Sei sulla pagina 1di 93

DECLARAO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro, para os devidos fins de direitos e obrigaes, sob as penas previstas na legislao vigente, que

Kelly Fonseca dos Santos, RG 29.500.194-x, CPF 366.658.53888, sou um dos autores dos direitos autorais do Curta Metragem true love da produtora Singular Films nos termos estipulados pelas normas de Trabalhos Finais de Cursos de Graduao de Produo Multimdia, da Universidade Santa Ceclia. Santos, 5 de novembro de 2012.

Kelly Fonseca dos Santos

DECLARAO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro, para os devidos fins de direitos e obrigaes, sob as penas previstas na legislao vigente, que Marcus Vincius Gomes de Oliveira, RG 36.736.719-1, CPF 419.377.908-43, sou um dos autores dos direitos autorais do Curta Metragem true love da produtora Singular Films nos termos estipulados pelas normas de Trabalhos Finais de Cursos de Graduao de Produo Multimdia, da Universidade Santa Ceclia. Santos, 5 de novembro de 2012.

Marcus Vincius Gomes de Oliveira

DECLARAO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro, para os devidos fins de direitos e obrigaes, sob as penas previstas na legislao vigente, que Michele Vila Nova, RG 48.556.889-5, CPF 385.450.458-67, sou um dos autores dos direitos autorais do Curta Metragem true love da produtora Singular Films nos termos estipulados pelas normas de Trabalhos Finais de Cursos de Graduao de Produo Multimdia, da Universidade Santa Ceclia. Santos, 5 de novembro de 2012.

Michele Vila Nova

Produo Multimdia 2011-2012 Trabalho Final de Curso

Vdeo CURTA-METRAGEM

Apresentao ---------------------------------------------------------------------------------------- pg. 08 Objetivo ----------------------------------------------------------------------------------------------- pg. 09 Pblico | Mercado ---------------------------------------------------------------------------------- pg. 10 Justificativa ------------------------------------------------------------------------------------------- pg. 12 Definies -------------------------------------------------------------------------------------------- pg. 13 Pesquisa ----------------------------------------------------------------------------------------------- pg. 16 Desenvolvimento ----------------------------------------------------------------------------------- pg. 20 Criao --------------------------------------------------------------------------------------- pg. 20 Tcnicas empregadas ------------------------------------------------------------------- pg. 21 Disciplinas relacionadas e consultadas -------------------------------------------- pg. 22 Conceito de criao esttica ---------------------------------------------------------- pg. 23 Perfil multimdia do projeto ----------------------------------------------------------- pg. 27 Como foi desenvolvido ----------------------------------------------------------------- pg. 27 Outras informaes ---------------------------------------------------------------------- pg. 39 Especificaes Tcnicas ------------------------------------------------------------------------- pg. 41 Roteiro e Story Board ----------------------------------------------------------------------------- pg. 42 Criao------------------------------------------------------------------------------------------------- pg. 57 Concluso -------------------------------------------------------------------------------------------- pg. 80 Bibliografias ------------------------------------------------------------------------------------------ pg. 81 Filmografia ------------------------------------------------------------------------------------------- pg. 84 Anexos ------------------------------------------------------------------------------------------------ pg. 85

true love um curta metragem (filme de pequena durao) cujo gnero documentrio (no qual h compromisso com a explorao da realidade) ficcional (apesar da realidade, esta ser interpretada, simulada). Tem embasamento de uma histria de amor real de um casal. O curta metragem consiste em cenas que mostram como o casal se conheceu, se apaixonou e de algumas situaes importantes e relevantes que viveram juntos. Tendo como caractersticas o prprio estilo do casal. Um diferencial de true love a personalizao do curta de acordo com cada casal atravs de suas histrias, que nunca sero iguais, pois cada pessoa possui uma histria de vida nica. Outro diferencial que se torna o mais especial a atuao do prprio casal no filme. Independentemente de serem bons atores ou no, eles representaro suas histrias, porque ningum melhor que eles para as reviverem. Nesse projeto o casal escolhido para contarmos sua histria o Thiago Augusto dos Santos Lobo, 30 anos, e Ariadne Matias Corra Lobo, 29 anos. Casados desde 28 de janeiro de 2006, possuem duas filhas, Maria Eduarda Corra Lobo, 3 anos, e Maria Luiza Corra Lobo, 2 anos. O filme basicamente contar a histria do casal dividindo-a em trs momentos: antes e durante o conhecimento dos dois, o namoro e o casamento.

O principal objetivo do projeto obter um vdeo que seja satisfatrio para o casal. Esta a nossa maior preocupao. Queremos contar a histria do casal atravs do filme de forma fidedigna, com sensibilidade, exclusividade e qualidade. Queremos que o curta metragem seja uma lembrana na qual o casal possa se recordar, se emocionar novamente e possa guardar para assistirem quantas vezes quiserem por toda sua vida. Desejamos que true love seja uma ferramenta para mostrar que o amor ainda existe, e que casamentos sobrevivem por muitos anos sem a interrupo de um divrcio quando baseado em um amor verdadeiro. Relembrar e remeter a sociedade assuntos como valorizao do relacionamento familiar, construo de um lar, companheirismo de um cnjuge, unio duradoura com compromisso de viver at o fim da vida juntos, entre outros. Incentivar jovens e adultos que no acreditam no amor, no possuem um desejo ou que no tenham expectativas em relao ao casamento. Instigar a reconciliao de casais com crise no relacionamento trazendo s memrias a forma como se conheceram e se apaixonaram, evidenciando os momentos bons que viveram a fim de superarem a situao difcil. Reacender as chamas de casais que esto casados h muitos anos, tambm trazendo boas lembranas atravs do curta com parte da trajetria que eles percorreram para chegar ao momento em que esto. true love uma novidade no ramo de Vdeos Cinematogrficos voltados a casamentos. Queremos inovar o mercado cinematogrfico e de realizao de casamentos com o surgimento deste projeto.

O pblico-alvo direto e indireto so fundamentais para o desenvolvimento do projeto. Sendo o direto os noivos e casados, pois so aqueles que faro parte e iro usufruir do resultado do projeto. J o pblico indireto so todos aqueles que sero atingidos pelo desdobramento. So os familiares e amigos dos noivos e casais, desde crianas, adolescentes, adultos e idosos, que sero sensibilizados ou influenciados pelo resultado. Inicialmente queremos atingir o pblico de noivos que esto no processo preparatrio da cerimnia e festa de casamento. Hoje muitos noivos optaro pela produo do curta metragem para registrarem sua histria podendo transmiti-lo em seu casamento para que os convidados conheam sua histria e/ou antes do grande dia. E os casais presentes que j possussem a experincia do casamento, revivessem suas histrias com o curta metragem. O mercado direto o de casamento. Na atualidade, o nmero de casamentos est ultrapassando a marca de 1 milho este ano e com isso o rendimento de quem produz produtos para esse segmento tambm cresceu. Com a quantidade de novidades que surgiram no mercado de casamento, a maioria dos casais deixou de contratar a produo de ESession (Engagement Session Sesso de Noivado) que uma sesso de fotografia ou vdeo do casal realizada durante o perodo do noivado, de forma espontnea, sem roteiro. E passaram a procurar um novo estilo de produo que est em alta, os vdeos cinematogrficos de casamento, curtas metragens, que contam a histria da vida do casal, desde quando se conheceram at resultar os dias de hoje. Sendo, o mercado de casamento nosso foco principal para a realizao do nosso projeto. O mercado indireto so as produtoras. Em busca de diferentes estilos e tcnicas de vdeos cinematogrficos, as produtoras esto adquirindo novos servios e seguindo o mercado de casamento na atualidade pelas suas novas tecnologias, novidades que esto surgindo e investindo em equipamentos de alta qualidade. As produtoras fazem parte do mercado secundrio que queremos atingir, pois nosso projeto futuramente pode ser referncia para algumas produtoras. Podemos ministrar workshops, palestras e oficinas com o objetivo de criar interao entre as produtoras, com troca de informaes, conhecimentos, novas tcnicas em vdeos cinematogrficos, registrando as histrias de casais e noivos. Ns da Singular Films, podemos levar o projeto true love, ou o seu conceito, para inmeras produtoras de vdeo. Da mesma forma que ns quando tivemos a ideia do curta true love em mente, buscamos referncias atravs de produtoras, como a NKG Studio, que est em auge no mercado de casamentos com

10

esse novo estilo de vdeo. Transformando as produtoras, que so nossas concorrentes, indiretamente tambm como nosso mercado secundrio.

11

Esse curta uma ferramenta atual que agrega e resgata valores sociedade. O casamento atualmente est sendo inibido com o aumento na quantidade de divrcios no Brasil. O nmero de divrcios no pas sobe mais de 3% nos ltimos dez anos, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Essa afirmao no apenas constatada em pesquisas, como algo vivenciado por grande parte das famlias atuais. um fato real e prximo a vida das pessoas. Devido a isso, a concepo de unio matrimonial baseada em um amor verdadeiro foi deturpada. No entanto, acreditamos que no Brasil ainda h inmeras histrias de amores verdadeiros que duraram e duram por muitos anos, independentemente das circunstncias, apenas com base no amor genuno. Essas histrias precisam ser conhecidas. Acreditamos tambm que por mais desiluses que pessoas tenham vivido, muitas escondem um enorme desejo de se casarem por medo do relacionamento no funcionar, ou de no encontrarem uma pessoa da qual possam desfrutar desse amor. truelove enxerga essas situaes, e possui valores fundamentais para uma mudana de concepo e viso de seu pblico. As pessoas precisam ver e entender que casamentos duradouros e felizes existem tambm fora das telas dos cinemas e das folhas dos livros. Saber que o casamento no uma instituio totalmente falida e no est em extino. O casamento possvel desde que as pessoas acreditem nele e se esforcem para viv-lo totalmente e no parcialmente. Segundo dados de maio de 2012 divulgados pelo site EXAME.com baseado em informaes do IBGE, 14 milhes de brasileiros querem se casar, sendo que dos 34 milhes de brasileiros solteiros, 41% pretendem se casar dentro de dois anos. O tamanho do mercado de casamentos no Brasil vem crescendo significantemente e apresenta um grande potencial de que este setor ainda tem muito para crescer. Nas regies do Brasil entre 2009 e 2010, o maior ndice de casamentos na regio Nordeste com 6,1%, e em segundo lugar fica o Sudeste com 4,4%. Em nmeros o total de casamentos de 748.981 em 2003 passou para 1.028.000 no ano de 2012. um projeto atual que se destaca por abordar um assunto que aparentemente saiu do contexto, mas que na verdade ainda bastante visado pelas pessoas. Resgata os valores do casamento e os expe sociedade. Apresentamos um novo conceito de vdeo cinematogrfico com tcnicas inovadoras, realizando um produto totalmente qualificado diante do mercado. Um projeto simples, interessante, objetivo e que traz resultados impressionantes.

