Sei sulla pagina 1di 2

Bacias Hidrogrficas

O que so Bacias Hidrogrficas?


So conjunto de terras banhadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. As bacias hidrogrficas so limitadas e separadas pelas vertentes dos divisores de guas (pores elevadas do relevo onde geralmente encontramos as nascentes). Os principais elementos componentes das bacias hidrogrficas so os divisores de gua cristas das elevaes que separam a drenagem de uma e outra bacia; fundos de vale reas adjacentes a rios ou crregos e que geralmente sofrem inundaes; sub-bacias bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal; nascentes local onde a gua subterrnea brota para a superfcie formando um corpo dgua; reas de descarga locais onde a gua escapa para a superfcie do terreno, vazo; recarga local onde a gua penetra no solo recarregando o lenol fretico, e perfis hidrogeoqumicos ou hidroqumicos caractersticas da gua subterrnea no espao litolgico.

O que so Redes de Drenagem?


Sistemas naturais ou artificiais capazes de drenar gua superficial, em geral proveniente das chuvas, so compostos de canais conectados entre si, e a este conjunto de canais conectados d-se o nome de rede de drenagem. Pode-se distinguir dois tipos importantes de redes de drenagem: as redes artificiais, construdas nas cidades pelo ser humano, e as redes naturais, compostas pelos rios e lagos. Redes Artificiais: rede de drenagem das casas (calhas, canaletas e encanamentos) e rede das ruas, a partir das sarjetas, passando pelos bueiros e galerias pluviais da cidade, at chegar ao corpo d'gua mais prximo. Redes Naturais: o padro formado pelas linhas de gua (rios, barrancos) e lagos numa determinada bacia hidrogrfica.

O que caracteriza a bacia primria?


Bacias primrias so as principais bacias, as de rios mais extensos. (Ex: Bacia Amaznica, So Francisco, Tocantins, Platina)

O que caracteriza a bacia secundria?


As bacias secundrias renem um conjunto de bacias localizadas nas proximidades do litoral; apresentam rios de pequena extenso, geralmente com poucos afluentes. (Ex: Bacias do Nordeste, Bacias do Leste e as Bacias do Sudeste-Sul)

O que destacamos no Brasil, quando o assunto hidrografia?


No Brasil observamos um predomnio de rios de planalto apresentando assim um elevado potencial hidreltrico, ainda pouco aproveitado. Muitos rios brasileiros tambm so de plancie, ideais para navegao. Vale lembrar que os rios de planalto tambm podem apresentar trechos navegveis e podem ser retificados e assim utilizados atravs da construo de eclusas. H um predomnio da foz em esturio, de rios perenes ou permanentes (no secam), drenagem exorrica (sua foz est em mar aberto) e regime pluvial tropical (cheias durante o vero - perodo mais chuvoso - e vazantes durante o inverno - perodo de estiagem). No Serto tambm encontramos os rios intermitentes ou temporrios (secam durante certa poca do ano). A foz em delta rara no Brasil (ex: rio Parnaba - MA/PI) e o rio Amazonas um exemplo de foz mista (em delta e esturio). Tambm existem rios que correm no Brasil e recebem a contribuio do derretimento de neve e gelo da Cordilheira dos Andes (vrios rios na Bacia Amaznica).

O que so bacias exorrica, endorrica, arrica e criptorrica?


Exorrica: Quando as guas drenam diretamente para o mar. Endorricas: Quando as guas drenam para um lago ou mar fechado. Arricas: Quando as guas se escoam alimentando os lenis freticos. Criptorrica: Quando o rio se infiltra no solo sem alimentar lenis freticos ou evapora.

Descreva caractersticas do relevo brasileiro. Compare-o ao litoral japons.


O relevo do Brasil tem formao muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vrios ciclos climticos. A eroso, por exemplo, foi provocada pela mudana constante de climas mido, quente, semi-rido e rido. Outros fenmenos da natureza (ventos e chuvas) tambm contriburam no processo de eroso. Entre as principais caractersticas do nosso relevo, destaca-se o predomnio das formaes sedimentares recentes, que ocupam 64% da superfcie. Tais formaes se sobrepem aos terrenos pr-cambrianos, mais antigos, que formam o embasamento de nosso relevo, de origem cristalina, e que afloram em 36% do territrio. Como reflexo dessa estrutura geolgica, de base sedimentar, a altimetria de do relevo brasileiro vai caracterizar-se pelo predomnio das baixas e mdias altitudes. Em sua formao, no sofreu a ao dos movimentos orogenticos recentes, responsveis pelo surgimento dos chamados dobramentos modernos e, por isso, caracterizase pela presena de trs grandes formas: os planaltos as depresses e as plancies. Diferentemente do Brasil, o relevo japons caracteriza-se pelo domnio de dobramentos modernos, que ocupam a maior parte do pas e so marcados por uma intensa atividade vulcnica. No Brasil, no h vulces, ao contrrio do Japo que possui 67 vulces entre ativos e latentes. O litoral martimo do Japo aproximadamente quatro vezes maior que o brasileiro. Alm de que o Japo muito propcio a abalos ssmicos, pois se encontra em cima de trs placas tectnicas, enquanto o Brasil est apenas no centro de uma. O terremoto ocorrido no Japo no dia 11 de maro de 2011, moveu o pas quatro metros para o leste. O terremoto j havia provocado uma alterao de 16,9 cm no eixo da Terra, alm de acelerar em 1,8 milionsimo de segundo o movimento de rotao do planeta.

Potrebbero piacerti anche