Sei sulla pagina 1di 24

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL UEMS UNIDADE DE ENSINO DE DOURADOS CURSO DE QUIMICA INDUSTRIAL

ELEMENTOS DO BLOCO S: METAIS ALCALINOS E ALCALINOS TERROSOS

DOURADOS-MS OUTUBRO DE 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS

ELIZABETE MARIA MAXIMIANO - 21472 GIULIANA THOMAS VITORINO 21475 POLIANE ALVES DE OLIVEIRA 21486

ELEMENTOS DO BLOCO S: METAIS ALCALINOS E ALCALINOS TERROSOS

Relatrio

apresentado

disciplina de Laboratrio de Inorgnica do 2 Ano, curso de Qumica Simonetti. Industrial, sob orientao da Prof. Jandira

DOURADOS-MS OUTUBRO DE 2011

SUMRIO 1. INTRODUO...................................................................................... 2. OBJETIVO.............................................................................................. 3. METODOLOGIA................................................................................... 3.1 MATERIAIS E REAGENTES............................................................. 3.1.1 Materiais................................................................................................ 3.1.2 Reagentes.............................................................................................. 4. Procedimento Experimental.................................................................... 5. RESULTADOS E DISCUSSES.......................................................... 6. CONCLUSO......................................................................................... 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..................................................

1. Introduo
1.1 Metais alcalinos Os elementos do grupo 1 so bastante homogneos. Todos os elementos desse grupo so metais, brilhantes, possuem baixos pontos de fuso e ebulio, so excelentes condutores de eletricidade, moles e altamente reativos. As propriedades qumicas e fsicas esto intimamente relacionadas com sua estrutura eletrnica e seu tamanho. Geralmente formam compostos univalentes, inicos e incolores.

Tabela 1: Elementos do Grupo 1.

O Ltio difere razoavelmente dos outros elementos do grupo e, como em todos os grupos tpicos tabela peridica, o primeiro elemento apresenta certas diferenas em relao aos demais, sendo que em parte, isso se deve ao tamanho muito menor dos primeiros elementos em relao aos demais elementos dos grupos e, consequentemente eles tem uma maior tendncia de formar compostos covalentes (regra de Fajans) e complexos (1). Todos os elementos do Grupo 1 so muito reativos e reagem facilmente com gua, formando hidrxidos e gs hidrognio, como exemplo (2): 2 Li(s) + 2 H2O(l) ->2 LiOH(aq) + H2(g) Todos os elementos desse grupo possuem um eltron de valncia na camada mais externa. Esse eltron fracamente ligado ao ncleo por encontrar-se bastante

afastado dele, podendo ser removido facilmente. Os demais eltrons, por estarem mais prximos ao ncleo, so mais firmemente ligados e removidos com dificuldade. Os elementos do Grupo 1 so os maiores nos seus respectivos perodos, mas quando perdem o eltron mais externo na formao de ons positivos, o tamanho diminui consideravelmente. Essa reduo acontece porque uma camada eletrnica inteira foi removida e como com a perda do eltron a carga positiva do ncleo ficou maior que a soma da carga negativa dos eltrons, h uma maior atrao do ncleo sobre os eltrons remanescentes. Como os tomos so grandes, esses elementos apresentam densidades muito baixas, e devido a esse tamanho dos tomos, o eltron mais externo fracamente atrado pelo ncleo, as primeiras energias de ionizao desses tomos so muito menores que de elementos de outros grupos da tabela peridica. Descendo-se o grupo, como os tomos se tornam cada vez maiores, as energias de ionizao diminuem e, a segunda energia de ionizao desses elementos extremamente elevada em comparao com a primeira energia devido a maior atrao eletrosttica entre o ncleo e esse segundo eltron. Em condies normais, o segundo eltron nunca removido, pois seria necessria uma energia maior que a energia para ionizar um gs nobre. Dessa forma, elementos desse grupo formam ons X+ (3). Os metais alcalinos emitem cores caractersticas quando colocados em uma chama alta temperatura, pois o eltron s excitado por uma chama e emite energia quando retorna ao seu estado fundamental. As cores caractersticas da chama para os diferentes elementos no se devem todas mesma transio, ou a mesma espcie (2):

