Sei sulla pagina 1di 26

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE SOLOS

OS SOLOS DE ACORDO COM O NOVO SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAO E A SUSTENTABILIDADE

Prova elaborada para o exame de qualificao

Doutorando: Claudenir Favero Orientador: Prof. Ivo Jucksch Examinador: Prof. Joo Luiz Lani

Viosa MG Abril/2000
FVERO, C. Os Solos de Acordo com o Novo Sistema Brasileiro de Classificao e a Sustentabilidade. Viosa: UFV, 2000. 25p. (Prova de Qualificao de Doutorado)

NDICE Pgina
1. INTRODUO 2. SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAO DE SOLOS 2.1. ALISSOLOS 2.2. ARGISSOLOS 2.3. CAMBISSOLOS 2.4. CHERNOSSOLOS 2.5. ESPODOSSOLOS 2.6. GLEISSOLOS 2.7. LATOSSOLOS 2.8. LUVISSOLOS 2.9. NEOSSOLOS 2.10. NITOSSOLOS 2.11. ORGANOSSOLOS 2.12. PLANOSSOLOS 2.13. PLINTOSSOLOS 2.14. VERTISSOLOS 3. POTENCIALIDADE AGRCOLA DOS SOLOS 4. OCORRNCIA E USO DOS SOLOS 5. REFLEXES SOBRE O USO DOS SOLOS E A (IN)SUSTENTABILIDADE 6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

2 3 3 4 5 5 6 6 7 8 8 9 9 10 11 11 12 14 20 25

1. INTRODUO A designao sustentvel passou a ser amplamente utilizada partir da publicao em 1987 do relatrio da Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, Nosso Futuro Comum mais conhecido como Relatrio Brundtland que institui um conceito de desenvolvimento sustentvel: O desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem a suas prprias necessidade. (CMMAD, 1988: 46) Apesar da ambigidade do conceito, o termo sustentabilidade passou a ser um grande guarda-chuva sob o qual se abrigam diferentes concepes e correntes de pensamento. Ningum contra uma idia de sustentao j que a insustentabilidade algo indesejado, que ameaa e afeta a todos. A palavra sustentabilidade tem sua origem do Latim sus-tenere (Ehlers, 1996), que significa suportar ou manter. O conceito de Sustentabilidade, relacionado com o futuro da humanidade, foi usado pela primeira vez em 1972, no livro Blueprint for Survival (Kidd, 1992). No final dos anos 70, o termo incorporou dimenses econmicas e sociais em seu significado, passando a ser globalmente utilizado (Ehlers, 1996). De acordo com Kidd (1992), existem diferentes correntes de pensamento que deram origem ao conceito de sustentabilidade. Todas elas envolvem a interao entre: crescimento populacional, uso de recursos e presso sobre o meio ambiente. Fazem parte destas correntes de pensamento: a corrente ecolgica, a da crtica tecnologia, o eco-desenvolvimento, e as correntes de pensamento que pregavam o no crescimento ou reduo do crescimento econmico. Todas essas linhas de pensamento j se encontravam completamente desenvolvidas antes do termo sustentabilidade ser primeiramente utilizado em 1972. Sustentabilidade um conceito em disputa, abrigando diferentes, muitas vezes conflitantes, concepes a respeito de como a agricultura, a industria, o comercio, devem desenvolver-se, e de como os recursos naturais devem ser utilizados. Desde aquelas que propem simples ajustes no presente modelo de desenvolvimento, at
2

aquelas que demandam mudanas mais radicais/estruturais nos padres de produo e de consumo da sociedade como um todo (Ehlers, 1996). Para Altieri (1989), a sustentabilidade de um agroecossistema pressupe o atendimento aos seguintes princpios bsicos: conservao dos recursos renovveis, adaptao da agricultura ao ambiente e manuteno de um nvel alto, porm estvel de produtividade. O solo, por ser uma interface entre as outras esferas (biosfera, atmosfera, hidrosfera e litosfera), exerce papel fundamental em qualquer ecossistema terrestre. Sua qualidade e a sustentabilidade dos ecossistemas agrcolas esto intimamente vinculadas (Lal e Pirce, 1991, citados por Mielniczuk, 1999). No entanto, o solo no pode ser visto como um fator isolado no agroecossistema. A compreenso do solo enquanto um dos vrtices do tetraedro agroecolgico, em que nos outros trs vrtices esto, o clima, os organismos e os fatores scio-econmicos, e as interrelaes que se estabelecem entre todos os vrtices do tetraedro, conforme proposto por Resende et al. (1995), fundamental para o estudo e a busca da sustentabilidade. 2. SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAO DE SOLOS O Sistema Brasileiro de Classificao de Solos, publicado pelo Centro Nacional de Pesquisa de Solos, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria, classifica os solos em quatorze classes, admitindo seis nveis categricos. seguir, sero relacionadas, sucintamente, as principais caractersticas diferenciais, as potencialidades e as limitaes para o uso agrcola dos solos enquadrados em cada classe, conforme Embrapa (1999) e adaptaes de Oliveira et al. (1992). 2.1. ALISSOLOS Solos que apresentam argila de atividade maior ou igual a 20 Cmolc/kg de argila; saturao por ctions bsicos trocveis1 (V%) menor que 50% e; contedo de alumnio extravel (Al3+) maior ou igual a 4 Cmolc/kg de solo, conjugado com

Caractersticas

Em relao a capacidade de troca de ctions (CTC) determinada a pH 7. 3

saturao por alumnio maior ou igual a 50%. Podem apresentar horizonte B textural2 (Bt) ou B ntico3. Potencialidades Alguns solos enquadrados nessa classe apresentam teores de matria orgnica relativamente elevados na parte superficial, favorecendo a boa estruturao e a consistncia frivel. Limitaes Problemas de toxicidade com alumnio, devidos ao elevado teor de Al3+ trocvel e a reserva desse elemento; pobreza em nutrientes e; alta pegajosidade/ plasticidade e baixa permeabilidade dos horizontes subsuperficiais em decorrncia dos altos teores de argila com alta atividade. 2.2. ARGISSOLOS Solos com argila de atividade baixa4 (Tb) e horizonte B textural (Bt), podendo ser alumnico5, distrfico6 ou eutrfico7. No segundo nvel categrico, os solos dessa classe so classificados, conforme a cor, em: ARGISSOLOS ACINZENTADOS (matiz mais amarelo que 5YR e valor 5 ou maior e croma < 4), ARGISSOLOS AMARELOS (matiz mais amarelo que 5YR), ARGISSOLOS VERMELHO-AMARELOS (matiz 5YR ou mais vermelho e mais amarelo que 2,5YR) e ARGISSOLOS VERMELHOS (matiz 2,5YR ou mais vermelho). Potencialidades Os solos dessa classe so muito variveis quanto ao potencial de uso agrcola, encontrando-se desde solos cidos, com altos teores de Al3+, pobres em nutrientes, at solos muito ricos em nutrientes.

