Sei sulla pagina 1di 15

E.E. Prof.

Wilson Prestes Miramontes

Leonardo Moraes de Oliveira

Uma Verdade Inconveniente

Votorantim SP 2012

LEONARDO MORAES DE OLIVEIRA

UMA VERDADE INCONVENIENTE

TRABALHO ESCOLAR NO CURSO ENSINO MDIO, NA INSTITUIO E.E. Prof. WILSON PRESTES MIRAMONTES, REDIGIDO POR LEONARDO MORAES DE OLIVEIRA NA DISCIPLINA DE FSICA LECIONADA POR CCERES O 1 ANO A.

VOTORANTIM SO PAULO 2012

SUMRIO

Introduo.............................................. O efeito estufa e o ciclo de carbono...... Dados atuais, do passado e futuros..... Mudanas no nvel do mar..................... O que acontece agora............................ Concluso............................................... Referncias Bibliogrficas ......................

1 2 3 4 10 11 12

INTRODUO Quando a primeira imagem da Terra foi tirara em 7 de Dezembro de 1972, h exatamente 45 000Km acima de nossa atmosfera, no sabamos que iriamos conhecer o sistema mais vulnervel que existe. No momento em que Roger Revelle sugeriu que medssemos a quantidade de dixido de carbono (CO2) na atmosfera, ele no citou que estvamos prestes a decretar nossa prpria morte.

O EFEITO ESTUFA E O CICLO DE CARBONO Sabemos que no somos os nicos emissores de dixido de carbono em nossa atmosfera, mas que tambm o prprio planeta e seus outros habitantes contribuem para este aumento. Mas o que deveramos saber sobre os nveis naturais de CO2 bem como o efeito estufa? Ser que h alguma alterao nestes nveis dependendo da posio do eixo terrestre? A vida na Terra possvel graas energia solar, que chega at ns principalmente na forma de luz visvel. Cerca de 30% da luz solar refletida de volta ao espao pela atmosfera exterior, mas o restante atinge a Terra, que a reflete na forma de uma energia mais calma e lenta denominada radiao infravermelha. A radiao infravermelha transportada lentamente para cima pelas correntes de ar, e a sua fuga final para o espao atrasada pelos gases do efeito estufa, tais como o vapor de gua, dixido de carbono, o ozono e o metano. Os gases do efeito estufa constituem apenas 1% da atmosfera, mas atuam como um cobertor em volta da Terra, ou como o teto de vidro de uma estufa - que aprisionam o calor e mantm o planeta cerca de 30C mais quente do que seria sem eles. As atividades humanas esto tornando o cobertor cada vez "mais grosso" - os nvel naturais destes gases esto a ser incrementados pelas emisses de dixido de carbono originadas pela combusto de carvo, petrleo e gs natural; pelo metano e xido nitroso adicional produzido pelas atividades agrcolas e pelas alteraes no uso dos solos; e por vrios gases industriais de longa durao que no ocorrem de forma natural. Estas alteraes esto acontecendo a uma velocidade sem precedentes. Se as emisses continuarem a crescer, praticamente certo que os nveis atmosfricos de dixido de carbono vo duplicar os dos tempos industriais durante o sculo XXI; mesmo possvel que tripliquem.

DADOS DO PASSADO, ATUAIS E FUTUROS

No grfico apresentado acima, percebe-se que em 250 mil anos, o nvel de CO2 (representado no grfico pela cor vermelha) nunca ficou acima dos 300ppm (partes por milho). Porm, atualmente, o nvel de dixido de carbono est muito acima do ciclo natural de 300ppm chegando a 390ppm! E ainda h expectativas de que em 20 anos este nvel suba ainda mais, fazendo este valor subir at 450ppm. Mas e se examinarmos um perodo mais curto do que o apresentado no grfico acima - digamos, os ltimos mil anos? Isso apresenta um problema, j que registros precisos da temperatura no foram mantidos at meados do sculo XIX. Mas h meios de estimar a temperatura a partir de outras informaes, como o tamanho dos anis de crescimento das rvores e a composio do gelo retirado da Antrtida e da Groenlndia. Os registros usados para essas medies indiretas de temperatura so chamados de "dados de proxy".

