Sei sulla pagina 1di 32

SINAES

Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior

09
Novembro / 2011

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

2011

ARQUITETURA E URBANISMO
LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO.
1 - Verifique se, alm deste caderno, voc recebeu o Caderno de Respostas, destinado transcrio das respostas das questes de mltipla escolha (objetivas), das questes discursivas e do questionrio de percepo da prova. 2 - Confira se este caderno contm as questes de mltipla escolha (objetivas) e discursivas de formao geral e do componente especfico da rea, e as questes relativas sua percepo da prova, assim distribudas:

Partes Formao Geral/Objetivas Formao Geral/Discursivas Componente Especfico/Objetivas Componente Especfico/Discursivas Questionrio de percepo da Prova

Nmero das questes 1a8 Discursiva 1 e Discursiva 2 9 a 35 Discursiva 3 a Discursiva 5 1a9

Peso das questes 60% 40% 85% 15% -

Peso dos componentes

25%

75%

3 - Verifique se a prova est completa e se o seu nome est correto no Caderno de Respostas. Caso contrrio, avise imediatamente um dos responsveis pela aplicao da prova. Voc deve assinar o Caderno de Respostas no espao prprio, com caneta esferogrfica de tinta preta. 4 - Observe as instrues expressas no Caderno de Respostas sobre a marcao das respostas s questes de mltipla escolha (apenas uma resposta por questo). 5 - Use caneta esferogrfica de tinta preta tanto para marcar as respostas das questes objetivas quanto para escrever as respostas das questes discursivas. 6 - No use calculadora; no se comunique com os demais estudantes nem troque material com eles; no consulte material bibliogrfico, cadernos ou anotaes de qualquer espcie. 7 - Voc ter quatro horas para responder s questes de mltipla escolha e discursivas e ao questionrio de percepo da prova. 8 - Quando terminar, entregue ao Aplicador ou Fiscal o seu Caderno de Respostas. 9 - Ateno! Voc s poder levar este Caderno de Prova aps decorridas trs horas do incio do Exame.

Ministrio da Educao

*A0920111*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

FORMAO GERAL
Retrato de uma princesa desconhecida Para que ela tivesse um pescoo to fino Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule Para que os seus olhos fossem to frontais e limpos Para que a sua espinha fosse to direita E ela usasse a cabea to erguida Com uma to simples claridade sobre a testa Foram necessrias sucessivas geraes de escravos De corpo dobrado e grossas mos pacientes Servindo sucessivas geraes de prncipes Ainda um pouco toscos e grosseiros vidos cruis e fraudulentos Foi um imenso desperdiar de gente Para que ela fosse aquela perfeio Solitria exilada sem destino

QUESTO 1

No poema, a autora sugere que A B C D E

ANDRESEN, S. M. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p. 73.

os prncipes e as princesas so naturalmente belos. os prncipes generosos cultivavam a beleza da princesa. a beleza da princesa desperdiada pela miscigenao racial. o trabalho compulsrio de escravos proporcionou privilgios aos prncipes. o exlio e a solido so os responsveis pela manuteno do corpo esbelto da princesa.

QUESTO 2 Excluso digital um conceito que diz respeito s extensas camadas sociais que ficaram margem do fenmeno da sociedade da informao e da extenso das redes digitais. O problema da excluso digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicaes diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contempornea. Nessa nova sociedade, o conhecimento essencial para aumentar a produtividade e a competio global. fundamental para a inveno, para a inovao e para a gerao de riqueza. As tecnologias de informao e comunicao (TICs) proveem uma fundao para a construo e aplicao do conhecimento nos setores pblicos e privados. nesse contexto que se aplica o termo excluso digital, referente falta de acesso s vantagens e aos benefcios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econmicos, polticos ou culturais. Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmaes a seguir. I. Um mapeamento da excluso digital no Brasil permite aos gestores de polticas pblicas escolherem o pblicoalvo de possveis aes de incluso digital. II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informaes queles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econmica. III. O direito informao diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses esto focados nas relaes entre os indivduos e, aqueles, na relao entre o indivduo e o conhecimento. IV. O maior problema de acesso digital no Brasil est na deficitria tecnologia existente em territrio nacional, muito aqum da disponvel na maior parte dos pases do primeiro mundo. correto apenas o que se afirma em A B C D E I e II. II e IV. III e IV. I, II e III. I, III e IV.
2 ARQUITETURA E URBANISMO

*A0920112*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 3 A cibercultura pode ser vista como herdeira legtima (embora distante) do projeto progressista dos filsofos do sculo XVII. De fato, ela valoriza a participao das pessoas em comunidades de debate e argumentao. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relaes humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prtica assdua de trocas de informaes e conhecimentos, coisa que os filsofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura no seria ps-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionrios e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferena apenas que, na cibercultura, esses valores se encarnam em dispositivos tcnicos concretos. Na era das mdias eletrnicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificao e no acesso a mltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexo mundial.
LEVY, P. Revoluo virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).

QUESTO 4 Com o advento da Repblica, a discusso sobre a questo educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no mbito Federal quanto no Estadual. J na Primeira Repblica, a expanso da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no perodo getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crtica e balano do ps-1946, ocorre a promulgao da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, em 1961. somente com a Constituio de 1988, no entanto, que os brasileiros tm assegurada a educao de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparao para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prev como dever do Estado a oferta da educao tanto a crianas como queles que no tiveram acesso ao ensino em idade prpria escolarizao cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asseres e a relao proposta entre elas. A relao entre educao e cidadania se estabelece na busca da universalizao da educao como uma das condies necessrias para a consolidao da democracia no Brasil. PORQUE Por meio da atuao de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do sculo XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso educao, inclusive aos jovens e adultos que j estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asseres, assinale a opo correta. A As duas so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira uma proposio verdadeira, e a segunda, falsa. D A primeira uma proposio falsa, e a segunda, verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asseres so proposies falsas.
3 ARQUITETURA E URBANISMO

O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expanso da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicao e a educao. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura A representa uma modalidade de cultura ps-moderna de liberdade de comunicao e ao. B constituiu negao dos valores progressistas

defendidos pelos filsofos do Iluminismo. C banalizou a cincia ao disseminar o conhecimento nas redes sociais. D valorizou o isolamento dos indivduos pela produo de softwares de codificao. E incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informaes e conhecimentos.

*A0920113*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 5

Desmatamento na Amaznia Legal. Disponvel em: <www.imazon.org.br/mapas/desmatamento-mensal-2011>. Acesso em: 20 ago. 2011.

O ritmo de desmatamento na Amaznia Legal diminuiu no ms de junho de 2011, segundo levantamento feito pela organizao ambiental brasileira Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amaznia). O relatrio elaborado pela ONG, a partir de imagens de satlite, apontou desmatamento de 99 km no bioma em junho de 2011, uma reduo de 42% no comparativo com junho de 2010. No acumulado entre agosto de 2010 e junho de 2011, o desmatamento foi de 1 534 km, aumento de 15% em relao a agosto de 2009 e junho de 2010. O estado de Mato Grosso foi responsvel por derrubar 38% desse total e lder no ranking do desmatamento, seguido do Par (25%) e de Rondnia (21%).
Disponvel em: <http://www.imazon.org.br/imprensa/imazon-na-midia>. Acesso em: 20 ago. 2011(com adaptaes).

