Sei sulla pagina 1di 7

Noes de criminologia

NOES DE CRIMINOLOGIA
CONCEITO, MTODO,
OBJETO E FINALIDADE DA CRIMINOLOGIA
Teoria da anomia (anomia uma palavra que tem origem etimolgica no grego [a ausncia; nomos lei] e que signica sem lei, conotando tambm a ideia de iniquidade, injustia e desordem). A motivao para a delinquncia decorreria da impossibilidade de o indivduo atingir metas desejadas por ele. Como armava Rousseau, a criminologia deveria procurar a causa do delito na sociedade. Assim, Rousseau entendia que a sociedade tinha grande participao na pratica da conduta criminosa. Por outro lado, Lombroso encarava de forma diferente, dizia que para erradicar o delito deveramos encontrar a eventual causa no prprio delinquente e no no meio social ou seja na coletividade.

CONCEITO
Etimologicamente, criminologia deriva do latim crimen (delito) e do grego logo (tratado), sendo o antroplogo francs Topinard (18301911) o primeiro a utilizar este termo, que s adquire reconhecimento ocial, sendo aceito internacionalmente graas obra de Garofalo, o qual junto com seus compatriotas italianos: Lombroso (que fala de Antropologia Criminal) e Ferri (que evoluciona em direo a Sociologia Criminal), podem ser considerados como os trs grandes fundadores da Criminologia Cientca. A criminologia pode ser conceituada como uma cincia baseada em fatos que se ocupa do crime, do criminoso, da vtima e do controle social dos delitos. Portanto, a criminologia tem como objeto o estudo da criminalidade, ou seja, estuda o crime e o criminoso. A criminologia quando surgiu explicava a origem da delinquncia, utilizando o mtodo das cincias, o esquema causal e explicativo, ou seja, buscava a causa do efeito produzido. Nessa linha, encontramos as teorias que se seguem: Teorias Ecolgicas ou da Desorganizao Social a ordem social, estabilidade e integrao contribuem para o controle social e a conformidade com as leis, enquanto a desordem e a m integrao conduzem o indivduo ao crime e delinquncia. Teorias da subcultura delinquente pressupe a existncia de uma subcultura da violncia, fazendo com que alguns grupos passem a aceitar a violncia como um modo comum de resolver os conitos.

MTODO
Vitorino Prata Castelo Branco, escreveu em seu livro Criminologia Biolgica, Sociolgica e Mesolgica, que mtodo o meio empregado pelo qual o pensamento humano procura encontrar a explicao de um fato, seja referente natureza, ou ao homem ou sociedade. Portanto, podemos perceber que mtodo um trabalho de reexo humana, que visa explicao para uma determinada situao real e concreta. Cabe frisar que o mtodo s pode ser convel quando ele est cienticamente sistematizado. Temos dois mtodos que despontam no estudo da criminologia: o mtodo abstrato, formal e dedutivo defendido pelos estudiosos considerados clssicos no estudo da criminologia. E o mtodo emprico e indutivo que tem como seus defensores os positivistas. O mtodo cientco, isto , o mtodo emprico (baseado na observao e, no caso da Criminologia, na experimentao), considerado, na atualidade, extensvel tambm ao estudo do comportamento delitivo, sem descartar, em razo disso, o possvel emprego de outros mtodos, dizer, aplicao de forma no excludente. O princpio da unidade do mtodo cientco ps m, assim, tradicio-

Noes de criminologia

nal dicotomia metodolgica defendida por Dilthey, autor que sustentou a necessidade de que as cincias naturais, de uma parte, e as do esprito, de outra, tivessem seus respectivos mtodos. Em denitivo, o mtodo emprico garante um conhecimento mais convel e seguro do problema criminal desde o momento em que o investigador pode vericar ou refutar suas hipteses e teorias sobre ele pelo procedimento mais objetivo: no a intuio, nem o mero sentido comum ou a communis opinio, mas sim a observao. A Criminologia uma cincia do ser, emprica; o Direito, uma cincia cultural, do dever ser, normativa. Em consequncia, enquanto a primeira se serve de um mtodo indutivo, emprico, baseado na anlise e na observao da realidade, as disciplinas jurdicas utilizam um mtodo lgico, abstrato e dedutivo. O mtodo que predomina na criminologia o emprico que pode ser entendido como aquele que busca por meio da observao conhecer o processo, utilizando-se da induo para depois estabelecer as suas regras, o oposto do mtodo dedutivo utilizado no Direito Penal. Foi graas Escola Positiva que surgiu a fase cientca da Criminologia e generalizou-se a utilizao do mtodo emprico. Vale mencionar que, o Empirismo no achismo ou meras dedues sem nenhuma base cientca. O mtodo emprico rduo e de pouco conhecimento dos prossionais do mundo jurdico. Assim, o mtodo emprico parte de determinada premissa (s) correta(s) para deduzir dela as consequncias.

