segurana social, relativamente ao pedido de concesso de apoio judicirio, o requerente ter de pagar o que seja devido, desde a data em que lhe foi comunicada tal deciso, sem prejuzo do ulterior reembolso das quantias pagas como resultado de procedncia daquela impugnao (art. 29-5-c). - m) deduzida no prazo de 15 dias a contar do conhecimento da deciso impugnada (art. 27-1). - n) o servio de segurana social dispe do prazo de 10 dias a contar do recebimento da impugnao, para revogar a deciso impugnada ou para, se a mantiver, enviar a impugnao, com cpia autenticada do processo administrativo, ao tribunal competente (n. 3). - o) o tribunal competente para apreciao da impugnao judicial o da comarca na qual tem sede o servio de segurana social que proferiu a deciso impugnada, ou ser o da causa quando o pedido de proteco jurdica tenha sido deduzido na pendncia de causa (art. 28-1). - p) a impugnao distribuda, quando for caso disso, e logo conclusa ao juiz para deciso, que profere atravs de despacho concisamente fundamentado, concedendo-lhe provimento, caso em que especificar as modalidades e a concreta medida do apoio concedido, ou recusando-lho, neste caso com fundamento em extemporaneidade ou em manifesta inviabilidade do pedido (n. 4 e art. 29-1). - q) aplicam-se contagem dos prazos processuais as regras do Cd. Proc. Civil (art. 38). - r) aplica-se supletivamente o Cd. do Proced. Administrativo (art. 37). Critrios de prova e de apreciao: - a) o rendimento relevante, para efeitos proteco jurdica (Yap), expressa-se em mltiplos do indexante apoios sociais (Anexo, I-2). de de

26

- b) o Yap o montante que resulta da diferena entre o valor do rendimento lquido completo do agregado familiar (Yc) e o valor da deduo relevante para efeitos de proteco jurdica (A), portanto, Yap = Yc-A (n. 1). - c) Yc o resultado da soma do valor da receita lquida do agregado familiar (Y) com a renda financeira implcita calculada com base nos activos patrimoniais do agregado familiar (Yr), ou seja Yc = Y+Yr (Anexo, II-1). - d) Y o rendimento depois de deduzido o imposto sobre o rendimento, das contribuies obrigatrias dos empregados para regimes da segurana social e das contribuies dos empregadores para a segurana social (n. 2). - e) A resulta da soma do valor da deduo de encargos com necessidades bsicas do agregado familiar (D) com o montante da deduo de encargos com a habitao do agregado familiar (H), portanto A = D+H (Anexo, III-1). - f) os valores das prestaes previstas para as modalidades de pagamento faseado so, em princpio, os seguintes (art. 16-2): a) 1/72 do valor anual do rendimento relevante, se este for igual ou inferior a uma vez e meia o valor do indexante de apoios sociais; b) 1/36 daquele valor, se ele for superior a essa uma vez e meia.

Efeitos: I ANTES DE PROPOSITURA DE CAUSA a) - nos casos de proteco jurdica nas modalidades de dispensa total ou parcial de taxas e de encargos, ou de pagamento faseado, o autor da aco ou o exequente na execuo devero juntar sua petio o documento comprovativo da concesso dela, expresso ou tcito, o que, desde logo, dispensa os pagamentos (arts. 24-3 e 29-5). b) para situaes de carcter urgente (procedimentos cautelares e quando o direito esteja em risco de se extinguir, o que deve ser invocado e explicado), a Secretaria aceitar receber a petio acompanhada de duplicado do requerimento do pedido de concesso da proteco jurdica em modalidade que implique dispensa de pagamento de encargos ou faseamento do pagamento, o que, desde logo, dispensa a exigncia dos pagamentos (art. 29-2). c) quando houver deciso desfavorvel pretenso, o requerente dispor do prazo de 10 dias, contado a partir da notificao dela, para efectuar o pagamento de que ficara provisoriamente dispensado (arts. 24-3 e 29-5-c), sob a cominao prevista no art. 467-5 do Cd. Proc. Civil (n. 3 desentranhamento da petio inicial, a no ser quando o indeferimento do pedido de apoio judicirio s foi notificado ao autor j depois da citao do ru). d) se o pedido de concesso de apoio judicirio no tiver sido apresentado na pendncia da causa ao interessado a quem incumbe a obrigao de solicitar a nomeao do patrono (art. 25-3-b). 27

II NA PENDNCIA DE CAUSA a) depois de formulado o pedido de concesso de apoio judicirio junto dos servios de segurana social, ou de obtido, em modalidade que tenha apenas que ver com pagamentos de encargos com o processo, deve ser apresentado o duplicado desse pedido juntamente com o acto com o qual deveriam apresentar o documento comprovativo do pagamento da taxa de justia (art. 29-2). b) se o pedido de concesso de apoio judicirio for deduzido na pendncia de causa e envolver a nomeao oficiosa de patrono, o tribunal da causa pendente solicitar Ordem dos Advogados que nomeie patrono (art. 25-3-a). c) - quando a formulao do pedido de apoio judicirio envolva a nomeao de patrono, interrompe-se o decurso de prazo que estiver a correr com a juno aos autos do documento comprovativo da apresentao do seu requerimento (art. 24-4), voltando este a correr, mas de novo, a partir da notificao ao patrono nomeado da sua designao ou a partir da notificao ao requerente da deciso de indeferimento do seu pedido de nomeao de patrono (art. 24-5). d) o mesmo efeito dito em c) ocorre quando surja um pedido de escusa do patrono nomeado na pendncia da causa (art. 34-2 e 3). e) nos casos em que esteja em causa apoio judicirio na modalidade de nomeao de patrono, na pendncia da causa, o tribunal desta notificar o Conselho Distrital da OA para proceder nomeao do patrono (art. 25-3-a). f) quando houver deciso desfavorvel pretenso de dispensa de pagamentos de encargos ou de faseamento do seu pagamento, o requerente dever proceder ao pagamento do que ficara provisoriamente dispensado, no prazo de 10 dias a contar da notificao daquela deciso (arts. 24-3 e 29-5-c), sob a cominao prevista no art. 467-5 do Cd. Proc. Civil.

ESPECIFICIDADES DA NOMEAO DE PATRONO - a) OA, atravs do Conselho Distrital competente, a quem compete a escolha e a nomeao de patrono segundo Portaria do Ministrio da Justia (arts. 30-1 e 45-2; Portaria n. 10/2008, arts. 10 e segs.). - b) quando a nomeao de patrono decorra de deferimento tcito de pedido de proteco jurdica, e no esteja pendente aco judicial, o interessado deve pedir a nomeao de patrono junto da segurana social para que esta, no prazo mximo de dois dias teis, solicite a nomeao OA (Portaria 10/08, art. 6). - c) se o mesmo facto der causa a mais que um processo, dever, preferencialmente, nomear-se o mesmo patrono ou defensor oficioso ao beneficirio, desde que o profissional forense esteja inscrito para lotes de processos (arts. 7-1 e 2 e 18-1-a).

28

- d) a nomeao de patrono notificada pelo Conselho Distrital da OA quer ao requerente quer ao patrono nomeado, quele se comunicando a identificao e localizao do escritrio deste e se lhe sublinhando o dever de ao patrono dar toda a colaborao, sob pena de lhe ser retirado o apoio judicirio (Lei n. 34/04, art. 31-1 e 2). - e) as notificaes a que se alude em b) so feitas com advertncia expressa de incio de contagem de prazo judicial (n. 1). - f) quando o pedido de nomeao de patrono tenha sido formulado na pendncia de causa (veja Processo-Efeitos-II-b), a notificao aludida em b) e c) feita tambm ao tribunal (idem). - g) o beneficirio pode requerer Ordem dos Advogados a substituio do patrono nomeado, fundamentando a sua pretenso, e, no caso de tal lhe ser deferido, aplicam-se as regras da escusa do patrono (art. 32; veja infra l) e segs.). - h) o patrono que tenha sido nomeado para propositura de aco deve propor esta no prazo de 30 dias a contar da notificao da nomeao, prazo que poder ser-lhe prorrogado pela OA a seu pedido fundamentado (art. 33-1 e 2). - i) se o patrono nomeado no propuser a aco no prazo ter de apresentar justificao dessa omisso junto da OA, e se o no fizer, ou se a justificao no for achada satisfatria, a OA notifica o Conselho de Deontologia do Conselho Distrital onde esteja inscrito o patrono para que proceda apreciao de eventual responsabilidade disciplinar e promover a nomeao de novo patrono (n. 3). - j) a aco considera-se proposta na data em que foi apresentado o pedido de nomeao de patrono (n. 4). - l) o patrono pode pedir escusa junto do Presidente do Conselho Distrital da OA, em requerimento onde explique os motivos da escusa pretendida (art. 34-1). - m) se o pedido de escusa for apresentado na pendncia da causa, interrompe o prazo que nela estiver em curso com a juno aos autos, pelo patrono escusante, de requerimento no qual comunique e comprove a deduo de pedido de escusa (ns. 2 e 3). - n) a apreciao e deliberao sobre o pedido de escusa devem ter lugar no prazo de 15 dias e, sendo deferido, a OA procede imediatamente nomeao de novo patrono a no ser quando o fundamento da escusa seja a inexistncia de fundamento legal da pretenso, pois que, neste caso, pode recusar nova nomeao para o mesmo fim (ns. 4 e 5). - o) as regras de l) e segs. so aplicveis aos casos de deduo de pedido de escusa com fundamento em circunstncias supervenientes (n. 6). - p) o patrono nomeado pode substabelecer, com reserva, para diligncia concreta, indicando logo o substabelecido (art.

29

35-1 e Portaria n. 10/08, art. 17-1), casos em que ser da sua responsabilidade e remunerao do substituto (n. 2). ESPECIFICIDADES EM PROCESSO PENAL - a) a nomeao de defensor ao arguido, sua dispensa ou substituio fazem-se nos termos do Cd. Proc. Penal e da Portaria do Ministrio da Justia (n. 10/2008, de 3 de Janeiro), antecedidas da advertncia de que ele tem o direito de constituir mandatrio (art. 391 e 2). - b) o requerimento para concesso judicirio no afecta a marcha do processo (n. 10). de apoio

- c) as funes de defensor oficioso cessam automaticamente quando o arguido constitua mandatrio (art. 43-1), e ele no pode aceitar mandato do mesmo arguido (n. 2). - d) o advogado nomeado defensor pode pedir dispensa sob fundamento em motivo justo (art. 42-1), em requerimento que dirigido Ordem dos Advogados. - e) esse pedido decidido pela Ordem dos Advogados no prazo de 5 dias (art. 42-2). - f) em caso de urgncia, o tribunal pode nomear outro defensor at que o Conselho Distrital da OA se pronuncie (n. 5).

A INSUFICINCIA ECONMICA Encontra-se regulada no Anexo. Critrios: a) no tem condies objectivas para suportar qualquer quantia com o processo, requerente cujo agregado familiar tenha rendimento relevante para efeitos de proteco jurdica igual ou inferior a do indexante de apoios sociais alm do mais, dever beneficiar da atribuio de agente de execuo e de consulta jurdica gratuita (art. 8-A-1-a). b) tem condies objectivas para custear uma consulta jurdica sujeita ao pagamento prvio duma taxa, mas no dispe de condies objectivas para suportar pontualmente as despesas do processo, requerente cujo agregado familiar tenha rendimento relevante para efeitos de proteco jurdica superior a e igual ou inferior a duas vezes e meia o valor do indexante de apoios sociais beneficiar de apoio judicirio nas modalidades de pagamento faseado e de atribuio de agente de execuo (art. 8A-1-b). c) no tem insuficincia econmica, requerente cujo agregado familiar tenha rendimento relevante para efeitos de proteco jurdica que seja superior a duas vezes e meia o valor do indexante de apoios sociais (art. 8-A-1-c).

30

O rendimento relevante para efeitos de proteco jurdica o correspondente diferena entre o valor do rendimento lquido completo do agregado familiar e o valor da deduo relevante para efeitos da proteco jurdica (art. 8-A-2). Pertencem ao mesmo agregado familiar os que vivem em economia comum com o requerente (n. 3). Caso a entidade que deve decidir quanto a pedido de concesso de apoio judicirio entender que a aplicao dos critrios aludidos conduz a manifesta negao do acesso ao direito e aos tribunais, poder, atravs de despacho especialmente fundamentado, que no admite delegao, decidir de maneira diferente (art. 8-A-8).

PROTECO JURDICA EM CASOS DE LITGIOS TRANSFRONTEIRIOS

Aps a transposio para a ordem jurdica portuguesa da Directiva n. 2003/8/CE do Conselho, de 27 de Janeiro de 2004, foi publicado o Dec.-Lei n. 71/2005, de 17 de Maro, que entrou em vigor a 1 de Maio (art. 14). Para o efeito deste diploma, entende-se que h litgio transfronteirio quando, data da apresentao do seu requerimento de proteco jurdica, o requerente tenha domiclio ou residncia habitual num Estado membro da UE diferente do Estado membro do foro (art. 2-2). A PARA ACO A INTENTAR EM PORTUGAL Se o pedido de apoio judicirio for apresentado por interessado que resida noutro Estado da UE para aco em que seja competente tribunal portugus, esse apoio abranger ainda (art. 3): - os servios prestados por intrprete; - a traduo dos documentos necessrios para o litgio; - as despesas de deslocao das pessoas a ouvir, quando seja exigida a sua presena fsica na audincia por o tribunal entender que no podero ser ouvidas satisfatoriamente atravs doutros meios. B PARA ACO A INTENTAR NOUTRO ESTADO DA UE Nestes casos, a proteco jurdica abrange, tambm, o apoio precontencioso (art. 4-1), o qual se destina a assegurar a assistncia jurdica at recepo do pedido de proteco no Estado membro do foro (art. 4-2). Segue as regras da consulta jurdica. A proteco jurdica abrange os encargos de traduo do pedido dela, assim como dos documentos necessrios se o requerente for pessoa singular e se trate de litgio transfronteirio em matria civil e comercial (art. 5-2). MODO DE PROCEDER O requerimento de proteco jurdica e o requerimento para a sua transmisso so formulados em modelos aprovados pela Comisso Europeia, publicados no Jornal Oficial da UE (art. 11-1).

31

O pedido de apoio pre-contencioso formulado em modelo aprovado nos termos do art. 22-2 da Lei n. 34/2004 (art. 11-2). Os requerimentos e pedidos so dirigidos autoridade nacional competente, que a segurana social, entidade que tem a competncia quer para transmitir, quer para receber, esses pedidos, atravs dos seguintes servios (art. 6-1): - Instituto da Segurana Social, IP, no territrio continental; - Centro da Segurana Social, na Regio Autnoma da Madeira; - Instituto da Aco Social, na Regio Autnoma dos Aores. autoridade nacional compete (art. 6-2): - auxiliar o requerente a certificar-se de que o seu pedido vai acompanhado de todos os documentos necessrios sua apreciao (art. 6-3-a); - sempre que necessrio, traduzir os pedidos e os seus documentos probatrios (art. 6-3-b); - transmitir, no prazo de 15 dias a contar da data de apresentao do pedido (art. 9-1), ou a contar da data de concluso da traduo, quando a esta houve lugar (art. 92), os pedidos de proteco jurdica apresentados por interessado residente em Portugal autoridade do Estado membro do foro que seja o competente para a recepo (art. 6-2-a); - receber, quando seja Portugal o membro do foro, os pedidos de proteco jurdica que tenham sido apresentados por residentes noutro Estado da UE, directamente ou atravs da autoridade competente para a transmisso dos pedidos nesse Estado (art. 6-2-b); - prestar as informaes pedidas pelos interessados quanto ao andamento do seu pedido de proteco jurdica (art. 6-2c). Os pedidos devem ser redigidos em portugus ou em ingls, se vindos de residente noutro Estado da UE e para aco em que so os tribunais portugueses os competentes (art. 7-1). Para situaes contrrias, os pedidos podem ser redigidos em portugus, ou na lngua oficial do Estado da UE competente para a aco, ou noutra das lnguas das instituies comunitrias, ou ainda noutra lngua que esse Estado indique como aceitvel nos termos do art. 14-3 da Directiva n. 2003/8/CE (art. 7-2). Nestes casos, se redigido em portugus, o pedido, se for apresentado junto da autoridade nacional de transmisso e recepo, ser por esta traduzido, se necessrio, para uma das referidas lnguas (art. 7-3). Conjuntamente com o pedido de proteco jurdica remetido o requerimento para a sua transmisso, que deve ser redigido pela autoridade nacional de transmisso e recepo numa das lnguas que se referiram (art. 9-3). A autoridade nacional pode recusar a transmisso (art. 10): - quando manifestamente no exista litgio transfronteirio segundo a lei (art. 10-1-a); - quando manifestamente o pedido carea de fundamento (art. 10-1-b); - quando o requerente no seja pessoa singular ou o litgio no respeite a matria cvel ou comercial (art. 10-1-c);

32

- se for Portugal o Estado do foro, se o pedido de proteco jurdica no estiver redigido em portugus ou em ingls (art. 10-3). A deciso de recusa pode ser judicialmente impugnvel, aplicandose impugnao a disciplina dos arts. 27 e 28 da Lei n. 34/2004 (art. 10-2). APRECIAO DO PEDIDO Nos casos de litgio transfronteirio em que os tribunais competentes do foro sejam doutro Estado da UE, que no Portugal, a competncia para a deciso de concesso de apoio pre-contencioso cabe entidade competente para decidir sobre a concesso de proteco jurdica como previsto na Lei n. 34/2004 (art. 12-2). Nos demais casos, a deciso cabe autoridade competente do Estado membro do foro (art. 12-1).

33

A REFORMA PROCESSUAL

Consta do Dec.-Lei n. 329-A/95, de 12 de Dezembro, com as alteraes que lhe foram sendo introduzidas pelos Dec.-Lei n. 180/96, de 25 de Setembro, Dec.-Lei n. 375-A/99, de 20 de Setembro, Decs.-Lei ns. 183/00 e 184/00, de 10 de Agosto, e Dec.-Lei n. 38/03, de 8 de Maro, a Lei n. 30-D/00, de 20 de Dezembro, e ainda pelo Dec.-Lei n. 303/07, de 24 de Agosto, e pelo Cd. das Custas Judiciais aprovado pelo Dec.-Lei n. 224-A/96, de 26 de Novembro, com as alteraes que lhe foram introduzidas pelos Decs.-Lei ns. 320-B/00, de 15 de Dezembro, citado 38/03, este alterado pelo Dec.-Lei n. 199/03, de 10 de Setembro, Dec.-Lei n. 324/03, de 27 de Dezembro, e ainda de outros diplomas que nos lugares prprios sero referidos.

OS ACTOS PROCESSUAIS
Noo - actos que conduzem ao exerccio dos direitos tutelados pela lei e promovem a sequncia dos trmites do respectivo processo. Tm de ser praticados nas oportunidades devidas e mediante a observncia de prazos. Devero revestir a forma que melhor corresponda ao fim que visam atingir (art. 138-1). Mas podem ter de obedecer a modelos aprovados por entidade competente que, relativos a actos da secretaria, sejam considerados obrigatrios por disposio especial (art. 138-2). No se praticam, porm (art. 143): - nos dias em que os tribunais estiverem encerrados, e - durante o perodo de frias judiciais, excepto - actos praticados pelas partes atravs de tele-cpia ou de correio electrnico, que o podem ser em qualquer dia e independentemente da abertura ou do encerramento dos tribunais (seu n. 4 e art. 260-A-1); Excepto (art. 143-2): a) - citaes

34

b) - notificaes c) - actos que visem evitar dano irreparvel.

I - ACTOS DAS PARTES

s partes a quem incumbe a iniciativa processual e, em regra, a promoo dos trmites do processo. A - Os PRAZOS A-1 - Classificam-se: a) - quanto natureza, em: - substantivos (art. 279 Cd. Civil); - adjectivos ou judiciais (art. 144 CPC). b) - quanto fonte (art. 144-1), em: - legais - marcados pela lei; - jurisdicionais - fixados por despacho do juiz. c) - quanto aos efeitos (art. 145), em: - dilatrios - diferem para outra altura a possibilidade de prtica do acto ou o incio de contagem dum outro prazo (dilao) - art. 252-A; - peremptrios - o seu decurso extingue o direito de praticar o acto. Se a prazo dilatrio se segue o decurso de um prazo peremptrio, os dois tipos de prazos contar-se-o como sendo um s prazo (art. 148). A-2 - Caractersticas do prazo judicial: - contnuo (art. 144-1), pois: a) - comea a correr independentemente de assinao ou outra formalidade, b) - corre seguido, embora c) - se suspenda: - durante as frias judiciais, salvo se - a sua durao for igual ou superior a 6 meses; - se tratar de actos a praticar em processos que a lei considere urgentes. d) - na contagem de um prazo no se inclui nem o dia nem a hora em que tenha ocorrido o evento a partir do qual o prazo comea a correr (Cd. Civil, art. 279-b).

35

e) - quando um prazo termine em dia em que os tribunais estejam encerrados, ou em tolerncia de ponto, o seu termo transfere-se para o primeiro dia til seguinte (art. 144-2 e 3). f) - nos casos de notificao entre mandatrios, se ela ocorrer no dia anterior a feriado, sbado, domingo ou incio de frias judiciais, o prazo para resposta a essa notificao inicia-se no primeiro dia til seguinte ou no primeiro dia posterior ao termo das frias judiciais, respectivamente, a menos que se trate de processos que corram durante as frias judiciais (art. 260-A-3). g) - prorrogvel, o prazo legal processual, nos casos previstos na lei (art. 147-1). - E tambm o , existindo acordo das partes, por uma vez e por igual perodo (art. 147-2). A prorrogabilidade deve, porm, entender-se apenas quanto ao prazo peremptrio. E deve considerar-se que, quando admitida, a norma que a preveja deve ser interpretada como definindo um limite mximo da prorrogao possvel, pelo que ser lcito alcanar prorrogao por tempo inferior.

A-3 - Prazo supletivo geral Quando outro prazo no seja assinalado, de 10 dias (art. 1531).

A-4- Prazo do registo Nas notificaes postais, presume-se que elas foram feitas no terceiro dia posterior ao do registo, ou no primeiro dia til a ele seguinte (art. 254-2). A-5 - Prtica do acto fora do prazo I - vlida a prtica do acto processual num dos 3 dias teis subsequentes ao termo do prazo, desde que (art. 145-5): a) - seja feito, at ao termo do 1 dia til posterior ao da prtica do acto, o pagamento de multa correspondente a um quarto da taxa de justia inicial por cada dia de atraso, multa que, porm, nunca poder exceder 3 UCs, ou b) - se o acto for praticado sem que seja efectuado o pagamento dessa multa, seja paga multa de montante igual ao dobro da mais elevada, precedendo notificao oficiosa da Secretaria, no podendo, apesar de tudo, tal multa exceder 20 UCs. (art. 145-6). O Juiz pode, porm, determinar a reduo, ou mesmo a dispensa, da multa quando se esteja perante caso de manifesta carncia econmica ou quando o montante da multa se revele manifestamente desproporcionado (art. 145-7).

36

II - sempre possvel praticar o fundamento em justo impedimento (art. 146).

acto

fora

do

prazo

com

Todavia, o JUSTO IMPEDIMENTO tem de se caracterizar por ser (art. 146-1): a) - um evento estranho vontade da parte ou dos seus representantes ou mandatrios, e que b) - impossibilite a prtica atempada do acto. Quem pretenda praticar o acto omitido, fora mediante a invocao de justo impedimento, ter de: a) tenha cessado o efeito b) o facto que o traduza, c) acerca dele. do prazo e

ter requerido a prtica do acto omitido logo que do facto determinativo do impedimento, alegar desde logo o justo impedimento e descrever oferecer logo, no requerimento, os meios de prova

H a possibilidade de conhecimento oficioso da verificao de justo impedimento, isto para os casos em que o evento invocado seja facto notrio (facto de conhecimento geral - art. 514-1) e o juiz considere previsvel, atendendo a esse facto, a impossibilidade da prtica do acto dentro do prazo (art. 146-3). Fora desses casos, ouvida a parte contrria, o juiz admitir a prtica do acto se julgar verificados os requisitos expostos e reconhecer que a parte se apresentou a requerer logo que cessou o impedimento invocado (art. 146-2).

B - LUGAR da prtica dos actos processuais (art. 149) REGRA GERAL - no lugar em que o Tribunal tem a sede (art. 149-2), sem prejuzo de deverem realizar-se no lugar em que possam ser mais eficazes (art. 149-1). EXCEPES regra da prtica na sede: a) - por natureza e finalidade do acto (v.gr., arrolamento, penhora, etc.), b) - por mera convenincia (v.gr., julgamento no local, etc.), c) - por justo impedimento ou por necessidade (v.gr., inadequao fsica, etc.), d) - por deferncia (v.gr., inquirio de determinadas pessoas, etc.).

C - MEIOS UTILIZVEIS

Os actos que devam ser praticados pelas partes e por escrito (art. 150):

37

I Em geral Devem ser preferencialmente apresentados em juzo por transmisso electrnica de harmonia com Portaria a que se refere o art. 138-A (Portaria n. 642/04, de 16 de Junho). II Em papel 1 Vale como data da prtica do acto a data da efectiva entrega em mo na Secretaria (art. 150-1-a). 2 Se o acto exigir o pagamento de taxa de justia, inicial ou subsequente, nos termos do CCJ, deve ir acompanhado do documento que comprove ter sido realizado tal pagamento ou de documento que comprove que a parte beneficia de apoio judicirio que a dispense do pagamento (se esta informao no se contiver j nos autos) art. 150-A-1. 3 Fora do caso de o acto praticado ser petio inicial, no ser motivo de recusa do acto pela Secretaria a circunstncia de no ir acompanhado de comprovativo do pagamento da taxa que seja devida, pois este documento pode ser remetido para o tribunal no prazo de 10 dias seguintes prtica do acto (art. 150-A-2). 4 O acto deve ser praticado com oferta de duplicados, tantos quantos as partes a quem se oponha (com excepo dos casos de actos sujeitos a notificao entre mandatrios) art. 152-1 e 2. III Envio por correio registado 1 Vale como data da prtica do acto a data em que foi feito o registo postal (art. 150-1-b). 2 Observa-se o mesmo que ficou referido quanto a II. IV Envio por tele-cpia ou fax 1 Vale como data da prtica do acto a data da expedio (art. 150-2-c); Dec.-Lei n. 28/92, de 27 de Fevereiro, art. 4-6). 2 - A tele-cpia (Dec.-Lei n. 28/92, de 27 de Fevereiro) pode ser de equipamento de servio pblico ou de equipamento do prprio advogado, neste caso desde que conste de lista organizada na Ordem dos Advogados (art. 2). 3 - Presumem-se verdadeiros e exactos demais papeis processuais assinados pelo Advogado, seus como os documentos assim remetidos ao tribunal (iuris provenientes do aparelho com o nmero constante daquela Lei n. 28/92, art. 4-1). os articulados, duplicados assim tantum), quando lista (cit. Dec-

4 - O suporte em papel (original) e os documentos autnticos ou autenticados apresentados pela parte, devem ser remetidos por ela ao tribunal ou entregues na Secretaria no prazo de 10 dias a contar da data do envio da tele-cpia (Dec.-Lei n. 329-A/95, de 12 de

38

Dezembro, art. 6-1-b e Cd. Proc. Civil, art. 150-3, a contrario, na redaco que lhe foi dada pelo Dec.-Lei n. 303/2007, de 24 de Agosto), com suas cpias na medida do necessrio para contra-partes. 5 Os originais de outras quaisquer peas processuais ou de documentos que tenham sido remetidos por fax devero ser conservados pela parte e o Juiz pode, a todo o tempo, determinar a apresentao deles, o que ter de ser feito sob pena de a parte no poder usar essas peas ou documentos (Dec.-Lei n. 28/92, art. 4-4 e 5). 6 - Se se tratar de envio de petio inicial, o documento comprovativo do pagamento de taxa de justia inicial, quando devida, deve ser entregue ou enviado para o tribunal no prazo referido em 4. 7 - Pode utilizar-se em qualquer dia e independentemente da abertura ou do encerramento dos tribunais (art. 143-4). V Envio por correio electrnico ou outro meio electrnico de transmisso de dados 1 Os termos a que deve obedecer esto regulados pela Portaria n. 642/04, de 16 de Junho (art. 150-2). 2 O envio por correio electrnico faz-se com aposio de assinatura electrnica avanada (art. 150-1-d). 3 Vale como data da prtica do acto a da expedio, devidamente certificada (idem). 4 - Quando se pratique o acto atravs de meios electrnicos h que enviar para o tribunal, no prazo de 5 dias, os documentos que devam acompanhar a pea processual (art. 150-3), com cpias deles para as contra-partes (art. 152-8). 5 Se o envio foi de petio inicial, o prazo referido em 4 conta-se a partir da data da distribuio dela (art. 150-4). 6 A parte que realizou a apresentao da pea processual por correio electrnico ou outro meio de expedio electrnica de dados, est dispensada de oferecer duplicados ou cpias da pea, trabalho que assumido pela Secretaria (art. 152-7), isto sem prejuzo de, sendo a parte representada por mandatrio, dever ser facultado, sempre que o Juiz o pea, ficheiro informtico com as peas escritas que foram apresentadas em papel (art. 152-6). 7 apresentao tal facto necessrios Portaria n. Sempre que for utilizado o correio electrnico para a de peas processuais, o tribunal fica obrigado a comunicar contra-parte e com a indicao dos elementos que sejam para o contacto atravs desse meio (art. 7-1 da cit. 642/04).

8 O envio de pea atravs de correio electrnico oferece reduo em 1/10 no valor da taxa de justia a satisfazer (CCJ, art. 151). 9 No mais, observa-se como ficou referido em IV (art. 10 da Portaria).

39

VI OS CASOS ESPECIAIS DA PORTARIA N. 114/2008 A Portaria 114/08, de 6 de Fevereiro, entrou em vigor, no geral, em 7 do mesmo ms (art. 30-1). Aplica-se (art. 2) tramitao electrnica de: a) aces declarativas cveis; b) providncias cautelares; c) - notificaes judiciais avulsas, excepto: pedidos de indemnizao civil processos de execuo de natureza cvel, no mbito de um processo penal. d) aces executivas cveis, mas no quanto a apresentao do requerimento de execuo. Relativamente a estas aces foi revogada a aplicao das Portarias ns. 642/04, de 16 de Junho, e 593/07, de 14 de Maio (art. 27). Esta Portaria regula (art. 1): 1 a apresentao de peas processuais e de documentos por transmisso electrnica de dados (CPC, art. 150-1, 3 e 4); 2 a comprovao do prvio pagamento da taxa de justia ou da concesso de apoio judicirio (CPC, arts. 150-A-3 e 467-4); 3 a designao de solicitador de execuo para fazer a citao (CPC, art. 467-1-g, 7 e 8); 4 a distribuio por meios electrnicos (CPC, arts. 209-A, 211, 213, 213 e 219); 5 a prtica de actos processuais por meios electrnicos por magistrados e por funcionrios judiciais; 6 a consulta de processos (CPC, art. 167-1 e 3). Tal como j acontecia (supra V-6), a apresentao de peas processuais e de documentos por via electrnica dispensa a remessa dos originais, duplicados e cpias (art. 3-1), mas sem prejuzo da obrigao de exibir as peas em suporte de papel e os originais de documentos enviados electronicamente quando o Juiz o exija, designadamente se duvidar da autenticidade e genuinidade das peas ou dos documentos, ou quando for preciso realizar percia a letra ou a assinatura de documento (n. 2). A apresentao de peas processuais e de documentos feita atravs do sistema informtico CITIUS que est no endereo electrnico e cujo acesso para advogados, <http://citius.tribunaisnet.mj.pt> advogados estagirios e solicitadores requer o seu registo junto da entidade responsvel pela gesto dos acessos ao sistema informtico (art. 4-1 e 2). Usam-se os formulrios prprios referidos no art. 5. As peas processuais e os documentos devem ser assinados digitalmente atravs de certificado de assinatura electrnica feita pelo sistema CITIUS no momento da apresentao da pea processual (art. 5-3 e 4), mas podem ser entregues fisicamente, no prazo de 5 dias aps o envio dos formulrios, os documentos que no sejam em papel ou, sendo em papel, este tenha espessura superior a 127 g/m2 ou inferior a 50 g/m2, ou sejam de formato superior a A4 (ns. 5 e 6). Est anunciado que a utilizao destes meios de apresentao e prtica de actos determinar sensveis redues de taxas e de custas na reviso do CCJ que se far previsivelmente em Setembro prximo. 40

D CUIDADOS FISCAIS Se o acto processual exigir, de harmonia com o Cd. Custas Judiciais, pagamento de taxa de justia, deve ser junto com ele o documento que comprove ter sido realizado esse pagamento, ou documento que comprove que a parte litiga com apoio judicirio que a dispense de suportar encargos com o processo (se este documento no constar j do processo) art. 150-A-1. No caso de o acto ser praticado sem a juno, desde logo, de tal documento, e no se tratando de petio inicial, o acto aceite, mas a parte que o praticou deve, nos 10 dias seguintes prtica do acto, juntar esse documento sob pena das cominaes previstas nos arts. 486-A, 512-B e 690-B: em geral, notificao pela Secretaria para pagamento da taxa elevada ao dobro, mas no inferior a 1 UC nem superior a 10 UCs, depois, e mantendo-se o incumprimento, despacho do Juiz a convidar a proceder ao pagamento do j devido acrescido de multa de valor igual ao da taxa de justia inicial, com o limite mnimo de 10 UCs. Finalmente, no cumprindo, desentranhamentos.

