Sei sulla pagina 1di 32

Estatuto do Idoso

REAL GRANDEZA

Cano na Plenitude
No tenho mais os olhos de menina nem corpo adolescente, e a pele translcida h muito se manchou. H rugas onde havia sedas, sou uma estrutura agrandada pelos anos e o peso dos fardos bons ou ruins. (Carreguei muitos com gosto e alguns com rebeldia.) O que te posso dar mais que tudo o que perdi: dou-te os meus ganhos. A maturidade que consegue rir quando em outros tempos choraria, busca te agradar quando antigamente quereria apenas ser amada. Posso dar-te muito mais do que beleza e juventude agora: esses dourados anos me ensinaram a amar melhor, com mais pacincia e no menos ardor, a entender-te se precisas, a aguardar-te quando vais, a dar-te regao de amante e colo de amiga, e sobretudo fora que vem do aprendizado. Isso posso te dar: um mar antigo e convel cujas mars mesmo se fogem retornam, cujas correntes ocultas no levam destroos mas o sonho interminvel das sereias.

Lya Luft
O texto acima foi extrado do livro Secreta Mirada, Editora Mandarim - So Paulo, 1997, pg. 151.

Sumrio
APRESENTAO INTRODUO PAPEL DO ESTADO, DA SOCIEDADE E DA FAMLIA EM RELAO AO IDOSO Papel do Estado Na rea da Assistncia Social Na rea da Sade Na rea da Educao Nas reas de Trabalho e Previdncia Nas reas de Habitao e Urbanismo Nas reas da Justia e da Segurana Pblica Nas reas de Cultura, Esporte e Lazer Obrigaes da rea Financeira Na rea de Transportes Papel da Sociedade Como devem agir as empresas Dicas teis para melhor atendimento do idoso As entidades que desenvolvem programas de asilo devero adotar os seguintes princpios Papel da Famlia Papel do Idoso A quem denunciar abusos Papel do Ministrio Pblico

A CARTILHA DO IDOSO 1

Apresentao
A famlia, a sociedade e o Estado tm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade, o bem-estar e o direito vida (Lei 8.842/94 - Poltica Nacional do Idoso, artigo 3, inciso I) A PRODIDE - Promotoria de Justia de Defesa do Idoso e do Portador de Decincia, rgo integrante do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios, oferece ao pblico a presente Cartilha do Idoso, que tem como objetivo divulgar os direitos da pessoa idosa e, sobretudo, ressaltar a responsabilidade do Poder Pblico, da famlia e da sociedade em geral no cumprimento das diretrizes da Poltica Nacional do Idoso, na esperana de alcanarmos sua eccia.

2 CARTILHA DO IDOSO

Introduo
O progresso da medicina e o avano tecnolgico trouxeram para a sociedade moderna a possibilidade de maior expectativa de vida. Para o brasileiro, que h poucas dcadas convivia com uma mdia de expectativa de vida de at 40 anos, o avano da medicina alterou a realidade nacional, elevando essa mdia para 70 anos. Isso signica dizer que, associado ao fato de que o ndice de natalidade brasileiro vem-se reduzindo, a populao brasileira est cando mais velha. Os idosos j representam cerca de 9% de nossa populao. No Distrito Federal representam 5% da populao, ou seja, mais de 100 mil pessoas. A tendncia que, em futuro prximo, o nmero de idosos seja equivalente ao de jovens. Diante dessa realidade, governo, sociedade e famlia precisam promover uma ampla conscientizao e priorizar a instalao de polticas de reeducao social em relao pessoa idosa. fundamental que se criem mecanismos para uma saudvel convivncia com a velhice, garantindo a dignidade como um bem legitimamente reconhecido a qualquer ser humano e o respeito aos seus direitos no como algo prprio de minoria a ser protegida, mas como verdadeira regra de convvio de geraes. Na implementao dessa poltica, dentre as atribuies vinculadas ao Estado, o Ministrio Pblico possui a misso constitucional de garantir os direitos da pessoa idosa. O Ministrio Pblico criou a PRODIDE Promotoria de Justia de Defesa dos Direitos do Idoso e Portadores de Decincia, com o propsito de cuidar dos direitos coletivos e individuais indisponveis da pessoa idosa. Da a iniciativa desta cartilha destinada a divulgar as leis direcionadas aos idosos e mostrar o papel de cada um agente - governo, sociedade, famlia e o prprio idoso - na efetivao das garantias previstas na legislao, especialmente na Lei n 8.842, de 1994, que instituiu a Poltica Nacional do Idoso.