12

Casamento? Como definir algo to conhecido por ns? Nascemos na maioria das vezes nesse ambiente de casamento. Ou pelo menos cercados por casamentos de nossos familiares e amigos. Segundo o Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa, casamento : casamento (casar + -mento)

s. m.

1. Ato ou efeito de casar. 2. Contrato de unio ou vnculo entre duas pessoas que institui deveres conjugais. =MATRIMNIO 3. Cerimnia ou ritual que efetiva esse contrato ou unio. = BODA 4. [Figurado] Unio, associao, vnculo. o ato, cerimnia ou processo pela qual constituda a relao entre o homem e a mulher. A legalidade da unio pode ser estabelecida no casamento civil ou religioso com efeito civil e reconhecida pelas leis de cada pas (IBGE). Desde crianas ouvimos falar em casamento. Os filmes infantis sempre relatam o casamento e a famosa frase felizes para sempre. comum entre as meninas o sonho de se casar desde pequenas. Sonho de encontrar um prncipe encantado, casar na igreja, usar vestido de noiva, flores, decorao, entre outros. J aos homens esse sonho no comum. Na verdade, o casamento, para a maioria deles considerado o fim da liberdade, o verdadeiro game over, como nos videogames. Alguns encaram o casamento como uma inveno capitalista que serve nada mais nada menos para gastar muito dinheiro com uma festa que dura pouco tempo, e futuramente com um divrcio. Outros ainda possuem o pensamento de que casamento uma imposio da sociedade, algo como exibio de status, desnecessrio. H pessoas que encaram como um contrato. E para no precisar assinar documento algum, preferem juntar seus bens em um local e viver juntos, levando uma vida de casados, porm, sem nenhuma responsabilidade civil ou religiosa embutida. O fato que o ser humano no foi criado para viver sozinho. Temos a necessidade de conviver com pessoas. De nos relacionar. Dentre os diversos relacionamentos, temos o mais antigo deles: o casamento. O casamento uma tradio milenar, cujos relatos antecedem era de Cristo. Se tomarmos o conceito de casamento como a unio estvel entre duas pessoas que
13

se juntam com o intuito de constituir uma famlia, podemos atribuir Bblia o relato do primeiro casamento da humanidade. No primeiro livro da Bblia, temos o relato da primeira unio entre um homem e uma mulher.

Ento o Senhor Deus declarou: "No bom que o homem esteja s; farei para ele algum que o auxilie e lhe corresponda". Ento o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse ento o homem: "Esta, sim, osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela ser chamada mulher, porque do homem foi tirada". Por essa razo, o homem deixar pai e me e se unir sua mulher, e eles se tornaro uma s carne.
Gnesis 2:18, 21-24

No era necessria nenhuma espcie de cerimnia legal ou religiosa para que um casamento fosse considerado vlido na Roma Antiga: bastava a coabitao entre um homem e uma mulher para que estes fossem considerados casados. A estruturao legal do casamento foi realizada ao longo da Repblica, tendo sido alterada com o Imprio. Casamento uma das decises mais importantes que uma pessoa pode ter em sua vida. Atualmente e normalmente, quando um homem e uma mulher se amam e decidem viver o resto de suas vidas juntos, desfrutando desse amor. Falando em amor, todo casamento possui uma histria de amor em sua essncia. Ou pelo menos deveria. E so essas histrias que os tornam diferentes, nicos, especiais. Quem nunca assistiu a um vdeo antigo de casamento? Aqueles vdeos filmados em filmadoras com fitas, nos quais os profissionais tinham apenas como obrigao captar todos os momentos importantes do grande dia. Vdeos em sua maioria entediantes, que eram interessantes apenas para os noivos ou famlia mais prxima. A tecnologia cresceu e com ela os aparelhos fotogrficos e para filmagem tambm. Alm disso, nossos olhos se acostumaram com as superprodues de cinema, e por isso exigem assistir algo parecido. Por esses motivos, o mundo cinematogrfico se uniu ao casamento. A qualidade dos filmes entrou nesse ramo e tem crescido cada vez mais. Filmes com roteiros, ngulos e enquadramentos diferenciados, foco em detalhes, transmisso de sensibilidade e emoo que o casamento proporciona. Esses so alguns dos diferenciais dos vdeos de casamento atuais comparados aos vdeos antigos.

14

Dentre as inmeras novas tcnicas de filmagem cinematogrfica, encontramos um vdeo chamado pela maioria das produtoras de Love Story. Um vdeo cujo objetivo contar a histria de amor que cada casal possui. Essas histrias so contadas atravs de filmagens de fatos importantes da histria. O mais especial a representao e atuao do prprio casal nas filmagens. Nada melhor do que os donos da histria para representarem, e a reviverem como uma experincia incrvel. Chamamos ento o nosso projeto de TFC, que tem como referncia o Love Story, de true love.

15

Iniciamos nossas pesquisas atravs do site EXAME.com, com dados baseado nas estatsticas do IBGE, em busca de informaes do mercado de casamento na atualidade e chegamos concluso de que h um grande crescimento no nmero de casamentos em diversas regies do Brasil, independente da classe social e da idade. Entramos em contato atravs de e-mail com Denise Rose Machado e Mrcio, Proprietrios da NKG Studio que esto no mercado desde 2009 e produzem vdeos cinematogrficos semelhantes ao nosso projeto para entendermos melhor como funcionam os curtas Love Story. Perguntamos sobre como iniciaram seus trabalhos, se h uma grande dificuldade para a realizao, a opinio deles em relao a nossa ideia de projeto para TFC, o oramento com todos os custos envolvidos e quanto tempo eles demoram para realizar cada filme. A partir da comeamos a procurar em nossos grupos de amigos, noivos ou casais, que estavam dispostos a participar do nosso projeto. E ento encontramos um casal que se interessou. Entramos em contato com o casal e pedimos para que escrevessem sua histria para que pudssemos fazer a primeira anlise. Aps o envio de uma parte da histria, marcamos um encontro com o casal. Utilizamos a entrevista como mtodo, e desenvolvemos uma ficha tcnica com diversas perguntas para colher os dados e todas as informaes necessrias para conhecermos melhor o casal e sua histria. Segue abaixo as perguntas utilizadas: Nome completo do Casal Idade (Ambos). Quantos anos casados? Data de Casamento. Idade das filhas, Maria Eduarda e Maria Luiza. Onde de conheceram? (Lugar) Quando de conheceram? (Dia/Ms/Ano) Como se conheceram (Histria na verso Ariadne)? Qual era a viso a respeito do Thiago Lobo (Piu) (Verso Ariadne)? Comearam a namorar e tinham quantos anos? Quando foi o primeiro encontro (Aps incio de namoro na escola)? Onde foi o primeiro encontro? Como foi o primeiro encontro? Quanto tempo de namoro e noivado? Como foi esse tempo? Momento(s) engraado(s) durante o namoro. Dificuldades no namoro. Momento(s) marcante(s) durante o namoro. Quando foi o pedido de casamento? Como foi o pedido de casamento?

16

Escolhemos essas perguntas que inicialmente so bsicas, e depois tornam-se profundas, pois precisvamos conhecer o casal e fazer com que atravs das perguntas realizadas, eles tivessem um incentivo para desenvolverem a histria de forma natural e espontnea. Cada vez que um tpico era proposto, eles lembravam de inmeras histrias que viveram juntos e contavam para nosso grupo. Optamos por registrar a entrevista atravs de filmagem, para que no perdssemos nenhuma informao importante, que poderia ser perdida se apenas anotssemos. Por meio da entrevista, pudemos definir as caractersticas que o curta possuiria de acordo com a personalidade do casal. Se utilizaramos cenas mais srias, mais engraadas, entre outros. Para identificar qual seria o tipo de documentrio que o nosso curta-metragem adotaria, que histrico com a narrativa autoral (Ou seja, participativa). Pesquisamos e buscamos os estilos de filmagem e documentrios, atravs da aula de vdeo que est totalmente relacionado ao tema do nosso trabalho, assistimos uma grande quantidade de vdeos cinematogrficos semelhantes (Love Story - Nkg Studio, Evolution Wedding, Episdio Vdeo) ao nosso e documentrios (Nascidos em Bordis), como referncia flmica, por apresentar um estilo de documentrio com narrativa participativa. Todas as msicas utilizadas na trilha sonora do curta-metragem foram buscadas no The Music Bed (http://www.themusicbed.com), que um site que possui msicas ideais para a produes de vdeos no ramo de casamentos, separadas em categorias, gneros musicais e que disponibiliza de msicas free players e outras que necessitam de uma licena de uso profissional paga para download. A leitura dos demais livros para dar base ao nosso projeto, com indicao do professor Durval Moretto: Escrevendo um Documentrio - Barry Hampe Para termos noo da construo de um documentrio, segue um padro bem explicado desde as pesquisas at as tcnicas de narrao e dilogo dos documentrios.

Aborda aspectos gerais sobre a realizao de um filme documentrio. O ponto principal destacado pelo professor para observamos a viso que o documentrio deve passar ao telespectador. E essa viso a da pessoa que filma o documentrio, ele explica essa relao da equipe que filma e o envolvimento que possuem com quem est sendo filmado. Essa profundidade o que deve ser passado ao telespectador, para que este possa mergulhar na mensagem que o documentrio tem como objetivo passar e se sentir plenamente envolvido tambm.