Os valores de eletronegatividade dos elementos do grupo 1 so os menores da tabela peridica. Com isso, ao reagirem com outros elementos, verifica-se uma grande diferena de eletronegatividade entre o metal alcalino e o outro elemento, o que caracteriza a formao de uma ligao predominantemente inica. As baixas energias de coeso acarretam as baixssimas temperaturas de fuso e de ebulio dos elementos desse grupo. Os pontos de fuso no grupo variam entre 181 C (Li) e 28,5 C (Cs) enquanto que as temperaturas de fuso de metais de transio geralmente so superiores a 1000 C. Como a energia de coeso, sendo esta fora que mantm unidos os tomos ou ons no slido, diminui de cima para baixo no grupo, pois esta est relacionada com o grande tamanho dos tomos, a natureza difusa do eltron e as fracas foras e ligao, os pontos de fuso e de ebulio tambm acompanham a mesma tendncia (1).

Tabela 2 Pontos de fuso e ebulio dos metais alcalinos Apesar de sua grande semelhana qumica, os elementos alcalinos no ocorrem juntos, principalmente por causa dos diferentes tamanhos de seus ons. O ltio encontrado na crosta terrestre sob a forma de silicatos e fosfatos, sendo os seus principais minerais o espodumnio, a ambligonita, a lepidolita e a petalita. O sdio o 7 elemento mais abundante na Terra, compondo aproximadamente 4% da crosta terrestre, ele se apresenta na forma de minerais e na gua do mar. A halita (NaCl), tambm conhecida como sal-gema ou o sal comum, seu mineral mais comum. encontrada em depsitos subterrneos e dissolvida nos mares, oceanos e fontes de gua salgada. O potssio ocorre na natureza na forma combinada como silicatos de potssio, em depsitos de sais solveis de potssio e nas guas dos oceanos. O rubdio um elemento raro e ocorre quase sempre com o csio, como traos de xido de rubdio em diversos minerais, tais como a leucita, o espodumnio, a carnalita e a lepidolita. Uma das principais fontes de csio est localizada no lago Bernic em Manitoba com 300.000 toneladas de polucita, com 20% de csio. Tambm ocorre como trao na lepidolita. um elemento instvel que ocorre em quantidades trao nas rochas. Existem menos de 30g de frncio em toda a crosta terrestre. O frncio encontrado em minrios de urnio (U) e trio (Th).

1.2 Metais alcalinos terrosos Os elementos do Grupo 2 so metais altamente reativos, embora estes sejam menos reativos que os metais alcalinos. Todos os elementos do grupo alcalinos terrosos possuem dois eltrons s no nvel eletrnico mais externo, geralmente so divalentes e formam compostos inicos.

Tabela 3: Elementos do Grupo 2. Seus tomos so menores que os tomos dos elementos o grupo 1 no mesmo perodo, pois a carga adicional do ncleo faz com que este atraia mais fortemente os eltrons. Os ons so relativamente grandes, mas menores que dos elementos do grupo 1, uma vez que na remoo dos dois eltrons de valncia, o ncleo fica com uma carga efetiva maior que nos ons dos metais alcalinos, e os elementos do grupo 2 tambm apresentam densidades maiores que os do Grupo 1. Os metais do Grupo 2 possuem uma cor branca prateada e, por apresentarem dois eltrons que podem participar de ligaes metlicas, eles so mais duros, suas energias de ligao so maiores e seus pontos de fuso e de ebulio so mais elevados que os metais do grupo 1, no qual possuem apenas um eltron. Em relao aos demais metais, so considerados moles. Os pontos de fuso variam de forma irregular devido s diferentes estruturas cristalinas assumidas por esses metais (2).

