Sei sulla pagina 1di 2

ESTRUTURA METODOLGICA DO TCC 1. INTRODUO A Introduo do TCC composta basicamente pelos elementos j formulados no Projeto de Pesquisa.

. na introduo que o acadmico deve pontuar sua motivao para escolha do tema proposto; situar o leitor quanto a importncia, relevncia, e contextualizao do tema escolhido; o problema de pesquisa levantado; o objeto geral e seus desdobramentos nos objetivos especficos, bem como a estrutura que o acadmico pretende adotar no TCC visando dar respostas ao objetivo da pesquisa. Dessa forma a Introduo pode ser apresentada como um texto nico, ou pode contar com subttulos para apresentao de suas partes, como por exemplo: 1.1 OBJETIVOS 1.1.1 Objetivo Geral 1.1.2 Objetivos Especficos. A Introduo o momento de apresentar ao leitor, a pesquisa realizada, que estar detalhada ao longo dos prximos captulos, de forma clara, objetivo, concisa e coesa. No cabe na introduo citaes diretas e indiretas, s em extrema necessidade para especificao conceitual. 2. DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento de um TCC se caracteriza para apresentao terico-prtico do processo de pesquisa vivenciado, podendo ser estruturalmente apresentado de forma sistmica ou dialtica. Ao desenvolver o TCC de forma sistmica apresenta cada captulo com um ttulo pertinente a um assunto que se faa importante, seguido de um captulo final com a apresentao dos resultados, ou apresentao dos dados da pesquisa. No que tange ao desenvolvimento do TCC de forma dialtica/dialgica permite ao pesquisador a apresentao dos dados da pesquisa ao longo do contedo terico apresentado, no sendo necessrio um capitulo especfico para apresentao e anlise dos dados da pesquisa. A escolha estrutural do TCC deve ser definida no processo de orientao, verificando em qual das estruturas se alcanar melhor o resultado proposto da pesquisa. Faz parte do desenvolvimento a apresentao terica embasada nos autores consagrados das temticas abordadas, o reconhecimento do local onde a pesquisa foi desenvolvida, os dados coletados para pesquisa, como tambm sua anlise e apreciao. Vale ressaltar que em um TCC, deve-se dedicar um captulo para a apresentao metodolgica adotada, podendo o acadmico e o orientador decidir, se a mesma far parte da introduo ou do desenvolvimento, pois cabem as duas estruturas em nvel graduao. Destaca-se que no referencial terico, bem como na anlise dos dados, os acadmicos devem recorrer a subttulos para facilitar o entendimento do que ele quer repassar para o leitor, tornando o trabalho mais leve, prtico e metodologicamente calado. Dependendo da metodologia adotada caber um captulo especfico de preposio de melhoria, sendo que esse no deve ser entendido como concluso do trabalho, mas sim como a expresso das contribuies prticas ao processo de pesquisa. nesse momento do TCC que o acadmico deve fazer uso de citaes diretas e indiretas, de acordo com a normatizao prevista no Manual para Trabalhos Acadmicos. tambm no desenvolvimento que o acadmico pode fazer uso de grficos, tabelas, figuras, notas de rodap, conforme normatizao do Manual para Trabalhos Acadmicos.

3. CONCLUSO OU CONSIDERAES FINAIS Uma concluso metodologicamente assertiva aquela que responde os questionamentos apresentados na Introduo do TCC e descritos no desenvolvimento. Ao contrrio do que muitos pensam a concluso no um resumo do que foi apresentado, mas sim o momento do posicionamento acadmico ressaltando inicialmente como foi o processo de pesquisa, o processo de construo de um TCC/Monografia. O acadmico deve expressar que contribuies o trabalho apresentado trouxe para ele como acadmico, para a sociedade e para a profisso, bem como apresentar seu posicionamento quanto a pesquisa realizada, sua viso, seu entendimento e suas interpretaes cientficas. Na concluso no se utiliza citaes diretas e indiretas, mas se a mesma for necessrias para reafirmar conceitos, deve ser expressa de forma sucinta. Vale salientar que a concluso no momento de levantar problemticas e discusses, mas sim de fechar as idias levantadas ao longo do TCC/ Monografia. Caso o acadmico e o orientador entendam como pertinente, podem e devem salientar que a pesquisa pode ter continuidade devido ao seu tamanho e possibilidades futuras de aprofundamento. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Aqui deve ser apresentando, de acordo com a normatizao tcnica, todas referncias utilizadas que geraram citao direta ou indireta ao longo do TCC/Monografia. BIBLIOGRAFIA Aqui deve ser apresentando, de acordo com a normatizao tcnica, todas referncias consultadas para compor o quadro terico da pesquisa, mas que no geraram citao direta ou indireta ao longo do TCC/Monografia.

Potrebbero piacerti anche