Sei sulla pagina 1di 7

Faculdade de Cincias e Letras de Assis

Nas guas do tempo, de Mia Couto e Damba Maria, de scar Ribas: espao e exlio, fico e histria

Discente: Miquias Estevo de Moraes Sartorelli Docente: Prof. Dr. Mrcio Roberto Pereira

Assis, 2012.
1

Uma das obrigaes do escritor africano estar disponvel para em certas circunstncias deixar de ser escritor e no se pensar africano. Explico-me: O escritor um ser que deve estar aberto a viajar por outras vidas. Deve estar disponvel para se negar a si mesmo porque, s assim ele viaja entre identidades, um contrabandista de alma. No h escritor que no partilhe dessa condio: uma criatura de fronteira, algum que vive junto janela, essa janela que se abre para os territrios da interioridade. (Mia Couto)

A partir da reflexo acima, faa uma anlise do processo de representao da realidade nos contos Damba Maria e Nas guas do tempo. Relacione as ideias de Mia Couto com o texto de Edward Said, Reflexes sobre o exlio.

Nas guas do tempo

Nas guas do tempo o primeiro conto do livro Estrias Abensonhadas, do escritor moambicano Mia Couto. Estrias Abensonhadas, juntamente com o romance Terra Sonmbula do lugar de destaque a Mia Couto dentro do cenrio das literaturas africanas de expresso em lngua portuguesa, tornando-o referncia para uma literatura ainda muito recente, mas portadora de uma qualidade esttica digna de figurar entre as grandes obras da literatura universal. O enredo de Nas guas do tempo basicamente composto das reminiscncias do personagem, quando o av deste o levava, em um pequeno barco (concho), at um grande lago onde o rio desaguava. Portanto o narrador encontra-se no presente, mas desloca-se ao passado para rememorar os momentos de sua infncia, marcados principalmente pela presena do av. E h, entre esta unio, a figura da me, que por sua vez representa uma gerao diferente da do filho e de seu pai. gua e tempo, presentes no ttulo, so elemento simblicos recorrentes na grande literatura, e que estabelecem uma relao com o que h de mais fluido no ser humano, a existncia. Neste sentido, o conto transcende a realidade, pois aborda em suas entrelinhas um tema metafsico. Portanto cabe apontar esta busca do escritor africano por tratar de assuntos universais, de forma a romper com a escrita que se
2

debrua sobre os assuntos estritamente locais. Note-se que estes dois elementos simblicos so tambm dois campos semnticos que atravessam a narrativa, dando-a certa riqueza de detalhes que aguam percepes de mundo. O que demonstra novamente o rompimento com a escrita preocupada apenas com o contedo, fatdica, histrica, e o surgimento de um trabalho criativo com a estrutura lingustica, rebuscamento esttico. Estes aspectos acima citados suscitam, de certa forma, uma analogia entre o papel de Mia Couto e Machado de Assis dentro de suas respectivas literaturas, pois, em linhas gerais, a busca pelo universal e a preocupao esttica foram tambm para Machado uma forma de criar uma literatura genuinamente brasileira sem recorrer s caractersticas romnticas presentes em Jos de Alencar, como o Indianismo, o Ufanismo e o uso exacerbado de elementos da fauna e flora brasileiras; e leva-o a abordar temas como a morte, o adultrio, a verdade, etc. sob uma linguagem inovadora e trabalhada em romances como Dom Casmurro, por exemplo. Ainda sobre analogias, pode-se afirmar que Nas guas do tempo estabelece um dilogo com contos como A terceira margem do rio, de Guimares Rosa. H que se notar tambm nesta influncia dos escritores brasileiros sobre africanos uma tentativa de rompimento com o colonizador portugus. Ou seja, ainda perdura certo ressentimento causado pela presena europeia na poca colonial, e sua violenta explorao. O av representa a gerao anterior a esta poca colonial, um tempo mais ameno, marcado pela cultura oral, onde estavam presentes a tranquilidade e a harmonia: O av era um homem em flagrante infncia, sempre arrebatado pela novidade de viver.. A me por sua vez figura o perodo ps-independncia, permeado por uma sangrenta Guerra Civil. Transparecer em suas aes uma posio mais realista frente ao mundo, sabedora dos seus males. Mas vocs vo aonde? diz a me aflita, quando av e neto preparam-se para embarcar, quase que em tom de objeo. Deste modo a me talvez possa ser definida como uma espcie de antagonista. J o neto est inserido num tempo onde no h mais guerra, porm a paz resultante do fim do conflito civil assinalada por uma harmonia precria, escassez de recursos e pobreza. Entretanto guarda um pouco da tranquilidade presente na gerao do av. Da a aproximao destes dois personagens; lembrando tambm da ausncia do pai, provavelmente vtima da guerra. Convm detalhar a aproximao entre av e neto, pois esta a fonte de tenso do conto. Quando os dois personagens esto juntos, o tempo narrativo mais lento,
3