Caractersticas

2 Horizonte B onde houve incremento de argila resultante de acumulao ou concentrao decorrente de processos de iluviaoe/ou formao in situ e/ou por destruio ou perda de argila no horizonte A. 3 Horizonte B com estrutura em blocos subangulares, angulares ou prismtica moderada ou forte e apresentando cerosidade moderada ou forte. Assemelha-se ao Bt, porm, sem gradiente textural. 4 Atividade inferior a 27 Cmolc/kg de argila. 5 Al3+ 4 Cmolc/kg de solo; saturao por alumnio 50% e V% < 50%. 6 V% 50%. 7 V% < 50%.

Limitaes Em funo do gradiente textural do horizonte A para o B, os solos dessa classe, podem apresentar baixa permeabilidade tornando-os muito suscetveis eroso, principalmente, nas regies mais acidentadas. 2.3. CAMBISSOLOS Solos com horizonte B incipiente8 (Bi) apresentando um ou mais dos seguintes requisitos: CTC 17 Cmolc/kg de argila; 4% ou mais de minerais primrios alterveis (ou 6% ou mais de muscovita); relao molecular SiO2/Al2O3 (Ki) maior que 2,2; relao silte/argila 0.7 (ou 0,6 quando for textura argilosa); espessura menor que 50cm e; 5% ou mais do volume do solo apresentando estrutura da rocha. Os solos dessa classe podem ser alumnicos, distrficos ou eutrficos. Potencialidades A riqueza em nutrientes e as possibilidades de uso agrcola dos solos dessa classe muito varivel em funo do material de origem e das condies de relevo. Limitaes Os solos dessa classe podem apresentar-se pouco espessos, com problemas de drenagem, ou situados em relevo muito movimentado. 2.4. CHERNOSSOLOS Solos com V% maior que 50%; argila da atividade alta9 (Ta) e; horizonte A chernozmico10 sobrejacente a um horizonte B textural, B ntico, B incipiente, horizonte C clcico ou carbontico11, ou diretamente sobre a rocha.

Caractersticas

Caractersticas

Horizonte B que sofreu alterao fsica e qumica em grau no muito avanado. Atividade maior ou igual a 27 Cmolc/kg de argila. 10 Horizonte superficial que atenda s seguintes caractersticas: estrutura suficientemente desenvolvida para que o horizonte no seja simultaneamente macio e, de consistncia quando seco, duro ou mais coeso; cor de croma igual ou inferior a 3 quando mido, e valores iguais ou mais escuros que 3 quando mido e que 5 quando seco; saturao por ctions bsicos trocveis maior ou igual a 65%, com predomnio do on clcio e/ou magnsio e; contedo de carbono orgnico de 0,6% ou mais em todo o horizonte. 11 Contendo 15% ou mais de carbonato de clcio equivalente (% por peso).
9

Potencialidades Solos muito ricos em nutrientes, com V% geralmente superior a 70%, e com predomnio de clcio ou clcio e magnsio entre os ctions trocveis. Limitaes Alta plasticidade e pegajosidade e baixa permeabilidade; em relevos movimentados so muito sujeitos a eroso e; podem apresentar deficincia de gua em perodos secos. 2.5. ESPODOSSOLOS Solos com horizonte B espdico12, podendo ser hidromrfico. Geralmente so alumnicos ou distrficos. Potencialidades Devido s suas caractersticas os solos dessa classe, praticamente, no apresentam potencial de uso agrcola. Limitaes So solos cidos, normalmente pobres em nutrientes, e quando hidromrficos, apresentam problemas de drenagem. 2.6. GLEISSOLOS Solos hidromrficos, que apresentam horizonte glei13, podendo ser precedido por horizonte B incipiente, B textural ou C com presena de mosqueados abundantes com cores de reduo. Potencialidades Os solos dessa classe so, normalmente, formados em sedimentos recentes em materiais colvio-aluviais. Dependendo da origem desses materiais, os solos podem ser ricos em nutrientes.
12 Horizonte B que apresenta acumulao iluvial de matria orgnica e compostos de alumnio, com presena ou no de ferro iluvial. 13 Horizonte mineral, com espessura de 15cm ou mais, caracterizado por reduo do ferro e prevalncia do estado reduzido, no todo ou em parte. Pode ser um horizonte A, E, B ou C. O horizonte saturado com gua por influncia do lenol fretico durante algum perodo ou o ano todo, a no ser que tenha sido artificialmente drenado.

Caractersticas

Caractersticas

Limitaes Sujeitos a inundaes ou alagamentos freqentes; quando o nvel do lenol fretico elevado, a drenagem de difcil execuo; podem apresentar-se plsticos e pegajosos e; alguns solos dessa classe apresentam horizonte sulfrico, sendo extremamente cidos e de difcil correo. 2.7. LATOSSOLOS Solos com B latosslico14, podendo ser crico15, alumnico, distrfico ou eutrofico. No segundo nvel categrico, os solos dessa classe so classificados, conforme a cor, em: LATOSSOLOS BRUNOS (matiz mais amarelo que 2,5YR e: horizonte A com mais de 30 cm de espessura e carbono orgnico acima de 1%, textura argilosa ou muito argilosa e, fendilhamento acentuado em cortes de barranco); LATOSSOLOS AMARELOS (matiz mais amarelo que 5YR); LATOSSOLOS VERMELHO-AMARELOS (matiz 5YR ou mais vermelho e mais amarelo que 2,5YR) e; LATOSSOLOS VERMELHOS (matiz 2,5YR ou mais vermelho). Potencialidades Os Latossolos, em geral, so solos profundos, bem drenados e ocupam, regies com relevo pouco movimentado, favorecendo a mecanizao. Em regies com estao seca pronunciada, ou que apresentam rochas bsicas, so encontrados Latossolos ricos em nutrientes. Limitaes A maioria dos Latossolos brasileiros so cidos e pobres em nutrientes; alguns solos dessa classe apresentam adensamento em horizontes subsuperficais (Latossolos coesos dos Tabuleiros Costeiros e da Amaznia), com restries a permeabilidade.

Caractersticas

Horizonte B evidenciando avanado estgio de intemperizao; alterao quase completa dos minerais primrios menos resistentes; intensa dessilicificao; lixiviao de bases e; concentrao residual de sesquixidos, argila 1:1 e minerais primrios resistentes ao intemperismo. 15 Apresentando quantidades iguais ou menores que 1,5 Cmolc/kg de argila de ctions bsicos trocveis mais Al3+ extravel por KCl 1N, com pH em KCl 1N igual ou superior a 5,0 ou pH positivo ou nulo. 7

14

2.8.

