Sei sulla pagina 1di 6

SUMARIO

Pgina Resumo ................................................................................................. 1 Objetivos ............................................................................................... 1 Materiais Utilizados .............................................................................. 1 Mtodo experimental ........................................................................... 1 Introduo ............................................................................................ 1 Resultados ............................................................................................ 3 Discusso .............................................................................................. 5 Concluso ............................................................................................. 5 Bibliografia ........................................................................................... 5

RESUMO Este experimento ser feito de modo a se calcular os coeficientes de condutibilidade trmica de barras cilndricas de alumnio e cobre. Elas sero colocadas num calormetro, com material isolante trmico para que no haja perda de calor por este. Haver uma parte fria, com gelo e gua e uma parte com gua aquecida. A barra interligar essas extremidades e o calor da fonte quente para a fria ser transferido a partir desta barra por conduo trmica. Os materiais apresentam diferentes coeficientes de condutibilidade trmica, e isso ser determinado no sistema. OBJETIVO Determinar a condutividade trmica de alguns metais.

MATERIAIS UTILIZADOS Calormetro de misturas; Conjunto Equilab; Barras metlicas (alumnio, cobre); Termmetros; Rgua e Paqumetro. MTODO EXPERIMENTAL Mediu-se o comprimento L e a rea S da seco reta das barras cilndricas de cobre e alumnio. Determinou-se a constante C, do sistema constitudo pelo calormetro, agitados e termmetro, conforme a experincia anterior. Esvaziou-se completamente o calormetro jogando fora toda a gua nele contida; foi resfriada todas as partes do mesmo com gua corrente e se enxaguou todas as partes componentes. Aqueceu-se numa vasilha parte cerca de meio litro de gua temperatura de 90C ou pouco mais. Simultaneamente providenciou-se gelo picado. Com a gua temperatura desejada, despejou-se no calormetro uma quantidade que permitisse com que a barra cilndrica ficasse imersa uns 5 mm. O calormetro foi ento tampado certificando-se que ele contm o agitador e o termmetro. Temos a fonte quente. Para se conseguir a fonte fria, colocou-se a mistura gelo picado + gua (pouca gua e muito gelo) no recipiente que constituir a fonte fria Decorrido certo perodo para a estabilizao trmica (aproximadamente dois minutos) escolheu-se uma temperatura de referncia para t=0, no instante em que foi colocado o cronmetro em funcionamento.

INTRODUO

MECANISMOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR CONDUO

Quando voc segura uma das extremidades de uma barra de cobre e mantm a outra extremidade no interior de uma chama, a extremidade que voc est segurando fica cada vez mais quente, embora ela no esteja em contato direto com a chama. O calor transferido por conduo atravs do material at atingir a extremidade mais fria. A transferncia de calor ocorre somente entre regies que possuem temperaturas diferentes, e o sentido de transferncia de calor sempre da temperatura maior para a temperatura menor. Quando uma quantidade de calor dQ transferida atravs da barra em um tempo dt, a taxa de transferncia de calor dada por dQ/dt. Chamamos esta grandeza de taxa de transferncia de calor ou corrente de calor e designamos por H esta grandeza. Ou seja, H= dQ/dt. A experincia mostra que a taxa de transferncia de calor proporcional rea A da seo reta da barra e a diferena de temperatura ( Tc) inversamente proporcional ao comprimento da barra L. Introduzindo uma constante de proporcionalidade k denominada condutividade trmica do material, temos: H= = kA (transferncia de calor na conduo). (1)

A quantidade ( Tc)/L a diferena de temperatura por unidade de comprimento; esta grandeza fornece o mdulo do gradiente de temperatura. O valor numrico de k depende do material da barra. Os materiais com valores de k elevados so bons condutores de calor; os materiais com valores pequenos de k conduzem pouco calor ou so isolantes. A Equao (1) tambm fornece a taxa de transferncia de calor atravs de uma placa ou atravs de qualquer corpo homogneo que possua uma seo reta A ortogonal direo do fluxo de calor; L o comprimento da trajetria do fluxo do calor. As unidades de taxa de transferncia de calor so as unidades de energia por tempo, ou potncia; a unidade SI para a taxa de transferncia de calor o watt (1W=1 J/s).

