Sei sulla pagina 1di 13

OXAL

Se Exu o comeo de tudo, Oxal o fim. Se Exu o principio da vida, Oxal o principio da morte. Equilbrio positivo do Universo, o pai da brancura, da paz, da unio, da fraternidade entre os povos da Terra e do Cosmo. Pai dos Orixs, considerado o fim pacfico de todos os seres. Orix da ventura, da compreenso, da amizade, do entendimento, do fim da confuso. O branco, nos cultos Afro-Brasileiros, a cor principal. , entretanto, o luto, a cor de Oxal, pois Oxal aquele Orix que vai determinar o fim da vida,

o fim da estrada do ser humano. Da sua cor ser considerada a cor do luto, nos Cultos. Oxal ofim da vida, o momento de partir em paz, com a certeza do dever cumprido. Embora no gostemos dela, nem que a queiramos com certeza, a morte uma conseqncia da prpria vida. Exu inicia, Oxal termina. assim nas rodas de Candombl, no xirs, quando louvamos todos Orixs. Comeamos por Exu, terminamos com Oxal. A religio, ento, encara o fator morte com a mesma naturalidade com que encara os demais assuntos, pois ele faz parte da Natureza e sabemos que tudo tem um inicio, um meio e um fim. Tambm o Culto vai encarar esta evidncia com lgica e vai determinar uma regncia, ou melhor, inmeras regncias, para essa fora chamada Oxal. A morte descanso final, e se o descanso final a paz. Oxal o Orix da paz. Ele o pai da brancura, cor do luto no Candombl. Portanto ele o pai a morte, ou melhor dizendo, o principio do fim da vida. Mas Oxal tambm tem outras atribuies na Natureza. ele que vai proporcionar a paz entre os homens; ele que vai trazer o entendimento, a compreenso, o sossego, a fraternidade, no somente

entre os homens, mas tambm em sua relao com outras foras da natureza, pois comum nas Casas de Santo oferecemos comidas e flores, para que Oxal venha apaziguar uma situao de conflito, uma determinada cabea. ele que servir de mediador para que haja uma soluo, uma definio. Oxal, portanto, est presente nos momentos em que a calma estabelecida. Rege a tranqilidade, o silncio, a paz do ambiente. Oxal o equilbrio das coisas, mantendo-as suavemente estabilizado e em posio de espera ou definio, de acordo com o caso, de acordo com a situao. , portanto, a organizao final, da maneira mais pacfica possvel.

Mitologia Oxal era marido de Nan, Senhora do Portal da vida e da morte. Senhora da fronteira de uma dimenso (a nossa) para outras. Por determinao da prpria Nan, somente os seres femininos tinham o acesso ao Portal, no permitindo a aproximao dela de seres do sexo masculino, sob

hiptese alguma. Esta determinao servia para todos, inclusive para o prprio Oxal. E assim foi, durante muito tempo. Porm, Oxal no se conformava em no poder conhecer o Portal, no s por ser marido de Nan, como por sua prpria importncia no panteo dos Orixs. Assim, pensou, at que encontrou a melhor forma de burlar as determinaes de sua esposa. No fugindo de sua cor branca, vestiu-se de mulher, colocou o Ad (coroa) com os chores, no rosto, prprio das Iabs (mulheres) e aproximou-se do Portal, satisfazendo, enfim, sua curiosidade. Foi pego, porm, por Nan, exatamente no momento em que via o outro lado da dimenso. Nan aproximou-se e determinou: -J que tu, meu marido, vestiste-te de mulher para desvendar um segredo importante, vou compartilh-lo contigo. Ters, ento, a incumbncia de ser o principio do fim, aquele que tocar o cajado trs vezes ao solo para determinar o fim de um ser. Porm, jamais conseguiras te desfazer das vestes femininas e, daqui para frente, ter todas as oferendas fmeas! E Oxal, conhecido por Olufan, passou a comer no mais como demais santos Abors (homens), mas sim cabras e galinhas como as Iabs. E jamais se defez das

vestes de mulher. Em compensao, transformou-se no Senhor do principio da morte e conheceu todo o seu segredo. Oxal, portanto, o fim. No o fim trgico, mas pacfico, de tudo que existe no mundo. E por isso merece todo o carinho que lhe damos. Por isso, o nosso salvador, nosso conselheiro, aquele que vem nos momentos de angustia para trazer algo que esse mundo precisa demasiadamente: Paz.

Mitologia de Oxaguian Oxal, rei de Ejigb, vivia em guerra. Ele tinha muitos nomes, uns o chamavam de Elemox, outros de Ajagun, ou ainda Aquinjol, filho de Oguirini. Gostava de guerrear e comer. Gostava muito de uma mesa farta. Comia caracis, canjica, pombos brancos, mas gostava mais de inhame amassado. Jamais se sentava estavam sempre atrasados, pois eram muito demorado preparar o inhame.

Elejigb, o rei do Ejigb, estava assim sempre faminto, sempre castigando as cozinheiras, sempre chegando tarde para fazer a guerra. Oxal ento consultou os babalas, fez suas oferendas a Exu e trouxe para a humanidade uma nova inveno. O rei de Ejigb inventou o pilo e com o pilo ficou mais fcil preparar o inhame e Elejigb pode ser fartar e fazer todas as suas guerras. To famoso ficou o rei por seu apetite pelo inhame que todos agora o chamam de Orix Comedor de Inhame Pilado, o mesmo que Oxaguian na lngua do lugar.