LUVISSOLOS Solos com argila de atividade alta (Ta); horizonte B textural ou B ntico e; alta

Caractersticas saturao por ctions bsicos trocveis. Potencialidades Apresentam altas quantidades de nutrientes disponveis s plantas e, em alguns casos, minerais primrios intemperizveis ricos em bases trocveis. Limitaes Os solos dessa classe podem apresentar: mudana textural abrupta do horizonte A para o B, presena de calhaus e mataces espalhados na superfcie, consistncia muito a extremamente dura, plasticidade e pegajosidade, refletindo-se em problemas de permeabilidade, maior suscetibilidade eroso e dficit hdrico. 2.9. NEOSSOLOS Solos constitudos por material mineral ou por material orgnico com menos de 30cm de espessura, no apresentando qualquer tipo de horizonte B diagnstico. No segundo nvel categrico, os solos dessa classe so classificados em: NEOSSOLOS LITLICOS (horizonte A ou O hstico16 com menos de 40cm de espessura, assente sobre a rocha ou sobre horizonte C, Cr ou material constitudo por fragmentos de rocha em 90% ou mais do volume, com contato ltico dentro de 50cm da superfcie do solo); NEOSSOLOS REGOLTICOS (horizonte A sobrejacente a horizonte C ou Cr com 4 % ou mais de minerais primrios alterveis e/ou 5 % ou mais do volume apresentando fragmentos de rocha semi-intemperizada, saprlito ou fragmentos formados por restos da estrutura orientada da rocha que deu origem ao solo e, contato ltico a uma profundidade maior que 50 cm); NEOSSOLOS QUARTZARNICOS (horizonte A sobrejacente a horizonte C apresentando textura areia ou areia franca at, no mnimo, a profundidade de 150 cm a partir da superfcie do solo, tendo na frao areia 95 % ou mais de quartzo, calcednia e opala e, praticamente, ausncia de minerais primrios alterveis) e;

Caractersticas

NEOSSOLOS FLVICOS (derivados de sedimentos aluviais com horizonte A assente sobre horizonte C constitudo de camadas estratificadas sem relao pedogentica entre si). Potencialidades Alguns solos dessa classe, dependendo do material de origem, so ricos em nutrientes, ocorrendo em reas planas (os Flvicos, principalmente). Limitaes Em funo da pequena profundidade (Litlicos) ou da textura arenosa (Regolticos e Quartzarnicos) muitos solos dessa classe apresentam baixa capacidade de reteno e armazenamento de gua e alta suscetibilidade a eroso, especialmente quando o relevo mais declivoso. Os Neossolos Litlicos apresentam tambm, dificuldades penetrao do sistema radicular das plantas e impedimento percolao de gua. 2.10. NITOSSOLOS Caractersticas Solos com horizonte B ntico e argila de atividade baixa, podendo ser alumnico, distrfico ou eutrfico. Potencialidades Os solos dessa classe so muito variveis quanto ao potencial de uso agrcola, encontrando-se desde solos cidos, com altos teores de Al3+, pobres em nutrientes, at solos muito ricos em nutrientes. Limitaes Alguns solos dessa classe, alm da acidez e pobreza em nutrientes, ocorrem em relevo ondulado a forte ondulado e tm permeabilidade restrita, tornando-os muito suscetveis eroso. 2.11. ORGANOSSOLOS Caractersticas

Horizonte de constituio orgnica, resultante de acumulaes de resduos vegetais depositados superficialmente. 9

16

Solos constitudos por material orgnico17 proveniente de acumulaes de restos vegetais em grau varivel de decomposio, acumulados em ambientes mal drenados ou em ambientes midos de altitude elevada. Potencialidades Alguns solos dessa classe podem ser ricos em nutrientes. Outros, embora pobres em nutrientes, localizam-se em relevo plano e com farto provimento de gua. Limitaes Na maioria dos solos dessa classe o lenol fretico elevado podendo estar temporariamente submersos. Quando drenados podem sofrer diminuio na espessura, dificuldade de reidratao e acidificao. A acidificao mais acentuada nos organossolos formados em regies costeiras, devido a presena de sais solveis, principalmente, sulfetos. 2.12. PLANOSSOLOS Caractersticas Solos imperfeitamente ou mal drenados, com horizonte superficial ou subsuperficial eluvial, de textura mais leve, que contrasta abruptamente com o horizonte B plnico18. Potencialidades Os solos dessa classe apresentam altos valores de soma de ctions bsicos trocveis, apreciveis quantidades de minerais primrios facilmente intemperizveis e ocorrem em relevo plano ou suave ondulado. Limitaes O horizonte B dos solos dessa classe, devido ao estado de adensamento, extremamente duro e muito firme, limitando a drenagem e determinando condies redutoras; dificultando o aprofundamento do sistema radicular das plantas e; aumentando a suscetibilidade eroso. Em alguns casos, os solos dessa classe so muito plstico e muito pegajoso.
17 18

Material com percentagem de carbono orgnico (expressa em peso) maior ou igual a 8 + (0,067 x % argila) Tipo especial de horizonte B textural, subjacente a horizonte A ou E e precedido por uma mudana textural abrupta. 10

2.13. PLINTOSSOLOS Caractersticas Solos formados sob condies de restrio a percolao de gua, apresentando expressiva plintitizao com ou sem petroplintita19 ou horizonte litoplntico20. Potencialidades Alguns solos dessa classe podem apresentar riqueza em nutrientes e, geralmente, so encontrados em condies de relevo plano. Limitaes Dependendo do grau de plintitizao e da profundidade de sua ocorrncia, os solos dessa classe podem apresentar srias restries a permeabilidade de gua e ao enraizamento das plantas. 2.14. VERTISSOLOS Caractersticas Solos com horizonte vrtico21, apresentando pronunciadas mudanas de volume com o aumento do teor de umidade do solo, fendas profundas na poca seca e evidncias de movimentao da massa do solo, devido presena de argilas expansivas ou mistura destas com outros tipos de argilominerais. Potencialidades Apresentam altos valores de soma de ctions bsicos trocveis e alta CTC, associados presena freqente de apreciveis quantidades de minerais primrios facilmente intemperizveis. Limites So solos muito duros, firmes, plsticos e pegajosos, com teor muito estreito entre os nveis timo e ruim para o preparo do solo. A baixa permeabilidade tornam os vertissolos muito suscetveis eroso.

