Sei sulla pagina 1di 2

Compras pela internet: Posso devolver um produto que comprei e me arrependi?

interessante observar que muitas pessoas desconhecem seus direitos enquanto consumidores, mesmo sendo o Cdigo de Defesa do Consumidor uma realidade j h 22 anos. E um dos temas mais desconhecidos o chamado prazo de reflexo ou arrependimento, disposto no artigo 49 do citado cdigo que estabelece: Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou servio, sempre que a contratao de fornecimento de produtos e servios ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domiclio. Pargrafo nico. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer ttulo, durante o prazo de reflexo, sero devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Segundo o Cdigo, qualquer consumidor que tenha assinado contrato de prestao de servio, a exemplo de TV por assinatura, acesso internet, assinatura de peridicos, ou comprado qualquer produto fora do estabelecimento comercial, dispe ento do prazo de 7 dias para desistir do negcio, sem que haja necessidade de qualquer tipo de justificativa, mas to somente a perda de interesse de prosseguir com o contrato ou com o produto comprado. A norma do art. 49 foi criada para dar maior proteo aos consumidores que adquirem produtos ou servios fora do estabelecimento comercial, e no se restringe s compras por telefone ou em domiclio, mas tambm por correspondncia, em mala direta, internet, anncios televisivos etc. Nessas modalidades de aquisio, o entendimento legal que o consumidor estaria mais desprevenido e despreparado para comprar do que quando decide pela compra e se dirige pessoalmente ao estabelecimento. Apesar de a lei estabelecer o prazo de 7 dias, nada impede que o fornecedor oferea prazo maior, uma vez que a oferta vincula o fornecedor ao seu cumprimento (art. 30 do mesmo Cdigo), e com o implemento do setor de telemarketing, os vendedores passaram a ofertar prazo maior que 7 dias para

reflexo e desistncia. So vrios os anunciantes que garantem 10, 15 e at 30 dias para desistncia da compra e devoluo das quantias pagas atualizada monetariamente. Para efeito de contagem deste prazo, devemos fazer uso da regra disposta no Cdigo Civil, onde se deve excluir o dia inicial, do recebimento do produto ou da contratao da prestao de servio, para incluir na contagem o dia final, sendo assim, se recebi um produto no dia 31 de Agosto, por exemplo, minha contagem de prazo comea a partir do dia 1 de Setembro. Lembrando que a lei no exige justificativa para o exerccio deste direito, mas fundamental que o consumidor manifeste de forma objetiva, clara e inequvoca sua desistncia, sendo que se a aquisio foi realizada por telefone, internet ou correspondncia, nada impede que a desistncia seja manifestada ao fornecedor por estes mesmos meios, devendo o consumidor sempre se resguardar garantindo um meio de prova de que manifestou sua desistncia. interessante tambm frisar que como o risco do empreendimento do fornecedor, toda e qualquer despesa necessria devoluo do produto ou servio de responsabilidade do vendedor, inclusive transporte, se for necessrio. Portanto, neste caso especificamente, direito do consumidor a devoluo do produto e o reembolso das despesas pagas.

Fbio Antnio Souza de Lemos Chagas

Potrebbero piacerti anche