Sei sulla pagina 1di 9

Michael, O Mensageiro de Cristo - Festas Crist

Rudolf Steiner

Londres, 2 de Maio de 1913

O Mistrio do Glgota o mais difcil de se compreender de todos os Mistrios, mesmo para aqueles que alcanaram um estgio avanado no conhecimento oculto. Entre todas as verdades dentro do mbito do pensamento humano esta a que pode mais facilmente ser mal compreendida.

Isto se d porque o Mistrio de Glgota foi um evento nico em toda a evoluo da terra e da humanidade, um poderoso impulso que nunca havia sido dado da mesma forma e que nunca se repetir de maneira semelhante. O pensamento humano sempre busca um termo de comparao atravs do qual fatos possam ser compreendidos, mas o que incomparvel desafia qualquer comparao e porque nico ser muito difcil se compreender.

O Mistrio do Glgota no deve ser visto como um evento separado da evoluo da humanidade, como se ele fosse levado em considerao somente pela sua durao de 33 anos. Precisamos nos lembrar que ele morreu na 4 poca ps-atlntica, a poca da civilizao Greco- Latina, e que ele foi preparado por todo o perodo de desenvolvimento do antigo povo Hebreu. O que aconteceu na humanidade durante a 4 poca foi da maior importncia para o Mistrio do Glgota; assim tambm foi o culto de Jahve que era praticado entre os antigos Hebreus. , portanto, fundamental considerar a natureza do Ser que revelou naquele tempo sob o nome Jahve ou Jehovah...

Acima de tudo, o fator evoluo no deve deixar de ser considerado quando pensamos no nome Jahv ou Jehovah, especialmente em relao ao nome de Cristo. At no Novo Testamento encontraremos e em meus livros tenho sempre me referido a isto que em Jehovah o Cristo se revelou na medida em que isso era possvel ser feito antes do Mistrio do Glgota.

1/9

Michael, O Mensageiro de Cristo - Festas Crist

Se quisermos fazer uma comparao entre Jehova e Cristo, podemos bem faz-la se tomarmos a luz solar e a luz lunar como ilustrao. O que a luz solar, o que a luz lunar? Elas so uma e a mesma e, no entanto so bem diferentes. A luz solar flui a partir do sol, mas a luz lunar refletida de volta pela luz lua. D a mesma forma, Cristo e Jehovah so um e o mesmo. O Cristo como a luz solar, Jehovah como a luz do Cristo refletida, de tal forma que a luz do Cristo podia se revelar na terra sob o nome de Jehovah, antes que o Mistrio de Glgota tivesse acontecido. Quando contemplamos um

Ser to sublime como Jehovah Cristo devemos buscar seu verdadeiro significado nas prprias alturas do mundo supra-sensvel. Na realidade, uma presuno abordar um tal Ser com os conceitos do cotidiano.

Os antigos Hebreus buscaram uma soluo para essa dificuldade. Apesar de inadequado, o pensamento humano fez esforos para formar uma idia deste Ser sublime. A ateno no foi dirigida diretamente para Jehovah ( um nome que em si prprio continha o inexprimvel ), mas ao Ser que nossa literatura Ocidental se refere pelo nome de Michael. Naturalmente, muita incompreenso pode surgir a partir desta afirmao, mas isto inevitvel. Pode-se dizer, Isto evocar os preconceitos dos cristos; outra no sentir nenhuma ligao quanto a isso. No entanto, o Ser que podemos denominar Michael, que pertence Hierarquia dos Arcanjos no importa que nome possamos lhe dar este Ser de fato existe. H muitos seres deste mesmo nvel hierrquico, mas este Ser em particular, que conhecido esotericamente pelo nome de Michael, to superior aos seus companheiros como o Sol para os planetas Vnus, Marte, Jpiter, Mercrio, Saturno e assim por diante.