Concreo ferruginosa que sofreu consolidao irreversvel. Camada de concreo ferruginosa consolidada com 10cm ou mais de espessura. 21 Horizonte mineral subsuperficial que, devido expanso e contrao das argilas, apresenta feies pedolgicas tpicas conhecidas como superfcie de frico slickensides.
20

19

11

3. POTENCIALIDADE AGRCOLA DOS SOLOS Os solos podem ser classificados, de acordo com a potencialidade agrcola, em oito classes, segundo Souza (1993): a) Boa, b) Boa a Regular, c) Regular a Boa, d) Regular, e) Regular a Restrita, f) Restrita, g) Restrita a Desfavorvel e h) Desaconselhvel utilizao agrcola. Na Tabela 1 esto descritas as caractersticas dessas classes. Uma tentativa de enquadrar as classes de solos do sistema brasileiro de classificao nas classes de potencialidade agrcola apresentada na Tabela 2. Conforme pode ser observado na Tabela 2, poucos solos brasileiros apresentam-se sem limitaes para se enquadrarem na classe de boa potencialidade agrcola, de acordo com Souza (1993), restringindo-se aos Latossolos eutrficos. Praticamente todos os demais solos apresentam alguma limitao ao uso agrcola. A maioria das classes de solos, de acordo com o sistema brasileiro de classificao, devido as suas limitaes, se enquadram nas classes regular a boa e regular a restrita de potencialidade agrcola. Essas limitaes so definidas em funo de um uso que preconiza a utilizao da mecanizao agrcola, portanto, vlidas para a agricultura empresarial. Para a agricultura familiar, de pequeno porte, essa classificao no valida, uma vez que para este segmento, a fertilidade natural e as caractersticas fsicas que determinam a disponibilidade de gua nos solos so mais importantes. Um Luvissolo pode apresentar restries a agricultura empresarial devido a impossibilidade de mecanizao e da implementao de grandes projetos de irrigao, tipo piv central, mas representa um grande potencial para a agricultura familiar artesanal, com implantao de pequenos projetos de irrigao. Outro aspecto a ser considerado, que os limites impostos pelos solos mecanizao intensiva pode ser indicativo de sua fragilidade frente a sustentabilidade. Mobilizar intensamente um solo com horizonte B textural, transio abrupta, argila expansiva, em relevo ondulado ou suave ondulado, certamente, levar a sua degradao muito mais rapidamente que um solo com B latosslico, predominncia de xidos de Fe e Al e caulinita, em relevo plano.
12

Tabela 1 - Classes de potencialidade agrcola dos solos e suas caractersticas


Classe de Potencialidade Agrcola Boa Boa a regular Regular a boa Fertilidade Natural Caractersticas Fsicas Caractersticas Topografia Plana e suave ondulada Plana e suave ondulada Plana e suave ondulada Principais Limitaes* Praticamente sem limitaes Mdia a baixa disponibilidade de nutrientes Riscos de inundaes; deficincia de drenagem; baixa a mdia disponibilidade de nutrientes Baixa disponibilidade de nutrientes; teores elevados de alumnio; excesso de gua Baixa disponibilidade de nutrientes; teores elevados de alumnio; textura arenosa; pequena profundidade; fortes declives; pedregosidade; deficincia de drenagem

Alta a mdia Favorveis Mdia Baixa a alta Favorveis Desfavorveis

Regular

Baixa

Favorveis

Plana e suave ondulada Plana a ondulada

Regular a restrita

Baixa a alta

Desfavorveis

Restrita

Baixa a alta

Desfavorveis

Ondulada e Fortes declives; forte ondulada suscetibilidade eroso; deficincia de drenagem; baixa disponibilidade de nutrientes; teores elevados de alumnio; pequena profundidade; pedregosidade Plana e suave ondulada Teores elevados de sdio trocvel; deficincia de drenagem; riscos de inundaes Tores elevados de sais solveis; solos rasos; pedregosidade; rochosidade; textura arenosa; riscos de inundaes; deficincia de drenagem; fortes declives; disponibilidade de nutrientes muito baixa

Restrita a desfavorvel

Baixa

Desfavorveis

Desaconselhveis Muito baixa Acentuadamente utilizao a alta desfavorveis agrcola

Plana a escarpada

Fonte: IBGE, citado por Souza (1993).

* Podero estar presente uma ou mais das limitaes citadas.

13

Tabela 2 - Classes de solos segundo o sistema brasileiro de classificao e classes de potencialidade agrcola correspondentes
Classes do Sistema Brasileiro de Classificao
ALISSOLOS ARGISSOLOS CAMBISSOLOS CHERNOSSOLOS ESPODOSSOLOS GLEISSOLOS LATOSSOLOS LUVISSOLOS NEOSSOLOS NITOSSOLOS ORGANOSSOLOS PLANOSSOLOS PLINTOSSOLOS VERTISSOLOS

Classes de Potencialidade Agrcola Boa Boa a Regular regular a boa Regular Regular Restrita a restrita X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Restrita a desfavorvel Desaconselhvel

4. OCORRNCIA E USO DOS SOLOS Em se tratando da sustentabilidade do uso agrcola dos solos, o mais adequado verificar as limitaes ou fragilidades que cada solo apresenta no contexto ambiental no qual est inserido, e o grau de interveno ou presso de uso em que est submetido. Na Tabela 3 esto apresentados, de forma generalizada, a ocorrncia e o uso dos solos brasileiros, de acordo com o novo sistema brasileiro de classificao, com adaptaes de Resende et al. (1988) e Oliveira et al. (1992).

14

Tabela 3 - Ocorrncia e uso dos solos de acordo com o novo sistema brasileiro de classificao
Classe de solo ALISSOLOS Ocorrncia
A maioria dos Alissolos, com colorao do horizonte B brunada e topo escurecido, ou avermelhada forte, so encontrados em relevos suave ondulado a ondulado, em clima subtropical, na regio Sul. Alguns poucos Alissolos, com cores vermelhas a amarelas no horizonte B, podem ocorrer em ambientes de clima mido na bacia amaznica e ao longo da regio costeira. Os Argissolos ocupam o segundo lugar em ocorrncia no territrio brasileiro, sendo menor apenas, que os Latossolos. Os Argissolos Acinzentados podem ocorrer em regies serranas do Sul, em clima mido e ameno, ou em reas planas ou suave onduladas dos tabuleiros sedimentares do grupo barreiras nos estados do Maranho, Cear, Piau, Alagoas e Bahia. Os Argissolos Amarelos so encontrados associados aos Latossolos Amarelos nos tabuleiros da zona mida costeira do litoral oriental do Nordeste, Esprito Santo e Rio de Janeiro e nos baixos plats da Regio Amaznica. Os Argissolos Vermelho-Amarelos ocorrem em todo o territrio brasileiro, ocupando, geralmente, terrenos de relevos mais dissecados. Os Argissolos Vermelhos so encontrados nos planaltos baslticos que se estendem desde So Paulo at o Rio Grande do Sul e associados a rochas calcrias ou metamrficas de carter intermedirio entre bsico e cido na regio central do Brasil. Em reas de pequena extenso, os Cambissolos so encontrados em todo o Brasil. Ocorrem em reas de maior expresso na parte oriental dos planaltos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran, nas serras do Mar e da Mantiqueira e, em regies interioranas de Minas Gerais. Merecem destaque, tambm, os Cambissolos eutrficos encontrados em terraos aluviais do Ribeira de Iguape em So Paulo e os da regio de Irec na Bahia. na Campanha Gacha, Rio Grande do Sul, em condies climticas de baixas temperaturas mdias no inverno e significativo perodo seco durante o vero e a primavera. Podem ser encontrados em outra regies do Brasil, suprajacentes a rochas bsicas ou calcrias e, normalmente, sob condio de climas com estao seca acentuada. 15