De acordo com as informaes do mapa e do texto, A B C D E foram desmatados 1 534 km na Amaznia Legal nos ltimos dois anos. no houve aumento do desmatamento no ltimo ano na Amaznia Legal. trs estados brasileiros responderam por 84% do desmatamento na Amaznia Legal entre agosto de 2010 e junho de 2011. o estado do Amap apresenta alta taxa de desmatamento em comparao aos demais estados da Amaznia Legal. o desmatamento na Amaznia Legal, em junho de 2010, foi de 140 km2, comparando-se o ndice de junho de 2011 ao ndice de junho de 2010.
4 ARQUITETURA E URBANISMO

*A0920114*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 6 A educao o Xis da questo


Desemprego
Aqui se v que a taxa de desemprego menor para quem fica mais tempo na escola

QUESTO 7 A definio de desenvolvimento usualmente


Salrio
Aqui se v que os salrios aumentam conforme os anos de estudo (em reais)

sustentvel

mais

utilizada

a que procura atender s

necessidades atuais sem comprometer a capacidade das geraes futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e tambm na cultura poltica. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudana climtica, uma ameaa real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos pases. O Brasil est em uma posio privilegiada para enfrentar

13,05%

At 10 anos de estudo

18 500
Salrio de quem tem doutorado ou MBA

7,91%
12 a 14 anos de estudo

8 600
Salrio de quem tem curso superior e fala uma lngua estrangeira

3,83%
15 a 17 anos de estudo

os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da gua doce existentes no planeta; grande extenso de terras cultivveis; diversidade tnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentvel pode ser conceitualmente dividido em trs componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econmica e sustentabilidade sociopoltica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentvel pressupe A a preservao do equilbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que no poltico de uma sociedade. B a redefinio de critrios e instrumentos de avaliao de custo-benefcio que reflitam os efeitos socioeconmicos e os valores reais do consumo e da preservao. C o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traado um novo modelo de desenvolvimento econmico para a humanidade. D a reduo do consumo das reservas naturais com a consequente estagnao do desenvolvimento econmico e tecnolgico. E a distribuio homognea das reservas naturais entre as naes e as regies em nvel global e regional.
5 ARQUITETURA E URBANISMO

2,66%
Mais de 17 anos de estudo

1 800
Salrio de quem conclui o ensino mdio

Fontes: Manager Assessoria em Recursos Humanos e IBGE

Disponvel em: <http://ead.uepb.edu.br/noticias,82>. Acesso em: 24 ago. 2011.

A expresso o Xis da questo usada no ttulo do infogrfico diz respeito A quantidade de anos de estudos necessrios para garantir um emprego estvel com salrio digno. B s oportunidades de melhoria salarial que surgem medida que aumenta o nvel de escolaridade dos indivduos. C influncia que o ensino de lngua estrangeira nas escolas tem exercido na vida profissional dos indivduos. D aos questionamentos que so feitos acerca da quantidade mnima de anos de estudo que os indivduos precisam para ter boa educao. E reduo da taxa de desemprego em razo da poltica atual de controle da evaso escolar e de aprovao automtica de ano de acordo com a idade. REA LIVRE

justifica a

desacelerao do desenvolvimento econmico e

*A0920115*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 8 Em reportagem, Owen Jones, autor do livro Chavs: a difamao da classe trabalhadora, publicado no Reino Unido, comenta as recentes manifestaes de rua em Londres e em outras principais cidades inglesas. Jones prefere chamar ateno para as camadas sociais mais desfavorecidas do pas, que desde o incio dos distrbios, ficaram conhecidas no mundo todo pelo apelido chavs, usado pelos britnicos para escarnecer dos hbitos de consumo da classe trabalhadora. Jones denuncia um sistemtico abandono governamental dessa parcela da populao: Os polticos insistem em culpar os indivduos pela desigualdade, diz. (...) voc no vai ver algum assumir ser um chav, pois se trata de um insulto criado como forma de generalizar o comportamento das classes mais baixas. Meu medo no o preconceito e, sim, a cortina de fumaa que ele oferece. Os distrbios esto servindo como o argumento ideal para que se faa valer a ideologia de que os problemas sociais so resultados de defeitos individuais, no de falhas maiores. Trata-se de uma filosofia que tomou conta da sociedade britnica com a chegada de Margaret Thatcher ao poder, em 1979, e que basicamente funciona assim: voc culpado pela falta de oportunidades. (...) Os polticos insistem em culpar os indivduos pela desigualdade.
Suplemento Prosa & Verso, O Globo, Rio de Janeiro, 20 ago. 2011, p. 6 (adaptado).

Considerando as ideias do texto, avalie as afirmaes a seguir. I. Chavs um apelido que exalta hbitos de consumo de parcela da populao britnica.

II. Os distrbios ocorridos na Inglaterra serviram para atribuir deslizes de comportamento individual como causas de problemas sociais. III. Indivduos da classe trabalhadora britnica so responsabilizados pela falta de oportunidades decorrente da ausncia de polticas pblicas. IV. As manifestaes de rua na Inglaterra reivindicavam formas de incluso nos padres de consumo vigente. correto apenas o que se afirma em A I e II. B I e IV. C II e III. D I, III e IV. E II, III e IV. REA LIVRE

*A0920116*

ARQUITETURA E URBANISMO

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 1 A Educao a Distncia (EaD) a modalidade de ensino que permite que a comunicao e a construo do conhecimento entre os usurios envolvidos possam acontecer em locais e tempos distintos. So necessrias tecnologias cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino no presencial, com vistas crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio de novas relaes de ensino-aprendizagem. O Censo da Educao Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta para o aumento expressivo do nmero de matrculas nessa modalidade. Entre 2004 e 2009, a participao da EaD na Educao Superior passou de 1,4% para 14,1%, totalizando 838 mil matrculas, das quais 50% em cursos de licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EaD esto na ps-graduao e que 42% esto fora do seu estado de origem.

Considerando as informaes acima, enumere trs vantagens de um curso a distncia, justificando brevemente cada uma delas. (valor: 10,0 pontos) RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

7 ARQUITETURA E URBANISMO

*A0920117*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 2 A Sntese de Indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD) para apresentar sucinta anlise das condies de vida no Brasil. Quanto ao analfabetismo, a SIS 2010 mostra que os maiores ndices se concentram na populao idosa, em camadas de menores rendimentos e predominantemente na regio Nordeste, conforme dados do texto a seguir. A taxa de analfabetismo referente a pessoas de 15 anos ou mais de idade baixou de 13,3% em 1999 para 9,7% em 2009. Em nmeros absolutos, o contingente era de 14,1 milhes de pessoas analfabetas. Dessas, 42,6% tinham mais de 60 anos, 52,2% residiam no Nordeste e 16,4% viviam com salrio-mnimo de renda familiar per capita. Os maiores decrscimos no analfabetismo por grupos etrios entre 1999 a 2009 ocorreram na faixa dos 15 a 24 anos. Nesse grupo, as mulheres eram mais alfabetizadas, mas a populao masculina apresentou queda um pouco mais acentuada dos ndices de analfabetismo, que passou de 13,5% para 6,3%, contra 6,9% para 3,0% para as mulheres.
SIS 2010: Mulheres mais escolarizadas so mes mais tarde e tm menos filhos. Disponvel em: <www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias>. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado). Fonte: IBGE

Populao analfabeta com idade superior a 15 anos ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 porcentagem 13,6 12,4 11,8 11,6 11,2 10,7 10,2 9,9 10,0 9,7

Com base nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca da importncia de polticas e programas educacionais para a erradicao do analfabetismo e para a empregabilidade, considerando as disparidades sociais e as dificuldades de obteno de emprego provocadas pelo analfabetismo. Em seu texto, apresente uma proposta para a superao do analfabetismo e para o aumento da empregabilidade. (valor: 10,0 pontos) RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

*A0920118*

ARQUITETURA E URBANISMO

COMPONENTE ESPECFICO
QUESTO 9

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

O parque da Juventude, em So Paulo, encontra-se em um terreno com 240.000 m no antigo local do Complexo Penitencirio do Carandiru, em uma rea densamente consolidada, incluindo parte do edifcio do antigo presdio e runas de um presdio inacabado. A proposta do parque mantm reas de vegetao pr-existentes a serem preservadas e efetua relao com a cidade por meio de reas arborizadas setorizadas em trs partes: um parque esportivo, uma rea central para lazer contemplativo, que contm uma rea de proteo da vegetao e as runas, e um parque institucional, dotado de uma estao de metr, teatro e espao para atividades culturais. No meio do parque, atravessando as trs partes, foi proposta uma alameda.

