Sei sulla pagina 1di 47

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Aula 2 Direito Empresarial (Analista Judicirio - STJ) Prof.

. Antonio Nbrega

Prezado candidato, prosseguiremos com nossos estudos sobre Direito Empresarial. O tema de hoje Direito Societrio, o qual, devido a sua extenso, ser dividido em duas aulas. Nesta primeira etapa, trataremos da teoria geral do Direito Societrio. Sero discutidos tpicos relevantes acerca dos scios, da sociedade limitada e de outros tipos societrios menores, alm de outros temas, como no roteiro abaixo. Manteremos nosso padro didtico de exposio, com teoria e exerccios comentados. Lembramos ao candidato que importante a leitura da prpria legislao. Muitas vezes, a resposta certa de uma questo de concurso o texto literal de uma norma legal. Na aula de hoje, trabalharemos unicamente com o Cdigo Civil, enquanto que, na prxima aula, o assunto concentrar-se- na Lei das Sociedades Annimas.

ROTEIRO DA AULA TPICOS


1. Sociedade empresria: teoria geral e conceitualizao. 1.1. Terminologia 2. Sociedades personificadas e sociedades no personificadas: 2.1. Personalidade jurdica da sociedade empresarial. 2.2. Sociedade irregular: a sociedade em comum. 2.3. Sociedade em conta de participao. 3. Teoria da desconsiderao da personalidade jurdica e a desconsiderao inversa. 4. Regime jurdico dos scios, diretores e administradores. 4.1. Regime jurdico dos scios. 4.2. Regime jurdico dos administradores. 5. Classificao das sociedades empresrias: 5.1. Sociedade simples. 5.2. Sociedade limitada. 5.3. Sociedade em nome coletivo. 5.4. Sociedade em comandita simples. 5.5. Sociedade em comandita por aes. 6. Dissoluo e extino das sociedades. 7. Exerccios.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

1. Sociedade empresria: teoria geral e conceitualizao

O Cdigo Civil, em seu art. 44, dispe que h cinco tipos de pessoas jurdicas de direito privado: associaes, fundaes, sociedades, partidos polticos e organizaes religiosas. As sociedades privadas so o resultado da unio de duas ou mais pessoas para a realizao de fins econmicos comuns, com escopo negocial, resultando na criao de um ente de personalidade jurdica prpria. Nesta direo, o art. 981 do Cdigo Civil, prev que:

Art. 981. Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados.

As sociedades podem se dividir em duas espcies no ordenamento jurdico vigente: simples e empresria. A primeira aquela que explora atividades especficas, como as intelectuais, rurais, pequenos negcios ou que apresente uma estrutura organizacional simplificada, no caracterizando o exerccio da atividade empresaria. As sociedades empresrias, conforme arts. 982 e 966 do Cdigo Civil CC, so aquelas que exercem atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou servios. Como vimos na aula passada, o aspecto mais importante deste tipo de sociedade o desenvolvimento de uma estrutura organizacional empresarial para exercer atividade econmica, ou seja, a produo e/ou circulao de bens e/ou servios. O argumento parece circular, mas basta lembrarmos da lio anterior e recapitularmos que organizao empresarial sinnimo de organizao de fatores de produo. Assim, da mesma forma que um profissional liberal no um empresrio, uma sociedade de profissionais liberais no uma sociedade empresarial, pois no organiza fatores de produo. Vejamos o que diz o Cdigo Civil:

Art. 966, Pargrafo nico. No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Isto o que distingue uma sociedade empresria de uma sociedade simples. No o lucro, pois, como vimos no art. 981, toda sociedade tem objetivo econmico e seus scios partilham os resultados isto , os lucros. O objetivo econmico o que distingue uma sociedade de uma associao. O que distingue uma sociedade empresria de uma simples a organizao empresarial, isto , a organizao dos fatores de produo. muito importante que o prezado candidato tenha isto em mente. As sociedades empresariais podem se subdividir em variados tipos, com regras diferenciadas, considerando-se o grau de responsabilidade dos scios, a participao dos mesmos na atividade da empresa, a forma de constituio, etc. O regime legal aplicado a estas diferentes modalidades de pessoas jurdicas algumas vezes coincide em determinados pontos, considerando as disposies do Cdigo Civil. Contudo, na maior parte do tempo, notadamente em relao s sociedades annimas e limitadas, as quais apresentam maior destaque dentro do cenrio nacional, devem ser observadas regras especficas, que consideram justamente a natureza do vnculo estabelecido entre os scios e o modo como a empresa ir desenvolver suas atividades. Com o advento do Cdigo Civil no ano de 2002, a maior parte das normas relativas s sociedades simples e s sociedades empresrias passou a ser encontrada naquele estatuto. Note, inclusive, que a disciplina das sociedades simples (arts. 997 ao 1.038 do CC) se aplica subsidiariamente s sociedades em nome coletivo, comandita simples e limitadas, de acordo com os arts. 1040, 1.046 e 1.053, respectivamente, da j referida lei, e por isso ser objeto de nossos estudos. No tocante s sociedades annimas, o Cdigo Civil foi, de certa forma, econmico, apresentando somente dois artigos. O art. 1.088 reza que, em tal tipo societrio, o capital divide-se em aes, obrigando-se cada scio ou acionista somente pelo preo de emisso das aes que subscrever ou adquirir. Uma das principais caractersticas que a diferenciam de outros modelos societrios apresentada no texto do artigo supracitado: a responsabilidade do acionista limitada ao preo que prometeu pagar sociedade. Adiante falaremos mais deste assunto. O art. 1.089 estatui que a sociedade annima rege-se por lei especial, aplicando-se-lhe, nos casos omissos, as disposies deste cdigo. Ou seja, h previso especfica para que a regra insculpida ao longo do Cdigo Civil ocorra de forma subsidiria. A lei especfica que se refere o artigo supracitado a Lei 6.404/76, que ser mencionada mais a frente.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA 1.2. Terminologia

Com o objetivo de facilitar a compreenso dos termos que sero utilizados durante esta aula, vamos aprender alguns conceitos relevantes para o estudo do Direito Societrio.

Capital Social - Para que as sociedades empresrias possam operar, necessrio que disponham de recursos, os quais, em regra, so obtidos junto aos prprios scios. O capital social , de forma resumida, o montante do resultado dessa transferncia do patrimnio dos scios para o patrimnio da sociedade. Podemos afirmar que capital social igual ao patrimnio? A resposta para tal questionamento negativa. Utilizando a lio do professor Jos E. Tavares Borba, podemos afirmar que o capital um valor formal e esttico, enquanto o patrimnio real e dinmico. O capital no se modifica no dia-a-dia da empresa a realidade no o afeta, pois se trata de uma cifra contbil. Com efeito, pode-se afirmar que quando se iniciam as operaes da companhia h alguma equivalncia entre o capital social e o patrimnio. Posteriormente, pode haver uma flutuao negativa ou positiva neste patrimnio, mas o capital continuar o mesmo constante no estatuto.

Integralizao e Subscrio - A subscrio uma promessa, um compromisso de contribuir com certa quantia para a sociedade. A integralizao a efetiva contribuio prometida pelo acionista para formao do capital social. Tais conceitos sero tratados responsabilidades dos scios. novamente quando debatermos as

Objeto Social o objeto social indica o tipo de empreendimento que a sociedade ir realizar, demarcando-lhe seu mbito de atuao. necessrio registrar que, no obstante ser facultado sociedade deixar de exercer parte das atividades constantes em seu objeto social, a atuao fora daqueles parmetros poder gerar consequncias jurdicas. Neste diapaso, a teoria ultra vires inspirou a regra consignada no inciso III, do pargrafo nico do art. 1015 do Cdigo Civil, que prev que o
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA excesso por parte dos administradores poder ser oposto a terceiros diante de operao evidentemente estranha aos negcios da sociedade.

Domiclio Domiclio o local onde funciona a administrao da sociedade ou aquele que for indicado no estatuto ou contrato social, nos termos do inciso IV, do art. 75 do CC.

Scio Uma pessoa (pode ser jurdica ou fsica) que contribui para a formao do capital de uma sociedade e, em razo disto, ter certos deveres e direitos, dentre estes, por exemplo, o direito de participao nos resultados da sociedade. H dois tipos de scios. Os scios investidores so aqueles que participam apenas na formao do capital e no com trabalho. J os scios empreendedores so aqueles que trabalham no sentido amplo, no que tenham um contrato de trabalho na administrao da sociedade. Esta distino ser importante na caracterizao de algumas sociedades, como veremos.

Sociedades de pessoas e sociedades de capital As sociedades de pessoas so aquelas cujos scios tem importncia fundamental na sociedade: diz-se haver affectio societatis entre os scios. Por isso, um scio no pode alienar suas quotas sem a anuncia dos outros scios. O melhor exemplo de sociedade de pessoas a sociedade em nome coletivo. Nas sociedades de capital, a pessoa dos scios no influi na sociedade, mas apenas seus investimentos. Em razo disto, um scio pode alienar livremente suas aes. As sociedades annimas so o exemplo clssico deste tipo de sociedades, por isso, no toa, tm este nome.

Sociedades contratuais e sociedades institucionais As sociedades contratuais so aquelas cujo vnculo entre os scios um contrato social. Isto significa que eles possuem uma ampla autonomia para pactuar o que for melhor de acordo com seus interesses. Exemplo de sociedade contratual uma sociedade limitada. J em uma sociedade institucional, o ato constitutivo um estatuto social e a autonomia das vontades dos scios bem reduzida, considerando que a interferncia do legislador muito grande. Pode-se dizer que estas sociedades so instituies e o melhor exemplo delas so as sociedades annimas.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Nacionalidade da sociedade O art. 1.126 dispe que nacional a sociedade organizada de conformidade com a lei brasileira e que tenha no Pas a sede de sua administrao. Assim, no importa a nacionalidade dos scios ou a origem do capital. Se a sociedade possuir estas caractersticas, ser brasileira. Caso contrrio, ser uma sociedade estrangeira e necessitar de autorizao para funcionar no Brasil.