b) deliquente: a pessoa que infringe a norma penal, sem justificao e de forma reprovvel. Aos delinquentes condenados e submetidos a um devido processo legal aplica-se uma sano criminal, uma pena (privativa de liberdade, restritiva de direitos, multa) que tem como funo prevenir e tambm a represso do delito. Tipos de delinquentes mais comuns: ladro aquele que se apropria indevidamente de algo que pertence a outros. assassino aquele que tira a vida de outra pessoa, sem estar em situao de legtima defesa. estuprador ou violador aquele que fora outra pessoa a manter relao sexual. estelionatrio aquele que se aproveita da ignorncia de uma ou mais pessoas para obter vantagem para si prprio. sequestrador aquele que rapta uma pessoa e exige da famlia um pagamento em troca da libertao dessa. falsrio aquele que produz dinheiro falso. c) vtima: a criminologia busca descobrir as consequncias da pratica do crime em relao a pessoa da vtima. Vtima a pessoa que, individual ou coletivamente, tenha sofrido danos, inclusive leses fsicas ou mentais, sofrimento emocional, perda nanceira ou diminuio substancial de seus direitos fundamentais, como consequncias de aes ou omisses que violem a legislao penal vigente, nos Estados membros, includa a que prescreve o abuso de poder. (Resoluo n. 40/34 da Assembleia Geral das Naes Unidas, de 29 de novembro 85). A vtima entendida como um sujeito capaz de inuir signicativamente no fato delituoso, em sua estrutura, dinmica e preveno; So apontados algumas variveis que intervm nos processos de vitimizao, como por exemplo a cor, raa, sexo, condio social. d) controle social: o conjunto de instituies, estratgias e sanes sociais que pretendem promover obedincia dos indivduos aos modelos e regras comunitrias. Encontra-se dividido em: 1. Controle social formal: polcia, judicirio, administrao penitenciria etc.; 2. Controle social informal: famlia, escola, igreja.

O OBJETO DA CRIMINOLOGIA
A Criminologia fundamenta o seu objeto no estudo de alguns pontos fundamentais como o delito, o delinquente, a vtima e o controle social. Vejamos: a) crime: pode ser entendido como fato tpico, antijurdico e culpvel. O agente s pode ser condenado por uma conduta que seja perfeitamente adequada a um tipo penal. Essa conduta chamada de tpica. Se no houver correspondncia entre o fato praticado e a descrio legal, a conduta ser atpica e portanto, no ser considerado crime.

Noes de criminologia

FINALIDADE
A criminologia tem como funo transmitir para a sociedade e os poderes pblicos sobre o delito, o delinquente, a vtima e o controle social, reunindo todo o contexto do fato criminoso e no apenas o crime em si. Busca-se compreender cienticamente o problema criminal, preveni-lo e intervir com eccia e de modo positivo no homem delinquente. A investigao criminolgica, enquanto atividade cientca, reduz ao mximo a intuio e o subjetivismo, submetendo o problema criminal a uma anlise rigorosa, com tcnicas empricas. Portanto, verica-se que a criminologia tem como nalidade uma anlise completa, abordando todos os aspectos de um fato criminoso e no apenas o crime em si. Vale ressaltar que a criminologia estuda o crime como fato biopsicossocial e o criminoso em sua integralidade, vida e histrico social, biolgico, psicolgico, psiquitrico do indivduo, e no cando adstrito ao terreno cientco. Vitorino Prata, que reconhecendo a condio de cincia da Criminologia, salienta: Embora o homem seja o mesmo em qualquer parte do mundo, os crimes tm caractersticas diferentes em cada continente, devido cultura, histria prpria de cada um. H, pois, uma criminologia iugoslava, criminologia brasileira, chinesa, enm, uma criminologia prpria de cada raa ou cada nacionalidade.