O filme documentrio sobe a gide de uma Potica Auto-Reflexiva - Douglas da Silva Barbosa

Tiempo Passado Beatriz Sarlo


17

Aborda que o testemunho em primeira pessoa fundamental para a reconstruo do passado. Durante todo o processo de pesquisa, buscamos os professores da faculdade de diversas reas envolvidas no nosso projeto para informaes e auxlios na criao, a Drika Lucena em relao direo de arte que seria utilizada, o Edison Delmiro quanto trilha sonora, o Wanderley Camargo na produo do vdeo e o Durval Moretto em todas as reas ligadas a parte tcnica de vdeo, do incio ao fim desde finalizao do roteiro ao projeto concludo. Foram pesquisados sites de referncia, como o do Ray Roman Films (http://rayromanfilms.com) que um estdio boutique que aceita nmeros limitados de trabalhos por ano, e possui uma relao gigantesca com o tema do nosso projeto. influncia por ter sido o primeiro a iniciar curtas metragens de casamento, e estar entre os melhores cinegrafistas de eventos e casamentos do mundo. O da NKG Studio (http://www.nkgstudio.com) localizada em Apucarana no Paran um estdio bastante conceituado aqui no Brasil que realiza trabalhos de vdeos cinematogrficos com um estilo dinmico similar ao nosso projeto. Episdio Emotion Vdeo (http://www.episodiovideo.com) localizada no Paran uma equipe que tambm realiza esses estilos de vdeos de casais e de casamento. A Evolution Wedding (http://www.evolutionwedding.com) localizada em Belo Horizonte, com proposta similar a nossa, mas no possui o mesmo foco principal que so os vdeos de casais. E o Luciano Henrique Videographia (http://www.lucianohenrique.com.br) localizado aqui na cidade de Santos/SP, que est iniciando a produo de curtas metragens com histria do casal, e j realiza inmeras filmagens de casamentos. Procuramos nas redes sociais MSN e Facebook todos os nossos amigos e conhecidos de amigos, pessoas que estivessem interessadas e disponveis na data e no horrio que propomos para participarem como alunos figurantes nas cenas na sala de aula que seriam gravadas para a representao da escola. Visitamos alguns lugares para analisarmos e verificarmos se era o lugar ideal para a gravao das cenas: Residncia do Casal em Santos/SP: Gravao dos depoimentos. Mini aras em Guaruj/SP: Local para a prtica de hipismo, gravao da cena 1 (Introduo). Quebra-Mar Emissrio Submarino em Santos/SP: Local ideal para a prtica do surf, e casaria perfeitamente com a gravao da cena 2 (Introduo) e utilizado para a gravao da cena final do casal com as filhas, em um piquenique e em momentos em famlia.
18

Colgio Liceu Santista em Santos/SP: Colgio onde os atores do curta estudaram quando eram adolescentes, mas por falta de autorizao da direo, no conseguimos gravar e optamos por outro local. Sendo permitida somente a gravao da fachada. Faculdade Unisanta (Universidade Santa Ceclia) em Santos/SP: Entramos em contato e pedimos autorizao para Marisa, responsvel na sala dos professores, a disponibilizao de uma sala da universidade para serem gravadas as cenas da escola. Terra Santa Sucos em Santos/SP: Ambiente rstico e bastante aconchegante , com ambientes externo e interno. A locao seria utilizada para a gravao da cena de encontro do casal. Sr. Sanduche em Santos/SP: Lanchonete bem moderna e descolada, com aparncia bem juvenil. A proposta para a gravao da cena de encontro do casal seria representar um momento de lazer na adolescncia deles, e a locao casou perfeitamente. Para a anlise do pblico e mercado, buscamos sites com informaes do mercado de casamento na atualidade e sobre o pblico consumidor das novidades que surgiram nesse segmento.

19

CRIAO

O processo criativo foi um trabalho em conjunto entre a equipe, o casal, professores, entre outros. O primeiro fator foi a escolha do casal. Pensar em um casal que tivesse uma histria legal e disposio para nos ajudar. Foi quando o casal Ariadne e Thiago veio mente de uma integrante do grupo, que j os conhecia. Entramos em contato para apresentarmos a proposta e em prontido, aceitaram nosso convite. O prximo passo foi conhec-los melhor. Atravs da entrevista presencial que fizemos, conseguimos realizar uma pesquisa para sabermos os dados importantes de suas vidas e deix-los contar sua histria de acordo com tpicos e perguntas levantadas por ns. A partir da iniciou o processo de imaginar e sonhar. Ouvir a histria e fazer dela uma realidade. Comeamos a imaginar como os fatos aconteceram, quais momentos da histria seriam melhor representar, o que tinha mais relevncia, e o que iria deixar o curta mais interessante, dinmico e objetivo. O roteiro comeou a ser escrito com as trs divises da histria: antes do namoro, o namoro e o casamento, hoje. Nada mais que o comeo, meio e fim de qualquer narrativa. Ento comeamos a descrever como as cenas seriam. Quais cenas teriam necessidade de narrao e/ou fala dos personagens, como seria a dinmica do curta entre cenas gravadas para representao e filmagem do depoimento do casal, os locais que iramos gravar, os enquadramentos de cmera, o figurino, maquiagem, acessrios e objetos de cenas, storyboard, entre outros. Nosso primeiro desafio foi propor ao casal que revivessem suas paixes de adolescncia, no caso da Ariadne, andar a cavalo e do Thiago, surfar. Eles toparam tranquilamente. Mas o mais complicado vinha a seguir: encontrar um cavalo e um lugar prximo para que pudssemos filmar. Fizemos pesquisas e procuramos em diversos lugares prximos a Baixada Santista. Aps contato com amigos, conseguimos um mini haras em Guaruj. Quando apresentamos o roteiro na Pr Banca para os professores, e tivemos aprovao, logo entregamos o roteiro impresso ao casal, para que entendessem como funcionariam as filmagens, e para que tivssemos a aprovao deles tambm. Enfim pudemos dar incio s gravaes. Fizemos um planejamento das cenas e comeamos a definir as datas juntamente com a agenda e disponibilidade do casal. Abaixo est o cronograma final de todas as gravaes:

20

Datas 06/05/12 11/07/12 11/07/12 14/07/12 21/07/12 01/08/12 25/08/12 12/09/12 04/10/12 05/10/12 24/10/12

Cenas Entrevista Presencial Depoimentos Cena 5 - Ensaios Thiago Cena 1 - Cavalo Transio, pr do sol - Entre cenas 8 e 9 Cena 2 - Surf Cena 9 - Churrasco Cenas 3, 4, 6, 7 e 8 - Escola Cena 10 - Lanchonete Transio, fachada da escola Cena 11 - Famlia

Locais IPI Getsmani, Santos/SP Residncia do Casal, Santos/SP Residncia do Casal, Santos/SP Mini Haras, Guaruj/SP Ilha Porchat, So Vicente/SP Emissrio Submarino, Santos / SP Residncia do Casal, Santos/SP Unisanta, Santos/SP Sr. Sanduche, Santos/SP Colgio Liceu Santista, Santos/SP Emissrio Submarino, Santos / SP

Com 75% das cenas gravadas, iniciamos a edio das mesmas, no dia 22 de setembro de 2012. Organizamos todos os arquivos de filmagens e udios e comeamos a buscar a melhor trilha sonora que se adequasse ao nosso projeto. Em duas semanas conseguimos fazer a edio das cenas 1 a 9. Nessas duas semanas apresentamos essas cenas aos professores mais relacionados ao nosso curta e fomos absorvendo as dicas e instrues para continuarmos a trabalhar. Aps gravao da cena 10, continuamos a edio. E iniciamos o processo de criao da capa e rtulo do DVD. Buscamos seguir a mesma identidade visual do filme. Ficamos alguns dias parados impedidos de gravar a ltima cena do curta, devido a chuva nos dias em que o casal tinha disponibilidade. Enfim conseguimos gravar no dia 24/10, nos dias 27 e 28/10 finalizamos a edio e apresentamos aos professores Edison e Durval no dia 29/10 o projeto finalizado. TCNICAS EMPREGADAS

As tcnicas empregadas no nosso curta metragem foram constitudas por utilizao de equipamentos como o slider, steadycam, lentes apropriadas e os planos de filmagem, enquadramento e ngulos. O slider (a cmera percorre um trilho) foi essencial para dar um toque mais cinematogrfico, usamos na cena um, quando a atriz est colocando a bota, na cena dois, na qual o ator est sentado passando parafina na prancha, na cena trs quando o ator levanta da cama e coloca o chinelo e na escola quando todos esto saindo da sala de aula, na cena sete. O steadycam (um sistema de estabilizao) tambm uma ferramenta essencial para quem quer produzir um vdeo mais profissional. Utilizamos steadycam mais vezes que o slider. notvel que nas cenas um e dois foi utilizada essa tcnica
21

nos momentos em que os atores esto andando para fazer suas atividades. Mesmo utilizando esse equipamento ocorreram pequenos balanos. Para gravarmos a cena do ator surfando, a lente EF70-200 F2.8L USM AL foi de extrema importncia, porque com ela conseguimos ter um plano geral do ator pegando a onda com um bom enquadramento, sem essa lente no conseguiramos ter esse resultado. Tivemos dificuldade em fazer essa cena, pois estava ventando bastante no dia e o trip no estava aguentando a lente. Ns utilizamos diversos planos de filmagem. Over the shoulder (a cmera posicionada acima do ombro dos atores) foi um deles. Um exemplo de seu uso foi na cena do dilogo na escola, na qual o ator tenta se declara para a atriz). Plano geral foi bastante utilizado em praticamente todas as cenas. O plano da cmera subjetiva foi utilizado na cena em que o ator vai conhecer a famlia da atriz, ela pede para ele entrar na festa e conhecer a famlia dela, mas ele est envergonhado. A cmera passou ento a ser a viso do ator, mostrando a famlia dela olhando para ele. O movimento pan/tilt (panormico) tambm foi aplicado em algumas cenas, como na cena do ator lavando a prancha no chuveirinho da praia. A cmera faz o movimento panormico vertical, saindo dele e indo para o cu e em seguida a cmera faz o mesmo movimento panormico vertical, s que agora descendo e mostrando a fachada da escola. Outra cena que usamos o movimento panormico foi na sala de aula. A cmera fez movimento na horizontal, mostrando todos os alunos sentados. A tcnica do desfoque em segundo e primeiro plano tambm foi bastante utilizada. evidente que com as cmeras HDSLR, fica mais fcil de perder o foco, mas tambm possvel obter um toque cinematogrfico nas cenas. A maior dificuldade era achar o ponto certo do foco quando a cena era em movimento. DISCIPLINAS RELACIONADAS E CONSULTADAS

A disciplina Criao, Roteiro e Direo, ministrada por Durval Moretto foi a primeira que tivemos contato em relao a nossa idia de TFC. Nos passou informaes super interessantes a respeito da nova tendncia que est sendo bastante usada esse ano que so curtas metragens do gnero documentrio com o propsito de relatar uma histria real de pessoas reais, deixando-nos mais entusiasmados com a execuo do projeto. Criamos o roteiro e alm da aprovao, o professor nos apresentou diversos tipos de documentrios e narrativas, como referncias para podermos utilizar de forma a transmitir a mensagem que queramos. Abordou inmeros assuntos durante as aulas que nos auxiliou, sugeriu locais para a gravao de algumas cenas para que se encaixasse perfeitamente com a histria. E nos aconselhou a insero de mais algumas cenas que no estavam presentes no roteiro, para tornar o curta ainda melhor.
22

