Sei sulla pagina 1di 32

A N T N I O

M A T O S G U E R R A

Caderno de Combate a Incndios com Extintores

Coleco
SENSIBILIZAO CADERNOS

1
ENB

2. edio, revista e actualizada

ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS S I N T R A 2 0 0 7

Ficha Tcnica

Ttulo

Caderno de Combate a Incndios com Extintores


Coleco

Cadernos de Sensibilizao
(n. 1)
Edio

Escola Nacional de Bombeiros Quinta do Anjinho Ranholas 2710 - 460 Sintra Telef.: 219 239 040 Fax: 219 106 250 E.mail: edicao@enb.pt
Texto

Antnio Matos Guerra


Comisso de Reviso Tcnica e Pedaggica

Carlos Ferreira de Castro, J. Barreira Abrantes, Lus Abreu, Snia Rufino


Fotografia

Rogrio Oliveira, Victor Hugo


Ilustraes

Osvaldo Medina, Ricardo Blanco, Victor Hugo


Grafismo e fotomontagens

Victor Hugo Fernandes


Impresso

Grfica Europam, Lda. ISBN: 972-8792-21-2 Depsito Legal n 232240/05 1. edio: Agosto de 2005 2. edio: Maro de 2007 Tiragem: 3 000 exemplares Preo de capa: i 2,00

Sumrio

1. Introduo ................................................................................. 2. Classificao .............................................................................. 3. Caractersticas e funcionamento dos extintores ....................... 4. Escolha do agente extintor ....................................................... 5. Distribuio dos extintores ....................................................... 6. Inspeco, manuteno e recarga dos extintores ..................... 7. Actuao com extintores ...........................................................

5 5 8 13 15 18 20

4
Cadernos de Sensibilizao

1 Introduo

Um extintor um aparelho que contm um agente extintor que pode ser projectado e dirigido sobre um incndio pela aco de uma presso interna. Esta presso pode ser fornecida por uma compresso prvia permanente ou pela libertao de um gs auxiliar. utilizado como meio de primeira interveno no combate a um incndio acabado de despontar. A utilizao de um extintor pode ser feita por qualquer pessoa logo que detecte um incndio. Na realidade, a rapidez de actuao primordial, na medida em que o extintor s eficaz no incio de um incndio. Com efeito, a quantidade do agente extintor, assim como o tempo de utilizao, so limitados. No entanto, o xito da utilizao do extintor depende dos seguintes factores: Estar bem localizado, visvel e em boas condies de funcionamento; Conter o agente extintor adequado para combater o incndio desencadeado; Ser utilizado na fase inicial do combate ao incndio; Conhecimento prvio pelo utilizador do seu modo de funcionamento e utilizao.

5
Combate a Incndios com Extintores

2 Classificao

Os extintores de incndio podem classificar-se tomando em considerao os diversos critrios a seguir mencionados: Mobilidade do extintor; Agente extintor; Modo de funcionamento; Eficcia de extino.

2 1 Mobilidade do extintor

Quanto sua mobilidade (fig. 1), os extintores classificam-se em: Portteis; Mveis (tambm designados por transportveis).
6
Cadernos de Sensibilizao

Por sua vez, os extintores portteis podem ser: Manuais; Dorsais. Designa-se por extintor manual o que, pronto a funcionar, tem um peso inferior ou igual a 20 kg. Diz-se que o extintor dorsal quando pronto a funcionar, tem um peso inferior ou igual a 30 kg e est equipado com precintas que permitem o seu transporte s costas. Os extintores mveis esto dotados, para o seu deslocamento, de apoios com rodas e, consoante a sua dimenso, so manobrados manualmente ou rebocados por veculos. As capacidades mais usuais dos extintores manobrados manualmente variam entre 20 kg e 100 kg. Os extintores rebocveis, so equipamentos de mdio e grande porte. Para serem deslocados, necessitam ser atrelados a um veculo que os reboca.

Fig. 1 Classificao dos extintores quanto sua mobilidade.

2 2 Agente extintor

Um extintor pode designar-se pelo agente extintor que contm. Actualmente, existem: Extintores de gua; Extintores de espuma; Extintores de p qumico; Extintores de dixido de carbono (CO2).

