Sei sulla pagina 1di 5

QUESTES DE LEGISLAO MPU

01 Correlacione os princpios institucionais que cerceiam as funes institucionais do Ministrio Pblico da Unio: I Unidade integram um s rgo sob a direo nica de um s Procurador Geral; II Indivisibilidade os membros do Ministrio Publico devem prestar contas dos seus atos Constituio, s leis e a sua conscincia; III Independncia ou Autonomia Funcional o Ministrio Pblico uno porque seus membros no se vinculam aos processos que atuam, podendo ser substitudos uns pelos outros; Assinale a alternativa correta a) todas as afirmativas esto corretas; b) todas as afirmativas esto incorretas; c) existem duas afirmativas corretas; d) somente a alternativa I est correta; e) somente a alternativa III est correta.

02 So atribuies do Procurador Geral da Repblica que podero ser delegadas aos Procuradores Gerais: a) representar a instituio; b) propor ao Poder Legislativo os projetos de lei sobre o Ministrio Pblico da Unio; c) apresentar a proposta de oramento do Ministrio Pblico da Unio, compatibilizando os anteprojetos dos diferentes ramos da Instituio, na forma da lei de diretrizes oramentrias; d) nomear e dar posse ao Vice-Procurador-Geral da Repblica, ao Procurador-Geral do Trabalho, ao Procurador-Geral da Justia Militar, bem como dar posse ao Procurador-Geral de Justia do Distrito Federal e Territrios; e) dirimir conflitos de atribuio entre integrantes de ramos diferentes do Ministrio Pblico da Unio.

03 Dever opinar sobre as matrias de interesse geral do Ministrio Pblico da Unio, especialmente sobre as que visem alterar normas gerais da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio: a) b) c) d) e) Escola Superior do Ministrio Pblico Unio; Conselho de Assessoramento Superior do Ministrio Pblico da Unio; Procurador Geral da Repblica; Auditoria Interna do Ministrio Pblico da Unio; Secretaria do Ministrio Pblico da Unio.

04 - Para o exerccio de suas atribuies o Ministrio Pblico poder nos procedimentos de sua competncia, exceto: a) notificar testemunhas e requisitar sua conduo coercitiva, no caso de ausncia injustificada; b) requisitar informaes, exames, percias e documentos de autoridades da Administrao Pblica direta ou indireta; c) d) e) propor aes de responsabilidade do fornecedor de produtos e servios; requisitar informaes e documentos a entidades privadas; realizar inspees e diligncias investigatrias.

05 Assinale a alternativa incorreta: a) A priso de qualquer pessoa, por parte de autoridade federal ou do Distrito Federal e Territrios, dever ser comunicada imediatamente ao Ministrio Pblico competente, com indicao do lugar onde se encontra o preso e cpia dos documentos comprobatrios da legalidade da priso; b) O Ministrio Pblico da Unio exercer o controle externo da atividade policial por meio de medidas judiciais e extrajudiciais podendo ter livre ingresso em estabelecimentos policiais ou prisionais c) Nenhuma autoridade poder opor ao Ministrio Pblico, sob qualquer pretexto, a exceo de sigilo, sem prejuzo da subsistncia do carter sigiloso da informao, do registro, do dado ou do documento que lhe seja fornecido; d) A falta injustificada e o retardamento indevido do cumprimento das requisies do Ministrio Pblico implicaro a responsabilidade de quem lhe der causa; e) As requisies do Ministrio Pblico sero feitas fixando-se prazo razovel de at quinze dias teis para atendimento, prorrogvel mediante solicitao justificada.

06 So prerrogativas institucionais dos Membros do Ministrio Pblico: a) sentar-se no mesmo plano e imediatamente direita dos juzes singulares ou presidentes dos rgos judicirios perante os quais oficiem; b) do Procurador-Geral da Repblica, ser processado e julgado, nos crimes comuns, pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Senado Federal, nos crimes de responsabilidade; c) do membro do Ministrio Pblico da Unio que oficie perante tribunais, ser processado e julgado, nos crimes comuns e de responsabilidade, pelo Superior Tribunal de Justia; d) do membro do Ministrio Pblico da Unio que oficie perante juzos de primeira instncia, ser processado e julgado, nos crimes comuns e de responsabilidade, pelos Tribunais Regionais Federais, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral; e) ser ouvido, como testemunhas, em dia, hora e local previamente ajustados com o magistrado ou a autoridade competente.

07 O Ministrio Pblico da Unio compreende: a) b) c) o Ministrio Publico Eleitoral; o Ministrio Publico do Distrito Federal; o Ministrio Publico da Polcia Civil;

d) e)

o Ministrio Publico Estadual; o Ministrio Publico da Polcia Militar.