Autorizao para funcionamento Embora a Constituio tenha consagrado o regime da livre iniciativa, certas sociedades nacionais, alm das estrangeiras, necessitam de autorizao do poder executivo para funcionar. So exemplos destas sociedades as empresas financeiras, de meios de comunicao, de transporte areo, entre outras. 2. Sociedades personificadas e sociedades no personificadas

2.1. Personalidade jurdica da sociedade empresarial

possvel afirmar que a consequncia mais relevante da formao de uma sociedade comercial o nascimento de sua personalidade jurdica, transformando-se em um novo ser, que pode ser titular de direitos e obrigaes, com um nome, domiclio e nacionalidade. Alm disso, passa a possuir patrimnio prprio, distinto das pessoas que participaram de sua constituio. Ressalte-se que as pessoas jurdicas diferem dos chamados entes despersonalizados (esplio, massa falida etc.). A principal distino entre estas espcies jurdicas reside no fato de que, enquanto as primeiras tm autorizao genrica para a prtica dos atos jurdicos, as segundas s podem praticar os atos essenciais previstos em lei para o seu funcionamento. A formao da personalidade jurdica das sociedades ocorre com a inscrio no respectivo registro, nos termos dos arts. 45 e 985 do Cdigo Civil. Assim, a sociedade empresria adquirir personalidade jurdica aps o arquivamento de seus contratos ou atos constitutivos na Junta Comercial. Frise-se que parte da doutrina entende que o encontro da vontade dos scios j seria suficiente para criao da personalidade jurdica. Jos Edwaldo Tavares Borba afirma que embora, segundo o Cdigo Civil, as sociedades s adquiram personalidade com a inscrio no registro prprio (art. 985), na verdade adquirem-na com a sua constituio, tanto que terceiros podem provar a existncia da sociedade no inscrita (art. 987).
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Data venia ao ilustre doutrinador, esta afirmao no est totalmente correta. Ele est falando de um ente despersonificado, que se chama sociedade em comum e o que os terceiros podero provar a existncia da sociedade e no a existncia da pessoa jurdica, que so conceitos que no se confundem. Provando esta existncia, esta sociedade ter tanta personalidade quando um esplio, um condomnio ou uma massa falida. Ela poder ser parte de um processo, assim como estes outros entes, mas que tambm no possuem personalidade jurdica. Vejamos o que diz o Cdigo de Processo Civil:

Art. 12. Sero representados em juzo, ativa e passivamente: [...] VI - as pessoas jurdicas, por quem os respectivos estatutos designarem, ou, no os designando, por seus diretores; VII - as sociedades sem personalidade jurdica, pela pessoa a quem couber a administrao dos seus bens [...].

Como se pode ver claramente, o Direito discrimina claramente uma pessoa jurdica criao da lei de uma sociedade um fato social sem personalidade jurdica. O que o ilustre doutrinador supra parece pretender posicionar-se de acordo com a teoria realista das pessoas jurdicas, pela qual estas possuem realidade anterior ao Direito e este deve apenas reconhec-las. A esta teoria ope-se a teoria da fico, pela qual as pessoas jurdicas so meras criaes intelectuais humanas e, para o mundo jurdico, s adquirem esta personalidade na forma da Lei. Tudo o que o prezado candidato precisa guardar que o Direito Brasileiro adotou um posicionamento misto em relao a esta teoria: O Direito reconhece sociedades como produto dos fatos sociais e estas sociedades podem ser partes eu um litgio, tanto ativa quanto passivamente (teoria realista). O Direito s concede personalidade jurdica s sociedades que se constiturem de acordo com as formalidades da Lei (teoria da fico). Porm, o Direito Brasileiro adota a teoria da fico, no que concerne os benefcios da atividade empresarial, e uma sociedade no personalizada poder at atuar, mas ser uma sociedade irregular. o que veremos a seguir.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA AS PESSOAS JURDICAS TM AUTORIZAO GENRICA PARA A PRTICA DOS ATOS JURDICOS, ENQUANTO OS ENTES DESPERSONALIZADOS S PODEM PRATICAR OS ATOS PREVISTOS EM LEI.

CONFORME DISPOSIO DO CDIGO CIVIL, A PERSONALIDADE JURDICA SE INICIA COM A INSCRIO NO RESPECTIVO REGISTRO.

2.2. Empresrio irregular

De acordo com o texto lapidado no art. 986 do Cdigo Civil, enquanto no inscritos os atos constitutivos, reger-se- a sociedade, exceto por aes em organizao, pelo disposto neste Captulo, observadas, subsidiariamente e no que com ele forem compatveis, as normas da sociedade simples. Destarte, tais sociedades encontram-se em situao irregular. Adotando a nomenclatura apresentada pelo Cdigo Civil, tais sociedades devem ser chamadas de sociedades em comum. Optamos por tratar deste assunto neste captulo, justamente pela ligao com a questo da personalizao das sociedades. Essa irregularidade gera algumas consequncias previstas no ordenamento jurdico, sendo a principal delas a impossibilidade dos scios se beneficiarem da limitao de responsabilidade, tendo em vista o disposto no art. 990 do Cdigo Civil, que prev que todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais. relevante notar que aquele scio que contratou em nome da sociedade em comum fica excludo do benefcio previsto no art. 1024 do CC, segundo o qual os bens dos scios s poderiam ser executados aps a execuo dos bens da sociedade. Ou seja, aquele que contrata em nome sociedade irregular pode ter seus bens executados antes ou em conjunto com os da sociedade. Como vemos no art. 987, terceiros podem provar a existncia da sociedade comum por qualquer meio admitido em direito. J para os scios, vigora a regra de que, entre si ou com terceiros, a existncia da sociedade deve ser provada por escrito.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Pode-se destacar que as sociedades em comum tambm no tero acesso recuperao judicial, nem tero autorizao para requerer falncia, nos termos da legislao falimentar. Como podemos ver, a Lei reconhece as sociedades como fato social teoria da realidade apenas para beneficiar terceiros. O reconhecimento desta existncia apenas fora que os scios desta empresa regularizem sua atividade, de modo que sua personalidade jurdica seja reconhecida e tenha os benefcios concedidos pela Lei adequando-se a teoria da fico.

Sociedades em Comum

Responsabilidade ilimitada e solidria dos scios

Podem ser demandadas em juzo, mas no podem propor aes

Terceiros podem provar sua existncia por qualquer meio admitido em direito, j os scios devem provar por escrito

No tero acesso recuperao judicial, nem tero autorizao para requerer falncia

2.3. Sociedades em Conta de Participao

O primeiro ponto importante que o prezado candidato deve guardar, ao estudar a sociedade em conta de participao, que esta, apesar do nome, no um tipo societrio, mas um contrato. Ao contrrio de uma sociedade em comum que pode vir a regularizar-se, a sociedade em conta de participao nunca ter personalidade jurdica. O art. 981 do Cdigo Civil prev que na sociedade em conta de participao, a atividade constitutiva do objeto social exercida unicamente pelo scio ostensivo, em seu nome individual e sob sua prpria e exclusiva responsabilidade, participando os demais dos resultados correspondentes. Com efeito, na sociedade em conta de participao existem dois tipos de scios: o ostensivo e o oculto. O primeiro, tambm chamado de operador,
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA aquele que negocia com terceiros, contratando sob o seu nome e responsabilidade. J o scio oculto, conhecido tambm como participante, aquele que fornece capital ao scio ostensivo para aplicao em empreendimentos de interesse comum. Nos contratos celebrados com o scio ostensivo, no h necessidade de que os terceiros tenham cincia de que o negcio explorado na forma de conta de participao, j que, diante desses, o nico interessado no empreendimento aquele scio operador, que contratou em nome prprio. Deste modo, como a sociedade em conta de participao no se revela diante de terceiros, eventuais demandas ajuizadas em face do scio ostensivo por eventuais descumprimentos contratuais no podero se estender aos scios participantes. Os scios ocultos s respondem aos scios ostensivos, e, ainda assim, dentro dos contornos delineados no contrato de conta de participao, nos termos da regra positivada no pargrafo nico do art. 981 do Cdigo Civil. Complementando o que j foi dito na introduo, ainda que o instrumento de celebrao da sociedade em conta de participao tenha sido inscrito no respectivo registro, tal sociedade no adquirir personalidade jurdica (art. 993). A sociedade em conta de participao no tem patrimnio prprio, j que os recursos do scio oculto so entregues ao scio ostensivo e, junto com o patrimnio deste, passam a ser considerados patrimnio especial (art. 994). Saliente-se que tal especializao, de acordo com o 1 do art. 994, s produz efeitos em relao aos scios. Ou seja, o scio ostensivo responder com seu patrimnio perante terceiros. Ocorrendo a falncia do scio ostensivo, ocorrer a dissoluo da sociedade e a liquidao da respectiva conta, cujo saldo constituir crdito quirografrio (2 do art. 994). Caso a falncia seja do scio oculto, o contrato social fica sujeito s normas que regulam os efeitos da falncia nos contratos bilaterais do falido (3 do art. 994). Na linha do que foi debatido acima, denota-se que terceiros no sero afetados de modo direto pela falncia do scio oculto. As regras atinentes s sociedades simples aplicam-se, no que couber, s sociedades em conta de participao. Alguns autores chamam a sociedade em conta de participao de sociedade secreta, enquanto outros consideram que ela apenas um contrato especial de investimento, no sendo uma sociedade, por no ter personalidade jurdica. Pelo que j vimos, pensamos ser mais correto considerar que ela uma sociedade, enquanto fato social, mas, juridicamente, um contrato e no um tipo societrio, j que este requer personalidade jurdica.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

10

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

Sociedades em Conta de Participao

Dois scios: oculto e ostensivo

S o scio ostensivo se obriga perante terceiros

Ainda que ocorra registro, tal sociedade no adquira personalidade jurdica

Os recursos do scio oculto so entregues ao scio ostensivo e junto com o patrimnio passam a ser considerados patrimnio especial

Aplica-se subsidiariamente as regras relativas s sociedades simples

3. Teoria da desconsiderao da personalidade jurdica e a desconsiderao inversa

Candidato, conforme vimos acima, no momento em que uma sociedade adquire personalidade jurdica distinta da dos scios, passa a ter obrigaes e deveres em seu nome, alm de possuir patrimnio prprio. Para evitar abusos por parte dos scios na utilizao desta fico jurdica, foi desenvolvida uma teoria que permite a desconsiderao da personalidade jurdica em relao a certos atos, para atingir a responsabilidade, no mbito patrimonial, dos scios. importante notar que esta situao excepcional, e que ocorrer somente em situaes especficas, no tem como escopo a declarao de nulidade da personificao da sociedade, mas sim sua ineficcia para determinados atos. Busca-se, desta forma, a preservao do instituto, com a separao do patrimnio da sociedade e dos scios, medida que, de certa maneira, limita a perda destes ltimos e incentiva o investimento em novos negcios.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

11

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Apesar de no tratar especificamente da desconsiderao da personalidade jurdica, o Cdigo Civil, em seu art. 50, apresenta a seguinte norma1:

Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica.

O artigo em comento apresenta, assim, duas hipteses em que estar caracterizado o abuso na utilizao do instituto da personalidade jurdica: desvio de finalidade e confuso patrimonial. Destarte, a utilizao fraudulenta e abusiva da sociedade como, por exemplo, no caso do uso de recursos da sociedade para pagamento de despesas particulares dos scios ou, ainda, realizao de empreendimentos estranhos ao objeto social para atender a interesses particulares destes , gerar a desconsiderao de sua personalidade jurdica, possibilitando que o patrimnio dos scios seja momentaneamente atingido. Ao abordar este tema, Rubens Requio assevera que, ao discutir o assunto, os Tribunais declaram que no pem dvida na diferena de personalidade entre a sociedade e os seus scios, mas no caso especfico de que tratam, visam a impedir a consumao de fraudes e abusos de direito cometidos atravs da personalidade jurdica (...). Registre-se que certas hipteses permitem que os scios sejam responsabilizados pelas obrigaes contradas pela sociedade, sem que haja necessidade de m-f ou dolo, como no caso em que h responsabilidade ilimitada, conforme o art. 990 do Cdigo Civil. Neste caso, no h de se falar em desconsiderao da personalidade jurdica.