II - ACTOS DA SECRETARIA

1 - Exame de Processos I - Na Secretaria a) - de processos pendentes ou arquivados: - podem ser examinados na Secretaria pelas partes ou por quem exercer o mandato judicial (art. 168), excepto: 1 - processos de anulao de casamento, de divrcio, de separao judicial e de estabelecimento ou impugnao de paternidade - apenas podem ser mostrados s partes e a seus mandatrios (art. 1682-a); 2 - procedimentos cautelares pendentes - apenas podem ser mostrados aos requerentes e a seus mandatrios, e, quanto aos requeridos e respectivos mandatrios, somente quando sejam ouvidos antes de ordenada a providncia (art. 168-2-b); 3 - de um modo geral, em todos os casos em que a divulgao do contedo do processo seja susceptvel de causar dano dignidade das pessoas, intimidade da vida privada ou familiar, ou moral pblica (art. 168-1). II - Fora da Secretaria b) - de processos pendentes ou findos:

41

- os mandatrios constitudos pelas partes, os Magistrados do M. P. e quem exera o patrocnio oficioso podem solicitar, por escrito ou verbalmente, a confiana do processo para exame fora da Secretaria (art. 169-1), quanto a processos pendentes. - qualquer pessoa capaz de exercer o mandato judicial pode requerer a confiana de processos findos, para exame fora da Secretaria, desde que lhe seja lcito examin-los na Secretaria (art. 169-2). Se no houver motivo para recusa, a Secretaria facultar a confiana pelo prazo de 5 dias, que poder ser menor se a confiana causar embarao grave ao andamento da causa (art. 169-3). A recusa pela Secretaria tem de ser fundamentada e comunicada por escrito, e dela cabe reclamao para o Juiz (arts. 169-4 e 172), que, se deferir, fixar o prazo para exame (art. 171-1). Os prazos de exame de processos findos ou pendentes podem ser prorrogados, a no ser, quanto a estes, se existir em curso prazo para a prtica de acto que s parte caiba praticar e para alm desse prazo. - os mandatrios judiciais tm direito a confiana do processo para exame fora da Secretaria quando se trate de processo em que, por disposio legal ou em resultado de despacho do juiz, haja prazo para exame dele (art. 171-1 e 2), e por tempo igual a esse prazo: - por pedido meramente verbal - independentemente doutro qualquer despacho. - contudo, em casos de recursos, e havendo vrios recorrentes, ou vrios recorridos, ainda que representados por diferentes Advogados, nico o prazo para apresentao das respectivas alegaes, e cabe Secretaria gerir o tempo de confiana do processo de maneira a que todos possam beneficiar de exame do processo confiado, durante o prazo (art. 685-9). CONSEQUNCIAS DA FALTA DE RESTITUIO - se a restituio no for feita at ao termo do prazo (art. 170): a) - a Secretaria notifica oficiosamente o mandatrio judicial que tem o processo confiado, para que, em 2 dias, justifique o seu procedimento (n. 1); b) - se no justificar, ou se a justificao no for facto de conhecimento pessoal do juiz ou justo impedimento, ele condenado no mximo de multa, e esta ser elevada ao dobro se, notificado da aplicao da multa, no devolver o processo no prazo de 5 dias (n. 2); c) - se, decorrido o prazo de b), continuar a no devolver o processo, dar-se- conhecimento do facto ao M. P. para que promova procedimento criminal pelo crime de desobedincia e a apreenso do processo (n. 3);

42

d) - do facto se dar conhecimento Ordem dos Advogados ou Cmara dos Solicitadores para efeitos disciplinares (n. 4).

2 - Passagem de Certides

A Secretaria, sem precedncia de despacho, deve passar as certides que lhe sejam pedidas, oralmente ou por escrito, quer pelas partes, quer por quem possa exercer o mandato judicial, quer por quem tenha interesse atendvel em as obter (art. 174-1), excepto: a) - nos processos que s possam ser examinados pela parte ou seu mandatrio, casos em que: - s precedendo requerimento escrito e com justificao da necessidade da certido - mediante despacho que a autorize e fixe os limites da certido a passar (art. 174-2). b) - quanto a procedimentos cautelares que ainda estejam em segredo, apenas s pessoas a quem seja facultvel o seu exame. O prazo normal para a passagem de certides de 5 dias (art. 175), e pode ser menor se houver urgncia nelas, ou maior em caso de manifesta impossibilidade de passagem em tal prazo, hipteses em que se fixar o dia em que devero ser levantadas. Se a Secretaria recusar a passagem da certido requerida, far o processo concluso ao Juiz, com a informao que entender pertinente, para que ele decida (arts. 175-2 e 172-2). Se a Secretaria demorar a passagem da certido, poder requerer-se ao Juiz que ordene a passagem dela ou fixe prazo para que seja passada, sendo o requerimento sujeito a despacho com informao escrita do funcionrio (art. 175-3).

3 - Comunicao dos actos

a) - a prtica de actos judiciais que exijam a interveno dos servios judicirios pode ser solicitada a outros tribunais ou a outras autoridades, por (art. 176): - mandado - quando o acto ordenado deva ser praticado por autoridade que esteja funcionalmente subordinada ao Tribunal de que se trata (art. 176-2). - carta - quando o acto deva ser praticado fora dos limites territoriais de jurisdio do tribunal de que se trata. A carta pode ser:

43

- precatria - para acto solicitado a um tribunal ou a um cnsul portugus; - rogatria - para acto solicitado a autoridade estrangeira. telegrama, telefone ou outro meio de telecomunicaes - para casos de urgncia (art. 176-5). Mas: - o telefonema tem de ser documentado nos autos e seguido de confirmao por escrito; - o telefonema, quanto s partes, s pode servir para transmitir uma convocao ou desconvocao para actos processuais (art. 176-6). - ofcio ou outro meio de comunicao - para solicitar informaes, envios de documentos ou a realizao de actos que no exijam, por sua natureza, a interveno dos servios judicirios, e remetido directamente s entidades, pblicas ou privadas, cuja colaborao se pede (art. 176-4). - tele-cpia - para transmisso de documentos, cartas precatrias e quaisquer solicitaes, informaes ou mensagens entre servios judiciais ou entre servios judiciais e outros servios ou organismos equipados com meios de tele-cpia (Dec.-Lei n. 28/92, de 27 de Fevereiro, art. 1). b) - as citaes e as notificaes pelo correio so enviadas directamente ao interessado a quem se destinem, seja qual seja a circunscrio onde ele se encontre (art. 176-3). CARTAS c) - quem emite e a quem se dirigem as cartas precatrias, e seu contedo (arts. 177 a 182): - so expedidas pela Secretaria e dirigidas ao tribunal da comarca em cuja rea o acto deva ser praticado, ou ao Tribunal de Crculo, conforme a organizao judiciria, ou ao cnsul portugus da rea em que o acto deva ser praticado; - so assinadas pelo Juiz ou Relator e devem conter o estritamente necessrio para a realizao da diligncia. d) - e quanto s cartas rogatrias (art. 182-2): - so expedidas pela Secretaria e directamente autoridade ou tribunal estrangeiro, salvo tratado ou conveno em contrrio; dirigidas existindo

- se a carta se dirigir a Estado que s receba cartas por via diplomtica ou consular, a expedio faz-se por essa via cabendo ao Ministrio Pblico promov-la (art. 182-3 e 4); - recebida a carta, d-se vista ao Ministrio Pblico para, se entender que est em causa o interesse pblico, se opor

44

ao seu cumprimento, em seguida se decidindo se deve ser cumprida (art. 186-2); - o Ministrio Pblico pode interpor recurso de apelao, com efeito suspensivo, de despacho que a mande cumprir, seja qual seja o valor da causa (art. 186-3). e) - Prazo para cumprimento das cartas (art. 181): - mximo de 2 meses a contar da expedio (se destinarem a produo de prova, a expedio notificada s partes); estrangeiro; - o juiz deprecante, se isso se justificar, pode estabelecer prazo mais curto ou at mais longo, e, mesmo, depois de ouvidas as partes e colhida oficiosamente informao sobre motivos da demora, prorrogar o prazo pelo tempo que entenda necessrio (art. 1813). se

- de 3 meses, se a diligncia se dever realizar no

f) - Consequncias da expedio da carta: - no obsta a que o processo continue nos seus demais termos que no dependam absolutamente do objecto dela; - contudo, a discusso e julgamento da causa no tero lugar sem a apresentao da carta ou sem que tenha terminado o prazo aplicvel ao seu cumprimento (art. 183).

4 - Distribuio Finalidade e como se faz - a repartio igualitria do servio do tribunal (art. 209). Faz-se por meios electrnicos (arts. 209-A e 226). Quando ocorre todos os dias e de forma automtica, em qualquer das instncias (arts. 214 e 223-1). H, em regra, lugar a uma distribuio de manh (pelas 10,30 horas) e outra tarde (pelas 15,30 horas). Papeis sujeitos a distribuio na 1 Instncia (art. 2111): - papeis que importem comeo de causa, a no ser que se trate de causa que seja dependncia doutra j distribuda; - papeis que venham doutro tribunal, excepto: - cartas precatrias, mandados, ofcios ou telegramas para simples citao, notificao ou afixao de editais. Papeis no sujeitos a atribuidos por escala ou por certeza: distribuio (art. 212), mas

45

- ofcios ou telegramas para citao, notificao ou afixao de editais (certeza - art. 211-1-b) - cartas precatrias (escala - art. 211-1-b) - notificaes judiciais avulsas (escala) - diligncias de carcter urgente a promover antes do incio de causa ou antes da citao do R. (escala) - papeis que importem comeo de causa que seja dependncia doutra j distribuda (certeza - art. 211-1-a) - arrecadaes e os actos preparatrios (escala). Espcies: a) na 1 instncis (art. 222): 1 - aces de processo ordinrio. 2 - aces de processo sumrio. 3 - aces sumarssimas e as especiais para cumprimento de obrigaes pecunirias emergentes de contratos. 4 - aces de processo especial. 5 - divrcios e separaes litigiosos. 6 - execues comuns que no provenham de aces intentadas no tribunal e no sejam execues por custas ou outros encargos determinados em conta de custas. 7 - execues por custas, especiais por alimentos e outras que no provenham de aces intentadas no tribunal. 8 - inventrios. 9 - processos especiais de recuperao de empresa e de falncia. 10 - cartas precatrias e cartas rogatrias, recursos de actos de Conservadores, de Notrios e doutros funcionrios, e todos os outros papeis no classificados. b) nas 1 2 3 4 5 Relaes (art. 224): - apelaes em processos ordinrio e especial. - apelaes em processos sumrio e sumarssimo. - recursos em processo penal. - conflitos e reviso de sentenas estrangeiras. - causas nas quais a Relao conhea em 1 instncia.

c) no Supremo Tribunal de Justia (art. 225): 1 - revistas. 2 - recursos em processo penal. 3 - conflitos. 4 - apelaes. 5 - causas de que o Supremo conhea em nica instncia. Conhecimento da distribuio atravs do acesso aos ficheiros informticos existentes nas Secretarias (art. 209-A-3) ou por consulta da Internet. 5 - Recusa da Petio inicial pela Secretaria Ver adiante em "DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO COMUM ORDINRIO DE DECLARAO".

46

C - CUSTAS, MULTAS, TAXAS DE JUSTIA e PREPAROS O Cdigo das Custas Judiciais consta actualmente do Dec.-Lei n. 224-A/96, de 26 de Novembro, com as alteraes introduzidas pelos Dec.-Lei ns. 91/97, de 22 de Abril, Lei n. 59/98, de 25 de Agosto, e Decs.-Lei ns. 304/99, de 6 de Agosto, 320-B/2000, de 15 de Dezembro, 323/01, de 17 de Dezembro, 38/03, de 8 de Maro, e 324/03, de 27 de Dezembro. Este republicou-o. Noo: a) - Custas - despesas e impostos com o processo. b) - Multa - penalizao por prtica tardia de acto judicial, injustificao de omisso, ou por litigncia ilegtima. c) - Taxas de Justia - adiantamentos das partes, por conta das custas. d) - Preparos - pagamentos antecipados de diligncias. a) - CUSTAS I Noes Gerais O que se considera no conceito de custas: os encargos discriminados no art. 32-1 do CCJ, neles includos os encargos com o apoio judicirio, como at j resultava da Lei n. 34/2004, de 29 de Julho, art. 40. So custas de parte: tudo o que a parte tenha despendido com o processo e quanto a que tenha direito a reembolso (art. 33-1 do CCJ), designadamente: a) custas adiantadas; b) as taxas de justia pagas; c) procuradoria; d) preparos; e) remuneraes pagas a solicitador de execuo, despesas feitas por ele; f) - demais encargos da execuo; g) outras despesas que a parte tiver feito com o processo (v. gr., expediente, comunicaes, custo de certides que juntou, deslocaes, publicaes, tradues, etc.). As isenes de custas no abrangem os reembolsos de custas de parte (art. 4-1). II Contas e Reclamao Necessidade de elaborar nota discriminativa e justificativa dos encargos integrveis em custas de parte (art. 33-2 e 4). Havendo solicitador de execuo designado na execuo, este deve apresentar nota discriminativa e justificativa autnoma no prazo de 60 dias a contar do trnsito em julgado da sentena (art. 33-3). A parte que tenha direito a ser reembolsada de custas de parte deve remeter parte responsvel, no prazo de 60 dias a contar do trnsito em julgado da sentena, a respectiva nota discriminativa e justificativa, para que ela proceda ao respectivo pagamento, sem prejuizo da sua cobrana em execuo da sentena (art. 33-A-1).

47

Se o pagamento dever ser efectuado por quantias depositadas ordem do processo, essa nota discriminativa deve ser tambm entregue no tribunal para que ele proceda ao pagamento dela. H lugar a reclamao quanto organizao da aludida nota, nos mesmos termos que quanto organizao da conta de custas (arts. 60 a 62). Apesar de o art. 61-1 parecer estatuir que, deduzida reclamao da conta, apenas se pronunciar acerca dela o contador, seguindo depois o processo com vista ao Ministrio Pblico e, a seguir, a deciso da reclamao pelo Juiz, deve entender-se que haver lugar a pronunciar-se, tambm, a contra-parte quando a reclamao seja de molde a alterar a sua quota-parte de responsabilizao pelas custas, agravando-a, isto dentro da observncia do princpio do contraditrio (Cd. Proc. Civil, art. 3-1). III Responsabilizao quanto a custas A responsabilidade pelo pagamento das custas (arts. 446 e segs. CPC): a) - a parte vencida, e na medida em que o tenha sido (art. 446); b) - na extino da instncia, o A., a menos que ela resulte de facto do R. (art. 447); c) - o A., quando o R. no tenha dado causa aco e a no conteste (art. 449); d) - o desistente e quem confesse a aco (art. 4511); e) - na transaco, e se diferente repartio no for convencionada, a meias (art. 451-2); f) - o requerente, nos procedimentos cautelares e no incidente de habilitao, se no tiver sido deduzida oposio (art. 453), mas so atendidas na aco respectiva; g) - na produo de prova antes da propositura da aco, as custas sero suportadas pelo respectivo requerente, mas atendidas na aco que venha a ser proposta (art. 453-2); h) - nas notificaes avulsas as custas so pagas pelo requerente (art. 453-3). A regra do art. 51-2-b) do CCJ: o processo ir conta, automaticamente, decorridos 5 meses (que incluem os perodos de frias judiciais) aps notificao que determine a prtica de acto pela parte, ou sem que tenha tido movimento, ficando as custas a cargo da parte que lhe deveria ter promovido o andamento.

IV Pagamento As custas so pagveis nos terminais Multibanco ou atravs do sistema de Homebanking e consideram-se realizados os pagamentos quando for junto ao processo documento que comprove terem sido efectuados, o que deve ser feito nos 30 dias seguintes data do Pagamento (Portaria n. 1433-A/2006, de 29 de Dezembro, art. 2-1 a 3, com as alteraes nela introduzidas pela Portaria n. 1375/07, de 23 de Outubro). Se o comprovante do pagamento for junto fora do prazo, haver lugar a multa de UC, a menos que o valor a pagar seja a isso

48

inferior. Neste caso, o valor da multa ser igual ao do pagamento efectuado (art. 2-4). V Execuo por custas Se a parte responsvel no pagar, e no houver lugar execuo da sentena, a parte com direito ao reembolso pode requerer ao Ministrio Pblico que instaure execuo por custas (arts. 33-A-6 e 116-3). A sentena constitui ttulo executivo tambm no que respeita a custas de parte (art. 33-5). b) - MULTAS So aplicveis s partes e tambm mesmo a quem no seja parte no processo, mas nele tenha, ou deva ter, alguma interveno. Exemplos de casos de aplicao de multas: v.gr. por litigncia de m f; por juno extempornea de documento; a testemunha que, notificada para comparecer, falte e no justifique oportunamente a falta; etc.. Litiga de m f quem (art. 456-2): - tenha deduzido pretenso ou oposio cuja falta de fundamento no devia ignorar; - tenha alterado a verdade dos factos ou omitido factos relevantes para a deciso da causa; - tenha usado de omisso grave no dever de cooperao; tiver feito do processo uso manifestamente reprovvel para conseguir um objectivo ilegal, impedir a descoberta da verdade ou entorpecer a aco da justia, ou protelar sem motivo srio o trnsito em julgado duma deciso judicial. A condenao como litigante de m f admite sempre recurso em um grau, independentemente do valor da causa e da sucumbncia (art. 456-3). Seu pagamento: observa-se o mesmo que quanto ao pagamento das custas. c) - TAXAS DE JUSTIA e PREPAROS PARA DESPESAS Espcies de taxas de justia: - iniciais - devidas para propositura de aces ou promoo de incidentes e recursos (CCJ, art. 23). O seu pagamento realizado previamente distribuio de petio inicial, se houver lugar a distribuio, ou apresentao doutra petio no sujeita a distribuio, e o seu documento comprovativo entregue ou remetido ao tribunal com a apresentao, ou a partir da data da apresentao, de (CCJ, art. 24-1): a) - petio ou requerimento do autor, do exequente ou do requerente; b) - oposio ou contestao do ru ou do requerido; c) - alegaes e contra-alegaes nos recursos - (art. 24-1 do CCJ).

49

- subsequentes - so devidas noutras situaes e so de montante igual ao da taxa de justia inicial (CCJ, art. 25-1). Se houver mais que um autor, requerente ou recorrente, ou mais que um ru, um requerido ou recorrido, e o montante de taxa de justia inicial j paga for suficiente para assegurar o pagamento da taxa de justia subsequente devida, aqueles so dispensados desta (art. 25-2). O seu pagamento realizado, e deve ser entregue ou remetido ao tribunal o seu documento comprovativo, no prazo de 10 dias, a contar (CCJ, art. 26-1): a) - da notificao para audincia final; b) - da notificao de despacho que mande inscrever o processo em tabela, nos recursos. Os valores das taxas de justia so indexados Unidade de Conta e constam da tabela que se contm no Anexo publicado com o Dec.Lei n. 320-B/2000, de 15 de Dezembro. A Unidade de Conta (UC) equivalente a um quarto da remunerao mnima mensal (Dec.-Lei n. 387-D/87, de 29 de Dezembro, art. 5-2). O valor da UC automaticamente actualizado trienalmente, a partir de 1 de Janeiro de 1992, pelo que, desde 1 de Janeiro de 2007, de 96,00 (art. 3 do Dec.-Lei n. 323/01, de 17 de Dezembro). Pagamentos: Os pagamentos das taxas de justia e dos preparos podem ser efectuados (Portaria n. 1433-A/2006, de 29 de Dezembro, art. 1): a) - directamente em qualquer Agncia da Caixa Geral de Depsitos por depsito em conta; b) - atravs do "multibanco" (sistema electrnico); c) - atravs de terminais de pagamento automtico (sistema electrnico); d) - atravs do "Homebanking" (sistema electrnico). a) - na CGD - indicar ao balco que tipo de pagamento se quer fazer: p.ex. taxa inicial ou taxa subsequente; - indicar o valor da aco/incidente/recurso; - se se pretender fazer pagamentos de mais que uma taxa do mesmo montante unitrio, indicar o nmero de pagamentos desse valor; - perante a informao do funcionrio da CGD de qual o valor a pagar, o pagamento poder ser feito em numerrio, por cheque ou por dbito em conta da CGD, por cheque visado doutros bancos. b) - por "Multibanco" - introduzido o carto e digitado o cdigo secreto, escolher a opo "Pagamentos"; - escolher a sub-opo "Pagamento de Custas Judiciais" e, dentro desta, o pagamento que pretenda efectuar: taxa de justia inicial ou taxa de justia subsequente; - assinale o escalo onde se contenha o valor da aco/incidente/recurso, contra o que surgir no ecr a indicao do valor a pagar;

50

- confirme; - recolher o talo de recibo, que o documento comprovativo do pagamento a apresentar no tribunal. OU - introduzido o carto e digitado o cdigo secreto, escolher a opo "Pagamentos"; - escolher a sub-opo "Pagamento de Servios"; - preencher o ecr com auto-liquidao; - confirme; - recolher o talo de recibo, que o documento comprovativo do pagamento a apresentar em tribunal. c) - por Terminais de Pagamento Automtico (TPA) - esto disposio nos tribunais e s servem para pagamento das taxas de justia; - informar o funcionrio judicial acerca da taxa que se pretende pagar e fornecer-lhe o seu carto bancrio; - o funcionrio seleccionar "Pagamento de Servios" e introduzir na mquina TPA os dados (nmero de entidade, referncia e valor a pagar), confirmando com a tecla verde; - devolve ao interessado o carto e entrega-lhe o documento comprovativo do pagamento. d) - por "Homebanking" - possibilidade dada por bancos a certos clientes de algumas operaes bancrias atravs da utilizao - preciso dispor de computador ligado Internet; - ser-se cliente da CGD. de da

realizao Internet;

Redues: 1 - o valor da taxa de justia inicial reduzido a metade e no h lugar a pagamento de taxa de justia subsequente (art. 14-1): a) nas aces em que no haja lugar a citao do ru, a oposio ou a audincia de julgamento; b) nas aces que terminem antes de oferecida oposio ou em que, devido sua falta, seja proferida sentena, ainda que precedida de alegaes; c) nas aces que terminem antes da designao da audincia final; d) nos processos emergentes de acidente de trabalho ou de doena profissional que terminem na fase contenciosa por deciso condenatria imediata ao exame mdico; e) nos inventrios em que no haja operaes de partilha ou que terminem antes da conferncia de interessados; f) nas autorizaes e confirmaes de actos praticados por incapazes, nas autorizaes par alienao ou onerao de bens de ausentes, nas divises de coisa comum, nas prestaes de contas de cabea de casal e semelhantes, processadas por dependncia de processos de incapazes; g) nas aces para contribuio para as despesas domsticas; h) nas converses de separao judicial de pessoas e bens em divrcio;

51

i) j) k) l) m) n) o) p)

q) r) s)

t) u) v)

nas oposies ao inventrio; nos embargos e anulao de concordatas; nas oposies penhora; nos concursos de credores; nos procedimentos cautelares e na respectiva oposio; nos processos de jurisdio de menores nos depsitos e nos levantamentos; nos acordos em matria laboral homologados na fase conciliatria, desde que nessa fase tenha sido posto termo ao processo, ainda que por sentena condenatria imediata diligncia de conciliao; na remio, caducidade e actualizao de penses; nas revises de incapacidade ou de penses; nas aces para convocao de assembleias gerais ou de rgos equivalentes, de impugnao das suas deliberaes e de reclamaes de decises disciplinares de instituies de previdncia ou de organismos sindicais; nas aces de processo civil simplificado; nos incidentes de escolha de prestao em obrigao alternativa, de verificao da condio ou da prestao e de liquidao da obrigao (arts. 803-3, 804-2 e 805-4 do CPC); nos incidentes de interveno principal, de interveno acessria e de oposio.

2 reduzido em 1/10 o valor da taxa de justia inicial e o da taxa subsequente relativamente s partes cujos mandatrios optem pelo envio de todos os articulados, alegaes, contra-alegaes e requerimentos de prova por correio electrnico ou por outro meio de transmisso electrnica (art. 15-1).

Dispensas objectivas: 1 - no h lugar a pagamento de taxas de justia, inicial e subsequente, salvo nos recursos (art. 29-3): a) nas execues (tm taxas de justia prprias referidas no art. 23-2), sem prejuzo dos casos previstos no art. 14; b) nas aces sobre o estado das pessoas; c) nos processos de jurisdio de menores; d) nas expropriaes; e) nos inventrios em que a herana seja deferida a incapazes, ausentes ou a pessoas colectivas; f) nas aces cveis declarativas e nos arrestos processados conjuntamente com a aco penal; g) nos pedidos de reforma da deciso quanto a custas e multa; h) nas reclamaes da conta. 2 nos inventrios, nas falncias e nas situaes de pluralidade de parte (v. art 25-2), no h lugar ao pagamento prvio de taxa de justia subsequente (art. 29-4).

Penalizaes pelo no pagamento: a) - se se tratar de pagamento, que no seja logo realizado, de taxa de justia inicial, exigido por apresentao de petio inicial em juizo, quando no haja iseno por fora de benefcio de apoio judicirio, a petio ser rejeitada pela Secretaria (art.

52

474-f), a no ser quando se esteja em presena de casos de urgncia e o autor estiver a aguardar deciso sobre apoio judicirio que requereu, comprovando t-lo requerido; b)-1 - no caso de no ser junto ao processo o documento comprovativo do pagamento doutras taxas de justia, sejam iniciais, sejam subsequentes, no prazo de 10 dias a contar da prtica dos actos processuais e notificaes que se discriminaram, a Secretaria logo notifica os interessados para, em 10 dias, efectuarem o pagamento omitido com acrscimo de multa de igual valor, nunca inferior a 1 UC. nem superior a 10 UCs. (arts. 486-A-3 e 4, 512-B e 690-B); -2 para contestao, findos os articulados, continuando a no estar nos autos o documento comprovativo do pagamento da taxa de justia inicial, com multa, pelo ru, o Juiz profere despacho a convidar este a, em 10 dias, proceder ao pagamento da taxa e dita multa, acrescida de nova multa de valor igual ao da taxa de justia inicial, com o limite mnimo de 10 UCs (art. 486-A-5); -3 se esses pagamentos continuarem a no ser feitos, o tribunal determina o desentranhamento da contestao e da trplica, se a houve (art. 486-A-6); -4 para pagamentos de taxas de justia subsequentes observa-se o mesmo que se deixou referido em 1 e 2, e, se os pagamentos no foram feitos, chegada a oportunidade da realizao da audincia final ou da realizao de qualquer diligncia de prova, o tribunal determina a impossibilidade de realizao das diligncias de prova (art. 512-B-1 e 2); -5 - nos recursos, no sendo comprovado nos autos o pagamento da taxa de justia inicial ou subsequente como em 1, a Secretaria procede como se disse a e, continuando a no se mostrar paga a taxa devida, e multa, o tribunal determina o desentranhamento da alegao, do requerimento ou da resposta (art. 690-B-1 e 2). c) - o no pagamento atempado do preparo para despesas impede a realizao das diligncias a cujo pagamento ele se destinava (cit. Dec.-Lei, art. 14-1, e art. 45-1 do CCJ). O pagamento do preparo pode, porm, ser ainda efectuado fora do prazo por quem o deveria ter feito, nos 5 dias seguintes, mediante o pagamento de taxa de justia igual ao preparo em falta, com o limite de 3 UCs (cit. art. 45-2). Tambm a parte contrria pode depositar o valor do preparo que a outra no fez, solicitando guias para o depsito, no prazo de 5 dias depois de esgotado o prazo atrs referido (art. 46 do CCJ).

A INSTNCIA

Noo - sequncia de actos processuais que constituem o processo e se destinam a disciplinar a defesa dos direitos das partes tutelados pela lei.

53

Articulado (sentido amplo) - pea escrita em que apresentada uma petio de aco, ou a defesa nesta aco, assim como tomadas de posio, de facto ou de direito, quanto aos termos da causa. Articulado (sentido restrito) - pea escrita em que, com subordinao a artigos, a parte descreve os factos e as razes de direito da sua pretenso ou oposio, e conclui por estas. Artigo - item designado sequencialmente por ordem numrica em que o articulado se desenvolve duma maneira intelectualmente lgica. Deve tender para que apenas contenha um facto. Razo de ser - a apresentao do articulado em sentido restrito apenas exigida nas causas em que haja lugar elaborao de despacho saneador, com seleco dos factos com relevncia para a deciso da causa j assentes e dos controvertidos, e visa facilitar a produo destas peas. Mas de recomendar a prtica de tal articulado, quanto mais no seja para disciplina mental.