08 Propor perante o Supremo Tribunal Federal a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual:

a) b) c) d) e)

o Procurador Regional da Repblica; Subprocurador Geral da Repblica; Chefe do Ministrio Pblico Federal; Coordenador Institucional do Ministrio Pblico Federal; Procurado da Repblica.

09 Compete ao Colgio de Procuradores da Repblica, exceto: a) elaborar, mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, a lista sxtupla para a composio do Superior Tribunal de Justia, sendo elegveis os membros do Ministrio Pblico Federal, com mais de dez anos na carreira, tendo mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade; b) elaborar, mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, a lista sxtupla para a composio dos Tribunais Regionais Federais, sendo elegveis os membros do Ministrio Pblico Federal, com mais de dez anos de carreira, que contm mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos de idade, sempre que possvel lotados na respectiva regio; c) eleger, dentre os Subprocuradores-Gerais da Repblica e mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, quatro membros do Conselho Superior do Ministrio Pblico Federal; d) coordenar as atividades do Ministrio Pblico Federal; e) opinar sobre assuntos gerais de interesse da instituio.

10 Acompanhar o estgio probatrio dos Membros do Ministrio Pblico, uma competncia do: a) b) c) d) e) Procurador Geral da Repblica; Corregedor Geral do Ministrio Publico Federal; Vice Procurador Geral da Repblica; Procurador da Repblica Secretrio do Ministrio Pblico.

GABARITO COMENTADO
1. D Art.4 da Lei Complementar 75/93 So princpios institucionais do Ministrio Pblico da Unio a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. De acordo com o Principio da Unidade, os Membros do Ministrio Pblico integram um s rgo sob a direo nica de um s Procurador Geral, em relao ao principio da indivisibilidade o Ministrio Pblico uno porque seus membros no se vinculam aos processos que atuam, podendo ser substitudos uns pelos outros e finalmente no que tange a autonomia funcional os membros do Ministrio Publico devem prestar contas dos seus atos Constituio, s leis e a sua conscincia E Art.26 1 LC 75/93 Como chefe do Ministrio Pblico, o Procurador Geral da Repblica poder delegar aos Procuradores Gerais as atribuies de dirimir conflitos de atribuio entre integrantes de ramos diferentes do Ministrio Pblico da Unio e praticar atos de gesto administrativa, financeira e de pessoal. B Art.30 LC 75/93 O Conselho de Assessoramento Superior do Ministrio Pblico da Unio dever opinar sobre as matrias de interesse geral da Instituio, e em especial sobre os que visem a alterar normas gerais da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, a proposta de oramento do Ministrio Pblico da Unio e os que proponham a fixao dos vencimentos nas carreiras e nos servios auxiliares. C Art.8 c/c Art.6 LC 75/93 Promover a ao do Cdigo de Defesa do Consumidor esta elencado como competncia dos Membros do Ministrio Pblico da Unio, enquanto que o artigo 8 elenca procedimentos adotados no cumprimento de suas competncias.

2.

3.

4.

5.

E Art.8 3, 4 e 5, Art.9 e 10 da LC 75/93 As requisies do Ministrio Pblico sero feitas fixando-se prazo razovel de at dez dias teis para atendimento, prorrogvel mediante solicitao justificada A Art.18 LC 75/93 As prerrogativas dos Membros do Ministrio Publico so institucionais ou processuais. Sentar-se no mesmo plano e imediatamente direita dos juzes singulares ou presidentes dos rgos judicirios perante os quais oficiem a nica prerrogativa institucional. B Art. 24 LC 75/93 O Ministrio Pblico da Unio compreende o Ministrio Pblico Federal, o Ministrio Pblico do Trabalho, o Ministrio Pblico Militar e o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. C Art.45 e 46 LC 75/93 O Procurador-Geral da Repblica o Chefe do Ministrio Pblico Federal e cabe a ele a proposta perante o Supremo da ao direta de inconstitucionalidade. D Art.49 XXII c/c Art.53 LC 75/93

6.

7.

8.

9.

O Colgio de Procuradores da Repblica, presidido pelo Procurador-Geral da Repblica, integrado por todos os membros da carreira em atividade no Ministrio Pblico Federal e tem como competncia os incisos I, II, III e IV do artigo 53. 10. B Art. 65 LC 75/93 Compete ao Corregedor-Geral do Ministrio Pblico Federal acompanhar o estgio probatrio dos membros do Ministrio Pblico Federal.

Potrebbero piacerti anche