Sei sulla pagina 1di 8

RESOLUO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC N 1.025 DE 15.04.2005 D.O.U.: 09.05.2005 REVOGADA A PARTIR DE 01.01.

2010 PELA RESOLUO CFC 1.177/2009 Aprova a NBC T 19.1 - Imobilizado. O Conselho Federal de Contabilidade, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais, Considerando que as Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretaes Tcnicas constituem corpo de doutrina contbil que estabelece regras de procedimentos tcnicos a serem observadas quando da realizao de trabalhos; Considerando que a forma adotada de fazer uso de trabalhos de instituies com as quais o Conselho Federal de Contabilidade mantm relaes regulares e oficiais est de acordo com as diretrizes constantes dessas relaes; Considerando que o Grupo de Trabalho das Normas Brasileiras de Contabilidade, institudo pelo Conselho Federal de Contabilidade, atendendo ao que est disposto no Art. 1 da Resoluo CFC n 751, de 29 de dezembro de 1993, elaborou a NBC T 19.1 Imobilizado; Considerando que por se tratar de atribuio que, para o adequado desempenho, deve ser empreendida pelo Conselho Federal de Contabilidade em regime de franca, real e aberta cooperao com o Banco Central do Brasil (Bacen), a Comisso de Valores Mobilirios (CVM), o IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), o Ministrio da Educao, a Secretaria Federal de Controle, a Secretaria da Receita Federal, a Secretaria do Tesouro Nacional e a Superintendncia de Seguros Privados,

Resolve: Art. 1 Aprovar a NBC T 19.1 - Imobilizado. Art. 2 Esta Resoluo entrar em vigor a partir de 1 de janeiro de 2006, sendo recomendada sua adoo antecipada. NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 19 - ASPECTOS CONTBEIS ESPECFICOS NBC T 19.1 - IMOBILIZADO 19.1.1. OBJETIVOS E CONTEDO 19.1.1.1. Esta norma estabelece critrios e procedimentos para registro contbil de ativo imobilizado tangvel, devendo ser observados os seguintes aspectos na sua contabilizao: a) a poca de reconhecimento dos ativos; b) a determinao dos seus valores nos registros contbeis; e c) circunstncias que podem influenciar o momento em que esses valores so levados s contas de resultado. 19.1.1.2. Esta norma no se aplica aos ativos imobilizados intangveis. 19.1.2. DEFINIES 19.1.2.1. Valor contbil o montante pelo qual o ativo est registrado na contabilidade, lquido da respectiva depreciao acumulada e das provises para perdas por reduo ao valor recupervel. 19.1.2.2. Custo o valor de aquisio ou construo do ativo imobilizado ou o valor atribudo ou de mercado, no caso de doaes. 19.1.2.3. Valor justo o valor pelo qual um ativo poderia ser negociado entre partes independentes e interessadas, conhecedoras do assunto e dispostas a negociar, numa transao normal, sem favorecimentos e com iseno de outros interesses.

19.1.2.4. Ativo imobilizado, objeto desta norma, compreende os ativos tangveis que: a) so mantidos por uma entidade para uso na produo ou na comercializao de mercadorias ou servios, para locao, ou para finalidades administrativas; b) tm a expectativa de serem utilizados por mais de doze meses; c) haja a expectativa de auferir benefcios econmicos em decorrncia da sua utilizao; e d) possa o custo do ativo ser mensurado com segurana. 19.1.2.5. Valor recupervel o maior entre o valor lquido de venda de um ativo e o seu valor em uso. 19.1.2.6. Valor residual o montante lquido que a entidade espera obter, com razovel segurana, por um ativo no fim de sua vida til, deduzidos os custos esperados para sua venda. 19.1.2.7. Proviso para perdas a parcela do valor contbil que excede o valor recupervel. 19.1.3. REGISTRO 19.1.3.1. Peas maiores e equipamentos sobressalentes devem ser classificados como ativo imobilizado quando a entidade espera us-los durante mais de 12 meses. 19.1.3.2. Peas separadas e equipamentos de manuteno que podem ser usados somente em um determinado item do ativo imobilizado devem ser registrados como imobilizado. 19.1.3.3. Itens de valor no-relevantes podem ser agrupados por natureza do bem e aplicados ao valor total dos itens os critrios para reconhecimento como ativo imobilizado. 19.1.3.4. Outros ativos adquiridos, por exemplo, por motivos de segurana ou ambientais, devem ser registrados no ativo imobilizado, se essas aquisies permitirem que futuros benefcios econmicos dos ativos sejam percebidos pela entidade, alm daqueles que ela perceberia, se aquelas aquisies no tivessem sido feitas. 19.1.3.5. As peas de reposio e equipamentos de manuteno no-enquadrados nos itens 19.1.3.1. e 19.1.3.2. devem ser reconhecidos no resultado quando consumidos. 19.1.4. AVALIAO