1 - Patrocnio Judicirio

A - A constituio de advogado obrigatria (art. 32): a) - nas causas dirimidas em tribunais com alada, em que seja admissvel recurso ordinrio; b) - nas causas em que seja sempre admissvel recurso independentemente do valor; c) - nos recursos e causas propostas nos tribunais superiores; d) - nas execues de valor superior alada da Relao e nas de valor inferior a tal alada, mas excedente alada da 1 Instncia, quando tenha lugar algum procedimento que siga os termos do processo declarativo (art. 60-1); e) - nas demais execues de valor superior alada do tribunal da 1 Instncia (por advogado, advogado estagirio ou solicitador - art. 60-3). Mesmo quando seja obrigatria a constituio de advogado, os advogados estagirios, os solicitadores e as prprias partes podem fazer requerimentos nos quais se no suscitem questes de direito (art. 32-2 e 3). B - Confere-se o mandato judicial (art. 35): a) - por instrumento particular (minuta), para poderes forenses (arts. 36 e 37); b) - por instrumento pblico com interveno notarial em casos especiais; c) - por declarao verbal da parte exarada em auto no processo (art. 35-b). C - Consequncia: a confisso e afirmao de factos (art. 38):

54

as feitas pelo mandatrio nos articulados vinculam a parte, a menos que ela os rectifique ou retire enquanto no tenham sido aceites pela outra parte. D - Substabelecimento do mandato: - o direito de substabelecer est implcito nos poderes forenses gerais conferidos pelo mandato judicial (art. 36-2); - substabelecimento com reserva e sem reserva (este implica a excluso do mandatrio que substabelece - art. 36-3). E - Procuraes com poderes especiais (art. 37). F - Revogao e renncia (art. 39): a) - so requeridas no processo e notificadas mandatrio, ou ao mandante, conforme os casos, e parte contrria; ao

b) - s produzem efeitos a partir da notificao, mas a renncia tem de ser notificada pessoalmente ao mandante e, quando seja caso disso, com a advertncia a que se refere a alnea c); c) - se for obrigatria a constituio de advogado, a parte mandante notificada da renncia com a advertncia de que dever constituir novo mandatrio no prazo de 20 dias (art. 39-3); d) - se a parte, notificada da renncia e quando seja obrigatrio o patrocnio, no constituir novo mandatrio no aludido prazo, suspende-se a instncia se a falta for do autor, sem prejuzo do que adiante se diz em h), e, se for do ru, o processo segue os seus termos aproveitando-se os actos que anteriormente tinham sido praticados pelo advogado (art. 39-3); e) - se for caso de patrocnio obrigatrio e o ru ou o reconvindo no puderem ser notificados, o Juiz solicita ao Conselho Distrital da Ordem dos Advogados a nomeao de mandatrio oficioso, que deve ser feita no prazo de 10 dias; f) - se no for feita a nomeao nesse prazo, a instncia prossegue, e o Juiz nomear, por sua iniciativa, mandatrio oficioso (arts. 39-4 e 44-2); g) - o advogado oficioso nomeado tem direito a exame do processo por 10 dias (art. 39-5); h) - se se verificar a situao prevista em d), e a falta de constituio de novo mandatrio seja do ru-reconvinte, a reconveno fica sem efeito; se a falta for do autor-reconvindo, o processo segue para conhecimento apenas do pedido da reconveno, decorridos que sejam 10 dias sobre a suspenso da aco (art. 39-6). G - Representao sem poderes (arts. 40 e 41):

55

a) - a falta de mandato, a sua irregularidade ou a sua insuficincia podem ser arguidas em qualquer altura pela parte contrria ou podem ser conhecidas oficiosamente; b) - verificadas, o juiz marca prazo para regularizao do patrocnio e ratificao do processado (art. 40-2); a

c) - se no for regularizado, fica sem efeito o que o mandatrio possa ter praticado, e ele condenado nas custas e, se tiver agido com culpa, no ressarcimento dos prejuzos que tenha causado (art. 40-2); d) - se o vcio tiver resultado de excesso de mandato, o tribunal participar o facto ao Conselho Distrital da Ordem dos Advogados (art. 40-3); e) - a gesto de negcios deve ser ratificada pelo beneficirio no prazo assinalado pelo juiz, prazo que notificado pessoalmente ao interessado; f) - se ele no ratificar, o gestor condenado nas custas e em indemnizao parte contrria e ao beneficirio (art. 412). 2 - Coligaes Admissibilidade: 1 - a coligao - de autores ou de um autor para demandar, em conjunto, diferentes - permitida no s quando a causa tambm quando haja relao de dependncia ou os pedidos (art. 30-1). contra um ou vrios rus, vrios rus, por pedidos de pedir seja uma s, mas de prejudicialidade entre

2 - tambm admissvel a coligao se, sendo diferente a causa de pedir, a procedncia dos pedidos principais depender da apreciao dos mesmos factos, ou da interpretao e aplicao das mesmas regras de direito, ou de clusulas contratuais anlogas (art. 30-2). 3 - ainda admissvel quando os pedidos feitos contra os RR. radicam em obrigao cartular quanto a uns e na relao subjacente quanto aos outros (art. 30-3). 4 Sem prejuzo do que vai dito em 6, no admissvel a coligao se aos pedidos corresponderem formas de processo diferentes ou se a coligao ofender as regras da competncia internacional, em razo da matria ou da hierarquia (art. 31-1). 5 - No impeditiva de coligao a diversidade de formas de processo que apenas seja resultado do seu valor (art. 31-1). 6 - O juiz pode autorizar a coligao mesmo quando dela resultem pedidos a que correspondam formas de processo diferentes, se no seguirem tramitao absolutamente incompatvel e se o juiz entender que h interesse relevante na coligao ou que a apreciao conjunta dos pedidos se mostre indispensvel para a justa composio do

56

litgio, casos em que dever autorizou (art. 31-2 e 3).

adaptar

processo

coligao

que

7 - Mas o juiz pode entender, depois, por despacho, que, no obstante, ser prefervel a separao das aces, e, neste caso, se as novas aces forem propostas dentro do prazo de 30 dias a contar do trnsito em julgado dessa deciso, os efeitos civis da propositura da aco e da citao do ru, retrotraem-se data em que esses factos se produziram no primeiro processo (art. 31-5). Coligao ilegal: 1 - Se se fizer uso de coligao na qual no exista conexo como se deixou referido nos ns. 1, 2 e 3, o Juiz mandar notificar o autor para, no prazo que lhe arbitre, vir indicar qual seja o pedido que pretende ver apreciado, sob pena de, no o indicando, ser o ru absolvido da instncia quanto a todos os pedidos (art. 31-A-1). 2 - Se forem mais que um os autores, todos sero notificados para, por acordo, esclarecerem quais os pedidos que pretendem ver apreciados (art. 31-A-2). 3 - Feitas as indicaes previstas nos nmeros anteriores, o ru absolvido da instncia quanto aos demais pedidos (art. 31-A-3).

3 - Citao e Notificao Citao - acto pelo qual se d conhecimento ao R. de que foi proposta contra ele uma aco, para que nela se defenda, ou pelo qual se chama pela primeira vez ao processo algum interessado nessa causa (art. 228-1). citado para contestar e advertido da cominao (arts. 480, 783 e 794). Notificao - acto que visa chamar algum a juizo ou dar-lhe conhecimento de um facto (art. 228-2). Elementos complementares ambas devem ser sempre acompanhadas dos elementos e de cpias legveis de documentos e de peas do processo que habilitem plena compreenso do seu objecto (art. 2283). Lugar de realizao - em qualquer onde esteja o destinatrio do acto, excepto nos templos e enquanto ele estiver ocupado em acto de servio pblico que no deva ser interrompido (art. 232).

3.1. - Citao Modalidades - pessoal e edital (art. 233-1). I) - citao pessoal (art. 233-2):

57

a) pode ser feita ou por entrega ao citando de carta registada e com aviso de recepo (alnea a) e 236) remetida para a sua residncia ou para o seu local de trabalho (pessoa singular) ou para a sua sede ou para o local onde funciona a sua administrao (pessoa colectiva); ou b) em terceira pessoa que se encontre na sua residncia ou local de trabalho que se declare estar em condies de entregar prontamente a carta ao citando (art. 236-2), caso em que se lhe far a advertncia de que a no entrega da carta determinar que incorra em responsabilidade anloga da litigncia de m f (n. 1). c) se no for possvel a entrega da carta, deixar-se- aviso identificando-se o tribunal donde ela proveio e o processo a que respeita, dizendo-se as razes por que foi impossvel entregar a carta, e esta ficar por 8 dias disposio do destinatrio em estabelecimento postal devidamente identificado (art. 236-5); ou d) por certificao da recusa do recebimento da carta pelo citando, feita pelo distribuidor, que lavrar nota da ocorrncia antes de devolver ao remetente a carta, tendo-se por ocorrida a citao face a tal certificao (art. 233-2 e 237-A-3): ou e) por contacto pessoal do solicitador de execuo ou do funcionrio judicial com o citando, se requerido (arts. 233-2-b) e 239) ou quando se frustrou a citao postal, excepto: 1 - quando a lei expressamente permita que seja feita noutra pessoa; 2 - quando o citando tenha constitudo mandatrio com poderes especiais para a receber, atravs de procurao passada h menos de 4 anos (art. 233-5); ou f) - promovida por mandatrio judicial (arts. 233-3, 239, 245 e 246).

II) - citao edital - usa-se quando o citando esteja ausente em parte incerta (arts. 244 e 248) ou quando sejam incertas as pessoas a citar ao abrigo do art. 251 (art. 233-6).

Citao de incapazes, incertos, pessoas colectivas e patrimnios autnomos - faz-se na pessoa dos seus representantes (art. 231-1). Quanto a pessoas colectivas e sociedades, faz-se na Sede e na pessoa dos seus legais representantes, a quem pode ser enviada, para o seu domiclio pessoal, carta registada e com aviso de recepo para tal efeito, quando no seja possvel a citao postal na Sede (art. 237). A citao de pessoas colectivas e de sociedades pode ser tambm feita na pessoa de um seu empregado, se no se encontrar na Sede nenhum dos seus legais representantes (art. 231-3).

Citao de ru residente em pas estrangeiro (art. 247):

58

a) - observa-se o que constar de tratado ou conveno internacional; b) - se os no houver, faz-se por carta registada e com aviso de recepo; c) - se se frustrar a via da carta registada e com aviso de recepo, tentar-se- fazer a citao atravs do Consulado mais prximo, se o ru for portugus; se for estrangeiro, usar-se- a carta rogatria, aps ouvido o autor.

Regra da Oficiosidade - Secretaria a quem, sem necessidade de despacho prvio, cabe promover oficiosamente as diligncias adequadas consecuo da citao pessoal do ru (arts. 234-1 e 479), sem prejuzo das citaes que devam ser promovidas por solicitador de execuo ou por mandatrio judicial. Porm, quando no seja desde logo obrigatrio ter lugar despacho liminar a ordenar a citao, a Secretaria pode suscitar a interveno do Juiz quando entenda que manifestamente falta um pressuposto processual insuprvel da qual o Juiz deva oficiosamente conhecer (art. 234-A-5). Decorridos 30 dias sem que a citao se realize, o autor informado das diligncias efectuadas e dos motivos da no citao ainda (art. 234-2), e o processo logo concluso ao Juiz com fornecimento dessas mesmas informaes (art. 234-3). Excepes regra da oficiosidade - a citao exige despacho prvio do Juiz a orden-la: a) - nos casos especialmente previstos na lei; b) - nos procedimentos cautelares e em todos os casos em que o Juiz tenha de previamente decidir quanto a audio antecipada do requerido; c) - quando a propositura da aco deva ser anunciada; d) - quando se trate de chamar terceiros a intervirem em causa pendente; e) - nos processos executivos sob as previses dos arts. 812-1 e 812-A-2; f) - nos casos de citao urgente e que deva preceder a distribuio (art. 234-4). g) quando a Secretaria suscite a interveno do Juiz por entender que falta manifestamente um pressuposto processual insuprvel, falta que deva ser conhecida oficiosamente (art. 234-A-5). No recorrvel o despacho que ordene a citao (art. 2345). Todavia, isso no significa que no possam, mais tarde, vir a ser conhecidas questes que deveriam ter determinado o indeferimento liminar da petio. A - Formalidades da citao pessoal por via postal registada (art. 236): a) - enviada a carta ao citando para a sua residncia ou para o seu local de trabalho, ou, nos casos de pessoa colectiva ou sociedade, para o local onde funcione usualmente a sua administrao (art. 236-1);

59

b) - a carta deve ir acompanhada de duplicado da petio inicial e de cpia dos documentos com ela oferecidos e comunicar ao citando que fica citado para a aco, identificar o tribunal, juzo ou vara e seco em que o processo corre, se j tiver sido distribuda a petio e quando haja lugar a distribuio, o nmero dele e, ainda, o prazo no qual poder ser apresentada a defesa, a necessidade de constituir mandatrio judicial e a cominao para a hiptese de no contestar (arts. 236-1 e 235); c) - se se tratar de citando que seja pessoa singular, depois de o funcionrio dos CTT proceder identificao da pessoa a quem entregar a carta, anotados os elementos que constem do documento de identificao exibido e, assinado o aviso de recepo, a carta por ele entregue ou ao citando ou a outrem que se encontre no local da sua residncia ou do trabalho e se diga em condies de entregar prontamente a carta quele (art. 236-2 e 3); d) - se a carta for entregue a pessoa diversa do citando, o funcionrio dos CTT dever adverti-la expressamente de que tem o dever de a entregar prontamente a este, com a advertncia de que a no entrega da carta ao citando logo que possvel, a far incorrer em responsabilidade em termos anlogos aos da litigncia de m f (art. 236-1 e 4), e h lugar a dilao mnima (5 dias - cf. art. 252-A-1-a); e) - se no for possvel entregar a carta, o funcionrio deixar aviso ao destinatrio, identificando o tribunal do qual a carta originria e o processo a que respeita, consignando as causas da impossibilidade da entrega e ficando, por 8 dias, a carta disposio deste em estabelecimento postal que ser identificado (art.236-5); f) - se o citando, ou outrem como referido em c), se recusarem a assinar o aviso de recepo ou recusarem o recebimento da carta, o funcionrio dos CTT certificar esse facto e lavra nota disso antes de devolver a carta, e ter-se- a citao como tendo sido realizada face a essa certificao (arts. 236-6 e 237-A-3); g) se se apurar que o citando reside ou trabalha efectivamente no local indicado, mas se no consiga realizar a citao por ele no ser a encontrado, procede-se citao com hora certa, deixando-se no local aviso a anunciar dia e hora para a diligncia (art. 240); h) - se no se puder realizar a citao de pessoa colectiva ou sociedade no local da administrao por l no estar legal representante nem empregado, faz-se a citao dela na pessoa de seu legal representante por carta registada que se lhe remete para a residncia ou local do trabalho (art. 237); i) - a citao considera-se feita no dia em que for assinado o aviso de recepo e tem-se por realizada na prpria pessoa do citando, mesmo quando o aviso venha assinado por terceiro, havendo a presuno iuris tantum de que a carta foi oportunamente entregue ao destinatrio (art. 238-A-1).

B - Formalidades da Citao Pessoal por contacto pessoal: 60

I - por contacto pessoal do Solicitador de Execuo: 1 - quando no teve xito a citao pessoal por via postal (art. 239-1). 2 - quando, logo na petio, o autor declarar pretend-la (art. 239-7).

II - por contacto pessoal do Oficial de Justia: 1 - o citando citado por contacto pessoal (art. 239-1) do oficial de justia quando o autor declare na petio que o pretende, para o que ter de pagar taxa especial (art. 239-8), ou 2 - quando no haja na comarca solicitador de execuo inscrito (art. 239-8) e se frustrou a citao pessoal por via postal. III modo de agir: a) elabora-se nota com as indicaes referidas no art. 235: cpia da petio e dos documentos com ela juntos, aviso de que fica citado, especificao da identificao do processo (se j houve distribuio), o prazo para contestar, informao acerca da obrigatoriedade de constituio de mandatrio e cominaes; b) entrega da nota e cpias referidas em a)ao citando; c) lavra-se certido do acto, que deve ser assinada pelo citado.

C - Dificuldades surgidas na concretizao da citao: 1 - se o citando se recusar a assinar a certido ou a receber o duplicado, a citao considera-se feita e o solicitador de execuo lavra certido da ocorrncia, e o citando advertido verbalmente de que o duplicado fica sua disposio na Secretaria e notificado depois, pela Secretaria, por carta registada, de que o duplicado est nesta sua disposio (art. 239-4 e 5); 2 - citao com hora certa (art. 240); 3 - citao em pessoa diversa do citando (art. 241): tem lugar dilao mnima - 5 dias (art. 252-A-1-a). A Secretaria envia ao citando, em 2 dias teis, carta registada comunicando-lhe a data e o modo pelo qual o acto se considera realizado, o prazo para apresentao da defesa e suas cominaes, o destino dado ao duplicado e a identificao da pessoa em quem a citao foi feita (art. 24l); 4 se no for possvel a colaborao de terceiros, faz-se a citao por afixao, no local mais adequado e na presena de duas testemunhas, da nota de citao e com os mais elementos ditos em 3. (art. 240-3); 5 - citao pessoal, por contacto pessoal, quando o citando esteja impossibilitado de a receber (art. 242): 61

a) - o solicitador de execuo, ou o funcionrio, lavra certido da ocorrncia; b) - a certido notificada ao A.; c) - o processo concluso ao Juiz e este decide acerca da existncia da incapacidade, depois de recolhidas as informaes e provas que ele entender necessrias; d) - reconhecida a incapacidade, seja temporria seja duradoura, nomeado curador provisrio ao citando, e nele que se far a citao.

D - ausncia do citando (arts. 243 e 244): a) - se for em parte certa, procede-se como for achado face s circunstncias, conforme as hipteses j

mais conveniente referidas;

b) - se for em parte incerta, a Secretaria procurar obter informao acerca do ltimo paradeiro dele; c) - citao edital, se no for conhecido.

E - citao pelo Solicitador de Execuo e pelo Mandatrio Judicial (arts. 239 e 245 e segs.): 1) o autor ou o mandatrio declararo, na petio inicial, o propsito de promover tal citao, por solicitador de execuo ou por si ou outro mandatrio judicial, que ser identificado, o que dispensar a citao pessoal por via postal; 2) - tal declarao poder ser feita em momento tenha frustrado outra forma de citao

posterior, quando se anteriormente tentada;

3) - se se frustrou a citao pessoal por via postal pela Secretaria, a citao efectuada por contacto pessoal do solicitador de execuo com o citando, ou por contacto pessoal pelo funcionrio judicial quando na comarca no haja solicitador de execuo; 4) a citao feita formalidades da realizvel por funcionrio judicial; com as mesmas

5) - se a citao se no efectivar no prazo de 30 dias contados da declarao de 1) ou 2), o solicitador de execuo (arts. 239-10 e 234-2) ou o mandatrio judicial (art. 246-2) daro disso conhecimento no processo e procede-se citao nos termos gerais; 6) o mandatrio judicial civilmente responsvel por actos e omisses culposamente praticados pela pessoa encarregada de fazer a citao, sem prejuzo de responsabilidade disciplinar e criminal (art. 246-3).

II - Citao Edital

62

Formalidades da citao edital:

a) - por incerteza do lugar (art. 248): - afixao de editais: - 1 na porta do tribunal - 1 na porta da casa da ltima residncia do citando no pas Freguesia. - publicao de anncios: - em 2 nmeros seguidos de um dos jornais mais lidos na localidade da ltima residncia conhecida do citando no Pas, excepto (art. 248-4): foi deferida a incapazes, ausentes ou que o Juiz os dispense. nos inventrios em que a herana pessoas colectivas; nos processos sumarssimos; nos casos de pouca importncia, em l na sede da respectiva Junta de

b) - por incerteza das pessoas (art. 251): - afixao de 1 edital na porta do tribunal, excepto: - se se tratar de citao de herdeiros ou representantes de pessoa falecida, caso em que so publicados 3 editais como acima; - anncios num dos jornais mais lidos da sede da comarca.

Na citao edital h sempre lugar dilao de 30 dias (art. 252-A-3), sem prejuzo doutras dilaes aplicveis. III - Citao Urgente (art. 478) Noo: a que precede a distribuio da petio. Requisitos: a) - no pode ser feita editalmente; b) - tem de ser requerida pelo A., que a fundamentar; c) - o Juiz defira, por justificada face aos motivos invocados pelo A.; d) - a petio, quando requerida esta citao, logo submetida a despacho do Juiz e, caso ele a ordene, s depois de feita a citao se far a distribuio da petio. IV - Falta de citao (art. 195) 63

H falta de citao: a) - quando ela no tenha tido lugar (1-a); b) - quando houve erro na identificao do citando (1b); c) - quando houve uso indevido da citao edital (1c); d) - quando tenha sido feita depois da morte ou da extino do citando (1-d); e) - quando se verifique que o destinatrio da citao pessoal no chegou a ter conhecimento do acto, sem culpa sua (1-e), e, se se tratou de envio de carta para citao para domiclio convencionado, o destinatrio logo prove a sua mudana de domiclio em data posterior quela em que ele proclama que se extinguiram as relaes emergentes do contrato (n. 2). Consequncias, no caso de, havendo vrios rus, ocorrer a falta de citao de um deles (art. 197): a) - sendo caso de litisconsrcio necessrio, anula-se quanto tenha sido praticado aps as citaes; b) - se se tratar de litisconsrcio voluntrio, nada anulado, mas, se o processo no tiver atingido ainda a fase de marcao de dia para julgamento, o autor pode requerer que se faa a citao omitida e o julgamento no se far sem que o ru ainda no citado tenha sido admitido a exercer a actividade processual de que tinha ficado privado. Ficar o vcio sanado se o ru intervier no processo sem logo o arguir (art. 196). V - Consequncias da Citao (art. 481) a) - faz cessar a boa f do possuidor; b) - ocasiona estabilidade nos elementos essenciais da causa; c) - impede o ru de propor contra o A. aco para dirimir a mesma questo; d) - interrompe prazo prescricional (art. 323-1 do Cd. Civil); e) - constitui o devedor em mora, nas obrigaes sem prazo certo (art. 805-1 do Cd. Civil). VI - Nulidade da Citao Tem de ser arguida no prazo que foi indicado para apresentao da contestao (art. 198-2). S atendida se se verificar que a falta cometida pode prejudicar a defesa (art. 198-4). Se o ru ou o Ministrio Pblico intervierem no processo sem logo arguirem a nulidade da falta de citao, a nulidade considera-se sanada (art. 196).

VII - Falsidade da Citao e outros Actos Judiciais(art. 551-A) a) - a da citao deve ser arguida no prazo de 10 dias a contar da interveno do ru no processo (art. 551-A-1);

64

b) - a dos outros actos, no prazo de 10 dias a contar da data em que se deva entender que a parte teve conhecimento do acto (art. 551-A-2). VIII Efeitos da arguio da falsidade da citao: a) - suspende-se a instncia logo que seja admitida a arguio e quando a falsidade respeitante citao possa prejudicar a defesa do citando. A suspenso cessa a partir da deciso definitiva da arguio (art. 551-A-4); b) - o incidente da arguio de falsidade da citao no seguir se o A., notificado da arguio, requerer a repetio da citao (art. 551-A-4).

3.2. - Notificao A - Notificao Judicial Avulsa (art. 261) - sua utilidade - em que consiste - requer-se no tribunal com jurisdio na rea de residncia do notificando (art. 84) - na prpria pessoa do notificando - feita por solicitador de execuo designado pelo requerente ou pela Secretaria, ou por funcionrio judicial se, no requerimento, isso se requereu - precedendo despacho do juiz - entrega do duplicado ao notificado, com cpia dos documentos que a acompanhassem - o executor da notificao lavra certido, que assinada pelo notificado - devoluo do original ao requerente - no admite qualquer oposio (art. 262-1) - o despacho que a indefira admite recurso, s at Relao (art. 2622).

B - Notificaes pela Secretaria a) - so feitas nas pessoas dos mandatrios judiciais constitudos como tais pelas partes, em processos pendentes (art. 2531), ou na pessoa da prpria parte, se ela no constituiu mandatrio (art. 255-1), mas b) - se se tratar de notificao para a prtica de acto pessoal, sero feitas tambm parte (art. 253-2), atravs de aviso postal registado que indique a data, local e o fim da comparncia. c) - se a parte estiver tambm representada por solicitador, as notificaes sero feitas na pessoa deste (art. 253-3). atravs do d) se os mandatrios praticaram os actos processuais uso de meios electrnicos, com aposio de assinatura 65

electrnica avanada (art. 150-1-d e e), a Secretaria far as notificaes por correio electrnico e com aposio de assinatura electrnica qualificada (art. 254-2); fora disso, as notificaes e) - so feitas por carta registada dirigida para o escritrio ou domiclio escolhido (art. 254-1), ou pessoalmente, pelo funcionrio e no edifcio do tribunal, se a estiverem os mandatrios. f) - presumem-se feitas no terceiro dia posterior ao do registo, ou no primeiro dia til seguinte, quando o no seja (art. 2542), presuno ilidvel. g) - no deixam de produzir efeitos se os papeis vierem devolvidos, desde que a remessa tenha sido feita para o escritrio ou domiclio escolhido conhecidos no processo, casos em que se consideram feitas no terceiro dia posterior ao do registo e como em f) (art. 2543). h) - as notificaes para chamar a juzo testemunhas, peritos ou outras pessoas com interveno acidental fazem-se atravs de aviso pelo correio, registado, nele se indicando a data, local e fim da comparncia (art. 257-1).

C - Notificaes entre os Mandatrios das Partes

a) - nas causas em que as partes tenham constitudo mandatrio judicial, depois da notificao da contestao apresentada pelo ru, ao autor, todos os articulados e requerimentos autnomos sero notificados pelo mandatrio judicial do apresentante ao mandatrio judicial da contra-parte e no seu respectivo domiclio profissional (art. 229-A-1), com excepo: I - dos casos previstos no art. 670-1, ou seja, para arguio de nulidades da sentena ou pedido da sua aclarao ou reforma; II do caso previsto no art. 688-4, ou seja, reclamao contra despacho que no admitiu recurso ou que, admitindo-o, o retenha. b) - o mandatrio judicial que s assuma o patrocnio estando j o processo a correr termos, indicar o seu domiclio profissional ao mandatrio judicial da outra parte e, se for caso disso, o seu endereo de correio electrnico (art. 229-A-2); c) - a notificao admissveis (art. 260-A-1), e documento comprovativo da data A-2), juntamente com a prtica faz-se por qualquer dos meios legalmente o notificante dever juntar ao processo o de notificao contra-parte (art. 260do acto no processo;

d) se o mandatrio da contra-parte praticou actos processuais por meios electrnicos e com assinatura electrnica avanada (art. 150-1-d e e), a notificao poder fazer-se com envio simultneo do acto processual, atravs de correio electrnico, para o tribunal e para esse mandatrio, ficando, assim, dispensada a juno aos autos do documento comprovativo da notificao (art. 260-A-3); 66

e) - para os casos em que a notificao no foi feita atravs de correio registado, se a data da notificao for a de dia anterior a feriado, sbado, domingo ou de incio de frias judiciais, o prazo para reaco a essa notificao comea a contar-se no primeiro dia til seguinte ou no primeiro dia posterior ao termo das frias, salvo se se tratar de processo que corra termos durante as frias judiciais (art. 260-A-3). f) - Nas notificaes por correio registado o prazo conta-se do mesmo modo que o aplicvel a notificaes feitas pela Secretaria (v. supra, A-Os Prazos-A-2, e 3.2-Notificao-B).

I - INCIO DA INSTNCIA Incio - com a apresentao da petio na Secretaria Geral do tribunal (art. 267-1). Estabilidade - com a citao do R. (art. 267-2). Admissibilidade de Indeferimento Liminar (art. 234-A): a) quando a citao dependa de despacho prvio a orden-la e: b) o pedido seja manifestamente improcedente, ou c) se ocorrerem, de forma insuprveis de conhecimento oficioso. evidente, excepes dilatrias

Nesta hiptese, o autor pode, em 10 dias a contar da notificao do despacho de indeferimento, ou da notificao de deciso que o tenha confirmado, apresentar nova petio, e a aco considera-se proposta na data em que a anterior fora apresentada em juzo (art. 476). H recurso do despacho de indeferimento liminar, at Relao, seja de aco, seja de procedimento cautelar, mesmo quando o valor se contenha na alada do tribunal de 1 Instncia (art. 234-A-2). O despacho que admita o recurso ordenar a citao do ru no s para os termos do recurso mas tambm para os da causa, a no ser que o requerido do procedimento cautelar no deva ser previamente ouvido (art. 234-A-3). O prazo para a apresentao da contestao comear a contar-se da citao ou a partir da notificao, em 1 Instncia, de que foi revogado o despacho que indeferira liminarmente (art. 234-A-4), conforme os casos. O princpio porm, que a instncia sofra: da estabilidade da instncia admite,

a) - modificaes subjectivas (arts. 269 e 270): 1 - por incidente de interveno provocada (art. 325 e segs.), mesmo depois de extinta a instncia em virtude de deciso de ilegitimidade de parte, transitada em julgado, proferida no despacho

67

saneador (art. 269-1) e deduzido em 30 dias a contar do trnsito, caso em que a instncia se renovar (art. 269-2); 2 - por substituio de pessoas na relao do objecto da lide, seja por sucesso, seja em consequncia de acto entre vivos (art. 270-a); 3 como consequncia doutros interveno de terceiros (arts. 270-b e 320 e segs.). incidentes de

b) - modificaes objectivas (arts. 272 e segs.): 1 - caso da reconveno (art. 274); 2 - a apensao de aces (art. 275); 3 - alteraes do pedido e da causa de pedir (arts. 272 e 273): 3.1. - por acordo, podem ser alterados ou ampliados em qualquer altura, a no ser que isso perturbe inconvenientemente a instruo, discusso e julgamento da causa; 3.2. - na falta de acordo, a causa de pedir s na rplica, se a houver, a menos que a alterao resulte de confisso feita pelo R. e aceite pelo A.; 3.3. - na falta de acordo, o pedido: I - pode ser alterado ou ampliado na rplica; II - pode ser reduzido em qualquer altura; III - pode ser ampliado at ao encerramento da discusso em 1 Instncia, se for desenvolvimento ou consequncia do pedido primitivo; IV - considera-se admissvel, ainda, o pedido em que o A. pea a imposio ao ru da sano a que se refere o art. 829-A do Cdigo Civil (art. 273-4); V - nas aces de indemnizao por responsabilidade civil, o A. pode alterar o pedido requerendo, at ao encerramento da discusso em 1 Instncia, a condenao do ru em penso (art. 567 do Cdigo Civil), mesmo que inicialmente tivesse deduzido pedido de condenao em quantia certa (art. 273-5). VI - podem simultaneamente modificar-se o pedido e a causa de pedir, desde que isso no determine a convolao para diferente relao jurdica (art. 273-6). VII - a reconveno admissvel nas hipteses previstas no art. 274-2 e ainda se o juiz a autorizar (art. 274-3), e, se envolver outros sujeitos, o R., na contestao, pode suscitar, quanto a eles, a respectiva interveno principal provocada (art. 326), o que, porm, pode ser indeferido pelo juiz se entender que da resulta inconveniente grave para a instruo (art. 274-4 e 5). 68

VIII - no obsta apreciao do pedido reconvencional ter havido improcedncia da aco ou a absolvio do ru da instncia, a no ser que o pedido reconvencional esteja dependente do pedido que o autor formulara (art. 274-6).

II - SUSPENSO DA INSTNCIA (art. 276) Casos em que ocorre: a) - por falecimento ou extino de parte, sem prejuizo do que dispe o art. 162 do Cdigo das Sociedades Comerciais; b) - quando, sendo obrigatria a interveno de advogado, este falea ou se incapacite; c) - quando, no sendo obrigatria a constituio de advogado, falea ou se incapacite o representante legal do incapaz, a menos que exista mandatrio judicial constitudo; d) - quando o juiz a ordene; e) - quando a lei a determine expressamente; f) - por acordo das partes, mas por prazo no superior a 6 meses (art. 279-4). Consequncias: a) - s se torna admissvel a prtica de actos urgentes e para evitar dano irreparvel (art. 283-1); b) - inutiliza o tempo j decorrido de prazo em curso, nos casos de a) e b) (art. 283-2); c) - os prazos judiciais suspendem-se e, portanto, correm enquanto dure a suspenso (art. 283-2). no

III - INTERRUPO DA INSTNCIA (art. 285) processo partes. parado por mais de 1 ano, por negligncia das

IV - EXTINO DA INSTNCIA (arts. 287 e segs.) a) - com o julgamento; b) - com o compromisso arbitral;

69

c) - verificando-se a desero da instncia (ver VI); d) - pela desistncia, confisso ou transaco das partes; e) ocorrendo superveniente da lide. a impossibilidade ou a inutilidade

V - ABSOLVIO DA INSTNCIA (arts. 288 e 289) a) - caso absoluta do tribunal; de procedncia de excepo de incompetncia

b) - anulao de todo o processo (arts. 193 e 194); c) - parte devida representao; sem personalidade judiciria ou incapaz sem

d) - ilegitimidade de parte; e) - procedncia doutra excepo dilatria. MAS: 1 - no tem lugar se for caso em que o processo deva ser remetido para outro tribunal, ou quando a irregularidade for sanada (art. 288-2 - v.gr. caso de incompetncia relativa (arts. 109 a 111). 2 - no impede que seja proposta nova aco com o mesmo objecto (art. 289-1). 3 - sem prejuzo da eventual prescrio ou da caducidade dos direitos, os efeitos civis da propositura da primeira aco mantm-se se nova aco for proposta, ou o ru for citado para ela, dentro de 30 dias a contar do trnsito em julgado da deciso de absolvio (art. 289-2).

