Sei sulla pagina 1di 3

UESC Universidade Estadual de Santa Cruz Disciplina: TGJ Prof: Patrcia Lisboa Data: 08/10/2012 Alunos: Rodrigo Melo

o Lobo SENTENA NOS JECs Disserte acerca dos pontos abaixo relacionados, luz da Lei 9.099/95 e enunciados atualizados (FONAJE). Respostas 01. Caractersticas da sentena: Liquidez, dispensa do relatrio, oral, fundamentao e o dispositivo. 02. Elementos essenciais da sentena: Haver pois, nas sentenas dos Juizados Especiais dois elementos essenciais: motivao e dispositivo. A motivao teria mesmo que existir por fora do art. 93, IX da CF enquanto a parte dispositiva por conter a deciso necessria para que se possa estar diante de uma sentena propriamente dita (posto que a sentena sem dispositivo de fato sentena inexistente). Dever pois em sua fundamentao, o juiz apresentar os fatores de formao em seu convencimento, descrevendo o modo como foram resolvidas as questes, de fato e de direito, cuja soluo foi necessria para que se pudesse proferir deciso. O art. 458 CPC enumera os elementos essenciais da sentena, a saber: o relatrio, a motivao e o dispositivo. diferentemente disciplinada nos Juizados Especiais Cveis vez que a sentena conforme prev o art. 38 in fine no precisa conter relatrio pois corolrio da adoo do princpio da oralidade. 03. Disciplina da coisa julgada. Ofensa coisa julgada x impossibilidade jurdica de resciso do julgado por ao rescisria: No tem possibilidade de ao rescisria. H a possibilidade de ao anulatria, no rito do procedimento ordinrio. Com a instituio da Lei n 9.099/95, que prev o regramento dos Juizados Especiais, o legislador ordinrio impediu a utilizao de ao rescisria com vista a tornar o processo um tanto mais gil, porm, apesar de ter cuidado de dar maior agilidade na concluso da prestao jurisdicional, acabou violando valores de ordem constitucional, como a segurana

jurdica, o tratamento isonmico entre os jurisdicionados, o pleno acesso a ordem jurdica justa etc. 04. Sentena de total improcedncia conforme art. 285-A, CPC. Requisitos. Contraditrio e ampla defesa: Enunciado 01 do FONAJEF Trs so os requisitos imprescindveis para o julgamento prima facie ou initio litis: i) a causa verse sobre questo unicamente de direito; ii) existam precedentes do mesmo juzo; iii) houve julgamentos anteriores pela improcedncia total do pedido. Lnio Luiz Streck e Marcelo Cattoni de Oliveira afirmam que o artigo 285-A do CPC inconstitucional, pois viola o devido processo legal, na medida em que o juiz no pode passar por cima do contraditrio e da ampla defesa, no pode se substituir ao ru, dispensando citao, decidindo sem ouvir sequer o suposto beneficirio da sua deciso, porque isto antidemocrtico, ilegtimo e arbitrrio. 05. Liquidez da sentena: O pedido genrico inicial dever ser definido at a audincia de conciliao. H, tambm, proibio de sentena ilquida na Lei Federal 9.099/95. Referida lei, ao dispor sobre o procedimento das aes que tramitam nos juizados especiais cveis, veda a prolao de sentena ilquida mesmo nos casos em que o pedido formulado ilquido, o que se pode observar no artigo 38, pargrafo nico, o que se aplica tambm aos juizados especiais federais, por fora do art. 1 da Lei Federal n. 10.259/01. No se admitir sentena condenatria por quantia ilquida, ainda que genrico o pedido. 06. Ineficcia da sentena. Competncia em razo do valor. Nos termos do disposto no art. 39 da lei supramencionada, ineficaz a sentena condenatria, apenas naquilo que exceder a alada de 40 salrios mnimos. Assim, por exemplo, se o Juiz resolver condenar o ru em valor correspondente a 100 salrios mnimos, no que diz respeito ao valor excedente (60 salrios mnimos), a sentena simplesmente ineficaz, tanto que o credor no tem ttulo algum para cobrar esse excedente, dada a ineficcia da sentena nesse "captulo". 07. Incidncia de juros e correo monetria, astreintes, sucumbncia, pena pecuniria por litigncia de m-fe. Limite de alada ultrapassado:

Art. 39. ineficaz a sentena condenatria na parte que exceder a alada estabelecida nesta Lei. Ainda que o limite de alada ultrapasse o teto do Juizado Especial, qual seja de 40 salrios mnimos, o valor devido e constar na sentena. 08. Art. 475-J. Cumprimento da sentena condenatria por quantia certa. Acredita-se que um dos temas que mais gerou controvrsias relaciona-se aplicao da multa prevista no art. 475-J, seno vejamos: "Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou j fixada em liquidao, no o efetue no prazo de quinze dias, o montante da condenao ser acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o disposto no art. 614, inciso II, desta Lei, expedir-se- mandado de penhora e avaliao". Enunciado 97 (novo) O artigo 475, j do CPC Lei 11.323/05 aplica-se aos Juizados Especiais, ainda que o valor da multa somado ao da execuo ultrapasse o valor de 40 salrios mnimos. 09. Prestaes de trato sucessivo. Falta de requerimento expresso do autor para o adimplemento sucessivo. "Diante das particularidades de algumas relaes de direito pessoal, consistentes em obrigaes de trato sucessivo ou peridicas, por fico jurdica, considerou-as o legislador, como includas no pedido (imediato) formulado na inicial, independentemente de requerimento explcito do postulante. Significa dizer que, nesses casos, a falta de requerimento expresso do autor para o adimplemento sucessivo, de sua prpria parte ou do ru, no impede o julgador de conhecer e at mesmo conceder parcela no requerida na petio inicial, inexistindo por conseguinte qualquer violao aos arts. 293 e 460 doCPC." 10. Sentena proferida por juiz leigo. Art. 40. O Juiz leigo que tiver dirigido a instruo proferir sua deciso e imediatamente a submeter ao Juiz togado, que poder homolog-la, proferir outra em substituio ou, antes de se manifestar, determinar a realizao de atos probatrios indispensveis.

Potrebbero piacerti anche