Sei sulla pagina 1di 14

Fundao Sousndrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS E FORMAO DE CADASTRO RESERVA DO QUADRO DE PESSOAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DE SO LUS/MA
EDITAL N 001/2007, de 21 DE DEZEMBRO DE 2007

PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO LUIS

TCNICO MUNICIPAL DE NVEL SUPERIOR REA:

ADMINISTRAO

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO

INSTRUES Verifique se este caderno contm 50 questes, sendo 15 de Lngua Portuguesa, 05 de Noes de Informtica, 05 de Conhecimentos Gerais e 25 de Conhecimentos Especficos. Verifique na Folha de Respostas se o seu nome e nmero do documento de identificao esto corretos. Em cada questo, assinalar somente alternativas. voc uma deve das

Ser anulada a questo que contiver emenda, rasura ou, ainda, a que apresentar mais de uma alternativa assinalada na Folha de Respostas. Ao marcar a alternativa correta na Folha de Respostas, use caneta esferogrfica de tinta preta, ponta grossa. Ao final da prova, devolva ao fiscal de sala a Folha de Respostas assinada no local indicado. Os 2 (dois) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos.

Boa prova!
A durao total da prova de 3 horas. Este tempo inclui a marcao da Folha de Respostas.
Voc s poder levar o Caderno de Provas aps transcorridas 2h 30 min (duas horas e trinta minutos) do incio das provas.

NOME

INSCRIO

DATA / HORRIO

GABARITO: WWW.FSADU.ORG.BR

Concurso Pblico para Prefeitura Municipal de So Lus

Tcnico Municipal de Nvel Superior - rea: Administrao

Lngua Portuguesa
Leia o texto A para responder s questes de 01 a 07. TEXTO A

03
Na orao A primeira a fama de que fazem bem sade., h a presena de um recurso expressivo denominado: a) assndeto. b) inverso. c) elipse. d) anttese. e) hiprbole.

Os produtos derivados de soja sempre foram conhecidos por duas caractersticas. A primeira a fama de que fazem bem sade. Essa fama justificada pelos nutricionistas. Eles dizem que bebidas ou alimentos feitos a partir da soja aumentam o colesterol bom no sangue e so indicados como fonte de clcio, entre outros nutrientes. A segunda caracterstica bem menos lisonjeira para o gro, nativo da China. Pelo menos no Brasil, a soja sempre foi tida como um alimento de sabor desagradvel. E por isso que as bebidas derivadas de soja nunca fizeram muito sucesso por aqui. Ento como se explica que as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002? A explicao est nos pesados investimentos que a indstria de bebidas fez na soja nos ltimos anos. O que moveu os grandes fabricantes foi o crescente mercado de produtos saudveis no mundo inteiro. Alm disso, as bebidas derivadas de soja so mais elaboradas e podem ser vendidas por um preo maior que os sucos comuns e dar mais lucro.
(Revista poca, 10 de dezembro de 2007).

04
Assinale a alternativa cujo par de expresses apresenta construes com anteposio do adjetivo. a) grandes fabricantes/crescentes mercados b) bebidas derivadas/sucos comuns c) crescentes mercados/mundo inteiro d) produtos saudveis/grandes fabricantes e) sucos comuns/mundo inteiro

05
Em O que moveu os grandes fabricantes... o elemento destacado classifica-se, segundo a gramtica normativa prescritiva, como: a) pronome pessoal. b) artigo. c) preposio. d) pronome demonstrativo. e) conjuno.

01
Sobre o texto, pode-se afirmar: I. A soja faz bem sade, motivo que impulsionou o investimento de produtores. II. Os investidores aproveitam a fama de alimento saudvel para aumentar os lucros com os produtos derivados da soja. III. O aumento na venda dos sucos de soja deve-se a uma melhor elaborao do produto. IV. Na China e no Brasil o sabor da soja desagradvel ao paladar. Est CORRETO o que se afirma em: a) b) c) d) e) I e III, apenas. I, II e III, apenas. II e IV, apenas. III e IV, apenas. I, II, III e IV.

06
Em qual das alternativas a seguir o elemento sublinhado uma preposio? a) ...a soja sempre foi... b) A segunda... c) ...feitos a partir... d) ...que a indstria... e) A explicao est...