linquncia por meio da filosofia escolstica e da teologia, que modelaram diretamente o campo do Direito Penal. O positivismo criminolgico surge no m do sc. XIX com a Scuola Positiva que foi encabeada por Lombroso, Garofalo e Ferri. O ponto de partida de Lombroso proveio de pesquisas craniomtricas e criminosos, abrangendo fatores anatmicos, siolgicos e mentais. A base da teoria, primeiramente foi o atavismo: o retrocesso atvico ao homem primitivo. O grande equvoco dos positivistas foi acreditar na possibilidade de se descobrir uma causa biolgica para o fenmeno criminal. Ferri procurou corrigir essa postura unilateral, ao escrever sua Sociologia Criminal, onde acentua a importncia dos fatores socioeconmicos e culturais da delinquncia. A Escola Francesa de Lyon atacou fortemente as ideias de Lombroso. Entre os mais famosos integrantes dessa escola temos Lacassagne. A tese primordial da Escola de Lyon a seguinte: o criminoso como o micrbio ou o vrus, algo incuo, at que o adequado ambiente o faz eclodir. Vale dizer: a predisposio pessoal e meio social fazem o criminoso. O m do sc. XIX assistiu ainda ao surgimento da criminologia socialista em sentido amplo, entendida como explicao do crime a partir da natureza da sociedade capitalista e como crena no desaparecimento ou reduo sistemtica do crime depois de instaurado o socialismo. O sc. XX iniciou-se sob o signo do ecletismo, em que assistiu explorao dos caminhos abertos no sc. anterior, sob a inuncia moderadora da unio internacional de Direito Penal, fundada em 1889 por Hamel, Liszt e Prins. Consumou-se o abandono do antropologismo lombrosiano, progressivamente substitudo pelas teorias explicativas de ndole psicolgica, psicanaltica, psiquitrica e pela ateno dedicada s leis da hereditariedade, e combinao de cromossomos. Nos Estados Unidos, antes da Primeira Guerra Mundial, a Criminologia orientava-se pelo modelo europeu. Depois seguiu orientao de carter prtico e sociolgico. Gillin fundou a primeira clnica psiquitrica, mas seu trabalho no suplantou a orientao sociolgica de Burgess, Shaw e Mckay. A teoria sociolgica americana deve muito a Sutherland e Sellin.

HISTRIA DO PENSAMENTO
CRIMINOLGICO
Uma das classicaes histricas da Criminologia divide o seu desenvolvimento em duas fases: perodo pr-cientco e perodo cientco. O perodo pr-cientco abrange desde a antiguidade onde encontramos alguns textos esparsos de alguns autores que j demonstravam preocupao com o crime, terminando com o surgimento do trabalho de Lombroso e de Beccaria. A criminologia passou a existir com o surgimento da Escola Clssica. Durante a Idade Mdia, destaca-se a influncia e o poder poltico da Igreja, questo que determina todo o pensamento em torno da de-

Noes de criminologia

CRIMINOLOGIA CIENTFICA BIOLOGIA, SOCIOLOGIA E


PSICOLOGIA CRIMINAL
A criminologia estuda o fenmeno criminal e lana mo de estudos realizados pelos diversos ramos do conhecimento. Entre as principais reas, encontramos a biologia, a psicologia e sociologia criminal.

PSICOLOGIA CRIMINAL
Enquanto a sociologia domina os estudos da viso macro da criminalidade (de grandes grupos), as teorias psicolgicas se destacam com o estudo micro (do indivduo e de pequenos grupos). Se frustraes, insultos ou modelos agressivos aumentam as tendncias de pessoas isoladas, ento esses fatores tm probabilidade de inspirar as mesmas reaes em grupos. Ao comear um tumulto, os atos agressivos, por exemplo, muitas vezes espalham-se rapidamente aps o incio de um processo agressivo de uma pessoa antagnica. Ao verem saqueadores pegando livremente aparelhos de tev, espectadores normais, que respeitam as leis, podem abandonar sua inibio moral e imit-los. A violncia, em sua vrias formas, um dos objetos de estudo da psicologia criminal. O estudo de depoimentos testemunhais, aplicaes de testes psicolgicos em delinquentes, estudos psicossociais de carreiras criminais e assassinos seriais so, os temas que interessam psicologia criminal brasileira.