7
Combate a Incndios com Extintores

2 3 Modo de funcionamento

De acordo com este critrio, os extintores podem ser classificados de: Presso permanente; Presso no permanente (operado por cartucho).

2 4 Eficcia de extino

Atendendo eficcia de extino, os extintores, classificam-se segundo o fogo-tipo que so capazes de extinguir. Para se determinar a eficcia de extino so efectuados, em reas adequadas para o efeito, ensaios de fogos de dimenses controladas que obedecem aos parmetros das normas. A classificao do fogo-tipo representada no rtulo por uma letra, que indica a classe de fogo para o qual o extintor demonstrou capacidade efectiva e por um nmero (somente para as classes A e B), que representa a dimenso do fogo-tipo que o extintor satisfaz. Os extintores classificados para uso em fogos das classes C ou D no necessitam de ter um nmero precedendo a letra de classificao. Os rtulos, sobre a forma de decalcomania ou impresso serigrfica, com inscries em lngua portuguesa, colocados numa posio tal que possam ser lidos e que permitam reconhecer e utilizar um extintor, devem conter, em cinco reas diferenciadas, as indicaes, destacadas na figura 2.


Cadernos de Sensibilizao

Fig. 2 Exemplo de um rtulo.

3 Caractersticas e funcionamento dos extintores

De acordo com os critrios anteriormente focados, descrevem-se a seguir, as caractersticas e funcionamento dos diversos tipos de extintores.

3 1 Extintores de presso permanente


Nos extintores de presso permanente (fig. 3) o agente extintor e o gs propulsor esto misturados no recipiente. Desta forma, a presso est permanentemente estabelecida no interior por um gs, geralmente o azoto (N2). O agente extintor ocupa uma grande parte do volume interno do recipiente, ficando o restante volume, designado por cmara de expanso, reservado para o gs propulsor, que se encontra a uma presso entre os 12 e 14 kg/cm2. Nestes extintores existe um manmetro que permite verificar se a presso interna est dentro dos valores estipulados para o funcionamento eficaz do extintor.

Quando se retira a cavilha de segurana e se abre a vlvula do extintor, o agente extintor expelido, pela aco da presso exercida pelo gs propulsor, para o exterior atravs do tubo sifo e mangueira com bico difusor colocado na extremidade desta. Para interromper, temporria ou definitivamente, a descarga do agente extintor, basta fechar a vlvula de comando.

Combate a Incndios com Extintores

Fig. 3 Extintor de presso permanente. A De gua; B De p qumico.

Um caso particular o do extintor de CO2 (fig. 4) que , tambm, um extintor de presso permanente. Devido s suas propriedades fsicas de elevada tenso de vapor (50 a 60 kg/cm2), o CO2 encontra-se nos estados lquido e gasoso, ocupando o volume interior do recipiente. Este extintor, que no tem manmetro possu um tubo sifo e uma vlvula de controlo de descarga com um difusor acoplado ou, no caso dos extintores de maior capacidade, uma mangueira com difusor ligado vlvula. O difusor permite dirigir o agente extintor para as chamas, com eficcia e segurana. Para se interromper, temporria ou definitivamente, a descarga do agente extintor tambm basta fechar a vlvula de comando de descarga.

10
Cadernos de Sensibilizao

Fig. 4 Extintor de CO2.

3 2 Extintores de presso no permanente


Nos extintores de presso no permanente, isto , de colocao em presso no momento da utilizao (fig. 5), o agente extintor ocupa uma parte do volume interno do recipiente.

Fig. 5 Extintores de presso no permanente. A Com garrafa interior; B Com garrafa exterior.

O gs propulsor, normalmente CO2, encontra-se numa garrafa (cartucho) colocada no interior ou no exterior do recipiente. Quando se coloca o extintor em funcionamento, o gs propulsor, expande-se no interior do recipiente atravs do tubo de descarga, indo ocupar o volume da cmara de expanso, misturando-se, assim, com o agente extintor. Pela aco da presso exercida pelo gs, o agente extintor projectado e dirigido para o fogo atravs de uma mangueira ligada parte superior ou inferior do recipiente, sendo a descarga controlada por uma pistola difusora, colocada na extremidade da mangueira. Os extintores portteis em que a garrafa se encontra no exterior do extintor esto a ser cada vez menos utilizados. Os extintores mveis (transportveis) (fig. 6) podem ser, quanto ao modo de funcionamento, de presso permanente ou de presso no permanente. Neste ltimo caso, o gs propulsor encontra-se normalmente numa garrafa exterior.

