Sei sulla pagina 1di 3

ENG06631 - Metalurgia Extrativa dos Metais No-Ferrosos I-A Nestor Cezar Heck UFRGS / DEMET

16

5 Troca inica
5.1 O que ? a transferncia de ons, especficos, desde uma soluo aquosa pouco concentrada para outra (mais concentrada), por meio de uma resina (o processo utiliza como base o fenmeno de uma resina ser capaz de trocar seus ons fracamente ligados por outros, provindos da soluo aquosa, quando a resina e a soluo aquosa so postas em contato). 5.2 Aplicao semelhana da extrao por solvente, a troca inica executada para se atingir o objetivo de separao. Por ser capaz de extrair da soluo aquosa (lixvia) apenas o on do metal de valor, a troca inica tambm um processo levado em considerao sempre que o objetivo de separao importante. Esse processo tambm abre a possibilidade de se efetuar o enriquecimento de solues diludas. 5.3 Consideraes gerais O contato da resina orgnica com a soluo aquosa executado por duas vezes consecutivas. Na primeira vez, os ons do metal de valor so transferidos da soluo aquosa inicial (lixvia) para a resina; na segunda, passam dela para uma soluo aquosa final, da qual ser obtido o metal. A resina escolhida por ser uma substncia onde somente os ons desejados possuem alta afinidade; como resultado tomando-se os cuidados para que a soluo aquosa final seja de pequeno volume obtm-se uma soluo com uma concentrao maior dos ons do metal de valor e (idealmente) livre de ons nocivos. A transferncia dos ons entre a lixvia e a resina orgnica chamada de carregamento e a sua transferncia, dessa para a soluo aquosa final, de eluio.

Figura 5.1. Tcnica da troca inica realizada em batelada com a utilizao de trs reatores O processo se realiza em batelada ou de forma contnua. No primeiro caso usa-se trs reatores: enquanto o primeiro est sendo carregado, o segundo recebe a soluo aquosa excedente do primeiro. Ao mesmo tempo, o terceiro sofre a eluio. Ao final do carregamento, o primeiro reator passa etapa de eluio, enquanto que o segundo passa etapa de carregamento, assim por diante (Figura 5.1). No segundo caso, a resina (em partculas) transita entre um reator onde somente se d a etapa de carregamento e outro onde s realizada a etapa de eluio. Esse o caso industrial de maior importncia e acontece durante a extrao do ouro. O ouro extrado da soluo de lixiviao (contendo cianetos) por meio de carvo ativado na forma de grnulos. O processo, industrialmente, conhecido pela sigla CIP, carbon in pulp significando, na lngua inglesa, carbono na polpa. Quando o carvo vegetal adicionado j na etapa de lixiviao, o processo leva o nome de CIL, carbon in leaching carbono na lixiviao. 5.4 Consideraes de natureza termodinmica Uma resina pode ser idealizada como tendo grupos aninicos ou catinicos fracamente ligados a ela. ons metlicos presentes na soluo podem deslocar os ons da resina, tomando o seu lugar mecanismo conhecido como troca inica desde o processo de extrao por solvente. Se uma resina fortemente trocadora de ctions for imersa numa quantia finita de uma soluo contendo ctions metlicos B+, ento a troca entre os ons H+ e B+ pode ocorrer, RH + B+ = RB + H+ ,

ENG06631 - Metalurgia Extrativa dos Metais No-Ferrosos I-A Nestor Cezar Heck UFRGS / DEMET

17

at que eventualmente o equilbrio seja alcanado. A constante de equilbrio pode ser descrita pela seguinte expresso:

K=

aH + aRB aB + aRH

Contudo, pela dificuldade de se determinar algumas das atividades desta equao, usa-se semelhana do processo de extrao por solvente substitu-la pelo quociente de distribuio, D. O valor do quociente de distribuio no constante e, tomando-se o caso do on Cd2+ como exemplo, pode ser funo da concentrao de um cido na soluo, Figura 5.2 . A seletividade na troca inica efetivada com base na afinidade entre a resina e o on de interesse; assim, analisando-se o quociente de distribuio de ons de dois metais contidos na soluo, pode-se encontrar regies onde o valor desse quociente seja dspar o que favoreceria a extrao de apenas um dos ons. O Zn e o Cd, por exemplo, podem mostrar uma diferena entre os quocientes de distribuio maior do que 40 vezes se a concentrao de cido clordrico da soluo for relativamente baixa, Figura 5.2. Porm, mesmo que ons de vrios metais se liguem simultaneamente resina, a seletividade pode obtida durante a eluio. Assim, um on pode se dessorver da resina mais facilmente (ou, ao contrrio, mais dificilmente) que outros e pode, ento, ser recolhido isoladamente, Figura 5.3.

Figura 5.2. Comportamento dos ctions bivalentes de Zn e Cd durante a soro em uma soluo de cido clordrico [Jackson, Fig. 3.5]

Figura 5.3. Curva de eluio para dois ons metlicos genricos A e B 5.5 Problemas Quando ons se ligam de uma forma permanente resina, diz-se que houve o 'envenenamento' da resina, com a diminuio da sua capacidade.

ENG06631 - Metalurgia Extrativa dos Metais No-Ferrosos I-A Nestor Cezar Heck UFRGS / DEMET

18

Substncias orgnicas, compostos sulfetados, alguns metais e a slica so agentes comuns de envenenamento. Contudo, isso no significa, necessriamente, um dano irrecupervel. 5.6 Reatores A extrao por solvente realizada em reatores de leito fixo (caso de processo em batelada) ou, alternativamente, a resina movimentada entre reatores especiais.

Potrebbero piacerti anche