3 6

Ao observarmos o grfico acima veremos que os 10 anos mais quentes ficam entre um perodo de 14 anos; e claro que o aumento da temperatura afeta diretamente o clima, e vemos como principal ocorrncia furaces e ciclones frequentes, secas e cheias mais intensas e frequentes - o recente aumento dos "acontecimentos climticos extremos" tem sido demasiado pronunciado para ser explicado como casual. Os cientistas dizem que se trata de uma indicao de que as alteraes climticas j comearam. Uma das variaes, e que assusta e muito os pesquisadores, o aumento na temperatura dos oceanos, que fez com que em 2002 uma parte do rtico se partisse ao meio, o que contribuiu para o aumento do nmero em questo: nos ltimos 70 anos, a calota polar do rtico diminuiu 40%. O que afeta diretamente o resto do planeta, pois a calota polar do rtico funciona como um espelho gigante que reflete parte da radiao solar de volta para o espao. J na Antrtida, pedao de gelo do tamanho do estado norte-americano de Rhode Island se desprendeu. O prximo grfico mostra a temperatura mdia do Hemisfrio Norte no decorrer dos ltimos dois milnios.

A poro direita da linha vertical corresponde ao perodo de tempo coberto pelo primeiro grficocerca de 150 anos. No contexto dos ltimos 2.000 anos, o aumento de temperatura no sculo XX foi bastante acentuado. E o restante desse perodo de tempo? O perodo de vrias centenas anos at o sculo XIX tem sido chamado de Pequena Era do Gelo na Europa. No h um consenso sobre as datas exatas. H muitas evidncias de um clima mais frio que o atual ou no perodo quente de vai de cerca de 900 a 1100. As geleiras avanaram. O Mar Bltico e o Rio Tmisa, em Londres, costumavam congelar no inverno. As estaes de plantio eram menores. Durante invernos especialmente rigorosos, o gado morria em grandes nmeros. O clima tambm era mais frio na poro nordeste da Amrica do Norte. Contudo, no se sabe ao certo se o resfriamento era global ou limitado regio do Atlntico Norte. A poro lils direita da linha vertical se baseia em medies indiretas, ou dados de proxy. A poro verde representa medies termomtricas reais. Nos sculos anteriores Pequena Era do Gelo, exploradores Norse (vikings) se aventuraram at a Amrica do Norte e formaram colnias na Islndia e Groenlndia. Com o estabelecimento de um clima mais frio, as viagens martimas ficaram impedidas pelo aumento de gelo no mar. O contato entre a Escandinvia e essas colnias ficou interrompido. Por fim, as viagens Groenlndia foram interrompidas. Mediante a escassez de suprimentos da Europa e com estaes de

plantio mais curtas, as colnias da Groenlndia desapareceram no incio dos anos 1400. As quedas na concentrao de CO2 comeam sempre apenas aps o incio de um perodo de resfriamento. Ento, medida que uma era do gelo se aproxima do fim, as concentraes podem permanecer baixas por algum tempo aps o incio do perodo de aquecimento. Isso significa que as mudanas de CO2 no podem ser a fora propulsora para dar incio a essas grandes mudanas climticas. Porm, medida que o clima esfria, a concentrao de CO2 cai, e isso tem um efeito de resfriamento ainda maior. E, medida que o clima est esquentando, mais CO2 liberado na atmosfera, aumentando as temperaturas globais ainda mais. Isso chamado de ala de retroalimentao positiva.

MUDANAS NO NVEL DO MAR

No pice da ltima era do gelo, 18.000 anos atrs, os oceanos eram cerca de 120 m mais baixos do que so hoje. Grandes quantidades de gua repousavam sobre a terra na forma de geleiras, que cobriam boa parte da Amrica do Norte, Europa e sia.