11
Combate a Incndios com Extintores

Fig. 6 Extintor manobrado manualmente.

Os extintores rebocveis (fig. 7) so de presso no permanente. As garrafas do gs propulsor, normalmente azoto (N2), encontram-se montadas no exterior do extintor. Devido s suas caractersticas, devem ter-se em ateno as instrues fornecidas pelos fabricantes sobre a forma de colocao em funcionamento destes extintores.
12
Cadernos de Sensibilizao

Fig. 7 Extintor rebocvel.

4 Escolha do agente extintor

Os agentes extintores mais usados so: gua; Espuma; P qumico; Dixido de carbono (CO2). Assim, passa a designar-se o extintor de acordo com o agente extintor nele contido.
13
Combate a Incndios com Extintores

4 1 Extintores de gua

Os extintores mais comuns base de gua so constitudos por recipientes contendo, os mais usuais, seis ou nove litros. Quanto pressurizao, podem ser de presso permanente ou no permanente. Estes extintores tm a caracterstica de poder projectar a gua em jacto ou pulverizada. A descarga deve fazer-se atravs de um filtro colocado no tubo sifo, de forma a reter corpos estranhos que possam existir misturados com o agente extintor.

4 2 Extintores de espuma fsica


O extintor de espuma fsica aquele que projecta espuma, isto , uma mistura espumosa base de gua. A espuma fsica obtm-se pela mistura de trs elementos: gua, lquido espumfero e ar. A gua e o espumfero esto contidos no recipiente, podendo o espumfero estar dentro de uma embalagem de plstico, que se rompe

no momento da pressurizao, ou ser adicionado gua no momento do carregamento do extintor. O ar mistura-se com a gua e espumfero durante a actuao do extintor, atravs dos orifcios da agulheta, pelo efeito de Venturi. Os extintores de espuma fsica podem ser do tipo de presso permanente ou de presso no permanente.
14
Cadernos de Sensibilizao

4 3 Extintores de p qumico

O extintor de p qumico, como o prprio nome indica, contm, como agente extintor, p qumico seco: ABC, BC ou D. Estes extintores podem ser de presso permanente ou de presso no permanente.

4 4 Extintores de dixido de carbono (CO2)


Conhecido como extintor de CO 2, contm dixido de carbono armazenado sob presso. O dixido de carbono encontra-se no recipiente temperatura ambiente e a uma presso de cerca de 60 bar. Ao utilizar-se o extintor normal formar-se uma camada de gelo no difusor do extintor. O CO2 ao vaporizar-se, sob a forma de neve carbnica, atinge temperaturas que podem chegar a 78C negativos, o que implica muitos cuidados no manuseamento deste extintor, sobretudo quando utilizado na presena de outras pessoas. A projeco do CO2 obtm-se pela presso permanente criada no interior do recipiente, provocada pela tenso de vapor contido no prprio agente extintor. Resume-se no Quadro I a escolha do extintor, de acordo com o agente extintor, segundo as classes de fogos.

QUADRO I
ESCOLhA DO AGENTE ExTINTOR CLASSES DE FOGOS AGENTES EXTINTORES
Jacto gua Pulverizada Espuma CO2 ABC P qumico BC D

A B C D

Sim Bom No No No

Sim Muito bom Sim Aceitvel No No

Sim Bom Sim Muito bom No No

No Sim Bom Sim Bom No

Sim Muito bom

No

No No No Sim Muito bom


15
Combate a Incndios com Extintores

Sim Sim Muito bom Muito bom Sim Bom No Sim Bom No

Fonte: NP 1800 (1981) Segurana contra incndios. Agentes extintores. Seleco segundo as classes de fogos.