Dados Oxalufan Dia: sexta feira Data: 15 de janeiro; Metal: prata, ouro branco, chumbo e nquel; Cor: branco leitoso; Partes do corpo: parte genital masculina, rins, smen, os 16 dentes do maxilar inferior (cauris) que pertencem a Oxal.

Comida: eb, aca, o ibi (caracol) e o inhame. Arqutipo: calmos, mas capazes de liderar, bondosos e tolerantes; Smbolos: apaasor (cajado)

Oxaguian Dia: sexta feira; Data: 15 de janeiro; Metal: todos os metais brancos; Cor: branco e leitoso; Comida: inhame pilado; Arqutipo: altos e robustos, porte majestoso, olhar ao mesmo tempo altivo e travesso, elegante e amigo das mulheres, alegre, gosta profundamente da vida, revelase muitas vezes irnicos, malicioso, prolixo, brincalho, idealista e defensor dos injustiados, intuitivo quanto ao futuro. Seu pensamento original antecipa o de sua poca, esprito brilhante, facilidade de argumentao. Se rico generoso e at prdigo. Embora guerreiro no agressivo, nem brutal.

ASSENTAMENTOS DE ALGUNS OXAL OLOJUGB IKALEBAB BURUKAN LTK AJAGUNAN

BAB OLOJUGB
( OXOSI ) MATERIAL NECESSRIO 1 BACIA DE ESTANHO EFUN 16 BZIOS FAVAS DE OXAL PANO BRANCO PARA COBRIR APOT OU APERE OROGBO OKUT DE ESTANHO E CHUMBO OR 16 MOEDAS BRANCAS FOLHAS DE OXAL 16 ID DE CHUMBO OB BRANCO BATATA DE NARCISO MARFIM ANIMAIS PARA SACRIFCIO 6, 8, 16 IGBIN POMBO BEBIDAS GUA GUA DE COCO WODKA GIM COMIDAS EGBO MUGUNZ OB ARROZ ASSENTAMENTO: DENTRO DA BACIA UNTADA COM ORI, SO COLOCADOS OS DEMAIS ELEMENTOS. ESTA BACIA FICA SOBRE O APOTI/ APERE, COBERTA COM PANO BRANCO. OS PRIMEIROS A SEREM SACRIFICADOS SO OS IGBIN CUJO J VAI PARA O ASSENTAMENTO.

INKALEBAB
( YEMANJA SAGB) MATERIAL NECESSRIO 1 BACIA BRANCA EFUN RALADO 16 MOEDAS FAVAS DE OXAL OR APOT TABARINGA BRANCA 16 BZIOS FOLHAS DE OXAL OB FUNFUN OKUT DE CHUMBO BATATA DE NARCISO MARFIM ANIMAIS PARA O SACRIFCIO 6, 8, 16 IGBIN POMBO BEBIDA GUA GUA DE COCO GIM COMIDAS EGBO COM ORI ( METADE CRUA E METADE COZIDA ) EGBO COM EFUN PADE DE ORI AKARAJ COM CAMARO FRESCO SEM CABEA FRITO NO OR OU ADIN. ASSEBTANENTO: SOBRE O APOT COLOCADO O ASSENTAMENTO OU SEJA A BACIA COM OS INGREDIENTES SOLICITADOS. SO, ENTO, SACRIFICADOS OS IGBIN.

BAB BURUKAN
( NANA) MATERIAL NECESSRIO 1 BACIA BRANCA 16 BZIOS ORI FOLHAS DE OXAL ( NARCISO) PEDAO DE MARFIM 16 ID DE CHUMBO 16 MOEDAS BRANCAS EFUN FAVAS DE OXAL APOT ANIMAIS PARA SACRIFCIO 6,8, 16 IGBIN POMBO BEBIDAS E COMIDAS IGUAIS AO ANTERIOR. ASSENTAMENTO; A BACIA COM OS INGREDIENTES FICA SOBRE O APOTI, SO SACRIFICADOS OS IGBIN

BAB LTK
( OGUN E OXUN ) MATERIAL NECESSRIO 1 BACIA BRANCA ORI BATATA DE NARCISO 16 MOEDAS FOLHAS DE OXALA OBI BRANCO 1 PILO DE JAQUEIRA EFUN

16 BZIOS 16 ID DE CHUMBO FAVAS DE OXAL OKUT DE CHUMBO

ANIMAIS PARA SACRIFCIO 6,8, 16 IGBIN POMBO COMIDA E BEBIDA IGUAIS AO ANTERIOR ASSENTAMENTO: A BACIA PREPARADA E COLOCADA SOBRE O PILO CHEIO DE OBI EM SEGUIDA SO SACRIFICADOS OS ANIMAIS.

AJAGUNAN
( OMOLU ) MATERIAL NECESSRIO NARCISO 1 ESPADIM DE METAL BRANCO 16 BZIOS 16 ID DE CHUMBO E ESTANHO FOLHAS DE OXAL OKUT DE CHUMBO E ESTANHO 1 BACIA BRANCA 1 MO DE PILO 16 MOEDAS 16 PEDACINHOS DE EFUN FAVAS DE OXAL 1 PILO MARFIM ANIMAIS PARA SACRIFCIO 6, 8 OU 16 IGBIN POMBO COMIDAS E BEBIDAS J MENCIONADAS

ASSENTAMENTOS: DENTRO DE UMA BACIA UNTADA COM ORI SO ADICIONADOS OS DEMAIS INGREDIENTES. ESTE ASSENTAMENTO FICA SOBRE UM PILO SACRIFICAR OS ANIMAIS.

Potrebbero piacerti anche