Sei sulla pagina 1di 15

1 17-10-2012 INSTITUTO DE ACESSO AO DIREITO PARECER

1. Nos termos e para os efeitos do disposto nos artigos 25 n. 3, 4 e 5; 30; 31; 39 e 45 da Lei n. 34/2004, de 29 de Julho, com a redaco que lhe foi atribuda pela Lei n. 47/2007, de 28 de Agosto, conjugado com o disposto nos artigos 2 e 3 da Portaria n. 10/2008, de 3 de Janeiro, com a redaco imposta pela Portaria n. 210/2008, de 29 de Fevereiro a nomeao de patrono ou defensor efectuada pela Ordem dos Advogados. . Refere a alnea c) do n. 1 do artigo 45 da Lei n. 34/2004, que A admisso dos profissionais forenses ao sistema de acesso ao direito e aos tribunais, a nomeao de patrono e de defensor e o pagamento da respectiva compensao realizam-se nos termos seguinte: () c) Os profissionais forenses podem ser nomeados para lotes de processos e escalas de preveno. () (sublinhado nosso). Menciona o n. 2 do mesmo artigo que admisso dos profissionais forenses ao sistema de acesso ao direito, a nomeao de

patrono/defensor e o pagamento da respectiva compensao, nos termos do n.1 do artigo 45 da Lei n. 34/2004, regulamentada por Portaria (sublinhado nosso).

Dispe o artigo 2 da Portaria n. 10/2008, com a redaco que lhe foi introduzida pela Portaria n. 210/2008, de 29 de Fevereiro, que:

2 n. 1 Sem prejuzo do disposto no artigo seguinte, a nomeao de patrono ou defensor efectuada pela Ordem dos Advogados, podendo ser realizada de forma totalmente

automtica, atravs de sistema electrnico gerido por esta entidade. n. 2 Para efeitos do disposto no nmero anterior, os tribunais, as secretarias ou os servios do Ministrio Pblico, os rgos de policia criminal e os servios da segurana social devem solicitar a nomeao de patrono ou defensor Ordem dos Advogados, sempre que, nos termos da lei, se mostre necessria. .

No obstante o disposto no citado artigo, alude o n. 1 do artigo 3 da referida Portaria que A nomeao para assistncia ao primeiro interrogatrio de arguido detido, para audincia em processo sumrio ou para outras diligncias urgentes previstas no Cdigo de Processo Penal efectuada pelo tribunal atravs da secretaria, com base na designao feita pela Ordem dos Advogados constante da lista de escala de preveno de advogados e de advogados estagirios. . Refere-se o n.2 do citado artigo que A nomeao referida no nmero anterior pode ser feita: a) Pelo Ministrio Pblico, atravs da secretaria ou dos seus servios, e pelos rgos de polcia criminal, nos casos previstos na alnea c) do n. 1 do artigo 64. do Cdigo de Processo Penal; b) Pelo Ministrio Pblico, atravs da secretaria ou dos seus servios, nos casos previstos no n. 3 do artigo 64. e no n. 2 do artigo 143. do Cdigo de Processo Penal. .

Sublinha-se, no n. 3 do artigo 3 da Portaria n. 10/2008, que A nomeao, efectuada nos termos deste artigo, sempre comunicada Ordem dos Advogados. .

A incluso, nesta norma, de tal dever de comunicao, advm da manifesta preocupao do legislador em criar mecanismos que permitam a concentrao de todos os aspectos relativos s nomeaes de patrono/defensor oficioso, no mbito do sistema de acesso ao direito, na Ordem dos Advogados.

Na

realidade,

essa

comunicao,

circunscreve-se,

apenas,

nomeaes que, por motivos devidamente fundamentados justifiquem a sua efectivao, sem recurso dos meios legalmente previstos[1]para o efeito.

A propsito desta matria, pronunciou-se o Senhor Juiz Conselheiro Salvador da Costa[2], referindo, em sntese, o seguinte: () Prev o n. 3 deste artigo a nomeao de advogado ou de advogado estagirio feita nos termos acima referidos, e estatui dever ser comunicada Ordem dos Advogados. A referida comunicao harmnica com a circunstncia de ser a Ordem dos Advogados quem gere o sistema e de o pagamento aos mencionados causdicos depender da informao por ela remetida ao Instituto de Gesto Financeira e de Infra-Estruturas da Justia, IP () ..

