Sei sulla pagina 1di 2

Para Refletir:

1- Ao seguir a Jesus, quais as dificuldades que enfrentamos hoje? 2- Voc j ouviu o chamado de Jesus? Que mudanas isso provocou em sua vida?

A Vida de Jesus, Seu Ensino e Relacionamentos

VEM E SEGUE-ME!
Texto Bblico: Marcos 3-13-17 Enquanto esteve entre ns, Jesus fez o convite para que todas as pessoas tivessem a experincia de se tornarem cidads do Reino de Deus. Para isso era necessrio: conhecimento da palavra e da graa de Deus, solidariedade, perdo de pecados, busca pela salvao. Para seguir a Jesus era, e ainda , necessrio passar por um processo de converso: receber o olhar de Jesus, ouvir a voz que chama e, por fim, levantar-se e responder a este chamado. 1 Tudo comea com um olhar! No versculo 14 do texto base diz que ao passar, viu Levi... Deus nos olha por meio de Cristo e atenta para a nossa situao, se importa conosco. Seu olhar no recrimina, mas terno, carinhoso, de compaixo, de amor. Ter essa conscincia do olhar amoroso de Deus por ns, acaba por provocar uma reviravolta em nossas vidas. Levi era um cobrador de impostos e por um instante desvia o seu olhar das moedas para encontrar o olhar do Nazareno. Jesus olha para ns, mas necessrio que nossos olhos possam encontrar-se com os dEle. Este o olhar que transforma uma vida: Levi, depois disso, passa a ser conhecido como Mateus: de cobrador de impostos do Imprio Romano se transforma em mensageiro do Reino de Deus. De ladro passa a ser discpulo de Jesus.

Estudo 9 Adultos e adultas

Nos Tempos de Jesus:


Apesar da importncia dos lderes do Primeiro Testamento, Jesus os superou e muito. A liderana de Jesus apresentou vrios elementos novos e instigantes. A primeira e mais surpreendente novidade que Jesus trouxe foi o critrio de escolha dos seus seguidores. Ele como os mestres de sua poca, poderia ter escolhido como discpulos as pessoas mais inteligentes e importantes da sociedade. No entanto, convidou para o seu seguimento algumas pessoas sem expresso social, poltica, econmica, cultural e religiosa. Eram trabalhadores braais, na sua maioria, pescadores, cobradores de impostos. A liderana de Jesus no buscou pessoas prontas, mas quis fazer um processo de amadurecimento e descoberta da pessoa na sua totalidade. As pessoas lideradas por Jesus transformaram suas vidas num processo constante de converso e aprendizado da mensagem de vida trazida pelo Mestre. Jesus que mostrou o verdadeiro lder deve ver alm das aparncias. As pessoas que chamou para segui-Lo no tinham prestgio social. Ele no olhou a condio social, mas o corao e o que existe de mais profundo nas pessoas. Mostrou que o lder deve buscar na fragilidade, simplicidade, na pobreza, valores que ultrapassam as aparncias. Jesus percebeu naquelas pessoas um corao acolhedor, capaz de mudanas radicais; um corao cheio de amor, capaz de perdoar, de se doar. Outra caracterstica da liderana de Jesus que nos chama a ateno a liberdade que Ele d para seus discpulos e discpulas. Ele os/ as chamou para segui-Lo, mas deu plena liberdade para irem embora quando quisessem. Deu no somente liberdade de ir e vir, bem como liberdade de pensamento e de expresso. Jesus no o tipo de lder que manipula seus discpulos e discipulas, Ele no se sente dono das pessoas que lidera. Fonte: Ribeiro, Odair Loureno. Artigo: O Papel da Liderana na Igreja.

O que :
Imprescindvel: Aquilo que importante; que no pode faltar. Fundamentalismo: Observncia rigorosa ortodoxia de doutrinas religiosas antigas. Uma pessoa fundamentalista radical em suas posies;

Pgina 2

Vem e segue-me!

Pgina 3

Estudo 9

O olhar de Jesus um olhar de amor mediante o qual no se pode ficar indiferente.

2- Depois do olhar, ouvir o chamado... Jesus no apenas olha, mas convida. Ele diz a Levi: Segue-me. Este verbo significa ir aps, isto , seja meu discpulo. Isto implica em ir onde o Mestre est. Ser como o Mestre fazer o que o Mestre faz. A voz de Jesus a voz de Deus chamando a estar ao seu lado, a experimentar os valoSer discpulo/a saber res do Seu Reino. Assim como o que desafios viro! olhar amoroso, a voz que convida a seguir a voz mansa e suave, no uma voz que ordena, mas 4. As conseqncias... - a misso: uma voz que convida. 3- A resposta... Todo convite precisa de uma resposta. Levi se levantou e o seguiu. O olhar e a voz de Jesus fizeram Levi se levantar. Este olhar e esta voz no nos deixa indi-

ferentes. preciso responder e agir. A voz e o olhar de Jesus levantam as pessoas abatidas e abandonadas. Levi era ignorado e desprezado pelo seu povo. Era agredido, ofendido, insultado porque trara seus irmos servindo aos romanos na cobrana de impostos. Mas ao encontrar Jesus, levantou-se e encarou o mundo de frente. Ergueu os olhos. Naquele momento tudo se fez novo, no entanto isso tem conseqncias. Seguir a Jesus, ser seu discpulo e discpula tem conseqncias, quais so elas?

- a comunho:

Levi, ou melhor, Mateus, que significa dom de Jav, tornou-se um mensageiro do Reino de Deus, um missionrio. No necessariamente precisaria ir para terras longnquas, mas simplesmente anunciar as boas novas de salvao.

Outra conseqncia do discipulado a comunho. Jesus vai casa de Levi, senta-se mesa com ele em sinal de comunho, sinal de amizade. Revela assim, o desejo de Deus de que no seu Reino a comum-unio (comunho) imprescindvel. Os amigos de Levi tambm fazem parte da mesa, a mesa E por fim... de Jesus no fechada para ninToda a pessoa que tem a experigum. As barreiras so quebradas, ncia do encontro com Jesus e lhe os preconceitos so superados. ouve o chamado, passa por uma - outras conseqncias... mudana radical na sua condio Nem tudo maravilhoso na vida de vida. H uma ruptura com o de um/a discpulo/a. H conse- passado, um nivelamento estatuqncias no muito agradveis ra de Cristo, uma ascenso digtambm . No verso 16 entram em nidade e cidadania do Reino de cena os escribas e fariseus. Em meio a sua religiosidade, ao seu Deus, e uma redescoberta da prelegalismo e moralidade, se viram sena do sagrado no cotidiano e no direito de cobrar explicaes: do campo missionrio que comeEle come com pecadores.... a na prpria casa. Essa experinOs ingredientes como preconceito, cia no isenta ningum de enfrenfundamentalismo e legalismo se- tar dificuldades, oposio e at guem os que se consideram perseguies. Assim foi desde o espiritualmente purificados. Po- comeo. Mas a f, a esperana e o rm, Jesus estava ao lado de Levi. amor sempre acompanham as Ele no precisou revidar ou expulpessoas que respondem ao chamasar os ditos religiosos. Jesus, o do de Jesus.

Mestre e Senhor, responde por ele... No h acusao que persista defesa de Jesus: Os sos no precisam de mdico... No vim chamar os justos, mas os pecadores. Jesus se coloca ao lado de pecadores/as, das pessoas que realmente precisam de suas palavras e amor.

Potrebbero piacerti anche