A TEORIA DA DESCONSIDERAO DA PERSONALIDADE JURDICA PERMITE QUE, EM SITUAES EXCEPCIONAIS, A AUTONOMIA PATRIMONIAL DAS SOCIEDADES SEJA AFASTADA, RESPONSABILIZANDO-SE OS SCIOS.
1

A desconsiderao da personalidade jurdica tambm citada em outros diplomas legais, como no art. 28 da Lei 8.078/90 (Cdigo de Defesa do Consumidor), no art. 18 da Lei 8.994/94 e no art. 4 da Lei 9.605/98.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

12

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Um problema grave o pargrafo 5 do art. 28 do Cdigo de Defesa do Consumidor:

Tambm poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores.

Uma boa parcela de autores considera que esta norma pe em risco o princpio da autonomia patrimonial, pois considera que mero prejuzo do credor possa causar a desconsiderao da pessoa jurdica. A criao da teoria da desconsiderao da pessoa jurdica nunca teve este objetivo, mas evitar fraudes. Adotar esta postura praticamente eliminar a limitao da responsabilidade, o que pode causar srios entraves econmicos ao empreendedorismo de um pas. Este raciocnio vem sendo estendido jurisprudncia trabalhista, causando os mesmos problemas. Por fim, h tambm a chamada teoria da desconsiderao inversa. Esta ocorre quando os bens da pessoa jurdica so utilizados para saldar dvidas de um ou mais scios. Esta teoria muito utilizada no Direito de Famlia, quando um dos cnjuges desvia bens pessoais para uma pessoa jurdica, com o intuito de fraudar uma partilha ou prestao de alimentos. Da mesma forma que ocorre com o Direito do Consumidor, esta regra tem que ser utilizada com cautela, pois o objetivo evitar fraudes e no meros prejuzos. Porm, o Enunciado 283 do CJF acolhe esta teoria:

cabvel a desconsiderao da personalidade jurdica denominada inversa para alcanar bens de scio que se valeu da pessoa jurdica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuzo a terceiros.

4. Regime jurdico dos scios, diretores e administradores

4.1. Regime jurdico dos scios

O regime jurdico dos scios um importante trao diferencial nos variados tipos de sociedades previstos em nossa legislao. Alm disso, a

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

13

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA espcie de scio tambm tem relevncia para determinar a extenso de sua responsabilidade. Poderamos optar por estudar tal tpico junto com cada tipo societrio que ser debatido em seguida, contudo, o regime jurdico dos scios bastante unificado em nosso ordenamento, sendo mais fcil trat-lo como um assunto integrado, ressalvando as eventuais diferenas. A exceo ocorre nas sociedades por aes, o que ser tratado na prxima aula. Como vimos anteriormente, quando a sociedade adquire personalidade jurdica passa a ser sujeito de direitos e obrigaes, com patrimnio distinto dos scios. A sociedade responde ilimitadamente pelas suas obrigaes, no sendo possvel, em regra, demandar dos scios valores por ela devidos. Essa separao patrimonial um importante instrumento de incentivo explorao de atividades econmicas, j que fornece certa garantia de que o patrimnio do scio investidor no ser dilapidado por dvidas contradas em nome da sociedade. Todavia, casos h em que, estando a sociedade impossibilitada de satisfazer seus credores, ser possvel acionar os scios. Nesta hiptese estaremos diante da responsabilidade ilimitada dos scios, como no caso das sociedades em comum e nas de nome coletivo. Neste passo, oportuno notar a regra do art. 1024, que se aplica s sociedades em comum nos termos do art. 990 e s sociedades em nome coletiva de acordo com a letra do art. 1040, determina que os bens particulares dos scios no podem ser executados por dvidas da sociedade, seno depois de executados os bens sociais. Ou seja, nestes casos, para que os scios respondam com seu patrimnio por dvidas contradas pela sociedade, necessrio que ocorra a insolvncia desta pessoa jurdica, tendo em vista que se trata de responsabilidade subsidiria. Frise-se, contudo, que o prprio art. 990 apresenta uma hiptese em que no h necessidade do esgotamento do patrimnio social para que os bens do scio sejam atingidos. Com efeito, no caso de sociedades irregulares, o scio que contratou pela sociedade fica excludo do benefcio de ordem previsto no art. 1.024. E como funciona a responsabilidade dos scios e acionistas das sociedades limitadas e annimas, principais espcies societrias de nosso ordenamento jurdico? Na realidade, em ambos os casos os scios respondem limitadamente.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

14

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Na sociedade limitada, conforme regra estatuda no art. 1.052 do Cdigo Civil, apesar da responsabilidade dos scios ser restrita ao valor de suas quotas, todos respondem solidariamente pela integralizao do capital (recorde-se do conceito de integralizao de capital). Desta forma, pode-se afirmar que o limite de responsabilidade dos scios em uma sociedade limitada o total do capital subscrito e no integralizado. Assim, a ttulo exemplificativo, caso trs scios (A, B e C) subscrevam o valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para a formao de uma sociedade e o scio C no integralize este valor, os dois scios restantes, alm de estarem obrigados a integralizao de suas respectivas quotas naquele valor, tambm so solidariamente obrigados pela integralizao do capital referente ao scio que no cumpriu sua promessa. Desta forma, de modo simplificado, caso esta sociedade responda a uma ao judicial e no tenha bens para adimplir com um pagamento, pois somente possui capital social de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), referente ao capital integralizado pelos scios A e B, o credor poder demandar de ambos os R$ 30.000,00 (trinta mil reais) restantes no integralizados pelo scio C. Nas sociedades annimas o quadro diferente. Em regra, o acionista responde somente pela sua parte no capital social, ou seja, pela integralizao do preo de emisso das aes que subscrever ou adquirir, nos termos do art. 1 da Lei 6.404/76, no tendo responsabilidade pessoal pelas dvidas da sociedade. As sociedades em comanditas simples e as sociedades em comandita por aes apresentam scios em diferentes condies, em que somente alguns tm responsabilidade ilimitada. No tocante s sociedades em comanditas simples, o art. 1.045 do Cdigo Civil reza que naquela espcie societria tomam parte scios de duas categorias: os comanditados, pessoas fsicas, responsveis solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais; e os comanditrios, obrigados somente pelo valor de sua quota. J em relao s sociedades em comanditas por aes, deve-se atentar para a norma consignada no art. 1091, segundo a qual somente o acionista tem qualidade para administrar a sociedade e, como diretor, responde subsidiria e ilimitadamente pelas obrigaes da sociedade. No caso de sociedade simples, os scios respondem de modo subsidirio no caso de insolvncia da sociedade, na proporo em que participaram das perdas, salvo clusula de responsabilidade solidria, nos termos do art. 1.023. Todavia, considerando que o inciso VIII do art. 997 prev que o contrato
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

15

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA escrito dever mencionar se os scios respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais, possvel que a sociedade simples opte pela responsabilidade limitada dos scios. Porm, para isso, dever organizar-se como sociedade limitada. Apesar de parecer confuso, isto ficar claro quanto tratarmos de cada espcie societria, em separado.

SOCIEDADE LIMITADA: A responsabilidade dos scios restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital.

SOCIEDADES ANNIMAS: O acionista responde somente pela integralizao do preo de emisso das aes que subscrever ou adquirir.

SOCIEDADES EM COMUM Responsabilidade ilimitada.

EM

NOME

COLETIVO:

SOCIEDADES EM COMANDITA SIMPLES E EM COMANDITAS POR AES: Regime misto de responsabilidade.

SOCIEDADES SIMPLES: O contrato deve dispor sobre a responsabilidade dos scios.

Ainda no que diz respeito s responsabilidades dos scios, importante notar o disposto no art. 1080 do CC. De acordo com o teor daquele dispositivo legal, as deliberaes infringentes do contrato ou da lei tornam ilimitada a responsabilidade dos que expressamente as aprovaram. Deste modo, utilizando o exemplo apresentado pelo Prof. Fabio Ulhoa, caso o contrato social proba a sociedade de prestar fiana e os scios autorizam a concesso de tal garantia, esses scios so responsabilizveis pelas obrigaes sociais de fiador. O credor da sociedade pode cobrar dos scios participantes da deliberao irregular, diretamente, o valor afianado.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

16

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Ressalte-se que, conforme lio do celebrado mestre, na sano s irregularidades praticadas na sociedade limitada, a responsabilizao do scio no depende do prvio exaurimento do patrimnio social. Outra disposio legal que merece nossa ateno relativa responsabilidade do scio que ingressa em sociedade j constituda. Com efeito, conforme o estatudo no art. 1.025, o scio, admitido em sociedade j constituda, no se exime das dvidas sociais anteriores admisso. Como este scio se beneficiar dos negcios e dos investimentos feitos antes de sua admisso, nada mais justo que responda por eventuais dbitos contrados em operaes anteriores. Portanto, candidatos, muito cuidado. Caso queiram ingressar como scio em uma sociedade j constituda, verifiquem o passivo da empresa! Por outro lado, tratando-se da responsabilidade do scio que se retira da sociedade, vale atentar ao pargrafo nico do art. 1003, que dispe que at dois anos depois de averbada a modificao do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionrio, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigaes que tinha como scio. Desta forma, o scio que cede sua participao, ficar vinculado juntamente com o cessionrio que ingressou na sociedade, pelas obrigaes at o momento de sua retirada. Frise-se que esta vinculao ocorre pelo perodo determinado de dois anos. O art. 1032 tambm versa, porm de modo mais amplo, sobre a responsabilidade dos scios nos casos de resoluo em relao a um deles. Assim, nos casos de morte, retirada ou excluso de scio, este ou seus herdeiros ficar responsvel pelas obrigaes anteriores, at dois anos aps averbada a resoluo da sociedade. Isto, na proporo de seus quinhes de herana, pois, conforme a Constituio, ningum pode herdar mais dvidas do que recebeu de herana. Nas hipteses de retirada ou excluso, a lei determina que haja tambm responsabilidade pelas obrigaes posteriores, e pelo mesmo prazo de dois anos, enquanto no se requerer a averbao do ato que determinar a retirada ou excluso. Perceba que o binio se refere o perodo em que a responsabilidade subsistir. A responsabilidade limitada dos scios poderia afastar a regra do art. 1.032 dispositivo que se encontra no captulo atinente s sociedades simples , todavia, na esteira das palavras de Rubens Requio, o scio pode assumir, mesmo no caso de sociedades de responsabilidade limitada outras obrigaes contratuais, de variada gama, ou ter responsabilidades por atos de gesto, por exemplo. Estas obrigaes que estariam contempladas pelo art. 1.032.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

17

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Alm do dever de subscrever e integralizar o capital, e da responsabilidade que isto acarreta, um scio no pode substituir-se de suas funes sem a autorizao dos demais scios:

Art. 1.002. O scio no pode ser substitudo no exerccio das suas funes, sem o consentimento dos demais scios, expresso em modificao do contrato social.

Ademais, as sociedades que iremos tratar nos tpicos seguintes sociedade simples, sociedade limitada, sociedade em nome coletivo e sociedade em comandita simples , no so sociedades de capital, mas de pessoas. Como j deixamos claro quando introduzimos a terminologia o Direito Societrio, nestas sociedades, a figura do scio tem relevncia na constituio da sociedade, pois h o affectio societatis afeio de sociedade, em latim. Em razo disto, os scios no podem alienar livremente suas quotas:

Art. 1.003. A cesso total ou parcial de quota, sem a correspondente modificao do contrato social com o consentimento dos demais scios, no ter eficcia quanto a estes e sociedade. Pargrafo nico. At dois anos depois de averbada a modificao do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionrio, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigaes que tinha como scio

Como se v, a regra que qualquer alienao de quotas seja aprovada pelos demais scios, pois estes no tm a obrigao de aceitar um estranho com o qual no possuam affectio societatis. Esta regra um pouco atenuada nas sociedades limitadas:

Art. 1.057. Na omisso do contrato, o scio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja scio, independentemente de audincia dos outros, ou a estranho, se no houver oposio de titulares de mais de um quarto do capital social.