vagaroso, diferente do cronmetro impiedoso da vida moderna: a canoa solavanqueava ensonada; Nosso barquito ficava ali, quieto, sonecando no suave embalo.. Note-se que o barco sempre vem acompanhado de qualificadores que do um aspecto sonolento ao nome substantivo, sugerindo uma atmosfera onrica, do inconsciente e da memria. A rememorao da infncia vem desvelar um dos pontos crucias da existncia que o encontro com a morte, que para o neto significou a perda da inocncia e o consequente ganho da experincia. Portanto a morte do av simboliza um rito de transio, o passar para a outra margem do rio, para talvez outro plano da existncia. Nesta troca de experincia que o narrador diz inserir tambm seu filho, representa-se assim um aspecto muito comum na cultura africana que a tradio, a vivncia e o saber que se passa de gerao a gerao. Ao inserir em seus contos personagens antes renegados pela grande literatura, Mia Couto procura transpor tambm esta cultura oral, muitas vezes desvalorizada pelos eruditos, num plano de maior visibilidade, dando voz a indivduos que geralmente esto margem da sociedade. Desta maneira o escritor adquiri novas percepes e constri uma viso mais ampla da realidade, de forma a pensar a sua obra e seu papel social enquanto escritor atravs de diferentes perspectivas. H, portanto, um deslocamento de si por parte do autor, o que significa despir-se das mistificaes, generalizaes e de certo nacionalismo presentes naquelas literaturas que formulam uma viso sorrateira da frica. Em uma interveno na cerimnia de atribuio do Prmio Internacional dos 12 Melhores Romances de frica, em Julho de 2002, em Cape Town, Mia Couto afirma que a frica no pode ser reduzida a uma identidade simples, fcil de entender e de caber nos compndios de africanistas, por isso os escritores devem estar abertos a outras experincias, culturas e vidas.

Damba Maria

Damba Maria faz parte do livro de contos Ecos da minha terra, do escritor angolano scar Ribas, publicado em 1952. Sendo o ttulo da obra significativo para compreender como o autor retrata a sua realidade. O nome substantivo ecos remete quelas histrias, presentes na tradio oral africana, que so ressonantes ao ouvidos de um povo; e por isso a caracterizao dos ecos como os da minha terra, os de Angola.
4

Assim, o autor denuncia, atravs das histrias que compem o livro, imagens da violncia, do exlio, da excluso e da pobreza que permeiam o imaginrio de um pas marcado pela explorao e pela guerra. O enredo do conto encontra seu ponto de tenso na recusa da escrava Damba Maria em servir gua num copo a um mulato que estava de passagem, e que parou ali somente por causa da sede. - O copo do branco e s ele pode beber por ele.; diz a escrava. Entretanto o mulato, por ser um senhor, respeitvel pela espessura de bens, revolta-se por tamanho desrespeito: Um preto no pode beber pelo copo do branco...; balbucia o homem de passagem, indignado com a privao. Nota-se que mesmo possuidor de terras e riquezas, o afrodescendente ainda encontra entraves que desvelam o preconceito racial muito presente nas relaes sociais. Exemplo desta situao so os grandes artistas negros do Jazz na Nova Iorque dos anos 1940 que, mesmo sendo famosos e extremamente ricos, eram privados de frequentar uma gama de espaos reservados exclusivamente aos brancos. Situao representada com excelncia por Fernando Trueba no filme Chico e Rita (2011). A sede inicial que o levara a Damba Maria transforma-se em sede de vingana fazendo o mulato comprar a escrava de seu colono/amo em troca de uma valiosa oferta financeira. Desta forma, a narrativa encerra-se com a consumao do desejo vingativo e o derradeiro da trajetria de abandono e violncia de um heri acometido pela experincia dolorosa do exlio; primeiramente renegada pelos pais e vendida como escrava pelo tio, e depois tambm vendida ao mulato causador de sua morte. Os apelos a Deus e a posterior ausncia de resposta ainda sugerem outro abandono por parte da divindade. Damba Maria sofre um processo de degradao que representa a realidade de muitos dos angolanos, e o consequente estado de um pas perifrico e explorado, permeado por histrias de exlios sociais, sentimentais, geogrficos, entre outros. A fratura incurvel entre um ser humano e um lugar natal, entre o eu e o seu verdadeiro lar, como salientou Edward Said, em suas Reflexes sobre o exlio, atravessa a narrativa e afeta o heri de maneira extrema, pois o exlio se d na prpria terra da personagem. Cabe talvez afirmar que esta ruptura, no mais estritamente fsica vai caracterizar tambm o surgimento de uma literatura que coloca em pauta a condio do indivduo em relao aos espaos sociais e da interioridade; pois no convm pensar mais, hoje, sobre o exlio como o simples deslocamento fsico entre um ser humano e um lugar natal. Em um mundo to catico como o nosso, o homem se sente um eterno exilado.
5