19.1.4.1. Um item do imobilizado que satisfaz aos requisitos de reconhecimento como ativo de que trata o item 19.1.2.4 deve ser avaliado pelo seu custo. 19.1.4.2. Depois do reconhecimento como ativo, um item do imobilizado deve ser mantido pelo seu custo, menos a depreciao acumulada e as perdas para reduzir ao valor recupervel. 19.1.4.3. O ativo imobilizado tangvel pode ser reavaliado como um tratamento alternativo permitido, observado o disposto na NBC T 19.6. 19.1.5. COMPONENTES DO CUSTO 19.1.5.1. O custo de um bem do imobilizado compreende: a) preo de compra, inclusive impostos de importao e impostos no-recuperveis sobre a compra, deduzidos de descontos comerciais e abatimentos; b) custos diretamente atribuveis para instalar e colocar o ativo em condies operacionais para o uso pretendido; c) custo estimado para desmontar e remover o ativo e restaurar o local no qual est localizado, quando existir a obrigao futura para a entidade. 19.1.5.2. So exemplos de custos diretamente atribuveis de que trata a letra "b" do item anterior: a) custos com empregados, incluindo todas as formas de remunerao e encargos proporcionados por uma entidade a seus empregados ou a seus dependentes originados diretamente da construo ou da aquisio do item do imobilizado; b) custo da preparao do local; c) custo de entrega inicial e manuseio; d) custo de instalao e montagem; e) custo de testes para verificao do funcionamento do bem, deduzido das receitas lquidas obtidas durante o perodo de teste, tais como amostras produzidas quando o equipamento era testado; e f) honorrios profissionais.

19.1.5.3. So exemplos de custos que no devem ser classificados como imobilizado: a) custo para abrir novas instalaes; b) custo para introduzir novo produto ou servio, inclusive custos de propaganda e promoo; c) custo para a realizao de negcios em nova localidade ou para nova classe de consumidores, inclusive custo de treinamento de empregados; e d) custo de administrao e outros custos gerais indiretos. 19.1.5.4. O reconhecimento de custo no valor contbil de bem do imobilizado cessa quando o bem instalado e est em condies de operao. Por isso, os seguintes custos no devem ser includos no valor contbil de bem do imobilizado: a) custo incorrido enquanto um item capaz de operar ainda precisa ser colocado em uso ou est operando abaixo da sua plena capacidade; b) perdas operacionais iniciais, tais como aquelas incorridas enquanto a demanda para aumento da produo do item cresce; e c) custo de realocao ou reorganizao de parte ou de todas as operaes da entidade. 19.1.5.5. O resultado de operaes eventuais que podem ocorrer antes ou durante as atividades de construo ou desenvolvimento de um ativo imobilizado, tais como a utilizao do local da construo como estacionamento at o incio das obras, deve ser reconhecido no resultado do exerccio. 19.1.5.6. O custo de um ativo de construo prpria determinado usando os mesmos princpios aplicveis a um ativo adquirido. 19.1.5.7. Se uma entidade fabrica ativos semelhantes para venda no curso normal dos negcios, o custo do ativo o mesmo que o custo de produzir o ativo para venda. 19.1.5.8. Os custos de quantidades anormais de desperdcio de material, mo-de-obra ou outros recursos, incorridos na produo de um ativo, no devem ser includos no custo do mesmo. 19.1.5.9. Os custos de manuteno diria de item do imobilizado que incluem, principalmente, mo-de-obra, bens de consumo e pequenas peas devem ser reconhecidos no resultado quando incorridos.