Michael o mais eminente, o Ser mais significativo na Hierarquia dos Arcanjos. Os antigos os chamavam o Semblante de Deus. Assim como os seres humanos se revelam por seus gestos e expresses de suas faces, assim na mitologia antiga se compreendia Jehovah revelando-se atravs de Michael. Jehovah se fez conhecer aos iniciados Hebreus de tal forma que eles perceberam algo que nunca antes tinham podido abarcar com suas foras comuns de compreenso, ou seja, que Michael era verdadeiramente o semblante de Jehovah. Assim os antigos Hebreus falavam de Jehovah Michael: Jehovah era inatingvel inabordvel, aos seres humanos, assim como os pensamentos, tristeza e preocupao de uma pessoa ficam escondidos atrs de sua fisionomia exterior, Michael era a manifestao exterior de Jahv ou Jehovah, assim como a manifestao do Eu num ser humano pode ser reconhecida na fronte ou semblante.

Podemos, portanto, dizer que Jehovah se revelou atravs de Michael, um dos Arcanjos. O

2/9

Michael, O Mensageiro de Cristo - Festas Crist

conhecimento do Ser descrito acima Jehovah no era restrito aos antigos Hebreus, mas era muito mais espalhado. De fato, se investigamos os ltimos 500 anos antes da era Crist, encontraremos que durante todo esse perodo a revelao era dada atravs de Michael. Essa revelao pode ser descoberta sob outra forma em Plato, Scrates, Aristteles, na filosofia grega, mesmo nas antigas tragdias gregas, durante cinco sculos antes do evento do Glgota.

Com a ajuda do conhecimento oculto quando tentamos lanar luz sobre o que de fato aconteceu, podemos dizer que Cristo Jehovah o Ser que tem acompanhado a humanidade atravs de todo o curso da evoluo. E durante as pocas sucessivas, Cristo Jehovah sempre Se revelam atravs de diferentes Seres da mesma categoria que Michael. Mas em pocas diferentes ele escolhe um semblante diferente, por assim dizer, para voltar humanidade. E de acordo com o Ser da Hierarquia dos Arcanjos que escolhido como mediador entre Cristo jehovah e a humanidade, idias, concepes, impulsos de sentimentos,impulsos de vontade largamente diferentes so revelados aos seres humanos. Num certo sentido, todo perodo ao redor do Mistrio do Glgota pode ser descrito como poca de Michael, e Michael pode ser visto como o mensageiro de Jehovah.

Durante o perodo que recebeu o Mistrio do Glgota por quase quinhentos anos e que continuou muitas dcadas aps, a forma dominante da cultura levou o selo de Michael. Atravs de seu poder ele verteu para a humanidade o que era destinado a ser transmitido naquele tempo. E ento vieram outros Seres que eram igualmente Inspiradores da humanidade desde o mundo espiritual outros seres do nvel dos Arcanjos. No entanto, como foi dito, Michael era o maior, o mais poderoso entre eles. Assim uma poca de Michael sempre a mais significativa, ou uma das mais significativas que podem ocorrer na evoluo humana. Pois as pocas dos diferentes Arcanjos se repetem; e um fato da maior importncia que cada um dos Arcanjos confere a poca seu carter fundamental. Estes Arcanjos so lderes de diferentes naes e povos, mas porque eles so lderes de pocas particulares, e porque eles tambm foram lderes em tempos passados, eles se tornam num certo sentido tambm os lderes da humanidade como um todo.

No que diz respeito a Michael, uma mudana aconteceu agora. O prprio Michael atingiu um patamar posterior em seu desenvolvimento. Isto tem enorme importncia, pois de acordo com o acontecimento oculto, nas ltimas dcadas entramos numa nova poca inspirada pelo mesmo Ser que inspirou a poca durante a qual aconteceu o Mistrio do Ggota. Desde o fim do sculo XIX, ento, Michael pode ser visto como o dirigente da poca.