Dispe o artigo 41 da Lei 34/2004, que A nomeao de defensor para assistncia ao primeiro interrogatrio de arguido detido, para audincia em processo sumrio ou para outras diligncia urgentes previstas no Cdigo de Processo Penal processa-se nos termos do artigo 39, devendo ser organizadas escalas de preveno de advogados e advogados estagirios para esse efeito, em termos a definir na portaria referida no n.2 do artigo 45. .

Nos termos e para os efeitos do disposto no n.1 do artigo 39[3] da referida Lei, com a epgrafe Nomeao de Defensor a () nomeao de defensor ao arguido, a dispensa de patrocnio e a substituio so feitas nos termos do Cdigo de Processo Penal, do presente captulo e da portaria referida no n. 2 do artigo 45 () ..

Com a referida alterao legislativa e respectiva regulamentao, mostra-se evidente que, o mbito da interveno dos

Tribunais/Autoridades Judicirias, no processo de nomeaes, encontrase limitada e condicionada a determinados requisitos legais[4].

Resulta, claro, dos referidos preceitos legais que, compete Ordem dos Advogados proceder a nomeaes de patronos/defensores no mbito do acesso ao direito, qualificando-se, o acto de nomeao como um acto administrativo. A razo dessa deciso, resulta de uma evidente opo do membro do Governo responsvel pela rea da justia , em atribuir, Ordem dos Advogados, o controlo, formal e operacional, de todos os aspectos inerentes aos servios prestados pelos profissionais forenses, no mbito das diferentes modalidades previstas no sistema do acesso ao direito.

Subjaz referida opo, o objectivo de simplificao dos procedimentos no mbito do acesso ao direito e aos tribunais, com vista celeridade e eficincia do funcionamento de todo o sistema, com ganhos bvios para todos os intervenientes.

Assim, definiram-se novas regras[5] de competncia com vista a permitir uma direco efectiva de todas as nomeaes por parte da Ordem dos Advogados (cfr. artigos 2, 28 n.3, 29 da Portaria n. 10/2008).

Nesse pressuposto, entendemos que, a matria preceituada nos artigos do Cdigo de Processo Penal[6], que versam sobre a nomeao de defensores oficiosos, deve ser enquadrada e interpretada com observao dos princpios e normas constantes no novo regime legal do acesso ao direito e aos tribunais.

Afigura-se-nos prudente, proceder a uma interpretao sistemtica e actualista entre as normas preceituadas no Cdigo de Processo Penal, quanto nomeao de defensor oficioso, e as regras previstas na Lei e regulamentao especial do acesso ao direito e aos tribunais, com o objecto de evitar que as premissas resultantes da simples aplicabilidade do respectivo elemento literal se tornem desajustadas[7], luz da nova legislao e, assim, comprometer o bom funcionamento do novo Sistema. No fundo, a aplicabilidade do princpio de que A lei especial prevalece sobre a lei geral (critrio da especialidade), ainda que esta seja posterior, excepto "se outra for a inteno inequvoca do legislador [8].

O facto de no terem sido expressamente revogados ou alterados artigos do Cdigo de Processo Penal, no deve permitir equvocos quanto ao rigor que se exige sobre a adaptabilidade do respectivo contedo aplicabilidade das novas regras. A tcnica legislativa poder no ser feliz mas no ser por isso que se afigura ineficaz.

2. Os pagamentos das compensaes aos profissionais forenses, no mbito dos servios prestados no sistema de acesso ao direito e aos tribunais, so concretizados tendo como referncia o tipo de processo/aco.

O processamento dos honorrios do patrono/defensor oficioso no tem em conta o nmero de defesas efectivamente desenvolvidas por cada Patrono, num determinado processo (cfr. artigo 25, 26 e 28 da Portaria n. 10/2008, de 3 de Janeiro e Portaria n. 1386/2004, de 10 de Novembro).

Nesta base, cada arguido/beneficirio do apoio judicirio, deve ter um advogado nomeado, no devendo o mesmo advogado ser

defensor/patrono de vrios arguidos/beneficirios, no mesmo processo, sob pena de um advogado exercer, no mbito do mesmo processo um nmero ilimitado de patrocnios, sem qualquer reflexo na respectiva remunerao.