VI - DESERO DA INSTNCIA (arts. 291 e 292) a) - instncia interrompida durante 2 anos (ver, supra III); b) - nos recursos: 1 - falta de alegao do recorrente; 2 recorrente; 3 - incidente que surja com efeito suspensivo, parado por mais de 1 ano. VII - RENOVAO DA INSTNCIA parados por mais de 1 ano por inrcia do

70

a) alguns dos casos vistos em ABSOLVIO (ver V). b) - nos casos de cessao ou alterao de obrigao alimentcia judicialmente fixada, e em todos os casos de obrigao duradoura modificvel com base em circunstncias super-venientes (art. 292-1 e 2). c) - quando o incidente de instncia de liquidao que seja admitido tenha sido deduzido depois de j ter sido proferida sentena de condenao genrica (arts. 378-2 e 661-2).

VIII - CONSEQUNCIAS E OPORTUNIDADES DAS DESISTNCIAS

a) - A do pedido (extingue o direito - art. 295-1): 1 - o A. pode faz-lo em qualquer altura, no todo ou em parte (art. 293), e 2 - o R. pode confessar o pedido, no todo ou em parte (idem). - a desistncia do pedido livre, salvo quanto a direitos indisponveis, mas no prejudica a reconveno, a menos que esta esteja dependente da aceitao do R. (arts. 296-2 e 299-1). b) - da instncia (extingue o processo - art. 295-2): 1 - pode fazer-se livremente at ao oferecimento da contestao (art. 296-1); 2 - aps oferecimento aceitao do R. (art. 296-1). da contestao, MAS: - as pessoas colectivas, as sociedades e os incapazes s podem confessar, desistir e transigir precedendo autorizao especial aos seus representantes (art. 297). depende da

IX - INCIDENTES DA INSTNCIA

A Noo: questo margem da relao controvertida com influncia no andamento do processo. B - Regras gerais:

jurdica

71

a) - com o respectivo requerimento ou petio, assim como com a oposio que seja deduzida, logo oferecida e requerida a prova (art. 303-1); b) - a oposio apresentada no prazo de 10 dias (art. 303-2); c) - a falta de oposio determina, quanto matria do incidente, o efeito cominatrio que vigore na causa em que o incidente foi deduzido (art. 303-3); d) - h limites quanto prova testemunhal: 8 testemunhas de cada parte e no mais de 3 quanto a cada facto (art. 304-1); e) - so gravados ou registados os depoimentos prestados antecipadamente ou por carta (arts. 304-2 e 522-A); f) - se prestados no tribunal da causa, so gravados os depoimentos feitos em incidentes que no devam ser instrudos e julgados conjuntamente com a matria dela, quando da deciso do incidente caiba recurso ordinrio e alguma das partes requeira a gravao na petio do incidente ou na oposio deduzida a este (art. 304-3 e 4); g) - acabada a produo da prova, o Juiz declarar quais os factos provados e no provados, como se procede num normal julgamento (ver adiante) - (art. 304-5). C - Incidentes Tpicos:

C.1. - Verificao do valor da causa (arts. 305 e segs.): - toda a causa tem um valor (arts. 306 a 312) - a reconveno tem um valor, que se soma ao valor da causa (art. 308-2) se houver interveno principal e o interveniente formular pedido distinto do deduzido pelo A., o valor do seu pedido soma-se ao valor da causa (art. 308-2) - os procedimentos cautelares tm um valor (art. 313-3) - os incidentes tambm tm um valor (arts. 313-1 e 2 e 316-1), e - se lhes no tiver sido atribudo, tero o valor da causa a que respeitam (art. 313-1) - o valor do incidente de cauo o da importncia a caucionar (art. 313-2). a) - o R. pode, na defesa, impugnar o valor da causa, mas tem de indicar o valor que lhe reputa adequado (art. 314-1). b) - do incidente da verificao do valor da causa pode resultar alterao na forma do processo e na competncia do tribunal para a causa (art. 319).

72

C.2. - Interveno de terceiros (arts. 320 e segs.): C.2.1. - Interveno Principal (arts. 320 a 334) C.2.1.a. - Espontnea (arts. 320 a 324) Quem no parte numa causa pode intervir nela como parte principal: a) - se tiver, em relao ao objecto dessa causa, um interesse igual ao do A. ou ao do R. em situaes de litisconsrcio voluntrio e necessrio (arts. 27 e 28); b) - se pudesse coligar-se com o A. (veja COLIGAES). O interveniente faz valer direito prprio, paralelo ao do A. ou ao do ru (art. 321). Pode faz-lo em articulado prprio, apresentados pela parte a quem se vai associar. ou aderindo aos

Nos casos de a), pode deduzir a interveno a todo o tempo, enquanto a causa no esteja definitivamente decidida (art. 322-1). Nos casos de b), s pode deduzir a interveno enquanto o possa fazer em articulado prprio (idem), ou seja at ao despacho saneador ou, quando a este no houver lugar, at ser designado dia para a audincia de julgamento em 1 instncia ou at ser proferida a sentena, se no houve lugar nem a saneador nem audincia (art. 3222). Na deduo em articulado prprio (por petio ou por contestao) o interveniente ou formula a sua prpria petio (interveno activa), ou contesta a pretenso do A. (interveno passiva) art. 323-1. A deduo em simples requerimento, aceitando a causa no estado em que se encontrar e fazendo seus os articulados ou do A. ou do ru, ocorre se deduzida aps proferido o despacho saneador, ou, no havendo lugar a ele, se deduzida at ser designado dia para o julgamento em 1 Instncia, ou at ser proferida a sentena em 1 Instncia (art. 323-2 e 3), se no houver lugar nem a saneador nem a audincia final. Sequncia: a) - se no houver motivo para rejeio liminar, o Juiz manda notificar ambas as partes para responderem; b) - as partes primitivas podero opor-se com fundamento em no ocorrer nenhum dos casos de admissibilidade; c) - a oposio da parte com a qual o requerente se pretende associar pode fazer-se em simples requerimento a apresentar no prazo de 10 dias; d) - a oposio da outra parte poder fazer-se tambm por simples requerimento, e em 10 dias, se no houve deduo do incidente em articulado prprio; e) - se o requerente suscitou a sua interveno em articulado prprio, a parte contrria deduzir simultnea oposio ao incidente e oposio ao articulado do interveniente, e seguem-se os demais articulados que sejam admissveis;

73

f) - o Juiz decide da admissibilidade do incidente no despacho saneador ou, se no houver lugar a ele ou ele j tiver sido produzido, logo aps o termo do prazo para a oposio (art. 324). C.2.1.b. - Provocada (arts. 325 a 329) Resulta da iniciativa das partes que chamaro a juzo algum interessado com direito a intervir (art. 325-1): a) - o requerente explicitar no requerimento a causa do chamamento e o interesse que, por ele, pretende acautelar (art. 3253); b) - o interveniente pode ser chamado para intervir como associado de quem requer ou como associado da parte contrria (art. 325-1); c) - nos casos de deduo de pedido subsidirio nos termos do art. 31-B (pedido contra ru diverso do demandado como principal, quando haja dvida relativamente a quem seja o efectivo sujeito da relao material controvertida), o A. pode tambm chamar a intervir, na qualidade de ru, terceiro contra quem pretenda deduzir aquele pedido (art. 325-2); d) - o chamamento para interveno s pode ser deduzido at ao momento em que poderia ser suscitada a interveno espontnea em articulado prprio, em articulado ou em requerimento autnomo (art. 326), excepto: I - nos casos de chamamento para ultrapassar deciso de ilegitimidade (art. 269 - veja I - INCIO DA INSTNCIA - a)1); II - nos casos de chamamento, pelo ru, de condevedores ou de principal devedor (art. 329-1); III - no processo executivo, nos casos de credor ainda no munido de ttulo exequvel (art. 869-2); e) - o chamamento de condevedores ou de principal devedor suscitado pelo ru deduzido na contestao ou, se ele no pretender contestar, dentro do prazo em que a contestao dever ser apresentada (art. 329-1); f) nos casos de se tratar de obrigao solidria, o condevedor demandado pela totalidade poder requerer este incidente contra outro ou outros condevedores para exerccio do direito de regresso contra estes (art. 329-2). Sequncia: 1) - sobre o incidente ouvida a parte contrria e, a seguir, o Juiz decide da admissibilidade (art. 326-2); 2) - admitido, o terceiro citado, recebendo cpias dos articulados j apresentados, que so fornecidas pelo requerente do chamamento (art. 327-1 e 2); 3) - o terceiro, citado, pode oferecer articulado prprio ou fazer seus os articulados do A. ou do ru, no prazo da contestao e segue como na interveno espontnea (art. 327-3). f) - Consequncias: 1 - se o chamado intervier, a sentena julgar do seu direito e far caso julgado em relao a ele (art. 328-1);

74

2 - se no intervier, a sentena s far caso julgado quanto a ele se o seu interesse fosse igual ao do A. ou do ru, a no ser se se tratar de chamamento feito pelo A. a eventuais litisconsrcios voluntrios activos (art. 328-2-a), ou quando o A. tenha feito pedido subsidirio nos termos do art. 31-B (art. 328-2-b). C.2.2. - Interveno Acessria (arts. 330 e segs.) C.2.2.a. - Provocada a) - usa-se quando o ru tenha aco de regresso contra terceiro e este no tenha legitimidade para intervir como parte principal (art. 330-1); b) - o chamado circunscreve a sua interveno discusso das questes que tenham repercusso na aco de regresso (art. 330-2); c) - deduzida na contestao ou no prazo em que esta deva ser apresentada, no caso de o ru no querer contestar (art. 331-1); d) - o interveniente passa a ter a posio de assistente (art. 332-1). Sequncia: 1 - ouvido o A., o Juiz decide, deferindo se se convencer da viabilidade da aco de regresso e da sua conexo com a causa principal (art. 331-2); 2 - citado o chamado, s se admitindo que o seja pessoalmente, e corre novamente a seu favor o prazo para contestar (art. 332-1 e 2); 3 - os chamados podem sucessivamente suscitar o chamamento doutros terceiros (art. 332-3); 4 - a sentena caso julgado quanto ao chamado nas questes de que dependa o direito de regresso (art. 332-4); 5 - se decorrerem 3 meses sobre a data em que foi inicialmente deduzido o incidente sem que estejam concretizadas todas as citaes necessrias, o A. pode requerer o prosseguimento da causa principal (art. 333). C.2.2.b. - Do Ministrio Pblico De acordo com a Lei Orgnica do Ministrio Pblico (art. 334).

C.3. - Assistncia (arts. 335 e segs.) Noo - interveno como auxiliar de qualquer das partes de algum com interesse jurdico em que a deciso seja favorvel a essa parte. Sequncia: a) - o requerimento pode ser apresentado em qualquer altura (art. 336-1); b) - pode ser apresentado autonomamente ou na mesma altura de articulado ou alegao que o assistido esteja em tempo de oferecer (art. 336-2); 75

c) - o requerente tem de aceitar a causa no estado em que ela se encontrar (art. 336-1); d) - quanto a testemunhas, s poder completar o rol do assistido (art. 339); e) - pode requerer-se o depoimento do assistente como parte (art. 337-3); f) - o assistente tem os mesmos direitos e est sujeito aos mesmos deveres que o assistido, mas no pode praticar actos que este tenha perdido o direito de praticar nem estar em oposio com ele (art. 337-2); g) - em princpio, a sentena faz caso julgado quanto ao assistente (art. 341).

C.4. - Oposio (arts. 342 e segs.) C.4.a. - Espontnea Noo - algum pretende fazer valer direito prprio, total ou parcialmente incompatvel com a pretenso do A. ou do reconvinte (art. 342-1). Sequncia: a) - o requerimento reveste a forma de toda a petio inicial (art. 343); b) - pode ser apresentado at designao de dia para a discusso e julgamento da causa, ou, se no houver esta audincia, enquanto no for proferida sentena (art. 342-2). c) - se a oposio for admitida, o oponente assume na instncia a posio de parte principal e ordenada a notificao das partes primitivas para que, em prazo igual ao que o ru teve para contestar, contestem o seu pedido (art. 344-1); d) - se uma das partes principais reconhecer o direito do oponente, o processo segue apenas entre este e a outra parte, como A. ou como ru, conforme os casos (art. 346-1); e) - se ambas as partes principais impugnarem o direito do oponente, o processo segue entre as trs partes, com duas causas conexas: uma entre as primitivas partes e a outra entre o oponente e elas (art. 346-2). C.4.b. - Provocada Noo - suscitada pelo ru que, demandado, est disposto a satisfazer a pretenso do A. mas sabe que terceiro se arroga, ou pode arrogar-se, o direito a ela tambm (art. 347). Sequncia: a) - suscitada dentro do prazo da contestao (art. 347); b) - o terceiro citado para deduzir a sua pretenso em prazo igual ao concedido ao ru para a sua defesa (art. 348); c) - se o terceiro tiver sido citado pessoalmente e no deduzir pretenso alguma, o ru logo condenado a satisfazer a pretenso do A. e a sentena tem efeito de caso julgado contra o terceiro (art. 349-1 e 2); 76

d) - se o terceiro no foi citado pessoalmente e no deduziu pretenso, a aco segue para que se decida da titularidade do direito (art. 349-3), caso em que a sentena no impede que o terceiro ou venha exigir do A. o que indevidamente tenha recebido, ou venha reclamar do ru o que lhe seja devido, se demonstrar que o ru omitiu dolosamente ou com culpa grave factos essenciais (art. 349-4). C.4.c. - Por Embargos de Terceiro Noo - algum, que no parte na causa, v-se lesado na sua posse por qualquer acto judicial de apreenso ou entrega de bens (art. 351-1), ou v ofendido qualquer direito seu incompatvel com a realizao ou com o mbito da diligncia. Sequncia: a) - processado por apenso causa em que tenha sido ordenado o acto ofensivo do direito do embargante ou em que a penhora tenha tido lugar (arts. 353-1 e 832-1); b) - deduzido atravs de petio a apresentar nos 30 dias seguintes quele em que teve lugar o acto ofensivo, ou em que o embargante teve conhecimento da ofensa, mas no depois de j terem sido vendidos ou adjudicados os bens (art. 353-2); c) - com a petio se oferecem as provas (art. 3532); d) - produzida a prova necessria, os embargos so recebidos ou rejeitados (art. 354); e) - a rejeio no impede que o embargante intente aco para ver declarada a titularidade do seu direito ou em que reivindique a coisa apreendida (art. 355); f) - o recebimento determina a suspenso dos termos do processo quanto aos bens a que os embargos digam respeito, e a restituio deles ao embargante, se este a pediu, mas o Juiz pode condicionar esta restituio prestao de cauo (art. 356); g) - recebidos os embargos, notificam-se as partes primitivas para que os contestem (art. 357-1).

C.5. - Habilitao C.5.1. - De herdeiros ou sucessores Noo - visa, na pendncia da causa, habilitar no processo os sucessores de parte falecida. Se, como consequncia das diligncias para citao do ru, vier a certificar-se o falecimento dele, pode requerer-se a habilitao dos seus sucessores, mesmo que o bito seja anterior propositura da aco (art. 371-2). Pode ser promovida por qualquer das partes que sobrevivem, ou por qualquer dos sucessores da parte falecida (art. 3711). requerida contra as partes sobrevivas e contra os sucessores do falecido que no sejam os requerentes dela. Sequncia: a) - o incidente autuado por apenso, a menos que a qualidade de herdeiro j tenha sido declarada noutro processo ou tenha 77

sido reconhecida em habilitao notarial, casos em que se processa nos autos com base em certido da sentena ou da escritura (arts. 372-2 e 373-1); b) - so citados os requeridos ainda no citados para a causa; c) - so notificados os demais requeridos (art. 3721); d) - a improcedncia no obsta a que se suscite um novo incidente de habilitao (art. 372-2); e) se a nova habilitao for fundamentada nos mesmos factos, poder ser deduzida no mesmo processo da primeira e com oferta doutras provas, mas, neste caso, o requerente no ver as custas da primeira habilitao consideradas na conta final da aco respectiva (idem); f) - o incidente suscitado nos tribunais superiores julgado pelo Relator (art. 377-1). C.5.2. - De Cessionrio A habilitao sempre autuada por apenso (art. 3761-a). Pode ser requerida pelo cedente, pelo cessionrio ou pela parte contrria (art. 376-2). Na contestao, o requerido pode impugnar a validade do acto de transmisso ou sustentar que ele foi realizado para tornar mais difcil a sua posio no processo (art. 376-1-a). H possibilidade de resposta contestao. Se no for apresentada contestao, o Juiz analisa se o documento faz prova da realidade da cesso e, considerando que sim, julga habilitado o cessionrio (art. 376-1-b).

C.6. - Liquidao Noo - incidente destinado a tornar lquido um pedido genrico (arts. 378 a 380), quando se refira a uma universalidade ou a consequncias de um facto ilcito. Sequncia: a) - a deduzir antes de comear a discusso da causa ou mesmo depois de proferida sentena de condenao genrica (art. 3781 e 2); b) - deduzido em duplicado, no qual se conclui por pedido de quantia certa (art. 379); c) - a oposio apresentada em duplicado (art. 3801); d) - a liquidao discutida e julgada com a causa principal (art. 380-2), quando tenha sido deduzida antes de comear a discusso da causa; e) - se a liquidao foi deduzida depois de proferida a sentena, e se o ru a contestar, ou se, no a contestando ele, a revelia deva ter-se por inoperante, seguem-se os termos do processo sumrio de declarao (art.380-3); f) se a prova produzida se afigurar ao Juiz insuficiente, este complet-la- atravs de indagao oficiosa, mesmo fazendo uso da prova pericial (art. 380-4).

78

PROCEDIMENTOS CAUTELARES
A - Em Geral / Cautelar Comum Noo - Algum mostra receio fundado em que outrem cause leso grave ou dificilmente reparvel ao seu direito, seja este existente ou direito emergente de deciso a proferir em aco j proposta ou a propor (art. 381). Pode requerer a adequada providncia conservatria ou antecipatria, e o respectivo processo tem carcter urgente (art. 382).

Regras Gerais: obedecem s regras que lhes so prprias e, subsidiariamente s dos incidentes da instncia (arts. 384-1 e 3 e 302 a 304), ou seja: a) - com a petio so logo indicados os meios de prova (arts. 384-3 e 303-1); b) - nela, o requerente oferece prova sumria do seu direito ameaado e justificar o receio da leso, com excepo, neste aspecto, dos casos de arrolamento de bens quanto a casais desavindos (art. 427-3); c) - o tribunal ouvir o requerido, a menos que a sua audio ponha em risco srio o fim ou a eficcia da providncia (art. 385-1); d) - se deva ser ouvido antes do decretamento da providncia, o requerido citado para deduzir oposio; ser notificado para tanto se j foi citado para a causa principal (art. 385-2); e) - a dilao, quando a ela haja lugar, nunca pode exceder a durao de 10 dias (art. 385-3); f) - a oposio deduzida em 10 dias, tambm com incluso dos meios de prova (arts. 384-3 e 303-1 e 2); g) - quanto a testemunhas, s 3 para cada facto e at 8 no total, para cada parte (arts. 384-3 e 304-1); h) - so sempre gravados os depoimentos requerido no haja de ser previamente ouvido (art. 386-4); quando o

i) - a audincia final s pode ser adiada uma vez, no caso de falta de mandatrio de parte, e deve realizar-se num dos cinco dias seguintes (art. 386-2). Ficam sem efeito (art. 389):

79

a) - se no for proposta a aco de que sejam dependncia dentro do prazo de 30 dias a contar da notificao da deciso que os decrete (art. 389-1-a); b) se, porm, a providncia tiver sido decretada sem audio prvia do requerido, de 10 dias o prazo para propositura da aco principal, contado da notificao ao requerente de que teve lugar a notificao ao requerido da deciso que a decretou (art. 389-2), salvo o caso especial do arresto (veja infra f); c) se, proposta essa aco, o processo estiver parado por mais de 30 dias por negligncia do requerente (art. 389-1b); d) - se essa aco vier a ser julgada improcedente, com trnsito em julgado (art. 389-1-c); e) - se, tendo havido absolvio da instncia, o requerente no propuser nova aco, ou o requerido no for citado para ela, dentro de 30 dias contados do trnsito em julgado da sentena de absolvio (arts. 389-1-d e 289-2); f) - no caso do arresto, tambm se, obtida sentena condenatria transitada, o requerente no promover a respectiva execuo dentro do prazo de 2 meses, ou se, promovida a execuo, o processo estiver parado por mais de 30 dias por negligncia do exequente (art. 410); g) - se se extinguiu procurara acautelar (art. 389-1-e). Outros aspectos: a) - so sempre dependncia duma aco que tenha por fundamento o direito acautelado, pelo que so apensos aos autos desta (art. 383-1): 1 - depois de processados, se foram preliminares a esta aco; OU 2 - processados por apenso, se requeridos como incidente dela (art. 383-2 e 3). b) acautelar. c) - o tribunal pode recusar a providncia pedida se o prejuzo dela resultante para o requerido exceder consideravelmente o dano que o requerente pretende evitar (art. 387-2). d) - o tribunal, se o julgar conveniente em face das circunstncias do caso, mesmo sem audio prvia do requerido, pode tornar o deferimento da providncia dependente da prestao de cauo adequada pelo requerente (art. 390-2), nos casos de arresto e de embargo de obra nova (art. 392-2). e) - a pedido do requerido, a providncia poder ser substituda por adequada cauo se, ouvido o requerente, esta se mostrar suficiente para acautelar ou reparar a leso (art. 387-3). s podem requerer-se se houver ainda dano a o direito que o requerente

80

f) - se indeferidos, ou se caducarem, no pode o requerente tentar outra providncia idntica como dependncia da mesma causa (art. 381-4). g) - se injustificados, ou se caducarem por facto do requerente, este responsvel pelos danos que tenha com eles causado ao requerido, quando no tenha agido com a normal prudncia, a no ser quando se trate de alimentos provisrios, pois que, aqui, s responder se tiver agido com m f (art. 402), sendo a indemnizao fixada equitativamente; no haver, porm, lugar restituio dos alimentos entretanto pagos (art. 2.007-2 CC.). h) - no procedimento cautelar comum, no caso de deferimento, o Juiz no est vinculado providncia concretamente requerida, pelo que pode decretar medida cautelar diferente que a ele lhe parea mais conveniente defesa do direito ameaado (art. 392-3). i) - no procedimento cautelar comum podem cumular-se pedidos de providncias cautelares, mas com observncia das regras da coligao (art. 31-2 e 3). j) - no cabe recurso para o Supremo Tribunal de Justia de decises proferidas em procedimentos cautelares, a no ser nos casos em que, por lei, o recurso seja sempre admissvel (art. 387A). Oposio: a) - se o requerido no foi previamente ouvido, pode, em alternativa (art. 388): 1 - recorrer do despacho que decretou a providncia, se entender que ela no devia ter sido deferida face aos elementos dos autos; OU 2 - deduzir oposio se pretender alegar factos ou fornecer meios de prova que o tribunal no teve em conta. b) - se o requerido foi previamente ouvido, pode, apenas recorrer, pois que j se ops (arts. 385 e 388).

B - Especificados (arts. 393 e segs.) I - Restituio Provisria de Posse Tem lugar quando tenha havido esbulho violento da posse. H que alegar: a) - factos constitutivos da posse; b) - o esbulho; c) - a violncia (art. 393). ordenada, face s provas audincia do esbulhador (art. 394). produzidas, sem citao nem

81

Se no se verificar o esbulho com violncia mas simples esbulho ou perturbao da posse, o possuidor pode socorrer-se de procedimento cautelar comum (art. 395).

II - Suspenso de Deliberaes Sociais A requerer em 10 dias aps a deliberao a suspender ou, se o requerente no foi regularmente convocado para a assembleia, da data em que teve conhecimento daquela (art. 396-1 e 3). H que alegar: a) - a qualidade de scio; b) - factos dos quais se depreenda que a execuo da deliberao pode causar dano aprecivel; c) - a violao da lei, dos estatutos ou do contrato. Mesmo que a deliberao seja ilegal, o Juiz pode no deferir a suspenso se entender que o prejuzo resultante dela superior ao que derivar da sua execuo (art. 397-2). Este procedimento aplicvel a deliberaes de assembleia de condminos (art. 398). H registo da suspenso na Conservatria do Registo Comercial (art. 9).

III - Alimentos Provisrios Noo: requer-se a fixao de quantia mensal a receber a ttulo de alimentos enquanto no houver pagamento da primeira prestao de alimentos definitivos, como dependncia de aco na qual, principal ou acessoriamente, se pea a prestao de alimentos (art. 399-1). H que invocar o direito a alimentos custa do requerido e alegar as necessidades no que seja o estritamente necessrio para sustento, habitao e vesturio (art. 399-2). Complementarmente, o requerente, se no tiver por si o benefcio do apoio judicirio, pode pedir, ainda, verba para custear as despesas da aco, que ser definida parte da que tiver que ver com os alimentos propriamente ditos. Regras: a) - recebida a petio, logo instruda com os meios de prova, designado dia para o julgamento (art. 400-1); b) - so advertidas as partes de que devem comparecer pessoalmente ou fazer-se representar atravs de procurador com poderes especiais para transigir, na audincia; c) - a contestao e os meios de prova desta so apresentados no acto do julgamento (art. 400-2); penso de sentena; d) - na audincia, o Juiz procura obter a fixao da alimentos por acordo e, se o obtiver, homolog-lo- por

e) - se alguma das partes faltar, ou se se frustrar a tentativa de conciliao, far-se- a produo da prova e o Juiz decide oralmente, por deciso sucintamente fundamentada (art. 400-3);

82

f) - os alimentos so devidos a partir do primeiro dia do ms subsequente data da deduo do pedido (art. 401-1); g) - alterao ou cessao ulterior da prestao de alimentos deduzida no mesmo processo (art. 401-2).

IV - Arbitramento de Reparao Provisria Noo: a adjectivao da faculdade conferida no art. 4953 do Cd. Civil (3 com direito a alimentos custa de lesado que faleceu), assim como aplicvel aos lesados nos casos de aco de indemnizao por morte ou leso corporal (art. 403-1) e em casos em que a pretenso se fundamente em dano susceptvel de pr seriamente em causa o sustento ou a habitao do lesado (n. 4). O arbitramento requerido como dependncia dessa aco e sob a forma de renda mensal em quantia certa, como reparao provisria desse dano. A fixao feita equitativamente pelo Juiz (art. 403-3). H que alegar (art. 403-2 e 4): a) - a necessidade; b) - indcios da existncia da obrigao. Regras: as prprias dos Alimentos Provisrios, sendo que a falta de pagamento da reparao provisria provocar que a deciso seja logo exequvel e segundo a execuo especial por alimentos (art. 404). Se a providncia vier a caducar, o requerente dela ter de restituir as prestaes que tiver recebido, segundo as regras do enriquecimento sem causa (art. 405-1).

V - Arresto Noo: apreenso judicial de bens, sendo aplicveis as regras da penhora (art. 406-2), para defesa da eventual perda de garantia patrimonial de direito de crdito. H, portanto, desapossamento de quem possua os bens. Regras: a) - processado sem audio prvia da parte contrria (art. 408-1); b) - o requerente deve alegar e referir (art. 407): 1 - factos que tornam provvel a existncia do seu crdito; 2 - factos dos quais se depreenda o justo receio invocado; 3 - se o arresto for requerido contra o adquirente de bens do devedor, o requerente deve, ainda, deduzir factos que tornem provvel a procedncia da impugnao da aquisio, se no mostrar que j a impugnou judicialmente; 4 - a relacionao dos bens que devem ser arrestados, com as indicaes necessrias realizao da diligncia.

83

c) - se o arresto tiver sido requerido em mais bens que os necessrios segurana normal do crdito, ser reduzido aos seus justos limites (art. 408-2); d) - o arrestado no pode ser privado do necessrio aos alimentos, seus e da sua famlia, arbitrados como nos alimentos provisrios (art. 408-3); e) - no caso especial de arresto em navios e sua carga, alm dos requisitos j ditos, o requerente deve demonstrar que a penhora admissvel atenta a natureza do crdito (art. 409-1) e a apreenso no ter lugar a partir do momento em que o devedor oferea cauo que seja aceite pelo credor ou que o Juiz julgue idnea, em deciso a proferir em dois dias (art. 409-2); f) - sujeito a prazo especial de caducidade (art. 410).

VI - Embargo de Obra Nova Noo: defesa do direito de propriedade, singular ou comum, de qualquer outro direito real ou pessoal de gozo, ou da posse, por virtude de obra, trabalho ou servio que cause ou ameace causar prejuzo (art. 412-1). H que alegar (arts. 412-1 e 419): a) - o direito ou a posse; b) - a obra, trabalho ou servio; c) - o prejuzo. Especialidades: a) - a requerer judicialmente dentro do prazo de 30 dias a contar do conhecimento do facto (art. 412-1); b) - o embargo extrajudicial (art. 412-2); c) - necessidade de ratificao judicial dele em 5 dias, sob pena de ficar sem efeito (art. 412-3); d) - embargante e embargado podem, no acto do embargo, mandar tirar fotografias da obra que sero juntas ao processo, com indicao do nome do fotgrafo e identificao da chapa fotogrfica (art. 418-3); e) - a autorizao para continuao da obra (art. 419): 1 - quando se reconhea que a demolio restituir o embargante ao estado anterior continuao da obra; OU 2 - quando se verifique que o prejuzo resultante da paralisao da obra consideravelmente superior ao que advir da continuao dela. Em qualquer dos casos, cauo s despesas de demolio total. mediante prestao prvia de

84

f) - se o embargado continuar a obra, depois de lhe ter sido notificado o embargo, o embargante pode exigir a destruio da parte inovada, e, se o embargado, condenado a destrui-la, a no destruir, o embargante pode promover execuo para prestao de facto, a processar nos autos (art. 420).

VII - Arrolamento

Noo: descrio, avaliao e depsito dos bens acerca dos quais o requerente tenha justo receio de extravio, ocultao ou dissipao, sejam bens mveis, sejam imveis, sejam documentos (arts. 421-1 e 424), salvo o caso dos arrolamentos especiais em que o justo receio se presume (art. 427). No h, portanto, desapossamento dos bens quanto a quem os tenha.

Regras: a) - dependncia da aco qual interesse a especificao dos bens ou a prova da titularidade dos direitos referentes aos bens arrolados (art. 421-2); b) - descrio, avaliao e depsito dos bens (art. 424), excepto quanto a documentos, pois estes no tm de ser avaliados (art. 424-4); c) - nomeao de fiel depositrio e de avaliador, sendo este dispensado de juramento (art. 423-2); d) - o depositrio ser o cabea de casal, se houver de proceder-se a inventrio quanto aos bens arrolados, e, nos demais casos, o prprio possuidor ou detentor dos bens, a menos que haja claro inconveniente nisso (art. 426-1 e 2).

DESENVOLVIMENTO DA INSTNCIA
Formas de Processos Declarativos: I - Comuns:

85

a) - Ordinrio: quando o valor da causa exceda o da alada da Relao (art. 462 na redaco dada pelo Dec.-Lei n. 375-A/99, de 20 de Setembro); b) - Sumrio: quando o valor da causa no exceda o valor da alada da Relao (art. 462, idem); c) - Sumarssimo: quando o valor da causa no exceda o da alada da 1 Instncia e a aco se destinar: * ao cumprimento de obrigaes pecunirias no emergentes de contratos, ou * indemnizao por dano; ou * entrega de coisas mveis (art. 462, idem). As disposies da disciplina do processo ordinrio so supletivas para todas as formas de processos de declarao (art. 4631). O processo sumrio regula-se pelas regras que lhe so prprias e, supletivamente, pelas do ordinrio. O processo sumarssimo regula-se pelas regras que lhe so prprias e, supletivamente, primeiro pelas do sumrio e, em segundo lugar, pelas do ordinrio (art. 464) II - Especiais:

Existe o que foi criado para os casos de aces que se destinam a exigir o cumprimento de obrigaes pecunirias emergentes de contratos de valor no excedente ao da alada da 1 instncia, pelo Dec.-Lei n. 269/98, de 1 de Setembro, que depois seria alargado a aces dessas de valor no excedente ao da alada da Relao. H vrios outros que se mostram regulados no Ttulo IV do Cd. Proc. Civil: v. gr., interdies, prestaes de contas, aces de arbitramento, inventrio, separaes e divrcios, fixao judicial de prazo, notificaes para preferncia, exerccio de direitos sociais, etc., etc.. Os processos especiais regulam-se pelas regras que lhes so prprias e, supletivamente, pelas do ordinrio. Neles, h lugar ao registo ou gravao dos depoimentos prestados antecipadamente ou por carta, ou nos casos em que assim seja requerido pela parte ou o tribunal o determine, quando a deciso final seja susceptvel de recurso ordinrio (arts. 463-2, 522-A e 522-B). Neles, os recursos que sejam interpostos de sentena ou de despachos que decidam do mrito da causa, so de apelao (art. 463-5).