Para entender isto, temos que olhar o Mistrio do Glgota sob outro ponto de vista e nos

3/9

Michael, O Mensageiro de Cristo - Festas Crist

perguntarmos: O que, neste Mistrio, de importncia capital? O fato de suprema importncia que o Ser que leva o nome de Cristo passou atravs do Mistrio do Glgota e pelo portal da morte naquele tempo. Nunca, atravs de toda a evoluo da terra, algum poder falar sobre o Mistrio do Glgota sem considerar o fato que Cristo passou pela morte este o verdadeiro cerne do Mistrio...

A morte no existe pra nenhum Ser que pertena s elevadas Hierarquias, com exceo do Cristo. Mas para um Ser supra-sensvel tal como o Cristo ser capaz de passar pelo portal da morte, este Ser deve primeiro descer a Terra. E o fato de imensurvel significado no Mistrio do Glgota que um Ser que nunca poderia ter experimentado a morte, no mbito de sua prpria vontade, tenha descido Terra a fim de passar pela experincia relacionada inerentemente humanidade. Portanto uma conexo interior foi criada entre a humanidade terrestre e o Cristo, pelo fato o Ser - Cristo ter passado pela morte a fim de compartilhar este destino com a humanidade. Como eu j enfatizei, esta morte foi da maior importncia possvel, especialmente para o atual perodo evolucionrio da terra. Um Ser de natureza nica, que at ento era somente csmico, foi unido atravs do Mistrio do Glgota, pela morte do Cristo, evoluo da terra. No tempo do Mistrio do Glgota, Ele penetrou no verdadeiro processo da evoluo terrestre. Isto no tinha acontecido antes daquele evento, pois Ele ento pertencia somente aos cosmos; mas atravs do Mistrio do Glgota Ele desceu do cosmos e se incorporou a terra. Desde ento Ele vive na terra, est unido terra de tal forma que Ele vive nas almas humanas e vivencia a vida terrestre com os seres humanos.

Portanto todo o perodo anterior ao Mistrio do Golgota foi somente um perodo preparatrio na evoluo terrestre. O Mistrio do Glgota conferiu a terra seu significado e propsito.

Quando o Mistrio do Glgota aconteceu o corpo terrestre de Jesus de Nazar foi abandonado aos elementos terrestres, e desde aquele tempo em diante Cristo se uniu esfera espiritual da terra e vive nela.

Como j foi dito, especialmente difcil caracterizar o Mistrio do Glgota porque no existe padro com o qual ele possa ser comparado. Mesmo assim, tentaremos abord-lo ainda de outro ponto de vista.

Por trs anos, depois do batismo no Jordo, o Cristo viveu no corpo de Jesus de Nazar como ser humano entre os seres humanos terrestres. Isto pode ser chamado manifestao terrestre do Cristo num corpo fsico, humano. Como, ento, o Cristo Se manifesta desde o

4/9

Michael, O Mensageiro de Cristo - Festas Crist

tempo em que, no Mistrio do Glgota, Ele deixou de lado o corpo fsico?

Naturalmente devemos pensar no Cristo como um Ser enormemente sublime, mas mesmo sendo to sublime, foi capaz ainda assim, de Se expressar num corpo humano, durante os trs anos aps o Batismo. Mas sob que forma ele Se revela desde aquela poca? No mais no corpo fsico, pois este foi abandonado terra fsica e agora parte dela. Para aqueles que desenvolveram a fora de olhar para essas coisas atravs do estudo da cincia oculta, revelado que o Ser Cristo pode agora ser reconhecido num ser que pertence Hierarquia dos Anjos. Assim como o Salvador do mundo se manifestou durante os trs anos depois do Batismo num corpo humano - apesar da Sua sublimidade - assim, desde aquele tempo, Ele Se manifesta diretamente como um Anjo, como um Ser espiritual que pertence ao nvel hierrquico imediatamente acima daquele ao qual pertence humanidade. Como tal, Ele sempre pode ser encontrado por aqueles que eram clarividentes, assim como Ele sempre esteve ligado evoluo. To verdadeiramente como o Cristo, quando encarnado no corpo de Jesus de Nazar, era mais que humano, assim tambm o Ser Cristo mais que anjo esta somente sua forma exterior.