Tabela 4: Ponto de fuso e ebulio dos metais alcalinos terrosos. Os compostos formados por esses metais so predominatemente covalentes, exceto o berlio, cujos compostos so tipicamente covalentes, sendo este fato relacionado ao seu pequeno tamanho e sua densidade de carga elevada. Por serem menores os tomos dos elementos do Grupo 2, seus eltrons esto mais fortemente ligados do que nos elementos do Grupo 1, acarretando uma primeira energia de ionizao maior para a formao de X+. Depois de removido um eltron, a atrao entre o ncleo e os eltrons remanescentes torna-se ainda maior e com isso, a energia necessria para a remoo do segundo eltron para formar ons X2+ quase o dobro da requerida para a remoo do primeiro. Os valores de eletronegatividade dos elementos do Grupo 2 so baixos, mas maiores que dos correspondentes elementos do Grupo 1, sendo a eletronegatividade do berlio a maior do grupo. O berlio no muito comum por no ser abundante e por sua difcil extrao. Pode ser encontrado na natureza sob a forma de minerais, como o berilo e a fenacita. O magnsio um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre. No ocorre livre na natureza, mas s na forma combinada em grandes depsitos minerais, como a magnesita, a dolomita e a carnalita. Pequenas quantidades de magnsio esto presentes na maioria dos organismos vivos. O clcio o quinto elemento mais abundante na crosta terrestre, no ocorre livre na natureza, mas na forma combinada em diversos minerais, como a gipsita, a anidrita, a fluorita, a apatita, a dolomita e o calcreo. O estrncio no ocorre livre na natureza, apenas em forma combinada em vrios minerais, sendo os principais a estroncianita e a celestita. O brio no ocorre livre na natureza, apenas em forma combinada em vrios minerais, sendo os principais a barita e a witherita. O rdio o sexto elemento mais raro na natureza, ocorre em todos os minrios de urnio (U), como a pitchblenda (U3O8) e pode ser extrado nos resduos do processamento do urnio. Grandes depsitos de urnio esto localizados no Novo Mxico, em Ontrio, em Utah e na Austrlia.

2. Objetivos
Verificar a reatividade dos metais alcalinos, sdio e potssio, em gua, ao ar e em meio alcolico. Verificar tambm a reatividade do magnsio que se encontra no Grupo 2, quando submetidos diferentes pH, isto , em meio bsico e cido. E por final, fazer as devidas comparaes em relao reatividade dos elementos dos Grupos 1 e 2.

3. Metodologia

3.1 Materiais e Reagentes

3.1.1 Materiais

Vidro de relgio Tubos de ensaio Bquer de 50 mL Esptula Pina metlica Fita de pH Na K Mg Fita de magnsio Bico de bunsen

3.1.2 Reagentes

gua destilada lcool etlico (C2H5OH) Fenolftalena cido clordrico diludo 10% (HCl) cido clordrico concentrado (HCl) Cloreto de amnio 10% (NH4Cl) Hidrxido de amnio 10% (NH4OH) Hidrxido de sdio 10% (NaOH)

4. Procedimento Experimental
4.1 Metais alcalinos Cortaram-se pequenos pedaos de sdio e potssio metlico e os colocou em um vidro de relgio exposto ao ar, analisou-os e os resultados foram anotados. Em seguida, os adicionaram em bqueres separados com 50 mL de gua destilada e 3 gotas de fenolftalena, estes foram analisados e anotou-se os resultados. Posteriormente, foram adicionados pedaos de sdio e potssio metlicos, em seus respectivos tubos de ensaio contendo lcool etlico, e analisaram-se as seguintes reaes. Depois de realizado a prtica, os resduos foram neutralizados, diludos e descartados na pia. 4.2 Metais alcalinos terrosos Colocou-se uma fita de magnsio em um vidro de relgio exposto ao ar e, analisaram-se suas caractersticas fsicas comparando com o do sdio metlico. Em seguida, com o auxlio de uma pina de madeira aqueceu a fita de magnsio na chama do bico de Bunsen e os resduos da combusto deste foi colocado em um tubo de ensaio contendo gua destilada e, em seguida, foi adicionada gota de fenolftalena e agitou-se o tubo de ensaio. Logo aps, um pedao de magnsio metlico foi colocado em um tubo de ensaio contendo lcool etlico e este foi analisado para a descoberta de que tipo de reao que ocorreu. Para a anlise da reatividade do magnsio em cido, base e gua, foram utilizados 6 tubos de ensaio e adicionado nestes as solues descritas abaixo: Tubo 1: 2 mL de cido clordrico diludo 10%. Tubo 2: 2 mL de cido clordrico concentrado. Tubo 3: 2mL de cloreto de amnio 10%. Tubo 4: 2mL de gua destilada. Tubo 5: 2 mL de Hidrxido de amnio.