02
A segunda caracterstica bem menos lisonjeira para o gro.... O termo sublinhado pode ser substitudo, no contexto em que se apresenta, sem prejuzo de sentido para o texto, por a) b) c) d) e) forte. depreciativa. aleatria. pertinente. satisfatria. 1

Concurso Pblico para Prefeitura Municipal de So Lus

Tcnico Municipal de Nvel Superior - rea: Administrao

07
Ento como se explica que as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?. Qual das alternativas a seguir apresenta o perodo acima com uma pontuao que NO altera o seu sentido? a) Ento, como se explica que as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002? b) Ento, como se explica, que as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002? c) Ento como se explica, que as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002? d) Ento como se explica que as vendas, de sucos de soja tenham, crescido em torno de 25% ao ano desde 2002? e) Ento como, se explica que, as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?

08
No primeiro pargrafo o autor a) apia-se em uma auto-suficincia humana e agnstica. b) demonstra sua f crist com a esperana de um amanh promissor. c) induz profisso de uma religiosidade apostlica romana, em busca de acertos. d) restringe-se a uma deduo prpria do racional sem nenhuma ilustrao intertextual. e) d indcios de ser sectrio de uma cultura legendria.

09
No quarto pargrafo do texto, o verbo continua e a expresso mais uma vez conduzem para a inferncia de que a) os fatos criticados receberam, a cada dia, um tratamento diferente no ano passado. b) a permanncia de um desafio imprescindvel obrigatria. c) os acontecimentos criticados foram desanimadores no discorrer do ano findo. todos

Leia o texto B para responder s questes de 08 a 13. TEXTO B Janus, o deus das portas e transies da mitologia romana, deu seu nome ao ms de janeiro pela capacidade de simultaneamente ver passado e futuro. Ele uma inspirao para que a cada incio de ano faamos um balano do que aconteceu e do que podemos esperar (e desejar) dos prximos doze meses. Nesse esprito, acredito que poucos discordem da avaliao de que 2007 foi um ano excepcionalmente bom para o Brasil, em especial na frente econmica, em que a manuteno da estabilidade monetria e o acelerado crescimento da prosperidade mundial contriburam para um ano de recordes. Foram criados mais de 2 milhes de empregos formais e o crdito cresceu mais de 50% em um ano.[...] Mas acredito que a moralidade pblica continua sendo uma questo essencial. Ao longo de 2007, assistimos - mais uma vez a lamentveis demonstraes do desprezo que nossos representantes no Congresso tm pelo decoro, pelas prprias normas de conduta e pela opinio pblica. foroso admitir que uma rstia de esperana se acendeu com as enrgicas aes do Ministrio Pblico e da Polcia Federal e, em especial, com o belo exemplo do Supremo Tribunal Federal ao acolher a denncia contra os quarenta envolvidos no escndalo do mensalo. Aqui tambm preciso obstinao. A exceo tem de virar regra. Como j prescrevia Montesquieu no sculo XVIII, no se constri uma sociedade baseada na virtude dos homens, e sim na solidez das instituies.
(Roberto Civita in: Revista Veja, 29 de dezembro de 2007).

d) o pas est avanando progressivamente na linha moral. e) a ordem essencial continuar assistindo aos acontecimentos lamentveis.

10
Assinale a afirmativa VERDADEIRA sobre a estrutura lingstica do texto. a) A conjuno em que, no segundo pargrafo, evita apenas a repetio da locuo equivalente de que j usada no mesmo pargrafo. b) A regncia do verbo discordar, no segundo pargrafo, permite trocar a preposio que lhe segue pela preposio com, preservando a correo gramatical sem alterar o sentido. c) A relao de sentido entre os dois primeiros perodos, do primeiro pargrafo, permite subentender uma idia conclusiva, podendo ser expressa pela locuo em vista disso, antes de Ele .... d) A forma plural Foram criadas uma forma alternativa de uso para Foi criado, no terceiro pargrafo, cabendo, portanto, nesse caso, as duas formas. e) No terceiro pargrafo, no que diz respeito ao agente da ao verbal, o autor construiu a frase com o verbo na voz ativa.

Concurso Pblico para Prefeitura Municipal de So Lus

Tcnico Municipal de Nvel Superior - rea: Administrao

11
O antnimo adequado para a palavra grifada em "Aqui tambm preciso obstinao. a) instigao. b) implantao. c) perserverana. d) inconstncia. e) transigncia.