A CARTILHA DO IDOSO 3

PAPEL DO ESTADO, DA SOCIEDADE E DA FAMLIA EM RELAO AO IDOSO

A CARTILHA DO IDOSO 5

Papel do Estado

6 CARTILHA DO IDOSO

Papel do Estado
O Estado - todos os rgos pblicos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios - tem a obrigao de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade, o bem-estar e o direito vida. Atente-se para os seguintes princpios, diretrizes e obrigaes do Estado tratados pela Poltica Nacional do Idoso: No discriminao de qualquer natureza ao idoso; Integrao do idoso com os mais jovens, pois o processo de envelhecimento diz respeito sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informao para todos; Participao do idoso na formulao, implementao e avaliao das polticas, planos, programas e projetos a serem desenvolvidos; Priorizao do atendimento ao idoso por meio de sua prpria famlia, em detrimento do atendimento asilar, exceo dos idosos sem condies que garantam sua prpria sobrevivncia; Capacitao e reciclagem dos recursos humanos nas reas de geriatria e gerontologia e na prestao de servios; Implementao de sistema de informaes que permita a divulgao da poltica, dos servios oferecidos, dos planos, dos programas e dos projetos em cada nvel de governo; Estabelecimento de mecanismos que favoream a divulgao de informaes de carter educativo sobre os aspectos psicossociais do envelhecimento; Garantia de atendimento prioritrio ao idoso em rgos pblicos e privados prestadores de servios populao; Vedao da permanncia, em instituies asilares de carter social, de portadores de doenas que necessitem de assistncia mdica ou de enfermagem permanente. A CARTILHA DO IDOSO 7

Na rea da Assistncia Social


Assistncia Social o amparo s pessoas necessitadas, sem que estas precisem contribuir nanceiramente para receber os benefcios. Constitui obrigao do Estado fazer com que os idosos caminhem com as prprias foras, mediante os seguintes princpios: Prestao de servios e desenvolvimento de aes voltadas para o atendimento das necessidades bsicas do idoso, mediante a participao da famlia, da sociedade e de entidades governamentais e no-governamentais; Prestao de atendimento, em regime de internato asilar, ao idoso sem vnculo familiar, abandonado ou sem condies de prover a prpria subsistncia, de modo a satisfazer as suas necessidades de moradia, alimentao, sade e convivncia social; Criao de Centros de Convivncia: locais destinados permanncia diurna do idoso, onde so desenvolvidas atividades fsicas, laborativas, recreativas, culturais, associativas e de educao para a cidadania; Criao de Centros de Cuidados Diurnos: Hospital-Dia e Centro-Dia - locais destinados permanncia diurna do idoso dependente ou que possua decincia temporria e necessite de assistncia mdica ou de assistncia multiprossional; Criao de Casas-Lares: residncias, em sistema participativo, cedidas por instituies pblicas ou privadas, destinadas a idosos detentores de renda insuciente para sua manuteno e sem famlia; Criao de Ocinas Abrigadas de Trabalho: locais destinados ao desenvolvimento de atividades produtivas para o idoso, proporcionando-lhe oportunidade de elevar sua renda, sendo regidas por normas especcas; Atendimento domiciliar: servio prestado ao idoso que vive s e dependente, a m de suprir as suas necessidades da vida diria. Esse servio prestado em seu prprio lar por prossionais da rea de sade ou por pessoas da prpria comunidade; Pagamento do benefcio de prestao continuada de um salrio-mnimo mensal ao idoso, com idade superior a 66 anos, que no tenha condies de se manter ou de ser mantido pela famlia.
8 CARTILHA DO IDOSO

