Sei sulla pagina 1di 16

Escola Secundria D.

Maria II

Jean Piaget e o Interaccionismo

Discplina : Psicologia Dr. Fernando Sousa Ano Lectivo 08/09

Ana Lima, Flvia Gonalves, Marta Dias, Susana Lopes, Tnia Toms
12G

Escola Secundria D. Maria II

ndice

Escola Secundria D. Maria II

Introduo

No mbito da disciplina da Psicologia foi-nos proposto a realizao de um trabalho cujo o tema escolhido foi Jean Piaget e o Interacionismo. Pretendemos abordar este tema, com uma pequena biografia do autor, explicando o seu ponto de vista, o seu objecto de estudo, e as diferentes maneiras como divide e defende as suas perspectivas.

Escola Secundria D. Maria II

Biografia de Piaget

Jean Piaget nasceu em 1896, em Neuchtel, na Sua, tendo desde muito cedo mostrado um grande interesse pela observao e anlise pela Natureza. Frequentou vrios cursos como Qumica, Geologia, Biologia e Matemtica. Aos 21 anos realiza um doutoramento em Cincias, mas ao mesmo tempo estuda Filosofia, Lgica e Epistemologia. Dedica-se, ento, Psicologia e Psiquiatria. Desta forma, juntamente com Binet na aplicao de testes de inteligncia para a fase infantil. No ano de 1921 casa-se e tem 3 filhos. Desde logo, a observao do desenvolvimento dos filhos possibilitou-lhe algum material para as suas primeiras obras para iniciar a sua anlise relativa teoria do desenvolvimento cognitivo. Foi em 1923 que publicou A Linguagem e o Pensamento na Criana, seu primeiro livro de psicologia. A sua obra bastante ampla e diversificada: escreveu mais de 50 livro e 500 artigos, onde aborda os mecanismos do desenvolvimento intelectual da criana. Debrua-se de forma pormenorizada sobre o modo como a criana resolve os seus problemas, o que leva distino das caractersticas de cada estdio de desenvolvimento. Na dcada de 50, fundou o Centro Internacional de Epistemologia Gentica, na cidade de Genebra. Participou de forma activa com o Centro Internacional de Educao da Unesco. Tambm ensinava Psicologia e Epistemologia em algumas universidades, entre as quais a Sorbonne, Paris. Faleceu aos 85 anos, em Genebra, tendo deixado o Centro Internacional de Epistemologia Gentica. Nascemos programados para aprender na interaco com o meio

Escola Secundria D. Maria II

Jean Piaget, de nacionalidade sua, debruou-se sobre o desenvolvimento cognitivo. Dava sua teoria o nome de epistemologia gentica, uma vez que procurava perceber a origem das estruturas cognitivas que nos possibilitam compreender o mundo em que vivemos e nos adaptarmos realidade. Segundo Piaget, o objecto da psicologia no se limita ao estudo dos processos da mente, nem ao comportamento observvel. O nosso desenvolvimento intelectual no depende apenas do meio. Deste modo, contradiz a concepo behaviorista, inatista, porque afirma que o conhecimento como um processo resultante da interaco organismo-meio. O indivduo, perante as suas aces sobre o meio, possui um papel activo na construo do conhecimento e da sua personalidade. Portanto, um dos grandes contributos de Piaget foi o facto de realar para a interaco, para a aco recproca entre factores endgenos e exgenos, ou seja, relativos ao sujeito e o meio respectivamente. O interaccionismo o modelo terico que considera o desenvolvimento como um processo dinmico em que, ao longo dos diferentes estdios, se d a interaco de factores biolgicos (gentico-maturacionais) e ambientais. Portanto, a oposio hereditariedade-meio ou maturao-aprendizagem ultrapassada.