Uso
Devido a necessidade de grandes quantidades de corretivos e fertilizantes para eliminar a toxicidade pelo alumnio e suprir as plantas em nutrientes, os Alissolos so pouco utilizados, podendo ser encontrados com pastagens ou frutferas de clima temperado. Os Argissolos recebem variados tipos de uso: intensa produo de gros (Argissolos Vermelhos em relevo menos movimentado), culturas perenes, como o caf e frutas tropicais (Argissolos Vermelho-Amarelo em So Paulo e Minas Gerais), cana-deacar e eucalipto (Argissolos Amarelos e Acinzentados dos tabuleiros) e pastagens em geral.

ARGISSOLOS

CAMBISSOLOS

De acordo com o grau de fertilidade, os Cambissolos so encontrados sob diversos usos, predominando, as pastagens e campos nativos. Nos terraos aluviais do Ribeira de Iguape SP, so intensamente cultivados com banana. Em Irec - BA so cultivados com feijo, milho e algodo, principalmente.

CHERNOSSOLOS Os Chernossolos ocorrem em extensas reas No Rio Grande do Sul so muito


utilizados com pastagens de gramneas e leguminosas nativas ou com culturas de trigo, feijo, milho, soja e arroz irrigado. Na Chapada do Apodi - RN, tem sido utilizados intensamente com lavouras irrigadas, com destaque para o melo.

Tabela 3 - Contin...
Classe de solo ESPODOSSOLOS Ocorrncia Uso

As reas mais expressivas de ocorrncia dos Os Espodossolos, praticamente Espodossolos localizam-se nos estados do no recebem uso agrcola. Amazonas e Roraima, onde so encontrados associados aos Neossolos Quartzarnicos. So encontrados, com certa expressividade, tambm, nas restingas da costa leste brasileira e nas baixadas arenosas do Rio Grande do Sul. Os Gleissolos ocorrem em vrzeas e plancies alagadas ou alagveis, indiscriminadamente, em todo o territrio brasileiro, com destaque especial para as vrzeas da plancie amaznica. Os principais usos dados aos Gleissolos so pastagens nativas e arroz irrigado, podendo ser encontrados, convenientemente drenados, com culturas anuais diversas, cana-de-acar, banana e olercolas. Os Gleissolos com horizonte sulfrico no se prestam ao uso agrcola. Os Latossolos so os solos mais utilizados pela agricultura empresarial mecanizada. Os Latossolos Vermelhos, com exceo daqueles que ocorrem no Quadriltero Ferrfero - MG, e os Vermelho-Amarelos do planalto central so intensamente cultivados com soja, milho, canade-acar, frutas tropicais e caf. Os Latossolos VermelhoAmarelos do Mar de Morros so, expressivamente, utilizados com caf. Os Latossolos Amarelos so encontrados, na Amaznia, com culturas perenes regionais, mandioca e outras culturas de subsistncia e, nas zonas midas costeiras, com cana-de-acar, fruticultura, culturas de subsistncia e eucalipto. Os Latossolos Brunos so utilizados com fruteiras de clima temperado. Em todas as regies do Brasil so encontrados extensas reas de Latossolos com pastagens. O principal uso dos Luvissolos tem sido com pecuria extensiva, sendo encontrados tambm, com culturas regionais do Nordeste como sisal, algodo-moc e palma forrageira e culturas anuais como milho e feijo.

GLEISSOLOS

LATOSSOLOS

Os Latossolos so os solos de maior ocorrncia no territrio brasileiro. Ocorrem nos chapades, em reas acidentadas com pouco ou nenhum afloramento de rochas e nas terras baixas da Amaznia e dos tabuleiros costeiros. Os Latossolos Brunos ocorrem em reas elevadas dos planaltos dos estados sulinos (RS, SC e PR), portanto, em condies de clima frio e mido. Os Latossolos Amarelos ocupam reas de grande extenso no baixo Amazonas e nas zonas midas costeiras do Nordeste, Esprito Santo e Rio de Janeiro. Os Latossolos VermelhoAmarelos so encontrados, com maior expresso, nas chapadas do planalto central e do Nordeste, nas reas do domnio Amaznico e no domnio do Mar de Morros ao longo da faixa Atlntica. Os Latossolos Vermelhos esto localizados nas regies Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, desde o Sudoeste de Gois e os estados do Mato Grosso e Mato grosso do Sul, passando pelo Tringulo Mineiro e o Quadriltero Ferrfero em Minas Gerais, estendendo-se todos os outros estados ao Sul, em sua maioria, suprajacentes a rochas bsicas. Os Luvissolos ocorrem, principalmente, na zona semi-rida do Nordeste, com elevada restrio hdrica e em reas de pequena expresso nas regies Sudeste e Sul do Brasil.

LUVISSOLOS

16

Tabela 3 - Contin...
Classe de solo NEOSSOLOS Ocorrncia
Os Neossolos ocorrem em todo o territrio brasileiro ocupando ambientes e paisagens diversos. Os Neossolos Litlicos, normalmente, esto associados a muitos afloramentos de rocha, ocupando as cristas e partes mais instveis da paisagem. Algumas reas com maior expresso esto localizadas nos planaltos sulinos, no Centro-Sul do Par e na zona das caatingas e chapada Diamantina no Nordeste. Os Neossolos Regolticos ocorrem em terrenos de relevo plano ou suave ondulado, formados por deposies sedimentares de materiais bastante arenosos, com grande expresso no semi-rido nordestino. Destacam-se os Neossolos Regolticos do agreste Pernambucano. Os Neossolos Quartzarnicos esto relacionados com os depsitos arenosos de cobertura, concentrando-se em extensas reas em diversos estados das regies Sudeste, CentroOeste, Norte e Nordeste (SP, MG, MS, MT, PA, MA, PI, PE, e BA). Os Neossolos Quartzarnicos com influncia marinha ocorrem em toda a faixa litornea, j, os hidromrficos, so pouco expressivos, ocorrendo em bordas de veredas e cursos dgua. Os Neossolos Flvicos so provenientes de depsitos aluviais, ocorrendo s margens de curso dgua, lagoas e plancies costeiras. Suas maiores expressividades encontram-se na plancie Amaznica e nas plancies do rio Paraguai, no extremo Oeste Mato-grossense e no delta dos rios Paraba do Sul, Doce e So Francisco. Os Nitossolos ocorrem em todo o territrio brasileiro, associados aos Argissolos Acinzentados, Vermelho-Amarelos ou Vermelhos.