Consultamos a professora Drika Lucena, responsvel pela disciplina de Direo de Arte, para orientaes quanto ao figurino e maquiagem dos personagens, no s dos principais, mas dos figurantes tambm. Explicamos a proposta do nosso projeto e conversamos a respeito da histria que seria representada no passado no comeo do documentrio, mostrando como o casal viveu na adolescncia, como se conheceram e na atualidade, como vivem hoje. A professora nos auxiliou bastante com dicas e truques de maquiagens e figurinos para diferenciarmos o passado do presente na histria. Quanto trilha sonora, consultamos o professor Edison Delmiro, da disciplina Edio e Montagem de Som. Este nos aconselhou utilizao de msicas cantadas somente em algumas partes para no causar um excesso de informao, e no decorrer do curta quando se inicia a narrativa e os depoimentos, inserir uma trilha sonora instrumental, criando um ritmo entre as imagens de acordo com o udio. Orientou no processo de criao do vdeo, com sugesto para diferenciar um pouco o roteiro do documentrio que j estava determinado. Sugeriu inserir uma cena com a imagem das filhas do casal seguindo em direo da cmera logo no incio do filme, porm desfocadas para deixar um pequeno mistrio de quem so as meninas e instigar a curiosidade do espectador. Na ltima cena do documentrio, a cena inicial continuada com a apario do casal e o desvendamento dos rostos das crianas, revelando ento que elas so as filhas dos dois a fim de criar um desfecho diferenciado e mais dinmico. O professor Wanderley Camargo, da disciplina Produo de Vdeo, sugeriu a utilizao do plugin para o software Adobe Premiere chamado Magic Bullet Colorista para ajustar os aspectos de cor e tonalidade das imagens, para melhorar a qualidade e igualar com as outras imagens. Tambm nos trouxe sugestes e orientaes para melhorarmos a qualidade dos udios, eliminando rudos e chiados incmodos. A professora e coordenadora do curso Mrcia Okida nos orientou quanto cor que deveramos escolher para os bales de gs utilizados na ltima cena do filme, com as filhas do casal. E por fim o professor Eriberto Oliveira, da disciplina Identidade Visual, para criarmos e estruturarmos a marca da produtora Singular Films, que inicialmente ser uma produtora fictcia por trs do projeto curta-metragem true love, que o nosso foco principal. CONCEITO DE CRIAO ESTTICA

23

O logotipo do nosso projeto composto pela fonte Im fashionista, que uma fonte manuscrita e feminina. Optamos por essa composio para deixar o logo mais prximo visualmente do projeto. Apesar do nome do projeto j significar o amor com a palavra love, decidimos colocar o corao para acrescentar ao logo um charme especial, na cor rosa, trazendo referncia ao romance, ao amor. Por mais que seja uma forma que traz um significado redundante ao logo, a colocao dela foi proposital para reforar ainda mais o seu significado. Analisamos a composio visual das imagens quanto s cores do figurino dos personagens, com algumas referncias, na composio cromtica das cores ligadas romance, que o tema do nosso curta-metragem.

A esttica do curta metragem foi baseada em tons claros e iluminados.

24

Toda a parte de abertura, ttulos das divises do filme, e crditos foram compostas por um fundo degrad nos tons de cor cinza clara cor branca. A fonte utilizada a padro para todo o nosso projeto, desde o relatrio at o uso dentro do filme, como mostra a imagem abaixo. Essa fonte a Centabel Book Regular, uma fonte gratuita disponibilizada na internet.

Todos os ttulos foram alinhados esquerda, exceto os ttulos da abertura do filme, que devido suma importncia e pelo fato de precisar chamar a ateno, foram alinhados ao centro. A escolha do alinhamento esquerda, foi para dar um toque mais delicado juntamente com o tamanho menor da fonte, no ocupando o espao inteiro da tela e deixando o ttulo mais sutil. Deve-se ao fato tambm de que a leitura de nossos olhos se inicia pelo lado esquerdo, e por ser uma informao rpida no filme, possvel ler rapidamente o ttulo, sem perder tempo.

25

A marca da produtora fictcia Singular Films foi criada na disciplina Identidade Visual do professor Eriberto Oliveira. O significado da marca baseado nos conceitos explicados abaixo: A Bblia diz "Por isso, deixa o homem pai e me e se une sua mulher, tornando-se os dois uma s carne" (Gn 2.24). Entendemos que no casamento, o homem e a mulher se tornam como uma pessoa s. Nesse sentido, procuramos relacionar palavras a essa ideia de ser um. E encontramos um sinnimo da palavra um, que a palavra singular. Alm da referncia do casamento ser algo singular, de duas pessoas que se tornam uma, pode se referir tambm ao nosso trabalho, porque ser algo singular, algo que no d pra comparar, que exclusivo, nico. O logo composto pela famlia tipogrfica Fineliner Script, fonte feminina,

sem serifa, manuscrita e arredondada. Na linguagem tipogrfica, uma fonte clssica. Com uma facilidade para leitura e uma boa legibilidade. E que pelo contorno e movimento dos traos atingem ao pblico que desejamos. O simbolismo do quebra cabea remete ao mesmo propsito do nome da marca, duas peas, que formam uma s.

Os crditos possuem alinhamento centralizado em formato de rolagem no sentido vertical de baixo para cima, por ser o padro mais utilizado nos filmes. Ns preferimos cri-lo de maneira simples. Os logos dos apoiadores do projeto aparecem no final dos crditos e esto alinhados ao centro, sendo apresentados dois logos por vez.

26

PERFIL MULTIMDIA DO PROJETO As caractersticas multimdias do projeto true love so:

Curta metragem Vdeo para ser disponibilizado via Internet (Vimeo e Youtube), DVD e Blu-Ray. Pela Internet trabalhamos com o formato MP4 (Codec H264) e em DVD no formato VOB (DVD-MPEG2) e por ltimo em Blu-Ray no formato (Blu-Ray-MPEG2). Sendo um meio amplo de visualizao para as pessoas que iro assistir o curta metragem, tanto na Internet com formato Full HD 1920x1080 pixels 29,97 fps. No DVD 720X480 pixels 29,97 fps e em Blu-Ray 1920x1080 pixels 29,97 fps. COMO FOI DESENVOLVIDO Utilizamos os softwares da Adobe: Verso CS6 do Adobe Premiere Pro e After Effects. Verso CS5 do Encore, Photoshop e Soundboth.

Usamos o Adobe Premiere para editar a maior parte do nossa curta metragem e tambm na finalizao. J o After Effects foi utilizado para inserir e animar os ttulos, como tambm fazer o trackeamento em cenas que tivemos que embaar algumas propagandas de produtos, e tambm foi nele que fizemos toda composio do nosso menu animado.

27

Photoshop foi utilizado para fazer as edies necessrias de botes do menu, junto ao Encore e tambm para fazer o rtulo na mdia em DVD e a capa. Soundboth foi usado para remover todos os rudos dos udios presentes nas cenas que tiveram falas dos atores, resultando em um som mais ntido para ouvir. Encore foi usado para fazer a autorao do DVD. Nele juntamos todos os arquivos: o curta completo e os menus. O motivo de usarmos os programas da Adobe porque queremos obter um produto de boa qualidade, e sem contar que quase todas as produtoras usam estes softwares para fazer edies. E como esses programas trabalham em conjunto, fica bem mais fcil usufruir de seus benefcios e efetuar a edio de som e imagem com qualidade. Utilizamos um computador com as seguintes configuraes: Processador Intel Core i5/750/V267 Memria Ram 12 GB Placa Me Modelo: DP55WG Placa de Vdeo Modelo: NVIDIA GeForce GTX460 Placa de udio Modelo: Creative SBX-FI Sistema Operacional: Windows 7 64bits Dois Hds, um de 1000GB e outro de 2000GB para backup dos arquivos de vdeo.

28

Equipamentos utilizados nas filmagens: Foram utilizadas trs cmeras para fazermos as filmagens. Panasonic modelo AVCCAM AG-HMC150, gravando no formato 1920x1080 24p Full HD.

Duas cmeras fotogrficas HDSLR da Canon T3i, gravando no formato 1920x1080 24p Full HD.

29

A Panasonic foi usada somente na cena do depoimento do casal, j no restante da filmagem, utilizamos a Canon T3i. Ns utilizamos quatro tipos de lentes no nosso curta metragem: Uma Lente Canon 18-135mm F/3.5-5.6 que uma objetiva com o zoom padro.

Lente Canon EF 50mm f/1.8 II que uma teleobjetiva padro e mdia, essa lente foi bastante utilizada na maioria das cenas.

30

A lente Canon EF70-200 F2.8L USM AL uma teleobjetiva com zoom, essa lente foi usada somente em uma cena, que foi a do ator surfando.

Por ltimo usamos tambm uma lente Canon EF 50mm f/1.4 USM que uma teleobjetiva padro e mdia, usamos ela na cena da lanchonete, onde nos percebemos que ela deixa uma imagem ntida com pequena formao de manchas brilhantes mesmo com a abertura no mxima.

31

Trip:

Monop:

32

Slider de um metro:

Iluminador de LED:

Steadicam (modelo glidecam XR -2000) que serve para dar estabilidade no vdeo:

33

Aps captarmos a maioria das cenas, iniciamos a ps produo. Com boas imagens captadas, fizemos uma seleo das imagens onde separamos pasta por pasta, criando uma pasta para cada cmera e de outros arquivos usados.

Utilizamos o Adobe Premiere CS6 e o After Effcts CS6 para a edio, trabalhando com o formato .MOV, que o formato de vdeo da Canon T3i. Quando criamos o projeto, no Sequence Presets, escolhemos: Digital SLR, 1080p e DSLR 1080P 24.

34

Ao caminhar da edio tivemos que arrumar a colorao de algumas cenas, como por exemplo, na cena do depoimento, tivemos que ajustar a cor da cmera da Panasonic para ter uma cor mais perto possvel da imagem da Canon T3i. Para isso, usamos um plugin chamado Magic Bullet Colorista II e tambm adicionamos Brilho/Contraste no programa Adobe Premiere. O Professor Wanderley foi quem sugeriu que usssemos esse plugin, que foi muito importante para ajustar as cores das imagens das duas cmeras.

35

Em outras cenas tambm tivemos que ajustar a luminosidade, que ficou muito forte, podemos conferir nessa imagem a diferena, quando aplicamos o efeito Luma Curve.