Tubo 6: 2 mL de Hidrxido de sdio 10%. Posteriormente, foi adicionado em cada tubo de ensaio um pedao de magnsio metlico e analisado o comportamento deste nestas diferentes solues.

5. Resultados e Discusses
5.1 Parte A: Reatividade dos metais alcalinos 5.1.1 Reatividade do Na e K ao ar O sdio um elemento muito reativo, sendo a sua reatividade dominada pelo seu baixo primeiro potencial de ionizao, isto , a grande facilidade com que um tomo de sdio cede o seu eltron de valncia. Assim, o sdio um elemento muito fcil de oxidar, sendo, portanto, um forte redutor. Esta caracterstica torna-o muito instvel ao ar, sendo facilmente oxidado pelo oxignio atmosfrico, oxidando-se rapidamente. Por este motivo, o sdio guardado num lquido protetor, apresentando sempre uma superfcie baa, devido formao de xido superfcie. Este aspecto metlico que o sdio metlico apresenta pode ser visto na superfcie recentemente cortada (figura 1), com o passar do tempo este vai perdendo o brilho at que crie uma camada sobre a mesma devido a sua alta reatividade.

Figura 1: Sdio metlico recm cortado (4). Quando o sdio queimado em ar o resultado perxido de sdio branco, Na2O2, juntamente com algum xido de sdio, Na2O, que tambm branco: 2Na(s) + O2(g) -> Na2O2(s)

4Na(s) + O2(g) ->2Na2O(s) Em relao ao potssio o mesmo pde-se ser observado, este por sua vez tambm oxida muito rapidamente ao ar, sendo este armazenado sob rgon ou dentro de um leo mineral, para que evite o contato com o ar. Por este motivo, a superfcie do metal normalmente baa, s sendo possvel assim observar seu aspecto brilhante em superfcies recentemente cortadas (figura 2):

Figura 2: Aspecto brilhante do potssio metlico recentemente cortado (4). A superfcie resultante do corte de um pedao de potssio metlico brilhante como seria de esperar de um metal, no entanto, esta superfcie torna-se rapidamente baa devido reao com o oxignio do ar. Quando o potssio queimado em ar formase o superxido de potssio, KO2, de cor alaranjada: K(s) + O2(g) ->KO2 (s) 5.1.2 Reao do Na e K com gua Aps a adio de 50 mL de gua destilada e 3 gotas de indicador fenolftalena em um bquer, adicionou-se o pequeno pedao de sdio metlico, e por conseguinte, foi observado o desprendimento de hidrognio, devido ao fato de que o sdio metlico um metal fortemente eletropositivo, isso faz com que este desloca o hidrognio da gua a temperaturas ordinrias, ocorrendo assim uma reao violenta. De fato, o sdio reage rapidamente com a gua formando hidrxido de sdio e desprendendo hidrognio conforme a reao:

2Na(s) + 2H2O 2Na+ + 2OH- + H2(g) A reao do sdio metlico em gua consiste essencialmente na oxidao do Na Na+, no qual permanece na soluo em forma de ons Na+ hidratados e, ao mesmo tempo, um tomo de hidrognio da molcula de gua reduzido do seu nmero de oxidao +1 na gua 0 na molcula de H2 ( H+ H2). Para cada molcula de H2O que tenha reagido, forma-se um on OH- que permanece em soluo. Pde-se observar que o sdio metlico flutuou na superfcie da gua e uma elevada quantidade de calor foi desprendida para fundir o sdio, ocorrendo assim uma reao exotrmica, e possui um alto potencial de reatividade (ponto de fuso= 98C), no qual se funde de forma rpida. Um rastro de gs pde ser observado na superfcie da gua, sendo este gs hidrognio resultante da reao. Porm, com a presena de ons de Na+ e OH- em soluo, isto , a formao de hidrxido de sdio, o meio anteriormente cido se tornou bsico. De incio, pode-se observar que com a adio do indicador cido-base, fenolftalena, no houve mudana de colorao do meio (incolor), e a partir do momento em que houve a reao do sdio metlico em gua observou-se uma mudana de cor, isto , do incolor para rosa, devido formao de hidrxido de sdio no meio, ou seja, ocorreu um aumento de pH. A reao qumica entre a gua e o potssio metlico semelhante reao que ocorre com o sdio metlico. No entanto, devido ao seu baixo ponto de fuso e o calor da reao suficiente para provocar sua fuso ou at mesmo sua vaporizao, fazendo com que o metal fundido se espalha e expe a uma maior superfcie de contato com a gua, de modo que ele reage mais depressa, elevando ainda mais sua temperatura at inflamar-se. De fato, maior reatividade do potssio, ou seja, a maior tendncia de doar eltrons, isto , de se oxidar, pode ser verificado tambm atravs da srie eletroqumica (figura 3), o que faz tambm com que esta reao seja mais rpida.

Figura 3: Srie eletroqumica.

Por este fato ocorre de imediato a combusto do hidrognio, da qual resulta uma chama viva (que lils devido combusto simultnea do prprio potssio) e de uma pequena exploso ao final da reao (figura 4).

Figura 4: Reao do potssio em gua (5). Nesta imagem, a gua tornou-se rosada devido presena do indicador cidobase, fenolftalena, em soluo, que demonstra a formao de hidrxido de potssio, e o consequente pH bsico do meio aps a reao. O que pode ser verificado atravs da reao: 2K + 2H2O => 2KOH + H2(g) 5.1.3 Reao do Na e K com lcool etlico Nas reaes de lcool com um metal alcalino tm-se o hidrognio da hidroxila agindo como cido tendo assim a formao de um alcxido mais hidrognio gasoso. importante observar que a reao dos metais alcalinos em meio alcolico menos violenta do que em gua, pois no lcool etlico (H3C--CH2--OH), como o caso, a presena do grupo H3C--CH2-- (grupo etil) diminui o efeito da eletronegatividade do oxignio ligado ao hidrognio, tornando-o menos protnico e, portanto, menos disponvel para reagir com os metais alcalinos. Essa diferena entre lcool e gua, na gua ambos os hidrognios esto diretamente ligados ao oxignio e, portanto, sua eletronegatividade afeta grandemente os tomos de hidrognio, tornando-os mais

protnicos que nos lcoois, isso explica as reaes mais violentas dos metais alcalinos com gua. A reao geral de um metal alcalino com lcool pode ser representada como: R OH + M H2 + R OM Desta forma, ao reagir sdio metlico com etanol, pde-se verificar uma efervescncia no tubo de ensaio e a formao de um precipitado branco. Nesta reao, tende-se a formar um etxido de sdio com a liberao de hidrognio gasoso: 2 C2H5OH + 2 Na 2 C2H5ONa + H2(g) O mesmo verificou-se com potssio metlico, ou seja, a reao deste com lcool etlico obteve a formao do etxido de potssio e liberao de hidrognio gasoso, mais sendo esta reao mais rpida, devido este ser mais reativo do que o sdio metlico, o que verificado na srie eletroquimica (figura 3): 2 C2H5OH + 2 K 2 C2H5OK + H2(g) 5.2 Reatividade do Magnsio 5.2.1 No ar a frio O magnsio apresenta um tom prateado no seu estado natural, contudo quando em contato com o ar este tende a oxidar e a ganhar uma tonalidade mais acinzentada, devido a formao de uma fina camada de filme xido (MgO), que o protege de posterior corroso. Metais com potenciais de reduo menores tm maior tendncia a transferirem seus eltrons em presena de oxignio, formando, portanto, seus respectivos xidos, sendo a oxidao de diferentes metais geram diferentes xidos, muito dos quais so caracterizados por cores particulares (6). A reao pode ser observada abaixo: 2Mg(s) + O2(g) 2MgO(s) Comparando o magnsio com o sdio metlico, pde-se analisar que o metal do grupo dos alcalinos, sdio, quimicamente mais reativo, pois devido sua baixa energia de ionizao, isto , a facilidade que este possui de ceder seu eltron da camada