14
Indique a opo em que se adotar na frase, obrigatoriamente, de acordo com a norma culta, a indicao dos parnteses para o verbo em negrito. a) Solicito que considerar tua deciso. (3 pessoa do singular) b) Encaminhei os documentos para que Vossa Senhoria avaliar minha solicitao. (3 pessoa do singular) c) Compreendo que Vossas Majestades haver de encontrar razes para esse desfecho. (2 pessoa do plural) d) Os nobres deputados pretender me confundir nessa sesso? (2 pessoa do plural) e) Quando no se destacar, num ser humano, as qualidades, ele pode ficar tmido. (3 pessoa do singular)

12
No ltimo pargrafo a primeira vrgula e as aspas foram usadas, respectivamente, para a) separar uma neologismo. orao apositiva / indicar um

b) destacar uma locuo adverbial / destacar uma expresso. c) referenciar uma orao principal / ironizar um provrbio. d) ligar um termo de igual funo a outro / enfatizar o pensamento do editor do texto. e) separar uma orao subordinada antecipada / marcar uma citao.

15
Est CORRETO, de acordo com a norma culta da lngua, o emprego da expresso destacada na frase: a) As misses a que foste indicado so dignas. b) nfimo o preo no que pagas os servios dos teus funcionrios. c) necessrio de que se ofeream bons estmulos aos funcionrios. d) Felizes os pais de cujos filhos respeitam a Deus. e) Desconheo o motivo do qual escolheste este livro.

13
Ele uma inspirao para que a cada incio de ano faamos um balano do que aconteceu e do que podemos esperar (e desejar) dos prximos doze meses. Sobre esse trecho, analise as proposies a seguir e, em relao a elas, assinale a opo CORRETA. Os verbos acontecer e poder apresentam-se com o mesmo sujeito. II. As formas verbais antecedidas de do que, coordenadas entre si, esto subordinadas ao mesmo termo. III. O artigo feminino usado em ... a cada incio de ano... exigncia do emprego do substantivo inspirao. IV. Em ... de ano... o sentido da preposio no particulariza o substantivo. a) So verdadeiras as proposies I e IV, apenas. b) So verdadeiras as proposies I, II e III, apenas. c) So verdadeiras as proposies II e IV, apenas. d) So verdadeiras as proposies I, II, III e IV. e) So verdadeiras as proposies III e IV, apenas. I.

Concurso Pblico para Prefeitura Municipal de So Lus

Tcnico Municipal de Nvel Superior - rea: Administrao

Noes de Informtica
16
Estou usando o Microsoft Access 2002 para desenhar um relatrio. A fonte de dados uma tabela com 2.000 registros e os dados sero agrupados em funo do campo Campo1. No momento, meu prottipo de relatrio tem a aparncia ilustrada na figura abaixo, apresentando sete sees, todas elas com a propriedade Visvel configurada para Sim.

17

A figura acima ilustra o menu apresentado pelo Microsoft Windows 2000 que tenho instalado em meu computador, quando clico em Iniciar, seleciono Programas e Acessrios. Sobre as opes, os aplicativos e as ferramentas disponibilizadas nesse menu, INCORRETO afirmar que: a) Prompt de comando abre uma janela na qual possvel executar funes baseadas em texto (linha de comando). b) Sincronizar ferramenta para configurar a sincronia de dois aplicativos como o Word e o Excel, por exemplo. Sobre essas sees, analise as afirmaes abaixo: I. As sees Cabealho do relatrio e Cabealho da pgina aparecero em todas as pginas do relatrio. II. Com essa configurao de propriedade, Visvel Sim, a seo Cabealho Campo1 aparecer no incio de cada grupo e de cada pgina. III. Na seo Detalhe sero listados os dados selecionados a partir da fonte de dados do relatrio. IV. Com essa configurao de propriedade, Visvel Sim, a seo Rodap do relatrio aparecer na ltima pgina. Esto CORRETAS: a) todas as afirmaes. b) I, III e IV, apenas. c) II e IV, apenas. d) I e II, apenas. e) III e IV, apenas. c) Paint aplicativo destinado a edio de figuras e imagens. d) Bloco de notas aplicativo destinado a edio de textos com formatao simples. e) WordPad aplicativo que permite a edio de textos com formatao de mdia complexidade.

