Sei sulla pagina 1di 9

2.Corrupcao 2.

1 Conceito o fenmeno pelo qual um funcionrio pblico levado a agir de modo diverso dos padres normativos do sistema, favorecendo interesses particulares em troco de recompensa, seja ou no patrimonial1. A lei 6/2004 de 17 de junho, no define o que seja corrupcao lato sensu, por isso trar-se-a este conceito reccorrendo as al.a) e b) do art. 15 da Convencao das Nacoes Unidas Contra Corrupcao, que dispoe que corrupcao: a) A promessa, a oferta ou a entrega, directa ou indirecta, de vantagens indevidas feita a um agente pblico, para ele ou para outra pessoa ou entidade,a fim de que tal agente pratique ou se abstenha de praticar um acto no exerccio das suas funes; (b) O pedido ou o recebimento, directo ou indirecto, por parte de um agente pblico de vantagens indevidas, para ele ou para outra pessoa ou entidade, a fim de que tal agente pratique ou se abstenha de praticar um acto no exerccio das suas funes. Nestas duas definicoes englobam-se tanto a corrupcao activa, assim como a corrupca passiva. Para alem deste instrumento internacional legislativo em vigor em Mocambique, existem ainda, os Protocolo da Comunidade para o Desenvolvimento da Africa Austarl Sobre a Prevencao contra a Corrupcao, ratificada pela resolucao 33/2004 do Conselho de Ministros, a Convencao da Uniao Africana Sobre a Prevencao e o Combate a Corrupcao ratificada pela resolucao n 30/2006 da assembleia da Republica. A nivel interno, os diplomas com muita relevancia no combate a corrupcao, sao: o decreto 22/2005 de 22 de junho, que introduz mecanismos complementares de combare a corrupcao, a lei 9/87 de 19 de Setembro.

1 De JESUS, Damasio(2009). Direito Penal Parte Especial, 15 edicao, Editora Saraiva, Sao Paulo.p165

3.Elementos Constitutivos da Corrupcao 3.1. Elementos objectivos do tipo segundo Damasio de Jesus, a conduta proibida consiste em o funcionario publico solicitar ou receber a vantagem ou aceitar a promessa de recebe-la2. como resulta das disposicoes legais supracitadas. Como resulta, do arts.7,8 e 9 da lei 6/2004 de 17 de junho e dos arts. 318 e 321 do CP, a solicitacao pode ser directa (per si) quando o funcionario publico se manifesta de forma explicita, frente a frente, por meio de escrito ou outra forma directa, ao sujeito corruptor; ou indirecta quando o funcionario age por meio de interposta pessoa. A solicitacao, recebimento ou promessa deve ser ser feita pelo funcionari publico em razao da sua funcao, ainda que fora dela ou antes do seu inicio3.

3.1.1.Nexo de Causalidade 3.1.2.objecto material segundo Damasio de Jesus o objecto material a vantagem que se pretende dar ao funcionario, seja ela patrimonial ou no. Necessario tambem, que a vantagem seja indevida (elemento normativo do tipo). Daqui resulta que se a vantagem devida, entao o facto no tipico para que preencha o tipo legal de corrupcao. Nem todas as coisas podem ser objecto material do crime de corrupcao. Assim, as gratificacoes comuns, de pequena importancia economica, em forma de gratidao em face da correcao de atitude de um funcionario publico, no integram o delito em analise.ex: boas-festas de natal ou de fim-deano. Nesses casos ver-se-a que no h da parte do funcionario a consciencia de estar a aceitar uma retribuicao pela pratica de um acto de oficio, que
2 As expressoes em italico significam: Solicitar- pedir, manifestar o desejo de alguma coisa; Receber-aceitar. Na solicitacao a conduta pioneira do funcionario;no recebimento a conduta pioneira do corruptor. Pode tambem ocorrero delito mediante a aceitacao do recebimento da promessa, concordando o sujeito com a prpoposta feita pelo terceiro. 3 Tambem preenche o crime de corrupcao o funcionario publico que uma vez nomeado para determinado cargo solicite ou aceite receber vantagem indevida para praticar um acto, mesmo que a vantagem indevida tenha ocrrido antes de assumir o cargo.

