Sei sulla pagina 1di 88

Projeto Lendo e Aprendendo

Professoras: Euza Regina de Souza Gonalves Marisete Maria de Souza Marian

Professoras: Euza Regina de Souza Gonalves Marisete Maria de Souza Marian Leoberto Leal- 2012

SUMRIO

Justificativa........................................................................1.1 Objetivo Geral....................................................................1.2 Estratgias.........................................................................1.3 Durao.............................................................................1.4 Atividades a serem desenvolvidas.....................................2.1 Recursos............................................................................2.2 Parceria..............................................................................2.3 Disciplinas abordadas........................................................2.4 Avaliao............................................................................2.5 Referncias Bibliogrficas..................................................3.1 Sntese das experincias....................................................4.0 Anexos................................................................................5.0

PROJETO: LENDO E APRENDENDO Sries: 2 ano I e II Prof: Euza R. de Souza Gonalves Marisete M. de Souza Marian
1.1 Justificativa: Percebendo a dificuldade de fazer o aluno gostar de ler, escrever corretamente diante de tantas tecnologias mais interessantes, vimos da importncia de colaborar para que o aluno leia com domnio os diferentes gneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, propondo um trabalho de incentivo a leitura, compreendendo, produzindo, reproduzindo textos de diferentes disciplinas. Com a elaborao desse projeto pretende-se aproximar mais as famlias dos alunos escola. 1.2 Objetivo Geral: Atravs deste projeto, pretende-se desenvolver no educando a oralidade, a leitura e a escrita, com atividades ldicas para que desperte na criana o gosto pela leitura, para que eles possam comunicar-se, ou seja, poder participar deste mundo onde a linguagem escrita faz parte do nosso cotidiano. Desta forma pretende-se ainda aproximar mais as famlias dos alunos escola, despertar e incentivar o interesse pela leitura em diferentes gneros literrios. 1.3 Atividades a serem desenvolvidas: *Facilitar o acesso dos alunos aos diferentes gneros textuais. *Aproximar o aluno do universo da escrita, para que possa manuse-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustrao, manifestar sentimentos, experincias, idias e opinies. * Enriquecer o vocabulrio. * Desenvolver as habilidades lingusticas: falar, escutar, ler e escrever. * Auxiliar o aluno no processo de construo da sua identidade e na formao de valores prprios. * Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informao, de prazer. *Contribuir para formao de leitores autnomos e competentes. *Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opinies. *Fazer dramatizaes de textos. *Contao de histrias. *Construo de livrinhos apresentando vrios gneros textuais. * Criar livrinhos sendo o aluno o prprio autor. 1.4 Durao: Maio a dezembro de 2012.

2.1 Atividades: *Definio dos direitos e deveres do leitor. *Criao e organizao do cantinho da leitura. *Leitura em grupo em sala. * Leitura dramatizada de captulos de um livro ou um texto. * Produo de bilhetes e cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura. *Produo de murais para divulgao dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura). *Audio de CD com diferentes gneros: poemas, contos, lendas, etc. *Criao de fichas de leitura. *Trabalhar as palavras que eles no conhecem e tambm a pontuao. *Leitura de gneros como: contos, causos, poemas, revistas, histrias em quadrinhos e outros. * Exibio de filmes. *Visita biblioteca pblica. *Assistir a peas de teatro. * Pesquisa de bibliografias de autores da literatura brasileira. *Sacolinha da leitura com emprstimo de livros da sala. *Roda de leitura. * Teatro de fantoches. *Leitura dramatizada. *Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno). * Contao de histrias feita por pais, parentes ou amigos. *Semana do conto. *Jogos de leitura. *Divulgao dos principais momentos do projeto num blog criado para os alunos. * Elaborao de um calendrio com atividades dos alunos para o ano de 2013. *Meu dirio ilustrado. 2.2 Recursos: *Obras literrias; *Internet; *Rdio; *Jornais; *Revistas; *DVD; *Textos didticos; *Formao de grupos de contadores de histrias; *Blog( 2anoserieisiniciaisbs.blogspot.com) 2.3 Parceria: Direo da escola 2.4 Disciplinas abordadas: Todas 2.5 Avaliao: A avaliao ser realizada a fim de monitorar principalmente os avanos e os resultados do projeto, realizando atividades seqenciais de produo escrita, que demonstraro que objetivos foram alcanados e quais adequaes sero necessrias durante o desenvolvimento do projeto, para que

as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da competncia escritora do aluno. 3.1 Referncias bibliogrficas: GUIMARES, S.R.K. Dificuldades na Aquisio e Aperfeioamento da Leitura e da Escrita: O Papel da Conscincia Fonolgica e da Conscincia Sinttica. Tese apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo. So Paulo, 2001. LRIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criana. 2. Ed. So Paulo: cone/EDUSP, 1988. MORAIS, J. A arte de ler. So Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.

4.0 Sntese da experincia

Diante das dificuldades encontradas com relao a leitura e a escrita de forma geral, constatamos a necessidade do trabalho com projetos desde a alfabetizao. O projeto Lendo e Aprendendo constitui uma estratgia valiosa para dinamizar a aprendizagem de vrias temticas de forma integrada, substituindo a simples abordagem de contedos, por uma atividade interdisciplinar envolvendo o interesse coletivo dos alunos, aproximando as famlias, a partir do contato direto com o ambiente estudado, fazer o aluno gostar de ler, escrever corretamente diante de tantas tecnologias mais interessantes. O mtodo do projeto uma experincia educativa que integra os alunos em um conjunto de tarefas que permitem o desenvolvimento de habilidades e competncias relacionadas com a cooperao, saber ouvir, a formulao de propostas, a negociao de compromissos e o compartilhar ideias, despertando e incentivando o interesse pela leitura em diferentes gneros literrios, auxiliando no desenvolvimento e competncia para que a leitura auxilie no desenvolvimento, na aprendizagem do aluno.

5.0 Anexos

Identificando vrios tipos de texto.

Cartaz do Projeto

Diretora e os alunos com a sacola da leitura.

Teatro de vara( O Patinho Feio)

Alunos com as sacolas da leitura para ler com os pais.

Professoras autoras do projeto.

Espao da sala organizado para o hora da leitura.

Atividades folcloricas do muncipio.

Contao de histrias pela Professora.

Maquete sobre as festas juninas.

10

11

Trabalhando o Bullying .

12

Plantiu de semente de raucaria, participao da diretora da escola.

13

Trabahando o espao da sala de aula.

14

Maquete ( tipos de moradias)

15

16

17

Varal da Histria ( O patinho feio )

Festival de Talentos na escola.

18

Teatro a dona baratinha.

19

20

Halloween os alunos preparo a receita do caldeiro bruxa.

Organizando os livros por gneros literrios.

21

Passeio para conhecer pontos tursticos do muncipio.

22

Conhecendo a Araucria.

23

Conhecendo a casa de pedra.

Professora Euza e Marisete com seus alunas.

24

Passeio com os alunos para ilustrar o hino do municpio.

25

26

27

Aprendendo com: a produo de livrinhos, parlendas, trava-lnguas, fbulas, poesias, msicas, receitas, adivinhas.

28

29

Produo de textos de alunos.

30 Alunos autores de seus livros.

31 Histria do Porco Mal e os Trs Lobinhos

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

Artigo Cientfico

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82 Reportagem do Jornal AN Notcias

83

84

85

Potrebbero piacerti anche