Neste tipo societrio, os scios podem estipular, no contrato social, que a alienao de quotas pode ser feita livremente e, mesmo sem esta estipulao, preciso haver oposio de pelo menos um quarto do capital social para o veto. 18 Prof. Antonio Nbrega www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA As sociedades em comandita simples so consideradas mistas pela doutrina: uma mistura de sociedade de pessoas e de capital. Alguns scios so apenas investidores, assim, a lgica seria que poderiam ceder livremente suas quotas. Porm, no h nada expresso na lei que permita isto, logo, caso o candidato seja questionado se existe a possibilidade de alienar as quotas livremente, dever responder que no. J que os scios no podem alienar suas quotas livremente, como ningum pode ser obrigado a ser associado eternamente, conforme a Constituio art. 5, XX ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado , eles tero o direito de retirar-se da sociedade, caso esta seja por tempo indeterminado. Alm disso, um scio pode falecer e, como os remanescentes podem no ter affectio societatis com os herdeiros, suas quotas devero ser liquidadas e seus valores repassados aos herdeiros.

Art. 1.028. No caso de morte de scio, liquidar-se- sua quota, salvo: I - se o contrato dispuser diferentemente; II - se os scios remanescentes optarem pela dissoluo da sociedade; III - se, por acordo com os herdeiros, regular-se a substituio do scio falecido. Art. 1.029. Alm dos casos previstos na lei ou no contrato, qualquer scio pode retirar-se da sociedade; se de prazo indeterminado, mediante notificao aos demais scios, com antecedncia mnima de sessenta dias; se de prazo determinado, provando judicialmente justa causa.

Em ambos os casos, a situao a mesma: calcula-se o valor da empresa e paga-se ao scio ou os herdeiros o valor na proporo de suas quotas. Podem um ou mais scios querer adquirir estas quotas, pagando suprindo o valor ou o capital social da sociedade ser reduzido:

Art. 1.031. Nos casos em que a sociedade se resolver em relao a um scio, o valor da sua quota, considerada pelo montante efetivamente realizado, liquidar-se-, salvo disposio contratual em contrrio, com base na situao patrimonial da sociedade, data da resoluo, verificada em balano especialmente levantado.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

19

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA 1o O capital social sofrer a correspondente reduo, salvo se os demais scios suprirem o valor da quota. 2o A quota liquidada ser paga em dinheiro, no prazo de noventa dias, a partir da liquidao, salvo acordo, ou estipulao contratual em contrrio.

O mesmo ocorrer quando for excludo judicialmente ou no caso de justa causa, quando o contrato permitir esta possibilidade:

Art. 1.030. Ressalvado o disposto no art. 1.004 e seu pargrafo nico, pode o scio ser excludo judicialmente, mediante iniciativa da maioria dos demais scios, por falta grave no cumprimento de suas obrigaes, ou, ainda, por incapacidade superveniente. Pargrafo nico. Ser de pleno direito excludo da sociedade o scio declarado falido, ou aquele cuja quota tenha sido liquidada nos termos do pargrafo nico do art. 1.026[: O credor particular de scio pode, na insuficincia de outros bens do devedor, fazer recair a execuo sobre o que a este couber nos lucros da sociedade, ou na parte que lhe tocar em liquidao. Pargrafo nico. Se a sociedade no estiver dissolvida, pode o credor requerer a liquidao da quota do devedor, cujo valor, apurado na forma do art. 1.031, ser depositado em dinheiro, no juzo da execuo, at noventa dias aps aquela liquidao].

Quanto aos direitos dos scios, todo tem o direito participao nos resultados, sendo vedada qualquer estipulao contrria:

Art. 1.007. Salvo estipulao em contrrio, o scio participa dos lucros e das perdas, na proporo das respectivas quotas, mas aquele, cuja contribuio consiste em servios, somente participa dos lucros na proporo da mdia do valor das quotas. Art. 1.008. nula a estipulao contratual que exclua qualquer scio de participar dos lucros e das perdas.

As demais prerrogativas dos scios variam conforme o tipo societrio e sero tratadas nos tpicos especficos.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

20

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA 4.2. Regime jurdico dos administradores

Primeiramente, devemos distinguir os atos que necessitam de deliberao o aspecto democrtico das sociedades e os atos nos quais uma ou um nmero reduzido de pessoas decidem o destino da empresa de forma autocrtica. A Lei ou o contrato social pode estipular situaes em que seja necessria a deliberao de todos os scios. Neste aspecto, quanto s sociedades de pessoas, o Cdigo Civil distingue as demais sociedades da limitada. Quanto quelas, h apenas uma regra:

Art. 1.010. Quando, por lei ou pelo contrato social, competir aos scios decidir sobre os negcios da sociedade, as deliberaes sero tomadas por maioria de votos, contados segundo o valor das quotas de cada um. 1 Para formao da maioria absoluta correspondentes a mais de metade do capital. so necessrios votos

2 Prevalece a deciso sufragada por maior nmero de scios no caso de empate, e, se este persistir, decidir o juiz. 3 Responde por perdas e danos o scio que, tendo em alguma operao interesse contrrio ao da sociedade, participar da deliberao que a aprove graas a seu voto.

Quanto s sociedades limitadas, iremos tratar do assunto em tpico especfico. O que importa que todo o scio tem o direito de participar nas deliberaes. Porm, devido necessidade de certas decises serem tomadas com celeridade, em toda sociedade h uma (ou algumas) figura(s) chamada(s) administrador(es). Estes administradores tm prerrogativas, mas tambm tm responsabilidades, que veremos agora. Novamente, o Cdigo Civil distingue a administrao das limitadas das demais sociedades de pessoas. Contudo, nada impede que a regra geral complemente as lacunas das regras especficas. Por exemplo:

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

21

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Art. 1.011. O administrador da sociedade dever ter, no exerccio de suas funes, o cuidado e a diligncia que todo homem ativo e probo costuma empregar na administrao de seus prprios negcios. bvio que o administrador das limitadas deve agir com probidade, embora esta regra esteja estampada no captulo das sociedades simples, que serve de regra geral para todas as sociedades de pessoas. Entretanto, lendo os dois institutos, intui-se que cada seo que dispe sobre administrao caminha para lados distintos. A administrao das sociedades simples, e que se aplica s sociedades em nome coletivo, tende a uma administrao coletiva, enquanto a das sociedades limitadas prev um nmero menor de administradores. Comparemos os dois institutos:

Art. 1.013. A administrao da sociedade, nada dispondo o contrato social, compete separadamente a cada um dos scios.

Art. 1.060. A sociedade limitada administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado.

Nas sociedades em comandita simples, como j dito, h scios empreendedores e scios investidores. Somente os empreendedores podem praticar atos de gesto:

Art. 1.047. Sem prejuzo da faculdade de participar das deliberaes da sociedade e de lhe fiscalizar as operaes, no pode o comanditrio [scio investidor] praticar qualquer ato de gesto, nem ter o nome na firma social, sob pena de ficar sujeito s responsabilidades de scio comanditado.

Tudo o que foi dito explica muito sobre a natureza destas sociedades: a sociedade em nome coletivo e a sociedade simples so tpicas sociedades de pessoas; a sociedade em comandita simples s claramente mista; j a sociedade limitada um tipo mais malevel, podendo tornar-se mais capitalista ou mais pessoal conforme a vontade dos contratantes. Assim, vamos tratar sobre estes regimes jurdicos dos administradores, ressaltando as diferenas de cada um.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

22

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Convm recordar que aqueles que ocupam os cargos de administrao das sociedades, ao praticarem os atos de gesto da empresa, o fazem em nome e por conta desta. As pessoas jurdicas no tm vontade prpria, sendo necessrio que atuem por meio de seus administradores. Nos termos da regra prevista no art. 1.015, no silncio do contrato, os administradores podem praticar todos os atos pertinentes gesto da sociedade; no constituindo objeto social, a onerao ou a venda de bens imveis depende do que a maioria dos scios decidir. A responsabilidade daqueles que conduzem os rumos da sociedade desponta quando so desatendidos os deveres gerais dos administradores, conforme os dispositivos legais relativos ao tema. Em regra, os administradores no devero ser responsabilizados por atos realizados em nome da sociedade, desde que atuem dentro de suas funes. Deste modo, o art. 1.016 reza que os administradores respondem solidariamente perante a sociedade e os terceiros prejudicados, por culpa no desempenho de suas funes. Evidencia-se que, afastando-se dos deveres de cuidado, lealdade e diligncia (art. 1.011), e com uma atuao pautada pela imprudncia, negligncia ou impercia, o administrador ir responder pessoalmente com seu patrimnio particular, perante a sociedade e terceiros eventualmente prejudicados. Neste passo, devemos recorrer a Lei das S.A. (Lei 6.404/76), que apresenta em seus arts. 153 e 155 regras gerais, que podem ser aplicadas queles que administram os mais diversos tipos societrios. Mesmo no sendo a Lei das S.A. subsidiria de todos os tipos societrios, devemos lembrar que, segundo a Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro (antiga Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro LICC), Art. 4 Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. Ao abordar o dever de diligncia, o art. 153 dispe que o administrador da companhia deve empregar, no exerccio de suas funes, o cuidado e diligncia que todo homem ativo e probo costuma empregar na administrao dos seus prprios negcios. A definio fluda, sendo recomendvel, para seu pleno entendimento, a anlise do caso concreto, para que possa se verificar se o administrador pautou sua atuao pelos padres naturalmente exigveis daqueles que participam da gesto dos negcios da companhia. Adiante, o art. 155 passa a discorrer sobre o dever de lealdade. Ao discorrer acerca do tema, o j citado mestre Rubens Requio afirma que se o acionista se prende, por um dever tico, sociedade, com muito mais fora deve o
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