Tal entendimento, encontra-se, alis, bem demonstrado na alnea d) do n. 1 do artigo 45 da Lei n. 34/2004, e no artigo 7 da Portaria n. 10/2008[9], quando o legislador condiciona, expressamente, a nomeao do mesmo patrono ou defensor oficioso ao beneficirio verificao de dois pressupostos:

1. Quando o mesmo facto der causa a diversos processos ; 2. profissional forense est inscrito para lotes de processos . Por outro lado, a expresso contida no referido normativo de que o sistema deve assegurar, preferencialmente demonstra a clara inteno do legislador de condicionar a concretizao de tais nomeaes aos requisitos previstos no citado artigo.

A circunstncia de, os Tribunais/Autoridades Judicirias, atravs das respectivas secretarias, por recurso plataforma informtica ou s escalas presenciais, receberem uma nomeao de Defensor Oficioso, tal facto, por si s, no confere, a tais entidades, a possibilidade de, para o mesmo processo, ampliar a nomeao, com vista a acrescentar a defesa[10] de outros arguidos, desse mesmo processo. Afigura-se-nos que, procedimento descrito ampliao da nomeao no se mostra conforme com as novas regras e proporciona um aumento significativo de pedidos de escusa/dispensa de patrocnio.

Por outro lado, as circunstncias em que ocorrem tais nomeaes, comprometem as regras de preenchimento dos lotes e, consequente, atribuio equitativa dos processos, garantida atravs do automatismo do sistema de nomeaes efectuadas pela Ordem dos Advogados (cfr. artigo 19, 21 e 22 da Portaria).

Sobre o disposto no artigo 21 da Portaria n. 10/2008, referiu o Senhor Juiz Conselheiro Salvador da Costa o seguinte:

um normativo dirigido Ordem dos Advogados, cujo escopo finalstico o de que, relativamente aos lotes referenciados a cada uma das circunscries, nos termos dos artigo 19 e 20 deste diploma, no mbito dos lotes previstos no artigo 18, o preenchimento do primeiro ocorre preenchido que seja o segundo, e assim sucessivamente. O preenchimento de cada um dos mencionados lotes h-de, naturalmente, resultar dos pedidos de nomeao de patrono e de defensor oficioso que Ordem dos Advogados sejam dirigidos pelos tribunais, pelos servios da segurana social, pelos servios do Ministrio Pblico ou pelos servios dos rgos de polcia criminal. O referido sistema de preenchimento implica, naturalmente, a prvia hierarquizao dos profissionais forenses aderentes ao sistema de acesso ao direito no confronto com os referidos lotes. Definida a estrutura da referida hierarquizao, deve a Ordem dos Advogados atribuir os lotes medida da sua formao, tendo em conta o que se prescreve no n. 1 deste artigo, sem prejuzo da prioridade mencionada no nmero seguinte. Prev o n.3 deste artigo, independentemente da competncia da Ordem dos Advogados, referida no nmero anterior, a opo dos profissionais forenses por lotes de maior dimenso, e estatui a sua prioridade na sua atribuio, tal como a dos que optaram por lotes de menor dimenso em relao aos que se inscreveram nas modalidades mencionadas nas alneas b) e d) do n.1 do artigo 18, ou seja para a nomeao isolada para processos de designao isolada para escalas de preveno.

Assim, no obstante a competncia da Ordem para hierarquizar os profissionais forenses, hierarquizao que, em princpio, determina a distribuio ou afectao dos lotes de processos previstos no artigo 18, n.2, deste diploma, prevalece nesta atribuio a opo daqueles que optarem por lotes de maior dimenso segundo a ordem de grandeza configurada sucessivamente em cada uma das alneas. [11].

Acresce, ainda, referir que, no tendo sido realizada pelo Sistema Informtico, a nomeao para o patrocnio ou para a escala de preveno (no presencial ou presencial), no se encontra disponvel na plataforma informtica, impossibilitando os advogados, nomeados em tais condies, de requerer os seus honorrios[12]. Foi, precisamente, com essa preocupao que, em 3 de Setembro de 2008, atravs de uma Nota Explicativa[13], o Conselho Geral, recomendou o seguinte: Advertem-se ainda todos os Colegas, que cada arguido deve ter um advogado nomeado, no devendo o mesmo advogado ser defensor de vrios arguidos. .