18
Dentre as opes abaixo uma est relacionada a um programa que interpreta o cdigo HTML (Hypertext Markup Language). Esse programa indispensvel para a navegao na internet. Assinale tal opo. a) FTP (File Transfer Protocol). b) Cookie. c) Switch. d) Browser. e) Outlook Express.

Concurso Pblico para Prefeitura Municipal de So Lus

Tcnico Municipal de Nvel Superior - rea: Administrao

19
Usando o Microsoft Word 2002 possvel formatar documentos rapidamente usando estilos. Um estilo um conjunto de caractersticas de formatao que podem ser aplicadas ao texto, tabelas e listas. Ao aplicar um estilo, voc aplica um grupo inteiro de formatos em uma simples operao. Por exemplo, em vez de seguir trs etapas separadas para formatar seu ttulo como Arial, 16 pontos e centralizado, voc pode obter o mesmo resultado em uma etapa aplicando o estilo de ttulo.
Extrado do texto de ajuda do Microsoft Word 2002

20
Considere a planilha do Microsoft Excel 2002, ilustrada a seguir.

Sobre esse recurso, INCORRETO afirmar: a) Um estilo de caractere afeta o texto do documento inteiro, como a fonte e o tamanho do texto, e os formatos negrito e itlico. b) Um estilo de pargrafo controla todos os aspectos da aparncia de um pargrafo, como alinhamento do texto, espaamento da linha e bordas e pode incluir formatao de caractere. c) Um estilo de tabela fornece uma aparncia consistente para bordas, sombreamento, alinhamento e fontes em tabelas. d) Um estilo de lista aplica alinhamento, caracteres de numerao ou marcador e fontes semelhantes s listas. e) Um estilo pode ser exibido e reaplicado a partir do de tarefas Estilos e formatao. A formatao aplicada tambm armazenada nesse painel, para que seja possvel reaplic-la rapidamente.

Se as clulas A4, B4, C4 e D4 forem preenchidas com as expresses indicadas abaixo, os valores dessas clulas sero, respectivamente:
Clula Expresso A4 B4 C4 D4 =(A1+B1)^D2/C2 =SOMA(A1:D1) =MDIA(A1:D1) =MXIMO(SOMA(A1;D1);SOMA(A2:D2))

a) 9; 13; 6,5 e 15 b) 3; 13; 6,5 e 24 c) 3; 24; 2,5 e 13 d) 9; 24; 6 e 15 e) 3; 5; 3,75 e 24

Conhecimentos Gerais
21
A economia maranhense durante o perodo imperial tinha como suporte dois produtos bsicos, o algodo e o acar. A quase totalidade dessa produo ficava localizada: a) nas ribeiras do rio Tocantins. b) no sul do Maranho. c) s margens do rio Itapecuru e em algumas cidades da Baixada. d) nos Lenis Maranhenses. e) na microrregio da Chapada das Mangabeiras.

22
recorrente, na literatura histrica, encontrar-se a expresso Jornada Milagrosa vinculada : a) criao da Companhia de Comrcio do Maranho. b) luta pela independncia do Maranho. c) expulso dos holandeses. d) expulso dos franceses do Maranho. e) catequese indgena no Maranho. 5

Concurso Pblico para Prefeitura Municipal de So Lus

Tcnico Municipal de Nvel Superior - rea: Administrao

23
cada vez maior a dependncia das economias nacionais, em especial das mais desenvolvidas, frente os Estados Unidos, por recursos no renovveis produzidos no exterior do pas. Por isso mesmo, inmeros e recentes conflitos internacionais tm como verdadeira causa: a) o controle de fontes energticas, em especial o petrleo. b) o controle comrcio. das grandes rotas martimas de

25
No contexto atual, h, na capital maranhense, aproximadamente 1.000 imveis de valor histrico e paisagstico numa rea de 90 hectares, sob proteo jurdica federal, situados nos bairros da Praia Grande, Desterro e Ribeiro e nas Praas Benedito Leite, Joo Lisboa e Gonalves Dias. Ao proclamar So Luis como cidade "Patrimnio Cultural da Humanidade" em 1997, a UNESCO estabeleceu algumas pr-condies, e uma delas, em especial, que, caso no seja respeitada, pode fazer com que a cidade perca esse pomposo ttulo. Trata-se do(a) a) modernizao das praas localizadas em toda a rea tombada. b) asfaltamento das ruas do centro histrico da cidade. c) retirada dos azulejos existentes nos casares do bairro da Praia Grande. d) demolio de alguns sobrados localizados na rea do bairro do Desterro. implementao de polticas pblicas e) no permanentes de preservao do patrimnio histrico da cidade.

c) a ocupao fsica das florestas. d) o domnio de reas estratgicas do ponto de vista militar. e) a subordinao de contingentes populacionais a serem usados como mo-de-obra barata.