Na rea da Sade
Sade no apenas a ausncia de doenas, e sim o estado de completo bem-estar fsico, mental e espiritual do homem. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para a sua promoo, proteo e recuperao - artigo 196 da Constituio Federal. So obrigaes dos rgos de sade: Garantir ao idoso a assistncia sade, nos diversos nveis do Sistema nico de Sade, mediante programas e medidas prolticas, alm de prioridade no atendimento; Incluir a Geriatria como especialidade clnica, para efeito de concursos pblicos federais, estaduais, municipais, e do Distrito Federal; Fornecer medicamentos, rteses e prteses necessrios recuperao e reabilitao da sade do idoso; Estimular a participao do idoso nas diversas instncias de controle social do Sistema nico de Sade; Desenvolver poltica de preveno para que a populao envelhea mantendo um bom estado de sade; Estimular a permanncia do idoso na comunidade, junto famlia, desempenhando papel social ativo, com autonomia e independncia que lhe forem prprias; Estimular a criao, na rede de servios do Sistema nico de Sade, de Unidades de Cuidados Diurnos (Hospital-Dia, Centro-Dia), de atendimento domiciliar e outros servios alternativos para o idoso; Garantir, no Distrito Federal, carto facilitador de sade para o idoso, com o objetivo de tornar mais fcil o atendimento na rede do SUS.

A CARTILHA DO IDOSO 9

Na rea da Educao
A educao direito de todos e dever do Estado, que deve encarregar-se de adequar currculos, metodologias e material didtico aos programas educacionais destinados ao idoso. Veja algumas obrigaes da rea de educao: Inserir nos currculos mnimos, nos diversos nveis do ensino formal, contedos voltados para o processo de envelhecimento, de forma a eliminar preconceitos e a produzir conhecimentos sobre o assunto; Incluir a Gerontologia e a Geriatria como disciplinas curriculares nos cursos superiores; Desenvolver programas educativos, especialmente nos meios de comunicao, a m de informar a populao sobre o processo de envelhecimento; Desenvolver programas que adotem modalidades de ensino distncia, adequados s condies do idoso; Criar universidade aberta para a terceira idade, como meio de universalizar o acesso s diferentes formas do saber, bem como estimular e apoiar a admisso do idoso na universidade, propiciando a integrao intergeracional;

10 CARTILHA DO IDOSO

Nas reas de Trabalho e Previdncia


Nas reas de trabalho e previdncia devem ser observados os seguintes critrios: Garantir mecanismos que impeam a discriminao do idoso quanto sua participao no mercado de trabalho; Atender prioritariamente o idoso em via de aposentadoria e prestar-lhe esclarecimentos sobre os seus direitos previdencirios, bem como os meios de exerc-los; Criar e manter programas de preparao para aposentadorias, por meio de assessoramento s entidades de classes, instituies de natureza social, empresas e rgos pblicos, por intermdio das suas respectivas unidades de recursos humanos; Prestar atendimento preferencial nas reas do Seguro Social, visando habilitao e manuteno dos benefcios, exame mdico pericial, inscrio de benecirios, servio social e setores de informaes; Prestar atendimento preferencial nas reas de arrecadao e scalizao, visando prestao de informaes e ao clculo de contribuies individuais; Manter programas de preparao para aposentadorias; Encaminhar ao Programa de Reabilitao do INSS o idoso aposentado, exceto por invalidez, que retornar ao trabalho nas atividades abrangidas pelo Regime Geral de Previdncia Social, quando acidentado no trabalho.

A CARTILHA DO IDOSO 11

Na reas de Habitao e Urbanismo


Nos programas habitacionais devem ser observados os seguintes critrios: Identicao, no pblico-alvo destes programas, da populao idosa e suas necessidades habitacionais; Criao de alternativas habitacionais adequadas populao idosa identicada; Previso de equipamentos urbanos de uso pblico que atendam s necessidades da populao idosa; Estabelecimento de diretrizes para que os projetos eliminem barreiras arquitetnicas e urbanas e utilizem tipologias habitacionais adequadas populao idosa identicada; Criao de mecanismos que induzam eliminao de barreiras arquitetnicas para o idoso, em equipamentos urbanos de uso pblico; Garantia, no Distrito Federal, de iseno de IPTU e TLP para imveis de at 120 m2, ocupados por maiores de 65 anos que ganhem at dois salrios-mnimos; Garantia, no Distrito Federal, de fornecimento de recursos para a construo de cmodo que lhe sirva de habitao independente, junto moradia da famlia do idoso. Viabilizar linhas de crdito visando ao acesso a moradias para o idoso, junto: s entidades de crdito habitacional; Aos Governos Estaduais e do Distrito Federal; A outras entidades pblicas ou privadas relacionadas com os investimentos habitacionais;

12 CARTILHA DO IDOSO

Nas reas da Justia e da Segurana Pblica


Zelar pela aplicao das normas sobre o idoso determinando aes para evitar abusos e leses a seus direitos; Garantir tramitao prioritria de processos judiciais que envolvam idosos com idade superior a 64 anos; Garantir atendimento prioritrio e especializado nos rgos de segurana pblica, especialmente nas delegacias de polcia; Comunicar s autoridades competentes qualquer abuso contra idoso de que se tenha conhecimento em qualquer atuao prossional; Tratar com respeito o idoso vtima de crimes, dando imediata ateno a seus reclamos e apurando com rigor os delitos ainda que sejam considerados de menor potencial ofensivo ou praticados no seio familiar, onde a violncia corriqueira e dissimulada.

