Sei sulla pagina 1di 8

CURSO SUPERIOR DE GRADUAO EM ENFERMAGEM GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

1 PERODO

Biologia Geral, Citologia e Gentica

Estudo da clula, seus componentes e relao com as funes desempenhadas no corpo humano. Conceitos fundamentais da gentica, com nfase aos padres de herana e desenvolvimento de doenas genticas.

Histologia e Embriologia

Embasamento terico dos aspectos histofisiolgicos do corpo humano. Estudo do desenvolvimento embrionrio. Noes de microscopia e tcnicas laboratoriais.

Bases Psicolgicas para o Processo de Cuidar

Estudo de noes fundamentais da Psicologia e suas relaes com a sade e a Enfermagem. Processos de comunicao e relacionamento teraputico. Fundamentos de teorias de personalidade e introduo a Psicopatologia.

Fundamentos Scio-Filosficos

Conceitos fundamentais da Filosofia e sua relao com a Cincia. tica, moral e sociedade. Estudo das principais correntes sociolgicas, que possibilitem a compreenso da interdependncia do homem com a sociedade e a sade.

Introduo Enfermagem

Natureza da Enfermagem e sua insero nos diferentes nveis das instituies de sade no Brasil. Nveis de formao do Enfermeiro na sociedade brasileira; Comprometimento da enfermagem com a sade e qualidade de vida da populao, e sua relao com o mundo atual. Bases fundamentais da Enfermagem como profisso no

Brasil. reas de atuao do enfermeiro. Processo de trabalho em equipe. Tecnologias utilizadas na prtica assistencial de Enfermagem.

Polticas Pblicas de Sade

Anatomia Humana

Introduo ao estudo da Anatomia. Viso geral do corpo humano. Aparelho locomotor. Sistema circulatrio. Sistema respiratrio. Sistema digestivo. Sistema urinrio. Sistema genital masculino. Sistema genital feminino.

2 PERODO

Bioestatstica

Embasamento tcnico-cientfico que possibilita ao enfermeiro coletar, tabular, criticar e analisar dados de estatstica vital, utilizando-os como orientadores das intervenes na sua prtica profissional.

Antropologia Filosfica

Estudo compreensivo do homem inserido na sociedade, suas dimenses histricas e relao com o mundo cotidiano. Abordagem histrica da antropologia.

Bioagentes Patognicos e Imunologia

Engloba o estudo da Microbiologia, Parasitologia e Imunologia. Aborda os microorganismos e parasitas causadores de doena, quanto aos seus aspectos morfolgicos e patogenicidade. Biologia da resposta imune, doenas auto-imunes e imunoprofilaxia.

Fisiologia Humana, Biofsica e Bioqumica

Estudo dos processos fisiolgicos e dos mecanismos bioqumicos e biofsicos envolvidos no funcionamento e regulao do organismo humano.

tica Profissional

Conceito, princpios e valores fundamentais de tica, biotica e moral. tica profissional e responsabilidade tica dos profissionais no exerccio da enfermagem, no mbito da assistncia, gerenciamento, ensino e pesquisa cientfica, nas relaes com o indivduo, famlia e sociedade em geral.

3 PERODO

Enfermagem em Ateno Bsica de Sade

Estudo e desenvolvimento de habilidades necessrias capacidade de cuidar de pessoas, considerando o processo sade-doena e o contexto familiar envolvendo as dimenses scio-econmico-poltico-cultural.

Epidemiologia e Sade Ambiental

Estudo das condies ambientais, sociais e econmicas a partir de indicadores epidemiolgicos e de sade. Noes de Vigilncia Epidemiolgica e Saneamento Ambiental.

Fundamentos de Farmacologia

Farmacologia geral (conceitos e princpios gerais em farmacologia). Formas farmacuticas e vias de administrao, absoro, distribuio, metabolizao e eliminao de drogas no organismo. Mecanismos de ao de drogas no organismo (Teoria dos receptores). Transmisso neuro-humoral e farmacologia do sistema nervoso autnomo. Bloqueadores neuromusculares. Drogas colinrgicas e adrenrgicas.