23

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA administrador pautar sua atuao dentro de princpios de lealdade para com a empresa. Embora isso esteja implcito na conduta de qualquer pessoa dentro do grupo social em que vive e atua, a lei resolveu reiterar, como regra expressa, o dever de lealdade do administrador. A lista de condutas que so vedadas pelo art. 155 so as seguintes: 1. usar, em benefcio prprio ou de outrem, com ou sem prejuzo para a companhia, as oportunidades comerciais de que tenha conhecimento em razo do exerccio de seu cargo; 2. omitir-se no exerccio ou proteo de direitos da companhia ou, visando obteno de vantagens, para si ou para outrem, deixar de aproveitar oportunidades de negcio de interesse da companhia; 3. adquirir, para revender com lucro, bem ou direito que sabe necessrio companhia, ou que esta tencione adquirir. Dessa forma, se o administrador atuar com imprudncia, negligncia e impercia, caracterizando falta de diligncia e lealdade, e, em decorrncia deste ato, a sociedade vier a sofrer danos, ele ser responsvel por eventual ressarcimento. Outrossim, o art. 1.017 do Cdigo Civil determina que o administrador que, sem consentimento escrito dos scios, aplicar crditos ou bens sociais em proveito prprio ou de terceiros, ter de restitu-los sociedade, ou pagar o equivalente, com todos os lucros resultantes, e, se houver prejuzo, por ele tambm responder. Percebe-se que a lei permite a aplicao de crditos ou bens sociais em proveito do prprio administrador ou de terceiros, todavia, necessrio consentimento escrito dos scios. Outra previso legal que merece destaque a do 2 do art. 1.013, segundo a qual o administrador responder por perdas e danos caso realize operaes, sabendo ou devendo saber que estava agindo em desacordo com a maioria. Quanto s diferenas, por ter uma administrao mais coletiva, um administrador de uma sociedade de pessoas excluda a limitada , cuja funo seja estabelecida no contrato social, no pode ser destitudo sem justa causa (art. 1.019). J, na sociedade limitada, os mecanismos de troca de administradores so muito mais fluidos. Este, inclusive, pode no ser scio. Sendo assim, cumpre notar esta regra exclusiva do art. 1.061, com redao nova dada pela Lei 12.375/2010:

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

24

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Art. 1.061. A designao de administradores no scios depender de aprovao da unanimidade dos scios, enquanto o capital no estiver integralizado, e de 2/3 (dois teros), no mnimo, aps a integralizao. 5. Classificao das sociedades empresrias

Vamos tratar agora das espcies societrias previstas no art. 997 do Cdigo Civil em diante e como so classificadas. Saliente-se, candidato, que sero discutidos somente os pontos principais a respeito de cada modelo societrio, j que o aprofundamento neste assunto demandaria um nmero maior de aulas. Daremos nfase s sociedades simples e limitadas, a primeira por servir de base a todas as outras e a segunda por ser o principal tipo societrio utilizado. Quanto classificao, muito j foi dito nos tpicos anteriores, principalmente, no tpico terminologia. Apresentaremos, agora, um quadro esquemtico, que sintetiza tudo que j foi dito:

Classificao Quanto responsabilidade dos scios

Gnero Ilimitada Limitada

Espcie Sociedade simples (regra) Sociedade em nome coletivo Sociedade annima Sociedade limitada Sociedade simples (organizada como limitada)

Mista Quanto ao regime de constituio e de dissoluo Institucionais Quanto composio De pessoas Contratuais

Sociedades em comandita simples Sociedade em comandita por aes Sociedade simples Sociedade em nome coletivo Sociedade em comandita simples Sociedade limitada Sociedade annima Sociedade em comandita por aes Sociedade simples Sociedade em nome coletivo Sociedade limitada (salvo se determinado o contrrio no contrato social)

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

25

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


De capital Mista Sociedade annima Sociedade em comandita por aes Sociedade em comandita simples

5.1. Sociedades Simples

Primeiramente, prezado candidato, voc deve estar se perguntando: por que estudar a sociedade simples em um curso de Direito Empresarial, se a sociedade simples no empresria. H duas respostas a esta pergunta: a primeira, mais pragmtica que est no edital; a segunda, mais didtica, que este tipo societrio a base de muitos outros. Vejamos o Cdigo Civil:

Art. 1.040. A sociedade em nome coletivo se rege pelas normas deste Captulo e, no que seja omisso, pelas do Captulo antecedente [sobre sociedade simples].

Art. 1.046. Aplicam-se sociedade em comandita simples as normas da sociedade em nome coletivo [que por sua vez, complementada pelas normas da sociedade simples], no que forem compatveis com as deste Captulo.

Art. 1.053. A sociedade limitada rege-se, nas omisses deste Captulo, pelas normas da sociedade simples.

Por outro lado, sociedade simples no se ope sociedade limitada ou sociedade em nome coletivo ou sociedade em comandita simples. Sociedade simples ope-se sociedade empresarial. No devemos confundir as coisas. A sociedade simples uma sociedade civil, com fim econmico sem organizao empresarial. Os tipos societrios, como limitada, etc. so tipos de organizao societria e no de organizao empresarial. A sociedade simples pode organizar-se como qualquer um desses tipos. Vejamos o Cdigo Civil:
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

26

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Art. 983. A sociedade empresria deve constituir-se segundo um dos tipos regulados nos arts. 1.039 a 1.092; a sociedade simples pode constituir-se de conformidade com um desses tipos, e, no o fazendo, subordina-se s normas que lhe so prprias.

A sociedade simples, no s pode, como deve organizar-se conforme um desses tipos. A melhor forma de organizao, como as estatsticas indicam, a sociedade limitada, graas s vantagens da limitao da responsabilidade. Porm, mesmo que se organize como outro tipo societrio, no ter nada a perder, s a ganhar. De qualquer forma, so possveis quatro tipos de sociedades simples: a sociedade simples pura, a sociedade simples limitada, a sociedade simples em nome coletivo e a sociedade simples em comandita simples. Ela s no poder organizar-se como sociedade annima ou sociedade em comandita por aes, pois o Cdigo Civil determina que estes tipos societrios so, necessariamente, empresariais. Assim, teramos um paradoxo: uma sociedade que no pode ser, em hiptese alguma, empresarial, organizando-se como uma sociedade que deve ser, em qualquer hiptese, empresarial. A sociedade simples se dedica s atividades prprias de profisso intelectual, como cincia, literatura ou artes, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa (pargrafo nico do art. 966). Pela tradio histrica destas profisses as chamadas profisses liberais , elas so consideradas atividades que no so atividades de mercncia. Embora isto, nos dias de hoje, fuja realidade, a ideologia ainda se mantm. Eis a razo da distino. Apresentados estes conceitos preliminares, vamos apontar os principais aspectos da sociedade simples, da forma mais abrangente possvel, pois, desta forma, quando estudarmos os demais tipos societrios, j teremos estudado bastante do que se aplica a eles, necessitando, apenas, estudar as diferenas. Da mesma forma, quando estivermos estudando estes outros tipos societrios, estaremos estudando regras que podem ser aplicadas, opcionalmente, s sociedades simples. O art. 997 trata de um importante elemento do Direito Societrio, que o contrato social:

Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou pblico, que, alm de clusulas estipuladas pelas partes, mencionar:

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

27

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA I - nome, nacionalidade, estado civil, profisso e residncia dos scios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominao, nacionalidade e sede dos scios, se jurdicas; II - denominao, objeto, sede e prazo da sociedade; III - capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espcie de bens, suscetveis de avaliao pecuniria; IV - a quota de cada scio no capital social, e o modo de realiz-la; V - as prestaes a que se obriga o scio, cuja contribuio consista em servios; VI - as pessoas naturais incumbidas da administrao da sociedade, e seus poderes e atribuies; VII - a participao de cada scio nos lucros e nas perdas; VIII - se os scios respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais. Pargrafo nico. ineficaz em relao a terceiros qualquer pacto separado, contrrio ao disposto no instrumento do contrato.

O artigo seguinte trata da obrigatoriedade do registro. Vejamos que o contrato dever ser inscrito Registro Civil das Pessoas Jurdicas, ao contrrio de uma sociedade empresarial, que, como vimos na aula passada, deve requerer suas inscries Junta Comercial de seu estado:

Art. 998. Nos trinta dias subseqentes sua constituio, a sociedade dever requerer a inscrio do contrato social no Registro Civil das Pessoas Jurdicas do local de sua sede.

Atente-se disposio que determina que o contrato social deve constituir o capital da sociedade simples, imposio inexistente no regime anterior das sociedades civis. Ainda, possvel a admisso de scio que no participe do capital, em moldes semelhantes s antigas sociedades de capital e indstria. Apesar desta situao jurdica, este scio de servio participa dos lucros na proporo da mdia do valor das quotas (art. 1.007) e dever se dedicar inteiramente sociedade (art. 1006).

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

28

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Conforme o art. 997, I, os scios da sociedade simples podero ser pessoas fsicas ou jurdicas, mas isto parece ser um grande erro legislativo, pois a participao de pessoas jurdicas neste tipo de sociedade contra sua prpria natureza, pois, nela, os scios devem ser profissionais e no investidores e uma pessoa jurdica jamais poder ter participao profissional em uma sociedade. Parece que o legislador quis criar uma regra geral de contratos sociais para todos os tipos societrios e esqueceu-se desta brecha que estava criando. De qualquer forma, caso o candidato seja perguntado se uma pessoa jurdica pode ser scia de uma sociedade simples, dever responder que sim, por mais absurdo que possa parecer. Em toda questo ambgua, a melhor opo sempre ser o mais positivista possvel, ou seja, o mais literal. A no ser que seja uma ambiguidade legal que a jurisprudncia j haja resolvido e no seja mais questo de conflitos. Porm, so estas brechas legais que permitem que uma sociedade empresarial se personalize como uma sociedade simples, utilizando-se de seus benefcios, o que pode ser descaracterizado, por exemplo, no Direito Falimentar, como veremos em aula prpria. Reiterando o que j foi dito, os scios respondero pelas obrigaes sociais de acordo como o teor do contrato social (art. 997, VIII). Esta obrigao poder ser subsidiria ou solidria, como se pode aduzir da leitura sistemtica deste inciso com a leitura dos arts. 1.023 e 1.024 do Cdigo Civil:

Art. 1.023. Se os bens da sociedade no lhe cobrirem as dvidas, respondem os scios pelo saldo, na proporo em que participem das perdas sociais, salvo clusula de responsabilidade solidria. Art. 1.024. Os bens particulares dos scios no podem ser executados por dvidas da sociedade, seno depois de executados os bens sociais.

Isto significa que, por regra, a responsabilidade dos scios de uma sociedade simples subsidiria, isto , esgotados os bens da sociedade, os bens pessoais podem ser executados ilimitadamente. A nica forma de uma sociedade simples limitar a responsabilidade dos scios organizar-se como uma sociedade limitada, no basta colocar no contrato que os scios no respondem subsidiariamente pelas obrigaes contratadas. A administrao das sociedades simples dever ser exercida por pessoa(s) natural(is) (art. 997, VI), no sendo possvel a delegao de poderes (art. 1.018).
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

29

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA As alteraes no contrato social, que versem sobre matrias previstas no art. 997, dependem de consentimento de todos os scios; outros temas podem ser decididos por maioria absoluta de votos, se o contrato, ou a lei, no determinar necessidade de deliberao unnime (art. 999). Enfatize-se que a cesso de quota social tambm depende da aprovao dos demais scios (art. 1.003). Para que o scio se retire da sociedade com prazo determinado dever haver justa causa; caso a sociedade seja sem prazo, poder se retirar a qualquer tempo (art. 1.029). O scio, ainda que majoritrio, poder ser expulso da sociedade nos moldes do art. 1.030. Neste caso, dever haver pedido da maioria dos demais scios e falta grave no cumprimento de suas obrigaes, ou, ainda, por incapacidade superveniente. Ressalte-se que se trata de excluso judicial. O scio declarado falido ou que tenha tido suas quotas liquidadas ser, de pleno direito, excludo da sociedade (pargrafo nico do art. 1.030). O scio que faltar com suas contribuies previstas no contrato social, alm de responder por perdas e danos, tambm poder ser excludo da sociedade, neste caso extrajudicialmente (art. 1.004 e respectivo pargrafo nico). Repare que possvel a unipessoalidade temporria, nos termos do inciso IV do art. 1.033. Nesta situao, a sociedade poder permanecer, durante um perodo no superior a cento e oitenta dias, com um scio. Aps este lapso, mantendo-se a unipessoalidade, a sociedade ser dissolvida. Os demais casos de dissoluo encontram-se elencados no mesmo art. 1.033. Como foi possvel perceber, candidato, h vrios detalhes e regras no regime legal relativo s sociedades simples. O mais relevante neste momento se recordar que esses normativos aplicam-se, conforme informado acima, a diversas outras espcies societrias. Acredito que no haja necessidade da memorizao de todos os dispositivos legais mencionados. Contudo, recomendo uma breve leitura nos pontos sublinhados acima, de modo que no momento da prova, caso seja cobrado contedo referente a tais tpicos, o candidato possa se recordar mais facilmente do tema tratado.

