Sei sulla pagina 1di 1

INTERAGIR NOS/COM OS ESPAOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

COSTA, Alice Maria Figueira Reis da, E-mail: alicemaria.costa@yahoo.com.br Professora da Escola Especial Favo de Mel/FAETEC-RJ. Especialista em Educao Especial pela UNIRIO. Voluntria participante do Grupo de Pesquisa Docncia na Cibercultura GPDOC/UERJ. FREIRE, Joo Gabriel Mascarenhas, E-mail: Joo_rj00@hotmail.com Professor da Escola Especial Favo de Mel/FAETEC-RJ. Especialista em Educao Especial pela UNIRIO.

OBJETIVOS
Investigar a importncia da aula passeio (FREINET, 1979) e potncia da aprendizagem multirreferencial no processo de ensinoaprendizagem (MACEDO, 2007; ALVES, 2007) da educao contempornea de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE).

METODOLOGIA
A metodologia pesquisa (MACEDO, tornou formao 2002; possvel multirreferencial SANTOS, 2005)

compreender a atuao docente implicada num processo reflexivo sobre a prpria prtica dialogando com os registros
Aula passeio ao zoolgico Rio

fotogrficos (MACHADO, 1984; CAPUTO, 2007) que os alunos fizeram pela cidade utilizando smartphones e de como se sentiram afetados por ela, num processo interativo e que se atualiza de forma contnua a partir de outras leituras
Aula passeio ao Espao Humanidade da Rio + 20 no Forte de Copacabana

dentro/fora da escola que colaboraram permanentemente na promoo da


Aula no espao Horta da E. M.Favo de Mel

CONCLUSES
A partir das vivncias em espaos multirreferenciais foi possvel tecer outras redes educativas (ALVES, 2011) e ainda compreender como as imerses em outros espaostempos da cidade colaboram para o

autonomia e cidadania de alunos com NEE.

RESULTADO
Como resultado do ato educativo (MACEDO, 2011) contnuo foi possvel compreender que a construo do pensamento complexo (MORIN, 2005) acontece de forma relacional, espontnea, indeterminada e integradora na relao do sujeito com o meio, o sujeito e o objeto. O desenvolvimento cognitivo, psicolgico e integral resultante das situaes de aprendizagem vividas em espaostempos culturais e informais de aprendizagem propiciaram aos alunos praticantes (alunos e educadores) desta investigao outras prticas de construo do conhecimento, s vezes, escondida na zona de desenvolvimento proximal da criana e do adolescente em outras situaes de aprendizagem promovidas no cotidiano da sala de aula, compreendendo este e a plasticidade deste lugar em espaostempos de cibercultura, cultura emergente dos usos das tecnologias digitais.

desenvolvimento integral da criana e do adolescente. Ampliando o potencial da educao formal em espaostempos de aprendizagem no formais, no que tange a promoo da interao das crianas em situaes informais de aprendizado.

Momento de Lazer em comemorao ao Dia das Crianas e do Mestre no espao Stio

Aula passeio ao Zoolgico Rio

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Interao no espao da sala de aula

ALVES, N. e OLIVEIRA, I.B. Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. ALVES, Nilda. Aula ministrada dia 07 abr. 2011, durante a disciplina Redes Educativas e culturais, cotidianos e currculos no Programa de Ps-graduao em Educao (ProPEd). CAPUTO, Stela Guedes. A cano da foto. Jornal Educao e Imagem. Rio de Janeiro, p.2 - 2, 2007. Disponvel em: <http://www.labeduimagem.pro.br/jornais/ed_img/anteriores/ano1_ed1/uma_imagem.html>. Acesso em: 18 jun. 2012. FREINET, lise. O Itinerrio de Clestin Freinet. A livre expresso na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S. A., 1979. 166p. MATTAR, Joo. (2010). Games em educao: como os nativos digitais aprendem. So Paulo: Pearson Prentice Hall. MACEDO, R. S. A. A raiz e a flor: a gesto dos saberes para o desenvolvimento humano. Inflexes multirreferenciais em currculo. Maiutica (Salvador), Salvador, v. 1, n. 1, p. 27-50, 2002. Disponvel em: < http://www.faced.ufba.br/~nepec/noesis1/raiz.htm>. Acesso em: 17 ago 2011. MACHADO, Arlindo. A iluso especular. Brasiliense, 1984. Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/51900006/MACHADO-Arlindo-ilusao-especular. Acesso em: 22 ago. 2011. MORIN, Edgar. Educao e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4 ed. So Paulo: Cortez: 2007. SANTOS, Edma. Educao Online. Cibercultura e Pesquisa-formao na prtica docente. Tese de doutorado. Salvador: FACED-UFBA. 2005. <orientador prof. Dr. Roberto Sidney Macedo>.

Rua Clarimundo de Melo, 847 Quintino Bocaiva - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 2332-4137

Potrebbero piacerti anche