de valncia. Com isso, o sdio quando em contato com o ar perde o seu brilho, formando perxido de sdio, no qual possui uma colorao amarela plida (7): 2Na(s) + O2(g) 2Na2O2(s) Dessa forma, como o sdio metlico muito fcil de oxidar, este um timo redutor. Esta caracterstica o torna muito instvel ao ar, sendo facilmente oxidado pelo oxignio presente na atmosfera. 5.2.2 No ar a quente Quando o magnsio queima ao ar, ele reage rapidamente formando uma mistura de xido e nitreto, e consequentemente emite uma forte luz branca (figura 5), sendo esta rica em radiao fotoquimicamente ativa. De fato, este xido formado por uma ligao inica de um tomo de magnsio e um de oxignio, sendo a reao qumica a seguinte:

Mg + ar MgO + Mg3N2

Figura 5: Luz emitida pelo Mg quando aquecido (8). O teste de chama baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia fornecida a um determinado elemento qumico, alguns eltrons da ltima camada de valncia absorvem esta energia passando para um nvel de energia mais elevado, isto , para um estado excitado. Quando um desses eltrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de

radiao. Cada elemento libera a radiao em um comprimento de onda caracterstico, pois a quantidade de energia necessria para excitar um eltron nica para cada elemento. A radiao liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectrovisvel. Com isso, levando em conta o magnsio, este por sua vez libera a energia trmica em forma de energia luminosa. Depois que se colocou o magnsio oxidado no tubo de ensaio, no qual continha gua destilada, e aps gotejar o indicador cido-base, fenolftalena, verificou-se uma colorao rosa devido seu carter bsico. Pois, alteraes do pH do meio provocam a deslocao do equilbrio de ionizao do indicador, o que para este, mais especificadamente a fenolftalena, em meios de elevada acidez (baixo pH e abundncia de H3O+) predomina a forma cida do indicador, obtendo assim uma soluo incolor; para elevada alcalinidade (relativa deficincia de H3O+, logo abundncia de OH-), pH mais elevado, predomina a forma bsica, verificando, portanto, uma colorao rosa, em que este indicador apresenta uma zona de viragem compreendida entre 8,2 e 10,0. De fato, ocorreu mudana de pH da gua, sendo que a colorao anteriormente incolor, ou seja, de pH inferior a 8,2, deu origem a uma colorao rosa-carmim, indicando assim um pH bsico devido a formao de hidrxido de sdio (9): MgO + H2O Mg(OH)2

5.2.3 Em etanol A reao entre o magnsio metlico e o lcool etlico no ocorre, pois a presena do grupo etil diminui o efeito da eletronegatividade do oxignio ligado ao hidrognio, tornando-o menos protnico e, portanto, menos disponvel para reagir com os metais alcalinos terrosos, j que estes so menos reativos do que os metais alcalinos devido a maior energia de ionizao que estes apresentam, isto , por conta destes apresentarem dois eltrons na camada de valncia, enquanto os elementos do Grupo 1, apresentam um nico eltron nos seus nveis de energia mais externos (em subnvel s), apresentando maior tendncia perd-lo, o que os tornam bastante reativos. Deste modo, ao reagir o Na com lcool etlico verificou-se a formao de etxido de sdio juntamente com a liberao de hidrognio gasoso, enquanto nada se verificou ao tentar reagir magnsio metlico em meio alcolico (10):

