Sei sulla pagina 1di 37

Aplicao de protocolos de crnio e face

Prof Claudio Souza

Introduo
Quando falamos em crnio e face no se tratam apenas de duas peas ou regies anatmicas temos glndulas, cavidades e uma imensa variedade de acidentes anatmicos, para a realizao e programao de uma tomografia computadorizada imprescindvel que o operador tenha o conhecimento anatmico da regio a ser estudada como um todo para que a programao seja realizada sem erros, evitando assim exposies desnecessrias do cliente.

Aquisio
Aquisio de imagem o modo como as imagens tomogrficas podem ser adquiridas, com a evoluo dos tomgrafos essas passaram a ser 90% no plano axial devido a possibilidade de fazermos reformataes nos diversos planos, temos dois principais tipos de aquisio:
Convencional - tambm conhecido como corte a corte onde a mesa se move a cada giro de 360 do tubo para a aquisio de uma imagem. Helicoidal Tambm conhecida como volumtrica, o tubo gira continuamente enquanto a mesa se desloca para dentro de gantry, com essa aquisio temos um grande volume de imagens o que nos possibilita o trabalho das imagens ps aquisio.

Convencional

Helicoidal

Estudando crnio e face


Em tomografia computadorizada do crnio e face teremos os seguintes estudos. Crnio
TCE, AVE ou AVC (Acidente vascular enceflico ou cerebral), estudo dos ossos temporais e hipfise.

Face Protocolos para estudo dos seios da face, trauma e rbitas.

Crnio e face
Crnio Face

Reviso anatmica
Waters
Seio frontal

Nasal

Seio maxilar ou Paranasal D

Zigomtico E

Septo nasal

Reviso anatmica
Sutura coronal

Clinide posterior
Clinide anterior Dorso da sela

Sela Trcica ou turca


um acidente anatmico localizado no osso esfenide, onde esta alojada se no a principal , uma das principais glndula do sistema endcrino, a hipfise.

Clivo

Seio esfenoidal

Sela turca

Introduo a protocolos de crnio


Os protocolos para crnio so divididos e aplicados de acordo com a patologia a ser estudada, onde ir haver ou no a administrao do meio de contraste, e algoritmos de reconstruo adequados.

Acessrios para crnio e face

Acessrios para crnio e face


Suporte da Cabea Padro

Usado durante o estudo normal da cabea, com o paciente em supino. Use a cinta da cabea, a correia do queixo.
Almofada do Apoio da Cabea

Coloque esta almofada sobre o apoio da cabea padro. Use-a para amortecer a cabea e para fix-la em posio durante o estudo.
Cinta da Cabea Coloque a rea larga da cinta da cabea entre o apoio da cabea e a almofada, com a correia presa nos dois lados do apoio da cabea antes de deitar o paciente sobre a mesa. Cinta do Queixo

Centralize o buraco da cinta sobre o queixo do paciente e fixe os "grampos" do vlcro aos "ganchos" localizados sobre a parte traseira do apoio da cabea. Use a cinta do queixo para posicionar e estabilizar a cabea durante o estudo.

Iniciando o exame
1. No monitor do exame, clique em [New Patient] (Novo paciente).

2. Digitar dados do paciente.

3. Selecionar o protocolo

Iniciando o exame
Pontos de referncia principais para exame de TC

GB: Glabela OM: Orbital Meatal line (Linha do Meatal


Orbital) EM: External Auditory Meatus (Meato Auditivo Externo) SN: Sternal Notch (Incisura Esternal) XY: Xyphoid (Xifide) CM: Costal Margin (Margem costal) IC: Iliac Crest (Crista Ilaca) UB: Umbilicus (Umbigo) SP: Symphysis Pubis (Snfise Pubiana)

Programao de crnio sequncial (corte a corte)


Posicionamento
Suporte para crnio Orientao do paciente em head first (cabea primeiro em relao ao gantry), em supino. Posicionar as linhas de referencias alinhada a LIOM (Linha inferior orbito meatal) e a nvel do CAE (conduto auditivo externo). E zerar no ponto de referencia anatmica pr configurado no protocolo do aparelho para crnio temos a OM (orbito meatal) como referencia.

Dar incio ao exame com a aquisio do meu scout ou escanograma.

Crnio sequencial
1 Passo Scout ou escanograma a primeira imagem dentro do exame que se trata de um RX digital, que pode ser em perfil 90 ou em AP 0, por ele se dar inicio a programao dos cortes tomogrficos.

2 Programar as linhas de corte O crnio corte a corte ou sequncial, temos dois blocos de programao, uma na base do crnio ou fossa posterior e um em regio supratentorial.

Crnio sequencial
3 Ajustar a tcnica
Os cortes sero sempre realizados de inferior para superior, com angulao do gantry ajustada de base do crnio a glabela, com as seguinte tcnica: Scout lateral 90 Inicio dos cortes: forame magno Fim dos cortes: vrtice Espessura de corte: Base ou fossa posterior: 2 a 5mm Supra tentorial: 7 a 10mm F.O.V: de 22 a 25cm kV: 130 mA: 170 Numero de cortes: 24 Algoritmo de reconstruo: Standard Para parnquima e Bone para ssea.