BIOLOGIA CRIMINAL
A biologia criminal aquela ligada aos trabalhos de Cesare Lombroso e causou grandes polmicas onde foi aplicada. As teorias de orientao biolgica miram novamente atravs do homem delinquente, tratando de localizar e identicar em alguma parte de seu corpo o fator diferencial que explique a conduta delitiva. Essa se supe como consequncia de alguma patologia, disfuno ou transtorno orgnico. O crescimento da neurocincia demonstra que a biologia criminal no morreu e que seu campo, com o devido cuidado, pode contribuir para a compreenso do fenmeno criminal. O que se v um enfraquecimento das teorias biolgicas mais radicais com a aceitao da interferncia concomitante de fatores ambientais.

TEORIAS SOCIOLGICAS DA
CRIMINALIDADE
Teorias criminolgicas, em geral, tm como objeto quatro elementos: a lei, o criminoso, o alvo e o lugar. A forma como so classicadas diz respeito aos diversos nveis de explicao, que variam do individual ao contextual. As teorias criminlogicas que adotam o nvel individual de anlise partem do pressuposto de que o crime se deve aos fatores internos aos indivduos que os motivam. A maioria das teorias criminlogicas mais importantes so explicaes relativamente precisas que procuram propor dedutivamente hipteses claras e consistentes entre si e que possam ser submetidas a propsitos de refutao e super-los com xito.
Escola de Chicago

SOCIOLOGIA CRIMINAL
O estudo da criminologia nos Estados Unidos, a Criminologia, deu um giro espantoso nas suas investigaes um estudo de criminalidade focado no indivduo ou em pequenos grupos. A criminologia passou a se preocupar com grande nfase no estudo da macrocriminalidade, uma abordagem dos fatores que levam a sociedade como um todo a praticar ou no infraes criminais. Com o surgimento das teorias sociolgicas da criminalidade houve uma bifurcao muito poderosa dessas pesquisas em dois grupos principais. Essa diviso leva em considerao, principalmente, a forma como os socilogos encaram a composio da sociedade: consensual ou conitual.

A escola de Chicago se tornou de fundamental importncia para o estudo da criminalidade urbana. As teorias estabelecidas por seus seguidores socilogos durante aquele

Noes de criminologia

perodo inuenciaram estudos urbanos sobre o crime, mais tarde seriam conduzidos nos Estados Unidos e Inglaterra. Sua atuao foi marcada pelo pragmatismo, e, dentre outras inovaes que preconizou, destacam-se o mtodo da observao participante e o conceito de ecologia humana. A teoria ecolgica explica esse efeito crimingeno da grande cidade, valendo-se dos conceitos de desorganizao e contgio inerentes aos modernos ncleos urbanos e, sobretudo, invocando o debilitamento do controle social desses ncleos. Com a escola de Chicago, a Criminologia abandonou o paradigma at ento dominante do positivismo criminolgico, do delinquente nato de Lombroso, e girou para as inuncias que o ambiente, e no presente caso, que as cidades podem ter fenmeno criminal. Ganhou-se qualidade metodolgica. Com os estudos da escola de Chicago criou-se tambm o ambiente cultural para as teorias que se sucederam e que so a feio da moderna criminologia.
Teoria da associao diferencial

Teoria da subcultura delinquente

A subcultura uma cultura associada a sistemas sociais e categorias de pessoas. As teorias subculturais sustentam trs ideias fundamentais: o carter pluralista e atomizado da ordem social, a cobertura normativa da conduta desviada e a semelhana estrutural, em sua gnese, do comportamento regular e irregular. A premissa dessas teorias subculturais , antes de tudo, contrria imagem monoltica da ordem social que era oferecida pela criminologia tradicional.
Teoria do labelling aproach ou etiquetamento