2 C2H5OH + 2 Na 2 C2H5ONa + H2(g) Mg(s) + C2H5OH(aq) -> no houve reao. Outro fator que tambm pode ser destacado a reatividade dos metais em meio alcolico no ser to evidente quanto em meio aquoso, isto est intimamente ligado com a polaridade das substncias, em que enquanto a gua muito polar, o lcool, etanol neste caso, no to polar, devido presena do grupo etil como anteriormente mencionado, no qual possui um carter muito positivo, fazendo com que a polarizao no forme um efeito dipolo to evidente quanto na gua, o que torna os metais menos reativos em meio alcolico. 5.3 Reatividade de magnsio em meio cido, bsico e em gua. importante destacar que de incio verificou-se o pH das solues antes e depois da reao com magnsio metlico utilizando fita de pH, isto , o potencial hidrogeninico, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade do meio. A escala do pH pode variar de 0 14, sendo que quanto menor o ndice de pH de uma soluo, mais cida ser, ou seja, maior a concentrao de ons H+ no meio; para pH maior que 7 tm-se uma soluo bsica, isto , deficincia de H+ e maior concentrao de OH- em soluo, e para pH igual a 7, tm-se a neutralidade da mesma. O valor de pH est diretamente relacionado com a quantidade de ons de hidrognio de uma soluo, e isso pode ser verificado por meio do uso de indicadores Os indicadores possuem a propriedade de mudar de cor conforme o carter da substncia, se for cido ou bsico, devido deslocao do equilbrio de ionizao do indicador como anteriormente mencionado. importante mencionar que neste caso utilizou-se a fita de pH, sendo esta uma escala numrica que mede o grau de acidez ou basicidade de uma soluo atravs da colorao obtida, isto , ao mergulhar a fita em uma soluo, a colorao da regio impregnada com a soluo indicadora muda de colorao, e com uma tabela de comparao se determina o valor de pH da soluo analisada (tabela 5).

Tabela 5: pH determinado por meio da fita de pH. notvel que apesar do meio estar cido (pH menor que 7) ou bsico (pH maior que 7) os ons H+ e OH- tm cores diferentes. Isso se deve ao fato de que quando um produzido em maior quantidade a sua cor sobressai sob o outro, provocando assim a mudana de cor na fita.

Tubo 1: De incio, com a utilizao da fita de pH, verificou-se na soluo de cido clordrico um pH igual a 2,0, ou seja, maior concentrao ons H+ no meio do que de OH-. Com a adio de magnsio metlico soluo de cido clordrico 10%, verificou-se que houve liberao de gs hidrognio e a formao de cloreto de magnsio, com um pequeno aquecimento, assim verificou-se que esta reao ocorreu de forma branda, ao fato de se ter utilizado um cido diludo. Em geral, os cidos reagem facilmente com metais, cujo metal por sua vez, desloca os tomos de hidrognio formando gs hidrognio, o que ilustra o carter bsico crescente dos elementos ao se descer pelo Grupo. Por final, verificou-se que o pH aps a reao se manteve, indicando assim um carter cido no produto formado (MgCl2). A reao obtida pode ser observada abaixo (2): Mg(s) + 2HCl(aq) MgCl2(aq) + H2(g) Tubo 2: Com a utilizao do cido clordrico concentrado verificou-se um pH inicial e final equivalente 1,0. No entanto, verificou-se que esta reao ocorreu de forma mais intensa, no qual se observou um maior desprendimento de gs hidrognio do que no teste realizado com a soluo diluda, pelo fato da maior concentrao de H+ no meio reacional (cido clordrico concentrado- quanto menor o pH mais cido). Contudo, obteve-se a mesma reao exotrmica do teste anterior, no qual o magnsio desloca os tomos de hidrognio ocupando seu lugar, mas sendo esta mais intensa, com formao dos mesmos produtos, diferindo somente na concentrao do cido utilizado.