TODO CIDADO TEM O DEVER DE DENUNCIAR AUTORIDADE COMPETENTE QUALQUER FORMA DE NEGLIGNCIA OU DESRESPEITO AO IDOSO.

A CARTILHA DO IDOSO 13

Nas reas de Cultura, Esporte e Lazer


incentivando e criando programas de esportes, lazer e atividades culturais, que vamos proporcionar melhor qualidade de vida ao idoso, garantindo a sua integrao social. So obrigaes dessas reas: Garantir ao idoso a participao no processo de produo, reelaborao e fruio dos bens culturais; Propiciar ao idoso o acesso aos eventos culturais, mediante preos reduzidos; Manter, no Distrito Federal, para o idoso com mais de 60 anos, a garantia de acesso gratuito ao Jardim Botnico e a Parques Pblicos; Valorizar o registro da memria e a transmisso de informaes e habilidades do idoso aos mais jovens, como meio de garantir a continuidade e a identidade cultural; Incentivar os movimentos de idosos a desenvolver atividades culturais; Destinar, nos programas habitacionais, unidades em regime de comodato ao idoso, na modalidade de casas-lares; Incluir nos programas de assistncia ao idoso formas de melhoria de condies de habitabilidade e adaptao de moradia, considerando seu estado fsico e sua independncia de locomoo; Elaborar critrios que garantam o acesso da pessoa idosa habitao popular; Diminuir barreiras arquitetnicas e urbanas;

14 CARTILHA DO IDOSO

Obrigaes da rea Financeira


Fazer incluir nos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e Municpios recursos nanceiros necessrios implantao das aes previstas na Poltica Nacional do Idoso.

Na rea de Transportes
A Lei Distrital n 2.477/99, que garante a reserva de vagas para idosos nos estacionamentos pblicos e privados, j foi devidamente regulamentada. Assim, o proprietrio e condutor de veculo que tiver mais de 65 anos pode estacionar nas vagas reservadas se estiver portando o selo do DETRAN. O selo distribudo gratuitamente. s requerer ao DETRAN. A Constituio Federal determina a gratuidade dos transportes coletivos urbanos aos maiores de 65 anos, bastando a sua carteira de identidade para usufruir esse benefcio. O idoso tem direito reserva de assentos nos veculos de transporte coletivo. No pode haver nenhum embarao para que o idoso usufrua o direito de gratuidade no transporte. Qualquer discriminao ser punida criminalmente e pode gerar indenizao por danos morais.

A CARTILHA DO IDOSO 15

Papel da Sociedade

16 CARTILHA DO IDOSO

Papel da Sociedade
A sociedade tambm responsvel pela eccia da Poltica Nacional do Idoso. As pessoas devem respeitar os direitos do idoso, independentemente das aes do Governo. necessrio que a sociedade no se acomode. A qualquer evidncia de abusos contra idosos, cada um de ns deve cobrar dos responsveis, particulares ou agentes pblicos, imediatas providncias para evit-los ou coibir sua ocorrncia.

Como devem agir as empresas


O idoso um cliente como qualquer outro cidado, um consumidor que gera lucro para a empresa. Assim, oferecer ao idoso o tratamento adequado sua condio , antes de mero cumprimento da lei, fundamental para os interesses das empresas.

Dicas teis para melhor atendimento do idoso


O idoso tem direito ao atendimento preferencial. Atendimento preferencial no signica necessariamente a criao de guichs exclusivos, mas atendimento mais rpido e oferta de condies de conforto, tais como existncia de assentos para eventual espera e facilidade de acesso aos prdios e banheiros; O idoso no pode ser discriminado, qualquer que seja sua idade, no ato de adquirir mercadorias, abrir contas-correntes ou fazer nanciamentos; Para o bom atendimento, as pessoas que lidam com o pblico devem ser devidamente treinadas e orientadas a respeito dos direitos do idoso, de modo a no causar-lhe nenhuma forma de constrangimento; Motoristas e cobradores de transportes coletivos devem atender os idosos com a urbanidade e o respeito devidos a qualquer cidado e no discrimin-los em funo da gratuidade a que tm direito, at porque um dia eles tambm sero idosos e podero necessitar dos servios de transportes.