Uso
Os Neossolos recebem usos diversos, nas diferentes regies do territrio brasileiro. Os Litlicos so pouco utilizados, sendo, nos estados sulinos, aproveitados com viticultura e culturas anuais. Os Regolticos so intensamente cultivados no semi-rido nordestino com algodo-moc, sisal, abacaxi e culturas de subsistncia. Os Quartzarnicos tem sido cultivados no estado de So Paulo e no Nordeste com canade-acar e frutferas tropicais. Os Flvicos so intensamente cultivados em todo o Brasil, notadamente, com culturas anuais de subsistncia, pois, geralmente, so os mais frteis da paisagem. Recentemente, reas extensas de Neossolos Flvicos das margens do Rio So Francisco tornaram-se cultivadas atravs de grandes projetos de irrigao. Os Neossolos so encontrados tambm, ocupados por pastagens em todo o territrio nacional.

NITOSSOLOS

Os Nitossolos recebem usos diversos: produo de gros, culturas perenes, notadamente, fruteiras de clima temperado e pastagens. apresentam sria restrio ao uso agrcola devido presena de lenol fretico elevado. Prximos a grandes centros consumidores, os Neossolos so encontrados, convenientemente drenados e sendo utilizados com olericultura.

ORGANOSSOLOS Os Organossolos so encontrados nas A maioria dos Organossolos


posies mais baixas e mal drenadas das vrzeas, geralmente, associados aos Gleissolos, ou em ambientes midos de altitude elevada. Organossolos com altas concentraes de sulfetos so encontrados em reas da zona mida da orla martima, restritas a banhados, pntanos e terrenos logo a montante dos mangues.

17

Tabela 3 - Contin...
Classe de solo PLANOSSOLOS Ocorrncia
As reas mais expressivas de Planossolos so encontradas no Nordeste (desde o Norte da Bahia at o Cear), no pantanal Matogrossense e no Rio Grande do Sul.

Uso
No Rio Grande do Sul, so utilizados com arroz irrigado e pastagens. No semi-rido nordestino e no pantanal Matogrossense, so aproveitados com pecuria extensiva s expensas da vegetao natural. Os Plintossolos so utilizados em algumas reas com cultivo de arroz, sendo mais freqente, o uso com pastagens.

PLINTOSSOLOS

Os Plintossolos so encontrados em situaes de alagamento temporrio ou de trnsito subsuperficial de gua no solo (devida presena de camada de permeabilidade lenta no interior do perfil ou do prprio substrato rochoso), portanto, em reas deprimidas, plancies aluvionais e teros inferiores das encostas. Ocorrem em maiores extenses, na regio Amaznica, algumas reas no Nordeste (MA e PI), Centro-Oeste (TO, GO, Ilha do Bananal) e no pantanal Matogrossense. A ocorrncia de Vertissolos est relacionada a presena de material de origem calcria, sedimentos argilosos ricos em Clcio e Magnsio e rochas bsicas, aliados condies climticas e/ou de relevo que impeam a remoo pronunciada desses ctions do perfil do solo. So encontrados, com maior expresso, no semi-rido nordestino e no pantanal Mato-grossense e, com menor expresso, na Campanha Rio Grandense e no Recncavo Baiano.

VERTISSOLOS

O principal uso dos Vertissolos, que se tem registro, com pastagens. No semi-rido nordestino, onde as precipitaes pluviomtricas no so muito baixas (Agreste), so utilizados com culturas de sequeiro como milho, sorgo, feijo e sisal.

Como pode ser observado na Tabela 3, os solos mais velhos, profundos, intensamente intemperizados e, geralmente, pobres em nutrientes (LATOSSOLOS), esto localizados nas reas planas e elevadas, ou em reas acidentadas com manto de intemperismo muito profundo, ocorrendo, predominantemente, nos domnios da Amaznia, do Cerrado e dos Mares de Morros florestados22. Solos jovens, sem horizonte B, com horizonte B em formao, ou com horizonte B sem grandes impedimentos a percolao da gua (NEOSSOLOS, CAMBISSOLOS, NITOSSOLOS e ARGISSOLOS) so encontrados em todo o territrio brasileiro, em reas acidentadas, ou planas de depsitos mais recentes.
22

Domnios morfoclimticos segundo Ab' saber (1970). 18

Solos com alta saturao por ctions bsicos trocveis, significativa presena de argilas expansivas e impedimentos a percolao da gua (CHERNOSSOLOS, LUVISSOLOS, PLANOSSOLOS e VERTISSOLOS), so encontrados com maior expressividade em condies de clima subtropical ou semi-rido, ou seja, Sul do Brasil ou semi-rido nordestino. Solos formados em condies de alagamento, ou com srios problemas de drenagem, com ou sem acumulao de matria orgnica na superfcie (GLEISSOLOS, ORGANOSSOLOS e PLINTOSSOLOS), ocorrem em reas deprimidas, plancies aluvionais, ou vrzeas, por todo o territrio nacional, com maior expresso na Amaznia e Pantanal. No se constitui em demasiado exagero afirmar que o territrio brasileiro uma imensa pastagem entremeada e extremada ao Norte por remanescentes da cobertura vegetal original e, entremeada e extremada ao Sul e na costa litornea por cultivos anuais e perenes. A pecuria extensiva foi o grande elemento de ocupao do territrio brasileiro (Rezende e Resende, 1996). Ela ocupou os solos frteis de regies de clima mido e temperaturas elevadas, capazes de permitir o manejo de pastagens com o uso do fogo (por exemplo, Latossolos e Argissolos eutrficos do Tringulo Mineiro e Vale do Rio Doce - MG, respectivamente); reas campestres do Sul do Brasil, dos Cerrados, do Pantanal e da Amaznia (em diferentes solos, com diferentes nveis de fertilidade); reas semi-ridas do Nordeste (tambm, em diferentes tipos de solos) e; at mesmo, os solos pobres, porm, em relevos planos e conservadores de nutrientes, dos plats litorneos e Amaznicos (Argissolos e Latossolos). A agricultura empresarial mecanizada, produtora de soja, trigo, milho, cana-deacar, citrus e, mais recentemente, caf, comeou pelos solos frteis e/ou planos do Sul-Sudeste, avanou e se intensificou nos solos planos do Centro-Oeste, chegando agora, aos solos, tambm planos, da Amaznia (sempre sobre Latossolos e Argissolos, preferencialmente). A agricultura familiar, de carter mais artesanal, e produtora de caf, algodo, hortifrutigranjeiros, animais de pequeno porte e culturas de subsistncia como arroz, feijo, milho e mandioca, ficou confinada a regies com relevos mais
19

movimentados, concentrando-se23, no domnio dos Mares de Morros florestados, no domnio do Planalto das Araucrias24 e no semi-rido nordestino, notadamente, no Agreste de Pernambuco e Paraba (em solos os mais diversos). 5. REFLEXES SOBRE O USO DOS SOLOS E A