O PROCESSO ESPECIAL PARA CUMPRIMENTO DE PEQUENAS OBRIGAES

O Dec.-Lei n. 269/98, de 1 de Setembro, que entrou em vigor em 1 de Novembro do mesmo ano, aprovou um processo especial que, nessa altura, era o aplicvel quando se pretendesse exigir o cumprimento de obrigaes pecunirias emergentes de contratos de valor que no excedesse o da alada do tribunal de 1 Instncia. Este diploma foi mais tarde alterado pelos Decs.-Lei ns. 383/99, de 23 de Setembro, 183/2000, de 10 de Agosto, e 107/05, de 1 de Julho, e agora este processo

86

aplicvel para exigncia do cumprimento de obrigaes pecunirias emergentes de contratos de valor que no exceda o da alada do Tribunal da Relao (art. 1). As regras deste processo especial so fundamentalmente as seguintes: a) - sem necessidade de revestirem a forma de articulado, a petio e a contestao so apresentadas em duplicado, devem expor sucintamente a pretenso e a oposio, e seus fundamentos, e aquela dizer se o local referido para nele ter lugar a citao o de domiclio convencionado (art. 1-1 e 3 do Anexo e art. 2-1 do cit. Dec.-Lei); b) - nos casos de domiclio no convencionado, a citao feita atravs dos meios utilizveis em geral para a citao; c) nos casos de domiclio convencionado, a citao faz-se por via postal registada e com aviso de recepo e, se houver recusa pelo destinatrio, o distribuidor lavra nota disso antes de devolver a carta, considerando-se feita a citao face certificao da ocorrncia (arts. 1-A e 12-A, e CPC, art. 237-A-3); d) - se a devoluo da carta foi pelo facto de o destinatrio no a ter procurado no prazo legal, ou por ter havido recusa de assinatura do aviso de recepo ou do recebimento da carta por pessoa diversa do citando, repete-se a citao mediante o envio de nova carta registada e com aviso de recepo ao citando, agora com a advertncia de que a citao se considerar feita na data que for certificada pelo distribuidor ou no 8 dia posterior data em que lhe tenha sido deixado aviso para levantamento dela, presumindo-se que o citando ficou conhecedor de todos os elementos necessrios (CPC, art. 237-A-4); e) - a contestao deve ser apresentada dentro do prazo de 15 dias, a contar da citao (art. 1-2), se o valor da aco no exceder a alada do tribunal de 1 Instncia, ou no prazo de 20 dias nos demais casos; f) - se, citado pessoalmente, o ru no contestar, o Juiz confere fora executiva petio, a menos que surpreenda alguma excepo dilatria que proceda ou se o pedido se lhe afigurar manifestamente improcedente (art. 2); g) - se a aco dever prosseguir, o Juiz marca data para a audincia de julgamento, a realizar dentro de 30 dias. A notificao desta ao autor dever ir acompanhada do duplicado da contestao que o ru tenha apresentado; h) - na audincia que as partes oferecero as provas que, quanto a testemunhas, no podero exceder o nmero de 3 por cada parte se o valor da causa no exceder a alada da 1 Instncia, e de 5 nos demais casos (arts. 1-4 e 3); i) no aplicvel o disposto no art. 155-1 a 3 do Cd. Proc. Civil para a marcao da audincia, quanto a aces cujo valor no exceda a alada da 1 Instncia (art. 3-2); j) se a deciso final admitir recurso ordinrio, qualquer das partes poder requerer a gravao da audincia (art. 3-3);

87

l) - no motivo de adiamento do julgamento a falta de qualquer das partes, ainda que justificada, e, nas aces de valor no superior alada do Tribunal de 1 Instncia, tambm a dos seus mandatrios (art. 4-2); m) nas aces de valor superior alada da 1 Instncia, havendo adiamento da audincia, esta dever realizar-se num dos 30 dias seguintes e no poder haver segundo adiamento (art. 4-3); n) - estando as partes presentes ou representadas, o Juiz tentar concili-las; frustrando-se a conciliao, procede-se produo da prova pertinente (art. 4-1); o) - o Juiz quem faz a inquirio das testemunhas quando falte o mandatrio ou quando a parte o no tenha constitudo, nas aces de valor no superior alada da 1 Instncia (art. 4-4); p) a parte no poder produzir mais de 3 testemunhas sobre cada um dos factos que pretenda provar, mas no se contam aquelas que tenham declarado nada saber (art. 3-5); q) - permitido o depoimento por escrito quanto a testemunha que tenha conhecimento dos factos por causa do exerccio das suas funes; o escrito ter de ser datado e assinado pelo depoente, que nele dever ainda indicar a aco a que respeita, os factos que conhece e a sua razo de cincia, e dever ir acompanhado de cpia de documento de identificao da testemunha e consignar se esta tem alguma relao de parentesco, de afinidade ou de dependncia com qualquer das partes e se tem algum interesse na causa (art. 5-1 e 2). Se o entender, o Juiz poder, oficiosamente ou a requerimento das partes, ordenar a renovao deste depoimento na sua presena (art. 5-3); r) - o Juiz pode suspender a audincia quando entenda necessrio que se proceda a alguma diligncia para bem decidir, e a prova pericial feita com recurso apenas a um perito (art. 4-5); s) - a sentena sucintamente fundamentada e logo ditada para a acta (art. 4-7).

Formas de Processos Executivos: Existem os processos de execuo para pagamento de quantia certa, para entrega de coisa certa e para prestao de facto. H o processo comum, que segue forma nica (art. 465) e execues especiais, s quais se aplicam subsidiariamente as disposies do processo comum (art. 466-3). Ao processo comum so subsidiariamente aplicveis, com as necessrias adaptaes, as normas que regulam o processo de declarao que se mostrem compatveis com a natureza da aco executiva (art. 4663). s execues para entrega de coisa certa e para prestao de facto so aplicveis, na medida do possvel, as disposies da execuo para pagamento de quantia certa (art. 466-2).

88

DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO COMUM ORDINRIO DE DECLARAO


I - A PETIO INICIAL a) - deve ser elaborada por artigos (articulado), tal como a contestao, por regra, como modo de facilitar a futura elaborao do despacho saneador, quando deva ter lugar a sua elaborao, e mesmo sempre, quanto mais no seja como exerccio mental. A articulao: cada item, tendencialmente um facto. Redaco clara e curta. Sequencialmente, desenvolvimento de raciocnio lgico. A distino entre matria de facto e matria de direito. O silogismo que conduz correcta formulao do pedido, ou dos pedidos. b) se apresentada sem utilizao de meios electrnicos deve ir acompanhada de duplicados em nmero suficiente consoante o nmero de pessoas contra as quais a aco seja intentada (art. 152-1), mais um exemplar para arquivo e para eventual reforma dos autos (n. 5); c) a petio pode ser entregue directamente na Secretaria, pode ser a ela remetida pelo correio, sob registo, ou ainda ser-lhe enviada por tele-cpia ou por correio electrnico, mas, se usado este, tem de ter a aposio da assinatura digital do seu signatrio, certificada (art. 150-2); d) se foi remetida atravs de tele-cpia, h que entregarse na Secretaria, e no prazo geral, o seu original, com necessrios duplicados e documentos com suas cpias no nmero necessrio, alm do documento que comprove o pagamento da taxa de justia inicial, quando devida; e) se foi remetida atravs de correio electrnico, o autor ter de, no prazo de 5 dias a contar da distribuio, apresentar todos os documentos que a devam acompanhar (art. 150-3 e 4), assim como o documento comprovativo do pagamento da taxa de justia inicial, sob pena de desentranhamento desta (art. 150-A-3), e a citao no se far enquanto no estiver no processo esse documento (n. 4); fora disso, f) a petio, em geral, deve ser acompanhada do documento comprovativo do prvio pagamento da taxa de justia ou da concesso do benefcio de apoio judicirio correspondente (arts. 150-A-1 e 467-3); g) - nos casos de procedimento de carcter urgente, se foi requerida a citao urgente (art. 478), ou se, no dia da apresentao da petio, faltarem menos de 5 dias para o termo de prazo de caducidade do direito exercitado na aco e o autor estiver a aguardar deciso sobre a concesso de apoio judicirio, o autor deve juntar documento comprovativo da apresentao do pedido de apoio judicirio (art. 4674); h) - nos casos excepcionais referidos em g), o autor tem de fazer o pagamento da taxa de justia inicial no prazo de 10 dias a contar da notificao da deciso que tenha indeferido o pedido de apoio

89

judicirio sob pena de desentranhamento da petio, a no ser que aquela deciso s lhe tenha sido notificada depois de feita a citao do ru (art. 467-5); i) se utilizado o envio por correio electrnico, no h que oferecer duplicados em papel, pois a Secretaria que os extrair na medida do necessrio para realizar a citao (art. 152-7). Elementos que deve conter (art. 467): a) - identificao do Tribunal a que se dirige, b) - identificao das partes (nomes, domiclios ou sedes e, se possvel, profisses e locais de trabalho), c) - indicao da forma do processo, d) - articulao dos factos que sirvam de fundamento aco, e) - indicao das razes de direito aplicveis, f) - concluso por formulao de pedido, ou pedidos, g) - indicao do valor da causa, h) - designao do solicitador de execuo que efectuar a citao ou do mandatrio judicial que a promover, i) indicao do domiclio profissional do mandatrio judicial. Elementos acessrios que pode conter: a) - a indicao de testemunhas, b) - requerimento doutras provas (art. 467-2). NOTE, porm, a final em PROCESSO EXPERIMENTAL. Como deve ser apresentada: a) - se no a apresentar digitalizada, os duplicados (art. 152-1 e 5), b) - consequncia da no entrega dos duplicados (art. 152-3), c) - acompanhada dos documentos pertinentes aos factos, com cpias (arts. 523 e 152-2), d) - acompanhada do instrumento de mandato forense, e) - se bem que o papel seja indiferente, convenincia em que seja de cor, pois que facilita a consulta dos autos, f) - assinada. Onde deve ser apresentada: na Secretaria Geral.

Recusa da petio pela Secretaria (art. 474) Pode faz-lo mediante indicao por escrito das razes da rejeio, que podem ser: a) - a petio no se mostrar endereada; b) - a petio vir endereada a outro tribunal ou autoridade; c) - a petio omitir a identificao das partes e dos seus elementos identificativos obrigatrios; d) - a petio no indicar o domiclio profissional do mandatrio judicial; e) - a petio no indicar a forma do processo; f) - a petio no conter a indicao do valor da causa;

90

g) - a petio no vir acompanhada do documento comprovativo do prvio pagamento da taxa de justia inicial, fora dos casos de envio por meios electrnicos, ou de documento que ateste a concesso de apoio judicirio ou a apresentao do respectivo requerimento, nos termos gerais; h) - a petio no se mostrar assinada; i) - a petio no estar redigida em lngua portuguesa; j) - o papel usado na petio no obedecer aos requisitos regulamentares (folhas de papel A4, brancas ou de cr plida - Dec.-Lei n. 112/90, de 4 de Abril). Consequncias: a) - cabe reclamao para o Juiz do acto de recusa (art. 475-1); b) - cabe recurso at Relao do despacho do Juiz que confirme a recusa da petio (art. 475-2); c) - o A. tem a faculdade de apresentar outra petio, ou de juntar o documento comprovativo do pagamento prvio da taxa de justia inicial ou o documento que comprove a concesso de apoio judicirio fora dos casos do n. 4 do art. 467, dentro do prazo de 10 dias contado da recusa ou da notificao do despacho que tenha confirmado esta. Se o fizer, considera-se a aco proposta na data em que a primeira entrou em juzo (art. 476).

Cuidado subsequente: quando tenha sido formulado pedido de apoio judicirio, a consulta da pauta da distribuio, se houve esta, a fim de poder saber dar conhecimento no processo do que venha a ocorrer relativamente quele pedido. II - PEDIDOS a) - Alternativos: deduzidos com relao a direitos que, por sua natureza ou origem, sejam alternativos ou se resolvam em alternativa (art. 468). b) - Subsidirios: so deduzidos para serem tomados em considerao apenas quando no proceda um outro pedido anterior (art. 469). c) - Genricos: 1 - quando o objecto mediato da aco seja uma universalidade; 2 - quando ainda no seja possvel determinar, definitivamente, as consequncias de facto ilcito, ou o lesado use da faculdade dada pelo art. 569 do Cd. Civil; 3 - quando a liquidao esteja dependente de prestao de contas ou doutro acto que o ru deva praticar (art. 4711). d) - Cumulao: pode o autor deduzir, no mesmo processo e contra o mesmo ru, vrios pedidos que se mostrem compatveis se no existirem impedimentos coligao, e, nas aces de divrcio ou de separao litigiosas, pode cumular-se o pedido de fixao de direito a alimentos (art. 470-2).

91

III - INDEFERIMENTO LIMINAR DA PETIO

Veja o que ficou explicado acerca da Admissibilidade de INDEFERIMENTO LIMINAR.

IV - CITAO DO RU Veja o que ficou explicado em 3 - 1.1. CITAO.

V - REVELIA DO RU Noo d-se quando o ru no contestar e no constituir mandatrio, nem intervier no processo de qualquer forma, nas situaes em que foi, ou deva considerar-se como tendo sido, regularmente citado (art. 483), e o tribunal verificar que a citao foi realizada com as formalidades legais (revelia absoluta). Se o tribunal verificar que houve preterio de formalidades na citao, mandar repetir esta. Consequncias (cominao) - consideram-se confessados factos articulados pelo autor (arts. 480 e 484-1), excepto: os

a) - quando, havendo vrios rus, um deles conteste, mas quanto aos factos que este impugne (art. 485-a); b) - quando o ru, ou algum deles, for incapaz e a causa estiver no mbito da sua incapacidade (art. 485-b); c) - se houve lugar a citao edital de ru incapaz e este permanea em revelia absoluta (art. 485-b); d) - quando se discutam direitos indisponveis (art. 485-c); e) - quando se trate de factos para cuja prova a lei exija documento escrito (art. 485-d). Sequncia: a) - facultado o processo a exame por 10 dias (art. 4842); b) - apresentao, no dito prazo, das alegaes; c) - proferida sentena, que pode excepcionalmente, limitar-se deciso (art. 484-2 e 3).

VI - CONTESTAO

Prazo - Em 30 O prazo a) - nos casos de b) - quando o ru (arts. 148 e 252-A-1);

dias, a contar da citao (art. 486-1). comea a correr desde o termo da dilao: citao em pessoa diversa do ru, de 5 dias; foi citado fora da rea da comarca, de 5 dias

92

c) se o ru foi citado em territrio de Regies Autnomas, correndo a causa no Continente ou noutra Ilha, e vice-versa, de 15 dias (art. 252-A-2); d) - se o ru foi citado para a causa no estrangeiro, a dilao de 30 dias (art. 252-A-3); e) - se o ru foi citado por via edital ou quando houve recusa de aceitao da carta para citao, ou no reclamao desta carta e tambm no foi possvel citar em pessoa diversa do citando, casos em que o distribuidor certifica a data e o local em que depositou o expediente, a dilao de 30 dias (arts. 252-A-3 e 237-A-5); f) - se se tratar de procedimento cautelar, a dilao nunca pode exceder a durao de 10 dias (art. 385-3). Se houver diversos rus, e o prazo para cada um contestar terminar em dia diferente, a contestao pode ser oferecida at ao termo do prazo que comeou a correr em ltimo lugar (art. 4862). Se o autor desistir da instncia ou do pedido quanto a ru ainda no citado, os demais que ainda no contestaram sero notificados dessa desistncia e conta-se a partir desta notificao o prazo para apresentao da contestao deles ou das contestaes deles (art. 486-3). Pode ainda ser pedida prorrogao do prazo, e esta ser concedida at ao limite mximo de 30 dias, quando o tribunal entender que existe motivo srio que impede ou dificulta anormalmente ao ru ou ao seu mandatrio judicial a organizao da defesa, mas a formulao de tal pedido no suspende o prazo em curso (art. 486-5 e 6). Esta extenso do prazo nada tem que ver com as possibilidades de praticar acto judicial fora do prazo (arts. 145-5 e 146). Se formulado esse pedido, o juiz decidir em 24 horas, sem possibilidade de recurso, e a deciso imediatamente notificada ao requerente (486-6). H lugar ao pagamento da taxa de justia inicial, comprovado com a apresentao da contestao, ou nos 10 dias subsequentes a esta apresentao, ou em 10 dias a contar da notificao de indeferimento de pedido de apoio judicirio correspondente, conforme j oportunamente dito (art. 24-1-b do Cd. Custas Judiciais). Requisitos da contestao (art. 488): a) - identificao da aco; b) - articulao das razes de facto e de direito por que o ru se ope pretenso do A.; c) - especificao separada das excepes deduzidas nela; d) - indicao do domiclio profissional do mandatrio judicial; e) - facultativamente, o rol de testemunhas e requerimento de prova (art. 467-2); f) - assinatura do ru ou do seu mandatrio judicial, quando a constituio de mandatrio for obrigatria. Apresentao:

93

a) - apresentada como se disse quanto petio inicial (art. 150); b) embora com a apresentao da contestao deva ir o documento que comprove o pagamento da taxa de justia inicial que seja devida, o facto de a no acompanhar no pode ser motivo de recusa da contestao pela Secretaria e o referido documento dever ser apresentado dentro do prazo de 10 dias a contar da apresentao da contestao (art. 150-A-2). Tipos de defesa (art. 487): a) - por impugnao (simples contradio dos factos ou negao de que eles produzam o efeito jurdico pretendido pelo A.); b) - por excepo (invocao de factos que obstam apreciao do mrito da causa ou que sirvam de causa impeditiva, modificativa ou extintiva do direito do autor, conduzindo improcedncia total ou parcial do pedido).

Excepes: a) - dilatrias: obstam a que o tribunal conhea do mrito: absolvio da instncia; indeferimento liminar, se houver lugar a despacho liminar, em casos de incompetncia absoluta (art. 105-1); remessa do processo a outro tribunal (art. 493-2). ver exemplificao no art. 494.

b) - peremptrias: acarretam a absolvio total ou parcial do pedido, pela invocao de factos que impedem, modifiquem ou extingam o efeito jurdico dos factos articulados pelo autor (art. 4933). Litispendncia: repetio de causa estando a anterior ainda em curso, com identidade de sujeitos, de pedido e de causa de pedir (art. 498). Deve ser deduzida na segunda causa (art. 499-1). excepo dilatria (art. 494-i). Caso julgado: repetio de causa depois de a anterior j ter sido decidida com trnsito em julgado (art. 497-1). excepo dilatria (art. 494-i). Conhecimento das excepes: 1 Quanto s dilatrias a) - so de conhecimento oficioso ou levantadas pelas partes: I em qualquer estado do processo (quanto incompetncia absoluta) enquanto no houver sentena de mrito transitada art. 1021); II se se tratar de violao da competncia em razo da matria, restrita aos tribunais judiciais, o conhecimento s at ao despacho saneador ou, no tendo este lugar, at ao incio da audincia de julgamento (art. 102-2).

94

b) so levantadas pelas partes, na contestao, na oposio ou na resposta (art. 109), as incompetncias relativas; c) so de conhecimento oficioso: - todas, excepto as de incompetncia relativa nos casos no abrangidos pelo art. 110; - a de preterio de tribunal arbitral voluntrio (art. 495). 2 Quanto s peremptrias de conhecimento oficioso a excepo peremptria cuja invocao a lei no faa depender da vontade do interessado (art. 496). Casos abrangidos pelo art. 110, isto , casos que so de incompetncias relativas de conhecimento oficioso: 1 - incompetncias em razo do territrio, quando o processo fornea os elementos pertinentes sua apreciao: - foro de situao dos bens (art. 73); - aco por facto ilcito ou de responsabilidade pelo risco, que ser proposta no lugar onde o facto ocorreu (art. 742); - processos especiais de recuperao de empresa e de falncia (lugar da sede ou principal actividade (art. 82); - procedimentos cautelares e produo antecipada de prova (art. 83); - recursos (art. 88); - aces em que seja parte o Juiz, seu cnjuge e certos parentes - tribunal da circunscrio de sede mais prxima da do tribunal desse Juiz (art. 89); - execues com base em sentena proferida por tribunais portugueses (art. 90-1); - regras gerais das execues (art. 94). 2 - incompetncia em razo do valor da causa ou da forma do processo aplicvel.

Oposio: a) - o ru tem de tomar posio definida quanto a cada facto da petio (art. 490-1), a menos que se trate de incapaz, ausente ou incerto que seja representado pelo M. P ou por advogado oficioso (art. 490-4). b) - sero considerados provados por acordo das partes os factos que no forem especificadamente impugnados (art. 490-2), a menos que: - estejam em manifesta oposio com a defesa no seu conjunto, - se trate de matria indisponvel, - s possam ser provados por documento escrito. c) - se o ru declarar que no sabe se certo facto ou no verdadeiro:

95

- isso valer como confisso desse facto pelo ru, se se tratar de facto pessoal dele ou de facto do qual ele deva ter conhecimento, - e valer como impugnao nos restantes casos (art. 490-3). Todavia, esta regra no se aplica quanto a incapazes, ausentes ou incertos representados pelo M. P. ou por advogado oficioso (art. 490-4). d) - na contestao que toda a defesa deve ser deduzida, salvos os incidentes que a lei mande deduzir em separado (art. 489-1). e) - depois da contestao s se podem deduzir excepes, incidentes e outros meios de defesa super-venientes ou nos casos especiais consentidos por lei, mas podem conhecer-se excepes que devam ser conhecidas oficiosamente (art. 489-2).

Reconveno (arts.

274 e 501): 501-1),

a) - deduzida na contestao (art. expressamente identificada como tal e deduzida separadamente.

b) - termina por formulao de pedido ou pedidos, como na petio, e admissvel: 1 - quando o pedido do ru emerge do facto jurdico que sirva de fundamento aco ou defesa (art. 274-2-a), 2 quando o ru se proponha obter a compensao, para alm do pedido da aco (art. 274-2-b), 3 - quando o ru pretenda exercer o direito a benfeitorias ou a despesas relativas coisa cuja entrega lhe vem exigida (art. 274-2-b), 4 - quando o pedido do ru visa conseguir, mas em seu benefcio, o mesmo efeito jurdico que o autor pretendia (art. 274-2-c). c) - no admissvel se ao pedido do ru corresponder forma de processo diferente da que correspondia ao pedido do autor, para alm do que seja determinado pelo valor da causa (art. 274-3). d) - tem de se lhe indicar valor (art. 501-2) e, se tanto no se fizer, o reconvinte notificado para o indicar sob pena de a reconveno no ser atendida. e) - a reconveno determina, por isso, o cuidado de efectuar o pagamento de taxa de justia inicial eventualmente de valor superior ao que foi satisfeito pelo A.-reconvindo; f) - quando o prosseguimento da reconveno depender de realizao de registo ou doutro acto a praticar pelo reconvinte, o reconvindo ser absolvido da instncia se o registo ou esse acto no tiverem sido realizados no prazo que para eles fora fixado (art. 5013).

96

VII - RPLICA

Admissibilidade: a) - se tiver sido deduzida na contestao alguma excepo e apenas quanto matria desta; b) se tiver sido deduzida reconveno, para contestao desta (art. 502-1). na contestao

c) - nas aces de simples apreciao negativa, para impugnao dos factos constitutivos alegados pelo ru e para alegao dos factos impeditivos ou extintivos do direito que o ru tenha invocado (art. 502-2) Prazo de oferecimento: 15 dias a contar da notificao da contestao, mas - 30 dias: - se tiver havido reconveno, ou se - a aco for de simples apreciao negativa (art. 502-3). Pode pedir-se a prorrogao do prazo de apresentao como quanto contestao, e com as mesmas consequncias, mas a prorrogao no pode ir alm de 15 dias (art. 504). Apresentao: a) no essencial, como ficou referido relativamente petio inicial (art. 150), no havendo, porm, que oferecer duplicados destinados a contra-parte, pois que a notificao da apresentao se far entre mandatrios; b) eventual pagamento de taxa de justia inicial da oposio reconveno a juntar como se pode proceder quanto contestao.

VIII - TRPLICA Admissibilidade: a) - se, na rplica, o autor modificou o pedido ou a causa de pedir; b) - se, a, o autor contestou a reconveno por excepo (art. 503-1). Prazo de oferecimento: 15 dias a contar da notificao da rplica ou da data em que esta se deva ter por notificada (art. 503-2). Pode pedir-se prorrogao do prazo em que apresentada, tal como ficou dito para a rplica (art. 504). devia ser

Apresentao: como se observou relativamente rplica apenas com a diferena de que, aqui, nunca h lugar a pagamento de taxa de justia inicial.

97

IX - ARTICULADOS SUPERVENIENTES Noo: os constitutivos, modificativos direito que sejam supervenientes (art. 506-1). ou extintivos do

Oportunidade de deduo: a) - na audincia preliminar, se a ela houver lugar, quando os factos aconteceram, ou s foram conhecidos pela parte, at ao encerramento daquela (art. 506-3-a); b) - nos 10 dias posteriores notificao da data designada para a audincia de discusso e julgamento, se forem posteriores ao termo da audincia preliminar, ou quando a esta no houve lugar (art. 506-3-b); c) - na audincia de discusso e julgamento, se os factos ocorreram, ou a parte deles teve conhecimento, posteriormente s oportunidades ditas em b) (art. 506-3-c), e at ao encerramento da audincia. Cuidados a ter: logo oferecer as provas da supervenincia (art. 506-4). A oposio em 10 dias aps a sua admisso pelo juiz, que s os poder rejeitar se: - tiverem sido apresentados fora de tempo, - for manifesto que no interessam boa deciso da causa (art. 506-4). Apresentao: - como se deixou referido quanto petio inicial (art. 150); - at sero oralmente apresentados, admitidos ou rejeitados e contestados, sendo estes elementos exarados na acta, se ocorrerem depois de aberta a audincia de discusso e julgamento (art. 507). Aproveitamento: os factos que interessem deciso da causa so includos na base instrutria e, se esta j tiver sido elaborada, so-lhe aditados, e h lugar aplicao da disciplina do art. 511 (art. 506-6); quando foram oralmente apresentados e apreciados, tambm so aditados base instrutria; nestas situaes, no h lugar interrupo da audincia se a parte contrria prescindir do prazo de 10 dias para apresentao da sua resposta e provas, a no ser que exista inconveniente na imediata produo das provas quanto outra matria em discusso (art. 5072).

APS OS ARTICULADOS

admissvel,

Tendo sido deduzida alguma excepo no ltimo articulado a parte contrria poder responder-lhe na audincia 98

preliminar, ou, se esta no tiver lugar, no incio da audincia final (art. 3-4). Se for caso disso, o Juiz profere despacho em que (art. 508-1): a) dilatrias; b) - convide as partes ao aperfeioamento dos articulados, caso em que: 1 fixar prazo para suprimento de irregularidades ou correco do vcio (art. 508-2); 2 - o Juiz pode convidar, sem que este despacho seja passvel de recurso, qualquer das partes a suprir insuficincias ou imprecises na matria de facto alegada, com apresentao de novo articulado no qual se complete ou corrija o anteriormente apresentado (art. 508-3 e 6). providencie pelo suprimento de excepes

A Audincia Preliminar (art. 508-A): Concludas as diligncias previstas no art. 508-1, se as houve, o Juiz pode convocar uma audincia preliminar a realizar nos 30 dias seguintes, necessariamente para algum dos fins seguintes: a) - tentativa de conciliao, se a causa se dirimir no mbito dos poderes de disposio das partes (arts. 508-A-1-a e 509); b) - discusso pelas partes quanto matria de facto e quanto matria de direito, se o Juiz tiver de apreciar excepes dilatrias ou tencionar decidir imediatamente a causa, no todo ou em parte (art. 508-A-1-b); c) discusso das posies das partes para delimitao dos termos do litgio (art. 508-A-1- c); d) - suprir deficincias ou imprecises na matria de facto, que ainda subsistam ou resultem na sequncia do debate (art. 508-A-1-c); e) - proferir o despacho saneador (arts. 508-A-1-d e 510); f) - se a aco foi contestada, aps debate, definir a matria de facto com interesse que se considera assente e a que deva integrar a base instrutria (arts. 508-A-1-e e 511), logo decidindo as reclamaes apresentadas pelas partes. Complementarmente, a audincia preliminar pode destinar-se ainda: g) - indicao dos meios de prova (art. 508-A-2-a); h) - admisso e preparao das diligncias de prova requeridas pelas partes ou ordenadas oficiosamente pelo Juiz, a no ser que alguma das partes requeira a indicao ulterior dos meios de prova, caso em que se lhe assinalar prazo para isso (art. 508-A-2-a); i) - se o processo dever prosseguir, a designar data para a audincia final (art. 508-A-2-b); j) - a requerer a gravao da audincia final ou a interveno do tribunal colectivo (art. 508-A-2-c).

99

O despacho que designe a audincia preliminar deve indicar o seu objecto e finalidade. No constitui, porm, caso julgado quanto possibilidade de deciso imediata do mrito da causa (art. 508-A-3). A falta das partes, ou dos seus mandatrios, a esta audincia, no fundamento de adiamento dela (art. 508-A-4). Se algum mandatrio faltar, este poder ainda apresentar o requerimento de prova dentro do prazo dos 5 dias seguintes data em que se realizou a audincia preliminar e, nesse prazo, requerer a gravao da audincia final ou a interveno do tribunal colectivo (idem). Pode no haver lugar a audincia preliminar (art. 508-B): a) - se apenas visasse a fixao da base instrutria e a causa seja simples (art. 508-B-1-a); b) - se tivesse como finalidade a discusso de alguma excepo dilatria j debatida nos articulados, quando ela se revista de clara simplicidade (art. 508-B-1-b); c) - se tivesse como finalidade decidir do mrito da causa e essa deciso revestir manifesta simplicidade (art. 508-B-1-b). Se no houver lugar a audincia preliminar, mas a aco tiver sido contestada e dever prosseguir, o Juiz far despacho saneador e seleccionar a matria de facto, mesmo por remisso aos articulados (art. 508-B-2). As partes podero apresentar as suas reclamaes no prazo geral supletivo, que, aps observncia do contraditrio, so logo decididas (art. 508-B-2).

Organizao do DESPACHO SANEADOR (art. 510): a) - quando tenha lugar a audincia preliminar, o despacho saneador logo ditado para a acta, mas, excepcionalmente, face complexidade das questes a resolver, o Juiz poder lavr-lo por escrito a produzir em 20 dias, ficando suspensa at l a audincia preliminar, mas designando-se logo data para a sua continuao, se for caso disso (art. 510-2); b) - quando no tiver lugar a audincia preliminar (art. 510-1): 1 - a proferir no prazo de 20 dias (idem); 2 - destinado a: I - conhecer das excepes dilatrias suscitadas pelas partes ou de conhecimento oficioso, face aos elementos constantes dos autos (art. 510-1-a); II - conhecer das nulidades processuais arguidas pelas partes ou de conhecimento oficioso (idem); III - conhecer directamente do pedido, total ou parcialmente, ou de alguma excepo peremptria (art. 510-1-b). Se considerar procedente alguma excepo peremptria ou conhecer directamente do pedido, o despacho tem o valor de sentena (art. 510-3). No recorrvel o despacho que relegue para a sentena o conhecimento de matrias de que lhe cumpra conhecer (art. 510-4).