A tese central dessa corrente pode ser denida, em termos muitos gerais, pela armao de que cada um de ns se torna aquilo que os outros veem em ns e, de acordo com essa mecnica, a priso cumpre uma funo reprodutora: a pessoa rotulada como deliquente assume, nalmente, o papel que lhe consignado, comportando-se de acordo com o mesmo. Todo o aparato do sistema penal est preparado para essa rotulao e para o reforo desses papis.
Teoria crtica ou radical

A teoria da associao diferencial parte da ideia segundo a qual o crime no pode ser definido simplesmente como disfuno ou inadaptao das pessoas de classes menos favorecidas, no sendo ele exclusividade dessas. A vantagem dessa teoria que, ao contrrio do positivismo, que estava centrado no perl biolgico do criminoso, tal pensamento traduz uma grande discusso dentro da perspectiva social. O homem aprende a conduta desviada e a associa como referncia.
Teoria da anomia

A anomia uma situao social onde falta coeso e ordem, especialmente no tocante a normas e valores. Ento as normas so denidas de forma ambgua ou so implementadas de maneira causal e arbitrria. Por exemplo, uma calamidade como a guerra subverte o padro habitual da vida social e cria uma situao em que torna obscuro quais normas tm aplicao, ou se um sistema organizado de tal maneira que promove o isolamento e a autonomia do indivduo a ponto das pessoas se identicarem muito mais com seus prprios interesses do que com os do grupo ou da comunidade como um todo.

A criminologia radical recusa o estatuto prossional e poltico da criminologia tradicional, considerada como um operador tecnocrtico a servio do funcionamento mais ecaz da ordem vigente. O criminlogo radical se recusa a assumir esse papel de tecnocrata, desde logo porque considera o problema criminal insolvel numa sociedade capitalista; depois, e sobretudo, porque a aceitao das tarefas tradicionais absoluto incompatvel com as metas da criminologia radical. Como poderiam os criminlogos propor-se a auxiliar a defesa da sociedade contra o crime, se o seu ltimo propsito defender o homem contra esse tipo de sociedade.

VITIMOLOGIA
A vitimologia que decorre da criminologia a cincia que estuda amplamente a relao vtima/criminoso no fenmeno da criminalidade. Pode-se analisar atravs do comportamento da vtima, sua personalidade, seu comportamento na formao do delito, seu

Noes de criminologia

consentimento para a consumao de crime, ou nenhum comportamento que possa ter contribudo para a ocorrncia do crime, algum tipo de relao com o delinquente e a possvel reparao de danos sofridos. Vitimizao primria: a vtima criminal muitas vezes sofre danos psquicos, fsicos, sociais e econmicos adicionais, em consequncia da reao formal e informal derivada do fato. Vitimizao secundria ou sobrevitimao do processo penal: o sofrimento adicional que a dinmica da justia criminal, com suas mazelas, provoca normalmente nas vtimas. As cifras negras, vale dizer, o conjunto de crimes que no chegam ao conhecimento do Estado pelos mais variados motivos. Vitimizao terciria: a falta de amparo dos rgos pblicos e da ausncia de receptividade social em relao vitima. Especialmente diante de certos delitos considerados estigmatizadores, que deixam sequelas graves, a vtima experimenta um abandono no s por parte do Estado, mas, muitas vezes, tambm por parte do seu prprio grupo social.

cer antecipadamente o quadro do paciente para diagnosticar e avaliar a possibilidade de delinquir. Quando nasceu, a criminologia tratava de explicar a origem da delinquncia, utilizando o mtodo das cincias, o esquema causal e explicativo, ou seja, buscava a causa do efeito produzido. Pensou-se que erradicando a causa se eliminaria o efeito, como se fosse suciente fechar as maternidades para o controle da natalidade. Baseado em Rousseau, na sua obra O Contrato, a criminologia deveria procurar a causa do delito na sociedade, de forma extremista busca-se a causa de toda criminalidade na sociedade; j para Lombroso, da Scuola Positiva, para erradicar o delito deveramos encontrar a eventual causa no prprio delinquente e no o meio. A escola Positiva italiana (Lombroso, Garfalo e Ferri) apresenta a antropologia de Lombroso e a sociolgica de Ferri que explica o delito atravs dos fatores social e individual. O positivismo encara o delito como um fato real e histrico e no sob o ponto de vista abstrato-jurdico, como o caso da criminologia Clssica. Leva em considerao, portanto, o mtodo emprico-indutivo ou indutivo-experimental.
As escolas