Escritrio Pura Arquitetura. Disponvel em <www.purarquitetura.arq.br. TARDIN, R. Espaos livres: sistema e projeto territorial. Rio de Janeiro: Letras, 2008.

Considerando as informaes apresentadas no texto e com base na imagem, qual a ao de projeto que deve ter sido considerada como diretriz principal na ordenao do sistema de espaos livres? A Criao de caminhos entre peas do sistema (enlaar). B Colocao de limite onde no existe um limite estabelecido (demarcar). C Unio dos espaos j protegidos e acrescentados aos espaos a demarcar (conectar). D Soma de espaos livres a outros j considerados com instrumentos especficos de proteo (acrescentar). E Relacionamento dos tecidos urbanos, ou parte dos tecidos, que no apresentam interao entre si (articular).
9 ARQUITETURA E URBANISMO

*A0920119*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 10 O xodo da populao rural em direo s cidades um processo vinculado ao desenvolvimento das sociedades modernas e um dos fatores responsveis pela urbanizao acelerada. Nos pases pobres, essa urbanizao acelerada causa uma srie de problemas, tais como: violncia, misria dos subrbios, falta de transporte, entre outros. No entanto, verifica-se que nas cidades que se encontram mais oportunidades de trabalho e de estudo. Nos pases ricos, a porcentagem de pessoas que vivem nas cidades j ultrapassou 80% da populao. O crescimento mencionado no texto trouxe como consequncia novas formas de aglomeraes urbanas, entre as quais se incluem a megalpole, definida como uma conurbao que compreende metrpoles e suas respectivas regies metropolitanas. II. regio metropolitana, assimilada por uma regio influenciada por uma metrpole integrada a uma srie de municpios vizinhos. III. rurbanizao, um processo de desenvolvimento socioeconmico que combina valores e estilos de vida rurais e valores e estilos de vida urbanos. IV. metrpole, entendida como grandes cidades que oferecem uma ampla quantidade de servios ou funes - comrcio, sade, educao, lazer etc. correto apenas o que se afirma em A B C D E I e III. I e IV. II, III. I, II e IV. II, III e IV. I.

QUESTO 11 A tendncia de mercado o uso do BIM (Building Information Modeling) como ferramenta para desenvolvimento de projeto, que pode se definir como um Modelo Integrado de Informao para a construo. A filosofia dos programas CAD, com tecnologia BIM, integrar toda a informao necessria a um projeto na sua fase inicial, para que esta informao esteja disponvel para outras aplicaes, atualizando-as no decorrer do projeto, resultando em um banco de dados virtual com todas as informaes e vistas geradas a partir do modelo.
Especial BIM. In: Revista AU, ano 28, n. 208, julho 2011, p. 58-75.

Nesse sentido, o sistema BIM I. atualiza as vistas do projeto conforme as modificaes resultantes do desenvolvimento das etapas do projeto por meio da insero de parmetros.

II. serve como ferramenta de visualizao usada para compor geometrias, formas tridimensionais e alternativas de materiais. III. permite a extrao de dados inerentes ao projeto como custo ou quantitativos de materiais. IV. apresenta falta de preciso e rigidez na concepo, o que impossibilita o desenvolvimento de formas mais complexas no projeto. correto apenas o que se afirma em A B C D E I e III. I e IV. II e III. I, II e IV. II, III e IV.

REA LIVRE

REA LIVRE

10

*A09201110*

ARQUITETURA E URBANISMO

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 12 O conceito da aerotrpolis se fundamenta no aeroporto funcionando como n de transporte multimodal regional, mas tambm se desenvolvendo como centralidade, como um nexo comercial anlogo aos distritos centrais de negcios das metrpoles do sculo 20, abrigando cadeias e clusters de negcios ligados ao aeroporto, tais como parques tecnolgicos, hotis, parques logsticos, centros de entretenimento e convenes e, at mesmo, reas residenciais para atenderem populao aeroporturia.
BRANDO, A., FARIA, T. Cidade aeroporto ou aeroporto-cidade? In: MARQUES DA SILVA, R. C. (org.). A cidade pelo avesso desafios do urbanismo contemporneo. Rio de Janeiro: Viana e Mosley/PROURB-UFRJ, 2006.

QUESTO 14 O Minimalismo um movimento artstico que surgiu nos Estados Unidos na dcada de 1960 e foi denominado de arte ABC ou minimal art. Influenciado pelas correntes abstracionistas das vanguardas artsticas do incio do sculo XX tais como o suprematismo e o neoplasticismo, entre outros , o Minimalismo se expandiu pela arte e pela arquitetura. Para Giulio Carlo Argan (1909-1992) historiador e terico da arte , o objetivo da minimal art seria realizar uma sntese de volume e cor, criando formas elementares a partir de estruturas geomtricas primrias, capazes de se impor na paisagem ao mesmo tempo apinhada e desolada das megalpoles industriais. A partir do texto acima e considerando as relaes estabelecidas com outras manifestaes artsticas, conclui-se que o Minimalismo A adotou, como o neoplasticismo, a ideia de que uma obra de arte deve ser concebida durante sua execuo. B celebrou o racionalismo e um modo matemtico de pensar, tal como o expressionismo abstrato. C compartilhou com o construtivismo, um compromisso com o rigor conceitual, relacionando a arte com a cincia e a tecnologia. D descreveu o ambiente consumista e sua mentalidade, assim como a pop art na dcada de 1950. E substituiu a instantaneidade perceptiva de base gestltica pela leitura sequencial e relacional do cubismo. QUESTO 15 Uma das vantagens do uso de sistemas informatizados no processo de projeto em arquitetura a possibilidade de simulao, com vistas avaliao do desempenho das edificaes. Uma simulao que procure avaliar uma edificao em termos de desempenho trmico dever levar em conta, entre outros fatores, a delimitao de zonas trmicas, o padro de ocupao, os materiais de vedao e revestimento, a orientao solar das fachadas e o sistema de ar-condicionado utilizado. Nesse contexto, avalie as afirmaes a seguir. Os ambientes de uso distinto no podem ser agrupados na mesma zona trmica, mesmo com ganhos trmicos equivalentes. II. O peso dado a cada um dos fatores independe das necessidades de avaliao. III. Na delimitao das zonas trmicas, os limites no precisam ser necessariamente fsicos. IV. O nvel de detalhamento da modelagem tridimensional para avaliao do desempenho trmico o mesmo para a avaliao da iluminao natural. correto apenas o que se afirma em A I.
11 ARQUITETURA E URBANISMO

A partir do conceito acima, avalie as asseres a seguir e a relao estabelecida entre elas. As aerotrpolis devem ser planejadas para possibilitar a recuperao do traado e da inter-relao dos elementos morfolgicos urbanos PORQUE do ponto de vista econmico, o planejamento deve estimular a instalao de empresas interdependentes no entorno do aeroporto. Acerca dessas asseres, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda, uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda, uma proposio verdadeira. E As duas asseres so proposies falsas. QUESTO 13 A doutrina da restaurao defendida por Viollet-le-Duc contrape-se doutrina de Ruskin e predomina no conjunto dos pases europeus porque A defendia uma doutrina anti-intervencionista baseada na tese do deixar envelhecer e perecer. B contribua para enfatizar tanto o valor da antiguidade, quanto a espacialidade dos monumentos. C considerava o objeto arquitetnico uma fonte histrica que no poderia ser tocado, para que se evitasse o risco de sua deteriorao. D postulava a prioridade do passado em relao ao presente e afirmava a legitimidade da histria do monumento. E atendia s aspiraes historicistas dos restauradores formados nos pases de lngua alem e da Europa Central.