Mg(s) + 2HCl MgCl2 + H2(g) Tubo 3: Em soluo de cloreto de amnio verificou-se um pH igual a 6,0 o que indica o carter cido deste sal, no qual libera ons H+ em soluo. De fato, considerando-se que essa reao somente ocorreria se o cloreto de magnsio formado a partir da reao fosse insolvel, sendo este um sal de haleto tipicamente inico e solvel em gua, isso no ocorre, pois se verificou que a soluo formada aps a adio de magnsio metlico tornou-se turva devido presena de partculas suspensas na soluo (10). A reao obtida foi: 2NH4+Cl-+ Mg MgCl2 + 2NH4+ Tubo 4: De incio, verificou-se que o pH da gua era igual a 5,0, o que tambm no variou aps a adio do magnsio metlico. Porm, pde-se verificar que esta reao no ocorreu, pois o magnsio no reage com gua fria, pois este possui um potencial de reduo intermedirio. Vale destacar que, de acordo com a fila eletroqumica, os metais compreendidos entre o ferro e o magnsio, incluindo os mesmos, apenas reagem com a gua se esta estiver em ebulio ou com vapor dgua devido aos seus potenciais padres (11). Tubo 5: Com a fita de pH confirmou-se o carter bsico da soluo de hidrxido de amnio 10%, sendo este igual a 12,0, o que verificou-se que no houve nenhuma reao, pelo fato do carter bsico que o magnsio metlico apresenta, sendo este carter crescente nos elementos dos metais alcalinos terrosos ao se descer pelo Grupo (2). Tubo 6: Do mesmo modo, com o hidrxido de sdio, uma base, no qual pde-se confirmar atravs do pH, sendo igual a 12,0, nenhuma reao se procedeu. Isso se deve pelo mesmo motivo do teste anterior, ou seja, o magnsio metlico no reage com nenhuma base, sendo este tipicamente bsico (2).

6. Concluso
Pode-se concluir que os metais alcalinos e alcalinos terrosos possuem semelhanas e diferenas distintas. Em relao reatividade dos metais do bloco s, destacando o sdio, o potssio e o magnsio, tanto os elementos do Grupo 1 como do 2 reagem com oxignio presente na atmosfera formando seus respectivos xidos. Constatou-se tambm a diferena na reatividade desses metais, em que o potssio bem mais reativo do que o sdio em meio aquoso, que por sua vez estes ltimos mencionados so mais reativos do que o magnsio. Portanto, faz-se concluir que os metais alcalinos so mais reativos quando comparados aos alcalinos terrosos devido ao potencial de ionizao, e que a reatividade de um grupo aumenta ao se descer por este em consequncia do aumento do carter eletropositivo. Por final, atravs dos testes realizados com o magnsio metlico, confirmou-se o carter tipicamente bsico deste metal, no s deste mais dos metais de forma geral do bloco s, no qual no reagiu com nenhuma base e diferentemente em meio cido em que reagiu com a liberao de hidrognio gasoso.

7. Referncias Bibliogrficas
1- http://www.quimica.ufpr.br/hwin/CQ136/2011%20CQ136%20Metais %20alcalinos%20e%20alcalinos%20terrosos.pdf, acessado em 01 de outubro de 2011 s 18h29min. 2- LEE, J. D.; Qumica inorgnica no to concisa. So Paulo: E.

Blcher, 2001.
3- http://www.ceunes.ufes.br/downloads/2/vichagas-metais%20alcalinos.pdf, acessado em 01 de outubro de 2011 s 19h45min. 4- http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=408&ordem=9#player, acessado em 02 de outubro de 2011 s 16h13min. 5- http://imagens.tabelaperiodica.org/potassio-em-agua/, acessado em 01 de outubro de 2011 s 23h19min. 6- http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc18/A12.PDF, acessado em 02 de outubro de 2011 s 22h34min. 7- http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=408&ordem=9, acessado em 02 de outubro de 2011 s 22h46min. 8- http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=411, acessado em 01 de outubro de 2011 s 21h25min. 9- http://www.chemguide.co.uk/inorganic/group1/reacth2o.html, acessado em 01 de outubro de 2011 s 22h33min. 10http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&langpair=en %7Cpt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Magnesium_chloride, acessado em 02 de outubro de 2011 s 00h47min. 11- http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/reativ.html , acessado em 02 de outubro de 2011 s 01h10min.

Potrebbero piacerti anche