5 Distribuio dos extintores


5 1 Princpios a respeitar na implantao dos extintores


Conhecidos os agentes extintores mais eficazes no combate a cada classe de fogo, indicam-se os princpios que devem ser respeitados para uma eficaz cobertura dos locais a proteger: A seleco e o dimensionamento dos extintores, quanto ao seu nmero, eficcia e localizao para uma dada situao, devem ser determinados segundo a natureza dos possveis incndios e conhecimento antecipado do tipo de construo, nmero de ocupantes, risco a proteger, condies de ambiente e temperatura; As construes devero ser protegidas por extintores aprovados para o combate a fogos da classe A. A proteco dos riscos de ocupao, dever ser efectuada por extintores homologados para o combate a fogos das classes A, B, C ou D, de acordo com o maior risco que a ocupao apresente; As construes com um tipo de ocupao que apresente riscos de fogos das classes B e/ou C, devero ter, alm de extintores para o combate a fogos da classe A, extintores para fogos das classes B e/ou C.

5 2 Implantao dos extintores


Quanto implantao deve atender-se ao seguinte: Os extintores tm de estar colocados permanentemente nos locais previamente escolhidos e em condies de operacionalidade. Alguma legislao publicada sobre segurana contra riscos de incndio, refere que os extintores portteis devem ficar colocados de modo que o seu manpulo fique a cerca de 1,20 m do pavimento. A sua colocao deve ser feita em suportes de parede ou montados em pequenos receptculos, de modo a que o topo do extintor no fique a altura superior a 1,50 m acima do solo, a menos que sejam transportveis (fig. 8).

16
Cadernos de Sensibilizao

Fig.  Altura de colocao dos extintores. A Correcto; B Incorrecto.

importante que os extintores estejam localizados nas reas de trabalho, ao longo dos percursos normais, em locais visveis, acessveis e no obstrudos. A distncia a percorrer de qualquer ponto susceptvel de ocupao at ao extintor deve ser a determinada na legislao contra riscos de incndio publicada, isto , 15 m para os extintores de p e 15 m para os de CO2 (fig. 9). de salientar que a Norma Portuguesa NP 3064, alnea 6, estabelece que a distncia mxima a percorrer de 25 m para os extintores de p qumico e de 9 ou 15 m para os de CO2 de acordo com o tipo de risco e eficcia de extino dos extintores;

17
Combate a Incndios com Extintores

Fig.  Localizao dos extintores de acordo com a legislao.

Em grandes compartimentos ou em certos locais quando a obstruo visual no possa ser evitada, devem existir meios suplementares (sinais) que indiquem a sua localizao (fig. 10).

Fig. 10 Alguns modelos de sinais.

6 Inspeco, manuteno e recarga dos extintores

1
Cadernos de Sensibilizao

da maior importncia que os extintores se encontrem em perfeitas condies de operacionalidade quando da sua utilizao. Para isso, ser necessrio observar as regras estabelecidas na NP 4413 no que se refere a inspeco, manuteno e recarga. de notar que o proprietrio, inquilino ou a entidade exploradora de um local onde existam extintores instalados o responsvel pela sua inspeco, manuteno e recarga. Indicam-se de seguida algumas das regras mais importantes.

6 1 Inspeco

A inspeco feita normalmente por pessoal designado pelo proprietrio, inquilino ou entidade exploradora e consiste na verificao rpida de que o extintor est pronto a actuar no local prprio, devidamente carregado, que no foi violado e que no existem avarias ou alteraes fsicas visveis que impeam a sua operao. Os extintores devem ser inspeccionados com a frequncia que as circunstncias imponham, devendo contudo s-lo, pelo menos, trimestralmente. Ao inspeccionar um extintor, o pessoal designado deve verificar se: O extintor est no local adequado; O extintor no tem o acesso obstrudo, est visvel e sinalizado; As instrues de manuseamento, em lngua portuguesa de acordo com a NP EN 3-7, esto legveis e no apresentam danos; O peso ou presso, consoante os casos, esto correctos; O estado externo do corpo do extintor bem como da vlvula, da mangueira e da agulheta o adequado; O selo no est violado.

Quando uma inspeco revelar que houve violao e que o extintor est danificado, com fugas, com carga superior ou inferior normal ou que apresenta indcios visveis de corroso ou outros danos, deve ser submetido a medidas de manuteno adequadas. Deve existir um registo permanentemente actualizado que contenha as datas das inspeces, a identificao de quem as fez e todas as indicaes das medidas correctivas necessrias.