SOCIEDADES SIMPLES ATIVIDADES PRPRIAS DE PROFISSO INTELECTUAL; NO PODE ASSUMIR A FORMA DE SOCIEDADE POR AES; AS NORMAS TAMBM SE APLICAM S SOCIEDADES EM NOME COLETIVO, COMANDITA SIMPLES, S SOCIEDADES LIMITADAS (SE O CONTRATO SOCIAL NO ELEGER A LEI DAS S.A. COMO DIPLOMA DE REGNCIA SUPLETIVA) E SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAO;

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

30

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


CONSTITUDAS POR ATO ESCRITO, PARTICULAR OU PBLICO; OS SCIOS PODEM SER PESSOAS NATURAIS E JURDICAS, MAS A ADMINISTRAO DEVE SER EXERCIDA POR PESSOAS NATURAIS; POSSVEL A UNIPESSOALIDADE TEMPORRIA E A ADMISSO DE SCIOS DE SERVIO.

4.2. Sociedades Limitadas

Anteriormente, as sociedades limitadas eram reguladas pelo Decreto 3.708/19. Aps o advento do Cdigo Civil, no ano de 2002, tal modelo societrio passou a ser regido por esse diploma legal e poder ser utilizado tanto pelas sociedades simples como pelas sociedades empresrias. Como j vimos, as situaes no reguladas no captulo prprio das sociedades limitadas no Cdigo Civil sero regidas supletivamente pelo regime das sociedades simples. Contudo, por conveno, no contrato social, poder ser regida, subsidiariamente, pelo disposto na Lei das S/A, conforme a norma do art. 1.053 e respectivo pargrafo nico. De acordo com o que foi debatido e exemplificado no captulo relativo responsabilidade dos scios, na sociedade limitada, apesar da responsabilidade dos scios ser restrita ao valor de suas quotas, todos respondem solidariamente pela integralizao do capital (art. 1.052). Assim, o limite de responsabilidade dos scios em uma sociedade limitada o total do capital subscrito e no integralizado. relevante tambm apontar a responsabilidade prevista no 1 do art. 1.055 do Cdigo Civil, que determina que todos os scios respondem solidariamente pela avaliao incorreta feita pelos scios. Percebe-se que tal disposio legal no atinge aqueles scios que ingressaram na sociedade em momento posterior avaliao. As quotas das sociedades limitadas constituem fraes do capital social e podem ser de valor igual ou no (art. 1.055). Em relao cesso de quotas nas sociedades limitadas, insta ressaltar que, na esteira da previso consubstanciada no art. 1.057, caso o contrato social no apresente regra diversa, o scio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja scio, independentemente de audincia dos outros, ou a estranho, se no houver oposio de titulares de mais de um quarto do capital social.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

31

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Deste modo, omitindo-se o contrato, a livre transferncia de quotas s ocorrer quando o cessionrio for outro scio. A letra do art. 1.059 tambm demanda ateno, ao dispor que os scios sero obrigados reposio dos lucros e das quantias retiradas, a qualquer ttulo, ainda que autorizados pelo contrato, quando tais lucros ou quantia se distriburem com prejuzo do capital. A administrao da sociedade limitada tratada nos arts. 1.060 a 1.065. Como j vimos, podemos destacar a norma positivada no art. 1.061, que dispe que permite a previso contratual de administradores no scios. Contudo, a designao desses depender de aprovao da unanimidade dos scios, enquanto o capital no estiver integralizado, e de dois teros, no mnimo, aps a integralizao. No caso de administrador scio, nomeado no prprio contrato social ou em alterao contratual, sua destituio depender da deciso de dois teros do capital social, salvo disposio contratual diversa. (art. 1.063, 1). Por outro lado, tratando-se de administrador no scio ou nomeado em ato separado, certo que sua destituio poder ocorrer por vontade da maioria do capital. No tocante ao conselho fiscal (arts. 1.066 a 1.070), rgo que tem como misso principal a fiscalizao dos atos dos administradores, sua criao optativa. Caso institudo, ser composto de trs ou mais membros e respectivos suplentes, scios ou no, residentes no Pas. Os arts. 1.071 a 1.080 versam sobre o processo decisrio dentro das sociedades limitadas. Preliminarmente, enfatize-se que a maioria calculada em funo do nmero de quotas e no pelo nmero de scios. Destarte, um scio com 50 quotas, influenciar mais os rumos da sociedade que trs scios com 10 quotas, cada um. O qurum necessrio para a aprovao das diversas matrias de interesse das limitadas bastante simples, bastando a leitura dos arts. 1.071 e 1.076. Ressalte-se que no h impedimento para que o contrato social aumente o mnimo necessrio para a aprovao de certas questes. O art. 1.077 apresenta importantes regras acerca do direito de recesso. Como na sociedade limitada os scios se vinculam prpria durao do empreendimento, a lei prev algumas hipteses que permitem a retirada do scio, haja vista o seu possvel desinteresse em se manter na entidade. De acordo com aquele dispositivo normativo, quando houver modificao do contrato, fuso da sociedade, incorporao de outra, ou dela por outra, ter o scio que dissentiu o direito de retirar-se da sociedade.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

32

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Em relao ao aumento do capital social (art. 1.081), tal providncia poder ocorrer aps sua total integralizao. J a reduo do capital sociedade, poder ocorrer em duas hipteses: I - depois de integralizado, houver perdas irreparveis; II - se excessivo em relao ao objeto sociedade (art. 1.082). O qurum necessrio para a aprovao de ambas providncias de trs quartos do capital social.

s da se da as

Para que seja possvel a todos os scios manter a sua participao proporcional no capital da sociedade, o 1 do art. 1.081 determina que at trinta dias aps a deliberao, tero os scios preferncia para participar do aumento, na proporo das quotas de que sejam titulares. Busca-se, deste modo, evitar a diluio da participao societria dos scios com o aumento do capital. Para concluir esta etapa, merece destaque o art. 1.085 que versa sobre uma possibilidade de excluso extrajudicial do scio. Assim, quando a maioria dos scios, representativa de mais da metade do capital social, entender que um ou mais scios esto pondo em risco a continuidade da empresa, em virtude de atos de inegvel gravidade, poder exclu-los da sociedade, mediante alterao do contrato social, desde que prevista neste a excluso por justa causa. Nas palavras de Fabio Ulhoa, se o expulso minoritrio e h, no contrato social, clusula que permite a expulso de scio por justa causa (...) o scio ou scios titulares de mais da metade do capital social, diante de elementos que demonstrem estar o minoritrio pondo em risco a continuidade da empresa, em virtude de atos de inegvel gravidade, devem convocar reunio ou assemblia para apreciar a matria. condio de validade do ato que seja dada cincia ao acusado da convocao para que ele possa comparecer e, querendo, defender-se. Vale recordar que o art. 1.004 apresenta outra possibilidade de excluso extrajudicial do scio, enquanto o art. 1.030 nos traz hiptese de excluso judicial do scio minoritrio remisso. Segue abaixo quadro com algumas das regras mais relevantes no regime legal relativo s sociedades limitadas:

SOCIEDADES LIMITADAS A RESPONSABILIDADE DOS SCIOS RESTRITA AO VALOR DE SUAS QUOTAS, MAS TODOS RESPONDEM SOLIDARIAMENTE PELA INTEGRALIZAO DO CAPITAL; O SCIO PODE CEDER SUA QUOTA LIVREMENTE A SCIOS, OU A ESTRANHO, SE NO HOUVER OPOSIO DE MAIS DE UM QUARTO DO CAPITAL SOCIAL;

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

33

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


POSSVEL A PREVISO CONTRATUAL DE ADMINISTRADORES NO SCIOS, MAS A DESIGNAO DESSES DEPENDER DE APROVAO DA UNANIMIDADE DOS SCIOS, ENQUANTO O CAPITAL NO ESTIVER INTEGRALIZADO, E DE DOIS TEROS, NO MNIMO, APS A INTEGRALIZAO; A INSTITUIO DO CONSELHO FISCAL OPTATIVA; NAS DELIBERAES SOCIAIS, A MAIORIA CALCULADA EM FUNO DO NMERO DE QUOTAS E NO PELO NMERO DE SCIOS; POSSVEL O SCIO RETIRAR-SE DA SOCIEDADE QUANDO HOUVER MODIFICAO DO CONTRATO, FUSO DA SOCIEDADE, INCORPORAO DE OUTRA, OU DELA POR OUTRA; A EXPULSO DO SCIO QUE DESCUMPRE SEUS DEVERES, QUANDO HOUVER PREVISO CONTRATUAL EXPRESSA, PODE SER FEITA EXTRAJUDICIALMENTE; O AUMENTO DO INTEGRALIZAO. CAPITAL SOCIAL S PODE OCORRER APS SUA TOTAL

5.3. Sociedades em Nome Coletivo

As principais caractersticas das sociedades em nome coletivo j vm previstas no art. 1.039, que dispe que somente pessoas fsicas podem fazer parte de tal espcie societria e todos os scios respondero solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais. Evidencia-se que, diante dessa responsabilidade ilimitada, a sociedade em nome coletivo no muito utilizada, considerando que no preserva os scios do risco do empreendimento. certo que os scios podero limitar a responsabilidade entre si, todavia, tal limitao no poder ser oposta a terceiros e dever ser feita no ato constitutivo ou unanimemente por conveno posterior (pargrafo nico do art. 1.039). O art. 1.042 determina que a administrao da sociedade em nome coletivo compete exclusivamente aos scios.

SOMENTE PESSOAS FSICAS PODEM FAZER PARTE DA SOCIEDADE EM NOME COLETIVO E TODOS OS SCIOS RESPONDERO SOLIDRIA E ILIMITADAMENTE PELAS OBRIGAES.

5.4. Sociedades em Comandita Simples

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

34

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Nas sociedades em comandita simples h dois tipos de scios: comanditados e comanditrios. Os primeiros devem ser pessoas fsicas e se obrigam solidria e ilimitadamente, enquanto os segundos so simples prestadores de capitais, com a responsabilidade limitada s suas contribuies de capital (art. 1.045). Tal distino deve estar prevista no ato constitutivo. Justamente por sua condio, o scio comanditrio no pode praticar qualquer ato de gesto, nem ter o nome na firma social, sob pena de ficar sujeito s responsabilidades de scio comanditado (art. 1.047). A gerncia da sociedade caber, deste modo, a todos os scios comanditados, ou, dentre esses, queles que forem designados no contrato social. Contudo, nada impede que o comanditrio, nos moldes do pargrafo nico do art. 1.047, seja constitudo procurador da sociedade para determinado negcio. curioso notar que a ausncia de uma das categorias de scio (comanditado e comanditrio) por perodo inferior a cento e oitenta dias no suficiente para a dissoluo da sociedade em comandita simples, de acordo com o teor do inciso II, do art. 1.051.

