Sei sulla pagina 1di 16

Vdeo Aula de Portugus

Figuras de Sintaxe

Astlande Cabral dos Santos

Figuras de Sintaxe
Figuras de sintaxe ou de construo so recursos de expresso criados com base na construo sinttica das frases. Elas podem ser construdas por: a) omisso: assndeto, elipse e zeugma; b) repetio: anfora, pleonasmo e polissndeto; c) inverso: anstrofe, hiprbato, silepse e hiplage; d) ruptura: anacoluto; e) concordncia ideolgica: silepse.

Figuras de Sintaxe
Portanto, so figuras de construo ou sintaxe:

Assndeto Anfora Hiprbato

Elipse Pleonasmo Anacoluto

Zeugma Polissndeto Silepse

Figuras de Sintaxe - Assndeto


Assndeto ocorre quando h omisso da conjuno e entre termos ou oraes. Exemplo: Coou o queixo cabeludo, parou, reacendeu o cigarro." (Graciliano Ramos). Se no houvesse a omisso da conjuno, teramos: Coou o queixo cabeludo, parou e reacendeu o cigarro.

Figuras de Sintaxe - Anfora


Anfora ocorre quando existe repetio de palavras, geralmente no incio de versos ou de oraes: Exemplo: Se voc gritasse, se voc gemesse, se voc tocasse, a valsa vienense, se voc dormisse, se voc cansasse, se voc morresse... Mas voc no morre, voc duro, Jos! (Carlos Drummond de Andrad)

Figuras de Sintaxe - Hiprbato


Hiprbato ou inverso, ocorre quando se da a troca da ordem direta dos termos da orao (sujeito, verbo, complementos, adjuntos) ou de nomes e seus determinantes. Exemplo: Diz Cristo que saiu o pregador evanglico a semear a palavra divina.
Na ordem direta, ficaria: Cristo diz que o pregador evanglico saiu a semear a palavra divina.

Figuras de Sintaxe - Elipse


Elipse ocorre quando h omisso, espontnea ou voluntria, de termos que se podem subentender facilmente pelo contexto: Exemplo: Na laranja e na couve picada as cores brasileiras da feijoada. (Luiz Bacellar) Neste exemplo, o poeta omitiu o verbo. Podemos subtender que poderamos aplicar estes verbos: esto, vem-se, observamos, acham-se, encontramos, etc.

Figuras de Sintaxe - Pleonasmo


a repetio, por meio de palavras diferentes, de uma noo j apresentada, com o objetivo de enfatizar uma palavra ou expresso. Exemplo: mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! (Fernando Pessoa)

Figuras de Sintaxe - Anacoluto


Anacoluto se da pela quebra da estrutura sinttica da frase pela insero de um termo solto ou pela mudana abrupta de uma determinada construo sinttica. Exemplo: "O homem, chamar-lhe mito no passa de anacoluto" (Carlos Drummond de Andrade) .

Figuras de Sintaxe - Zeugma


Zeugma consiste na omisso de um ou mais elementos de uma orao, j expressos anteriormente. O zeugma uma forma de elipse. Exemplo: Voc joga futebol. Eu, vlei.

Figuras de Sintaxe - Polissndeto


Polissndeto caracteriza-se pelo uso repetido de conjunes coordenativas. Exemplo: Tudo estar verde e azul e amarelo na copa de 2014.

Figuras de Sintaxe - Silepse


Silepse trata-se da concordncia que acontece, no com o que est explcito na frase, mas com o que est mentalmente subentendido, com o que est oculto. , portanto, uma concordncia ideolgica, que ocorre com a ideia que o falante quer transmitir. Temos trs classificaes para Silepse: Silepse de nmero; Silepse de gnero; Silepse de pessoa;

Figuras de Sintaxe - Silepse


Silepse de nmero: Ocorre principalmente com termos coletivos. Exemplo: O gacho no sente medo. Eles no fogem da luta.

Notem que o verbo fogem no concorda com o sujeito gacho, fica subtendido que fogem refere-se aos gachos.

Figuras de Sintaxe - Silepse


Silepse de gnero: Ocorre principalmente com expresses de tratamento. Exemplo: Senhor Presidente, Vossa Excelncia deve partir em alguns minutos. Notem que o verbo Vossa Excelncia uma expresso de gnero feminino, entretanto o sujeito Senhor Presidente possui gnero masculino.

Figuras de Sintaxe - Silepse


Silepse de pessoa: Ocorre quando a pessoa que fala ou escreve se inclui no texto na 3 pessoa(ele), fazendo o verbo concordar na 1 pessoa do plural(ns). Exemplo: Os brasileiros precisamos defender nossos direitos sociais. Notem que o verbo precisamos encontra-se na 3 pessoa do plural(ns), indicando que aquele que fala se inclui no sujeito Os brasileiros.

Referncia Bibliogrfica
CEREJA, William Roberto. MAGALHES, Thereza C. de, Gramtica Reflexiva, Texto, semntica e interao. So Paulo: EDITORA ATUAL, 2004.
http://pt.wikipedia.org

Potrebbero piacerti anche