Na cena em que o ator pede para conversar com a atriz, tivemos que embaar as propagandas da cerveja Heineken e do sorvete Nestl. Nessa hora entrou em ao o After Effects, trabalhando simultaneamente com o Premiere, fizemos um Replace With After Effects Composition, no After Effects utilizamos a ferramenta de trackeamento (uma tcnica na qual voc pode mexer em qualquer parte do vdeo, que queira que seja embaada ou substituda por outro objeto, primeiramente voc tem que escolher alguma parte do vdeo que d para marcar um ponto, a partir desse ponto, ele vai fazer frame a frame da durao do vdeo),
36

junto com o efeito Gaussian Bluir. Por ltimo criamos uma mscara para marcar o lugar desejado a ser embaado.

A outra cena que precisamos do After Effcts, foi a da lanchonete, como era de noite a gravao, e o lugar estava escuro, usamos o ISO em 1600, com isso a fachada da lanchonete ficou totalmente branca e assim o logo da lanchonete ficou irreconhecvel. Pegamos o logo da lanchonete Sr. Sanduche, e utilizamos a mesma tcnica do trackeamento colocando o logo na fachada da lanchonete, como foi um take rpido, no d nem para notar o logo que foi colocado no After Effcts, porque ele ficou esttico na posio certa.

Imagem com e sem o logo:


37

Tivemos bastante trabalho na edio. Primeiramente fizemos as cenas um e dois bem rpidas mostrando o que cada um fazia na adolescncia, com cortes que mostram os detalhes das atividades que os atores praticavam. Para cada um utilizamos uma trilha sonora, com isso demos ritmo s cenas. Das cenas trs a oito misturamos trechos dos atores na escola e deles dando o depoimento dos acontecimentos ocorridos na escola. Em algumas partes optamos por deixar udio do depoimento, como narrao, mostrando a ao que ocorreu na escola, para deixar o curta dinmico e interessante de assistir. O udio do depoimento foi gravado atravs da prpria cmera. Nas partes nas quais ocorreram falas na escola, utilizamos o microfone boom para captar o udio das conversas e entre uma cena o outra inserimos outra trilha sonora, para dar dinamismo a essas cenas. Nas cenas oito e nove, fizemos o mesmo processo, mesclando imagens do depoimento e do ocorrido no dia em que o ator foi pedir a atriz em namoro para o pai dela. Nessa parte resolvemos no colocar trilha sonora, o nico udio que inserimos alm das falas, foi um pequeno toque de tambores, dando uma sensao de tenso. A ideia de inserir esse udio nessa cena foi atravs da sugesto do professor Edison Delmiro. Na cena dez utilizamos mais uma trilha sonora, em um momento romntico do casal lanchando. Na edio procuramos colocar takes de vrios ngulos e com planos detalhes. Cena onze, a parte final do curta-metragem, foi um momento muito empolgante de editar, pois a famlia estava toda reunida e a troca de carinhos e brincadeiras das filhas com o pai e a me deram um grande final cativante

38

emocionante, com vrios takes fechados mostrando bem de perto a famlia no piquenique. Assim como na maioria das outras cenas, tambm inserimos uma trilha sonora, e em alguns trechos dessa cena aproveitamos para inserir o udio ambiente do lugar e das vozes das meninas e de seus pais, fazendo com que o espectador possa sentir um pouco mais de perto como foi esse momento da famlia. OUTRAS INFORMAES

Msicas Utilizadas: Msica 1: A New Hope NoVox Free Music Msica 2: Artista: Tim Halperin Faixa: I Wanna Fall In Love Msica 3: Artista: Sugar and the Hi-Lows. Faixa: Think I Said Too Much Msica 4: Artista: The Icarus Account Faixa: Favorite Girl (Instrumental) Msica 5: Jobro_Warfare - Drums Msica 6: Artista: The Icarus Account Faixa: Unpredictable (Instrumental) Msica 7: Artista: Hannah Miler Faixa: All My Love Msica - Por trs das cmeras: Handsome and Gretyl - Darling
ORAMENTO GERAL

Nesse oramento calculamos os gastos aproximados que teremos se vendermos este produto. Nos baseamos em um oramento feito pela produtora NKG Studio, que nos informou que a realizao do seu produto feita em aproximadamente dois dias. Traslado: R$ 100 Profissionais (3): R$ 700 (filmagem com 2 cmeras) / R$ 150 (direo) / R$ 500 (edio) TOTAL: R$ 1.350 Alimentao - Equipe: R$ 100 DVD: R$ 20
39

Maquiagem: R$ 100 Licena Musical (3 msicas - $ 49): R$ 300 Equipamentos (Manuteno): R$ 1000 TOTAL: R$ 2.970 ORAMENTO ESPECFICO Nesse oramento foram calculados os gastos aproximados que tivemos durante toda a realizao do projeto true love. Traslado: Entrevista - R$ 5,00 Depoimento - R$ 5,00 Guaruj (Visita Local) Balsa, R$ 9,80 Guaruj (Gravao) - Balsa (p/ 2 carros), R$ 19,60 - Gasolina (p/ 2 carros), R$ 45,00 Emissrio (Surf) - R$ 5,00 Liceu Santista (Visita e Gravao) - R$ 10,00 Festa - R$ 5,00 Unisanta (Gravao) - R$ 3 Terra Santa (Visita) - R$ 3 Sr. Sanduiche (Visita e Gravao) - R$6,00 Emissrio (Famlia) - R$10,00 Ilha Porchat Gasolina, R$ 10,00 Estacionamento, R$ 3,00 TOTAL: R$ 139,40 Alimentao: Sr. Sanduche - R$ 100,00 Piquenique R$ 25,00 TOTAL: R$ 125,00 DVD (Casal): R$ 10,00 Figurino: Uniformes da Escola - R$ 170,00 Objetos De Cena: Cesta de Piquenique R$ 36,00 1 metro de Tecido, toalha piquenique R$14,90 Bales de Gs R$ 24,00 TOTAL: R$ 74,90 TOTAL DE GASTOS: R$ 519,30

40

Durao; Formato, Extenso, Codec; rea de tela; Formato Final de Visualizao/ Exibio O curta-metragem tem a durao de doze minutos e doze segundos. O Codec utilizado foi o MPEG-2, 720X480 pixels em Widescreen 16:9, para DVD (VOB). O DVD foi autorado no Adobe Encore CS5.1. No Encore montamos toda a parte do DVD, colocando o arquivo pronto do curta-metragem, em conjunto com o arquivo Por trs das cmeras, no qual editamos diversos momentos das gravaes com erros e momentos bem espontneos entre o casal e a nossa equipe, como forma de acrescentar ao projeto um momento de descontrao e recordao de todo esse perodo de realizao do projeto.

41

Pr Namoro e Se conhecendo CENA 1 Ariadne calando sua bota, colocando o capacete e galopando no cavalo. Plano 1: Plano detalhe, utilizando o slider para mostrar o detalhe da atriz colocando a bota. Plano 2: Plano detalha, atriz calando a bota de outro ngulo. Plano 3: Primeiro Plano, mostra atriz sentada no tronco da rvore. Plano 4: Plano geral, utilizando o steadycam, acompanhado a atriz levantando e indo em direo ao cavalo, de dois ngulos diferentes um pegando ela de costas e um pegando ela de frente. Plano 5: Plano americano, mostra a atriz montando no cavalo. Plano 6: Plano detalhe, mostra a s a bota da atriz j montada no cavalo. Plano 7: Plano geral, mostra atriz galopando. Plano 8: Plano mdio mostra atriz de dois ngulos, um de frente e um de costas, ela levando o cavalo curral. Msica + (Trote do cavalo) Camisa polo ou camisa de prova feminina, bota de montaria, culote (cala). Fazenda, ou algum lugar que tenha a prtica de hipismo. CENA 2 Thiago passando parafina na prancha, entrando no mar, pegando uma onda, e saindo da gua. Plano 1: Plano geral, mostrando o mar. Plano 2: Plano detalhe, do ator passando parafina em vrios ngulos. Plano 3: Plano detalhe, ator fechando o zipar da roupa da borracha e depois colocando a cordinha que fica pressa na prancha e no p dele. Plano 4: Plano geral, utilizando o steadycam, acompanhado o ator levantando e indo em direo as pedras para poder entrar no mar, de dois ngulos diferentes um pegando ele de costas e um pegando ele de frente. Plano 5: Plano geral, ator entrando no mar pelas pedras. Plano 6: Plano geral, ator surfando. Plano 7: Plano geral, ator saindo do mar e indo pro
42

Descrio

Descrio Tcnica

udio Figurino Cenrio / Locao

Descrio

Descrio Tcnica

udio Figurino Cenrio / Locao

chuveirinho lavar a prancha. Plano 8: Primeiro plano, ator lavando a prancha. Msica + (Som das ondas, parafina) Roupa de borracha (John), parafina, prancha e leash. Quebra-Mar Emissrio Submarino, Santos. TRANSIO 1

Descrio Descrio Tcnica udio Cenrio / Locao

Mostrar fachada da escola Plano Geral Msica Fachada do Liceu Santista. CENA 3 No sei realmente se houve um dia que nos conhecemos, na verdade houve um dia em que nos vimos pela primeira vez. Toda vez que cruzava com ela pelos corredores da escola (imagem) era um misto de sentimentos: ao mesmo tempo em que a presena dela me apavorava e me deixava desconfortvel, me trazia uma alegria e uma vontade louca de ficar cada vez mais perto dela. (depoimento) Os dois no corredor da escola e se olhando pela primeira vez. Plano 1: Plano mdio, o ator passando pelo corredor olhando para a atriz. Plano 2: Primeiro plano mostra a atriz conversando com a colega de classe, quando o ator passa ela d uma risada. (Depoimento) Plano 3: Plano mdio, mostra o casal relatando os fatos, sentados no sof. Narrao do Thiago Personagens principais: Ariadne: Camisa (Uniforme do colgio), cala jeans e tnis. Thiago: Camisa (Uniforme do colgio), bermuda jeans, tnis e relgio. Figurantes: Camisa (Uniforme do colgio), cala ou bermuda jeans, tnis, relgio. Itens de cena: Caderno, Mochila, Caneta, Apostila. Corredor da Universidade Santa Ceclia Unisanta. CENA 4 Eu procurava o tempo todo me fazer notado e ela, quase um oposto da minha figura, sempre na dela, com a mesma turma de amigas, sempre observando com aquele olhar de quem tem algo a dizer... E por falar em olhar... Ah! Que