3. Em face do exposto, nosso entendimento que, com excepo do disposto no artigo 7 da Portaria n. 10/2008, o acto de nomeao de defensor efectuado pela Ordem dos Advogados, destina-se, apenas, ao patrocnio de um arguido no determinado processo concreto. O mbito dessa nomeao no deve ser, posteriormente, ampliado, defesa de outros arguidos, no mesmo processo.

10

O pagamento da compensao devida aos profissionais forenses que intervm no sistema do acesso ao direito e aos tribunais contabilizado em funo do processo e no em virtude do nmero de defesas efectivamente asseguradas por cada advogado, uma vez que esta situao no tem enquadramento legal (cfr. artigo 25 e 26 da Portaria n. 10/2008 e Portaria n. 1386/2004, de 10 de Novembro).

4. A Ordem dos Advogados tem dado a sua colaborao em todos as diligncias que se mostrem adequadas ao eficaz funcionamento e clere melhoria do Sistema, com o objectivo de permitir que o acesso ao direito e aos tribunais se reflicta no melhor possvel para os cidados em geral, e sempre, com respeito pelos direitos dos Advogados.

Naturalmente que, o objectivo principal do sistema do acesso ao direito e aos tribunais assegurar que ningum seja dificultado ou impedido, em razo da sua condio social ou cultural, ou por insuficincia de meios econmicos, o conhecimento, o exerccio ou a defesa dos seus direitos. (cfr. artigo 1 da Lei n. 34/2004).

No entanto, tal objectivo deve ser obtido de forma correcta e com menor encargo para o Estado. Ao poder legislativo compete tomar as opes mais adequadas assegurar tal pretenso[14].

No caso dos processos crimes, com vrios arguidos, h vantagens e inconvenientes de todos eles, ou alguns deles, serem defendidos pelo mesmo advogado (constitudo ou nomeado defensor oficioso).

11

Se um advogado patrocinar dois ou mais arguido por certo ter mais trabalho, pois tem de falar com todos eles, estudar o que mais conveniente para cada um deles. Haver, necessariamente, economia no tempo gasto, no acompanhamento das diligncias judiciais e nas deslocaes aos tribunais, estabelecimento prisional, etc.

Porm, de outra natureza e seguramente prevalecente, so os inconvenientes.

partida, a defesa de dois ou mais arguidos podem parecer compatveis. Porm, no decorrer do processo, podem sempre divergir.

Numa situao dessas, os advogados no podem assegurar patrocnios divergentes e, deontologicamente, s lhes permitido optar por algum deles e prosseguir no patrocnio, contra ou em desacordo, com os outros arguidos que patrocinou e ouviu abrangido do sigilo.

Logo, nessa situao, os advogados tm de renunciar a todas as defesas, o que acarretaria prejuzos para a celeridade processual.

Acontece que, no momento da nomeao, que feita informaticamente (com observncia do disposto nos artigos 18, 20 e 21 da Portaria n. 10/2008), no existe, nem vemos como seja possvel poder vir a ser considerado, qualquer informao sobre a compatibilidade das defesas e, assim, garantir com segurana, a possibilidade prevista no n.1 do artigo 65 do C.P.P. articulada com a regra estatudas no n.5 do artigo 3 da referida Portaria n. 10/2008.

12

Pelo exposto, parece-nos correcto a opo do legislador que s considerou a nomeao do mesmo patrono/defensor ao

beneficirio/arguido, nos termos do disposto no artigo 7 da Portaria n. 10/2008.