O Conceito de Comportamento segundo Piaget Piaget criou uma frmula inovadora para explicar o comportamento humano. Quando se debruou sobre o desenvolvimento da inteligncia, concluiu que a nossa evoluo a nvel intelectual um processo em que as estruturas mentais se modificam na interaco com o mundo. Paralelamente, o contacto com o mundo se altera em conformidade com os esquemas que vamos construindo na relao com o meio. Assim, Piaget apresentou a seguinte frmula: R = f (s p) O comportamento (R) uma resposta que se altera em funo da interaco entre a personalidade do sujeito (p) e a situao (s). Desta forma, temos de considerar dois factores:

Escola Secundria D. Maria II

A influncia da personalidade na situao (p s); A influncia das situaes antecedentes vividas por alguma pessoa na formao da sua prpria personalidade (s p).

Os factores (s) e (p) no podem ser considerados de forma isolada, uma vez que se influenciam mutuamente, existindo uma correlao entre eles. Para Piaget, uma mesma situao pode motivar reaces diferentes, isto , uma situao pode originar variadas respostas, por outro lado, diversas situaes podem levar a um mesmo tipo de resposta ou comportamento. O comportamento no um simples reflexo automtico, pois no uma resposta totalmente condicionada por um conjunto de factores externos. O construtivismo defende a ideia de que o comportamento e o desenvolvimento da inteligncia so resultantes de uma construo progressiva do indivduo em contacto com o meio fsico e social. uma abordagem psicogentica e interaccionista do comportamento. O comportamento humano no determinado pelo meio, mas construdo ao longo de um desenvolvimento em que existe a interaco de factores biolgicos do sujeito (potencialidades genticas) e a aprendizagem no contacto com os outros e a nossa actividade sobre o meio. Piaget diz que o meio um cenrio no totalmente objectivo, pois nele tambm se encontra a actividade humana que o modela, o configura. A teoria de Piaget igualmente considerada estrutural e construtivista, uma vez que o indivduo tem um papel activo na constituio do conhecimento, construindo, perante a sua actividade, estruturas ou esquemas cada vez mais dotados de organizao e de adaptao relativamente ao meio.

O desenvolvimento cognitivo Os trs princpios gerais da teoria: A teoria de Piaget baseia-se em trs princpios gerais:

Escola Secundria D. Maria II

O desenvolvimento intelectual implica mudanas qualitativas. A criana no um adulto em miniatura, feito do mesmo equipamento bsico, mas com menos aptides ou com aptides menos desenvolvidas. Para Piaget, h uma diferena qualitativa entre o adulto e a criana quanto ao modo de funcionamento intelectual.

O conhecimento uma construo activa do sujeito. O desenvolvimento cognitivo no consiste na recepo passiva da informao proveniente do meio nem na pura e simples actualizao de um potencial gentico e na aplicao de estruturas e esquemas dados a priori.

O desenvolvimento cognitivo descontnuo, qualitativamente diferenciado, processando-se ao longo de momentos distintos denominados estdios.

Segundo Piaget, pensamos e raciocinamos de forma qualitativamente diferente em diferentes fases do desenvolvimento intelectual. Os factores que condicionam o desenvolvimento cognitivo: O desenvolvimento cognitivo, processando-se atravs de estdios cuja disposio invariante e cujas aquisies so progressivamente mais complexas, influenciado pela aco combinada dos seguintes factores: A hereditariedade e a maturao fsica: Piaget refere-se a mudanas biologicamente determinadas no desenvolvimento fsico e neurolgico que ocorrem de forma relativamente independente em relao s experincias; A experincia: no um simples registo dos dados da experincia, mas a actividade do sujeito sobre os objectos que permite distingui-los e organizlos. atravs dessa actividade que se d a formao de estruturas ou de esquemas que possibilitam a aco e a compreenso da realidade; A transmisso social: o processo atravs do qual somos influenciados, no pela nossa actividade prpria, mas pelo contexto social, pela observao dos outros e pela educao; A equilibrao:

Flavia

Escola Secundria D. Maria II

Mecanismos de adaptao ao meio Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo faz-se por mudanas de estruturas anteriores e consequente construo de novas estruturas mentais, atravs de mecanismos de adaptao que so a assimilao e a acomodao. Entende-se por assimilao como sendo um processo mental pelo qual se incorporam os dados das experincias aos esquemas de aco e aos esquemas existentes. um movimento de integrao do meio no organismo. Entende-se por acomodao como sendo um processo mental pelo qual os sistemas existentes vo modificar-se em funo das experincias do meio. um movimento do organismo no sentido de se submeter s exigncias exteriores, adequando-se ao meio. Ao processo de regulao entre assimilao e acomodao d-se o nome de equilbrio. Estes so interactivos, pois o fato de o sujeito integrar os dados do meio e estes serem assimilados permite que os esquemas evoluam e que, portanto, sejam mais capazes de responder aos problemas. Para Piaget pode existir assimilao sem nova acomodao em alguns casos: Sem dvida que pode haver assimilao sem nova acomodao, quando a situao a mesma e quando s h que compreender coisas j conhecidas e imediatamente assimilveis e, naturalmente, pode haver assimilao com novas acomodaes, em situaes no conhecidas at ento. Piaget, in Inhelder, Garcia e Vonche, op.at., pag.67 Neste caso, o individuo esta apenas assimilando o que j sabe. No ocorre mudana interior e, portanto, no ocorre construo de novas estruturas mentais. Ele j sabe o contedo que imediatamente assimilado. Quando no h possibilidade de assimilao imediata, o esquema adapta-se (acomodao) para se transformar num outro mais adequado e capaz, ento, de realizar a assimilao. Quando o indivduo ainda no conhece aquela realidade (contedo, mecanismo, etc.), quando o desafio foi um pouco alm de sua capacidade actual, ele se

Escola Secundria D. Maria II

desequilibra e age, para restabelecer o equilbrio. Neste agir, do ponto de vista mental, ocorre o processo de acomodao, ou mudana interior e consequente construo de novas estruturas mentais.

Desde a mais tenra idade, nos primeiros dias de vida, quando a criana no tem ainda capacidade de representao, ela j capaz de atribuir significado, na medida que comea a construir esquemas motores ou de aco. Piaget diz que a significao o resultado da possibilidade de assimilao, chega mesmo a dizer que a assimilao consiste em conferir significaes. Ora, todo o conhecimento, em qualquer nvel, desde o mais elementar como nos primeiros dias e meses de vida at o nvel fsico, consiste em assimilar o objecto do conhecimento, qualquer que seja a estrutura conferindo-lhe ento significado. Ao nascer, a criana inicia a sua adaptao ao meio atravs da assimilao e a primeira delas , como se sabe, o sugar ( primeiro esquema de ao, derivado do reflexo de suco), que se constituiria o primeiro ato significador, primeira forma de ao sobre o mundo. No domnio do comportamento chamaremos de acomodao a variao de um esquema, por exemplo: se o beb procura pegar um cordo amarrado ao teto do seu carrinho e o cordo est fixado, a criana obrigada a puxar em vez de pegar simplesmente e, ento, o esquema de preenso simples transformado em esquema de puxar. Os esquemas de assimilao coordenam-se em sistemas em quanto possibilidade de assimilao e constituem-se, nesse momento, nas estruturas s quais so assimiladas objecto e eventos do seu meio. atravs dele que a criana vai construindo no seu mundo os sistemas de significao que, por sua vez, se constituem na primeira forma de saber do ser humano. A significao o resultado da possibilidade de assimilao.

Escola Secundria D. Maria II

A adaptao intelectual, como qualquer outra, uma equilibrao progressiva entre um mecanismo assimilador e uma acomodao complementar. S h adaptao quando existe coerncia, logo assimilao. Para ocorrer a construo de novas estruturas mentais, a criana necessita de desafios um pouco acima do estgio em que se encontra para, atravs de seu prprio esforo, atingir um estgio em nvel superior.