24
De acordo com informaes apresentadas pela Companhia de Abastecimento de guas e Esgotos do Maranho CAEMA, 91% da populao de So Lus, ou seja, 931.191 habitantes recebem gua tratada. Outrossim, no que diz respeito coleta de esgoto, o nmero de pessoas beneficiadas atinge apenas 387.000, representando 38,6% da populao da Capital. Nesse sentido, vlido afirmar que: a) no h nenhuma relao entre o percentual de coleta de esgotos (38,6%) e a mortalidade por doenas infecciosas e parasitrias (de veiculao hdrica) na cidade. b) h uma relao direta entre o percentual de coleta de esgotos (38,6%) e a mortalidade por doenas infecciosas e parasitrias (de veiculao hdrica) na cidade. c) a maior parte das guas residuais no jogada in natura nos cursos dos rios e na orla martima da cidade. d) a cobertura da rede de esgotos moderna e garante o atendimento da populao ludovicense. e) o rodzio no abastecimento e/ou a ausncia de gua em vrios bairros da cidade no implica nenhum prejuzo para a populao.

Conhecimentos Especficos
26
um perodo de grande mobilidade e de grandes deslocamentos sociais. A burguesia d um salto em sua trajetria ascendente, e grandes massas populacionais dirigem-se para os centros industriais, onde a extrema misria convive com a riqueza (MOTTA Apud MANTOUX, 2001). O texto citado relata alguns aspectos socioeconmicos da Revoluo Industrial. Diante disso, assinale a alternativa que caracteriza o referido perodo. a) Para Morgan as pessoas tm imagens mentais das organizaes em que trabalham. b) Maslow destacou-se com a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas. c) Taylor conduziu experincias destinadas aumentar a produtividade do trabalho. a

d) Segundo Bertalanffy, a tecnologia e a sociedade tornaram-se to complexas que as solues tradicionais no so mais suficientes. e) Etzioni procurou definir tipos de organizaes conforme as atividades executadas.

Concurso Pblico para Prefeitura Municipal de So Lus

Tcnico Municipal de Nvel Superior - rea: Administrao

27
Analise o quadro abaixo: Teoria A Inspirada em sistemas de engenharia Autoridade centralizada Acentuada diviso do trabalho Teoria B Inspirada em sistemas de psicologia Delegao de autoridade nfase nas relaes entre as pessoas

30
A respeito da descentralizao, certo que: a) as linhas de comunicao da cadeia escalar provocam demoras na tomada de deciso. b) as decises so tomadas na cpula que est distanciada dos fatos e das circunstncias. c) os tomadores de deciso no topo tm pouco contato com as pessoas e situaes envolvidas. d) melhora a qualidade das decises medida que seu volume e complexidade se reduzem. e) as decises envolvem pessoas intermedirias, possibilitando distores no processo de comunicao.

Assinale a alternativa CORRETA que indique as teorias administrativas que esto sendo comparadas: a) Teoria A: Matemtica; Teoria B: Sistmica b) Teoria A: Estruturalista; Teoria B: Contingencial c) Teoria A: Sistmica; Teoria B: Estruturalista d) Teoria A: Clssica; Teoria B: Contingencial e) Teoria A: Clssica; Teoria B: Relaes Humanas

31
Observe a figura abaixo:

28
As teorias da liderana tratam do comportamento do lder em relao a seus subordinados. So trs os estilos de liderana que se destacam nesses estudos: autocrtico, democrtico e liberal. O estilo liberal de liderana aquele em que o lder: a) no avalia o grupo nem controla os acontecimentos. b) procura ser um membro normal do grupo. c) fixa as diretrizes, sem qualquer participao do grupo. d) determina a tarefa que cada um deve executar. e) estabelece as providncias para a execuo das tarefas de modo imprevisvel. O critrio de departamentalizao utilizado organograma apresentado acima do tipo: a) por processo. b) por produto ou servio. c) por cliente. d) por rea geogrfica. e) funcional. no