A CARTILHA DO IDOSO 17

As entidades que desenvolvem programas de asilo devero adotar os seguintes princpios:


Preservao dos vnculos familiares; Atendimento personalizado e em pequenos grupos; Manuteno do idoso na mesma instituio, salvo em caso de fora maior; Participao do idoso nas atividades comunitrias, de carter interno e externo; Observncia dos direitos e das garantias dos idosos; Preservao da identidade e oferecimento de ambiente de respeito ao idoso; Prestao de contas, com a devida publicidade, dos recursos pblicos e privados recebidos pela entidade. Fornecer vesturio e alimentao sucientes aos idosos atendidos; Oferecer acomodaes apropriadas para visitas; Proporcionar cuidados mdicos, psicolgicos, odontolgicos e farmacuticos; Promover atividades educacionais, esportivas, culturais e de lazer; Propiciar assistncia religiosa queles que desejarem, de acordo com suas crenas; Comunicar s autoridades competentes a ocorrncia de molstias infecto-contagiosas; Providenciar a obteno dos documentos necessrios ao exerccio da cidadania; Fornecer comprovante de depsito dos pertences dos idosos;

18 CARTILHA DO IDOSO

Zelar pela preservao dos bens do idoso, respeitando a vontade deste em relao aos seus pertences; Manter arquivo de anotaes onde constem data e circunstncias do atendimento, nome do idoso, responsvel, parentes, endereos, cidade, relao de seus pertences e demais dados que possibilitem sua identicao e a individualizao do atendimento; Comunicar s autoridades competentes qualquer abuso contra idoso, especialmente o abandono por parte de familiares. Obs: O dirigente de entidade asilar ser responsvel por qualquer irregularidade apurada no atendimento ao idoso. A atribuio de scalizar as entidades asilares cabe ao Conselho do Idoso, ao Ministrio Pblico, a rgos de sade pblica e a outros previstos em lei.

A CARTILHA DO IDOSO 19

Papel da Famlia

20 CARTILHA DO IDOSO

Papel da Famlia
I - Dever de assistncia Os lhos tambm so obrigados a ajudar na manuteno dos pais necessitados, conforme o previsto no artigo 399 do Cdigo Civil, em seu pargrafo nico: No caso de pais que, na velhice, carncia ou enfermidade, caram sem condies de prover seu prprio sustento, principalmente quando se despojaram de bens em favor da prole, cabe, sem perda de tempo e at em carter provisional, aos lhos maiores e capazes, o dever de ajud-los e ampar-los, com a obrigao irrenuncivel de assisti-los e aliment-los at o nal de suas vidas. A pessoa idosa que necessite dos alimentos deve requer-los na Justia, por meio de advogado ou da Defensoria Pblica. Outra forma que a pessoa idosa dispe procurar a PRODIDE para um possvel acordo com os lhos a m de que estes cumpram sua obrigao de prestar assistncia aos pais. Esse acordo referendado pelo Ministrio Pblico e tem o mesmo valor de uma deciso judicial. Considerando que prestar alimentos aos ascendentes um dever, h pena para quem: Deixar, sem justa causa, de prover a subsistncia do cnjuge, ou de lho menor de 18 anos ou inapto para o trabalho, ou de ascendente invlido ou valetudinrio, no lhes proporcionando os recursos necessrios ou faltando ao pagamento de penso alimentcia judicialmente acordada, xada ou majorada; deixar, sem justa causa, de socorrer descendente ou ascendente gravemente enfermo: Pena - deteno de 1 a 4 anos e multa. Trata-se do crime de Abandono Material (art. 244 do Cdigo Penal). II - Administrao de bens A pessoa idosa, no importando a idade, tem o direito de administrar seus prprios bens enquanto no for interditada judicialmente. Quem administrar bens

A CARTILHA DO IDOSO 21

de pessoa idosa, a pedido desta, deve estar ciente de que crime apropriar-se, indevidamente, total ou parcialmente, desses bens.