(IN)SUSTENTABILIDADE Isolando-se o solo dos outros fatores que so determinantes na

sustentabilidade dos sistemas de produo agrcola, pode-se afirmar que o uso sustentado do solo aquele que mantenha ou melhore suas caractersticas, ou propriedades qumicas, fsicas e biolgicas. Um passeio pelo territrio brasileiro leva a constatao de que o grau de interveno e a presso de uso sobre os solos, na maioria das situaes, desprezam suas limitaes e/ou fragilidades, degradando suas caractersticas/propriedades, comprometendo a sustentabilidade da produo agrcola e dos prprios ecossistemas. Os Latossolos e Argissolos da Amaznia, apesar da exuberante floresta sobre eles, so pobres em nutrientes que esto concentrados na biomassa. No sistema de agricultura itinerante, as colheitas decrescem em nveis no compensadores a partir do terceiro ano de cultivo, obrigando o agricultor mudar de rea (Resende et al., 1995). Nesse caso, o pousio permite a recomposio da floresta e uma certa recuperao do solo. Pior situao a das pastagens extensivas, que aproveitam a riqueza inicial de nutrientes disponibilizados com a queimada da floresta para se instalar e, nos anos sucessivos, constituem-se num constante dreno de nutrientes do solo. At quando os solos iro suportar essa exportao continuada de nutrientes? Algumas regies com pastagens degradadas no estado do Par mostram que no ser por muito tempo. Sistemas agroflorestais, com a explorao do potencial das frutferas regionais, tem se mostrado as melhores opes para os solos pobres da Amaznia.
23 Existem agricultores familiares esparsos em todas as regies do Brasil. Na regio Amaznica, inclusive, verifica-se com grande expressividade a modalidade de agricultura itinerante e a explorao agroextrativista. 24 Domnios morfoclimticos segundo Ab' saber (1970).

20

O uso intensivo dos Latossolos do cerrado pela agricultura empresarial mecanizada, com alta utilizao de insumos externos, tem proporcionado melhoria na disponibilidade de nutrientes desses solos pobres, no entanto, provoca degradao das caratersticas fsicas como, pulverizao demasiada da camada trabalhada, encrostamento, quebra das estruturas, reduo do nmero de macroporos, compactao e eroso (Costa e Jucksch, 1992). O prprio bioma cerrado est ameaado com a agressividade da agricultura empresarial. O uso de agrotxicos contamina os lenis freticos; a menor infiltrao e maior escorrimento superficial de gua acarretam em diminuio e assoreamento dos cursos dgua; o represamento dos cursos dgua e a intensa utilizao para irrigao, do tipo piv central, podem trazer drsticas conseqncias disponibilidade de gua num futuro prximo. O cerrado, dito como a caixa dgua do Brasil est esvaziando. At quando os Latossolos do cerrado iro suportar essa agressividade? At quando havero fontes solveis de nutrientes (especialmente fsforo) para manter as altas produtividades obtidas? Alm da sua importncia estratgica para o Brasil, o cerrado apresenta um grande potencial em termos de explorao de plantas frutferas e medicinais. Algumas comunidades de agricultores familiares no Norte de Minas Gerais esto aproveitando este potencial e convivendo de maneira mais sustentada com este ambiente. Os Latossolos dos Mares de Morros ocupados com caf e pastagens encontram-se extremamente empobrecidos, em funo dos longos perodos de exportao de nutrientes. Caractersticas interessantes dos Mares de Morros so a grande disponibilidade de gua e a ocorrncia, associada aos Latossolos, de diversos tipos de solos como Cambissolos, Argissolos, Cambissolos-Argisslicos, Neossolos Flvicos e Gleissolos, numa diversidade de ambientes que propiciam aproveitamentos e usos diferenciados. Certamente, existe uma relao direta entre diversidade e sustentabilidade. Os Latossolos e Argissolos dos tabuleiros costeiros apresentam, em muitas situaes, uma camada coesa entre o horizonte A e o horizonte B, que pode ser vista como uma vantagem, pela possibilidade de maior conservao de nutrientes. Por outro lado, pela dificuldade de penetrao do sistema radicular, constitui-se numa
21

limitao e uma fragilidade, pois o uso de mecanizao pode intensificar a coeso ou aumentar a camada coesa. A utilizao de plantas que consigam romper a camada coesa (guandu, leucena, etc.) e de espcies que se adaptam a essa condio, so medidas que podem levar a um uso mais sustentvel desses solos. Os Argissolos ocorrentes em reas com relevo mais movimentado e utilizados com pastagem e uso constante de fogo constituem-se em ambientes com alta fragilidade. o caso dos Argissolos do Vale do Rio Doce em Minas Gerais. O horizonte B mais adensado que o horizonte A dos Argissolos, aliado ao pisoteio constante de animais diminuem, drasticamente, a infiltrao de gua, aumentando o escorrimento superficial e provocando a eroso. A eliminao da cobertura vegetal pelo fogo antes da estao chuvosa, agrava o problema. Em funo da riqueza natural dos Argissolos e do clima tropical do Vale do Rio Doce - MG, esta regio apresenta um grande potencial para o uso mais sustentvel dos solos com fruticultura. No domnio do planalto das araucrias, e outras reas no Sul do Brasil, Argissolos, Cambissolos, Latossolos e Nitossolos so cultivados, pela agricultura empresarial e pela agricultura familiar de maior porte, com a utilizao intensa de mecanizao e insumos externos, devido riqueza natural dos solos e/ou ocorrncia em reas de relevo menos movimentado. Apesar de todos os esforos despendidos pelos governos estaduais em programas de conservao dos solos, so amplamente conhecidos a degradao dos solos e a contaminao e assoreamento dos cursos dgua naquela regio. Nos ltimos anos tm-se propalado pelos quatro cantos do pas a tecnologia do plantio direto, que teve aquela regio como bero, como a grande sada para a recuperao dos solos e a implementao de sistemas de produo sustentveis. notvel a melhoria que o sistema de plantio direto proporcionou nas caractersticas/propriedades qumicas, fsicas e biolgicas dos solos em determinadas condies de clima e relevo25, entretanto, continua a dependncia, em grande escala, de insumos externos e os impactos que estes podem causar aos lenis freticos, cursos dgua e ao prprio solo.