Relatora: Elina Fraga 11/03/2010

[1] Nomeaes que, por razes predominantemente de natureza tcnica, no podem ser realizadas atravs dos sistemas informticos. [2]In O Apoio Judicirio, de Salvador da Costa, 7 Edio, Almedina 2009, pag. 305 e seg.. [3] A propsito desta matria, estatua o artigo 39 da Lei n. 34/2004, de 29 de Julho, sem as alteraes introduzidas pela Lei n. 47/2007, de 28 de Agosto, o seguinte: 1 - A nomeao do defensor ao arguido, a dispensa de patrocnio e a substituio so feitas nos termos do Cdigo de Processo Penal e em conformidade com os artigos seguintes. 2 - A nomeao antecedida da advertncia ao arguido do seu direito a escolher e constituir defensor e a requerer concesso de apoio judicirio, podendo neste caso escolher de acordo com as disponibilidades de patrocnio a assegurar em regulamento aprovado pela Ordem dos Advogados, e que, no constituindo defensor, nem requerendo a concesso de apoio judicirio, ou este no lhe sendo concedido, pode ser responsvel pelo pagamento

13 dos honorrios ao defensor, bem como das despesas em que este incorrer com a sua defesa. 3 Nos casos em que o arguido no tiver escolhido defensor ou requerido e obtido o apoio judicirio, no final do processo, deve o tribunal, tendo em ateno adequada ponderao da suficincia econmica e as circunstancias do caso, imputar-lhe o pagamento de taxa de justia e demais encargos do processo, incluindo o pagamento dos honorrios do defensor oficioso, nos termos legais. 4 O requerimento para a concesso de apoio judicirio no afecta a marcha do processo. . [4] Cfr. n. 2 do artigo 45 da Lei n. 34/2004, conjugado com os artigos 2, 3, 4 18, 21 e 22 da Portaria n. 10/2008, de 3 de Janeiro. [5] Entre outras, definiram-se, por exemplo, critrios de seleco e distribuio de processos pelos Advogados intervenientes no Sistema; decidiu-se pela desmaterializao do procedimento de nomeao, desde o pedido at ao pagamento do profissional forense; privilegiou-se utilizao de meios electrnicos, para as comunicaes (notificaes) entre os diversos operadores. [6] Designadamente o disposto nos artigos 62, 65, 66, 67 do C.P.P.. [7] A ttulo de exemplo, refira-se o disposto nos n.s 2 e 5 do artigo 66. do Cdigo de Processo Penal, matria incompatvel com o disposto nos artigos 42 e n.2 e artigo 45 da Lei n. 47/2008, de 28 de Agosto. A este propsito, chama-se, tambm, a ateno para a norma revogatria prevista no artigo 2 da Portaria n. 210/2008, de 29 de Fevereiro, particularmente no que respeita nova regulamentao sobre remunerao dos profissionais forenses pelos servios prestados, no mbito do acesso ao direito e aos tribunais (cfr. n. 2 do artigo 45 da Lei n. 34/2004, e artigos 25, 26 e 28 da Portaria n. 10/2008, comparativamente ao regime previsto no n.5 do artigo 66 do C.P.P).

14 [8] Cfr. a este propsito o Acrdo de Supremo Tribunal Administrativo n 57226, de 4 Novembro de 1998. [9] Sublinha-se que, nestas situaes, o pagamento da compensao devida ao profissional forense efectiva-se com referncia ao tipo de processos que, efectivamente, acompanha (cfr. artigo 7, 21, 22, 25 e 28 da Portaria n. 10/2008 e Tabela anexa Portaria n. 1386/2004, de 10 de Novembro).

[10] No caso de, no mesmo processo judicial, existirem vrios arguidos, uns com defensor oficioso nomeado e outros, sem defensor, ser, certamente, porque, para estes ltimos, ainda no foi requerida tal nomeao. Essa ocorrncia, por si s, no justifica a alterao substancial das circunstncias das nomeaes, entretanto, efectuadas. [11] In O Apoio Judicirio, de Salvador da Costa, 7 Edio, Almedina 2009, pag. 329 e seg.. [12] A nomeaes manuais tm carcter excepcional, devendo, por isso, ser utilizada apenas como mecanismo de recurso quando, devidamente justificada e comprovada, a impossibilidade de

concretizao automtica da nomeao atravs do sistema. [13] Texto integral do documentos disponvel no Site da Ordem dos Advogados http://www.oa.pt/Conteudos/Artigos/detalhe_artigo.aspx?idc=67944&idsc =67946&ida=68919

[14] Cfr. designadamente, o disposto no artigo 39 da Lei n. 34/2008.

http://www.oa.pt/cd/Conteudos/Artigos/detalhe_artigo.aspx?sidc=32258& idc=32261&ida=121041

15

Potrebbero piacerti anche