I.

B III.

C I e II.

D II e IV.

E III e IV.

*A09201111*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 16 Foi com a consolidao e expanso do capitalismo, permitida pela Revoluo Industrial, que as cidades, principalmente os seus centros, viriam a receber ampla e sistematicamente o impacto decorrente de polticas pblicas e suas aes corretivas.
DEL RIO, apud VALENTIN, L. S. O. Requalificao urbana, contaminao do solo e riscos sade: um caso na cidade de So Paulo. So Paulo: Annablume, 2007, p. 89 (com adaptaes).

QUESTO 17 Uma vertiginosa dinmica inerente prpria natureza das atividades desenvolvidas no edifcio hospitalar. Grandes mudanas na rea mdica e o avano tecnolgico, seja nas tcnicas teraputicas seja na prpria construo do edifcio hospitalar e na sua manuteno, tm pressionado mudanas na forma de conceber hospitais. Eles devem ser capazes de ser cada vez mais rapidamente adaptados e adaptveis, tanto no que diz respeito alterao de uso, introduo de novas instalaes e equipamentos, quanto a mudanas espaciais seja de adaptao ou de expanso.
BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Assistncia Sade. Srie Sade e Tecnologia (Textos de Apoio Programao Fsica de Estabelecimentos Assistenciais de Sade) Sistemas Construtivos na Programao Arquitetnica de Edifcios de Sade. Braslia, 1995, p.31 (com adaptaes).

A partir do texto e considerando a histria das cidades, o marco inicial das transformaes urbanas praticadas pelo Estado aconteceu A em fins do sculo XVI, nas reas centrais da cidade de Roma, quando foi superposta uma nova estrutura sobre o tecido urbano existente. B no ano de 1666, em Londres, quando um incndio destruiu partes do centro da cidade e esta teve de ser reconstruda pelo ento arquiteto Cristopher Wren a pedido do Rei Carlos II. C em 1755, em Lisboa, quando um terremoto resultou na destruio quase total da cidade que foi refeita com grandes praas e avenidas largas e retilneas, sob a autoridade de D. Jos I e seu primeiro ministro, o Marqus de Pombal. D na segunda metade do sculo XIX, em Paris, quando o ento prefeito Baro de Haussmann, contrariando as estruturas existentes, realizou uma transformao na cidade, impondo uma nova lgica que repercutiu em outras cidades da Europa e da Amrica do Sul. E nas primeiras dcadas do sculo XX, com o Movimento Moderno, quando as aes voltadas renovao urbana adquirem caractersticas mais intensas, com tendncia negao da cidade existente e construo de um novo modelo voltado ao atendimento das necessidades de um homem idealizado. REA LIVRE

Considerando as caractersticas das edificaes hospitalares apresentadas no texto, avalie as afirmaes a seguir. I. Os edifcios hospitalares compactos facilitam as modificaes construtivas e funcionais ao longo do tempo.

II. A padronizao estrutural e construtiva de edifcios hospitalares facilita a adaptao desses edifcios a novas funes. III. O lanamento estrutural de um edifcio hospitalar deve obedecer a organizao espacial proposta pelo primeiro programa funcional. IV. A autonomia da estrutura, da vedao e das instalaes, nos edifcios hospitalares, facilita a incorporao de avanos tecnolgicos da rea mdica. correto apenas o que se afirma em A I e II. B II e IV. C III e IV. D I, II e III. E I, III e IV. REA LIVRE

12

*A09201112*

ARQUITETURA E URBANISMO

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 18 No livro Os Pilares da Terra, o escritor britnico Ken Follet descreveu, minuciosamente, a construo de uma catedral gtica no interior da Inglaterra no sculo XII. O fragmento do romance, a seguir transcrito, reflete o fascnio de Tom, o construtor, pela catedral: Tinha trabalhado numa catedral uma vez Exeter. No princpio havia encarado aquele trabalho como outro qualquer. [...] Entretanto percebera depois que as paredes de uma catedral no precisavam ser apenas boas, mas perfeitas. Alm de a catedral se destinar a Deus, a construo era to grande que a menor obliquidade nas paredes, o mais nfimo desvio do nivelamento absoluto, enfraqueceria fatalmente a estrutura.

Construo de uma catedral gtica. Disponvel em: <www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/Estruturas/images/catgot/Esq03g.jpg>. Acesso em: 25 ago. 2011.

A partir do texto e da figura apresentados e considerando o sistema estrutural de uma catedral gtica conclui-se que a principal diferena entre os arcos romnicos e os arcos gticos est na forma pontiaguda desses ltimos, que, alm de introduzir uma nova dimenso esttica, tem como importante consequncia a reduo dos empuxos dos arcos em cerca de 50%. II. do ponto de vista estrutural, o gtico representou a passagem da estrutura pesada das catedrais romnicas, para uma estrutura mais leve, na qual os esforos eram absorvidos por um sistema estrutural com base em abbadas de bero localizadas logo abaixo do telhado. III. os arcobotantes tm uma superfcie superior reta e uma superfcie inferior curva, de modo que seus eixos quase retos seguem a linha dos empuxos da abbada, enquanto sua forma levemente arqueada mostra como eles suportam seu prprio peso graas ao do arco. IV. as paredes resistiam tanto aos esforos verticais, quanto aos esforos horizontais gerados pelo vento, abbadas e telhado, exigindo uma preocupao maior com o comportamento estrutural, o que foi um passo fundamental na transformao do conhecimento estrutural emprico em conhecimento cientfico. correto apenas o que se afirma em A B C D E I e IV. II e III. I e III. I, II e IV. II, III e IV.
13 ARQUITETURA E URBANISMO

I.

*A09201113*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 19 A figura a seguir ilustra um estudo preliminar de parcelamento do solo urbano idealizado para uma cidade localizada abaixo do Trpico de Capricrnio (zona temperada sul).

Com base na figura apresentada, avalie as afirmaes que se seguem. A quadra G apresenta menor custo por hectare para o empreendedor, pois sua configurao reduz os gastos com os sistemas de infraestrutura. II. A sobreposio das linhas de gua com o sistema virio e o traado ortogonal permite concluir que a retcula urbana resultante do projeto respeita a topografia do local. III. A utilizao de rvores de mdio porte com razes pivotantes nas faces norte e oeste das quadras e a implantao dos postes de iluminao nas faces sul e leste geram maior conforto para o pedestre durante o vero e menor conflito entre as infraestruturas. IV. A lei n. 6 766/79 de parcelamento do solo aps alteraes impostas pela Lei n. 9 785/99 prev que as reas destinadas a sistemas de circulao, a implantao de equipamento urbano e comunitrio, bem como a espaos livres de uso pblico, sero proporcionais densidade de ocupao prevista. correto apenas o que se afirma em A B C D E I e II. II e IV. III e IV. I, II e III. I, III e IV.
14 ARQUITETURA E URBANISMO

I.