essencial ao dolo da corrupcao4. 3.2. Elementos subjectivos do tipo Segundo Damasio de Jesus, este tipo apresenta dois elementos subjectivos: o primeiro o dolo-vontade livre e consciente de realizar as elementares da natureza objectiva. Tenho muitas duvidas aqui, vo pensare ainda pa, purrukhe me maltaratare!!!bunda. 4.Formas de aparecimento tipo O crime de corrupcao eh um crime formal5. Ora este mesmo autor, ao referirse do crime de corrupcao activa, afirma de forma expressa, que o mesmo eh material ou de resultado. No se deve aqui encontar algum contra senso, pois o resultado de que se fala eh so no sentido de a oferta ou promessa chegarem, por qualquer meio, ao conhecimento do funcionario 4.1 Tentativa (arts. 10 e 11 do CP) Apoiando-se na breve mencao feita pelo autor Jorge dos Reis Bravo (pag84), e pela disposicao legal do paragrafo quarto do art.318 do CP, que dispoe que a aceitacao de pferecimento ou promessa sera punida, observando as regras gerais sobre a tentativao grupo sustenta a ideia segundo a qual as formas imperfeitas no crime de corrupcao sao possiveis, isto eh, eh possivel imputar aos agentes previstos nos art. 2 da lei 6/2004 de 17 de junho o crime de corrpcao tentado (art11 do CP) ou frustrado (art. 10 do CP).
4 Mas trata-se de uma questao de facto, a ser apurada caso a caso. 5 COSTA, Almeida apud BRAVO, Jorge dos Reis (). Manual Sobre Corrupcao, Criminalidade Organizada e EconomicoFinanceira. p.82

4.2

Consumacao

Para o corrente maioritaria, o crime de corrupcao activa consuma-se com o simples oferecimento de dinheiro ou valores ao funcionario, com proposito ilicito, pelo que se tem como consumado, com a oferta do objecto do crime, mesmo que o funcionario visado recuse o oferecimento6. No eh necessario que o funcionario pratique, de facto, ou no o acto ilicito ou licito (mas mediante corrupcao),basta, para preencher o tipo legal de corrupcao, que o agente activo no tipo legal de corrupcao activa entregue dinheiro, promessas, dadivas ou valores com intencao de corromper o funcionario publico a praticar um acto licito ou ilicito ou que o funcionario publico, na corrupcao passiva, aceite dinheiro, promessas de vantagens patrimonial ou no. Eh preciso lembrar o disposto no nr6 do art 7 da lei 6/2004 de 17 de junho, que se o oferecimento ou ofertas aceites foremvolunariamente repudiados ou restituidos o dinheiro ou o valor da vantagem patrimonial antes da pratica do acto ou da sua omissao, ou demora, cessam as disposicoes deste artigo7. Do supracitado, retira-se a conclusao segundo a qual, no havera crime de corrupcao passiva, mesmo que o dinheito ou os valores da vantagem patrimonial sejem aceites pelo funcionaro publico, basta que o funcionario publico em causa os restitua voluntariamente, antes da pratica do acto. 5.O bem juridico protegido Neste tipo legal, segundo Jorge dos reis Bravo, o bem juridico protegido eh a autonomia intencional do Estado. 5.Tipos de corrupcao Segundo Jorge dos Reis Bravo, no se pode conceber o tipo de crime de corrupcao sem os dois polos tradicionalmente assinados:activa e passiva.
6 BRAVO, Jorge dos Reis ()..p83 7 O italico eh nosso.

