Sei sulla pagina 1di 12

Muitas vezes confunde-se estado de tempo com clima.

Embora sejam conceitos diferentes, eles esto inter-ligados, uma vez que sucesso habitual do estados de tempo, que ocorrem numa rea, durante um longo perodo de tempo d-se o nome de clima. igualmente importante saber que existem diferentes:

Zonas Climticas Tipos de Clima

Essa diferenciao resulta da conjugao dos vrios elementos clima caracteriza-se pelo comportamento de vrios elementos (temperatura, precipitao, humidade, presso atmosfrica, nebulosidade, vento, entre outros), sendo a temperatura e a precipitao os mais importantes. > Zonas Climticas Na Terra existem cinco grandes zonas climticas: uma zona quente, duas zonas temperadas e duas zonas frias, como podes observar na figura.

As Zonas Climticas da Terra

A Zona quente localiza-se, aproximadamente, entre o equador e os Trpicos de Cncer e Capricrnio. As zonas temperadas situam-se sensivelmente entre os trpicos e os crculos polares. As zonas frias localizam-se dentro dos crculos polares (uma no Hemisfrio Norte e outra no Hemisfrio Sul).

> Tipos de Clima Dentro de cada zona distinguem-se vrios tipos de clima em funo das condies de temperatura e precipitao. Como podes observar na figura, estes agrupam-se em:

Climas Climas Climas Climas

Quentes Frios Temperados de Altitude Distribuio dos Principais Tipos de Clima no Mundo

> Climas Quentes Os climas quentes localizam-se, sensivelmente na zona compreendida entre os trpicos (intertropical) e subdividem-se em trs grandes tipos:

Clima Equatorial

(Kuala Lumpur - Malsia)

A temperaturas mdias mensais variam pouco ao longo do ano. A temperatura mdia cerca de 25C. A amplitude trmica anual muito reduzida. A precipitao abundante durante todo o ano, no existindo nenhum perodo seco. No existem estaes diferenciadas.

Clima Tropical

(Zinguinchor - Senegal)

As temperaturas mdias mensais so elevadas e geralmente superiores s do clima equatorial. A amplitude trmica baixa, no ultrapassando os 10C. A precipitao distribui-se de forma irregular ao longo do ano, o que permite distinguir duas estaes: a seca e a hmida. Se a estao hmida for a mais prolongada trata-se do clima tropical hmido. Se a estao seca for a mais prolongada ento estamos na presena do clima tropical seco. Existem duas estaes: a hmida e a seca.

Clima Desrtico Quente

(Uluru - Austrlia)

As temperaturas mdias mensais so bastante elevadas, podendo ultrapassar os 35C (na estao quente). A amplitude trmica anual muito elevada, assim como a amplitude trmica diria. A precipitao escassa e muito irregular. No entanto, podem ocorrer precipitaes muito elevadas, num curto perodo de tempo. As estaes do ano diferenciam-se pelas diferenas de temperatura.

> Climas Frios Os climas frios localizam-se em latitudes elevadas, sensivelmente a partir de 55 ou 60 at aos plos. Os climas frios subdividem-se em:

Clima Continental Frio

(Fair Banks - Alaska)

As temperaturas mdias mensais so baixas, no ultrapassando os 15C no Vero. No Inverno as temperaturas mdias mensais so sempre negativas, atingindo valores inferiores a -20C. A amplitude trmica anual muito elevada. A precipitao escassa e ocorre principalmente no Vero. Existem duas estaes: o Vero e o Inverno.

Clima Desrtico Frio

(Kalsalinsk - Cazaquisto)

No Vero as temperaturas mdias mensais so elevadas e no Inverno so baixas. A amplitude trmica anual muito elevada, assim como a diurna. A precipitao muito reduzida e ocorre, principalmente, no Vero. No Inverno ocorre sob a forma de neve. Existem duas estaes.

Clima Subrtico

(Angmagssalik - Gronelndia)

O Vero curto e pouco quente. O Inverno muito frio e longo. As temperaturas mdias mensais so por vezes inferiores a - 40C. A amplitude trmica anual elevada. A precipitao anual muito baixa. os valores mais elevados registamse nos meses menos frios. A fraca precipitao que ocorre no Inverno , geralmente, sob a forma de neve. Existem duas estaes.

Clima Polar

(Barrow - Canad)

As temperaturas mdias mensais so muito baixas. No Inverno chegam a atingir valores inferiores a -50C. No Vero as temperaturas mdias raramente ultrapassam os 10C. A amplitude trmica anual muito elevada. A precipitao muito reduzida, ocorrendo, sobretudo, na estao mais quente. Existem duas estaes.

> Climas Temperados OS climas temperados localizam-se, sensivelmente, entre os trpicos e os crculos polares de cada hemisfrio. Caracterizam-se por terem temperaturas intermdias entre as da zona intertropical (sempre elevadas) e as das zonas polares (constantemente baixas). As precipitaes so tambm moderadas.

Os climas temperados tm quatro estaes: o Inverno a estao mais fria, o Vero a estao mais quente , a Primavera e o Outono so as estaes de transio. Os climas temperados subdividem-se em quatro tipos:

Clima Subtropical Hmido

(Washington - EUA)

O Vero quente. A temperatura mdia do ms mais quente ultrapassa, frequentemente, os 22C. O Inverno tem temperaturas moderadas, raramente inferiores a 0C. A amplitude trmica anual no muito elevada. A precipitao abundante e regular durante todo o ano, sendo, contudo, mais intensa no Vero. Existem quatro estaes.

Clima Temperado Mediterrnico

(Badajoz - Espanha)

O Vero caracteriza-se por ser longo e quente. As temperaturas mdias mensais oscilam entre os 18C e os 25C. Porm, a temperatura mxima pode atingir os 40C. O Inverno curto, com temperaturas amenas, raramente inferiores a 8C. A amplitude trmica anual pouco acentuada. A precipitao escassa e irregular, concentrando-se nos meses de Outono e de Inverno. Existem quatro estaes do ano: Primavera, Vero, Outono e Inverno.

Clima Temperado Martimo

(Valentia - Irlanda)

O Vero fresco. As temperaturas mdias mensais variam entre os 15C e os 20C. No Inverno as temperaturas so moderadas, geralmente, superiores a 5C. A amplitude trmica anual reduzida. A precipitao abundante e distribui-se de forma regular ao longo do ano, embora se registem valores mais elevados no Outono e Inverno. Existem quatro estaes.

Clima Temperado Continental

(Moscovo - Rssia)

O Vero curto e relativamente quente. O Inverno longo e muito frio. As temperaturas podem ser inferiores a -15C. A amplitude trmica anual elevada, podendo ultrapassar os 30C. A precipitao anual no muito elevada, concentrando-se, principalmente nos meses de Vero. No Inverno ocorre, frequentemente, sob a forma de neve ou granizo. Existem quatro estaes

> Climas de Altitude O Clima de altitude encontra-se em todas as reas de altitude elevada. A altitude um factor que condiciona a variao da temperatura e da

precipitao: a temperatura diminui com o aumento da altitude (6,4C por cada 1000 metros) e a precipitao aumenta at um determinado nvel.

(Santis - Suia)

O Vero muito curto, com temperaturas que raramente ultrapassam os 10C. O Inverno muito frio. A amplitude trmica anual no muito elevada. A precipitao anual muito abundante, ocorrendo, frequentemente, sob a forma de neve.

Potrebbero piacerti anche