*A09201114*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 20 Em edifcios com mais de 500 metros de altura, a discusso ultrapassa as noes de arquitetura e engenharia do edifcio, tornando-se uma nova forma de urbanismo, com o conceito da cidade vertical. Essas propostas vo alm das discusses do impacto ambiental, urbano e socioeconmico, visando criao de bases tericas e tecnolgicas para a elaborao de projetos futuros, mais viveis economica e tecnologicamente dentro do contexto da cidade. Por trs das solues arquitetnicas, o projeto de edifcios altos de melhor desempenho ambiental demanda um processo detalhado de estudos tcnicos de desempenho, incluindo simulaes computacionais avanadas, sem o qual impossvel prever seu desempenho e, assim, justificar o partido e a inovao. Na dcada de 1960, o Grupo Archigram projeta o Plug-in City partindo das conexes entre os vrios espaos do ambiente construdo, surgindo a ideia das ligaes diagonais, indo alm daquelas horizontais e verticais perceptveis em cidades onde o edifcio alto j tinha um papel definidor da paisagem e das dinmicas da vida urbana. Vinte anos mais tarde, Norman Foster and Partners projeta a Millenium Tower (888 metros), originalmente proposta para a baa de Tquio simulando uma cidade vertical, dentro de uma forma cnica, construda sobre o mar.
UMAKOSHI, E.M. & GONCALVES, J. C. S. Autopia do edifcio alto verde e a criao de uma nova gerao de cones do desempenho ambiental. Revista Programa PsGraduao Arquitetura e Urbanismo. FAU/USP, So Paulo, n. 26, dez. 2009 . Disponvel em: <archigram.wetminster.ac.uk/project.php?id=56> . Acesso em: 30 ago. 2011.

Plug-in City. Disponvel em: <archigram.westminster.ac.uk/project.php?id=56>. Acesso em: 30 ago. 2011

Millenium Tower. Disponvel em: <artect.net/?p=377>. Acesso em: 30 ago. 2011

Considerando as informaes apresentadas no texto e com base nas imagens, avalie as afirmaes a seguir. O edifcio alto ambiental contempla no processo de projeto as particularidades dos contextos climticos e culturais, dessa forma, cria uma imagem de homogeneizao da arquitetura e da tecnologia. II. A megaestrutura do Plug-in City, apesar de futurstica, possui uma hierarquia clara de estruturas, formas e sistemas, como encontrado no ambiente urbano convencional. III. Nas ltimas duas dcadas, as propostas para edifcios classificados como superaltos so apresentadas como a soluo para os problemas de sustentabilidade urbana. IV. Segundo Archigram, com as inovaes do setor da indstria tecnolgica, a arquitetura tradicional poderia ser transformada e as cidades tornariam-se organizaes mais eficientes, o que contraria as metas atuais da sustentabilidade urbana. correto apenas o que se afirma em A B C D E I e III. I e IV. II e III. I, II e IV. II, III e IV.
15 ARQUITETURA E URBANISMO

I.

*A09201115*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 21 Nos ltimos anos, tem-se realizado estudos para a implantao de um Trem de Alta Velocidade (TAV) ligando Campinas - SP ao Rio de Janeiro - RJ. O trajeto deve possuir 511 km e ter uma velocidade mxima de operao de 350 km/h.

Disponvel em: <www.halcrow.com/Our-projects/Project-details/Brazil-TAV-high-speed-rail/>.

A partir das informaes e da figura apresentados, avalie as seguintes asseres e a relao estabelecida entre elas. As ferrovias de alta velocidade so mais adequadas para interligar cidades cuja distncia seja inferior a 600 km, pois nesses casos, so competitivas em tempo de deslocamento - centro a centro de cidade - com o transporte areo, devendo-se levar em considerao para o desenho do traado, o relevo, a geologia e a hidrografia PORQUE os trens de alta velocidade no comportam grandes declividades, criando a necessidade de construo de pontes e viadutos nos trechos com topografia muito acidentada ou com presena de rios. E os domnios geolgicos so importantes para verificar a capacidade de sustentao da obra, servindo para evitar, por exemplo, que a linha seja construda sobre terrenos sujeitos a colapso. Analisando a relao proposta entre as duas asseres acima, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda uma proposio verdadeira. E As duas asseres so proposies falsas.
16

*A09201116*

ARQUITETURA E URBANISMO

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 22 Em uma sala trrea localizada em uma galeria com fins comerciais, contendo duas janelas voltadas para uma rua de trfego de intensidade mdia e uma porta de acesso para a circulao principal, exigiu-se um isolamento sonoro efetivo que eliminasse ou atenuasse os rudos exteriores gerados pelo trnsito na rua e pelas pessoas em trnsito ou em espera no corredor principal do edifcio. A respeito da situao apresentada, avalie as asseres a seguir e a relao proposta entre elas. recomendvel a utilizao de paredes duplas com recheio de l de vidro, portas pesadas com vedao e janelas de vidro duplo de 6 mm. PORQUE Com a adoo de sistemas de isolamento sonoro temse a garantia de que os rudos areos so atenuados, e a capacidade de vibrao das paredes diminui em consequncia do aumento da massa das superfcies de separao. Acerca dessas asseres, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda uma proposio verdadeira. E As duas asseres so proposies falsas. QUESTO 23 Na concepo do bioclimatismo aplicado ao desenho urbano, para cada regio, existem princpios referentes localizao de um assentamento, ao tipo de traado urbano e morfologia do local (forma, vias, lotes e tamanho dos espaos construdos), que propiciam conforto trmico ambiental. Esses princpios so determinados em funo A da altitude do local. B do sombreamento natural. C das declividades existentes. D da natureza dos materiais de revestimento. E da orientao e direo dos ventos dominantes.
17

QUESTO 24 Desde a antiguidade mais remota, a cidade configurouse como um sistema de informao e de comunicao, com uma funo cultural e educativa (...). Os monumentos urbanos tinham uma razo no apenas comemorativa, mas tambm didtica: comunicavam a histria das cidades, mas comunicavam-na em uma perspectiva ideolgica, ou seja, tendo em vista um desenvolvimento coerente com as premissas dadas.
ARGAN, G.C. Histria da arte como histria da cidade. So Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 244

Na contemporaneidade, os cones arquitetnicos tm se tornado uma importante estratgia dos projetos urbanos que buscam a insero das localidades no competitivo circuito turstico mundial. Acerca dos cones arquitetnicos, avalie as afirmaes a seguir. I. Os cones empregam materiais e tcnicas locais para valorizar as culturas dos lugares onde se inserem. Para isso, so convocados arquitetos de expresso regional, conhecidos em seus pases, a fim de tornar visvel ao mundo a competncia dos profissionais locais.

II. Paris adota a arquitetura icnica como uma das estratgias de projeto urbano que a mantm na posio de uma das cidades mais visitadas do mundo. So exemplos de cones arquitetnicos e urbansticos parisienses o Centro Pompidou, a Pirmide do Louvre e o Arco de La Defnse. III. Inseridos em reas degradadas ou esvaziadas economicamente, os cones arquitetnicos tm sido utilizados pelos governos e empresas como iniciadores de processos de revitalizao de reas centrais e porturias e para alavancar desenvolvimentos locais a partir do seu entorno. IV. Os cones arquitetnicos, ao se inserirem no espao urbano, no promovem modificaes morfolgicas e tipolgicas nas paisagens, pois intencionam tornar-se estranhamentos naqueles locais, destacando-se do conjunto, quer seja pela sua monumentalidade, implantao ou pelas atividades que sedia. correto apenas o que se afirma em A I e II. B I e IV. C II e III. D II e IV. E III e IV.

ARQUITETURA E URBANISMO

*A09201117*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 25 Existem relaes favorveis entre balanos e vos, que resultam em valores mnimos de momentos na viga. Essas relaes so econmicas por apresentarem momentos negativos iguais aos positivos, portanto, mnimos. As relaes da figura a seguir so obtidas a partir de vigas com carregamento uniformemente distribudo. As medidas esto apresentadas em centmetros.
REBELLO, Y. C. P. A. Concepo estrutural e a Arquitetura. So Paulo: Zigurate, 2001. p. 99. (com adaptaes).