10

Fixao da BASE INSTRUTRIA (art. 511) Noo: seleco feita pelo Juiz da matria de facto controvertida que seja relevante para a deciso da causa, segundo as vrias solues plausveis da questo de direito, se no houve lugar a audincia preliminar, ou com a colaborao dos advogados das partes, se a houve (arts. 511-1 e 508-A-1-e). Sequncia: a) - h lugar a eventuais reclamaes das partes contra a seleco feita, seja quanto aos factos includos na base instrutria, seja quanto aos factos considerados j assentes, com fundamento em deficincia, excesso ou obscuridade, quando no tenha havido a audincia preliminar (art. 511-2); b) - se tiver havido audincia preliminar, as reclamaes so apresentadas nessa altura; c) - se no tiver havido lugar a audincia preliminar, as reclamaes so apresentadas no prazo de 10 dias, com sujeio a contraditrio (art. 153-1); d) - a deciso que incida sobre as reclamaes somente poder ser impugnada em recurso interposto da deciso final (art. 5113). Interesse em reclamar, como condio de discusso do problema no recurso final. Se no teve lugar a audincia preliminar, e o processo dever prosseguir, a Secretaria notifica as partes do despacho saneador e para, no prazo de 15 dias (art. 512-1): a) - apresentarem o rol de testemunhas; b) - requererem outras provas; c) - alterarem, se quiserem, requerimento de prova que fizeram incluir nos articulados; d) - requererem a gravao da audincia final ou a interveno do tribunal colectivo. Findo o prazo aludido, audincia final (art. 512-2). o Juiz designa dia para a

AS PROVAS

Em geral, ao Juiz dada grande latitude no apuramento da verdade dos factos. No carecem de ser alegados nem provados (art. 514): a) - os factos notrios, ou sejam os que so do conhecimento geral (art. 514-1); b) - os factos que o tribunal conhece por virtude do exerccio das suas funes (art. 514-2).

10

As provas devem e podem incidir sobre (art. 513) os factos controvertidos ou necessitados de prova que sejam relevantes para o exame e deciso da causa. A no ser quando a lei estabelea por forma contrria (v. gr. certos procedimentos cautelares), as provas no sero admitidas nem produzidas sem audincia contraditria da outra parte (art. 517-1 e Cd. Civil, art. 346). A dvida sobre a realidade de certo facto e sobre a repartio do nus da prova resolvida contra a parte a quem o facto aproveita (art. 516). Os depoimentos e arbitramentos realizados num processo com contraditrio da parte podem ser invocados noutro processo contra a mesma parte. Mas se as garantias da produo da prova naquele processo forem inferiores s oferecidas neste, as provas s valero como princpio de prova (art. 522-1). So sempre gravados os depoimentos prestados antecipadamente ou atravs de carta (art. 522-A). Fora disso, so gravadas as audincias finais e os depoimentos, informaes e esclarecimentos nelas prestados quando: a) - alguma das partes o requeira; b) - o tribunal assim o determine, oficiosamente (art. 522-B).

REPARTIO DO NUS DA PROVA As regras a este respeito encontram-se nos arts. 341 e segs. do Cd. Civil: a) - cabe a quem invocar um direito o nus de provar os factos constitutivos dele (art. 342-1); b) - cabe quele contra quem a invocao do direito feita o nus de provar os factos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito que foi invocado (art. 342-2); c) - na dvida, consideram-se os factos como constitutivos do direito (art. 342-3); d) - nas aces de simples apreciao ou declarao negativa, ao ru a quem compete provar os factos constitutivos do direito que se arroga (art. 343-1); e) - nas aces que devam ser intentadas em certo prazo a contar da data em que o autor conheceu certo facto, ao ru a quem compete provar que j decorreu o prazo, a menos que esteja prevista na lei outra soluo (art. 343-2); f) - se o direito que o autor invoca estiver sujeito a condio suspensiva ou a termo inicial, o autor ter que provar que a condio ou o termo j se verificaram (art. 343-3); g) - se o direito estiver sujeito a condio resolutiva ou a termo final, ao ru a quem cabe provar que se verificou a condio ou o vencimento do prazo (art. 343-3); h) - h inverso do nus da prova quando exista presuno legal, dispensa ou liberao do nus, ou conveno vlida para isso, ou quando a lei o determine (art. 344-1); i) - tambm h inverso do nus quando a parte contrria tenha, com culpa, tornado impossvel a prova (art. 344-2);

10

j) - nula a conveno que inverta o nus da prova quando se esteja em presena de direitos indisponveis (art. 345-1); l) nula a conveno que inverta o nus da prova quando a inverso determine excesso de dificuldade do exerccio do seu direito a uma das partes (idem); m) nula a conveno que inverta o nus da prova ou quando exclua algum meio legal de prova ou admita um meio de prova no previsto na lei (art. 345-2).

PRODUO ANTECIPADA (arts. 520 e 521) Noo: requerida, porventura mesmo antes de ser proposta a aco, sob fundamento de que venha a tornar-se impossvel ou muito difcil a sua produo, quanto a 1 - depoimentos 2 - arbitramento ou inspeco para verificao de certos factos. Onde deve requerer-se: efectuar-se a prova (art. 83-1-d). no tribunal do lugar onde deva

Como deve requerer-se (art. 521-1): a) - justificando sumariamente a necessidade da antecipao; b) fornecendo-se prova acerca dessa necessidade (regras dos incidentes da instncia); c) - mencionando com rigor os factos sobre os quais a prova ir recair; d) - identificando-se as pessoas a ouvir (depoimentos). E se for requerida antes da propositura da aco (art. 5212), mais: a) - indicando-se sucintamente o pedido da aco a propor; b) - indicando-se sucintamente os fundamentos dessa aco; c) - identificando-se a pessoa contra quem se pretende produzir a prova, para que seja notificada pessoalmente (art. 517); d) - se esta no puder ser notificada, notificar-se- o M.P., se a parte for incerta ou ausente, ou um advogado que o Juiz nomear, se for ausente em parte certa.

DEVER DE COOPERAO

Todos, sejam ou no parte na causa, tm o dever de colaborar para a descoberta da verdade (art. 519-1) - princpio da cooperao - e, se o no fizerem (art. 519-2): a) - sero condenados em multa, sem prejuzo da coero possvel, se no forem partes na causa;

10

b) - sero condenados em multa, sem prejuzo da coero possvel, e o tribunal apreciar livremente a sua conduta, se forem partes na causa (veja tambm a inverso do nus da prova como resulta do art. 344-2 do Cd. Civil). No houver: a) - violao da integridade fsica ou moral das pessoas; b) - intromisso na vida privada ou familiar, no domiclio, correspondncia e telecomunicaes; c) - violao do sigilo profissional ou de funcionrios pblicos ou de segredo do Estado (art. 519-3). Tudo, porm, fortes motivos a apreciar segundo as regras do processo penal (art. 519-4). obstante, ser legtima a recusa de cooperao se

ELABORAO DO REQUERIMENTO DE PROVA E PROVAS

a) - APRESENTAO: quando a ele houver lugar, em suporte digitalizado e o mais que se deixou referido quanto petio inicial (arts. 150 e 1522); quem apresente como prova alguma reproduo cinematogrfica ou registo fonogrfico, ter de fornecer ao tribunal os meios tcnicos de a exibir, sem prejuzo da iniciativa do Juiz a tal respeito (arts. 527 e 265-3). b) - DOCUMENTOS: Espcies de Documentos (Cd. Civil, arts. 369 e segs.): a) - Autnticos: os exarados por autoridade ou oficial pblico com competncia para tanto em razo da matria e do lugar, e no impedido de o lavrar (art. 369-1), assim como por quem exera publicamente essas funes mas sem que os intervenientes ou beneficirios do documento conhecessem, no momento da feitura, a falsa qualidade de quem os fez (idem, 2). Fazem prova plena dos factos que referem como praticados pela autoridade ou oficial pblico seu autor, assim como dos factos que neles so atestados com base na percepo da entidade documentadora (art. 371). A sua fora probatria s pode ser elidida com base na sua falsidade (arts. 372 do Cd. Civil e 546 a 549 do Cd. Proc. Civil). Se, porm, pelos seus sinais exteriores, for evidente a falsidade, o tribunal poder declar-la oficiosamente. Falsidade: 1 - atestar-se como tendo sido objecto de percepo pelo autor do documento facto que na realidade se no verificou (falsidade subjectiva),

10

2 - atestar-se como tendo sido praticado pela entidade responsvel qualquer acto que na realidade o no foi (falsidade objectiva)- art. 372-2.

b) Autenticados: so os documentos particulares levados a interveno notarial (art. 377). Tm a fora probatria dos documentos autnticos. No os podem substituir quando a lei exija documento autntico para a validade do acto. Se a letra e a assinatura estiverem reconhecidas presencialmente por Notrio, a letra e a assinatura, ou s esta, tm-se por verdadeiras e cabe parte contrria elidir esta presuno (art. 375-1 e 2). O reconhecimento por semelhana, em princpio, s vale como mero juzo pericial (art. 375-3). c) - Particulares: documentos assinados pelo seu autor, ou por outrem a seu rogo, se ele no souber ou no puder assinar (art. 373-1). A letra e a assinatura deles consideram-se reconhecidas como verdadeiras se no impugnadas pela parte contrria, ou, nos casos em que, sendo-lhe atribudas, esta declare que no sabe se lhe pertencem (art. 374-1). Tambm se consideraro como verdadeiras se assim forem havidas, legal ou judicialmente. Nos casos em que a parte contrria no for a pessoa a quem seja atribuda a autoria da letra e da assinatura do documento, e ela impugne a sua veracidade ou diga que no sabe se so verdadeiras, o nus da prova da autenticidade do apresentante (art. 374-2). Se forem apresentados documentos escritos em lngua estrangeira que caream de traduo, o Juiz ordenar, oficiosamente ou a requerimento, que o apresentante a obtenha e a junte (art. 140).

Momentos de apresentao: - devem ser apresentados com o articulado em que se aleguem os factos correspondentes (art. 523-2); - podem ainda ser apresentados at ao encerramento da discusso em 1 Instncia, mas haver penalizao em multa por isso, a menos que se justifique a sua juno apenas agora (art. 523-2); - no h lugar dita penalizao se se destinam prova de factos posteriores apresentao dos articulados (art. 5242); - tambm no haver lugar a essa penalizao se a sua apresentao apenas se tornou necessria por causa de ocorrncia posterior aos articulados (art. 524-2); - depois de encerrada a discusso em 1 Instncia, os documentos s podem ser admitidos se a sua apresentao no foi possvel at essa altura, o que ter de ser alegado e provado (art. 524-1);

10

- oferta de cpias para as contra-partes (art. 1522). Impugnao de documentos: I - Particulares a) - A impugnao de documento particular apresentado, a declarao de que se no sabe se ou no verdadeira a letra e a assinatura de documento particular e o pedido de confronto da certido ou da cpia com o original ou com a certido de que foi tirada a cpia, so feitas no articulado seguinte quele com o qual o documento foi oferecido, e, se o no houver, no prazo de 10 dias a contar da notificao da sua apresentao (art. 544); b) no servir de impugnao a afirmao de que no sabe se ou no sua a letra e/ou a assinatura que conste de documento particular que lhe sejam atribudas (Cd. Civil, art. 374-1); c) - o impugnante pode requerer a produo de prova da impugnao (art. 545-1); d) - a impugnao notificada parte que ofereceu o documento e esta, em 10 dias, pode requerer a produo de prova para convencer da genuinidade do documento impugnado (art. 545-2), mas nunca para alm do termo da discusso da matria de facto. II - Autnticos a) - A arguio da falsidade de documentos autnticos, bem como a de subscrio, sem a interveno notarial, de documento particular por quem no sabia ou no podia ler (Cd. Civil, art. 373) e a subtraco de documento particular assinado em branco e insero nele de declaraes que no foram as combinadas com o signatrio so feitas no prazo de impugnao de documentos, logo se oferecendo as respectivas provas (arts. 546-1- e 549); b) - feita a arguio, a parte contrria notificada para lhe responder, com a resposta oferecendo logo as provas respectivas (arts. 548-1 e 549); c) - a resposta apresentada no articulado seguinte, se a arguio foi feita em articulado que no foi o ltimo (art. 5481); d) - se a parte contrria no responder ou se declarar que no quer fazer uso do documento, este no poder ser atendido para qualquer efeito que seja (art. 548-2); e) - tendo sido apresentada resposta, a arguio poder, apesar disso, no ter seguimento se for manifesta a sua improcedncia ou o seu carcter dilatrio, ou se o documento em causa no tiver influncia na deciso da causa (art. 548-3). Documentos em poder da parte contrria: Se se pretender fazer uso de documento que se diz estar em poder da parte contrria: 1 - procurar-se- identificar, na medida do possvel, o documento que se pretende; 2 - concretizar-se- que factos com ele se pretendem provar;

10

3 - requerer-se- que a parte contrria o apresente no prazo que o juiz, para esse efeito, lhe assinalar (art. 528). A seguintes atitudes: pretendido: - neste caso, o tribunal apreciar livremente a sua conduta, para efeitos probatrios (arts. 529 e 519-2), e haver inverso do nus da prova nos termos do art. 344-2 do Cd. Civil. b) - a de declarar que no possui tal documento: - neste caso, o requerente poder, por qualquer meio, provar que tal declarao no corresponde verdade (art. 530-1). c) a de afirmar que o teve, mas o no tem j: - neste caso, incumbe-lhe provar que o documento desapareceu ou se destruiu mas sem culpa sua, sob pena de operar o efeito da inverso do nus da prova (arts. 344-2 e 530-2). Documentos em poder de terceiro - estando o documento em poder de terceiro, a parte pode requerer que este seja notificado para que, em prazo a fixar, o entregue na Secretaria; - o tribunal poder e dever requisitar, oficiosamente ou a requerimento, documentos que se mostrem necessrios ao esclarecimento da verdade, seja a organismos oficiais, s partes ou a terceiros (art. 535). parte contrria, notificada, poder tomar as

a) - a de nada dizer e tambm no apresentar o documento

c) - DEPOIMENTO DE PARTE: Se requerido por alguma das partes, concretizao da matria de facto a que depor (art. 552-2). Pode ser requerido quanto parte contrria como quanto a comparte (art. 553-3). A prestao de depoimento de parte poder ser determinada oficiosamente pelo juiz, em qualquer estado do processo (art. 552-1). S admissvel quanto aos factos pessoais do depoente ou de que este deva ter conhecimento (art. 554-1), mas nunca factos torpes ou criminosos de que a parte seja arguida. Tem lugar em audincia de julgamento, a no ser em casos de urgncia ou se a parte estiver impossibilitada de comparecer no tribunal (art. 556-1 na redaco dada pelo Dec.-Lei n. 183/00). Todavia, se a parte residir fora da circunscrio do tribunal, o seu depoimento ser feito atravs de tele-conferncia, como quanto a depoimentos de testemunhas (arts. 556-2 e 623). O depoimento pode ainda ser prestado na audincia preliminar (art. 556-3). Se tiverem sido requeridos os depoimentos de ambas as partes, comea-se pelo do ru (art. 558-1). Interrogatrio feito pelo Juiz, com direito a que a parte contrria requeira as instncias necessrias para melhor esclarecimento das respostas (art. 561-1).

10

Os advogados podem pedir esclarecimentos ao depoente (art. 562-1). sempre reduzido a escrito na parte em que importe confisso do depoente ou em que ele narre factos ou circunstncias que impliquem indivisibilidade da declarao confessria (art. 563-1), sendo a redaco dada pelo Juiz passvel de reclamaes das partes, e, no final, lida ao depoente para ratificao ou rectificao (art. 563-2 e 3). A confisso irretratvel (art. 567-1).

d) - PERICIAL: requisitada pelo tribunal a estabelecimento prprio ou, no o havendo ou sendo inconveniente, feita por um s perito nomeado pelo Juiz (art. 568-1). As partes so ouvidas quanto nomeao do perito e podem sugerir outro. Havendo acordo delas, ser ele o nomeado (art. 568-2). A percia pode ser feita por mais de um perito, at ao mximo de trs (art. 569-1): a) - se o Juiz assim o determinar por entender que ela reveste especial complexidade ou exige conhecimentos de matrias distintas; b) - se alguma das partes assim o requereu. No caso de b), se as partes acordarem quanto aos peritos que interviro, sero estes os nomeados; se no acordarem, cada uma escolhe um perito e o Juiz nomeia o terceiro (art. 569-1). Ao requererem a percia colegial, as partes devem logo fazer indicao dos peritos, a no ser que peam prorrogao do prazo sob fundamento em dificuldade justificada (art. 569-3). E tm de, sob pena de rejeio, indicar logo o objecto da percia, explicando as questes de facto, sejam factos articulados pelo requerente, sejam pela parte contrria, que pretendem ver com ela esclarecidas (art. 577). Ouvida a parte contrria, o Juiz, no despacho em que ordene a diligncia, determina o objecto da percia, e tambm o determina quando tenha sido dele a iniciativa da percia (arts. 578 e 579). Nesse despacho designa tambm a data e o local para comeo da diligncia, do que so as partes notificadas (art. 580). Se, por razes tcnicas ou de servio, a percia no puder ser feita dentro do prazo designado pelo juiz, esse facto deve ser imediatamente comunicado ao tribunal para que seja eventualmente designado novo perito para ela (art. 580-3). Elaborado e apresentado o relatrio pericial, notificado s partes que, quanto a ele, podem reclamar, podendo tambm o Juiz, oficiosamente, determinar a prestao de esclarecimentos pelos peritos (art. 587). As partes, no prazo de 10 dias a contar do conhecimento do resultado da percia, podem requerer, ou o Juiz pode, a todo o tempo, ordenar, segunda percia (art. 589). Nesta: a) no intervm perito que j tenha participado na anterior; b) - a percia colegial, em regra, sendo os peritos mais dois que os que intervieram na anterior, dos quais o Juiz apenas nomeia um deles (art. 590).

10

A segunda percia no invalida a primeira e ambas so livremente apreciadas pelo tribunal (art. 591). As percias mdico-legais so feitas pelos servios mdicolegais ou por peritos mdicos contratados e as restantes percias podem ser realizadas por entidade contratada pelo estabelecimento, laboratrio ou servio oficial que no tenha qualquer interesse na causa nem ligao com as partes em litgio (art. 568-3 e 4).

d) - INSPECO JUDICIAL: De iniciativa oficiosa ou a requerimento das partes, mas com ressalva da intimidade da vida privada e familiar e da dignidade humana (art. 612-1). A parte que a requeira ter de facultar ao tribunal os meios adequados sua realizao, se no estiver isenta do pagamento de custas (art. 612-2). Destina-se a inspeccionar coisas e pessoas para esclarecer facto com interesse para a deciso da causa (art. 612-1). Lavra-se auto no qual se consignaro os elementos teis surpreendidos (art. 615), e o Juiz pode mandar que se tirem fotografias para serem juntas ao processo.

e) - TESTEMUNHAL: No pode depor como testemunha quem possa depor como parte (art. 617). Quanto a outras pessoas teremos que podero recusar-se a depor como testemunhas, depois de, acerca disso, serem previamente advertidas pelo Juiz, e desde que se no trate de causas cujo objecto seja o de verificar o nascimento ou o bito dos filhos (art. 618-1 e 2): a) - ascendentes nas causas dos descendentes, e vice-versa; b) - adoptantes nas causas dos adoptados, e vice-versa; c) - o sogro ou a sogra nas causas do genro ou da nora, e vice-versa; d) - os cnjuges, ou os ex-cnjuges, nas causas em que seja parte o outro cnjuge ou ex-cnjuge; e) - quem tiver convivido, ou conviver, em situao anloga de cnjuge, com alguma das partes. As pessoas vinculadas a sigilo profissional, ao segredo de funcionrios pblicos e a segredo de Estado devem escusar-se a depor quanto a factos abrangidos pelo sigilo (art. 618-3). A identificao das testemunhas faz-se pela indicao dos nomes, profisses, moradas e, porventura, outras circunstncias necessrias sua identificao (art. 619-1). As testemunhas tm o direito a abono das despesas e a indemnizao em funo das suas deslocaes ao tribunal (art. 644 e CCJ, arts. 93 e 37-1). A Portaria n. 799/2006, de 11 de Agosto, do Ministrio da Justia, veio estabelecer que, salvo disposio legal especial, a aludida compensao dever ser definida entre 1/16 e 1/8 de 10

UC por cada deslocao ao tribunal, consoante a distncia percorrida pela testemunha e o tempo que ela teve de despender. REGRAS DA INQUIRIO DAS TESTEMUNHAS a) - as testemunhas depem, em regra, na audincia final, presencialmente ou por tele-conferncia (art. 621), excepto: 1 - nos casos de inquirio antecipada (art. 621-a) e de depoimentos de pessoas com prerrogativas especiais e em casos especiais (art. 621-c a g); 2 - se se tratar de testemunha residente fora do crculo judicial ou da respectiva ilha, no caso de Regies Autnomas, circunstncia em que: ou apresentada pela parte, se esta a isso se comprometeu (arts. 623-1 e 628-2); ou ouvida por tele-conferncia na audincia e a partir do tribunal da rea da sua residncia, ou a partir do tribunal da sede do crculo judicial se naquele tribunal no existirem ainda os meios necessrios para isso (art. 623-1); 3 - se se tratar de testemunha residente no estrangeiro, ser inquirida por tele-conferncia quando a existam os meios tcnicos a isso necessrios (art. 623-4). No os havendo, usarse- a carta precatria ou a carta rogatria (art. 621-b). b) - Nas causas pendentes nos tribunais com sede nas reas metropolitanas de Lisboa e do Porto no se far inquirio por teleconferncia quando a testemunha residir na respectiva circunscrio, a no ser nos casos de grave dificuldade de prestao do seu depoimento (art. 623-5). c) - A inquirio de certa testemunha pode ser adiada por motivo de ela faltar e desde que a parte que a arrolou dela no prescinda, mas no pode haver segundo adiamento da inquirio de testemunha faltosa (art. 630). d) A falta de testemunha no pode constituir razo para adiamento da produo doutras provas que tenham sido requeridas, sendo, por isso, ouvidas as testemunhas que estejam presentes (art. 629-2). e) - O juiz pode ordenar que testemunha que faltou sem justificao venha depor sob custdia, e deve mult-la a no ser que a inquirio seja adiada por razo diferente da da sua falta e a parte que a arrolou se comprometa a apresentar essa testemunha (art. 629-4 e 5). f) A todo o tempo, a parte que ofereceu a testemunha pode desistir ou prescindir de a ouvir, mas mantm-se a possibilidade de ela ser ouvida oficiosamente pelo Juiz como adiante se referir em m). g) - Se a parte no prescindir do depoimento de testemunha faltosa, para alm de a poder substituir nos casos de impossibilidade meramente temporria de prestao do seu depoimento, a parte pode requerer o adiamento da inquirio mas nunca para alm do prazo de 30

11

dias, se no se verificar hiptese de impossibilidade ou de grave dificuldade em comparecer no tribunal (arts. 629-3-b), 639 e 639-B). h) - Havendo acordo das partes, e nos casos em que haja impossibilidade ou grave dificuldade de comparncia no tribunal, o depoimento pode ser prestado por escrito datado e assinado pelo depoente, com indicao dos factos a que ele assistiu ou que verificou pessoalmente, assim como das razes de cincia (art. 639-1). Tal escrito conter a identificao do depoente e informar sobre se existe alguma relao de parentesco, afinidade, amizade ou dependncia sua com as partes, ou se h de sua parte algum interesse na causa (art. 639-A-1), e, bem assim, a declarao feita pelo depoente de que esse escrito se destina a ser apresentado em juizo e de que ele tem conscincia de que incorre em responsabilidade criminal por eventuais falsas declaraes (art. 639-A-2). A assinatura do depoente no depoimento feito por escrito dever ser reconhecida por Notrio quando no seja possvel a exibio do seu documento de identificao (art. 639-A-3). i) - Havendo acordo das partes, a testemunha poder ainda ser inquirida pelos mandatrios judiciais no domiclio profissional de um deles, exarando-se em acta o depoimento prestado, datado e assinado pelo depoente e pelos mandatrios, com indicao da relao discriminada dos factos presencialmente verificados por ela e das suas razes de cincia, alm dos demais requisitos do depoimento prestado por escrito (arts. 638-A e 639-A-1, 2 e 4). j) - Nos casos de prestao de depoimento por escrito, o Juiz pode, oficiosamente ou a requerimento de qualquer das partes, determinar, se tal ainda for possvel, a renovao do depoimento prestado na sua presena (art. 639-A-4). l) - Se existir acordo das partes, e nos casos em que seja impossvel ou houver grave dificuldade de comparncia da testemunha, a tempo, no tribunal, o Juiz pode determinar que o seu depoimento seja prestado pelo telefone ou por outro meio de comunicao directa do tribunal com ela (art. 639-B-1). Neste caso, o tribunal dever assegurar-se da autenticidade e da plena liberdade da prestao do depoimento, nomeadamente mandando que o depoente esteja, no acto, acompanhado por oficial de justia (art. 639-B-2). m) - Se a testemunha no tiver sido notificada, devendo tlo sido, ou se no comparecer por impedimento legtimo, pode ser adiada a inquirio para data dentro dos 30 dias seguintes, ou ela ser ouvida por escrito ou por telefone ou por via doutra comunicao directa com o tribunal (arts. 629-3-d), 639 e 639-B). n) - Se, no decurso da aco, houver razes para presumir que certa pessoa, posto que no indicada como testemunha na causa, tem conhecimento de factos importantes para ela, o Juiz deve ordenar que seja notificada para vir depor (art. 645-1). Contudo, este depoimento s poder ocorrer passados 5 dias, se alguma das partes requerer fixao de prazo para tal inquirio (art. 645-2).

ALTERAES AO ROL DE TESTEMUNHAS

11

a) - lcito alterar ou aditar o rol de testemunhas que tenha sido apresentado no prazo estabelecido pelo art. 512-1 desde que o respectivo requerimento de alterao ou de aditamento seja apresentado em juizo at 20 dias antes da data em que se realize a audincia de julgamento (art. 512-A-l). Neste caso, a parte contrria ser notificada desta alterao e/ou aditamento, e poder, no prazo de 5 dias, usar da mesma faculdade (art. cit.). b) - As testemunhas aditadas sero a apresentar pela parte que as indicou, pelo que no sero notificadas pelo tribunal para comparecer (art. 512-A-2). c) - se a parte no prescindir do depoimento de testemunha faltosa, pode substitui-la (veja f) de "Regras da Inquirio"). d) - se a testemunha notificada no comparecer e existir impossibilidade definitiva ou temporria dela vir a comparecer, a parte que a indicou poder substitui-la (art. 629-3-a). e) - se a testemunha no foi notificada, devendo s-lo, ou no comparecer por outro motivo legtimo, no sendo possvel ouvi-la dentro do prazo de 30 dias, a parte que a ofereceu poder substitui-la (art. 629-3-d) - veja l) de "Regras da Inquirio"). f) - se a testemunha mudou, depois de oferecida, de residncia, a parte que a ofereceu poder substitui-la ou comprometer-se a faz-la comparecer ou requerer ao Juiz que seja ouvida por teleconferncia (arts. 629-3-c) e 623-3). g) - se a testemunha faltar sem motivo e no for encontrada, a parte pode substitui-la (art. 629-3-e). NOTA - nos casos de substituio de testemunhas, a prestao do depoimento s pode ter lugar decorridos 5 dias sobre a notificao da substituio parte contrria, a menos que esta prescinda do prazo (art. 631-1).

PRERROGATIVAS ESPECIAIS

H pessoas que, sendo indicadas como testemunhas, gozam do privilgio de ser inquiridas na sua casa ou na sede dos respectivos servios (art. 624-1), ou de deporem por escrito se o quiserem (art. 624-1 e 2), no prazo de 10 dias a contar de notificao do Tribunal (art. 626-3). Por isso, quanto a estas pessoas, necessrio concretizar os factos a que deporo, na altura em que elas sejam arroladas pela parte (art. 624-3). Se estas testemunhas depuserem por escrito, podero o Tribunal e as partes, por uma vez, solicitar-lhes, tambm por escrito, esclarecimentos, os quais devero ser prestados em 10 dias.

FALTAS DE C0MPARNCIA DE TESTEMUNHAS

11

1 - no pode ser motivo para se requerer adiamento dos outros actos de produo de prova, e na audincia se ouviro as testemunhas que estiverem presentes (art. 629-2). Nestes casos, qualquer das partes poder requerer a gravao da inquirio logo aps o seu incio. 2 - pode ser adiada, mas s por uma vez, a inquirio de testemunha faltosa de quem se no prescinda, e no poder ter lugar segundo adiamento com base na falta da mesma testemunha (art. 630); 3 - se a impossibilidade de comparncia temporria ou a testemunha tiver mudado de residncia depois de oferecida, ou se ela no tiver sido notificada, devendo t-lo sido, ou se no comparecer por outro motivo legtimo, pode a testemunha ser substituda, requerer-se o adiamento da inquirio por prazo que nunca exceda os 30 dias, ou, nos casos de grave dificuldade em depor, ser a testemunha ouvida por escrito ou pelo telefone (arts. 629-2-b), 639 e 639-B - veja l) de "Regras da Inquirio"); 4 - se a impossibilidade for definitiva ou temporria, a parte pode substituir a testemunha (art. 629-3-a) - veja c) de "Alteraes ao Rol"); 5 - se mudou, entretanto, de residncia, a parte pode substitui-la ou comprometer-se a faz-la comparecer ou requerer ao Juiz que seja ouvida por tele-conferncia (arts. 629-3-c) e 623-3 - veja e) de "Alteraes ao Rol"); 6 - se no foi notificada, devendo s-lo, ou no comparecer por outro motivo legtimo, e no sendo possvel ouvi-la no prazo de 30 dias, a parte pode substitui-la (art. 629-3-d) - veja d) de "Alteraes ao Rol"); 7 - se faltar sem motivo e no for encontrada, pode ser substituda (art. 629-3-e) - veja g) de "Alteraes ao Rol").

LIMITES DA PROVA TESTEMUNHAL

a) no processo ordinrio: - at 20 testemunhas, quer para o A. quer para o ru (art. 632-1); - mais at 20 testemunhas, quer para reconvinte, quer para reconvindo, para prova da reconveno e sua defesa (art. 632-2); - at 5 quanto a cada facto, no se contando as que declarem nada saber (art. 633). b) no processo sumrio: - at 10 testemunhas, quer para o A. quer para o ru (art. 789); - mais at 10 na reconveno, quer para reconvinte, quer para reconvindo, para prova da reconveno e sua defesa (art. 789); - at 3 quanto a cada facto, no se contando as que declarem nada saber (art. 789). c) no processo sumarssimo: 11

- at 6 testemunhas (art. 796-1). Assim: - consideram-se no escritos os nomes que excedam a capacidade geral (art. 632-3). No processo sumarssimo, o rol de testemunhas tem de constar obrigatoriamente nos articulados (arts. 793-1 e 794-1). Em processo sumarssimo as testemunhas so sempre a apresentar (art. 796-4), embora a parte possa requerer que sejam notificadas.

ATAQUES PROVA TESTEMUNHAL IMPUGNAO a parte contra quem deponha certa testemunha, poder impugnar a admisso desta a depor invocando os mesmos fundamentos pelos quais o Juiz deve obstar a esse depoimento (arts. 636, 616-2, 617 e 635-2). A impugnao deduzida logo que terminar o interrogatrio preliminar da testemunha em causa (art. 635-1). Se for admitido este incidente, a testemunha perguntada pelo Juiz sobre a matria de facto da impugnao e, caso a no confesse, o impugnante convidado a oferecer logo prova, por documentos ou testemunhal, quanto a essa matria, sendo que, quanto a testemunhas, no poder indicar mais que trs a cada facto (art. 637-1). Produzida a prova do incidente de impugnao, o Juiz decidir imediatamente se tal testemunha deve ou no depor (art. 6372). ACAREAO - a requerimento de qualquer das partes ou oficiosamente, colocar em confronto directo testemunhas entre si ou com as partes, quando se verifique contradio entre os depoimentos prestados (art. 642). CONTRADITA - alegao, pela parte contrria que ofereceu a testemunha, de qualquer circunstncia susceptvel de abalar a credibilidade do depoimento que prestou, seja por: - afectar a sua razo de cincia, ou - por diminuir a f de que a testemunha seja digna (art. 640). Como e quando se deduz a contradita (art. 641): a) - logo que o depoimento terminou; b) - se admitida pelo Juiz, ouve-se imediatamente a prpria testemunha sobre a matria que fundamento da contradita; c) - se a testemunha a no confessar, a parte pode fazer, quer por documentos, quer por testemunhas, a prova dos factos que alegou na contradita, sendo que, quanto a testemunhas, no pode ouvir mais que 3 a cada facto; d) - as testemunhas tm de ser imediatamente apresentadas e inquiridas; e) - os documentos podem ser apresentados at altura em que a causa deva ser julgada.