Introduo psicofarmacologia. Drogas que atuam no sistema nervoso central (neurolpticos, ansiolticos, antidepressivos, anticonvulsivantes, hipnosedativos,

hipnoanalgsicos). Anestsicos. Drogas que atuam sobre o sistema cardio-vascular (anticoagulantes, digitlicos, antihipertensivos, antiarrtmos, dilatadores coronarianos). Diurticos. Autacides. Corticosterides, analgsicos, antitrmicos, antiinflamatrios. Drogas que afetam o sistema hormonal. Anti-spticos e antibiticos. Antiparasitrios.

Histria de Enfermagem

Retrospectiva histrica da prtica da enfermagem: civilizaes antigas, idades mdia, moderna e contempornea. Enfermagem moderna e sua prtica no Brasil e na Paraba. Insero do curso de Enfermagem na estrutura acadmica.

Patologia Humana

Estudo dos processos patolgicos gerais, abordando os aspectos morfofuncionais, etiologia, gnese e caractersticas clnicas.

Enfermagem em Sade Mental

Fundamentao terica acerca do desenvolvimento da sade mental do indivduo e da coletividade. Atuao da Enfermagem nos programas de preveno e promoo de sade mental. Desenvolvimento de instrumentos de comunicao e aes de enfermagem que forneam o relacionamento teraputico entre o profissional, cliente, famlia e comunidade.

Metodologia da Investigao em Enfermagem

Estudo dos fundamentos tericos e prticos da pesquisa em enfermagem. Tipos e caractersticas das pesquisas. As questes ticas e legais da pesquisa com seres humanos.

4 PERODO

Semiologia e Semiotcnica e o Processo de Cuidar

Estudo

dos

procedimentos

terico-prticos

de

Enfermagem

necessrios

ao

desenvolvimento de habilidades e competncia para o cuidar, visando promoo e recuperao da sade do indivduo, da famlia e da comunidade no contexto social e cultural. Mtodos propeduticos, procedimentos para o cuidar, etapas da sistematizao da assistncia.

Enfermagem em Sade Coletiva

Estudo do referencial terico acerca da sade coletiva, polticas de sade e movimentos sociais. Enfoque das Conferncias de Sade, Reforma Sanitria e SUS. Atuao do enfermeiro nos diferentes nveis de ateno sade e programas de sade pblica, tais como: imunizao, Programa de Sade da Famlia, Doenas Sexualmente Transmissveis, Diabetes, Hipertenso e Tuberculose.

Farmacologia Aplicada Enfermagem

Clculos Matemticos aplicados na Dosagem de Frmacos, Frmacos utilizados em Maternidades, Frmacos utilizados em Hospitais Gerais, Frmacos utilizados em Hospitais de Emergncia, Frmacos utilizados nos Programas de Sade da Famlia, protocolos do SUS relativos medicao bsica, Fitoterapia e suas implicaes, Bases da Homeopatia, suas indicaes e cuidados de administrao, Implicaes na Administrao de Frmacos para o Idoso, Cuidados na Administrao de Frmacos na Criana, Farmacoterapia em Pacientes Terminais, Reaes Adversas e Interaes Medicamentosas, Preparo da medicao (reconstituio, diluentes/diluio, materiais, custo), tica e Aspectos Legais na Administrao de Frmacos.

Enfermagem em Sade do Trabalhador

Exerccio de Enfermagem

Natureza da Enfermagem; Prtica profissional do enfermeiro: implicaes tcnicas, ticas e legais; Dispositivos legais especficos, norteadores da pratica de Enfermagem, e da sade como um todo; Equipe de Enfermagem: composio, competncia e nveis hierrquicos. Funes bsicas do enfermeiro e sua atuao profissional nas reas: Assistencial, em nveis diferenciados de complexidade; gerencial; ensino; pesquisa e extenso; Organizao social da Enfermagem; Articulao da Enfermagem na equipe multiprofissional de sade; Comprometimento da Enfermagem com a sade e qualidade de vida da populao no atual contexto da sociedade brasileira.