32
O homem que est habituado e estruturado na burocracia ao integrar essa nova organizao adhocracia encontrar um clima inteiramente novo e uma pauta diferenciada de problemas... (CURY, 2006). O texto faz referncia Adhocracia. Assinale a alternativa que contenha somente suas caractersticas: a) flexvel, informal e temporria b) previsvel, rotineira e inovadora c) horizontal, detalhada e abrangente d) especializada, formal e descentralizada e) participativa, formal e centralizada

29
A administrao das organizaes em geral condicionada pelos estilos com que os administradores dirigem, dentro delas, o comportamento das pessoas. Nesse contexto, so pressuposies da Teoria Y de McGregor em relao ao estilo de administrao: I. As pessoas so esforadas e gostam de ter o que fazer. II. As pessoas evitam a responsabilidade para se sentirem seguras. III. As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas. IV. As pessoas so ingnuas e sem iniciativa. As pessoas so criativas e competentes. Pode-se afirmar: a) Apenas as assertivas II, III e V esto corretas b) Apenas as assertivas I, III e V esto corretas c) Apenas as assertivas I, II e IV esto corretas d) Apenas as assertivas III e IV esto corretas e) Apenas as assertivas IV e V esto corretas

Concurso Pblico para Prefeitura Municipal de So Lus

Tcnico Municipal de Nvel Superior - rea: Administrao

33
Sobre a avaliao do desempenho, julgue os itens, colocando C (para Certo); E (para Errado) e, em seguida, marque a alternativa CORRETA: ( ) A avaliao do desempenho deve concentrar-se apenas na anlise subjetiva do desempenho no cargo. ) A avaliao do desempenho deve ser utilizada para melhorar a produtividade da pessoa dentro da organizao. ) A avaliao do desempenho proporciona um julgamento sistemtico para fundamentar possveis promoes.

36
________________consiste no processo de estabelecer normas e procedimentos sobre a maneira correta de execuo das tarefas, rotinas e trabalhos relacionados com as necessidades de itens materiais para a organizao empresarial (POZO, 2002). O termo que preenche corretamente o espao acima : a) Padronizao b) Especificao c) Normatizao d) Classificao e) Curva ABC

a) C-C-C b) E-C-E c) C-E-E d) E-C-C e) E-E-C Emax PP Q Emin IR T PP

37
Analise a figura abaixo:

34
Empresas tambm tm seus Tulius Detritus, incapazes de doar um grama de boa vontade para a criao de um bom ambiente de trabalho. Suas ferramentas so a desconfiana, a indiferena, a ironia e o mau humor (MUSSAK, Eugenio. Abaixo a intriga. Voc S.A, So Paulo, ano 10, n. 2, p. 106, fev. 2007) A citao acima caracteriza uma situao presente nas organizaes em que influencia predominantemente o (a): a) absentesmo b) cultura organizacional c) rotatividade d) socializao e) clima organizacional

Figura: Sistema dos mximos-mnimo (CHIAVENATO, 2005)

A partir do Sistema de Reposio de Estoque descrito acima correto afirmar: a) Tem como principal vantagem a simplificao dos procedimentos burocrticos de reposio de materiais. b) utilizado quando h dificuldade para determinar o consumo ou quando ocorre variao no tempo de reposio. c) um sistema que consiste em fazer pedidos para reposio dos estoques em intervalos de tempo estabelecidos para cada item. d) Envolve programas complexos e necessariamente operado por computador. e) O estoque no dever oscilar entre os limites mximo e mnimo.