25

Notadamente, nas condies de clima mais ameno e relevo mais plano 22

Os Chernossolos, Luvissolos, Planossolos e Vertissolos, ocorrentes na campanha gacha e no semi-rido nordestino, ricos em nutrientes e predominantemente ocupados com pastagens, constituem-se, primeira impresso, em recursos pouco, ou mal utilizados. Em razo da dificuldade de infiltrao de gua e dos impedimentos mecanizao apresentam limites e/ou fragilidades que dificultam o uso agrcola. Mesmo no semi-rido nordestino, com baixas precipitaes pluviomtricas anuais, esses solos, quando em condies de relevo um pouco mais movimentado, so facilmente erodidos. Sob o efeito do pisoteio de animais e sem medidas de conservao, o problema se agrava. Na campanha gacha, o impacto do pisoteio e do pastoreio intensivo dos animais na degradao dos solos agravado pela criao mista de ovinos com bovinos. A forma de pastejo dos ovinos mais prejudicial ao solo que a dos bovinos. Os ovinos tem a faculdade de cortar a forragem praticamente junto ao solo, atingindo, muitas vezes, os pontos de crescimento das plantas, reduzindo a populao das mesmas e expondo mais o solo (Stammel, 1996). Esses solos poderiam ser melhor aproveitados. O potencial de manuteno de produes agrcolas, assentadas, exclusivamente, na disponibilidade e ciclagem de nutrientes muito grande. Pequenos projetos de irrigao para o cultivo de frutferas e culturas de subsistncia em geral, poderiam ser implementados. Evidentemente, esses projetos dependem de incentivos governamentais e da disponibilidade de gua nas regies. Outro aspecto importantssimo, a necessidade de monitoramento continuado dos solos em projetos dessa natureza, devido a facilidade de salinizao. Os Gleissolos e, em um grau mais intenso, os Neossolos Flvicos, so utilizados em todo o Brasil, devido a riqueza em nutrientes que apresentam e/ou as posies mais planas do relevo que ocupam. No domnio dos mares de morros, so os solos mais utilizados pelos agricultores familiares para o cultivo de culturas de subsistncia, frutferas, olercolas e capineiras. Embora, geralmente, sejam os solos mais ricos da paisagem, com o uso intensivo, essa riqueza diminui ao longo do tempo. Na busca da sustentabilidade, rotaes de culturas, pousio, adubao verde, dentre outras, so medidas estratgicas a serem adotadas.

23

Os Plintossolos que ocorrem na Amaznia e no Pantanal, apresentam uma propriedade interessante do ponto de vista da sustentabilidade, que a possibilidade de ser um ambiente mais conservador de nutrientes. Por outro lado, a facilidade com que esses solos so alagados uma fragilidade difcil de ser contornada naqueles ambientes. A principal fragilidade dos Organossolos, quando so incorporados ao uso agrcola a possibilidade de perderem, justamente, o que os tornam atrativos, a matria orgnica acumulada em condies anaerbicas. Alguns solos como os Argissolos, os Espodossolos, os Neossolos Quartzarnicos e os Litlicos em reas mais acidentadas, apresentam limitaes e/ou fragilidades to srias que o mais adequado que sejam destinados ocuparem ambientes de preservao da fauna e da flora. Analisar a sustentabilidade do uso agrcola dos solos requer, necessariamente, que seja considerado o contexto ambiental em que ocorrem e os condicionantes scio-econmicos e culturais que determinam o uso. Um sistema de classificao dos solos, como o novo Sistema Brasileiro, possibilita que sejam feitas inferncias generalizadas e extrapolaes sobre as potencialidades e os limites, ou fragilidades, que os solos de cada classe apresentam e o grau de interveno e presso de uso que podem suportar. Numa propriedade, ou microbacia, ocorrem diversos tipos de solos que podem receber usos diferenciados, de acordo com as potencialidades, limitaes, fragilidades, interesses scio-econmicos, tradio cultural, etc. Estratificar os ambientes e dar a cada solo o uso mais adequado e de forma integradora o melhor caminho para a sustentabilidade.

24

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AB`SABER, A. N. Provncias geolgicas e domnios morfoclimticos no Brasil. Geomorfologia, So Paulo, v. 20, 26p. 1970. ALTIERI, M. Agroecologia: as bases cientficas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro. AS-PTA, 1989. 237p. COSTA, L. M. e JUCKSCH, I. Manejo e conservao de solos. UFV, Conselho de Extenso, CEPET, Departamento de Solos. (Dia de Campo sobre Manejo e Conservao de Solos, Capinpolis, MG). 1992. 28p. (Boletim Tcnico). CMMAD - Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro, Fundao Getlio Vargas, 1998. 96p. EHLERS, E. Agricultura sustentvel: origens e perspectivas de um novo paradigma. So Paulo, Terra Editora, 1996. 178p. EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificao de solos. Braslia, Embrapa Produo de Informao; Rio de Janeiro, Embrapa Solos, 1999. 412p. KIDD, C.V. The evolution of sustainability. Journal of Agricultural and Environmental Ethics. v.5, n.1, p.1-26, 1992. MIELNICZUK, J. Matria orgnica e a sustentabilidade de sistemas agrcolas. In: SANTOS, G. A.; CAMARGO, F. A. O. (Eds.) Fundamentos da matria orgnica do solo. Porto Alegre, Genesis, p. 1-8, 1999. OLIVEIRA, J. B. de, JACOMINE, P. K. T., CAMARGO, M. N. Classes gerais de solos do Brasil. Jaboticabal, FUNEP, 1992. 201p. RESENDE, M., CURI, N., SANTANA, D. P. Pedologia e fertilidade do solo: interaes e aplicaes. Lavras, ESAL; Piracicaba, POTAFOS, 1988. 81p. RESENDE, M., CURI, N., REZENDE, S. B. de, CORRA, G. F. Pedologia: base para distino de ambientes. Viosa, NEPUT, 1995. 304p. REZENDE, S. B. de e RESENDE, M. Solos dos mares de morros: ocupao e uso. In: ALVAREZ, V. H.; FONTES, L. E. F.; FONTES, M. P. F. O solo nos grandes domnios morfoclimticos do Brasil e o desenvolvimento sustentado. Viosa, SBCS, UFV, DPS, p. 261-288, 1996. SOUZA, C. G. Solos - potencialidade agrcola. In: CALDEIRON, S. S. (Coord.) Recursos naturais e meio ambiente: uma viso do Brasil. Rio de Janeiro, IBGE, 1993. 154p. STAMMEL, J. G. Desenvolvimento sustentado do pampa. In: ALVAREZ, V. H.; FONTES, L. E. F.; FONTES, M. P. F. O solo nos grandes domnios morfoclimticos do Brasil e o desenvolvimento sustentado. Viosa, SBCS, UFV, DPS, p. 325-333, 1996.

25

Potrebbero piacerti anche