11

AUDINCIA DE JULGAMENTO

As audincias devem ser marcadas mediante prvio acordo entre o Juz e os Mandatrios judiciais (art. 155), e no podem essas marcaes ser feitas com antecedncia superior a 3 meses (Dec.-Lei n. 184/2000, art. 1). Nas aces de processo ordinrio, o julgamento apenas se faz com interveno do Tribunal Colectivo quando ambas as partes assim o tiverem requerido (art. 646-1, na redaco dada pelo Dec.-Lei n. 183/2000), excepto (art. 646-2-idem), casos nos quais no admissvel a interveno do Tribunal Colectivo: a) - nas aces que no tenham sido contestadas e tenham que prosseguir como impe o art. 485-b), c) e d) - (ru incapaz, sendo a causa do mbito da sua incapacidade, ru citado editalmente e em situao de revelia absoluta, causa sobre direitos indisponveis e causa sobre factos para cuja prova seja exigido documento escrito); b) - nas aces em que todas as provas hajam sido produzidas antes do incio da audincia final e tenham sido registadas ou reduzidas a escrito; c) - nas aces em que algum que seja parte tenha requerido a gravao da audincia final. Como regra geral, pois, o julgamento far-se- sob a direco de um s Juiz. Quando no se faa com interveno de Tribunal Colectivo, o julgamento da matria de facto e a elaborao da sentena incumbem ao Juiz que deveria presidir ao Tribunal Colectivo, se este tivesse intervindo (art. 646-5). Nas de processo sumrio, ser feito apenas perante o Juiz singular (art. 791, na redaco dada pela Lei n. 3/99, de 13 de Janeiro). Nas de processo sumarssimo, o julgamento , tambm, sempre feito perante o Juiz singular (art. 796). Se for prescindida a interveno do tribunal colectivo, qualquer das partes pode requerer a gravao da audincia final no incio desta (art. 651-2). Se faltar Advogado a audincia que tenha sido marcada mediante acordo prvio, ou nos casos em que ele no tenha comunicado previamente a impossibilidade da sua comparncia, procede-se gravao dos depoimentos, e o Advogado que faltou pode, aps audio dessa gravao, requerer a renovao de alguma das provas produzidas, desde que alegue e prove que no compareceu por motivo justificado que o impediu de cumprir o disposto no art. 155-5 (art. 651-5). Causas de adiamento ou suspenso da audincia (art. 651-1):

11

a) - impossibilidade de constituir-se o Tribunal Colectivo e nenhuma das partes prescindir da interveno dele; b) - oferecimento de documento que a outra parte no possa desde logo examinar, mesmo com suspenso temporria dos trabalhos, e se o tribunal o entender conveniente; c) - se faltar algum dos Advogados quando a audincia no tenha sido marcada mediante acordo prvio com os mandatrios (art. 155); d) - se faltar Advogado que tenha comunicado a sua impossibilidade de comparncia (art. 155-5); e) se houve ampliao da base instrutria determinada pelo Juiz e as partes no puderem oferecer logo as provas quanto s matrias de facto da ampliao, ou quando as provas que indicaram para isso no puderem ser logo produzidas (art. 650-3 e 4). Havendo ampliao da matria de facto determinada pelo Juiz, as partes devem indicar imediatamente as provas quanto a essa nova matria, ou, no lhes sendo isso possvel, no prazo de 10 dias (art. 650-3). A audincia no pode ser adiada por acordo das partes nem mais que uma vez, a no ser por impossibilidade de constituio do Tribunal Colectivo de cuja interveno se no prescinda (art. 651-3). Fora dos casos de c) e d), faltando o Advogado, gravam-se os depoimentos das testemunhas presentes, mas o Advogado faltoso poder requerer nova inquirio, depois da audio da gravao (art. 651-5). Se a causa objectivar direitos disponveis, o Juiz procurar, antes de dar incio audincia de julgamento, conciliar as partes (art. 652-2). Sequncia dos actos na audincia de julgamento (art. 652-3), em princpio, j que o presidente pode alter-la se isso se justificar (art. 652-7): a) - prestao dos depoimentos de parte; b) - exibio de reprodues gravadas de provas; c) - esclarecimentos verbais de peritos, quando a presena deles tenha sido requerida por qualquer das partes ou determinada oficiosamente; d) - inquirio das testemunhas; e) - debates dos advogados sobre a matria de facto, em primeiro lugar o do autor e em seguida o do ru, podendo, cada um deles, replicar uma vez. Em regra, a audincia pblica (art. 656-1). Em seguida, reunir o tribunal colectivo a fim de, com base nas provas produzidas, e segundo a sua convico, o presidente elaborar acrdo no qual declarar os factos que o tribunal julga provados e os no provados (art. 653-2), analisando e criticando as provas e especificando os fundamentos que levaram convico adquirida. Voltando os Juzes sala da audincia, o presidente l o acrdo e faculta-o para exame a cada um dos Advogados pelo tempo necessrio sua apreciao ponderada, tendo em conta a complexidade da causa. Feito o exame, no prazo concedido, podero ser apresentadas, logo ou nesse prazo, reclamaes fundamentadas em deficincia, obscuridade ou contradio entre as respostas dadas aos quesitos, ou contra a falta de fundamentao.

11

As reclamaes definitivo (art. 653-4).

so

decididas

pelo

tribunal

em

Decididas as reclamaes, ou no as havendo, seguem-se as alegaes sobre a matria de direito, ou seja a aplicao da lei aos factos dados por provados, e sua interpretao. Estas alegaes sero orais se as partes nisso acordarem, e feitas perante o Juiz a quem caiba lavrar a sentena (art. 653-5); no caso de as partes no terem prescindido da discusso, por escrito, do aspecto jurdico da causa, o processo facultado para exame aos Advogados, primeiro ao do A. e depois ao do ru, para, em 10 dias, alegarem por escrito (art. 657). No processo sumrio, a discusso jurdica da causa sempre feita oralmente e os Advogados apenas podem usar da palavra uma vez (art. 790-1). No processo sumarssimo, a sentena julga das matrias de facto e de direito, sucintamente fundamentada e logo ditada para a acta (art. 796-7). A falta de qualquer das partes ou de seus mandatrios, ainda que justificada, no motivo de adiamento (art. 796-2). A inquirio das testemunhas feita pelo Juiz se as partes no tiverem constituido mandatrio judicial ou este no comparecer (art. 796-3). Nas aces de indemnizao por responsabilidade civil, se o exame para determinao dos danos se prolongar por mais de 3 meses, o Juiz, a requerimento do autor, pode determinar a realizao da audincia, podendo condenar em quantia ilquida, no todo ou em parte (arts. 647-1 e 661-2), mas aquele exame prosseguir e s suas concluses se atender na liquidao em execuo de sentena (art. 6472). O presidente do tribunal goza de amplos poderes, podendo, inclusivamente, e at ao encerramento da discusso, ampliar a base instrutria da causa (arts. 650-2-f e 264), caso em que as partes podero deduzir reclamao quanto s ampliaes determinadas nos mesmos moldes que as reclamaes feitas quanto ao despacho saneador (art. 6505) e podero indicar as provas respectivas desde logo ou, no sendo possvel, em 10 dias (art. 650-3). A SENTENA

O seu contedo (arts. 659 e 660). As suas limitaes (art. 661). Todavia: 1 - se foi requerida a manuteno na posse, em lugar da sua restituio, ou vice-versa, a sentena conhecer da situao realmente verificada (art. 661-2). 2 - desde que a causa se mova em direitos disponveis, aquelas limitaes no subsistem, sendo lcito s partes porem termo ao litgio por via de transaco que ser homologada por sentena a proferir nos precisos termos da transaco feita (arts. 293-2, 294 e 300-3 e 4).

11

Rectificao da sentena (art. 667-1): a) - se omitir a identificao das partes; b) - se for omissa quanto a responsabilizao pelas custas; c) - se cometer erros de clculo ou inexactides ou lapsos. A rectificao feita por simples despacho, oficiosamente ou a requerimento das partes. Se for interposto recurso da sentena, a rectificao s poder ser feita antes de o recurso subir. Se no for interposto recurso, a rectificao pode ter lugar a todo o tempo. Cabe recurso do despacho que fizer a rectificao (art. 667-2). Nulidade da sentena (art. 668-1): a) - se no assinada pelo Juiz; b) - se no especificar os seus fundamentos em matria de facto ou de direito; c) - se os seus fundamentos se mostrarem em contradio com a deciso; d) - se o Juiz no se pronunciou sobre questes de que devia ter conhecido; e) - se o Juiz conheceu de questes das quais no podia conhecer; f) - se o Juiz condenou em quantidade superior ao pedido; g) - se o Juiz condenou em objecto diferente do pedido. Enquanto for possvel colher a assinatura, a falta referida em a) pode ser suprida oficiosamente ou a requerimento das partes, mesmo no tribunal onde a sentena foi proferida, cumprindo que seja consignada a data em que a assinatura foi efectivamente feita. As nulidades de b) a g) s podem ser arguidas no tribunal onde foi proferida a sentena se no couber recurso ordinrio; cabendoo, s podem ser arguidas como fundamento do recurso (art. 668-2 e 3). Proferida a sentena, fica logo esgotado o poder jurisdicional do Juiz quanto matria da causa (art. 666-1). Todavia: a) - o Juiz pode ainda rectificar erros materiais; b) - o Juiz pode ainda suprir nulidades (veja acima); c) - o Juiz pode ainda esclarecer dvidas que a sentena suscite (art. 669-1-a); d) - o Juiz pode ainda reformar a sentena quanto a custas e multas (arts. 666-2 e 669-1-b); e) pode requerer-se a reforma da sentena quando ocorra evidente lapso do juiz na determinao da norma aplicvel ou na qualificao jurdica dos factos (art. 669-2-a); f) pode requerer-se a reforma da sentena quando do processo constem documentos ou outros elementos que, sem mais, levem a deciso diversa da que foi proferida, e que o Juiz, por claro lapso, no tomou em considerao (art. 669-2-b).

11

As discriminadas rectificaes e esclarecimentos podem ser feitas quer a requerimento das partes, quer oficiosamente (art. 667-1). Se forem arguidas nulidades das previstas nas alneas b) a e) do art. 668-1, ou se for pedida a aclarao da sentena ou a sua reforma, logo ouvida a parte contrria (art. 670-1). No susceptvel de recurso o despacho que indefira o requerimento de rectificao, esclarecimento ou reforma (art. 670-2). Se couber recurso da deciso, o requerimento de reforma da sentena, como dito em e) e f), feito na prpria alegao (art. 6693). Se tiver sido requerida rectificao ou aclarao, e, de algum modo, provida, o recurso fica a ter por objecto a nova deciso, e o recorrente pode, em 10 dias, desistir do recurso, e pode restringir ou alargar o seu mbito, podendo o recorrido responder a essa alterao no mesmo prazo (art. 670-3). Nestas hipteses, o recorrido pode recorrer da sentena aclarada, corrigida ou reformada, recurso a interpor no prazo de 15 dias a contar da notificao do despacho que fez a rectificao ou a aclarao (art. 670-4). O despacho que faa a rectificao ou a aclarao proferido juntamente com o que admite o recurso e ordena a sua subida, e o relator deve mandar baixar o processo para que seja proferido quando o juiz omitir tal despacho (art. 670-5). Valor da sentena transitada em julgado, quaisquer despachos que recaiam sobre o mrito da causa: e de

a) - a deciso sobre a relao material que se controvertera adquire fora obrigatria dentro do processo e fora dele (art. 671-1), sem prejuzo do recurso extraordinrio de reviso. Mas, b) - se a condenao foi na prestao de alimentos ou doutras prestaes que dependam de circunstncias especiais na sua medida ou durao, a sentena pode ser alterada com fundamento em alterao ulterior de circunstncias (art. 671-2). c) - se a sentena ou o despacho apenas recarem sobre a relao processual, apenas tm fora obrigatria no processo em que proferidos (art. 672). d) - se houver duas decises contraditrias sobre a mesma pretenso, prevalece a que primeiro tenha transitado em julgado (art. 675). e) - quanto a sentenas proferidas em processo penal, se se tratar de deciso condenatria, h a presuno ilidvel de que existiram os factos que fundamentaram a condenao, invocvel nas aces cveis em que se discutam relaes jurdicas dependentes da prtica da infraco (art. 674-A).

11

f) - se se tratar de deciso penal absolutria, ela constitui simples presuno ilidvel da inexistncia desses factos (art. 674-B).

RECURSOS
Podem ser (art. 676-2): I - Ordinrios: - a apelao - a revista II - Extraordinrios: - o de uniformizao de jurisprudncia - a reviso.

I REGRAS GERAIS

H trnsito em julgado quando a deciso no seja, ou j no seja, susceptvel de recurso ordinrio nem de reclamao (art. 677 ver SENTENA, arts. 668 e 669). Decises recorrveis em recurso ordinrio (art. 678): a) - as proferidas em causas de valor superior ao da alada do tribunal, desde que a parte desfavorvel ao recorrente, no correspondente, seja tambm de valor superior a metade dessa alada (art. 678-1). Se dvidas houver quanto ao valor da sucumbncia, atender-se- ao valor da causa (n. 1); b) - todas, se o fundamento do recurso for a violao das regras de competncia internacional, em razo da matria, em razo da hierarquia, ou a ofensa de caso julgado (art. 678-2); c) - de despacho de indeferimento liminar de petio de aco ou de procedimento cautelar, at Relao, recurso que tem subida nos prprios autos (art. 234-A-2), independentemente do valor da causa; d) - todas as proferidas sobre requerimento de reforma da sentena nos termos do previsto no art. 669-2, e pela parte que se veja prejudicada com a alterao da sentena (art. 670-3); e) - todas as que respeitem ao valor da causa ou dos incidentes, sempre que o recurso tenha por fundamento que o seu valor excede a alada do tribunal de que se recorre (art. 678-3); f) - sempre de decises proferidas, no domnio da mesma legislao e sobre a mesma questo fundamental de direito, contra jurisprudncia uniformizada do Supremo Tribunal de Justia (678-2);

12

g) as decises respeitantes ao valor da causa nos procedimentos cautelares, com fundamento de que o valor excede a alada do tribunal de que se recorre, at Relao (art. 678-3-b); h) - seja qual seja o valor da causa e da sucumbncia, sempre admissvel recurso para a Relao nas aces em que seja apreciada a validade, a subsistncia ou a cessao de contratos de arrendamento, com excepo dos arrendamentos para habitao no permanente ou para fins especiais transitrios (art. 678-3-a); i) seja qual for o valor da causa e da sucumbncia, sempre admissvel recurso, mas somente em um grau, de deciso que condene por litigncia de m f (art. 456-3). Decises no recorrveis (art. 679): a) - os despachos de mero expediente; b) - os despachos proferidos no uso legal de poder discricionrio.

Quem pode recorrer (art. 680): a) - quem, ficado vencido (n. 1); sendo parte principal na causa, tenha

b) - quem se veja directa e efectivamente prejudicado pela deciso, mesmo que no seja parte ou seja somente parte acessria (n. 2); c) quem se veja directa e efectivamente prejudicado pela deciso e, sendo incapaz, tenha intervindo na causa como parte, mas por intermdio do seu legal representante (art. 680-3, segunda parte); d) - quem no seja parte na causa, no mbito do recurso extraordinrio de reviso previsto no art. 771-g (ver adiante). Extenso (art. 683): Quando seja caso de litisconsrcio necessrio, o recurso interposto por uma das partes aproveita aos seus compartes (art. 683-1). Quando no seja caso de litisconsrcio necessrio, o recurso interposto por uma das partes pode aproveitar aos seus compartes (art. 683-2): a) se estes, na parte em que o interesse seja comum, derem a sua adeso ao recurso; b) se eles tiverem um essencialmente do interesse do recorrente; interesse que dependa

c) se eles tiverem sido condenados como devedores solidrios e o recurso, pelos seus fundamentos, no respeite apenas pessoa do recorrente.

12

A adeso ao recurso pode fazer-se por requerimento autnomo ou por subscrio das alegaes do recorrente, e at ao incio do prazo para elaborao do projecto de acrdo (arts. 683-3 e 707-1). Na adeso, o interessado toma como sua a actividade que j foi desenvolvida pelo recorrente e a que ele vier a desenvolver (n. 4). de recorrente (idem). Em qualquer altura, o aderente pode passar posio principal, desenvolvendo, ento, actividade prpria

Se o recorrente desistir do seu recurso, o aderente deve ser notificado dessa desistncia para que possa seguir com o recurso na condio de recorrente principal (n. 5). Quando se perde o direito de recorrer (art. 681): a) - quando a parte renunciar ao recurso, excepto quanto a recurso subordinado e desde que a outra parte tenha interposto recurso (arts. 681-1 e 682-3); b) - quando a parte tiver aceitado a deciso proferida (art. 681-2), expressa ou tacitamente (cf. Ac. Trib. Const. 335/06. de 29 de Junho); c) - quando a parte vier a desistir do recurso (art. 681-5) . A renncia antecipada s produz efeitos se provier de ambas as partes (art. 681-1).

Espcies (art. 682):

de

recursos,

quanto

ao

momento

de

interposio

I - Recurso Independente: o que se interpe dentro do prazo normal de 30 dias a contar da notificao da deciso, salvo nos processos urgentes e demais casos especiais expressamente previstos na lei, em que o prazo ser de 15 dias (arts. 682-1 e 685-1). II - Recurso Subordinado: o que se interpe quando ambas as partes ficaram vencidas, e em prazo idntico contado da notificao da interposio de recurso independente pela parte contrria (art. 682-2). O recurso subordinado caduca se o independente for objecto de desistncia do recorrente, se este renunciar ao recurso ou se o tribunal no tomar conhecimento deste (art. 682-3). O recurso subordinado sempre admissvel desde que o seja o independente, e mesmo que a deciso recorrida seja desfavorvel ao nele recorrente em valor igual ou inferior a metade do valor da alada do tribunal de que se recorre (art.682-5). Como se interpem (art. 684-B):

12

a) - por meio de requerimento dirigido ao tribunal que proferiu a deciso (n. 1); b) - se a deciso recorrida tiver sido oralmente proferida e estiver reproduzida no processo, o requerimento de interposio pode ser ditado para a acta (n. 3); c) no requerimento de interposio deve indicar-se a espcie de recurso que se interpe, o seu efeito e o modo de subida (n. 1); d) nos casos previstos nas alneas a e c do n. 2 do art. 678, no recurso para uniformizao de jurisprudncia e na revista excepcional, h que concretizar o fundamento do recurso (n. 1); e) o requerimento de interposio do recurso deve incluir a alegao do recorrente (n. 2); f) na alegao h que concluir, de maneira sinttica, pela indicao dos fundamentos pelos quais se pede a alterao ou a anulao da deciso recorrida (art. 685-A-1); g) se o recurso versar sobre matria de direito, as concluses tero de indicar: * as normas jurdicas que se consideram violadas; * o sentido que, segundo o recorrente, essas normas deveriam ter sido interpretadas e aplicadas; * se se invocou erro na determinao da norma jurdica aplicvel, a indicao de qual deveria ter sido a que se deveria ter aplicado (art. 685-A-2). h) quando o recorrente impugne a deciso proferida quanto a matria de facto, ter de obrigatoriamente indicar, sob pena de rejeio do recurso: * os pontos de facto, concretos, que entende terem sido incorrectamente julgados; * os meios de prova, concretos, constantes do processo ou de registo gravado nele realizado que imporiam diversa deciso em matria de facto (art. 685-B-1); i) podem arguir-se as nulidades que tenham sido cometidas na deciso recorrida, como quanto sentena (arts. 668, 716 e 722). No pode ser indeferido o requerimento de interposio de recurso com fundamento em que o recorrente tenha cometido erro na espcie de recurso que disse pretender interpor, pois o tribunal oficiosamente admitir o recurso que entenda adequado ao caso (art. 685-C-2). Se existirem vrios vencedores, todos devero ser notificados do despacho que admita o recurso, mas o recorrente pode excluir do recurso, no seu requerimento de interposio, algum ou alguns dos vencedores, a no ser que se esteja em caso de litisconsrcio necessrio (art. 684-1). A deciso que admita o recurso, lhe defina a espcie ou o efeito no vincula o tribunal ad quem e no pode ser impugnada pelas partes, a no ser nas situaes a que alude o art. 315-3 (n. 5). Se a sentena contiver decises diversas, o recorrente pode restringir o objecto do recurso a qualquer delas, assim o especificando no requerimento de interposio (art. 684-2) ou mesmo nas concluses da alegao (n. 3). Se houver pluralidade de fundamentos da aco ou da defesa, o tribunal de recurso dever conhecer do fundamento em que a 12

parte vencedora decaiu, requerendo-o esta na respectiva alegao, mesmo a ttulo subsidirio, prevenindo a necessidade da sua apreciao (art. 684-A-1). O recorrido, na sua alegao e a ttulo subsidirio, pode arguir nulidade da sentena ou impugnar a deciso que tenha sido proferida quanto a matria de facto que o recorrente no tenha impugnado (art. 684-A-2). Se o processo no contiver os elementos de facto indispensveis apreciao da questo suscitada, o tribunal do recurso pode mand-lo baixar para que se proceda ao julgamento onde a deciso recorrida foi proferida (art. 684-A-3). Prazos a) o recurso independente interpe-se, em regra, no prazo de 30 dias a contar da notificao da deciso ou do conhecimento dela (art. 685-1, 3 e 4). b) se se tratar de processo urgente, o prazo para recorrer de 15 dias (arts. 685-1, 691-5 e 724). c) h prazos diferentes expressamente definidos na lei (art. 685-1). d) se o recurso objectivar a reapreciao de prova gravada, aos prazos aludidos em a), b) e c) acrescem mais 10 dias (art. 685-7). e) o recorrido pode responder alegao em prazo igual ao de que dispuser o recorrente (art. 685-5). f) se o recorrido requerer a ampliao do objecto do recurso (art. 684-A), o recorrente poder responder matria da ampliao nos 15 dias subsequentes notificao do aludido requerimento (art. 685-8). Indeferimento do recurso (art. 685-C): proferido despacho, findos os prazos concedidos s partes para interposio do recurso, ordenando a subida do recurso (n. 1). Todavia, o requerimento de interposio do recurso ser indeferido: a) - se a deciso no admitir recurso; b) - se o requerimento de interposio extemporneo; c) - se se entender que o recorrente no est nas condies legais de poder recorrer; d) se o requerimento no contiver as alegaes; e) se o requerimento, posto contenha as alegaes, nestas o recorrente no tiver formulado concluses (n. 2). A deciso que indefira o recurso pode ser objecto de reclamao para o tribunal que seria o competente para conhecer do recurso, a deduzir em 10 dias a contar da notificao da deciso de

12

indeferimento (art. 688-2), reclamao que apresentada na secretaria do tribunal recorrido (n. 3). O recorrido dispe do prazo de 10 dias para responder reclamao (n. 2). A reclamao autuada por apenso e instruda com o requerimento de interposio do recurso, as alegaes com ele apresentadas, a deciso recorrida e o despacho reclamado (n. 3). A reclamao logo apresentada ao relator e este, em 10 dias, decide, ou admitindo o recurso, ou mantendo o despacho reclamado (n. 4). Porm, se o relator entender que se no encontra suficientemente esclarecido, pode requisitar ao tribunal recorrido os esclarecimentos e as certides que entenda precisos (n. 5). Se o recurso for admitido, o relator requisitar o processo principal ao tribunal recorrido e este deve faz-lo subir no prazo de 10 dias (n. 6). Contedo do recurso (art. 690): a) - sob pena de o recurso ser logo indeferido, o recorrente tem de apresentar, com o requerimento de interposio, a sua alegao (arts. 684-B-2 e 685-C-2-b); b) - com a mesma consequncia, o recorrente tem de formular, na alegao, concluses sintticas, nas quais estabelea os fundamentos por que pede a alterao ou a anulao da deciso (arts. 685-A-1 e 2 e 685-C-2-b); c) se as concluses se revelarem deficientes, obscuras, complexas ou no contiverem a concretizao das normas que se supem ofendidas, ou o sentido que se pretende na sua interpretao e aplicao, ou a meno da norma que se pretende que deveria ter sido aplicada diferentemente da que o foi, o relator convidar o recorrente a complet-las, esclarec-las ou sintetiz-las, no prazo de 5 dias, sob pena de se no conhecer do recurso na parte afectada (art. 685-A-3); d) em 5 dias, poder o recorrido responder ao aditamento ou ao esclarecimento previsto em c) (n. 4); e) ao Ministrio Pblico no se aplicam as regras definidas nas alneas que antecedem, quando recorra por imposio legal (n. 5). II EM ESPECIAL

A OS RECURSOS ORDINRIOS
1 - A APELAO
Pode apelar-se de deciso de tribunal de 1 instncia que (art. 691): a) b) c) d) ponha termo ao processo (n. 1); aprecie do impedimento do juiz (n. 2-a); aprecie a competncia do tribunal (n. 2-b); aplique multa (n. 2-c);

12

e) condene no cumprimento de obrigao pecuniria (n. 2-d); f) ordene o cancelamento de qualquer registo (n. 2e); g) ordene a suspenso da instncia (n. 2-f); h) tenha sido proferida aps a deciso final (n. 2g); i) sendo despacho saneador que no ponha termo ao processo, mas decida do mrito da causa (n. 2-h); j admita ou rejeite meios de prova (n. 2-i; l)- no admita o incidente ou lhe ponha termo (n. 2j); m) se pronuncie sobre a concesso de providncia cautelar, ordene o seu levantamento ou indefira liminarmente o seu requerimento (n. 2-l). Alm disso: n) as decises cuja impugnao apenas com recurso da deciso final seria absolutamente intil (n. 2-m). E o) os casos expressamente previstos na lei (n. 2n). Outras decises que sejam proferidas em tribunal da 1 instncia podero ser impugnadas no recurso que venha a ser interposto da deciso final ou do despacho que se deixou referido em m) (n. 3). Se no houver recurso da deciso final, as decises interlocutrias que tenham interesse para o apelante, independentemente daquela, podero ser impugnadas num recurso nico a interpor depois do trnsito em julgado da referida deciso (n. 4). Prazos: a) em geral, no de 30 dias, como se deixou explicado na parte geral; b) no prazo de 15 dias para os casos das apelaes referidas de b) a h) e j) a o), quando no houver recurso da deciso final e nos processos urgentes (art. 691-5). Regimes de subida (art. 691-A): a) nos autos: 1 as de decises que ponham termo ao processo (n. 1-a); 2 as de decises que suspendam a instncia (n. 1-b); 3 as de decises que indefiram incidente processado por apenso (n. 2-c); 4 as de decises que indefiram liminarmente providncia cautelar, ou a no ordenem (n. 2-d). b) em separado: as demais (n. 2). As apelaes que subam conjuntamente formam um s processo, em separado (n. 3). Para as apelaes que subam em separado, as partes devem indicar, no final das concluses, as peas do processo de que queiram certido para instruo do recurso, e as peas do processo obtidas por via electrnica tm o valor de certido (art. 691-B-1 e 3). Efeitos: a) - devolutivo, em regra (art. 692-1). 12

b) suspensivo do processo nos casos previstos na lei (n. 2); c) suspensivo da deciso (n. 3): 1 a apelao de deciso que ponha termo ao processo nas aces sobre estado das pessoas (art. 692-3-a); 2 a apelao interposta em aces em que seja apreciada a validade, a subsistncia ou a cessao de contratos de arrendamento, com excepo dos arrendamentos de habitao no permanente ou para fins especiais transitrios (art. 692-3-b); 3 a apelao nas aces em que esteja em discusso a posse ou a propriedade de casa de habitao (art. 692-3-b); 4 a apelao de despacho de indeferimento de incidente processado por apenso (art. 692-3-c); 5 a apelao de despacho que indefira liminarmente providncia cautelar, ou a no ordene (art. 692-3-d); 6 a apelao das decises que aplicaram multa, que condenaram no cumprimento de obrigaes pecunirias ou ordenaram o cancelamento de registo (art. 692-3-e); 7 outros casos previstos na lei (art. 692-3f). 8 - Se a parte vencida, ao interpor o recurso, requerer, na alegao, que lhe seja atribudo o efeito suspensivo, por entender que a execuo lhe causar prejuzo considervel, e se oferecer para prestar cauo, caso em que a atribuio do efeito suspensivo fica condicionada efectiva prestao da cauo no prazo que o tribunal fixe (art. 692-4). O apelado pode responder, na sua alegao, quanto ao pedido de atribuio do efeito suspensivo (art. 692-A-2). A atribuio do efeito suspensivo extingue-se se o recurso estiver parado mais de 30 dias por negligncia do recorrente (art. 692A-1). A parte vencedora (apelado) pode, a todo o tempo, requerer a extraco de traslado com indicao das peas que o havero de compor, alm da sentena (art. 693-1). Se o apelado no quiser, ou no puder, requerer a execuo provisria da sentena, e no estiver j garantido por hipoteca judicial, pode requerer, na sua alegao, que o apelante preste cauo (art. 693-2). Juno de documentos: S podem ser juntos com as alegaes (art. 693-B): a) os documentos cuja apresentao no tivesse sido possvel at esta altura; b) os documentos que se destinem prova de factos posteriores aos articulados; c) os documentos cuja juno s se tenha tornado necessria em virtude de facto ocorrido mais tarde (art. 524); d) os documentos cuja juno s se mostre necessria em virtude do julgamento proferido na 1 instncia (art. 693-B); e) nos casos a que se referem as alneas a) a g) e i) a n) do art. 691 (idem).

12

Se houver diversos recorrentes ou recorridos, mesmo que representados por diferentes advogados, nico o prazo para as respectivas alegaes (art. 685-8), ou seja corre imediatamente quanto a todos em paralelo, e cabe secretaria harmonizar entre todos o direito que cada um tem de examinar o processo no aproveitamento desse nico prazo. Julgamento do recurso: 1 - Ao relator cabe deferir todos os termos do processo at final (art. 700-1), designadamente: a) corrigir o efeito atribudo ao recurso; b) corrigir o seu modo de subida; c) convidar ao aperfeioamento das concluses; d) verificar se algo obsta ao conhecimento do recurso; e) julgar sumariamente o recurso quando entenda que simples a questo a decidir, designadamente por j ter sido apreciada de maneira uniforme e repetida, podendo, neste caso, a deciso ser de simples remisso para anteriores decises, das quais juntar cpia (art. 705); f) ordenar diligncias que entenda necessrias; g) autorizar ou recusar a juno de documentos e de pareceres; h) julgar incidentes que tenham sido suscitados; i) decretar a suspenso da instncia; j) julgar extinta a instncia por causa diversa do julgamento; l) julgar findo o recurso por no haver que conhecer dele. A parte que se considere prejudicada por despacho proferido pelo relator, que no seja de mero expediente, pode requerer que sobre a matria abordada recaia um acrdo (art. 700-3). Neste caso, o relator, aps ser ouvida a parte contrria, submeter o assunto conferncia (idem). Do acrdo cabe recurso de revista como disciplinado no art. 721-4. Se o relator entender que no pode conhecer-se do objecto do recurso, antes de assim decidir ter de ouvir cada uma das partes pelo prazo de 10 dias (art. 704-1). Se o relator entender que se deve alterar o efeito do recurso, antes de decidir ter de ouvir as partes no prazo de 5 dias (art. 703-1). Se tais questes tiverem sido levantadas pelas partes na respectiva alegao, o relator apenas ouvir a que no tenha tido oportunidade de responder (arts. 703-2 e 704-2). Alterao da matria de facto (art. 712): A Relao s pode alterar a matria de facto apurada na 1 instncia: a) se o processo contiver todos os elementos de prova que tenham servido de suporte deciso quanto aos factos em causa; b) se, tendo havido gravao da prova, tiver sido impugnada a deciso proferida com base nos depoimentos gravados; c) se os elementos contidos no processo impuserem deciso diferente, insusceptvel de ser destruda por outras quaisquer provas; d) se o recorrente apresentar novo documento, superveniente, que, por si s, seja suficiente para destruir a prova em que assentou a deciso.