35
Considere as seguintes etapas: I. II. III. IV. Diagnstico Reforo Desenho Avaliao

Dentre as etapas acima citadas, fazem parte do processo de treinamento somente: a) I, II e III b) I, III e IV c) II, III e IV d) I e II e) II e IV

Concurso Pblico para Prefeitura Municipal de So Lus

Tcnico Municipal de Nvel Superior - rea: Administrao

38
Anlise de valor a aplicao sistemtica de tcnicas comprovadas para apurao das funes de um produto ou de um servio, para avaliao das funes e para encontrar caminhos, a fim de cumprir as funes necessrias com segurana e com o menor custo total possvel (SOCIETY OF AMERICAN VALUE ENGINEERS S.A.V.E.). Sobre a Anlise de Valor CORRETO afirmar: a) Procura-se atuar com uma equipe interdisciplinar para valorizar o processo de anlise do objeto e de criao de alternativas. b) Os valores so tarefas ou atributos que um produto desempenha. c) um mtodo que pode ser aplicado somente nas fases inicial e final do ciclo de vida de um produto ou servio. d) Um produto no representa um conjunto de funes de uso e de estima. e) A funo representada pelo mnimo que se deve gastar para produzir ou comprar um produto, com uma utilidade garantida e uma estima adequada.

40
O atraso de um item A, na Empresa XY, causou uma parada de 07 (sete) dias em um dos setores de produo da empresa. Esse atraso fez com que a empresa atrasasse a entrega de seus produtos em 05 (cinco) dias. A partir dos dados fornecidos pela empresa, calcule o custo da falta desse item no estoque:
CUSTO DA REA DE PRODUO Custos Mo-de-obra Equipamento R$/Dia 550,00 170,00 N dias 7 5

a) R$ 3.500,00 b) R$ 3.850,00 c) R$ 4.700,00 d) R$ 4.500,00 e) R$ 4.100,00

41
Segundo a Lei n 8.987/1995 (Concesso e permisso da prestao de servios pblicos) a permisso de servio pblico : a) A delegao, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco. b) A construo, total ou parcial, conservao, reforma, ampliao ou melhoramento de quaisquer obras de interesse pblico, delegada pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para a sua realizao, por sua conta e risco. c) A delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado. d) A delegao da execuo de servios de natureza pblica, na modalidade de licitao prego, em que a sociedade tenha inequvoco interesse no servio. e) A execuo de servios de natureza pblica por pessoa jurdica privada, com a autorizao da Cmara de Vereadores e do Tribunal de Contas do Estado e fiscalizao da Secretaria Municipal de Obras e Servios Pblicos.

39
A necessidade de comprar cada vez melhor enfatizada por todos os empresrios juntamente com as necessidades de estocar em nveis adequados e de racionalizar o processo produtivo (DIAS, 1993). Sobre Compras, CORRETO afirmar: a) A solicitao de compras o registro do preo obtido da oferta de diversos fornecedores em relao ao material cuja compra foi solicitada. b) Desenvolvimento de novos materiais o procedimento que possibilita empresa selecionar os futuros fornecedores que faro parte do catlogo de fornecedores qualificados. c) A anlise de preos tem como essncia e finalidade evitar atrasos ou problemas para o cliente do pedido. d) A rea de Compras no um fim em si prpria, mas uma atividade de apoio fundamental ao processo produtivo, suprindo-o com todas as necessidades de materiais. e) O pedido de compras um documento que d a autorizao para o comprador executar uma compra.

Concurso Pblico para Prefeitura Municipal de So Lus

Tcnico Municipal de Nvel Superior - rea: Administrao

42
Os princpios da Administrao Pblica so regras de observncia obrigatria para o bom administrador. O princpio administrativo que preceitua que a atuao do administrador pblico deve destinar-se a atender o interesse pblico denomina-se: a) Impessoalidade b) Eficincia c) Moralidade d) Razoabilidade e) Finalidade

45
Segundo a Lei Complementar n 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), so instrumentos de transparncia da gesto fiscal, aos quais ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico: a) O Balancete Sinttico de cada Poder, as prestaes de contas de dirias concedidas e as prestaes de contas dos suprimentos de fundos autorizados. b) As prestaes de contas e o respectivo parecer prvio, o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria e o Relatrio de Gesto Fiscal. c) A relao das remuneraes dos servidores pblicos, a relao dos processos licitatrios executados e o quantitativo de servidores lotados em cada unidade. d) A Lei Oramentria Anual, a Lei de Diretrizes Oramentria e o Plano de Metas de cada governo. e) O Relatrio de Atividades dos Dirigentes, os Relatrios de Auditorias e o Parecer do Ministrio Pblico.