5 PERODO

Processo de Cuidar em Sade da Criana e do Adolescente

Estudo das diversas fases do desenvolvimento da criana e do adolescente. Planejamento, execuo e avaliao da assistncia de enfermagem criana e ao adolescente, em instituies de sade, de educao e comunidade, respeitando os programas de sade governamentais e contexto bio-psico-poltico e social.

Processo de Cuidar em Sade da Mulher no ciclo gravdico puerperal

Desenvolvimento de habilidades tcnicas e cientficas no processo de cuidar da sade da mulher, a nvel individual e coletivo, respeitando seu contexto social, econmico e cultural. Abordagem do cuidado integral mulher e ao recm-nascido, durante o parto e puerprio normal e agravos obsttricos.

Educao Popular no Cuidar em Sade

Enfermagem em Sade da Famlia

Processo de Cuidar do Recm-Nascido

6 PERODO

Processo de Cuidar em Sade do Idoso

Estudo das relaes biopsicossociais e espirituais do processo de envelhecer. Abordagem de modelos de assistncia e programas de ateno ao idoso, respeitando seu contexto scio-econmico-cultural. Desenvolvimento de habilidades para cuidar do idoso de forma integral, em situaes domiciliares ou institucionais.

Processo de Cuidar em Sade do Adulto

Estudo do ser humano adulto em sua integridade, inserido no contexto social e a relao com o processo sade-doena. Desenvolvimento de habilidades para cuidar e realizar aes de promoo, proteo, recuperao e reabilitao da sade em situaes clnicas e cirrgicas. Aplicao da sistematizao da assistncia de enfermagem em unidades hospitalares (centro cirrgico, central de material e esterilizao, unidade de terapia intensiva, emergncia e nas clnicas mdicas, cirrgicas e de doenas transmissveis).

Processo de Gerenciar em Enfermagem

Aborda aspectos gerenciais da prtica de enfermagem, apontando para o desenvolvimento organizacional a partir de diretrizes voltadas para o planejamento e organizao de servios de sade, para administrao de recursos humanos e materiais, de conduo de processos de ateno sade, da tomada de decises e da definio da funo gerencial do enfermeiro.

7 PERODO

Estgio Curricular Supervisionado na Rede Bsica

Desenvolvimento de atividades envolvendo as funes prprias do enfermeiro na rede bsica de sade. Planejamento, operacionalizao e avaliao das aes de enfermagem (assistenciais administrativas, educativas e investigativas inerentes ao campo da sade coletiva), mediante as aes bsicas de sade com enfoque na sade da famlia e demais Programas de Sade Pblica. Valorizao da sistematizao do trabalho com base na metodologia do processo de enfermagem.

Estgio Curricular Supervisionado na Rede Ambulatorial

Desenvolvimento de atividades envolvendo as funes prprias do enfermeiro (assistenciais, administrativas, educativas e investigativas) na rede ambulatorial de sade, dirigidas s pessoas em situaes de sade-doena, nas diversas fases do ciclo da vida respeitando o contexto scio-poltico, cultural e epidemiolgico. Valorizao da sistematizao do trabalho com base na metodologia do processo de enfermagem.

8 PERODO

Estgio Curricular Supervisionado na Rede Hospitalar

Desenvolvimento

de

atividades

assistenciais,

administrativas,

educativas

investigativas inerentes ao exerccio profissional do enfermeiro, abrangendo a sade da criana, do adolescente, da mulher, do adulto trabalhador e do idoso se encontrem institucionalizadas em situaes de sade-doena. Valorizao da sistematizao do trabalho com base na metodologia do processo de enfermagem.

Trabalho de Concluso de Curso TCC

Elaborao de um projeto de pesquisa com tema relacionado realidade de sade atual e aos aspectos tericos e prticos da assistncia de Enfermagem, a ser desenvolvido como trabalho monogrfico. Dever ser apresentado em forma de seminrio.

Potrebbero piacerti anche