III - Incapacidade A pessoa completamente capaz para os atos da vida civil, a partir de 21 (vinte um anos), sem limite de idade, mesmo que se encontre abrigada em qualquer instituio. Quando se vericar que a pessoa, principalmente idosa, no tem condies de manifestar a sua vontade por qualquer razo fsica ou mental, necessrio que se promova a interdio. A interdio deve ser requerida ao Juiz, por meio de advogado, pelos parentes. Quando no houver parentes ou estes forem incapazes ou no se interessarem, a interdio ser promovida pelo Ministrio Pblico por meio das Promotorias de Justia de Famlia, existentes em todas as cidades do Distrito Federal. Ao nal do processo, o Juiz nomear curador que ser inteiramente responsvel pela pessoa interditada. Nos casos de comprovada incapacidade do idoso apenas para gerir seus bens, o Juiz nomear curador especial exclusivamente com essa funo. Neste caso, o idoso continua com capacidade plena para os demais atos da vida civil. Muitos parentes, mesmo diante da incapacidade do idoso, continuam a administrar seus bens por procurao. Isso no correto e pode gerar prejuzos para o idoso e srios transtornos penais e civis para o procurador.

22 CARTILHA DO IDOSO

A CARTILHA DO IDOSO 23

Papel do Idoso

Papel do Idoso
Participao e defesa de direitos
O idoso, pessoalmente, ou por meio de associaes, deve impor sua presena dentro da sociedade. Nunca deve sentir-se inferior ou incapaz diante das pessoas mais jovens. Sempre que sofrer abusos e sentir que seus direitos no esto sendo respeitados, deve levar o problema s autoridades competentes mesmo que o desrespeito seja praticado por familiares. Quando sentir necessidade de passar procurao para algum cuidar de seus interesses, deve escolher com bastante critrio e exigir que a pessoa escolhida preste contas periodicamente. Se o procurador ou procuradora no estiver cumprindo corretamente sua misso, basta procurar o cartrio onde a procurao foi passada e revog-la. No fornecer carto bancrio ou senhas para ningum. Em qualquer circunstncia, nunca permitir que o carto bancrio seja retido por outra pessoa em garantia de pagamento de dvidas ou de contribuio para a entidade em que estiver abrigado.

A quem denunciar abusos

O idoso ou qualquer pessoa deve denunciar abusos aos orgos competentes, dentre os quais o Ministrio Pblico, o Conselho do Idoso, as Delegacias de Polcia e mesmo o PROCON, quando se tratar de abusos contra o consumidor.

A CARTILHA DO IDOSO 25

Papel do Ministrio Pblico

Papel do Ministrio Pblico


Instrumentos de atuao
Cabe ao Ministrio Pblico velar pelos direitos da pessoa idosa. No Distrito Federal, por meio da PRODIDE, o Ministrio Pblico atua investigando qualquer notcia de desrespeito ou violao dos direitos do idoso, desde que se trate de direitos coletivos como, por exemplo, o direito de preferncia no atendimento; ou se trate de direitos individuais indisponveis, como o direito a alimentos. Quando o direito reclamado pelo idoso individual e disponvel, ou seja, quando ele pode abrir mo desse direito, a PRODIDE no pode atuar, devendo a pessoa interessada procurar um advogado, a Defensoria Pblica ou outros rgos responsveis pelo direito reclamado. No caso de reclamao contra rgo federal, como o caso do INSS, a PRODIDE no pode atuar. Nesses casos, se for direito coletivo ou individual indisponvel deve procurar o Ministrio Pblico Federal. Na hiptese de reclamaes envolvendo direito coletivo do trabalho, o rgo que pode atuar o Ministrio Pblico do Trabalho. Nas situaes individuais, pode-se reclamar diretamente na Justia do Trabalho ou nas Delegacias Regionais do Trabalho. Todo cidado tem o dever de denunciar qualquer forma de negligncia ou desrespeito ao idoso. Para tanto basta procurar a secretaria da PRODIDE, que funciona no 1 andar do Edifcio Sede do MPDFT, na Praa do Buriti, e fazer a reclamao mesmo que verbalmente.

A CARTILHA DO IDOSO 27

28 CARTILHA DO IDOSO

Rua Mena Barreto, n 143 - 1o andar. Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22.271-100 Telefone: (21) 2528-6800 DDG: 0800-282-6800 www.frg.com.br - e-mail: grp@frg.com.br

Potrebbero piacerti anche