Os estdios do desenvolvimento cognitivo Piaget v a criana como sujeito que cria e recria o seu prprio modelo de realidade, atingindo um crescimento mental por integrao de simples conceitos em conceitos de nvel mais elevado ao longo de estdios. Piaget traou ento, quatro estdios nesse desenvolvimento: estdio sensrio-motor, o estdio pr-operatrio, o estdio operatrio concreto e o estdio operatrio formal. O trabalho de Piaget delimitou os vrios sistemas cognitivos que as crianas usam em diferentes perodos das suas vidas, cada novo sistema em evoluo constitui uma transformao qualitativa fundamental. Essencialmente, cognio, pensamento ou processamento racional, considerado um processo activo e interactivo. Sendo a cognio um processo permanente, de avanos e recuos, entre a pessoa e o meio podemos afirmar que, o processo cognitivo activo e no passivo, pois a pessoa afecta o meio e o meio afecta a pessoa, simultaneamente. Os estdios de desenvolvimento diferem uns dos outros e o contedo de cada estdio consiste num sistema fechado que determina a forma como compreendemos e damos sentido s experincias. Deste modo, se pretendermos proporcionar experincias que alimentem e facilitem o desenvolvimento, temos que ter em considerao o sistema intelectual que a criana utiliza num dado momento. Se a idade da criana vai at aos dois anos, a criana encontra-se no estdio sensrio-motor e nesta fase que a criana se adapta ao mundo exterior aprendendo a lidar com o seu corpo e sensaes, nesta etapa s o corpo reage. Se a idade da criana vai dos dois anos aos cinco/seis anos, a criana encontra-se no estdio pr-operatrio, o estdio mais importante no seu

Escola Secundria D. Maria II

desenvolvimento; neste perodo a criana capaz de manipular o seu ambiente simblico atravs das suas representaes ou pensamentos acerca do mundo externo, assim como tambm capaz de representar os objectos por palavras e manipular as palavras mentalmente. Se a idade da criana vai dos seis anos aos onze/doze anos, a comea a desenvolver raciocnios lgicos pelo desenvolvimento da linguagem simblica. O ltimo estado inicia-se a partir dos doze anos e denomina-se por estdio lgica permitindo um tipo de experimentao mais flexvel, neste estdio, a criana aprende a manipular ideias abstractas. Cada estdio um sistema de pensamento qualitativamente diferente do precedente, isto , cada estdio constitui uma transformao fundamental dos processos de pensamento. Assim, devemos ter presente que, a criana deve atravessar cada estdio segundo uma sequncia regular, pois os estdios de desenvolvimento cognitivo so sequenciais, isto , seguem uma sequncia invarivel. A criana precisa ento, de experincia suficiente para interiorizar essa experincia antes de poder prosseguir, isto porque, embora uma forma fundamental de actividade cognitiva defina cada estdio, coexistem elementos de outros estdios. Cada estdio possui caractersticas fundamentais prprias que descrevem a forma como a criana processa a experincia, paralelamente, a criana manifesta alguns sinais do estdio seguinte, assim como dos estdios anteriores. Estudos recentes mostram que: A sequencia de mudanas de estdios ocorre pela ordem proposta por Piaget, embora o perodo de tempo que um dado estdio compreende possa variar; Os perodos de transio entre estdios so mais longos e mais flexveis do que previsto e, desta forma, menos abruptos; Embora as caractersticas modais de cada estdio especifico permaneam como esquema dominante, elementos cognitivos de estdios anteriores e posteriores manifestam-se mais do que o previsto.