Nesse contexto, qual das vigas representadas nos esquemas a seguir a mais econmica?

18

*A09201118*

ARQUITETURA E URBANISMO

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 26 Ebenezer Howard, em 1898, apresentou preocupaes de integrao entre cidade-campo e estabelece diretrizes de planejamento regional para evitar a migrao em direo s grandes cidades: cidades auto-organizadas interligadas por um sistema de transporte pblico eficiente formadas juntamente com o estabelecimento de indstrias e cintures agrcolas, que absorveriam os resduos slidos urbanos.

Cidade-jardim. HOWARD, E. Cidades-Jardins de amanh. So Paulo: Hucitec, 1996

Em 1997, Richard Rogers apresentou estudos para a cidade compacta propondo que esta deva ser densa e socialmente diversificada, onde as atividades econmicas e sociais se sobreponham. Alm disso, as comunidades devem se concentrar em torno das unidades de vizinhana, que se desenvolvem ao redor dos pontos nodais de transporte pblico.

Cidade compacta. ROGERS, R. E GUMUCHDJIAM, P. Cidades para um pequeno planeta. Barcelona: [S.N.], 2001.

A anlise das informaes e imagens dos dois modelos apresentados, que visam ao desenvolvimento urbano sustentvel, indica que esses dois modelos incluem A a expanso urbana com baixas densidades que ocupam terras agricultveis. B o tamanho controlado da cidade com acessibilidade aos espaos verdes e aos pedestres. C a variao de altura dos edifcios aproveitando melhor o sol e a luz do dia na iluminao de praas, ruas e dos prprios edifcios. D a possibilidade de planejamento de comunidades balanceadas com sistema de cooperativismo e bem estar social atrelado ao desenho da paisagem. E a previso de sistema de transporte pblico interligado por meio de pontos nodais.
19 ARQUITETURA E URBANISMO

*A09201119*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 27 As figuras a seguir mostram o Estdio Municipal de Braga, em Portugal, projetado por Eduardo Souto de Moura.

Imagens de Leonardo Finotti. Disponveis em: <www.plataformaarquitectura.cl/2011/06/08/estado-municipal-de-braga-eduardo-souto-de-moura>. Acesso em: 26 ago. 2011.

Considerando a concepo estrutural desse estdio, verifica-se que I. a cobertura se constitui em um sistema estrutural de massa ativa. II. a inclinao da estrutura externa contribuiu para a estabilizao do sistema. III. o peso prprio das coberturas apoiadas sobre os cabos auxiliam na estabilizao do sistema. correto apenas o que se afirma em A I. B II. C I e II. D I e III. E II e III.
20

*A09201120*

ARQUITETURA E URBANISMO

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 28

Figura I. Maquete do processo utilizado por Gaud para o dimensionamento da igreja da Colnia Gell. Disponvel em: <www.gaudidesigner.com/uk/sagradafamilia-funicular-model_357.html> Acesso em: 7 set. 2011.

Figura II. Catenria em arco parablico. Firmo, C. S. Arquitetura com perfis Tubulares: uma nova linguagem. Disponvel em: <www.vmtubes.com.br/. Acesso em: 7 set. 2011.

Figura III. Mesma imagem invertida. Firmo, C. S. Arquitetura com perfis Tubulares: uma nova linguagem. Disponvel em: <www.vmtubes.com.br/>. Acesso em: 7 set. 2011.

Considerando as figuras apresentadas acima, avalie as afirmaes a seguir. I. A Igreja da Sagrada Famlia, obra do arquiteto Antoni Gaudi, um exemplo histrico desse processo, conhecido como sistema de tabuleiro.

II. Ao inverter a imagem (figura III) a geometria formada ser mais favorvel para vencer o vo e suportar o prprio peso, uma vez que descobre-se a forma em que s ocorre a compresso da estrutura. III. Segurando-se as duas extremidades de uma mesma corrente e mantendo suas mos levemente afastadas (figura II), a corrente delinear espacialmente um arco parablico, que a manter na posio mais estvel possvel. IV. As figuras representam um raciocnio estrutural conhecido como funicular, ou seja, pensar a estrutura de cabea para baixo. correto apenas o que se afirma em A I e II. B II e IV. C III e IV. D I, II e III. E I, III e IV.
21 ARQUITETURA E URBANISMO

*A09201121*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 29 A maneira mais lgica de analisar a relao entre projeto e estrutura comear pelo vnculo entre estrutura e forma edificada. Esse vnculo determinado pelo grau com que a forma edificada satisfaz a funo bsica da estrutura: a transmisso das cargas at o solo.
LEUPEN, B. et al. Proyecto y anlisis: Evolucin de los princpios en arquitectura. Barcelona, Gustavo Gili, 1999.

Considerando o princpio definido no texto vnculo entre estrutura e forma , assinale a opo que apresenta a edificao em que esse princpio mais evidente.

Academia Imperial de Belas Artes (Rio de Janeiro) <www.fotolog.com.br>. Acesso em: ago. de 2011.

Catedral de Santo Estevo.<www.ucelo.blogspot.com>. Acesso em: ago. de 2011

Palcio do Planalto <www.bethccruz.blogspot.com>. Acesso em: ago. de 2011. Panteon Romano. <www.olhares.aeiou.pt>. Acesso em: ago. de 2011

Partenon. <www.timidforever.blogspot.com>. Acesso em: ago. de 2011.

22

*A09201122*

ARQUITETURA E URBANISMO

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 30 A transformao do Reichstag est embasada em quatro questes: o significado do Bundestag como um frum democrtico; um compromisso com a acessibilidade ao pblico; uma sensibilidade para com a histria; e uma agenda ambiental rigorosa. Sublinhando valores de clareza e transparncia, a cpula de vidro um novo marco para Berlim, e um smbolo do vigor do processo de mocrtico alemo.

Disponvel em: <www.fosterandpartners.com/Projects/0686/Default.aspx>. Acesso em: 26 ago. 2011.

Considerando as premissas de projeto apresentadas pelo escritrio de Norman Foster para a requalificao do Reichstag e as imagens apresentadas do edifcio aps a interveno, avalie as afirmaes a seguir. O carter de frum democrtico do Parlamento Alemo (Bundestag) est reforado no projeto pela transparncia nos fechamentos e na cpula. II. O pblico tem amplo acesso ao edifcio e pode acompanhar o trabalho parlamentar pelos planos de vidro, assim como pela cobertura envidraada entre o salo principal e a cpula. III. A reconstruo da cpula, embora marcante, no atende s recomendaes da Carta de Veneza, pois segundo esta, as reconstrues devem seguir seu formato original. IV. A colocao de elementos refletivos no centro da cpula permite que o salo principal do Parlamento receba iluminao natural, que controlada por filtros mveis. correto apenas o que se afirma em A B C D E I e III. I e IV. II e III. I, II e IV. II, III e IV.
23 ARQUITETURA E URBANISMO

I.

*A09201123*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 31 Ao longo de sua histria, Ouro Preto foi se modificando lentamente. At dcada de 1930, pouco se construa fora do permetro tombado pelo Instituto do Patrimnio Histrico Nacional (IPHAN). Nessa poca predominavam, no ncleo urbano, os vazios sobre os cheios, emoldurados pelas encostas ainda preservadas. Nas ltimas dcadas do sculo XX, iniciou-se um movimento de ocupao do entorno do conjunto tombado, fora da proteo do IPHAN. Os novos bairros que surgiram so formados por construes muito prximas umas das outras, constituindo um conjunto de edificaes que avanam sobre as ngremes encostas que emolduram a cidade.