NA SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES H O SCIO COMANDITADO, PESSOA FSICA QUE RESPONDE SOLIDRIA E ILIMITADAMENTE PELAS OBRIGAES SOCIAIS, E O COMANDITRIO, QUE RESPONDE AT O VALOR DE SUAS QUOTAS.

5.5. Sociedades em Comandita por Aes

A sociedade em comandita por aes, na prtica, uma espcie societria em desuso, mas como consta em nosso edital, devem ser feitos breves comentrios acerca deste tpico. Apesar do capital social dessas sociedades tambm se dividir em aes, que representam o investimento dos scios, impondo, em geral, as mesmas regras que se aplicam s sociedades annimas (art. 1.090), h um regime misto na responsabilidade dos scios. Assim, alm dos scios de responsabilidade limitada, h tambm os scios de responsabilidade ilimitada e subsidiria, que so os diretores ou administradores (art. 1.091). Denota-se que se o acionista no participar da

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

35

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA administrao da sociedade, sua responsabilidade estar limitada ao preo de emisso das aes que subscreveu ou adquiriu. Ainda no art. 1.091, deve-se enfatizar a previso de que somente o acionista poder administrar a sociedade e dever ser nomeado no ato constitutivo da sociedade. Em virtude do alto grau de responsabilidade atribudo queles que ocupam cargos de administrao na sociedade em comandita por aes, o art. 1.092 limita os poderes da assemblia geral. Com efeito, a assemblia geral no pode, sem o consentimento dos diretores, mudar o objeto essencial da sociedade, prorrogar-lhe o prazo de durao, aumentar ou diminuir o capital social, criar debntures, ou partes beneficirias.

NA SOCIEDADE EM COMANDITA POR AES O REGIME DE RESPONSABILIADDE MISTO. OS SCIOS QUE OCUPAM CARGO DE ADMINISTRAO NA SOCIEDADE RESPONDEM SUBSIDIRIA E ILIMITADAMENTE PELAS OBRIGAES SOCIAIS.

6. Dissoluo e extino das sociedades

Vamos discorrer agora, caro candidato, acerca do regime de extino das sociedades. J vimos da dissoluo parcial em relao a um scio, quando falvamos de seu regime jurdico. Agora estudaremos o fim da sociedade como um todo. Todavia, no falaremos, por bvio, da extino da sociedade em razo de falncia, pois ser objeto de aula prpria. O art. 1.033 do Cdigo Civil apresenta todos os casos em que a sociedade se dissolve sem necessidade de provocao judicial:

Art. 1.033. Dissolve-se a sociedade quando ocorrer: I - o vencimento do prazo de durao, salvo se, vencido este e sem oposio de scio, no entrar a sociedade em liquidao, caso em que se prorrogar por tempo indeterminado; II - o consenso unnime dos scios; III - a deliberao dos scios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado;
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

36

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA IV - a falta de pluralidade de scios, no reconstituda no prazo de cento e oitenta dias; V - a extino, na forma da lei, de autorizao para funcionar.

O art. 1.035 dispe que o contrato social pois estamos tratando de sociedades contratuais e no das institucionais, que veremos na prxima aula pode prever outras causas de dissoluo, que podem ocorrer extrajudicialmente ou sero apreciadas em juzo, se contestadas. Tambm pode ocorrer a dissoluo judicial nos seguintes casos:

Art. 1.034. A sociedade pode ser dissolvida judicialmente, a requerimento de qualquer dos scios, quando: I - anulada a sua constituio; II - exaurido o fim social, ou verificada a sua inexeqibilidade.

Ocorrendo a dissoluo, a sociedade entrar em liquidao, devendo restringir seus negcios somente aos inadiveis, sendo proibidas novas operaes, sob pena de responsabilidade ilimitada e solidria dos scios. A liquidao semelhante a que ocorre quando a sociedade se resolve em relao a um scio, s que desta vez haver a figura do liquidante. Vejamos os seguintes artigos:

Art. 1.036. Ocorrida a dissoluo, cumpre aos administradores providenciar imediatamente a investidura do liquidante, e restringir a gesto prpria aos negcios inadiveis, vedadas novas operaes, pelas quais respondero solidria e ilimitadamente. Pargrafo nico. Dissolvida de pleno direito a sociedade, pode o scio requerer, desde logo, a liquidao judicial. Art. 1.038. Se no estiver designado no contrato social, o liquidante ser eleito por deliberao dos scios, podendo a escolha recair em pessoa estranha sociedade. 1 O liquidante pode ser destitudo, a todo tempo: I - se eleito pela forma prevista neste artigo, mediante deliberao dos scios;

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

37

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA II - em qualquer caso, por via judicial, a requerimento de um ou mais scios, ocorrendo.

O processo de liquidao no um processo de falncia, como veremos na aula sobre o assunto, mas h semelhanas entre o liquidante e o administrador judicial da massa falida (outrora, conhecido como sndico). O liquidante ter o dever de arrecadar os bens, ultimar os negcios da sociedade, realizar o ativo, pagar o passivo e exigir dos quotistas quando insuficiente o ativo soluo do passivo, conforme o caso, entre outras responsabilidades arroladas no art. 1.103 do Cdigo Civil. O art. 1.104 determina que as obrigaes e a responsabilidade do liquidante regem-se pelos preceitos peculiares s dos administradores da sociedade liquidanda, de modo que, o que vimos sobre o regime jurdico dos administradores das sociedades tambm aplica-se aqui. Da mesma forma, o art. 1.105 permite ao liquidante representar a sociedade e praticar todos os atos necessrios sua liquidao, inclusive alienar bens mveis ou imveis, transigir, receber e dar quitao. Pago o passivo e partilhado o remanescente, convocar o liquidante assemblia dos scios para a prestao final de contas (art. 1.108). Assim, aprovadas as contas, encerra-se a liquidao, e a sociedade se extingue, ao ser averbada no registro prprio a ata da assemblia (art. 1.109). O pargrafo nico deste ltimo artigo, afirma que o dissidente ter trinta dias, a contar da publicao da ata, para propor a ao que couber e o art. 1.110 informa que, encerrada a liquidao, o credor no satisfeito s poder exigir o pagamento dos scios, individualmente, no limite do recebido por eles recebida na partilha, e a propor contra o liquidante ao de perdas e danos. Este o processo de liquidao extrajudicial e, terminado, a sociedade estar extinta. O processo judicial de dissoluo no matria do programa da prova, mas, caso o candidato tenha curiosidade de conhec-lo, ele ainda regulada pelo Cdigo de Processo Civil de 1939 (DL 1.1608), em razo do disposto no art. 1.218, VII, do atual CPC, e encontra-se nos arts. 655 a 674 do Cdigo antigo.

Caro amigo, a matria de hoje foi um pouco mais extensa que a anterior, mas isto no nada que possa provocar temor. Procuramos expor o contedo do mais geral ao mais particular, de modo a facilitar o aprendizado. Estude a legislao; faa uma boa reviso da matria, incluindo a aula passada; procure
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

38

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA ver os pontos em comum que voc dar um passo importante para obter sucesso e ser aprovado no exame. Com isto, prezado candidato, voc j ter uma boa base do Direito Societrio e, assim, poderemos enveredar pelo tipo societrio mais complexo, que a sociedade annima, tpico do encontro seguinte. Por ora, me despeo, esperando v-los em breve na nossa prxima aula. Forte abrao e bons estudos.

7. Exerccios Prezados alunos, considerando que a prova ser aplicada pelo Cespe, no estilo certo e errado, optamos por adaptar algumas questes aplicadas por outras bancas para este modo. Assim, busca-se criar familiaridade do candidato com esta forma de questionamento, para que no momento da prova no haja problemas. 1. (Antnio Nbrega Ponto dos Concursos, 2012) No tocante s diversas afirmativas abaixo, considere-as certas ou erradas: I A sociedade por aes independentemente do seu objeto. ser sempre considerada empresria,

II O Cdigo Civil institui a diviso entre sociedades simples e sociedades empresrias, afastando a antiga classificao em sociedades civil e sociedades comerciais. III A sociedade que tenha como objeto o exerccio da atividade rural sempre ser equiparada sociedade simples. 2. (FCC Procurador do Municpio/SP, 2008, adaptada) Classificam-se como sociedades personificadas as sociedades: I Limitada e a em comandita por aes. II Em comum e a em conta de participao. III Em nome coletivo e a em comandita simples. 3. (Antnio Nbrega Ponto dos Concursos, 2012) E verdadeiro afirmar, no tocante sociedade em conta de participao, que:

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

39

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA I Excepcionalmente a sociedade em conta de participao poder adquirir personalidade jurdica, desde que seu instrumento seja inscrito no respectivo registro. II O scio participante responde exclusivamente perante o scio ostensivo, no se obrigando perante terceiros. III As normas relativas s sociedades simples aplicam-se, subsidiariamente e no que for compatvel, s sociedades em conta de participao. 4. (FCC Promotor de Justia/CE, 2009, adaptada) A sociedade empresria, como pessoa jurdica, sujeito de direito personalizado. Considerando esta afirmativa, julgue os itens abaixo: I A sociedade empresria possui responsabilidade patrimonial, ou seja, tem patrimnio prprio, inconfundvel e incomunicvel com o patrimnio individual de seus scios. II A sociedade empresria titularidade processual, isto , pode demandar e ser demandada em juzo. III H responsabilizao patrimonial, solidria e direta dos scios de uma sociedade empresria, em relao aos credores, pelo eventual prejuzo causado pela sociedade. 5. (FCC Auditor Fiscal/SP, 2007, adaptada) Uma sociedade limitada, com dois scios, teve seus atos constitutivos assinados, mas no arquivados no rgo competente. No obstante a falta de arquivamento, iniciou-se a operao empresarial. De acordo com o contrato social, os scios podiam praticar isoladamente quaisquer atos compreendidos no objeto da sociedade. Julgue os seguintes itens: I Mesmo a sociedade no possuindo personalidade jurdica, seus bens e dvidas constituem seu patrimnio. II Os bens sociais respondem pelos atos de gesto praticados por qualquer dos scios, em qualquer circunstncia. III Na eventualidade de a sociedade contrair dvidas de natureza civil, o respectivo credor poder satisfazer-se com os bens sociais ou dos scios, indiscriminadamente, excludo do benefcio de ordem aquele que contratou pela sociedade. 6. (FGV Fiscal de Rendas/RJ, 2009, adaptada) H mais de dez anos, Jorge e Matias, ambos juridicamente plenamente capazes, constituram sociedade limitada para desenvolver o comrcio de carnes em Petrpolis. Apesar de eles terem elaborado contrato de sociedade por escrito, tal contrato nunca foi levado a