43
Considere as proposies relacionadas concesso de servios pblicos: ( ) Concesso a delegao contratual da execuo do servio pblico, na forma autorizada e regulamentada pelo Poder Pblico. ) Reverso a transferncia dos bens do concessionrio para o patrimnio do concedente em virtude da extino do contrato. ) A revogao do contrato de concesso decretada quando o pacto foi firmado com vcio de legalidade. ) Encampao a retomada coativa do servio, pelo poder concedente, durante o prazo de concesso, por motivo de interesse pblico.

46
Contrato administrativo um ajuste celebrado entre a Administrao Pblica e terceiros para a consecuo de objetivos de interesse pblico, regidos pelas normas de Direito Pblico. Em relao aos contratos administrativos, correto afirmar: a) Os contratos administrativos possuem como um de seus traos caractersticos a imutabilidade. b) A presena da Administrao Pblica como Poder Pblico no garante prerrogativas de supremacia sobre o particular. c) As clusulas dos contratos administrativos so fixadas consensualmente entre a Administrao e o particular. d) A finalidade pblica est presente em todos os atos e contratos da Administrao Pblica, ainda que regidos pelo direito privado. e) A presena das clusulas exorbitantes contratos administrativos considerada ilcita. nos

Julgue as proposies como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, marque a alternativa CORRETA: a) V V F F b) V V V F c) F V F V d) V V F V e) F F V V

44
A lei oramentria anual no dever conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, de acordo com o princpio da (o): a) Universalidade b) Anualidade c) Exclusividade d) Unidade e) Equilbrio

10

Concurso Pblico para Prefeitura Municipal de So Lus

Tcnico Municipal de Nvel Superior - rea: Administrao

47
Conforme a Lei n 8.666/1993 inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio no seguinte caso: a) Para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. b) Nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem. c) Quando a Unio tiver que intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento. d) Quando houver possibilidade de comprometimento da segurana nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da Repblica, ouvido o Conselho de Defesa Nacional. e) Para a aquisio ou restaurao de obras de arte e objetos histricos, de autenticidade certificada, desde que compatveis ou inerentes s finalidades do rgo ou entidade.

49
Considerando as contas da Empresa Z e seus respectivos saldos:
CONTAS Edificaes Duplicatas a Pagar Duplicatas a Receber Fornecedores Participaes Acionrias Aplicaes Financeiras Impostos a Recolher Receita a Receber Seguros a Pagar Mercadorias Adiantamento de Clientes Mveis e Utenslios Caixa SALDOS R$ 220,00 R$ 20,00 R$ 800,00 R$ 30,00 R$ 320,00 R$ 40,00 R$ 45,00 R$ 100,00 R$ 230,00 R$ 80,00 R$ 260,00 R$ 50,00 R$ 350,00

O valor do Patrimnio Lquido que figuraria no seu Balano Patrimonial seria de: a) R$ 130,00 b) R$ 610,00 c) R$ 10,00 d) R$ 180,00 e) R$ 90,00

48
A respeito das modalidades de licitao, correto afirmar: a) Tomada de preos a nica modalidade de licitao em que a lei no exige publicao de edital. b) Convite a modalidade de licitao utilizada para a venda de produtos legalmente apreendidos ou penhorados. c) Prego a modalidade de licitao para aquisio de bens e servios comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratao. d) Concurso a modalidade de licitao em que a publicidade assegurada por meio da publicao do edital com 15 dias de antecedncia. e) Concorrncia a modalidade de licitao cabvel apenas para escolha de trabalho tcnico ou cientfico.

11

Concurso Pblico para Prefeitura Municipal de So Lus

Tcnico Municipal de Nvel Superior - rea: Administrao

50
Observe a figura abaixo:

Necessidade

Anlise

Projeto

Construo

Instalao

Produo

Manuteno

Figura: O Ciclo de vida dos sistemas de informao (AUDY, 2005)

Sobre o Ciclo de vida do sistema de informao, pode afirmar-se: a) A Construo a etapa na qual o novo sistema disponibilizado e ocorre uma converso do antigo para o novo sistema. b) O resultado da etapa de Projeto o detalhamento de como o novo sistema ser construdo e funcionar. c) Na Anlise, necessrio especificar os dados, software e hardware que integraro os sistemas. d) Na Instalao, necessrio aperfeioar o sistema para atender s novas demandas do ambiente organizacional. e) A Manuteno a etapa na qual o novo sistema passa a integrar o ambiente organizacional.

12 12

Potrebbero piacerti anche