Mas o fato que um Ser poderoso, sublime desceu dos mundos espirituais e habitou por trs anos num corpo humano tambm inclui o fato que durante este perodo o prprio Ser alcanou um estgio posterior em Seu desenvolvimento.

Quando um tal Ser toma a forma humana ou Anglica, Ele prprio progride.E isto que eu indiquei quando falei da evoluo de Cristo Jehovah. Cristo alcanou o estgio no qual Ele Se revela desde ento no como um ser humano, no atravs do Seu reflexo somente, no atravs do nome de Jehovah, Mas diretamente e a grande diferena em todos os ensinamentos e toda a sabedoria que flui para dentro da evoluo da terra desde o Mistrio do Glgota, que atravs da vinda de Michael o Esprito Michael para a terra, atravs da sua inspirao,os seres humanos puderam gradualmente comear a entender tudo o que o impulso Crstico, tudo o que o Mistrio do Glgota significa. Mas anteriormente Michael era o mensageiro de Jehovah, o reflexo da luz do Cristo; Michael ainda no era o mensageiro do Prprio Cristo.

Michael inspirou a humanidade por muitos sculos, por mais de cinco sculos antes do Mistrio do Glgota, como foi indicado nos antigos Mistrios, por Plato e assim por diante. Mas logo depois que o Mistrio do Glgota aconteceu e que Cristo Se uniu evoluo da terra, o impulso direto de Michael cessou. No tempo em que os antigos documentos que possumos sob forma de Evangelhos foram escritos como disse em meu livro O Cristianismo como fato Mstico o prprio Michael no pode mais inspirar a humanidade. Mesmo assim, os seres

5/9

Michael, O Mensageiro de Cristo - Festas Crist

humanos continuaram a ser inspirados pelos companheiros de Michael entre os Arcanjos de tal forma que muita fora anmica foi recebida inconscientemente atravs de inspirao.

Os prprios escritores dos Evangelhos no tinham um claro conhecimento oculto, pois a inspirao de Michael chegou ao fim logo aps o Mistrio do Glgota e os outros Arcanjos, companheiros de Michael, no podiam inspirar a humanidade de tal forma a tornar o Mistrio do Glgota compreensvel. Isto explica as inspiraes divergentes dos vrios ensinamentos cristos. Muito nestes ensinamentos foi inspirados pelos companheiros de Michael. Ou seja, os ensinamentos no foram inspirados pelo prprio Michael, mas carregavam a mesma relao quanto a sua inspirao que os planetas tm com o poderoso sol.

Somente agora, em nossa poca, existe novamente a influncia de Michael, a direta inspirao de Michael. A preparao para esta inspirao direta de Michael foi acontecendo desde o sculo XVI. Naquele tempo, foi o Arcanjo que estava mais prximo a Michael que deu a inspirao humanidade que levou s grande conquistas da moderna cincia natural. Esta cincia natural no atribuvel a Michael, mas a um de seus companheiros, Gabriel. A tendncia desta inspirao cientfica criar uma cincia, uma imagem de mundo relacionada ao crebro fsico, que promove a compreenso somente do mundo material.