Quando a temperatura varia de modo no uniforme ao longo do comprimento da barra no condutora, introduzimos uma coordenada x ao longo do comprimento e escrevemos o gradiente de temperatura na forma geral dT/dx. A correspondente generalizao da Equao (1) dada por H= = - kA (2) O sinal negativo mostra que o fluxo de calor ocorre sempre no sentido da diminuio da temperatura.

RESULTADOS A partir das medidas de dimetro e comprimento das barras cilndricas de cobre e alumnio podemos calcular a rea dessas barras que ser usada para o clculo do coeficiente de dilatao trmica dos materiais utilizados no experimento. Cobre: Dimetro = 1,58 cm, r = 0,79 cm Comprimento = 15 cm rea = = 1,96 Alumnio: Dimetro = 1,59 cm, r = 0,795 cm Comprimento = 15 cm rea = = 1,98 A constante C do calormetro, que foi determinada atravs do experimento anterior : =41,53 cal/C

Na tabela a seguir constam as medidas de temperaturas com intervalos de 3C para os experimentos: Para o Cobre: T(C) 80 77 74 71 68 65

T(s) Zero 140 330 540 793 970

=87,3

Para o Alumnio: T(C) 87 84 81 78 75 72

T(s) Zero 157 350 595 775 1020

=89,2

Com os dados que foram colhidos (variao da temperatura em funo do tempo) foram esboados grficos que representam essa variao. Atravs dos grficos que foram traados, podemos, a partir da tangente desse grfico, calcular o coeficiente angular x, que ser usado no calculo do coeficiente de condutividade trmica, como segue: = Portanto, k= K= =
( (

= 8,83
) )

K= 0,24 Cal. . . Analogamente, para o alumnio: = Portanto, k= K=


( (

= 2,05
) )

K= 0,57 Cal. . . Com o valor de k obtido acima podemos compar-lo com o valor terico e calcular o erro do sistema. Tabela 1 A comparao entre os valores tericos e experimentais do coef. de condut. Trmica dos materiais Material Coef de condut. Coef de condut. Trmico Terico Trmico % (Cal. . . ) Experimental (Cal. . . ) Alumnio 0,49 0,57 16,32 Cobre 0,92 0,21 73,9

DISCUSSO No experimento realizado para se calcular k (coeficiente de condutividade trmica), foi encontrado um erro de 16% para o alumnio e de 73% para o cobre, no qual consta que as condies ideais de transferncia de calor na barra foram em parte preservadas. As provveis interferncias externas que fizeram com que houvesse uma variao de k do terico para o experimental, inclusive do k do cobre, que foi alto foram a medio do termmetro a olho nu, a medio de tempo com o cronmetro. J na parte fria do experimento temos a certeza de a temperatura estar devido presena conjunta de gelo e gua lquida. Isso fazia com que a transferncia do calor se desse exclusivamente da parte quente para a parte fria atravs das barras de alumnio e cobre.

CONCLUSO Conclui-se que houve uma transferncia de calor do meio quente para o meio frio, ou seja, o metal conduziu o calor da gua quente para o gelo, fazendo com que boa parte do gelo derretesse. Foi possvel observar tambm que diferentes materiais, conduzem o calor de forma diferente, ou seja, o tempo de transferncia diferente para cada um dos materiais, devido a suas propriedades moleculares. Os erros apresentados foram devido aos instrumentos utilizados no experimento, como o calormetro no ideal e aos erros de tcnica de realizao do experimento.

Bibliografia Sears, Zemansky, & Young. (2004). Fsica (10 ed., Vol. 2). So Paulo, So Paulo, Brasil: Livros Tcnicos e Cientficos.

Potrebbero piacerti anche