Histria

Descrio

Descrio Tcnica

udio

Figurino

Cenrio / Locao

Histria

43

olhar! (imagem) Dia a dia eu ficava pensando em como fazer para chegar nela. Falar alguma coisa, mas sem que ela percebesse que eu estava nervoso, com medo de perder o que nem havia conquistado. (depoimento) Descrio Os dois na sala de aula, com amigos em volta, se olhando, etc. Plano 1: Plano geral, fazendo uma panormica da sala de aula, mostrando os alunos. Plano 2: Primeiro plano, mostra o ator deixando cair a caneta no cho. Plano 3: Plano detalhe, atriz foleado o caderno. Plano 4: Close up, mostrando o olhar da atriz. Narrao do Thiago Personagens principais: Ariadne: Camisa (Uniforme do colgio), cala jeans e tnis. Thiago: Camisa (Uniforme do colgio), bermuda jeans, tnis e relgio. Figurantes: Camisa (Uniforme do colgio), cala ou bermuda jeans, tnis, relgio. Sala de aula da Universidade Santa Ceclia Unisanta. CENA 5 Comeava o dia e eu estava decidido: hoje! Pensava, pensava, ensaiava e nada. (imagem) Vinha o intervalo, acabava a aula, ela ia embora e eu pensava: Ah, como eu no falei com ela hoje? Mas de amanh no passa!. E vinha o amanh e passava. Na verdade passaram-se semanas como se fossem piscar de olhos (depoimento) e vinham os benditos e interminveis finais de semana que adiavam ainda mais meus planos. O plano sempre infalvel, mas nunca dava certo. E tudo isso eu vivi sozinho, sem ao menos falar para ela tudo que sentia! (imagem) Thiago na sua casa, acordando ansioso, escrevendo e amassando discursos, treinando no espelho, etc. Plano 1: Plano mdio, ator acordando. Plano 2: Plano detalhe, ator colocando o chileno, utilizando o slider. Plano 3: Primeiro plano, ator de frente para o espelho treinando. Plano 4: Primeiro plano, ator escrevendo, rasgando e amassando os papeis. De vrios ngulos. Plano 5: Close up do rosto do ator jogando vdeo game. Plano 6: Plano detalhe, ator olhando as horas no relgio. Narrao do Thiago

Descrio Tcnica

udio

Figurino

Cenrio / Locao

Histria

Descrio

Descrio Tcnica

udio

44

Figurino Cenrio / Locao

Bermuda e camisa branca. Cmodos da casa do casal. CENA 6 Eis que surge a Ariadne, e vem me olhando. De um jeito diferente... Um olhar engraado. Meio inquisidor, meio encabulado. E eu pedi para falar com ela no final do dia. Ele na cantina, ela chega para cumpriment-lo, ele pede para falar com ela. Plano 1: Plano geral mostra atriz chegando cantina. Plano 2: Plano mdio mostra atriz dando um beijo na bochecha do ator. Plano 3: Plano mdio mostra os atores conversando. Falas Ariadne: Camisa (Uniforme do colgio), cala, cabelo solto e mochila. Piu: Camisa (Uniforme do colgio), bermuda jeans, tnis e relgio. Lanchonete da Universidade Santa Ceclia Unisanta. CENA 7 Pensa num dia que no acaba nunca! Ento, no final da aula eu esperei que todos fossem embora para comear a me declarar. Tudo ensaiado, na ponta da lngua... Que travou! Travou mesmo! No saia nada. Estvamos l, s eu e ela. E eu travei. S gaguejava e falava: Ento... sabe... ... Tremendo e suando... no consegui falar NADA! Ela riu, mas entendeu que aquilo era a mais sincera declarao de amor que eu poderia fazer. Terminei o que nem consegui comear e fui tomar gua. Afinal estava com a boca seca de tanto ... ento... sabe o que .... Os dois na sala de aula, Ariadne prestando ateno, Thiago pensativo. Todos saem da sala, ficam os dois. Thiago tenta se declarar, e sai para tomar gua. Plano 1: Plano geral, fazendo panormica da sala de aula Plano 2: Plano geral, mostra o ator sentado nervoso. Plano 3: Close up do rosto do ator. Plano 4: Plano mdio, os alunos saindo da sala de aula. Plano 5: Plano detalhe, dos ps dos alunos saindo da sala de aula, utilizando o slider. Plano 6: Plano mdio, a ator tentando se declarar para a atriz. Plano 7: Over The Shoulder(cmera a cima do ombro) pegando a fala do ator e da atriz. Plano 8: Plano mdio, mostra o ator bebendo gua. Falas / Narrao
45

Histria

Descrio

Descrio Tcnica udio Figurino Cenrio / Locao

Histria

Descrio

Descrio Tcnica

udio

Figurino

Cenrio / Locao

Personagens principais: Ariadne: Camisa (Uniforme do colgio), cala jeans e tnis. Thiago: Camisa (Uniforme do colgio), bermuda jeans, tnis e relgio. Figurantes: Camisa (Uniforme do colgio), cala ou bermuda jeans, tnis, relgio. Itens de cena: Caderno, Mochila, Caneta, Apostila. Sala de aula do Colgio Liceu Santista. CENA 8 Quando voltei para a sala para pegar minhas coisas, fui surpreendido por ela no corredor com um sim seguido de um beijo. Meu corao veio na boca! Ariadne dizendo sim ao Thiago e o beijando. Plano 1: Plano mdio do ator entrando na sala de aula e sendo surpreendido pela atriz que da um beijo nele. Plano 2: Primeiro plano, os atores se beijando. Narrao Ariadne: Camisa (Uniforme do colgio), cala e cabelo solto. Piu: Camisa (Uniforme do colgio), bermuda jeans, tnis e relgio. Corredor do Colgio Liceu Santista.

Histria

Descrio Descrio Tcnica udio Figurino Cenrio / Locao Namoro

Histria

CENA 9 Ariadne: Assim que eu disse sim, ele logo me disse Eu quero conhecer sua famlia, pedir pro seu pai. Aquilo me assustou e eu falei Gente! serio mesmo. E eu falei: Ento tudo bem. Vai na minha casa no final de semana. A minha casa costumava estar sempre cheia. E ele sem ter carta, pegou um nibus, eu disse onde morava... e ele desceu do nibus e comeou a ouvir j o barulho. O som da minha casa, num churrasco lotado. E quando eu fui at o porto, porque minha prima me avisou que ele estava chegando. Eu vi que a perna dele comeou e eu falava Vem!. E ele comeou a diminuir o passo, diminuir o passo. E eu falava Vem!. E ele falou assim: Minha perna travou. E eu falei: Gente, por que que ele est to nervoso? Vem, minha famlia, entra. A gente foi caminhando, e eu puxando ele. Vem conhecer minha famlia, voc no disse que queria conhecer minha

46

famlia? A a gente sentou, bateu um papo. Nisso eu j vi meu pai. Eu no meio daquela situao. Eu tendo que administrar aquela situao do meu pai de um lado para o outro, meu namorado nervoso, e eu ali no meio tentando acalmar um, acalmar o outro, sem parecer que estava tentando acalmar. Thiago: A teve uma hora na festa que eu vi que estava acabando tudo e o sogro teve que vir falar comigo, Eu estava de mo dada com a Ariadne, ele chegou perto de mim e falou assim: Z Carlos: E a, tu surfista? Piu: Sou. Z Carlos: Usa droga? Piu: No. No uso droga no. Z Carlos: Fuma maconha? Piu: No. Eu no fumo maconha no. Z Carlos: Oh l em rapaz! Ariadne: Meu pai, comeou a fazer vrias perguntas pra ele. E ele do meu lado, esttico, s olhando srio, ouvindo cada uma dessas perguntas. E eu olhava pro meu pai e pensava No necessrio. Pra que tanto? Coitado do menino. Ele vai fugir. Z Carlos: E a, tu gosta da minha filha? Thiago: Eu gosto. Thiago: A ele chegou pra mim e apontou o dedo, parecia uma calabresa o dedo dele, de to grande assim. E eu fiquei super tenso, super com medo. Z Carlos: Oh l em rapaz. Voc pode ser um filho pra mim, mas se voc fizer alguma coisa pra minha filha, eu te acho hein, eu te encontro hein. No adianta voc fugir que eu te pego. E eu tenho muitos amigos e eles vo te encontrar. Mostrar toda a festa, mostrar as pessoas, os detalhes da histria. Obs.: Essa cena ser mais espontnea, poucas coisas planejadas. Plano 1: Plano mdio, ator caminhando at a casa da atriz, utilizando o steadycam acompanhando o ator. Plano 2: Plano detalhe, da churrasqueira. Plano 3: Plano mdio, atriz indo receber o ator no porto. Plano 4: Plano geral, ator entrando na festa, utilizando o
47

Descrio

Descrio Tcnica

udio

Figurino

Cenrio / Locao

steadycam. Plano 5: Cmera subjetiva, a cmera se torna a viso do ator. Plano 6: Plano mdio, mostrando o pai da atriz, na churrasqueira e andando de um lado para o outro, pegando de vrios ngulos. Plano 7: Close up, mostrando o pai da atriz fazendo a pergunta para o ator. Plano 8: Plano mdio, mostrando o pai da atriz, a atriz e o ator sentados na mesa. Plano 9: Plano detalhe, mostra o dedo do pai da atriz. Narrao / Falas / Msica Personagens Principais: Ariadne: Camiseta, Cala, Cabelo solto, Maquiagem leve. Piu: Camisa, Bermuda Jeans, Tnis e Relgio. Figurantes: Meninas: Vestido, blusa ou bata, shorts, bermuda ou cala, pulseiras, relgio, colar, sapatilha, rasteirinha ou sandlia de salto, maquiadas. Meninos: Camisa, Bermuda ou cala, tnis, relgio. Salo de festas Casa do casal CENA 10

Histria e Descrio

Thiago leva Ariadne para lanchar. Plano 1: Plano geral, fazendo a panormica do lugar onde os atores esto entrado. Plano 2: Plano mdio, utilizando o steadycam, acompanhado os atores. Plano 3: Plano geral, pegando os atores vindo de frente e entrando na lanchonete. Plano 4: Plano mdio, mostrando os atores sentados e fazendo o pedido do lanche. Plano 5: Plano detalhe, garonete servindo os atores. Plano 6: Primeiro plano, mostrando os atores lanchando. Msica Ariadne: Blusa, Cala, Rasteira, Brinco Pequeno, Presilha no cabelo. Piu: Bermuda, Camiseta, Bon. Lanchonete Sr. Sanduche.