O Mar do Norte e o Mar Bltico eram basicamente terra. O Estreito de Bering, que atualmente separa a Sibria do Alasca, tambm ficava acima do nvel do mar. Acredita-se que as pessoas atravessaram essa ponte de terra e povoaram o continente americano pela primeira vez na histria humana. medida que a era do gelo terminava, as geleiras derreteram, em sua maior parte, e a gua proveniente delas voltou aos oceanos. Os nveis do mar subiram. Outro fator que afeta o nvel do mar a temperatura da gua. A gua, como a maioria das substncias, se expande quando aquecida. A gua do mar expandida tem um volume maior, o que contribui para o aumento dos nveis dos mares.

Se olharmos para um passado recente, vemos um aumento contnuo nos nveis dos mares. O grfico mostra os nveis do mar em trs pontos da Europa nos ltimos 300 anos. Durante esse perodo, o nvel do mar aumentou 100 mm ou mais. Mas o aumento no nvel do mar no o mesmo em todas as partes do mundo. Em alguns lugares, o nvel do mar na verdade est caindo, conforme mostrado no mapa Aumento e Queda nos Nveis dos Mares no Mundo.

Isso pode soar estranho. Se todos os oceanos esto interligados, como o nvel pode ser diferente de um lugar para o outro? Na verdade, pode sim. O
8

nvel do mar afetado localmente por correntes, ventos, taxa de fluxo da gua da terra para os oceanos, presso atmosfrica e mars. Mas, principalmente, por causa de nossa definio de nvel do mar. Estamos medindo o nvel relativo do mar, isto , o nvel do mar em relao terra ao seu redor. A terra pode estar subindo ou descendo. Por exemplo, a rea ao redor do Delta do Mississipi, onde o rio desemboca no Golfo do Mxico, est baixando. A terra formada de sedimentos recm-depositados que esto se assentando. Muitas reas que eram cobertas pelas geleiras da ltima era do gelo esto subindo, j que o peso de gelo subiu. Lugares na costa sul do Alasca esto sofrendo uma queda no nvel do mar. Isso tambm vlido para vrios portos na Escandinvia. Mais de 100 milhes de pessoas vivem em terras a 1 metro do nvel do mar. Alguns pases localizados em ilhas, como Seychelles, na costa leste da frica, esto, em sua maior parte, a menos de 1 metro acima do nvel do mar. Estima-se que um aumento de 1 metro deixaria metade das terras de Bangladesh embaixo d'gua. Embora existam variaes locais no nvel do mar, a pergunta principal o que est acontecendo com o volume de gua ocenica ao redor do mundo. O principal fator determinante a quantidade de gua em geleiras sobre terra, principalmente na Groenlndia e Antrtida.

O QUE ACOTECE AGORA?

Embora a maioria das geleiras da era do gelo tenham se retrado, a Groenlndia e a Antrtida permanecem cobertas de gelo com espessuras de 2.000 a 4.000 metros. O futuro desses bancos de gelo ter um impacto significativo nos nveis futuros dos mares. O Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas (IPCC) relatou em 2001 que espera um aumento no nvel do mar de at 66 cm at 2100, em funo do derretimento de geleiras. Em um relatrio de 2002, pesquisadores da Universidade do Colorado, EUA, analisaram o derretimento de geleiras ao redor do mundo. Eles calcularam que as geleiras esto derretendo mais rpido do que se imaginava, e que, at 2100, o nvel do mar poderia subir at 89 cm. Porm, estudos mais recentes levantam dvidas em relao a essas previses. Dois estudos relatados em 2005 mostram que, durante o perodo de 1992 a 2003, a precipitao de neve aumentou em grandes pores do interior da Groenlndia e da Antrtida. As geleiras esto derretendo nas bordas, mas esto ficando mais espessas no interior. A pergunta como essas tendncias contraditrias iro se equilibrar.
Esta imagem de satlite da Groenlndia mostra mudanas na espessura do gelo. As reas em azul esto ficando mais finas. As reas em cinza e amarelo esto ficando mais espessas. As reas cinza irregulares nas bordas da massa terrestre no esto cobertas pela geleira. A imagem baseia-se em pesquisas por satlite da Groenlndia feitas durante a dcada de 1990. Este estudo da NASA indica uma perda lquida do gelo na Groenlndia, mas um estudo de 2005 realizado por uma equipe de pesquisadores liderados por Ola M. Johannessen, da Universidade de Bergen, Noruega, descobriu que o espessamento da calota de gelo longe das bordas era grande o suficiente, de forma que existe um ganho lquido em volume de gelo de ano a ano. Porm, estudos ainda mais recentes indicam que atualmente existe uma perda lquida de massa de gelo de ano a ano.