Grandes obras como O Estrangeiro, de Albert Camus e A metamorfose, de Kafka so frutos deste sentimento deslocado de estar num mundo massacrado pela ausncia de vnculos e de certa humanidade nas relaes sociais. A protagonista pode ser caracterizada como a representao de todo um conjunto de exilados que foram submetidos a mesma situao. E deste modo que a narrativa de scar Ribas interpenetra o local e o universal habilidosamente, desmascarando os dramas da realidade cotidiana de seres que no possuem autonomia de seu destino, singelos objetos dos colonizadores. Neste sentido, os ecos de Angola transcende da esfera local a universal, construindo um sentimento de identificao com sua terra, certa angolanidade. Ao final do conto, observa-se tambm, entre parnteses, a seguinte nota:

(Esta lenda foi narrada, ainda na infncia do autor, por uma amiga de sua Me, ento recm-chegada de Benguela e, posteriormente, j na juventude, por uma prima sua, tambm vivendo nessa cidade.). (p. 30)

Esta reiterao demonstra o carter oral, e at folclrico desta histria. Caracterizada pelo autor como uma lenda, pois toda vez quando o comboio do Caminho de Ferro de Benguela pra no apeadeiro do km 27 local do desenlace do drama se ouve apregoar: Damba Maria. (p. 30) Ou seja, associado ao processo de subjetivao dos dramas particulares para transp-los a uma atmosfera universal, percebe-se tambm esta colagem da tradio popular erudita como forma de denunciar os gritos antes abafados destes seres que comumente so menosprezados pela literatura de prestgio, o cnone. Contudo ao rememorar o perodo colonial e do trfico de escravos, os ecos do passado, e reviver muitas das cenas de excluso e violncia esquecidas e ofuscadas ao longo do tempo, scar Ribas constri um olhar que aponta estas mazelas e tenta construir uma nova terra, consciente de sua trajetria, de sua experincia e de sua memria.

Referncias Bibliogrficas

CAMUS, Abert. O estrangeiro. Clssicos de bolso

COUTO, Mia. Estrias Abensonhadas. 5 edio. Lisboa: Caminho, 1994.

COUTO, Mia. Que frica escreve o escritor africano? In: Prmio Internacional dos 12 Melhores Romances de frica: Cape Town, 2002.

PEREIRA, Mrcio Roberto. Espaos de violncia e do exlio social em Ecos Da Minha terra, de scar Ribas. In: XII Congresso Internacional da ABRALIC. Curitiba: UFPR, 20011.

KAFKA, Franz. A metamorfose. Traduo Calvin Carruthers. Editora Nova Cultural: So Paulo, 2002.

ROSA, Joo Guimares. Primeiras estrias. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1988.

RIBAS, scar. Ecos da minha terra. Luuanda: Edies Maianga, 2004.

SAID, Edward. Reflexes sobre o exlio e outros ensaios. Traduo de Pedro Maia Soares. So Paulo: Companhia das Letras, 2003.

TRUEBA, Fernando. Chico e Rita. Espanha, Hungria: 2001.

Potrebbero piacerti anche