Escola Secundria D. Maria II

Estado da inteligncia sensrio-motora (do nascimento aos 2 anos) Estdio em que a inteligncia se adapta ao meio essencialmente atravs de esquemas sensrio-motores (actividade perceptiva e actos motores). Piaget considerava que este perodo aquele em que ocorre um extraordinrio desenvolvimento intelectual. Desta forma, decisivo para todo o seguimento da evoluo psquica, sendo o perodo em que a inteligncia completamente prtica. Neste estdio o desenvolvimento cognitivo comea atravs de esquemas de aco reflexa, como agarrar e chuchar. Todavia, baseia-se de forma progressiva numa coordenao motora cada vez maior e na curiosidade que a criana tem de descobrir o mundo, desenvolvendo, portanto, formas de comportamento mais complexas. Deve-se destacar os comportamentos intencionais e os comportamentos experimentais. Os comportamentos intencionais acontecem entre os 8 e os 12 meses. Por exemplo, se os pais colocarem um brinquedo em frente da criana, esta mover a mo para o agarrar; abrir a boca um meio para obter comida e chorar uma forma de chamar a ateno Perante uma assimilao generalizada, um comportamento aprendido numa circunstncia utilizado numa nova situao diferente mas semelhante. Os comportamentos experimentais so frequentes dos 12 aos 18 meses. At aqui a criana apenas conseguia combinar um par de cada vez e somente quando acontecia uma situao propcia ao uso dessa combinao. Agora, se numa aco se verifica o resultado desejado, ser modificada de modo a constatar que outras situaes podem derivar dessa opo. Isto , considera-se uma aprendizagem por ensaio e erro, fazer para o ver o resultado, uma vez que a criana no tem estruturas cognitivas que possibilitem a antecipao dos efeitos de uma aco. Deste modo, com a planificao exigida uma crescente capacidade para representar objectos e determinados acontecimentos.

A aquisio da noo de permanncia do objecto marca o fim do estdio sensrio-motor. At aos 8 meses a criana no tem noo de que um objecto continue a existir independentemente da sua aco e da sua percepo. Quando um brinquedo

Escola Secundria D. Maria II

no aparece no campo visual da criana como se no existisse. Quando reaparece como se tivesse sido recriado. A permanncia do objecto a conscincia de que os objectos continuam a existir independentemente de os vermos, ouvirmos e sentirmos. Esta aquisio intelectual supe a capacidade de representar simbolicamente os objectos que no se encontram evidentes no nosso campo perceptivo. A capacidade de simbolizao um acontecimento notvel pois permite desenvolver o pensamento e a linguagem, isto , a criana comea a utilizar palavras e certas expresses quando so pertinentes e no apenas quando as ouvem algum proferi-las. Simultaneamente, permite ultrapassar o egocentrimo/centrao do estdio sensrio-motor, uma vez que a crena ilusria de que a existncia dos objectos depende das opes do sujeito leva formao de um autoconceito. A criana comea a entender que a existncia estvel e de relativo grau de permanncia no apenas caracterstica dos objectos e das outras pessoas, mas tambm sua.

Estdio da inteligncia pr-operatria (dos 2 aos 7 anos) Estdio do desenvolvimento cognitivo caracterizado pelo crescente uso do pensamento simblico e da linguagem, mas ainda de forma pr-lgica. A capacidade de representao simblica, ou seja, a funo simblica ou tambm designada por funo semitica, assinala o termo do estdio sensrio-motor e o incio do estdio pr-operatrio, marcando o comeo da utilizao do pensamento. Assim, passa-se de uma inteligncia prtica para uma inteligncia representativa, pois a criana desenvolve a aptido para representar mentalmente objectos que se encontram ausentes, substituindo-os por smbolos. Segundo Piaget, este estdio composto por dois perodos: A fase do pensamento pr-conceptual, centrada na imaginao e por ela dominada (dos 2 aos 4 anos); A fase do pensamento intuitivo, centrada na percepo dos dados sensoriais e a ela submetida (dos 4 aos 7 anos).

O pensamento pr-operatrio tem como caracterstica geral a centrao ou tambm chamado por egocentrismo.

Escola Secundria D. Maria II

A centrao uma forma de funcionamento mental que consiste numa verso unilateral e superficial da realidade. a caracterstica tpica e a limitao fundamental do pensamento pr-operatrio. A centrao no uma caracterstica da personalidade, um comportamento cognitivo, por isso, no pode ser tida como sinnimo de egosmo. Deste modo, a centrao ou egocentrismo podem ser entendidos de duas formas: O sujeito no capaz de perceber que existem vrias perspectivas sobre a realidade e sobre os objectos, tendo em conta apenas o seu ponto de vista; O sujeito concentra-se num aspecto de um problema ou de uma situao, ignorando outros factores de relevncia.