PROGNSTICO CRIMINOLGICO
Prognstico lato sensu, vem a ser: conhecimento (efetivo ou a se conrmar) antecipado ou prvio sobre algo; ou conjetura sobre o desenvolvimento de um negcio qualquer, de uma situao etc; ou juzo mdico, baseado no diagnstico e nas possibilidades teraputicas, acerca da durao, evoluo e termo de uma doena; ou predio, agouro, pressgio, profecia, relativos a qualquer assunto. Prognstico mdico: conhecimento ou juzo antecipado, prvio, feito pelo mdico, baseado necessariamente no diagnstico mdico e nas possibilidades teraputicas, segundo o estado da arte, acerca da durao, da evoluo e do eventual termo de uma doena ou quadro clnico sob seu cuidado ou orientao. predio do mdico de como a doena do paciente ir evoluir, e se h e quais so as chances de cura. O Prognstico criminolgico feito a partir de um exame criminolgico, a m de conhe-

Na escola Clssica o crime fundamentado na racionalidade da lei, onde o crime um ente jurdico, uma infrao; quando da violao de um direito nasce a necessidade de uma retribuio jurdica pela pena a m de restabelecer a ordem externa. Esta escola alude claramente ao pensamento contratualista de Rousseau e baseia-se pelo mtodo lgico-abstrato ou dedutivo. Fizeram parte desse movimento nomes como Beccaria, Filangieri, Pellegrino Rossi, Carmignani, Romagnosi e Carrara. A escola Positiva comea com a publicao da obra de Cesare Lombroso chamada LUomo Delinquente, em 1876, abordando a tese do delinquente nato. Lombroso associou o crime a fatos biolgicos, psicolgicos, antropolgicos, polticos e sociais, por meio do mtodo emprico-indutivo. O objeto do seu estudo o atavismo natural do

Noes de criminologia

homem primitivo, inerente a todo ser humano. Assim sendo, o crime um fenmeno natural e social onde a pena uma forma de defesa social que visa recuperao do criminoso por tempo indeterminado at a sua recuperao. Participaram dessa escola alm de Lombroso, Enrico Ferri, Rafaelle Garofalo, Rafael Salillas, Dorado Monteiro e C. Bernaldo de Quirz. A escola de Chicago Isoladamente, tanto as tendncias sociolgicas, quanto as orgnicas fracassaram. Hoje em dia fala-se no elemento bio-psico-social. Volta a tomar fora os estudos de endocrinologia, que associam a agressividade do delinquente testosterona (hormnio masculino), os estudos de gentica ao tentar identicar no genoma humano um possvel gene da criminalidade, juntamente com os transtornos da violncia urbana, de guerra, da fome etc. De qualquer forma, a criminologia transita pelas teorias que buscam analisar o crime, a criminalidade, o criminoso e a vtima.

O ESTADO DEMOCRTICO DE
DIREITO E A PREVENO DA INFRAO PENAL
O Estado possui o monoplio da aplicao da lei penal. Porm, existem regras constitucionais e legais que limitam e determinam como a lei penal possa ser aplicada. Para tanto, deve o Estado Administrao, nos crimes de ao penal pblica, aps a produo de uma prova mnima, levar o caso ao Estado Juiz, para que este se manifeste sobre a aplicao ou no da sano penal ao caso concreto. A atuao do Estado encontra na Constituio federal e nas leis limitaes que impedem que o Estado produza todo tipo de prova em face dos acusados. O Estado o primeiro a ter de respeitar, ento, essas limitaes. Preveno de crime um conceito aberto. Para alguns dissuadir o deliquente a no cometer o ato, para outros mais, importa inclusive na modicao de espaos fsicos, novos desenhos arquitetnicos, aumento da iluminao pblica com o intuito de dicultar a prtica do crime e para um terceiro grupo apenas o impedimento da reincidncia.

Potrebbero piacerti anche