19.1.5.10. A entidade deve reconhecer no valor contbil de um item do imobilizado, o custo da reposio de parte quando este incorrido e atende ao definido no item 19.1.2.4, devendo o valor contbil das partes substitudas ser baixado. Exemplos: a troca de revestimento de forno depois de determinado nmero de horas de uso ou de motor de aeronave durante a vida til da fuselagem. 19.1.6. AVALIAO DO CUSTO 19.1.6.1. O custo de um bem do imobilizado o preo pago ou equivalente na data da aquisio. 19.1.6.2. Os encargos financeiros de emprstimos e financiamentos de terceiros para a construo ou montagem de bens do imobilizado devem ser capitalizados at o momento em que o bem estiver em condies de operao. 19.1.7. PERMUTA DE ATIVOS 19.1.7.1.Quando um item do ativo imobilizado adquirido em troca de um ou mais ativos o custo do item deve ser avaliado pelo valor justo. 19.1.7.2. Quando o item adquirido no pode ser avaliado ao valor justo com segurana, seu custo deve ser o valor contbil do ativo entregue. 19.1.8. PERDA DO VALOR RECUPERVEL 19.1.8.1. O valor contbil do ativo imobilizado deve ser revisado periodicamente e quando o valor recupervel for menor que o valor contbil deve ser constituda proviso para perdas, de acordo com a NBC T 19.10. 19.1.9. BAIXAS OU TRANSFERNCIAS 19.1.9.1. O valor contbil de um item do ativo imobilizado deve ser baixado quando: a) alienado; ou b) no se prev obter benefcios econmicos futuros com seu uso ou venda. 19.1.9.2. Ganhos ou perdas decorrentes da baixa de um item do ativo imobilizado devem ser reconhecidos no resultado no-operacional quando o item for baixado. 19.1.9.3. Se uma entidade reconhece no valor contbil de um item do imobilizado o custo da reposio de parte desse item, o valor contbil da parte reposta deve ser baixado, independentemente de ela ter sido depreciada separadamente.

19.1.9.4. Quando no praticvel para a entidade determinar o valor contbil da parte reposta, o custo de reposio pode ser usado como indicao do custo da reposio dessa parte na data que foi adquirida ou construda. 19.1.9.5. O ganho ou perda decorrente de baixa de um item do imobilizado deve ser determinado como a diferena entre o valor lquido da venda, se houver, e o valor contbil do item. 19.1.9.6. O valor contbil de um item do ativo imobilizado, quando for retirado da operao, deve ser transferido para Investimentos, Realizvel a Longo Prazo ou Ativo Circulante, conforme a destinao e reduzido ao seu valor de realizao quando este for menor. 19.1.10. DIVULGAO 19.1.10.1. As Demonstraes Contbeis devem divulgar, para cada classe de imobilizado: a) os critrios de avaliao utilizados para apurar o valor de custo; b) os aspectos relacionados depreciao na forma da NBC T 19.5; c) o valor de custo, a depreciao acumulada e a proviso para perdas, no incio e no fim do perodo; e d) a reconciliao do valor contbil no incio e no fim do perodo mostrando: I) adies; II) baixas; III) aquisies por combinao de entidades; IV) prejuzos por perda de valor reconhecidos como despesa; V) reverses de prejuzos por perda de valor nos resultados; VI) variaes cambiais lquidas resultantes da converso das Demonstraes Contbeis da moeda funcional para as diferentes moedas de apresentao, inclusive a converso das operaes no estrangeiro para moedas de apresentao das demonstraes da entidade; e

VII) outras movimentaes. 19.1.10.2. As Demonstraes Contbeis tambm devem divulgar: a) a existncia, a natureza e os montantes das restries titularidade e itens do imobilizado dados em garantia de passivos; b) o montante das despesas reconhecidas no valor contbil de um item do imobilizado no decurso de sua construo; c) o montante dos compromissos contratuais para aquisio de imobilizado; d) o valor contbil de ativos temporariamente paralisados; e) o valor contbil bruto de quaisquer ativos totalmente depreciados, que ainda estejam em uso; f) o valor contbil dos ativos imobilizados retirados das operaes e separados para baixa; e g) quando o modelo de custo usado, o valor justo do imobilizado se for, significativamente, diferente do valor contbil. 19.1.10.3. A entidade deve divulgar as mudanas nas estimativas em relao a: a) valores residuais; b) custos estimados de demolio, remoo e restaurao de itens do imobilizado. Ata CFC n 870 ANTNIO CARLOS DRO Presidente do Conselho Em exerccio

Potrebbero piacerti anche