Figura I. Ouro Preto nos anos de 1930. Fonte: Acervo Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC). Extrado de: SALGADO, M. Ouro Preto: paisagem em transformao, 2010. Dissertao (Mestrado em Ambiente Construdo e Patrimnio Sustentvel). UFMG, 2010

Figura II. Ouro Preto na atualidade. Foto: Valdir Dala Mata. Disponvel em: <timblindim.wordpress.com/category/ouro-preto-mg/page/2/>.

A partir do texto e considerando as figuras apresentadas, o processo morfolgico relacionado transformao de Ouro Preto, ao longo do tempo, indica que a expanso de novos assentamentos sobre as encostas denota que as polticas de preservao patrimonial implementadas na cidade tm sido aplicadas a todos os tecidos urbanos. II. a topografia determinante na conformao do quadro paisagstico da cidade (figuras I e II), sendo um importante aspecto a ser considerado nas aes de valorizao e preservao do patrimnio cultural local. III. as recentes ocupaes que avanam pelos morros no interferem no conjunto arquitetnico e paisagstico tombado, pois esto distantes dele, no sendo necessrio, ampliar o permetro original do tombamento. IV. o stio natural de Ouro Preto, com seu relevo movimentado, cria sobreposio de planos, expe determinadas formas e protege outras nas suas concavidades, colaborando para a leitura e compreenso daquele espao urbano. correto apenas o que se afirma em A B C D E I e II. II e IV. III e IV. I, II e III. I, III e IV.
24 ARQUITETURA E URBANISMO

I.

*A09201124*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 32 A cidade de Seul tem um rio chamado Cheoggyecheon, que havia se transformado em um esgoto, foi coberto por concreto nos anos 50. O trecho recebeu uma via elevada de seis pistas e ali passou a circular um trnsito intenso. Hoje, o rio corre limpo e a cu aberto, cercado por um parque. O que aconteceu para tornar isso possvel foi um grande projeto de demolio das autopistas e criao do parque, que d passagem novamente ao leito natural do rio com suas guas j tratadas.

Disponvel em: <http://www.arquitetonico.ufsc.br/uma-impressionante-renovacao-urbana-em-seul> Acesso em: 30 set. 2011.

A partir do texto e das imagens apresentadas e considerando que os rios desempenham um importante papel na dinmica urbana, avalie as afirmaes a seguir. I. A criao de vias expressas sobre rios possibilita uma maior mobilidade na cidade e maior integrao viria com o entorno da via. II. A presena de parques lineares nas margens de rios pode alterar o microclima local reduzindo a temperatura mdia ao redor do parque, se comparada com o restante da cidade. III. Lagos artificiais criados em parques podem ser utilizados como bacias de deteno, que tem o objetivo de absorver o excedente de guas no perodo de pico das chuvas, escoando-as lentamente aps o seu trmino. IV. A retificao e canalizao dos rios em reas urbanas o mecanismo mais eficiente para o combate s cheias, pois possibilita que a gua escoe mais rapidamente da rea com problemas de enchentes a um baixo custo. correto apenas o que se afirma em A I e IV. B II e III. C III e IV. D I, II e III. E I, II e IV.
25 ARQUITETURA E URBANISMO

*A09201125*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 33 Os desenhos a seguir foram realizados durante a etapa de levantamento de dados para a execuo de um projeto de regularizao fundiria sustentvel de rea urbana.

Considerando os desenhos apresentados e as informaes apresentadas nas legendas, assinale a opo correta. A B C D E A rua 1 apresenta declividades mais suaves do que a rua 2 e o lote A est mais alto que o lote B. A rua 1 apresenta declividades mais suaves do que a rua 2 e o lote A apresenta maior insolao que o lote B. A rua 2 apresenta declividades mais suaves do que a rua 1 e o lote B est mais alto que o lote A. A rua 2 apresenta declividades mais suaves do que a rua 1 e o lote A apresenta maior insolao que o lote B. As ruas 1 e 2 apresentam a mesma declividade. O lote A apresenta menor insolao que o lote B que est em uma altitude menor que o lote A.

QUESTO 34 As barreiras acsticas tm o objetivo principal de criar um anteparo fsico para amortecer e reduzir o som proveniente de uma fonte como por exemplo rudo de veculos automotores. Essas reduzem, por exemplo, esse tipo de barulho para receptores que vivem s margens das pistas de rolamento de veculos, minimizando, assim, o impacto acstico nessas regies. A partir das informaes apresentadas e considerando a utilizao das barreiras acsticas, avalie as afirmaes que se seguem. A incidncia do vento sobre a barreira acstica pode reduzir sua eficincia pela penetrao do som na regio de sombra acstica. II. O revestimento asfltico utilizado nas pistas de rolamento das rodovias irrelevante no desempenho das barreiras acsticas. III. A relao geomtrica entre a fonte, o meio e o receptor influi na proteo acstica de uma barreira. IV. A barreira, quanto mais prxima da fonte ou do receptor, melhor ser o seu desempenho acstico. correto apenas o que se afirma em A I e II. B II e IV. C III e IV.
26

I.

D I, II e III.

E I, III e IV.

*A09201126*

ARQUITETURA E URBANISMO

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 35 O arquiteto tem poucas alternativas econmicas para os planos horizontais, pois duas teras partes de seu custo so formadas pela estrutura resistente de concreto, para a qual se apresentam poucas possibilidades de substituio. (...) Os planos verticais, pelo contrrio, apresentam inmeras alternativas, tanto para o desenho quanto para o uso de materiais. Os 40% do custo total da construo que representam tm, aproximadamente, a seguinte distribuio: um tero para as paredes exteriores e dois teros para as paredes divisrias internas.
MASCAR, J. L. O custo das decises arquitetnicas. So Paulo: Nobel. 1985. p. 6 (com adaptaes).

Com base no texto, e levando-se em conta apenas o custo dos planos verticais das edificaes representadas esquematicamente em planta baixa nos desenhos a seguir, qual das alternativas representa a edificao de menor custo? Legenda:

A Edificao com 5 pavimentos

D Edificao com 6 pavimentos

B Edificao com 6 pavimentos

E Edificao com 5 pavimentos

C Edificao com 5 pavimentos

27 ARQUITETURA E URBANISMO

*A09201127*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 3 As estratgias de megaeventos esportivos da atualidade esto fortemente associadas a um desenvolvimento urbano com base no consumo, sendo esse orientado mais diretamente para diferentes formas de lazer, turismo, esporte e entretenimento. A cidade ento modelada para atender demanda por servios e equipamentos que possam servir como reprodutores das atividades que atraem distintas camadas de consumidores urbanos.
Disponvel em: <observatoriogeograficoamericalatina.org.mx>. Acesso em: 4 set. 2011.

Os megaeventos colocam processos importantes em movimento, envolvendo recursos significativos. Nesse sentido, trazem riscos e oportunidades para as cidades e pases que os sediam. () fundamental aproveitar a realizao dos megaeventos evitando que tenham impactos negativos do ponto de vista ecolgico e social, e, ao contrrio, resultem em benefcios significativos, melhorando as condies de vida da populao local.
Disponvel em: <www.riodetransportes.org.br>. Acesso em: 4 set. 2011.