Crnio sequencial
3 Ajustar a tcnica
Os cortes sero sempre realizados de inferior para superior, com angulao do gantry ajustada de base do crnio a glabela, com as seguinte tcnica: Scout lateral 90 Inicio dos cortes: forame magno Fim dos cortes: vrtice Espessura de corte: Base ou fossa posterior: 2 a 5mm Supra tentorial: 7 a 10mm F.O.V: de 22 a 25cm kV: 130 mA: 170 Numero de cortes: 24 Algoritmo de reconstruo: Standard Para parnquima e Bone para ssea.

Observaes
Existem algumas variaes de protocolo de acordo com o HD (Hiptese Diagnstica), havendo a necessidade de administrao de meio de contraste, e adio de mais de um algoritmo de reconstruo e planos de corte. Exemplos: Quando administrar meio de contraste?
Sempre que observado formaes de massas numa fase pr, para avaliao de aneurismas de circuito arterial (Polgono de Willis), hemangioma e algumas patologia como meningite, necessitam da administrao do MC para que haja um estudo mais fidedigno. Cuidado: nunca administrar o MC se observado algum sangramento intracraniano.

Algoritmo de reconstruo
Para o protocolo de crnio rotina deve-se habilitar a reconstruo com o algoritmo de reconstruo Standard, mais sempre que houver o histrico de trauma devemos habilitar juntamente com o Standard um Bone para que possa ser feito a avaliao de toda a parte ssea.

Plano de corte
Sempre em axial

Observaes
Standard Bone

Crnio Helicoidal ou volumtrico

Tomografia helicoidal Na tomografia helicoidal, o paciente movido ao longo do eixo horizontal enquanto o tubo de raios-x gira em torno dele.

Crnio Helicoidal x Sequencial

Vantagens helicoidal
* Menor tempo de exposio do cliente. *Espessuras de cortes de < 1mm que possibilitam uma interpolao mais precisa das imagens. * Com aparelhos Multi-cortes em modo helicoidal podemos fazer analises tridimensionais e MPRs.

Vantagens Sequencial
*Maior resoluo espacial. *Cortes precisos, no h a necessidade de reformataes.

Desvantagens Helicoidal- qualidade de imagem inferior, necessita de manipulao ps aquisio devido a sua baixa resoluo de imagem seu grande volume de imagens. Sequncial- maior tempo de exposio do paciente e no possvel fazer analises tridimensionais nem MPRs, devido as espessuras cortes que impossibilitam uma boa interpolao das imagens.

Aquisio Volumtrica -helicoidal

Tcnica
Os cortes sero sempre realizados de inferior para superior, sem angulao do gantry , com as seguinte tcnica: Scout lateral 90 Inicio dos cortes: forame magno Fim dos cortes: vrtice Espessura de corte: De 1 a 2mm com o mesmo incremento em bloco nico. F.O.V: de 22 a 25mm kV: 130 mA: 170 Numero de cortes: 130 Algoritmo de reconstruo: Standard Para parnquima e Bone para ssea.

Face volumtrico - helicoidal


Indicaes Os protocolos para face dentro de tomografia computadorizada tem como principais indicaes os estudos dos seios da face, estudo de celulite facial e traumas. Posicionamento A orientao do cliente em relao gantry e as linhas de referencia so as mesmas do posicionamento de crnio.

Tcnica
Avaliao de seios da face
Scout lateral 90 Inicio dos cortes: Palato duro Fim dos cortes: fim do seio frontal Espessura de corte: De 1 a 2mm com o mesmo incremento em bloco nico sem angulao de gantry F.O.V: de 22 a 25cm kV: 140 mA: 260 Rotao de: 0,8 segundo Numero de cortes: 100 Reformatar: Coronal partes mole e ssea 20 imagens +- 4mm espessura e axial 40 imagens +-2mm. Algoritmo de reconstruo: Standard
Para partes moles e Bone para ssea.

Tcnica

Tcnica

Imagens reformatadas
Bone Mole

Imagens ps reformatao
Bone Mole

Face trauma
Aplicar os mesmos fatores tcnicos e de posicionamento evidenciando a regio a ser estudada, ajustar o F.O.V de acordo com a regio traumatizada, evitando exposio desnecessria, se possvel criar imagens tridimensionais para melhor avaliao de fraturas. OBS: para reconstrues 3D existem algoritmos certos para que obtenha uma imagem 3D de qualidade, nunca utilizar imagens com algoritmos Bone, Lung e Edge para 3D de visualizao ssea.

Imagens

Imagens

Imagens

Imagens

Imagens

Imagens

Atividade

Elabore 10 perguntas com resposta.

Potrebbero piacerti anche