H poucas dcadas Michael tomou o lugar de inspirador da cincia. E nos prximos sculos Michael dar ao mundo algo que, no sentido espiritual, ser igualmente importante de fato mais importante, porque mais espiritual incomensuravelmente mais importante que a cincia fsica que avanou passo a passo desde o sculo XVI. Assim como seu companheiro Gabriel doou ao mundo a cincia, assim tambm ir doar humanidade o conhecimento espiritual, do qual ns s estamos agora no incio. Assim como quinhentos anos antes do Mistrio do Glgota Michael foi enviado como o mensageiro de Jehovah, como reflexo do Cristo, para fazer soa r o tom daquela era, assim como ele era ento o mensageiro de Jehovah, assim tambm agora, em nossa prpria poca Michael se tornou o mensageiro do prprio Cristo. Tal como nos antigos tempos Hebreus, que foram uma preparao direta para o Mistrio do Glgota, os iniciados entre os Hebreus podiam voltar a Michael como a revelao exterior de jehovah ou jahv, assim somos agora capazes de voltar a Michael que de mensageiro de Jehovah se tornou o mensageiro do Cristo para receber dele, durante os prximos sculos revelao espiritual crescente, que ir lanar mais e mais luz sobre o Mistrio do Glgota . O que aconteceu h 2000 anos s podia se tornar conhecido no mundo dentro das vrias seitas Crists e sua profundidade s pode ser desvelada no sculo XX, quando ao invs cincia, o conhecimento espiritual do nosso tempo presente. Seremos capazes de perceber que nas ltimas dcadas uma porta se abriu, atravs da qual a compreenso pode entrar.

6/9

Michael, O Mensageiro de Cristo - Festas Crist

Michael pode nos dar nova luz espiritual que pode ser vista como uma transformao da luz que foi dada atravs dele no tempo do Mistrio do Glgota; e as pessoas hoje podem receber luz. Se pudermos compreender isso, podemos alcanar a abrangncia da nova poca que est agora vertendo sobre ns mesmos; podemos estar conscientes do despertar de uma revelao espiritual que est por entrar na vida da humanidade sobre a terra nos prximos sculos. De fato, porque os seres humanos se tornaram mais livres do que em tempos passados, devemos ser capazes atravs de nossas vontades, de progredir para o estgio no qual esta revelao pode ser recebida.

Devemos agora fazer referncia ao evento nos mundos superiores que levou a este estado alterado da situao a este tempo de uma renovao do Mistrio do Glgota. ..

Lembremos o que foi dito que nos mundos invisveis no h morte. O prprio Cristo, porque desceu ao nosso mundo, passou por uma morte semelhante a dos seres humanos. Quando novamente se tornou um Ser espiritual, Ele reteve a memria de Sua morte; mas como um ser de hierarquia dos Anjos, na qual Ele continua a Se manifestar externamente, Ele s pode experimentar uma diminuio de conscincia.

Atravs daquilo que era uma necessidade para a evoluo humana desde o sculo XVI ou seja, o triunfo da cincia natural em todos os nveis algo penetrou a evoluo humana que tambm era significativo para os mundos espirituais. Com o triunfo da cincia, sentimentos materialistas e agnsticos de intensidade maior do que nunca antes surgiram na natureza humana. Houve tendncias materialistas em tempos antigos, mas no o intenso materialismo que prevaleceu desde o sculo XVI. De maneira crescente, as almas que passaram pelos portais da morte para dentro do mundo espiritual carregavam em si o surgimento das idias materialistas que tiveram na terra. Depois do sculo XVI, mais e mais de tais sementes do materialismo foram levadas adiante e estas sementes se desenvolveram de forma particular.

Cristo veio no antigo povo Hebreu e foi levada a Sua morte dentro dele. O Ser Anglico que, desde ento, tem sido a forma externa assumida por Cristo, sofreu uma extino de conscincia ao longo dos dezenove sculos seguintes como um resultado das foras de oposio materialistas que foram trazidas para dentro do mundo espiritual pelas almas humanas que passaram pelo portal da morte. Este declnio de conscincia nos mundos espirituais levara ressurreio da conscincia do Cristo nas almas dos seres humanos que vivem na terra no sculo XX. Num certo sentido, pode ser dito que, iniciando no sculo XX, a conscincia perdida pela humanidade surgir novamente para a viso clarividente. De incio apenas alguns e depois um nmero sempre crescente de seres humanos no sculo XX sero capazes de perceber a manifestao do Cristo Etrico por assim dizer, o Cristo sob a forma

7/9

Michael, O Mensageiro de Cristo - Festas Crist

de um Anjo. Foi pelo bem da humanidade que o que podemos chamar de uma extino da conscincia ocorreu nos mundos imediatamente acima do nosso mundo terrestre, onde o Cristo tem sido visvel no perodo entre o Mistrio do Glgota e os dias de hoje.