Tendo as informaes acima como referncia inicial e considerando que algumas cidades brasileiras sediaro os eventos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, redija um texto dissertativo que aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: a) impacto ambiental, positivo e negativo, gerado pelos megaeventos esportivos; (valor: 5,0 pontos) b) impacto social, positivo e negativo, gerado pelos megaeventos esportivos. (valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

28

*A09201128*

ARQUITETURA E URBANISMO

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 4 Um dos aspectos sempre associados arquitetura moderna a busca de transparncia, cujo objetivo principal criar uma possibilidade maior de integrao visual com o meio circundante. A obteno de transparncia implica alterao significativa das superfcies verticais das edificaes, antes macias e pouco vazadas, cada vez mais abertas e expostas a partir das primeiras dcadas do sculo XX, com a consequente ampliao das superfcies envidraadas. O interesse pelo aumento da transparncia, no sentido de permeabilidade visual, surgiu em pases europeus de clima frio, resultando em que amplas superfcies envidraadas constitussem as faces dos prismas elementares que caracterizaram a arquitetura moderna nos seus primrdios. A partir do momento em que a busca da transparncia comeou a ser empreendida em climas tropicais e temperados, tornou-se clara a necessidade de considerar simultaneamente a proteo dos planos transparentes.
MAHFUZ, E. C. Tipo, projeto e mtodo, construo interdisciplinar. Quatro partidos em debate 1960/2000. Porto Alegre: Marcavisual, 2011. p. 41 (com adaptaes).

Considerando as ideias apresentadas acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: A necessidade de proteo dos planos verticais na arquitetura brasileira. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos: a) as peculiaridades das condies climtico-geogrficas brasileiras e a adoo de solues internacionais; (valor: 3,0 pontos) b) as alternativas para garantir a transparncia e proteo dos planos verticais, adequadas realidade brasileira; (valor: 4,0 pontos) c) a importncia da proteo dos planos verticais para o conforto ambiental e reduo do consumo de energia nas edificaes. (valor: 3,0 pontos)
RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

29 ARQUITETURA E URBANISMO

*A09201129*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 5 Os edifcios consomem 44% da energia eltrica no Brasil e 50% desse total tm consumo em edificaes residenciais. A principal fonte de energia eltrica no Brasil so as hidreltricas (95%). Apesar de ser considerada uma energia limpa, necessita de altos investimentos financeiros em sua implantao, arrasam a fauna e flora de grandes superfcies, sem possibilidade de uso do potencial pleno em pocas de seca. Considerando a participao percentual no consumo dos edifcios residenciais (22% do consumo total do pas), a economia nesse setor pode ser representativa. Verificando o consumo final da regio Sul, observa-se que os aspectos que mais influenciam nesse alto consumo so: os condicionadores de ar (32%), o chuveiro eltrico (18%) e a iluminao (8%).
PICORAL, R.B. Arquitetura sustentvel versus ganhos ambientais. In: Ferreira, M. S. et. al. (Org.) Arquitetura e urbanismo: posturas, tendncias e reflexes. Porto Alegre: Livraria do Arquiteto, 2008. Volume II, p. 56.

Considerando as idias centrais desenvolvidas no texto acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: Arquitetura e consumo de energia. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos: a) postura do arquiteto frente a esse cenrio; (valor: 2,0 pontos) b) diretrizes de projeto voltadas economia de energia; (valor: 2,0 pontos) c) alternativas para reduo de consumo de energia em condicionamento trmico; (valor: 2,0 pontos) d) alternativas para reduo de consumo em aquecimento de gua; (valor: 2,0 pontos) e) alternativas para reduo de consumo de energia em iluminao artificial. (valor: 2,0 pontos)
RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

30

*A09201130*

ARQUITETURA E URBANISMO

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTIONRIO DE PERCEPO DA PROVA QUESTIONRIO DE PERCEPO DA PROVA As questes abaixo visam levantar sua opinio sobre a a qualidade e a adequao da prova As questes abaixo visam levantar sua opinio sobre qualidade e a adequao da prova que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio nos que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio nos espaos apropriados do Caderno de Respostas. espaos apropriados do Caderno de Respostas. Agradecemos sua colaborao. Agradecemos sua colaborao.
QUESTO 1 QUESTO 6

Qual o ograu de dificuldade desta prova na parte de Qual grau de dificuldade desta prova na parte de Formao Geral? Formao Geral? A Muito fcil. A Muito fcil. B Fcil. B Fcil. C Mdio. C Mdio. D Difcil. D Difcil. E Muito difcil. E Muito difcil.
QUESTO 2

As informaes/instrues fornecidas para a a resoluo As informaes/instrues fornecidas para resoluo das questes foram suficientes para resolv-las? das questes foram suficientes para resolv-las? A Sim, at excessivas. A Sim, at excessivas. B Sim, em todas elas. B Sim, em todas elas. C Sim, na maioria delas. C Sim, na maioria delas. D Sim, somente em algumas. D Sim, somente em algumas. E No, em nenhuma delas. E No, em nenhuma delas.
QUESTO 7

Qual o ograu de dificuldade desta prova na parte de Qual grau de dificuldade desta prova na parte de Componente Especfico? Componente Especfico? A Muito fcil. A Muito fcil. B Fcil. B Fcil. C Mdio. C Mdio. D Difcil. D Difcil. E Muito difcil. E Muito difcil.
QUESTO 3

Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder prova. Qual? prova. Qual? A Desconhecimento do contedo. A Desconhecimento do contedo. B Forma diferente de abordagem do contedo. B Forma diferente de abordagem do contedo. C Espao insuficiente para responder s questes. C Espao insuficiente para responder s questes. D Falta de motivao para fazer a a prova. D Falta de motivao para fazer prova. E No tive qualquer tipo de dificuldade para responder E No tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova. prova.
QUESTO 8

Considerando a aextenso da prova, em relao ao Considerando extenso da prova, em relao ao tempo total, voc considera que a a prova foi tempo total, voc considera que prova foi A muito longa. A muito longa. B longa. B longa. C adequada. C adequada. D curta. D curta. E muito curta. E muito curta.
QUESTO 4

Considerando apenas as questes objetivas da prova, Considerando apenas as questes objetivas da prova, voc percebeu que voc percebeu que A no estudou ainda a a maioria desses contedos. A no estudou ainda maioria desses contedos. B estudou alguns desses contedos, mas no os B estudou alguns desses contedos, mas no os aprendeu. aprendeu. C estudou a a maioria desses contedos, mas no os C estudou maioria desses contedos, mas no os aprendeu. aprendeu. D estudou e e aprendeu muitos desses contedos. D estudou aprendeu muitos desses contedos. E estudou e e aprendeu todos esses contedos. E estudou aprendeu todos esses contedos.
QUESTO 9

Os enunciados das questes da prova na parte de Os enunciados das questes da prova na parte de Formao Geral estavam claros e e objetivos? Formao Geral estavam claros objetivos? A Sim, todos. A Sim, todos. B Sim, a a maioria. B Sim, maioria. C Apenas cerca da metade. C Apenas cerca da metade. D Poucos. D Poucos. E No, nenhum. E No, nenhum.
QUESTO 5

Os enunciados das questes da prova na parte de Os enunciados das questes da prova na parte de Componente Especfico estavam claros e e objetivos? Componente Especfico estavam claros objetivos? A Sim, todos. A Sim, todos. B Sim, a a maioria. B Sim, maioria. C Apenas cerca da metade. C Apenas cerca da metade. D Poucos. D Poucos. E No, nenhum. E No, nenhum.
31

Qual foi o o tempo gasto por voc para concluir a prova? Qual foi tempo gasto por voc para concluir a prova? A Menos de uma hora. A Menos de uma hora. B Entre uma e e duas horas. B Entre uma duas horas. C Entre duas e e trs horas. C Entre duas trs horas. D Entre trs e e quatro horas. D Entre trs quatro horas. E Quatro horas, e e no consegui terminar. E Quatro horas, no consegui terminar.

ARQUITETURA E URBANISMO

*A09201131*

SINAES
Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

Ministrio da Educao

*A09201132*

Potrebbero piacerti anche