Sei sulla pagina 1di 3

1

Inqurito ou Instruo e Consulta Jurdica No stio

http://www.oa.pt/Conteudos/Artigos/detalhe_artigo.aspx?idc=31632&ida=119346 consta: Caro(s) Colegas(s)

Por proposta do Conselho Geral, aceite pelo Ministrio da Justia, foi criada uma Comisso, integrada por representantes Ministrio, da Ordem dos da Advogados Direco e

representantes

daquele

designadamente

Geral

Administrao da Justia e do Instituto de Gesto Financeira, com vista uniformizao de procedimentos e harmonizao de interpretaes, para evitar os sucessivos estornos decorrentes, sobretudo, da multiplicidade de

entendimentos perfilhados por quem, nos diversos Tribunais, efectua a confirmao dos actos praticados pelos advogados no mbito do sistema do acesso ao direito.

Neste contexto, foram abordadas na primeira reunio, desde logo, as insuficincias do sistema, tendo sido acordadas as solues infra elencadas para obstar a que se perpetuem no tempo as situaes em que os advogados esto impedidos de formular pedidos de honorrios.

1 - Honorrios: Inqurito ou Instruo

Como do conhecimento dos Colegas, por falta de adaptao da plataforma informtica do IGFIJ, viu-se o Conselho Geral impossibilitado de pr em produo o boto "terminar o processo com pagamento", destinado ao pedido de pagamento de honorrios, sempre que a nomeao fosse para o processo e este terminasse ainda em fase de Inqurito (arquivamento, desistncia de queixa ou suspenso) ou em fase de Instruo (despacho de no pronncia).

Tendo em conta o lapso de tempo decorrido e a falta de previso de um prazo para a resoluo desta insuficincia, estabeleceu-se que o pedido de pagamento nos processos referidos se far de acordo com o ponto 13 da Tabela de Honorrios.

Em face do exposto, os Colegas que tenham processos que terminaram ou venham a terminar em fase de Inqurito ou Instruo podero proceder ao pedido de pagamento de honorrios no SinOA, seleccionando o item "Outras Intervenes de Patrono Oficioso". Na medida em que esta soluo mereceu a aprovao da DGAJ, esta entidade dar instrues aos funcionrios judiciais, operadores do SICAJ, para validarem os pedidos de honorrios formulados nos termos referidos, podendo os Colegas introduzir, desde j, os respectivos pedidos de pagamento em todos os processos que tenham terminado nas referidas fases processuais.

2 - Consulta Jurdica

Na sequncia das ltimas alteraes Portaria 10/2008 de 03/01, que impunham uma adaptao da plataforma informtica, no sentido da recepo do documento comprovativo da realizao da consulta jurdica, que o IGFIJ ainda no concluiu, no foi possvel ao Conselho Geral colocar em produo o boto que permitia ao advogado formular o pedido de pagamento de honorrios subsequente realizao de uma consulta jurdica, com transmisso do documento

comprovativo da sua efectivao. Tendo em considerao tal constrangimento, foi decidida a reactivao no SinOA do boto que j esteve disponvel para o pedido de pagamento de honorrios relativos consulta jurdica, devendo o advogado, aps a insero de dados no SinOA, enviar o documento comprovativo da prestao da consulta jurdica para o email consulta.juridica@igfij.mj.pt, a fim de o IGFIJ poder confirmar a prtica de tal acto.

Sublinhamos que o pagamento da consulta juridica s ocorrer aps a recepo do documento comprovativo da efectivao da consulta no email indicado.

O Conselho Geral congratula-se pelo facto de ter sido acolhida a soluo que preconizava, pelo menos a titulo transitrio e enquanto no houver disponibilidade do Ministrio da Justia para proceder s necessrias adaptaes da plataforma informtica, e que permite, finalmente, a insero dos pedidos de pagamento de honorrios no SinOA relativos aos processos acima identificados e s consultas jurdicas.

Aproveitamos para dar conhecimento aos Colegas que esto calendarizadas um conjunto de reunies de trabalho entre o Ministrio da Justia e o Conselho Geral da Ordem dos Advogados, com vista discusso e aprovao de um manual nico, que integre todas as matrias e actos relevantes no mbito do SADT, sobretudo as que tenham impacto no pagamento de honorrios e estejam dependentes de confirmao na aplicao SICAJ, que, logo que esteja concludo, a Ordem dos Advogados disponibilizar aos Advogados e a Direco Geral da Administrao da Justia aos Tribunais.

Cumprimentos, Elina Fraga Vice-Presidente do Conselho Geral Lisboa, 10 de Julho de 2012

Data: 11-07-2012 v. 2.3.3-1 | ltima actualizao: 14-08-2012 15:25:40 - Ministrio da Justia 2002 - 2012

Potrebbero piacerti anche