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

40

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA registro na Junta Comercial competente. Considerando as informaes acima, correto afirmar que: I A sociedade no tem personalidade jurdica, mas os bens e dvidas sociais constituem patrimnio especial, do qual os scios so titulares em comum. II A sociedade inexistente. III A sociedade existe, vlida e possui personalidade jurdica. 7. (Antnio Nbrega Ponto dos Concursos, 2012) No tocante s diversas afirmativas apresentadas abaixo, julgue-as: I as sociedades em conta de participao no adquirem personalidade jurdica, ainda que seu instrumento seja inscrito no devido registro. II tanto na sociedade em comum como na sociedade em conta de participao, os scios s podem provar sua existncia por escrito. III na sociedade em conta de participao h duas espcies de scios: o scio ostensivo e o scio participante. Este ltimo responde exclusivamente perante o primeiro. 8. (ESAF Procurador da Fazenda Nacional/AGU, 2006, adaptada) Com relao desconsiderao da personalidade jurdica, julgue os itens abaixo. I A deciso pela desconsiderao da personalidade jurdica faculdade do juiz nos termos do Cdigo Civil, e mediante requerimento da parte ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir, no sendo possvel a concesso de ofcio. II De acordo com o entendimento dominante no Superior Tribunal de Justia, necessria ao judicial autnoma para a desconsiderao da pessoa jurdica. III - O entendimento predominante na jurisprudncia ptria no sentido de que, sendo deferida a desconsiderao da personalidade jurdica, a execuo no pode atingir a todos os scios indistintamente, mas apenas os que deram causa ao ato que levou desconsiderao. 9. (FGV Fiscal de Rendas/RJ, 2009 adaptada) Sobre a desconsiderao da personalidade jurdica, julgue as seguintes afirmativas. I Implica a extino da pessoa jurdica. II Constitui uma construo jurisprudencial que nunca encontrou positivao na legislao nacional. III Implica que obrigaes da sociedade sejam estendidas aos bens particulares dos administradores e scios e est prevista, no sistema jurdico brasileiro, no
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

41

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Cdigo Civil, no Cdigo de Defesa do Consumidor e na Lei 8.884/94 (Lei de Defesa da Concorrncia). 10. (FGV Auditor/TCM-RJ, 2008) Julgue os itens abaixo: I A personalidade jurdica das sociedades se inicia com a sua constituio e incio das atividades. II As sociedades em comum respondem perante terceiros pelas obrigaes contradas. III O capital social de uma sociedade limitada pode ser formado por quotas de valores diferentes.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

42

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

Gabarito Questo 1: I C, II C, III E. Questo 2: I C, II E, III C. Questo 3: I E, II C, III C. Questo 4: I C, II C, III E. Questo 5: I E, II E, III C. Questo 6: I C, II E, III E. Questo 7: I C, II E, III C. Questo 8: I C, II E, III C. Questo 9: I E, II E, III C. Questo 10: I E, II C, III C.

Comentrios Questo 1 A primeira afirmativa encontra respaldo na legislao, de acordo com o texto legal insculpido no pargrafo nico do art. 982 do Cdigo Civil. A segunda assertiva tambm est correta, considerando que no mais se utiliza a antiga distino que se fundava no objeto civil ou comercial da sociedade, adotando-se a teoria da empresa. A terceira afirmativa incompatvel com a redao do art. 984 do Cdigo Civil, que prev que a sociedade que exercer atividade rural poder ser equiparada sociedade empresria, desde que requeira sua inscrio na Junta Comercial, nos termos do referido dispositivo legal. Questo 2 Os itens I e II esto corretos, pois todos estes tipos societrios possuem personalidade jurdica e encontram-se no subttulo Da sociedade personificada do Cdigo Civil.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

43

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA O item II, porm, est errado, pois a sociedade em comum e a sociedade em conta de participao no possuem personalidade jurdica e encontram-se no subttulo Da sociedade no personificada do mesmo Cdigo. Questo 3 A questo discorre especificamente sobre as diversas caractersticas da sociedade em conta de participao. necessrio atentar para o fato de que, ainda que o instrumento de celebrao da sociedade em conta de participao tenha sido inscrito no respectivo registro, tal sociedade no adquirir personalidade jurdica (art. 993). Diante de tal regra, certo que a afirmativa I est errada. Os scios ocultos s respondem aos scios ostensivos, e, ainda assim, dentro dos contornos delineados no contrato de conta de participao, nos termos da regra positivada no pargrafo nico do art. 991 do CC, o que indica o item II estar correto. As regras atinentes s sociedades simples aplicam-se, no que couber, s sociedades em conta de participao, nos termos do art. 996, o que faz com que o item III esteja, igualmente, correto. Questo 4 A questo apresenta diversos fenmenos oriundos da personificao das sociedades. O item I no est correto. Ora, como vimos, a pessoa jurdica tem autonomia para contrair obrigaes e ser titular de direitos e deveres, alm de possuir patrimnio prprio. Desta forma, em regra, no se admite que os scios respondam por prejuzos causados pela atuao da pessoa jurdica, o que estaria afastando a regra da limitao de responsabilidade. Ou seja, no primeiro caso, eventuais negcios jurdicos celebrados com terceiros envolvem a sociedade, e no as pessoas dos scios. Em relao titularidade processual, caber sociedade ingressar em juzo para postular seus direitos, alm de responder pessoalmente na esfera judicial por suas obrigaes. O que nos leva a concluir que o item II est correto. O item III versa sobre a separao patrimonial, principal caracterstica da personificao das sociedades. Os bens integrantes do capital social de uma empresa no se confundem com os bens particulares dos scios, que possuem a participao societria na pessoa jurdica. Portanto est correto. Questo 5 O enunciado apresenta a descrio de uma sociedade irregular, j que os atos constitutivos, no obstante estarem assinados, no foram levados a registro (art. 985). Assim, neste caso, deve-se aplicar o conjunto normativo estatudo nos arts. 986 a 990 do Cdigo Civil, relativo s sociedades em comum.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

44

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA O item I est errado, pois, no sendo pessoa de direito, a sociedade no pode ser parte de uma relao jurdica. Deste modo, no pode ter direitos e contrair obrigaes. Logo, no pode possuir patrimnio. Os bens e dvidas da sociedade formam patrimnio especial comum dos scios (art. 988). O item II est igualmente errado, pois o art. 989 do Cdigo Civil informa que os bens sociais respondem pelos atos de gesto praticados por qualquer dos scios, salvo pacto expresso limitativo de poderes, que somente ter eficcia contra o terceiro que o conhea ou deva conhecer, havendo exceo a regra geral. O item III est correto, pois uma descrio do que manda o art. 990 do Cdigo Civil. Questo 6 Exerccio semelhante ao apresentado acima. O item I est correto, pois apresenta texto que se aproxima ao lapidado no art. 988 do Cdigo Civil. De fato, no obstante no possuir personalidade jurdica, a sociedade tem bens e dvidas, de titularidade comum dos scios. Ressalte-se que no h de da sociedade. O que ocorre adquire personalidade jurdica, insculpidas nos arts. 986 a 990 se falar em inexistncia, ineficcia ou nulidade que, no caso apresentado, a sociedade no fenmeno que gera a incidncia das regras do CC.

Assim, o item II est errado, pois a sociedade existe, e o item III est errado, pois a sociedade no possui personalidade jurdica. Questo 7 A questo demanda conhecimentos acerca do regime legal e das caractersticas da sociedade em comum e da sociedade em conta de participao. Em relao s sociedades em conta de participao, a primeira e a terceira afirmativas esto corretas, de acordo com o texto legal dos arts. 993 e 991, respectivamente, do Cdigo Civil. A assertiva II, contudo, est em desacordo com as normas em estudo, considerando que, no obstante estar em consonncia com a redao do art. 987, encontra-se em conflito com a letra do art. 992. Questo 8 O item I est correto. A deciso judicial que determinar a desconsiderao da personalidade jurdica deve ser provocada pelas partes litigantes, no sendo possvel autoridade judiciria aplicar tal fenmeno de ofcio. O item II demanda conhecimentos mais especializados sobre o tema, j que trata do entendimento do STJ acerca de questo de direito processual relativa desconsiderao da personalidade jurdica. Apesar da baixa
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

45

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA probabilidade de a banca abordar a matria nesta profundidade, vlido ressaltar que o pedido para a desconsiderao da personalidade jurdica pode ser feito nos autos da prpria ao principal, sendo prescindvel a propositura de ao autnoma que tenha como nico objeto tal pedido. O item III, na esteira do que foi visto anteriormente, no se harmoniza com o entendimento majoritrio sobre o tema. A desconsiderao afeta somente certos atos, de modo a atingir o patrimnio pessoal do scio que indevidamente se beneficiou da fico da personalidade jurdica da sociedade. Questo 9 O item I est errado. No h que falar em extino da pessoa jurdica (alternativa a), considerando que tal efeito momentneo e ocorre somente em relao a certos atos praticados pelos scios e administradores. O item II tambm est errado, pelo que veremos a seguir. A desconsiderao da personalidade jurdica encontra-se positivada no Cdigo Civil e na Lei 8.884/94 (entre outros institutos, pois que a afirmativa no se utilizou da palavra apenas, ou outro termo que significasse a exclusividade destas Leis). Logo, se o item III est correto e a teoria encontra-se positivada, o item II s pode estar errado.

Questo 10 O exerccio demanda conhecimentos de diversos assuntos ligados ao Direito Societrio. Diante do que foi exposto, possvel verificar que o item I est incorreto. A personalidade jurdica das sociedades se inicia no momento em que ocorre a inscrio no devido registro, e no com a sua constituio ou incio das atividades, nos termos do art. 985 do Cdigo Civil. Em relao ao item II, possvel notar que o texto est em harmonia com a prpria natureza da sociedade em comum que, apesar de no ter adquirido personalidade jurdica, responde pelas obrigaes sociais. Inclusive, vale lembrar que todos os scios respondem solidariamente por tais obrigaes (art. 990). O item III est de acordo com o art. 1.055 do Cdigo Civil, pois este postula que o capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada scio.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

46

DIREITO EMPRESARIAL (Analista Judicirio - STJ) PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

Bibliografia BORBA, Jos Edwaldo Tavares. Direito Societrio. 8 ed. rev., aum. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 17 ed. Rio de Janeiro: ed.Lumen Jris, 2007. COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. 10 ed. rev. e atual., So Paulo: Saraiva, 2007. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro, 2 vol.: teoria geral das obrigaes. 18 ed. rev. e atual. de acordo com o novo Cdigo Civil, So Paulo: Saraiva, 2003. GRANJEIRO. J. Wilson e outros. Lei 6.404/76 Comentada e Introduo ao Direito da Empresa. 11 ed. Braslia: Obcursos, 2009. HOOG, Wilson Alberto Zappa. Lei das Sociedades Annimas. 2 ed. Curitiba: Juru, 2009. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 25 ed. So Paulo: Malheiros, 2000. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil v. 1: parte geral. 39 ed. So Paulo: Saraiva, 2003. RAMOS, Andr Luiz Santa Cruz, Curso de Direito Empresarial: o novo regime jurdico-empresarial brasileiro. 3 ed. Salvador: juspodivm, 2009. REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial, 2 volume. 27 ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2010. VEROSA, Haroldo Malheiros Duclerc, Curso de Direito Comercial. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

47

Potrebbero piacerti anche