No tempo do Mistrio do Glgota algo aconteceu num lugarejo pouco conhecido na Palestina, algo que foi o maior acontecimento de toda a evoluo humana, mas pouco foi percebido pelas pessoas daquela poca. Se isso pode acontecer, porque ficarmos espantados quando ouvimos que condies havia durante o sculo dezenove, sobre aquelas pessoas que desde o sculo XVI passaram pela morte e encontraram o Cristo?

Portanto a conscincia do Cristo pode estar unida conscincia terrestre da humanidade daqui pra frente; pois a morte da conscincia do Cristo na esfera dos Anjos no sculo XIX significa a ressurreio da conscincia direta Cristo ou seja, a vida do Cristo ser sentida nas almas humanas cada vez mais como uma experincia pessoal direta do sculo XX em diante.

Uma vez aqueles que podiam ler sinais dos tempos foram capazes de perceber, contemplando o Mistrio do Glgota, que Cristo havia descido do mundo espiritual para viver na terra e se submeter morte, de tal forma que atravs de Sua morte as substncias incorporadas Nele pudessem passar para a terra; da mesma forma, hoje, somos capazes de perceber que em certos mundos imediatamente atrs do nosso uma espcie de morte espiritual, uma suspenso de conscincia aconteceu. Isto uma renovao do Mistrio do Glgota, a fim de possibilitar um despertar da conscincia do Cristo anteriormente oculta no interior das almas humanas na terra.

Desde o Mistrio do Glgota muitos seres humanos foram capazes de proclamar o Nome de Cristo, e do sculo XX em diante um nmero sempre crescente ser capaz de tornar conhecido o conhecimento do Cristo que dado na Antroposofia. A partir de suas prprias experincias sero capazes de proclama- lo J duas vezes o Cristo foi crucificado: uma vez fisicamente, no mundo fsico no incio de nossa era, e uma segunda vez espiritualmente, no sculo XIX, da maneira descrita acima. Poder-se-ia dizer que a humanidade experimentou a ressurreio de Seu corpo numa poca passada e ir experimentar a ressurreio de Sua conscincia do sculo XX em diante.

As breves indicaes que pude lhes dar gradualmente encontraro seu caminho para dentro das almas humanas e o mediador, o mensageiro ser Michael, que agora o embaixador do Cristo. Assim como uma vez ele levou almas humanas compreenso da vida do Cristo

8/9

Michael, O Mensageiro de Cristo - Festas Crist

descendo do cu para a terra, assim tambm ele est agora preparando a humanidade para experimentar o surgimento da conscincia do Cristo da esfera do desconhecimento para o mbito do conhecido. E assim como na poca da vida terrestre do Cristo a maior parte dos seus contemporneos foram incapazes de acreditar que acontecimento magnfico havia acontecido na evoluo terrestre, assim tambm, em nosso prprio tempo, o mundo exterior est lutando para fazer aumentar o poder do materialismo e ir continuar por muito tempo a olhar para o que foi dito hoje como pura fantasia, sonho e talvez at desatada loucura. Isto, tambm, ser o veredicto sobre a verdade no que diz respeito a Michael, que no momento atual est comeando a revelar o Cristo de novo. Mesmo assim, muitos seres humanos reconhecero a nova aurora se aproximando, que durante os prximos sculos ir verter suas foras para dentro das almas humanas como um sol pois Michael pode ser sempre associado ao sol. E mesmo que muitos falhem em reconhecer esta nova revelao de Michael, ela ir se espalhar pela humanidade inevitavelmente.

9/9

Potrebbero piacerti anche