Um relatrio especial na edio de 24 de maro de 2006 da Science inclui vrios estudos que apontam para uma perda cada vez mais rpida das lminas de gelo no mundo. Em particular, descobriu-se que o movimento das geleiras da Antrtida e da Groenlndia em direo ao mar est acelerando. Isso certamente resultar em uma perda mais rpida dessas calotas de gelo e, consequentemente, em um aumento mais rpido nos nveis dos mares.

10

CONCLUSO

Que lio podemos tirar de tudo o que foi representado neste? Embora o contedo deste assunto seja quase que infinito, o que cada pessoas absorve para si depende dela mesma. No poderei chegar a algum empurrando ideias conspiracionais do aquecimento global esperando que ela reaja de forma positiva; infelizmente a maioria das pessoas, ao menos as que eu conheo, no do a mnima para esta questo ambiental to delicada, pois enquanto esto em seus carros, andando pelo mundo a fora, eu estou aqui, parado, imaginando como seria se no tivssemos todos estes equipamentos que ajudam nosso planeta a torrar sua atmosfera com os gases do efeito estufa. O que podemos fazer para melhorar esta situao? Certamente, uma questo um pouco complexa de se responder, pois j que os investimentos em energia limpa so estimados em US$23,9 trilhes at 2020, parece que no h muito que fazer; ... Apenas parece! Sabemos que o petrleo e o gs que as empresas de energia tm nas reservas sob o solo so cinco vezes maiores do que o volume que o planeta pode aguentar, o que est totalmente de acordo com um estudo feito pelo projeto Carbon Tracker Initiative, onde diz que as maiores companhias de energia tm em suas reservas o suficiente para lanar na atmosfera 2.795Gt (gigatoneladas) de carbono, e curiosamente, o Brasil emite apenas 1 milho de toneladas de carbono por ano. Mas no podemos jogar a culpa toda em cima das gigantes de energia, exceto pela SEVERSTAL, Rssia, que a empresa que mais emite carbono na atmosfera, chegando ao incrvel nmero de 141,60Gt! Como j sabemos que os prejuzos causados pelas mudanas climticas em decorrer do efeito estufa podem custar algo em torno de 5% e 20% do PIB global (!) totalizando um valor aproximado de US$13,994 trilhes de dlares (fonte: Banco Mundial [acesso em: 05/11/12]), e que cerca de 270 espcies de pequenos animais so extintos todos os dias, o que podemos fazer para contornar esta terrvel situao pela qual estamos passando despercebidos? Reduzir a quantidade de carbono? Andar menos de carro? Parecem perguntas bobas, que j nos fazem desde nossa entrada na escola, mas que fazem muita diferena ao serem exercidas com sabedoria. Mas como assim sabedoria? Bom, sabemos que se todos os habitantes do planta abandonarem seus carros por um dia, isso acarretaria em um enorme trfego de pedestres nas vias pblicas o que, consequentemente, faria com que o nmero de roubos aumentasse. O que podemos fazer com os carros, e que j est sendo posto em prtica em grandes metrpoles como So Paulo, criar rodzios durante a semana, ou ento comprar carros que poluam menos como os hbridos e os que utilizam combustvel alternativo, como a gua. Porm a mudana no deve ser feita somente na rea do transporte, seja ele coletivo ou no, mas sim em todos os setores desenvolvidos pelo homem, desde um plantio de feijo at montadoras de veculos aeronuticos.

11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

A maior da pesquisa foi redigida por mim com base nas anotaes feitas do filme apresentado sala de aula pelo lecionador Cceres Filme: Uma Verdade Inconveniente Banco Mundial (acesso em 05/11/12) Revista POCA (22/10/12) Universidade Federal de Lisboa (acesso em 03/11/12) Greenpeace (acesso em 03/11/12) Planet Seed (acesso em 04/11/12) Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (acesso em 04/11/12)

12

Potrebbero piacerti anche