12

2 - A REVISTA
Noo: recurso que cabe para o Supremo Tribunal de Justia de acrdo da Relao que tenha conhecido do mrito da causa, mesmo que no tenha posto fim ao processo (art. 721-1). Os acrdos proferidos na pendncia do processo na Relao somente podem ser impugnados no recurso de revista a no ser (art. 7212): a) os acrdos proferidos sobre incompetncia relativa da Relao; b) os acrdos cuja impugnao com a revista seja absolutamente intil; c) demais casos especialmente previstos na lei. No admissvel recurso de revista de acrdo da Relao que confirme, sem voto de vencido, e ainda que merc de fundamento diferente, a deciso da 1 instncia, a no ser que (n. 3 e art. 721A): a) esteja em causa questo cuja apreciao, pela sua relevncia jurdica, seja claramente necessria a uma melhor aplicao do direito; b) estejam em causa interesses de especial relevncia social; c) o acrdo da Relao contradiga um outro, transitado em julgado, proferido por Relao ou pelo Supremo, no domnio da mesma legislao e sobre a mesma questo fundamental de direito e desde que no tenha havido acrdo de uniformizao de jurisprudncia com ele conforme. Nestes casos, e sob pena de rejeio, o recorrente ter de indicar na sua alegao (art. 721-A-2): a) razes justificativas de se tratar duma questo como em a) supra; b) razes demonstrativas de que so de particular relevncia social os interesses em causa; c) os aspectos de identidade que configuram a alegada contradio de julgados, juntando cpia do acrdo-fundamento com o qual o recorrido est em oposio. definitiva a deciso que seja proferida sobre a verificao dos aludidos pressupostos, deciso que cabe ao Supremo Tribunal de Justia (ns. 3 e 4). Fundamentos da revista (art. 722): a) - a violao da lei substantiva, ou por erro de interpretao, ou por erro de aplicao, ou por erro na determinao da norma aplicvel ao caso; b) a violao ou errada aplicao da lei processual; c) - as nulidades j ditas quanto apelao (arts. 668 e 716). No podem ser fundamento da revista o erro na apreciao das provas ou na fixao dos factos materiais, a menos que tenha havido ofensa de disposio expressa que exija certa espcie de prova ou que fixe a fora probatria de certo meio de prova (n. 3).

12

Nestes casos, o processo s baixa Relao quando o Supremo for de entendimento de que possa e deva ser ampliada a deciso quanto a matria de facto (art. 729-3), caso em que o Supremo fixa o direito aplicvel e manda que a causa seja julgada de harmonia com a deciso de direito e pelos mesmos juzes que intervieram na Relao (art. 730). Modos de subida (art. 722-A): a) nos autos revistas interpostas das decises da Relao que tenham conhecido do mrito da causa (n. 1). b) em separado as demais revistas (n. 2). Formar-se- um nico processo com as que subam conjuntamente em separado (n. 3).

Efeito: em regra, o meramente devolutivo. Mas, nas aces sobre o estado de pessoas, tem efeito suspensivo (art. 723-1). Se o recurso tiver efeito suspensivo, o recorrido pode exigir a prestao de cauo pelo recorrente (n. 2); se tiver efeito meramente devolutivo, o recorrido pode requerer que se extraia traslado para executar (n. 3). Regime (art. 724): Regra geral, interposio do recurso no prazo de 30 dias a contar da notificao da deciso recorrida (art. 685-1). Porm: Interposio do recurso no prazo de 15 dias quando se trate: a) de revista de acrdo proferido sobre competncia relativa da Relao; b) de revista de acrdo cuja impugnao com o recurso de revista seria absolutamente intil; c) outros casos especialmente previstos; d) processos urgentes. Julgamento (arts. 726 e segs.): Pode o relator, por iniciativa oficiosa ou a requerimento fundamentado de parte, determinar a realizao de audincia para discusso do objecto do recurso (art. 727-A-1). Na data designada, a audincia no pode ser adiada e ouvirse-o as partes que tenham comparecido (n. 2). aplicvel a acrdo do Supremo o mesmo regime respeitante a nulidades que lhe sejam arguidas (art. 732). Julgamento ampliado para uniformizao da jurisprudncia (arts. 732-A e B): o julgamento do recurso no Supremo em plenrio das Seces Cveis, quando (art. 732-A): a) - o Presidente do Supremo o determine at prolao do acrdo; e b) - isso se mostre necessrio ou conveniente para assegurar uniformizao de jurisprudncia (n. 1).

13

Pode ser requerido pelas partes, nas respectivas alegaes de recurso, e deve ser proposto pelo relator ou pelos adjuntos ou pelos presidentes das Seces Cveis ou pelo Ministrio Pblico (n. 2). Tem lugar quando seja de prever a possibilidade ou probabilidade de mudar a orientao jurisprudencial, esta definida por uma corrente significativa de decises, caso em que o relator ou qualquer dos adjuntos deve obrigatoriamente prop-lo (art. 732-A-3).

3 - RECURSO PER SALTUM


Recurso que se poder interpor directamente da 1 Instncia para o Supremo, quando (art. 725-1): a) - o valor da causa for superior alada da Relao; b) o valor da sucumbncia seja superior a metade da alada da Relao; c) - as partes, nas suas alegaes, circunscrevam o objecto do recurso deciso de questes de direito; d) - as partes no impugnem decises interlocutrias quando a revista tenha sido de acrdo da Relao que conheceu do mrito da causa. A parte contrria ouvida quanto a esta pretenso pelo prazo de 10 dias e ser definitiva a deciso do Juiz que indefira ao requerido e determine que o recurso v para a Relao (n. 2). O recurso, quanto aos efeitos, processa-se como o de apelao (n. 3). Por outro lado, o processo voltar ao tribunal recorrido tambm se o relator entender que as questes suscitadas ultrapassam o mbito prprio da revista, deciso que definitiva (n. 4). De deciso do relator que admita o recurso per saltum pode haver reclamao para a conferncia (n. 5).

B OS RECURSOS EXTRAORDINRIOS
4 - O RECURSO PARA UNIFORMIZAO DE JURISPRUDNCIA (arts. 763
e segs.) Pode ser interposto pelas partes para o pleno das Seces Cveis do Supremo Tribunal de Justia quando este proferir acrdo que esteja em contradio com outro j proferido por ele no domnio da mesma legislao e sobre a mesma questo fundamental de direito (art. 763-1). Contudo, no ser admitido o recurso se a orientao perfilhada no acrdo recorrido estiver de acordo com jurisprudncia uniformizada do Supremo (n. 3). Pode ainda ser interposto pelo Ministrio Pblico, mesmo quando no seja parte na causa (art. 766). 13

Se o Ministrio Pblico no for parte, o recurso no ter nenhuma influncia na causa e destina-se somente emisso de acrdo de uniformizao sobre o conflito de jurisprudncia. Prazos: No de 30 dias a contar do trnsito em julgado do acrdo recorrido (art. 764-1). O recorrido ter igual prazo para resposta alegao do recorrente, a contar da data em que a apresentao desta lhe tenha sido notificada (n. 2). Como se interpe: Autuado por apenso (art. 765-1). O requerimento de interposio deve conter a alegao. Nesta devero identificar-se os elementos que determinam a contradio alegada de julgados. Tambm na alegao o recorrente ter de concretizar a violao que imputa ao acrdo recorrido. O recorrente deve juntar cpia do acrdo anteriormente proferido pelo Supremo que estar em oposio com o recorrido (n. 2). Efeito: O meramente devolutivo (art. 768). Processado: Feitas as alegaes, o processo vai concluso ao relator para exame preliminar (art. 767-1). O relator rejeitar a o recurso: * se tiver sido interposto fora do prazo, * se no contiver a alegao, * se o recorrente no identificou os elementos determinantes da alegada contradio, * se no concretizar a violao imputada ao acrdo recorrido, * se o recorrente no juntar cpia do acrdo anterior em oposio, * se entender que no existe a alegada oposio, * se a orientao perfilhada no acrdo recorrido estiver de acordo com jurisprudncia uniformizada do Supremo. O recorrente pode reclamar para a conferncia da deciso do relator (n. 2). irrecorrvel o acrdo da conferncia (n. 4), mas o pleno das Seces Cveis, ao julgar o recurso, poder decidir em sentido inverso.

5 O RECURSO DE REVISO (arts. 771 e segs.)


Quando pode ter lugar (art. 771): a) - se houve, depois do trnsito em julgado da sentena a rever, sentena, transitada em julgado, da qual resulte que se provou que aquela deciso resultou de crime praticado pelo Juiz no exerccio das suas funes;

13

b) - se se verificou, tambm depois daquele aludido trnsito, a falsidade de documento ou acto judicial de depoimento ou de declaraes de peritos ou rbitros que tero determinado a deciso a rever, no tendo a matria sido objecto de discusso nessa causa; c) - quando, ulteriormente ao mesmo trnsito, tenha surgido documento, no conhecido antes, que, s por si, leve a modificar a deciso a rever e em sentido mais favorvel parte vencida; d) - quando, por sentena transitada, tenha sido declarada a nulidade ou a anulabilidade de confisso, desistncia ou transaco em que a sentena a rever se baseia; e) - quando, decorrendo a aco e a execuo revelia absoluta, se verifique que houve falta de citao ou nulidade da citao feita; f) - quando a deciso a rever seja inconcilivel com deciso definitiva de instncia internacional de recurso a que esteja vinculado o Estado Portugus; g) quando o litgio assente sobre acto simulado das partes e o tribunal no tenha feito uso do poder que lhe dado pelo art. 665, por se no ter apercebido dessa fraude. Em todas as situaes, deciso j transitada em julgado. o recurso interposto de

Onde se interpe: no tribunal onde correu o processo em que foi proferida a deciso a rever (art. 772-1). Prazo de interposio: no pode ser interposto se tiverem decorrido mais de 5 anos sobre o trnsito em julgado da deciso a rever (art. 772-2). interposto no prazo de 60 dias contados: 1) - do trnsito em julgado da deciso a que se alude em a); 2) - desde que se tornou definitiva a deciso em que se funda a reviso, para a hiptese de f); 3) desde o conhecimento da sentena pelo recorrente, para a hiptese de g); 4) nos restantes casos, desde a data em que o recorrente obteve o documento ou teve conhecimento do facto fundamento da reviso. Se se tratar de caso em que o recorrente seja terceiro incapaz que interveio no processo como parte mas atravs de legal representante (art. 680-3, segunda parte), o prazo no finda nunca antes de ter decorrido um ano sobre a aquisio da capacidade pelo incapaz, ou sobre a mudana do seu representante legal (n. 3). Se, todavia, se verificar demora anormal na tramitao da causa na qual se funda a reviso, e isso criar risco de caducidade, o

13

interessado poder interpor recurso mesmo antes de naquela ser proferida deciso, mas tem de requerer desde logo a suspenso da instncia no recurso, at que essa deciso transite em julgado (art. 772-4). Efeito: Meramente devolutivo (art. 774-4). Tramitao (art. 773): - por apenso; - o recorrente ter de alegar os factos constitutivos do fundamento do recurso; - na hiptese de se basear em simulao processual, o recorrente dever indicar o prejuzo dela resultante para si (n. 1); - nas hipteses de a), c), f) e g) do art. 771, o recorrente ter de, com a alegao, juntar certido ou da deciso ou do documento em que se funde o recurso (n. 2); - h lugar a despacho liminar que pode indeferir o recurso (art. 774-1): - se ele no vier instrudo como se deixou dito; - se se reconhecer que no existe motivo para a reviso. - se o recurso for admitido, notificado pessoalmente o recorrido para, em 20 dias, responder (n. 2). - o recebimento do recurso no suspende a execuo da deciso recorrida (n. 3). - logo em seguida apresentao da resposta do recorrido, ou esgotado o prazo para apresentao dela, o tribunal conhece do fundamento da reviso aps a observncia das diligncias que se considerem necessrias (art. 775-1), mas - nos casos de b), d) e g) do art. 771 seguir-se-o os termos do processo sumrio. - se for julgado procedente o fundamento da reviso, a deciso revidenda revogada, e: a) no caso de e) do art. 771, so anulados os termos do processo posteriores citao do ru e determina-se que este seja citado (art. 776-1-a); b) nos casos de a), c) e f) do art. 771, proferida nova deciso aps feitas as diligncias entendidas como absolutamente necessrias, e ambas as partes dispem de 20 dias para apresentao de alegaes escritas (art. 776-b); c) nos casos de b) e d) do art. 771, ordena-se a observncia dos termos necessrios para a causa ser de novo instruda e julgada, aproveitando-se do processo o que no tenha sido prejudicado pelo fundamento da reviso (art. 776-c). - na hiptese de g) do art. 771, ser anulada a deciso recorrida se for julgado procedente o fundamento da reviso (n. 2).

13

- da deciso, ou decises, que sejam proferidas, cabem os recursos ordinrios normais que caberiam na aco onde foi proferida a deciso revidenda (art. 772-5). Consequncias na execuo da deciso revidenda: O recebimento do recurso no a suspende (art. 774-3). Todavia, nem o exequente, nem qualquer credor poder ser pago em dinheiro ou em quaisquer bens sem que preste cauo (art. 777).

DESENVOLVIMENTO DA INSTNCIA NO PROCESSO SUMRIO DE DECLARAO


Articulados: a) - Petio inicial - como no processo ordinrio. b) - Contestao - como no processo ordinrio, mas: - a apresentar em 20 dias a contar da citao (art. 783). ADVERTNCIA VEJA NO FINAL PROCESSO EXPERIMENTAL. c) - No h rplica, mas pode haver: 1 - Resposta contestao (art. 785): - se tiver sido deduzida excepo na contestao, - para abordagem apenas da matria de defesa excepo, - a apresentar em 10 dias contados da notificao da contestao. 2 - Outra Resposta (art. 786): - reconveno, ou - contestao, se a aco for de simples apreciao negativa; - a apresentar notificao da contestao. Sequncia: - se os factos reconhecidos, em consequncia de falta de contestao, determinam a procedncia do pedido, o Juiz pode limitarse a condenar o ru no pedido com simples adeso aos fundamentos invocados na petio pelo A. (art. 784); - a audincia preliminar s se faz se a complexidade da causa ou a necessidade de funcionamento do princpio do contraditrio o exigirem (art. 787-1); - se for manifestamente simples a seleco da matria de facto controvertida, ou se, no havendo lugar a audincia preliminar, o juiz pode no proceder fixao da base instrutria (art. 787-1 e 2); - se no houve lugar ao saneamento e condensao do processo, o juiz manda notificar as partes para, em 15 dias, 13 no prazo de 20 dias contados da

por

apresentarem rol de testemunhas, requererem outras provas ou alterarem o rol que que tenham includo nos articulados, e requererem, querendo, a gravao da audincia final (arts. 787-3 e 791-1 e 2), mas - o rol de testemunhas tem o limite de dez; - a cada facto s podem ser indicadas 3 testemunhas (art. 789).

DESENVOLVIMENTO DA INSTNCIA NO PROCESSO SUMARSSIMO DE DECLARAO


"Articulados": - petio, sem necessidade de forma articulada, j com incluso das provas a produzir, inclusive rol de testemunhas, com o mximo de 6 (arts. 793 e 796-1); - contestao no prazo de 15 dias a contar da citao, a qual tambm deve incluir as provas, se rol de testemunhas, tambm no mximo de 6 (arts. 794-1 e 796-1); - a contestao notificada ao A. (art. 794-2). Sequncia: - se as partes estiverem presentes ou representadas por advogado, o juiz procurar concili-las (art. 796-1); - a falta de alguma das partes ou de seus mandatrios, mesmo justificada, no motivo de adiamento da audincia final, e cabe ao Juiz decidir ou pelo adiamento ou pela suspenso da audincia, se faltaram testemunhas convocadas (art. 796-2); - as testemunhas so apresentadas pelas partes a menos que elas tenham requerido a notificao delas (art. 796-4) e inquiridas pelo Juiz quando no haja mandatrio constitudo ou este faltar (art. 796-3); - as testemunhas so inquiridas pelos mandatrios judiciais, se os houver e comparecerem (art. 796-3); - no cabe recurso da sentena a no ser com fundamento em violao de regras da competncia internacional, em razo da matria ou da hierarquia, ou em ofensa de caso julgado, casos em que se pode recorrer de agravo para a Relao (art. 800).

O PROCESSO SIMPLIFICADO
Encontra-se regulado no Dec.-Lei n. 211/91, de 14 de Junho. No pode ser usado em aces que tenham por objecto direitos indisponveis (art. 1). Existe uma nica petio subscrita pelos mandatrios das partes, se for obrigatrio o patrocnio. \ A petio, que deve obedecer aos requisitos de toda a petio inicial, e nela: 13

a) - as partes formularo as suas pretenses; b) - indicaro os factos sobre os quais esto de acordo, desde que se no trate de factos acerca dos quais o acordo seja legalmente impossvel, ou factos para cuja prova exige certo documento; c) - indicaro os factos controvertidos; d) - tomaro posio quanto a questes de direito; e) - requerero logo as provas que querem produzir (art. 2-1). As testemunhas so apresentadas pela parte que as indicou (art. 2-2), mas, excepcionalmente, pode haver lugar a carta precatria para as ouvir (art. 2-3).

PROCESSO DE INJUNO

Encontra-se regulado no regime aprovado pelo Dec.-Lei n. 269/98, de 1 de Setembro, com alteraes que foram introduzidas pelos Decs.-Lei ns. 383/99, de 23 de Setembro, 183/00, de 10 de Agosto, 323/01, de 17 de Dezembro, 32/03, de 17 de Fevereiro, 324/03, de 27 de Dezembro, 107/05, de 1 de Julho, e Lei n. 14/06, de 26 de Abril. A Injuno confere fora executiva ao requerimento que visa obter o cumprimento efectivo de obrigaes pecunirias emergentes de contratos de valor no superior ao da alada da Relao ou das obrigaes emergentes de transaces comerciais abrangidas pelo Dec.-Lei n. 32/03, de 17 de Fevereiro (art. 7). O Dec.-Lei n. 32/03 transps para a ordem jurdica portuguesa a Directiva n. 35/CE/2000 do Parlamento Europeu, assim como a do Conselho de 29 de Junho (art. 7). So transaces comerciais para os efeitos do Dec.-Lei n. 32/03: quaisquer transaces entre empresas ou entre estas e entidades pblicas, qualquer que seja a respectiva natureza, forma ou designao, que dem origem ao fornecimento de mercadorias ou prestao de servios contra uma remunerao (art.3-a). O pedido de injuno apresenta-se na Secretaria do tribunal do lugar do cumprimento da obrigao ou na do domiclio do devedor, opo do credor (art. 8-1), mas, se existirem tribunais de competncia especializada ou de competncia especfica, devero ser respeitadas as respectivas regras de competncia (art. 8-2). Podero ser criadas secretarias judiciais ou secretariasgerais para assegurarem a tramitao do procedimento de injuno (art. 8-4). O procedimento passa por uma fase declarativa na qual se observa o princpio do contraditrio. O requerimento apresentado na Secretaria Judicial aqui se entregando em suporte de papel ou em ficheiro informtico ou a ela se remetendo pelo correio sob registo (Portaria n. 809/05, de 9 de Setembro, art. 1). O formato e suporte do ficheiro informtico podem ser encontrados na pgina informtica de acesso pblico com o endereo www.tribunaisnet.mj.pt.

13

utilizado modelo prprio aprovado por Portaria do Ministro da Justia, que actualmente a Portaria n. 808/05, de 9 de Setembro, e conter (art. 10-1): a) - a identificao da secretaria a que se dirige; b) - a identificao das partes; c) - a indicao do local onde a notificao deve ser feita; d) - a exposio sucinta dos factos que fundamentem a pretenso; e) - a formulao do pedido, discriminando o valor de capital, de juros vencidos e doutras quantias que sejam devidas; f) - a indicao da taxa de justia paga; g) indicao, se for esse o caso, de que se trata de transaco comercial abrangida pelo Dec.-Lei n. 32/03; h) a indicao do domiclio do requerente e do seu endereo de correio electrnico, se pretender receber comunicaes e notificaes atravs deste meio; i) a indicao de pretender que o processo v a distribuio no caso de se frustrar a notificao; j) a indicao de qual ser o tribunal competente para apreciao dos autos, se estes forem apresentados distribuio; l) a indicao de que pretenda que a notificao se faa por solicitador de execuo ou por mandatrio judicial e, caso afirmativo, indicao do seu nome e domiclio profissional; m) ser assinado. Sequncia: a) durante o procedimento de injuno no se podem alterar os elementos que ficaram a constar do requerimento, designadamente o pedido (art. 10-3); b) se o requerente fizer indicao de endereo electrnico seu, as comunicaes e notificaes da secretaria ser-lhe-o feitas por essa via (art. 10-5); c) o requerimento pode ser subscrito por mandatrio judicial e, para o legitimar, bastar fazer-se nele a meno da existncia do mandato e do domiclio profissional do mandatrio (art. 10-6); d) o requerimento s pode ser recusado (art. 11):

13

- se no se mostrar endereado secretaria judicial competente ou no indicar o tribunal competente se os autos vierem a ser apresentados a distribuio; - se omitir a identificao das partes; - se no contiver o domiclio do requerente; - se no mencionar o lugar da notificao do devedor; - se no se mostrar assinado; - se no se mostrar redigido em portugus; - se no for apresentado no modelo prprio; - se se no mostrar que foi feito o pagamento da taxa devida; - se o valor for superior alada da Relao e dele no constar a indicao de que se trata de transaco comercial abrangida pelo Dec.Lei n. 32/03; - se o pedido se no ajustar ao montante ou finalidade do procedimento; f) da recusa cabe reclamao para o juiz, que ser o de turno se no tribunal houver mais que um (art. 11-2); g) - recebido o requerimento, o secretrio judicial notifica o requerido, por carta registada e com A/R, que, porm, ser com uso de mera carta simples quando exista domiclio convencionado, para que ele, em 15 dias, pague ao requerente a importncia pedida, acrescida da taxa de justia por este paga, ou para, no mesmo prazo, deduzir oposio (arts. 12-1, 12-A-1 e 1-2); h) a notificao conter (art. 13): - os elementos constantes das alneas a a i do art. 10-2; - a indicao do prazo para oposio e sua forma de contagem; - a advertncia de que, se no for feito o pagamento ou no for deduzida a oposio, ser aposta frmula executria ao requerimento, o que facultar ao requerente a possibilidade de intentar execuo; - a advertncia de que, no realizando o pagamento do pedido e da taxa de justia paga pelo requerente, sero ainda devidos juros de mora desde a data de apresentao do requerimento e ainda juros da taxa anual de 5% a contar da data de aposio da frmula executria; - a indicao de que a oposio com falta de fundamento que o oponente no deveria ignorar determinar a condenao em multa de valor igual a duas vezes a taxa de justia devida na aco declarativa. i) - se se frustrou a notificao do requerido e o requerente no tiver feito a indicao de que pretende que os autos sejam apresentados distribuio, a secretaria devolve o expediente ao requerente; j) se no houver oposio, o Judicial ape no requerimento a carga Este documento executiva" (art. 14-1); Secretrio tem fora

l) - o Secretrio Judicial s pode recusar a aposio dessa carga se o pedido se no ajustar ao montante ou finalidade do procedimento e dessa recusa cabe reclamao para o juiz (art. 14-3 e 4); m) - aposta a frmula executria, devolvido ao requerente, pela secretaria, todo o expediente respeitante injuno (art. 14-5); conseguida a n) notificao do se houver oposio, ou requerido e o requerente se no indicara foi que 13

pretende que o processo v a distribuio, ou se se suscitar questo sujeita a deciso judicial, o Secretrio apresenta os autos distribuio imediata (art. 16); o) tratando-se de hiptese em que se frustrara a notificao do requerido, os autos s so conclusos ao juiz depois de o ru ter sido citado (art. 17-2); p) com a apresentao do requerimento de injuno h lugar ao pagamento imediato de taxa de justia, que de de UC se o pedido for de valor inferior a 1.875,00, de UC se o valor for igual ou superior a 1.875,00 e inferior a 3.750,00, de 1 UC se o valor for igual ou superior a 3.750,00 e inferior a 15.000,00, ou de 2 UCs. quando o valor seja igual ou superior a 15.000,00 (art. 19-1); q) se o procedimento tiver valor superior a 30.000,00, acresce s 2 UCs., por cada 15.000,00 ou fraco, e at ao limite mximo de 250.000,00, metade da UC (art. 19-2); r) se o procedimento seguir como aco, sero devidas custas como no CCJ (art. 19-3); s) at deduo de oposio ou at ao termo do prazo em que ela poderia ter sido apresentada, o requerente pode desistir do procedimento (art. 15-A-1); t) se houver desistncia do pedido, a secretaria devolver ao requerente o expediente, e notificar dessa desistncia o requerido se este j foi notificado do requerimento de injuno (art. 15-A-2).

H, como se disse, lugar ao pagamento de taxa de justia, prvio apresentao. Ela pode ser paga atravs de estampilha, numerrio, cheque visado ou sistema electrnico (Portaria n. 810/2005, de 9 de Setembro) e nas secretarias judiciais em que seja possvel o franquiamento mecnico ou informtico, o seu pagamento pode fazer-se em numerrio, cheque visado ou sistema electrnico. Se o requerimento de injuno for apresentado em ficheiro informtico, o pagamento tambm poder ser realizado por depsito em conta. A estampilha utilizvel para pagamento da taxa devida do modelo que saiu em anexo citada Portaria n. 810.

PROCESSO EXPERIMENTAL

Tendo em vista descongestionar o volume de pendncias em Juzo em certos tribunais, o Dec.-Lei n. 108/2006, de 8 de Junho, aprovou um regime processual experimental que o aplicvel: a)- s aces declarativas cveis a que no corresponda processo especial, b) s aces especiais para o cumprimento de obrigaes pecunirias emergentes de contratos (art. 1). Entrou em vigor em 16 de Outubro de 2006.

14

Este regime aplica-se apenas nos tribunais que sejam elencados em Portaria do Ministrio da Justia (art. 21-1), e quanto s aces e procedimentos cautelares intentados, assim como s aces apresentadas a distribuio a partir de processos de injuno, tudo a partir de 16 de Outubro de 2006 (art. 22). A Portaria n. 955/2006, de 13 de Setembro, designou como tribunais nos quais deve ser usado este processo os Juzos de Competncia Especializada Cvel da comarca de Almada, os Juzos Cveis e os Juzos de Pequena Instncia Cvel da comarca do Porto e os Juzos de Competncia Especializada Cvel da comarca de Seixal. Trata-se, porm, dum regime que ir ser reavaliado ao fim do prazo de dois anos (art. 20-2) e no qual cabe ao juiz a direco do processo ao nvel de adequar a tramitao processual ao caso, de evitar a prtica de actos que se ante-olhem inteis e de agilizar o processado (art. 2). Em geral: a) a distribuio diria (art. 4-1); b) os actos processuais, mesmo os que as partes devam praticar por escrito, so praticados electronicamente (art. 3); c) a citao edital faz-se por publicao de anncio em pgina informtica de acesso pblico, quando o ru tenha sido indicado como ausente em parte incerta, haver tambm afixao de edital na porta da sua ltima residncia no Pas, e, se a citao edital for causada por incerteza das pessoas a citar ou estas sejam herdeiras ou representantes de pessoa falecida, outro edital ser afixado na porta da ltima residncia do falecido, se for conhecida, e no Pas (art. 5-1, 2 e 3); d) h lugar possibilidade de agregao de aces para a prtica de actos processuais em conjunto (arts. 6 e 7), quando se verifique haver os pressupostos de litisconsrcio, de coligao, da oposio ou da reconveno; e) a agregao de aces pode ser determinada a requerimento de parte ou por iniciativa oficiosa do juiz.

Processado: a) contestao a apresentar no prazo de 30 dias a contar da citao (art. 8-2), sendo admissvel, entre outras formas de citao, a citao edital (veja supra c)); b) s h lugar a resposta contestao, a apresentar no prazo de 30 dias a contar da notificao da contestao, quando, nesta, tenha sido deduzida reconveno ou quando a aco seja de simples apreciao negativa (art. 8-3); c) quando o patrocnio judicirio no for obrigatrio, os articulados no precisam de revestir a forma articulada (art. 8-4); d) com os articulados que as partes devem requerer a gravao da audincia final ou a interveno do tribunal colectivo, apresentar o rol de testemunhas (no alm de 10), com discriminao dos factos a que cada uma depor (no mximo, 3 a cada facto), e requerer outras provas (arts. 8-5 e 11-1 e 3); e) se for deduzida reconveno, podem arrolar-se mais 10 testemunhas para prova dos respectivos factos ou factos de oposio a esta (art. 11-2);

14

f) a parte a quem seja oposto o ltimo articulado admissvel poder, em 10 dias a contar da notificao deste, alterar o seu requerimento probatrio (art. 8-5); g) facultado s partes apresentar petio conjunta, para saneamento (art. 9-1 e 2); h) se o autor notificar, sob registo postal, a pessoa que pretende demandar, antes de propor a aco, tendo em vista apresentao de petio conjunta e cumprindo esta notificao os requisitos legais, e o notificado recusar a apresentao de petio conjunta ou nada responder em 15 dias a contar da notificao, implicitamente renuncia ao direito de compensao e reembolso das custas de parte a cargo da parte que vier a ficar vencida, e, se o autor for o vencedor, a procuradoria a que ter direito fixada no mximo legal (art. 9-3 e 4); i) tem carcter urgente o processo introduzido por petio conjunta (art. 9-5); j) o juiz profere despacho saneador, nele conhecendo logo das excepes dilatrias e das nulidades suscitadas pelas partes ou de que deva oficiosamente conhecer, assim como do mrito da causa, se o estado desta o permitir (art. 10-1); k) se a causa no puder ser desde logo decidida, o juiz ordena a prtica dos actos e diligncias necessrios, designadamente a convocao de audincia preliminar para seleco da matria de facto ou exerccio do contraditrio e marcao de data para a audincia final (art. 10-2); l) so as partes quem tem de providenciar pela comparncia das testemunhas na audincia, a menos que, no requerimento de prova, tenham pedido a notificao delas ou a sua inquirio por tele-conferncia (art. 11-5); m) h a admissibilidade de apresentao dos depoimentos por escrito (art. 12); n) alm da hiptese que se referiu em h), o processo tambm passar a ter carcter de urgente quando as partes apresentem acta de inquirio por acordo de todas as testemunhas arroladas (art. 13); o) a menos que exista justo impedimento, a falta de parte ou de mandatrio audincia no motivo para adiamento desta (art. 14-1); p) na sentena decide-se a matria de facto, o que pode ser feito por simples remisso para as peas onde se contenha, e limita-se parte decisria, aps a identificao das partes e sumria fundamentao do julgado (art. 15-1 e 2). Se houver procedimento cautelar, e dele constarem os elementos necessrios definitiva resoluo do caso, ouvidas as partes, poder o tribunal antecipar o juzo acerca da causa principal (art. 16). As regras referidas como gerais so aplicveis aos procedimentos cautelares assim como s aces declarativas com processo especial (art. 17).

O Modelo de notificao para apresentao conjunta da petio deste processo o aprovado pela Portaria n. 1096/2006, de 13 de Outubro. A citao edital a que se refere o art. 5 do Dec.-Lei n. 108/2006 est regulamentada pela Portaria n. 1097/2006, de 13 de Outubro: o stio da Internet de acesso pblico tem o endereo http://www.tribunaisnet.mj.pt e o anncio deve especificar a aco, indicar o autor e o pedido deduzido, o tribunal onde corre o processo,

14

juzo e seco, o prazo para a defesa, a dilao e a cominao, a data da publicao e a explicitao de que o prazo para apresentao da defesa s comear a correr finda a dilao e esta se contar a partir da data de publicao do anncio.

ADVERTNCIA - a consulta destes tpicos de maneira alguma dispensa a anlise e estudo das disposies do Cdigo de Processo Civil e demais legislao conexa.

14

14

Potrebbero piacerti anche