Sei sulla pagina 1di 2

PGINA 4

ESTUDO BBLICO PARA JOVENS

Nos tempos de Jesus


O sermo do monte o primeiro dos cinco grandes blocos do ensino de Jesus em Mateus. a afirmao clssica da tica do Reino de Deus, ou valores do Reino de Deus. So eles: Humildade: uma disposio espiritual; no significa fraqueza nem baixeza da alma, nem passar-se por intil; ser humilde significa renunciar, exemplo Filipenses 2.5-9. Mansido: um dos frutos do esprito (Glatas 5.23). nosso paradigma de mansido Jesus (Mateus 11.29). Essa palavra pode ser traduzida por dcil, ou seja, aquele que se amolda ao ensino, que obediente; portanto, ser manso pressupe a disposio de aprender daquele que o nosso mestre: Jesus. Fome e sede justia: a justia a qual Mateus se refere a justia de Deus e no a que tentamos fazer com as prprias mos. A nossa justia sempre ser falha porque somos pecadores. Ter fome e sede de justia significa desejar veementemente a justia divina. Misericdia: misere = misria, sofrimento + crdia = corao, do grego kardia.Sentir a misria do corao alheio, ou seja, ser altrusta. Limpo de corao: Mateus escreve para judeus que conheciam e seguiam a Lei de Moiss a risca, mas ele sabia que muitos a seguiam mecanicamente, purificando-se externamente sem permitir que Deus os limpasse internamente, por isso, Mateus fala que o Reino dos cus daqueles que tm o corao limpo. Pacificador: as pessoas que procuram a paz, mesmo em meio guerra. Outra dimenso da paz: paz com Deus. Este conceito foi ampliado em Mateus 5.44-45, tendo como fundamento para a paz, o amor. Perseguio por causa da justia: as pessoas que por seguirem a Deus e permitirem que Deus transformasse seu carter e por isso forem perseguidos. Fontes: Santos, Joo Batista Ribeiro. Dicionrio bblico, So Paulo: ed. Didtica. Brown, Raymond E. Introduo ao Novo Testamento, So Paulo: ed. Paulinas.

DE PARBOLAS AS

JESUS

ESTUDO 6
Orientaes para o/a Facilitador/a

O TESOURO E A PROLA
Objetivos

Mateus 13.44-45

de Deus.
Ponto de Partida

- Compreender o objetivo das parbolas propostas por Jesus; -Compreender que os valores do Reino so expostos a toda a humanidade, mas s os aproveitaro realmente, aqueles/as que o reconhecerem; - Estimular a reflexo quanto aos valores que devemos mudar em nossas vidas para acolher o Reino

que se quer dizer com essas parbolas.


Por dentro do assunto

- Relembre as imagens das parbolas estudadas at aqui, reflita com o grupo o foi aprendido a partir de cada uma; - Leia o texto bblico; - Destaque as duas imagens das parbolas de hoje: prola e o negociante que achou o tesouro; Pea para que o grupo pense o

- Leia o texto do estudo e faa as reflexes pertinentes. Para isso use as informaes da seo Para saber mais.
E por fim...

- Responda as perguntas propostas na seo Para Refletir.

PGINA2 Para saber mais...

AS

PARBOLAS DE

JESUS

ESTUDO

PGINA 3

Aps a explicao da parbola do joio, apresentam-se as duas pequenas parbolas do tesouro (13.44) e da prola (13.45-46), as duas prprias de Mateus e respectivamente ocupando o quinto e o sexto lugar das sete parbolas do capitulo 13. Um achado inesperado: o tesouro escondido Aqui, como em outras parbolas do mesmo capitulo, o Reino no comparado a personagens, mas s realidades que fazem seus personagens agir: O Reino dos Cus semelhante a um tesouro.... Devemos ver a uma diferena significativa? Talvez seja uma maneira de sublinhar o carter gratuito da descoberta que vai ser feita e a incrvel sorte do descobridor. A parbola do joio como a da prola mencionam primeiramente a atitude humana: o semeador saiu a semear, e o negociante a procurar. Em nossa parbola , a ateno dirigida de imediato para um tesouro escondido, cuja existncia perfeitamente ignorada por aquele que vai descobri-lo, um tesouro que ele no precisou procurar, que lhe vem por pura sorte, sem que ele tenha mesmo podido imaginar algo semelhante. Por acrscimo, a continuao da parbola, em que o homem far um grande esforo para comparar o campo, levar a compreender que este no lhe pertence, se bem que em nenhum momento ele no poder pretender a um bem que lhe pertenceria por direito. Tudo o que se sabe que o homem no o proprietrio do campo e que ele vai fazer o possvel para s-lo. Eis o que importa. Sua atitude de tornar a esconder o tesouro muito espontnea no se faz meno a nenhuma deliberao -, como se fosse evidente, to normal quanto o gesto de uma mulher que pe fermento na massa. Se o homem torna a esconder o tesouro, supe-se que no para deix-lo na terra, mas que ele tem outras intenes. Sua primeira medida garantir a conservao de sua preciosa descoberta, e pode-se esperar que ele se organize para tomar posse dela. Um achado cobiado: a prola de grande valor Enquanto em Mateus 13.44, o Reino era comparado ao objeto, no caso, o tesouro, em Mateus 13.45 ele comparado ao sujeito, no caso o negociante. Enquanto na parbola anterior o tesouro j estava l e descoberto de repente sem que o tivessem procurado, aqui se trata de imediato de uma busca por parte do personagem.

Sua descoberta no ser menos inesperada. Como indica a parbola, o que busca o negociante nisso que consiste a sua profisso -, so prolas finas, que ele compra talvez dos pescadores, para revend-las em seguida. Ora, o que ele encontra , como designa o grego, uma prola nica, de valor excepcional, muito preciosa, e no somente fina como as que ele buscava e as quais tem o costume de comercializar. Tal achado, como o do tesouro, um achado de pura sorte, pelo qual nosso homem no podia esperar. O cerne das parbolas A parbola acentua a sorte daquele que descobre o tesouro e o investimento que ele consente em fazer depois para possu-lo. No entanto, interessante privilegiar o segundo aspecto, mesmo que ele esteja estreitamente ligado ao primeiro. Se o acento fosse sobre o valor do objeto encontrado, a primeira parte da parbola (descoberta) bastaria. Poderamos em ltimo caso, nos contentar com uma simples comparao: O Reino dos Cus semelhante a um tesouro escondido no campo (v. 44); o Reino de Deus ainda semelhante a um comerciante que acha uma prola de valor (v.45). E tudo poderia terminar a, mas as coisas no param a e a maior parte da parbola acentua a reao dos personagens, especialmente as atitudes comuns, tanto de um lado como de outro: Ele vai vende tudo o que possui e compra... Bem entendido, a atitude de vender tudo, que a parbola coloca em relevo, no pode ser isolada do que a motiva: o carter nico do tesouro a adquirir. porque o tesouro e a prola possuem um valor inestimvel aos olhos daqueles que os encontram que eles consentem em se despojar de tudo a fim de poder adquiri-los. O investimento do sujeito motivado pelo valor do objeto. A amplido da exigncia decorre da amplido do dom.

In: GOURGES, Michel, As parbolas de Jesus em Marcos e Mateus das origens a atualidade, So Paulo: Edies Loyola, 2004, p.61-65 (adaptado)

Potrebbero piacerti anche