1
Combate a Incndios com Extintores

6 2 Manuteno

A manuteno deve ser efectuada por empresa com o servio de manuteno certificado para realizar os trabalhos que se indicam na NP 4413. Quando retirados do seu local para manuteno ou recarga, os extintores devem ser substitudos por outros, de reserva, do mesmo tipo e com a mesma eficcia. Os procedimentos de manuteno devem ser realizados nos prazos que se indicam no Quadro II.
QUADRO II
PROCEDIMENTOS DE MANUTENO TIPO DE EXTINTOR MANUTENO
(1)

MANUTENO ADICIONAL (2)


OU REVISO NA EMPRESA E RECARGA SE FOR NECESSRIA (3)

ENSAIO VIDA TIL (4) DE PRESSO DO EXTINTOR

gua, base de gua e espuma P CO2

1 ano 1 ano 1 ano

Aos 5, aos 10 e aos 15 anos Aos 5, aos 10 e aos 15 anos Todos os 10 anos

10 anos

20 anos 20 anos 30 anos

Nota 1. A manuteno deve ser efectuada em intervalos de 12 meses. admissvel uma tolerncia de quatro semanas,

antes ou depois deste intervalo.


Nota 2. A substituio das peas no respeita estes intervalos, sendo substitudas sempre que necessrio. Nota 3. Caso o tempo de vida til do agente extintor tenha sido excedido, ou o seu estado assim o aconselhe. Nota 4. Em nenhum caso, a vida til de um extintor pode exceder os 20 anos, excepto os extintores de CO2 e cartuchos

de gs propulsor que devem ser submetidos at trs provas hidrulicas mas no excedendo os 30 anos.

Fonte: Adaptado da NP 4413 (2006) Segurana contra incndios. Manuteno de extintores.

6 3 Recarga

20
Cadernos de Sensibilizao

De igual modo como para a manuteno, a recarga dos extintores deve ser feita por empresa com servio de manuteno certificado. Devero ser usados na recarga agentes extintores, gases propulsores e componentes similares aos que so utilizados na origem pelo fabricante. Os extintores em que se tenha procedido ao seu recarregamento devem ser marcados na respectiva etiqueta com a data dessa recarga.

A T E N O

Inspeco uma operao rpida, efectuada por pessoas no especializadas, pela qual se verifica se um extintor est em condies de operacionalidade. Manuteno uma operao detalhada, efectuada por empresa de manuteno certificada que, por vezes, desencadeia uma recarga, reparao ou substituio. Recarga uma operao efectuada por empresa de manuteno certificada, que substitui ou reabastece o agente extintor e gs propulsor.

7 Actuao com extintores

Como j foi referido, a utilizao de um extintor pode ser feita por qualquer pessoa que detecte um incndio no seu incio. Para isso, necessrio conhecer previamente o modo de funcionamento e utilizao deste equipamento. Considera-se que o conhecimento de algumas regras bsicas sobre a utilizao dos extintores so importantes para a segurana das pessoas e xito na extino do incndio.

Nestas condies, indispensvel tomar em considerao as seguintes regras a observar pelos operadores: Conhecer a localizao, tipo e modo de utilizao dos extintores distribudos pelas instalaes; Ao detectar um foco de incndio, alertar meios suplementares de socorro (segurana, bombeiros, etc.); Actuar rapidamente, utilizando o extintor adequado classe de fogo. Sempre que possvel, e sobretudo em interiores, fazer-se acompanhar por outras pessoas; o operador dever lembrar-se que poder actuar em ambientes envoltos em fumo onde a desorientao e perda de conscincia so fceis; Tentar extinguir o incndio de acordo com os procedimentos indicados a seguir.

21
Combate a Incndios com Extintores

A T E N O

Aproximao s chamas tem que ser progressiva. Avanar tendo a certeza que o incndio no envolver o operador pelas costas. No permanecer muito tempo exposto ao fumo e gases libertados.

7 1 Activao do extintor

No acto de utilizao de um extintor o primeiro passo ser a activao deste, isto , coloc-lo em condies de funcionamento. Para tal, o operador deve: Retirar a cavilha de segurana (fig. 11): no caso dos extintores de presso permanente ficam prontos a funcionar a partir daquele momento;

22
Cadernos de Sensibilizao

Fig. 11 Retirar a cavilha de segurana.