Descrio Tcnica

udio Figurino Cenrio / Locao Casamento (Hoje com as meninas)

Descrio

CENA 11 - Sequncias A ideia mostrar momentos do casal, e posteriormente as filhas aparecerem em cena para representar a vida atual da

48

famlia. Plano 1: Plano geral, pegando as meninas correndo em direo ao casal. Plano 2: Plano geral, do casal abraando as filhas. Plano 3: Plano geral, casal preparando o piquenique. Plano 4: Primeiro plano, as filhas chegando ao piquenique. Plano 5: Primeiro plano, pegando vrios ngulos diferentes do piquenique. Plano 6: Plano mdio, pegando as filhas brincando com os pais. Plano 7: Plano geral, pais e filhas indo em bora do local do piquenique. Msica Ariadne: Vestido, sandlia, pulseira, colar, cabelo arrumado, maquiada. Piu: Camisa Plo, Bermuda Jeans, Tnis e Relgio. Itens de cena: Cesta e toalha de piquenique, bolinhas de sabo, alimentos, bales de gs. Cenrio / Locao Emissrio Submarino de Santos.

Descrio Tcnica

udio

Figurino

49

50

51

52

53

54

55

56

Composio Visual Direo de Arte Iniciamos o curta-metragem na introduo mostrando a personalidade da personagem principal, Ariadne, praticando o seu esporte preferido da adolescncia, o hipismo. Que um esporte que traz muitos benefcios para a mente, quanto para o corpo. E como tradio, utilizou o figurino padro para a prtica: optamos pela camisa polo na cor azul num tom mais escuro, por ser uma cor que traz tranquilidade e serenidade. E por ser considerado tambm, uma cor romntica que define sua personalidade. A cala de montaria preta, e uma bota na cor marrom, que conecta totalmente a personagem natureza, terra, vida no campo.

Na apresentao do personagem principal, Thiago, a prtica do surfe foi o esporte da vez. O figurino usado foi uma roupa de borracha, chamada como Long John, que utilizada quando h uma queda na temperatura, apropriada para o inverno, que no h uma cor padro determinada, mas nesse caso foi utilizada na cor preta com detalhes em vermelhos, uma cor que fortelece o corpo, d mais energia fsica e o ar de liderana que so algumas das caractersticas que define o esporte. E como acessrios, a prancha, a parafina e o leash.

57

Na representao dos personagens principais na escola, todos, incluindo os figurantes utilizaram uma camiseta como uniforme que seria o figurino, na cor branca, que hoje em dia e sempre foi muito usado na confeco de uniformes, sendo como uma das cores padro. Que remete uma sensao de paz e verdade, estimula a humildade. Por isso, muito utilizado em lugares que muitas pessoas esto se comunicando e interagindo. Compondo o figurino, cala e bermuda jeans, tnis, e como acessrios mochilas, cadernos, e todos os acessrios utilizados em uma sala de aula.

Na festa, como ns estamos representando a adolescncia do casal, seguimos com o figurino de acordo com esse perodo, Ariadne utilizou uma blusa meia manga, na cor salmo escuro, que transmite uma sensao de harmonia, felicidade e todos os
58

aspectos relacionados a proteo que um sentimento familiar. E Thiago, com uma camiseta na cor branca com estampas de surf que simboliza a juventude, clareza, positividade, bondade e a unio. E o pai de Ariadne, utiliza uma camisa na cor azul num tom claro, que transmite toda a sua sabedoria, pensamentos elevados por ser mais experiente, inteligncia, afetividade. A utilizao dos figurinos nessas determinadas cores casam perfeitamente com a situao, pois essa cena o momento em que Thiago, pede permisso ao pai de Ariadne para namorarem.

O namoro, como todos os adolescentes, num final de semana saram para se divertir. Ariadne, usa uma blusa rosa, que uma cor suave que entrega o sentimento de amor, amizade, carinho e delicadeza, trasmitindo romantismo. E uma presilha em strass, como acessrio de cabelo. J o Thiago, uma camiseta e um bon preto bastante jovial.

59

Momentos em famlia so uma das coisas mais importantes e valiosas na vida. E assim que finalizamos o nosso curta metragem. Em um ponto turstico da nossa cidade de Santos, com uma bela paisagem do mar e da ilha, resgatando todos os momentos de carinho e amor entre o casal e as filhas. Quanto ao figurino, a personagem principal Ariadne, usava um vestido colorido, com as cores branca que a cor da paz, da harmonia, a amarela que transmite a felicidade e alegria, expressa os sentimentos, a cor azul que a tranquilidade e uma rasteira amarela. E Thiago, com uma camisa plo listrada em azul e branco, com uma bermuda clara e chinelo, pelo ambiente praiano. As crianas estavam com uma blusa tipo bata, shorts e acessrios no cabelo. Consequentemente criando uma harmonia entre o cenrio e os personagens, detalhes na cor vermelha, laranja, no figurino, cenrio e nos itens de cena, como a toalha quadriculada, os produtos e os figurinos, fortalecendo a composio de cenrio.

60

Composio Visual Usos de Enquadramentos, ngulos e Cortes Tivemos um rduo trabalho na edio. A primeira cena do nosso curta-metragem comea com um ngulo de cmera centralizado em plano geral, mostrando as crianas correndo desfocadas. Utilizamos essa composio de plano para deixar a imagem mais ampla e ajudar no propsito de manter um segredo sobre a identidade das crianas.

61

Logo em seguida fizemos um corte com uma transio em branco, passando para a cena da atriz calando sua bota em plano detalhe. Esse plano foi escolhido para fortalecer o figurino em relao ao da atriz de andar a cavalo e ao ambiente do campo, com areia, rvores, entre outros.

Usamos cortes secos para dar ritmo na cena, em dois momentos dessa cena quando h cortes, inserimos duas transies bem rpidas, que se chamam light burn (que um vdeo sobreposto acima do corte) Para fazer aplicao dessa transio, s diminuir a porcentagem de opacidade. Nessa cena foi bastante utilizado o plano geral, usamos esse plano para mostrar o ambiente onde atriz est fazendo sua atividade e tambm para ver todo o movimento que o cavalo est fazendo.

62

Na cena do ator praticando sua atividade na adolescncia, comeamos com um ngulo, no qual a cmera est posicionada de frente para o mar, saindo de trs de uma barra de proteo de alumnio e mostrando o mar em plano geral.

Dando continuidade na cena, usamos cortes secos, para tambm dar um ritmo maior na cena, e a utilizao de planos detalhas do ator passando a parafina, fechando a roupa de borracha, e colocando o lesh (cordinha que prende a prancha ao p).

Nesse take abaixo utilizamos o plano de filmagem em primeiro plano, mostrando o ator olhando as condies do mar e arrumando seu equipamento para entrar no mar.

63

No take final dessa cena, ultilizamos plano mdio e o movimento panormico, cuja cmera sai da imagem do ator e vai em direo ao cu na vertical. Escolhemos essa composio, pois logo depois j vem um corte com uma transio onde a cmera faz o mesmo movimento panormico na vertical, s que agora descendo e monstrando a fachada da escola. Fizemos isso para dar passagem de tempo.

Na cena da escola optamos por usar cortes secos, pois tnhamos muitas imagens para serem transmitidas em um curto tempo. Isso tornou a cena mais rpida, dando mais movimento. cena no corredor da escola, utilizamos dois ngulos diferentes. Fizemos plano mdio para mostrar a atriz e a amiga dela conversando. A cmera foi posicionada de frente para a atriz.

64

A outra cmera mostrou outro ngulo, pegando o ator passando pela atriz e dando um olhar de conquista para a atriz em plano mdio. Por ser uma cena gravada em um ambiente estreito, o uso das duas cmeras em ngulos opostos, faz com que o espectador consiga observar a reao de ambos os atores.

Utilizando o plano mdio, e a cmera posicionada de frente para a atriz, pegando o ator de perfil, mostramos uma conversa entre os atores. Nesse take tambm foram usadas duas cmeras posicionadas em ngulos diferentes para mostrar a conversa com mais movimento.

65

Ainda h takes da escola mostrando os alunos deixando a aula em plano mdio. Nesse take usamos as duas cmeras, uma ficou posicionada em frente porta e a outra ficou no cho mostrando o movimento dos ps dos alunos para enriquecer a filmagem com mais detalhes.

66

Na cena abaixo usamos dois ngulos de cmeras laterais. Um capturando as expresses do ator ao se declarar para a atriz.

E na outra cmera mostrando o rosto da atriz prestando muita ateno nas palavras do ator.

67

Nos depoimentos, usamos enquadramento em plano mdio dos atores contando sobre os acontecimentos vividos. Uma cmera ficou posicionada de frente para eles e com a outra cmera fizemos os takes das expresses dos atores utilizando o primeiro plano.

68

Na cena abaixo usamos primeiro plano para fazer um enquadramento mais de perto, e a outra cmera ficou posicionada um pouco mais afastada em plano mdio, para mostrar os atores se beijando.

69

Fizemos um take em plano geral, utilizando uma transio de passagem de tempo do acontecimento do beijo para mais adiante onde o ator ir pedir a atriz em namoro para o pai dela.

Na prxima cena, utilizamos plano mdio, a cmera posicionada de frente para o ator e acompanhando o trajeto dele chegando festa.

70

Fizemos o take em plano geral, para mostrar o ator se dirigindo aos convidados, meio receoso e envergonhado com a situao de entrar na festa sem conhecer ningum.

No take abaixo, a cmera passou a ser a viso do ator e mostrou as expresses de surpresa dos convidados. Por isso utilizamos esse plano de filmagem, com a cmera subjetiva.

71

Em plano mdio, procuramos mostrar a movimentao do pai da atriz, andando de um lado para o outro, mostrando o nervosismo de querer conhecer o ator.

Com enquadramento em plano mdio, mostramos os trs sentados em uma mesa, para a conversa. A outra cmera ficou posicionada em primeiro plano no rosto do ator e no rosto do pai da atriz, mostrando os detalhes, dando sensao de movimento do dilogo.

72

Foi possvel mostrar as expresses do pai bravo, e o ator com cara de preocupado com a situao.

Nesse take pegamos exatamente o momento em que o pai da atriz aponta o dedo falando algo importante para o ator e o ator olhando vidrado, para o dedo, prestando ateno no que o pai da atriz falava.

73

No incio da cena da lanchonete, posicionamos a cmera do outro lado da rua, fazendo um plano geral do lugar onde o casal estava entrando.

Nesse enquadramento j mostra o casal em plano mdio, entrando no estabelecimento.