Ao longo do estdio pr-operatrio, o pensamento egocntrico vai se atenuando, mas no de forma suficiente, no conseguindo dar lugar ao pensamento lgico. Portanto, o pensamento egocntrico limita a aptido de raciocnio da criana, a sua compreenso da realidade e a comunicao com os outros. Na fase do pensamento pr-conceptual, as crianas parecem pouco preocupadas com o real, sendo o seu mundo, o da imaginao, ou seja, o pensamento dominado pela imaginao. O pensamento pr-conceptual vive de imagens, no existindo lugar para os conceitos. considerado um pensamento mgico, porque transforma os objectos em realidades imaginadas de acordo com o desejo infantil, isto , perante o jogo simblico, a realidade perde a sua densidade objectiva. Diversas caractersticas mentais so resultantes do predomnio do pensamento mgico: O animismo: tendncia para conceder aos objectos fsicos e aos fenmenos naturais qualidades psicolgicas, como sentimentos, vontade, pensamentos e emoes.

Escola Secundria D. Maria II

O realismo: tendncia para atribuir a realidades do foro psicolgico uma existncia fsica, como a fada madrinha, o lobo mau, o pai natal.

O artificialismo: tendncia para acreditar que os objectos fsicos e acontecimentos naturais so realizados por pessoas, por exemplo, o cu foi pintado por um grande artista.

O finalismo: tendncia para acreditar que nenhuma coisa acontece por acidente e que tudo tem uma justificao finalista. normal que as crianas nesta idade pensem que as pessoas e os objectos existem em funo de si, por exemplo, as nuvens movimentam-se para encobrirem o sol.

Em relao, s relaes interpessoais, o egocentrismo produz efeitos relativamente desconcertantes: A criana incapaz de observar as coisas admitindo que outras opinies tambm esto correctas. Julga que o seu ponto de vista o nico, no compreendo que outros tenham ideias e sentimentos diferentes.

O pensamento intuitivo caracteriza-se por uma reduo do egocentrismo, uma vez que o pensamento dominado pela percepo. No entanto, o egocentrismo continua havendo vrias evidncias: O raciocnio pr-causal: refere-se dificuldade de entendimento das relaes causa-efeito. Por exemplo, a criana pode pensar que um tmulo causa de morte porque as pessoas mortas esto l enterradas. Dificuldade em distinguir uma classe de objectos de um nico objecto: A criana tem tendncia a confundir o todo com uma das suas partes, o geral com o particular, identificando todos com alguns. Assim, distingue-se o raciocnio transdutivo (no atinge o conceito geral), pois a criana baseia as suas ilaes num acontecimento particular ou numa

Escola Secundria D. Maria II

caracterstica de um objecto. Por exemplo, uma criana consegue no jardim zoolgico identificar e nomear um elefante pelas suas caractersticas. Todavia, se mais tarde vir um elefante no circo, pensar que se trata do mesmo animal, isto , julga que o mesmo animal e no dois animais da mesma espcie.

Estdio Operatrio Concreto (dos 6 aos 11/12 anos)

No estdio anterior, o estdio pr-operatrio, as crianas so sonhadoras, tm pensamentos mgicos e fantasias em abundncia, enquanto que neste estdio, o estdio das operaes concretas, as crianas compreendem as relaes funcionais porque so especficas e porque podem testar os problemas. Ao abandonarem sem reservas o seu pensamento mgico, fantasias, e amigos imaginrios, tornam-se quase que exageradamente concretas, a sua capacidade de compreender o mundo agora to lgica quanto anteriormente era lgica. neste perodo que as crianas se deliciam a fazer as suas piadas, pois comparado com o perodo anterior em que simples expresses com palavras que para elas eram novas eram consideradas hilariantes, o humor do estdio concreto mais sofisticado, se no mesmo mais atraente at ao ponto de vista dos adultos.

(Resto Tnia)

Concluso

Potrebbero piacerti anche