Sem embargo, eh viavel conceber alguma independencia nos respectivos processos de execucao e conferir-lhes especificos modos de incriminacao e autonomia de punibilidade8. O mesmo autor afirma que, os arts 7 e 9 da lei 6/2004 de 17 de junho, prescindem da comprovacao das condutas cumulativas do corruptor e do funcionario corrupto na medida em que as actividades do corrupto e do corruptor sao processos executivos que, apesar de relacionados integram infraccoes independentes e com reciproca autonomia, conduzindo a solucoes processuais aparantemente pouco compreensiveis, como levar a absolvicao de agentes corruptos e a condenacao dos respectivos corruptores e a hipotese inversa9. 5.1.Corrupcao Passiva (art. 318, 322 do CP e art 7 e 8 da lei 6/2004 de 17 de junho) para que o funcionario publico pratique um crime de corrupcao passiva, eh necessario que o acto a realizar-se compreende na sua esfera de atribuicoes funcionais..., sob pena de poder estar-se perante um,a situacao de usurpacao de funcoes, caso o agente extravase as suas competencias10 5.1.1.Para a pratica de acto ilicito (art. 318, paragrafo primeiro e art. 7 da lei 6/2004 de 17 de junho) Segundo Jorge dos Reis Bravo, o acto eh ilicito quando o funcionario o pratica no ambito dos seus poderes discricionarios, mas opta uma solucao que no seria tomada sem a influencia do suborno.e completa este pensamento o Almeida de Costa que. o acto praticado eh ilegal...e se designade desvio de poder1112. Para Jorge dos Reis Bravo, afere-se a ilicitude em funcao da pratica de condutas desvaliosas de natureza penal ou administrativa13. A isto, Damasio de Jesus designa Corrupcao propria quando ilegal o acto que se pretende que o funcionario publico realize (ou deixe realizar)14.
8 9 10 11 12 13 14 BRAVO, Jorge dos Reis. Op citti. p.84 BRAVO, Jorge dos Reis. (). op citti. p.85-nota de rodape. BRAVO, Jorge dos Reis. Op citti. p.86 O italico eh nosso. BRAVO, Jorge dos Reis . Op citti. p. 83. BRAVO, Jorge dos Reis . Op citti. p. 86 DE JSUS, Damasio.(2009). Op citti. 169

Trata-se de um crime especifico proprio, so pode ser sujeito activo do mesmo um funcionario publico15. Dispoe o art.7 da lei 6/2004 de 17 de junho, sobre a epigrafe de corrupcao passiva para acto ilicito, que praticam o crime de corrupcao passiva as entidades previstas no art. 2 da mesma lei, que por si ou por pessoa interposta, com o seuconsentimento ou ratificacao, solicitarem ou receberem dinheiro ou promessa de dinheiro ou qualquer vantagem patrimonial, que no lhes seja devido, para praticar ou no praticar acto que implique violacao dos deveres do seu cargo, serao punidos com pena de prisao maior de dois a oito anos ate umano de multa. Como se pode retirar da disposicao citada, a corrupcao passiva aquela que se da em face do funcionario publico corrompido. esta opcao que o legislador escolheu a quando da definicao da corrupcao no art.318 do CP. As duvidas que podiam subsistir quanto a coincidencia do disposto no nr1 do art. 7 da lei 6/2004 de 17 de junho com o art. 318 do CP, sao eliminadas pelo nr2 do art.7 da lei 6/2004 de 17 de junho que dispoe que as penas previstas no art. 318 do CP, serao tambem aplicaveis as entidades previstas no art. 2 da lei 6/2004 de 17 de junho. Embora o nr 1 pretenda transparecer a ideia segundo a aqual a aplicacao da pena prevista no mesmo numero seja devido ao favorecimento patrimonial indevido que recebe o funcionario do Estado (para alem da violacao dos seu deveres do seu cargo ), este emtendimento no se deve ter como correcto, na medida em que a ratio desta incriminacao esta intimamente ligada a um comportamento reprovavel do funcionario publico que deve agir de acordo com os principios dispostos no nr1 do art. 3 da lei 6/2004 de 17 de junho (legalidade, imparcialidade, no descriminacao, justica, publicidade, etica e igualdade), por este motivo o nr3 do art 7 da lei 6/2004 de 17 de junho dispoe que: a mesma sera aplicada quando a vantagem solicitada ou recebida pelos agentes previstos no art. 2 da lei 6/2004 de 17 de junho tenham caracter no patrimonial,desde que seja para a pratica de actos que implique a violacao dos deveres dos cargos ou omissao dos actos que tenha o dever de praticar16. preciso frisar que, no disposto no nr 1 do art 7 da lei 6/2004 de 17 de junho, o agente do crime (funcionario publico) solicita ou recebe dinheiro ou
15 O italico eh nosso. 16 Vide as al. a), b), c) e d) do nr. 3 do art 7 da lei 6/2004 de 17 de junho para compreensao dos actos que consubstanciam na violacao de deveres de cargos.