74

Em plano mdio, mostramos o casal num momento de descontrao.

Na cena da lanchonete, procuramos pegar momentos engraados e de romantismo. Utilizamos enquadramentos em plano mdio e plano detalhe.

75

Com cortes secos dando o andamento vivenciado naquela noite pelo casal e encerramos com a cena do beijo em primeiro plano.

Na ltima cena do filme, filmamos vrios takes em plano mdio, plano geral e primeiro plano mostrando bem de perto a famlia se divertindo no piquenique.

76

Utilizamos plano geral, mostrando os pais pegando suas filhas no colo e dando um beijinho nelas.

Em alguns takes mostramos a alegria da me com as filhas e do pai tambm.

77

Take feito em primeiro plano mostrando, as meninas brincando com a bolinha de sabo.

ltimo take, cmera posicionada ao cho focando o jardim em primeiro plano e em segundo plano mostrando o casal desfocado, caminhando e saindo da direo da cmera.

78

79

O projeto true love baseado na realidade. Fatos reais da vida de pessoas reais. As pessoas se interessam por histrias. E histrias da vida principalmente. Por isso, ele abordou um assunto to presente na vida das pessoas, que o amor. Como produtores deste documentrio, temos um verdadeiro interesse na reao do casal ao receber esse projeto como presente. Durante todo o trabalho, tivemos os olhos fixos em nossa meta de transmitir essa realidade da vida do Thiago e Ariadne. E por viver tantos momentos ao lado deles, nosso desejo que todos os espectadores desse curta metragem sintam-se presentes na vida deste casal, mesmo sem os conhecerem, assim como ns nos sentimentos presentes e com o privilgio de conhecer sua histria. Relembrando do incio de todo processo, percebemos que muitos objetivos foram alcanados. O roteiro do filme no teve mudanas drsticas durante as filmagens, o que significa que conseguimos realizar a maior parte dele. Conseguimos seguir nossas referncias de vdeos cinematogrficos de casamento, nos encaixando ento no mercado de trabalho, com um projeto profissional. Deixamos o filme com dinamismo e com caractersticas pessoais do casal. Uma das caractersticas mais importantes, que foi bastante citada no projeto, a atuao do prprio casal. Eles so autores e protagonistas de sua histria! Esse foi um grande diferencial para tornar o projeto inovador. Mas tambm nos desafiou grandemente. Trabalhar com pessoas, que no so profissionais de artes cnicas, e que esto voluntariamente nos ajudando a realizar o projeto, trouxe a ns inmeras limitaes. Tivemos que nos adaptar a horrios, lugares, e circunstncias necessrias para podermos trabalhar com o casal. Foi uma tima experincia para sentirmos algumas das dificuldades que podem surgir em trabalhos como esse, quando lidamos com clientes que trabalham diretamente conosco e precisam colaborar para a realizao do projeto. Por ser uma novidade no mercado, um projeto que exigiu bastante pesquisa. Pesquisas sobre a rea abordada no mercado de trabalho, e principalmente pesquisas sobre a vida do prprio casal. Com o material de pesquisa foi possvel a prtica de nossos conhecimentos e tcnicas adquiridas durante o curso de Produo Multimdia. Conclumos esse projeto com uma imensa satisfao em faz-lo. Cientes da responsabilidade que temos para com o casal e sua histria e confiantes da satisfao do casal, como nossos clientes, ao assistirem o curta metragem.

80

Freire, Aluizio. Casais transformam suas histrias em filme romntico. G1. Rio de Janeiro: 2010. Disponvel em: <http://g1.globo.com/rio-dejaneiro/noticia/2010/10/casais-transformam-suas-historias-em-filme-romantico.html> Acesso em: 10 set. 2012. Da Costa, Fernando N. Concorrncia no Mercado de Casamentos. Campinas: 2012. Disponvel em: <http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2012/07/25/concorrencia-nomercado-de-casamentos/> Acesso em: 10 set. 2012. Ferreira, Afonso. Empresas inovam e lucram mais no mercado de casamentos. Uol. So Paulo: 2012. Disponvel em: <http://economia.uol.com.br/ultimasnoticias/redacao/2012/05/09/empresas-inovam-e-lucram-mais-no-mercado-decasamentos.jhtm> Acesso em: 10 set. 2012. Furlan, Paula. Casamento: mercado em plena expanso. Consumidor Moderno. So Paulo: 2012. Disponvel em: <http://consumidormoderno.uol.com.br/financas/casamento-mercado-em-plenaexpans-o> Acesso em: 15 set. 2012. Brito, Ana. Nmero de divrcios no Brasil sobe mais de 3% nos ltimos dez anos. Jornal Hoje. So Paulo: 2012. Disponvel em: <http://g1.globo.com/jornalhoje/noticia/2012/05/numero-de-divorcios-no-brasil-sobe-mais-de-3-nos-ultimosdez-anos.html> Acesso em: 29 out. 2012. A Enciclopdia Livre, Wikipdia. Casamento na Roma Antiga. Brasil: 2012. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Casamento_na_Roma_Antiga> Acesso em 30 out. 2012. No site abaixo h referncias sobre o nosso curta-metragem, que contam histrias de casais e tambm vdeos de casamentos. Martins, Helder Filipe. Casamentos. HDSLR. Bauru: 2012. Disponvel em: <http://hdslr.com.br/category/filmes-filmes/casamentos/> Acesso em: 06 jul. 2012. Marques, Renan. Save The Date [Andre + Andra]. Click4UFilms. So Paulo: 2012. Disponvel em: <http://www.click4ufilms.com.br/?p=1229> Acesso em: 19 jun. 2012. O site acima tambm serviu como referncia para editarmos nosso curta metragem. Maschwitz, Stu. Getting Started with Magic Bullet Colorista II. Red Giant. Estados Unidos: 2010. Disponvel em: <http://vimeo.com/13271908> Acesso em: 09 set. 2012. Este vdeo aula acima ensina a usar o plugin Magic Bullet Colorista.
81

Ridgway, Stephan. Using Soundbooth: Removing Noise. Sidney: 2010. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=FPRaLsBneMY&feature=related> Acesso em: 26 set. 2012. Este vdeo aula nos ajudou no momento de retirar os rudos dos udios de nosso filme. Halperin, Tim. I Wanna Fall In Love. The Music Bed. Texas: 2012. Disponvel em: <http://www.themusicbed.com/#/get-musiclist.php?search=I+Wanna+Fall+In+Love> Acesso em: 22 set. 2012. Sugar and the Hi-Lows. Think I Said Too Much. The Music Bed. Texas: 2012. Disponvel em: <http://www.themusicbed.com/#/Think-I-Said-Too-Much-2303.php> Acesso em: 22 set. 2012. The Icarus Account. Favorite Girl (Instrumental). The Music Bed. Texas: 2012. Disponvel em: < http://www.themusicbed.com/#/Favorite-Girl-Instrumental821.php> Acesso em: 22 set. 2012. Jobro. Warfare Drums. Freesound. Janeiro, 2010. Disponvel em: <http://www.freesound.org/people/jobro/sounds/87136/> Acesso em: 29 set. 2012. The Icarus Account. Unpredictable (Instrumental). The Music Bed. Texas: 2012. Disponvel em: < http://www.themusicbed.com/#/Unpredictable-Instrumental-Only2396.php> Acesso em: 06 out. 2012. Miler, Hannah. All My Love. The Music Bed. Texas: 2012. Disponvel em: < http://www.themusicbed.com/#/All-My-Love-1544.php> Acesso em: 27 out. 2012. Handsome and Gretyl. Darling (Instrumental). The Music Bed. Texas: 2012. Disponvel em: <http://www.themusicbed.com/#/Darling-Instrumental-1472.php> Acesso em: 06 out. 2012. Significado das Cores. 2012. Disponvel em: <http://www.significadodascores.com.br/> Acesso em: 08 out. 2012. Carvalho, Ana. Olhando a cor. 2006. Disponvel em: <http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/significado_das_cores.htm> Acesso em: 08 out. 2012. Ghisleri, Janice. Como entender a importncia do figurino no espetculo? Santa Catarina. Disponvel em: <http://artes.com/sys/sections.php?op=view&artid=15&npage=3> Acesso em: 08 out. 2012. Cavichioli, Odair. Design - Teoria das Cores. 2007. Disponvel em: <http://www.slideshare.net/barao/teoria-corres> Acesso em: 08 out. 2012.

82

Csar, Evandro. O significado das cores e seus efeitos nas pessoas. 2007. Disponvel em: <http://espacodecorado.com/2009/04/o-significado-das-cores-eseus-efeitos-nas-pessoas/> Acesso em: 08 out. 2012. Rocha Arajo Moraes, Rosalina. Casamento. Sociologia. 2007. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/sociologia/casamento/> Acesso em: 04 out. 2012. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Registro Civil Casamento. Brasil. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/registrocivil/casamento.shtm> Acesso em: 04 out. 2012.

83

Nome do Filme: Inception A Origem, Ano: 2010, Direo e Produo: Christopher Nolan. Assistimos esse filme para termos a ideia de utilizar a primeira cena do filme como referncia. Nela, o ator Leonardo Di Caprio est deitado na praia, levanta a cabea e v uma criana brincando de fazer castelinho de areia, logo em seguida chega outra criana que uma menina e se junta primeira criaana. Nessa cena em nenhum momento o rosto das duas crianas so revelados. Aproveitamos a sugesto do professor Edison Delmiro para comearmos o curta metragem com as filhas do casal brincando, mas com a mesma ideia da do filme A Origem, sem mostrar os rostos delas. Entretanto chegando ao final do curta revelamos os rostos das meninas. Nome do Filme: Os Famosos e os Duendes da Morte, Ano: 2010, Direo: Esmir Filho. A ideia de assistir esse filme foi mais pela esttica das cores, para ver os tipos de cores que o diretor usou nas cenas, como cores frias e quentes. Esta tambm foi uma sugesto do professor Edison Delmiro. Nome do Filme: Santiago um filme documentrio, Ano: 2006, Direo: Joo Moreira Salles Esse documentrio foi passado na eletiva de vdeo e ele tem o objetivo de discutir a construo de relatos biogrficos sobre personagens que exercem a memria e a escrita como forma de sobrevivncia, alm de se tratar de uma pessoa que ocupava um lugar socialmente inferior no interior da sociedade burguesa, qual seja o de mordomo.

84

85

86

87

88

89

90

91

92

Infogrfico criado pelo site Exame.com com dados de pesquisas do IBGE. 93

Potrebbero piacerti anche