Caso seja um extintor de presso no permanente, pressuriz-lo percutindo o disco da garrafa interior que contm o gs propulsor (fig. 12) ou rodando o volante da vlvula da garrafa exterior (fig. 13);

Fig. 12 Percutir o disco.

Fig. 13 Rodar o volante da vlvula.

Premir o manpulo existente na vlvula do extintor (fig. 14) quando o comando est instalado na referida vlvula ou;

23
Combate a Incndios com Extintores

Fig. 14 Premir o manpulo.

Premir o manpulo de comando existente na pistola difusora (fig. 15);

Fig. 15 Premir o manpulo da pistola difusora.

7 2 Modo de actuar

Ao actuar com um extintor, o operador deve ter em considerao que: Um incndio ao ar livre deve ser sempre combatido a favor do vento de modo a que o agente extintor seja dirigido no sentido para onde as chamas e fumo esto a ser projectados. Desta forma, evitar queimaduras, a inalao de gases e fumo e o desvio do agente extintor (fig. 16);

24
Cadernos de Sensibilizao

Fig. 16 Combater o incndio a favor do vento.

Se, por qualquer motivo, combater o incndio contra o sentido em que o vento sopra ou em locais interiores, deve proteger-se com equipamento adequado (fig. 17);

Fig. 17 Utilizar equipamento de proteco adequado.

Antes de avanar para o incndio, deve efectuar um disparo curto do agente extintor para comprovar que o extintor se encontra em condies de operacionalidade; Avanar at se aproximar do incndio (trs a cinco metros consoante o tipo e capacidade do extintor) e dirigir o jacto do agente extintor para o incndio, avanando medida que este vai perdendo alcance ou o incndio se for extinguindo (fig. 18);

25
Combate a Incndios com Extintores

Fig. 1 Aproximao ao incndio.

Se o extintor for de CO2, deve aproximar-se o mais perto possvel do incndio. Pela sua natureza o CO2 tem pouco alcance e facilmente desviado pelo vento e correntes de conveco (fig. 19);

26
Cadernos de Sensibilizao

Fig. 1 Aproximao ao incndio com um extintor com pouco alcance.

Comear a extino do incndio pelo ponto mais prximo de si, projectando o jacto do agente extintor de forma a efectuar um corte junto base das chamas (fig. 20);

Fig. 20 Projectando o agente extintor para a base das chamas.

Movimentar o jacto na horizontal, fazendo movimentos laterais (varrimento) de forma a abranger toda a superfcie ou volume da chama (fig. 21);

27
Combate a Incndios com Extintores

Fig. 21 Movimentos laterais (varrimento).

Em incndios de combustveis lquidos contidos em recipientes, no incidir o jacto na vertical do fogo pois existe o perigo de se espalhar o combustvel para fora do recipiente (fig. 22);

Fig. 22 Manobra errada jacto a incidir na vertical do incndio.

Ao utilizar extintores de espuma, deve fazer-se incidir o jacto do agente extintor para a parede interior do recipiente, de forma a que esta se espalhe uniformemente pela superfcie do lquido em combusto (fig. 23);

2
Cadernos de Sensibilizao

Fig. 23 Espuma projectada para a parede do recipiente.

Se o extintor for de gua pulverizada, esta deve ser projectada por cima do incndio em movimentos circulares (fig. 24);

Fig. 24 Projeco de gua pulverizada.

Se o incndio se desenvolver na vertical (caso de lquidos combustveis em derrame de cima para baixo, cortinados etc.) deve ser combatido iniciando-se na parte inferior, progredindo seguidamente de baixo para cima (fig. 25 e 26);

2
Combate a Incndios com Extintores

Fig. 25 Lquido a cair por gravidade.

Fig. 26 Incndio a desenvolver-se na vertical.

Ao combater um incndio em gases inflamveis em sada livre, o agente extintor deve ser dirigido junto sada, lateralmente num ngulo de 45 a 90 (fig. 27).

30
Cadernos de Sensibilizao

Fig. 27 Combate a um incndio de gases inflamveis.

31
Combate a Incndios com Extintores

Anotaes

32

Cadernos de Sensibilizao

Anotaes

Potrebbero piacerti anche