uma vantagem patrimonial indevida para a pratica de um acto ilicito. O auutor Jorge dos Reis Bravo, sustente a ideia segundo a qual este tipo de crime eh de natureza material ou de resultado, bastando que a promessa ou oferta chegue ao conhecimento do funcionario...e que o mesmo tipo legal no preve uma prerrogativa premial17. O disposto no paragrafo quarto do art. 318 do CP, dispoe que a aceitacao de oferecimento ou promessa sera punida segundo as regras gerais da tentativa remetendo aso arts 11 e 13 do CP. Segundo Jorde dos Reis Bravo, a corrupcao passiva eh um crime de danoporque importa uma ofensa a actividade e autonomia intencional do Estado18. 5.1.2.Para a pratica de acto licito (art.318, paragrafo segundodo CP e art. 8 da lei 6/2004 de 17 de junho) trata-se de situacoes em que o funcionario, podendo praticar o acto funcional solicitado, o faz com violacao dos concretos deveres funcionais, como os de precedencia ou prioridade, de zelo, da insencao e imparcialidade, podendo afirmar-se, assim, que tambem aqui havera, portanto, responsabilidade disciplinar19. Sera corrupcao impropria, segundo Damasio de Jesus, quando licito o acto funcional que se pretende que o funcionario publico realize20. A corrupcao tambem pode ser antecedente ou subsequente, tendo em conta o momento em que o funcionario publico recebeu o dinheiro, dadiva, promessa ou vantagem patrimonial e o momento em que realizou ou omitiu o acto funcional. Segundo o disposto no art. 8 da lei 6/2004 de 17 de junho entidades previstas no art. 2 da mesma lei, que por si ou por pessoa interposta, com o seuconsentimento ou ratificacao, solicitarem ou receberem dinheiro ou promessa de dinheiro ou qualquer vantagem patrimonial ou no patrimonial , que no lhes seja devido, para praticar actos no contrarios aos deveres de
17 18 19 20 O italico eh do autor.p84 BRAVO, Jorge dos Reis (). op citti.p.86 Ibdem DE JESUS, Damasio (2009). Op citti. .p169.

seu cargo e cabendo nas suas funcoes, serao punidos com pena de prisao ate um ano e multa ate dois meses. Do disposto neste artigo retira-se a conclusao segundo a qual o legislador entendeu ser menos gravoso ou reprovavel a solicitacao ou recebimento de vantagens para a pratica de uma acto devido por lei. que, o acto devido vai ser, a luz do criterio da legalidade praticado, embora para o efeito o agente tenha solicitado ou recebido uma vantagem indevida. Sendo o acto praticado licito, a pena eh a de suspensao ate um ano e multa correspondente a um ms.(paragrafo segundo do art. 318). 5.2.Corrrupcao activa (art. 321 do CP e art. 9 da lei 6/2004 de 17 de junho) Quando se tem em mira a figura do corruptor21. Neste sentido teremos a corrupcao activa. Trata-se de um crime comum, do qual pode ser sujeito activo qualquer pessoa. O nr1 do art.9 da lei 6/2004 de 17 de junho dispoe que quem der ou prometer dar as entidades previstas no art.2 da lei 6/2004 de 17 de junho, por si ou por pessoa interposta, dinheiro ou vantagem patrimonial ou outra vantagem no patrimonial que a elas no seja devidos, com os fins indicados no art. 8, sera punido com as penas daquela disposicao. tambem neste sentido que o corpo do art. 321 do CP concide com o nr1 do art. 9 da lei 6/2004 de 17 de junho. Segundo Jorge dos Reis Bravo, no se trata de um crime especifico proprio, uma vez que qualquer pessoa pode ser sujeito activo do mesmo. Eh tipo de corrupcao activa comum, i.eh, que se pode verificar e consumar na generalidade das situacoes em que intervenha um funcionario ou empregado publico22.

21 JESUS, Damasio De (2009). Direito Penal Parte Especial, 15 edicao, Editora Saraiva, Sao Paulo.p165 22 Segundo o Professor Manuel Lopes Maia Gononcalves, Codigo penal Portugues, anotado, o termo usado pelo legislador no CP de empregado publico engloba por si a categoria dos funcionarios publicos

Conclusao noh previsao de normas incriminatorias da corrupcao no sector privado e no comercio internacional, no fenomeno despoprtivo.excepto o disposto no art. 22 da lei n 3/96 de 4 O mesmo instrumento (lei 6/2004 de 17 de junho)preve como medida a declaracao de bens dos nomeados a assumirem carogs no aparelho do Estado. Eh muito importante para concluisao isto. Na verdade a tipologia dos crimes de corrupcao eh de variada natureza, desde a corrupcao de menores, a corrupcao eleitoral art.215 da lei 7/2007, a 186 da lei 10/2007 e 172 da lei 18/2007. mas estes tipos legais sao essencialmente diferentes da corrupcao de agentes publicos.

Potrebbero piacerti anche